26 dezembro 2011

Governo do Estado e Prefeitura inauguram Praças Centrais - Secretário fala sobre parcerias


O governador Cid Gomes foi homenageado na noite desta quinta-feira 22 com o titulo de cidadão cratense, outorgado pela Câmara Municipal, em solenidade realizada no Teatro Salviano Arraes e prestigiada por secretários de estado, prefeitos e deputados estaduais e federais. Ao receber o titulo, Cid Gomes agradeceu a homenagem dizendo que a responsabilidade de seu governo para com os cratenses será redobrada. Fez um breve comparativo entre Crato e Sobral, sua terra natal, no que diz respeito as suas tradições e posições ocupadas no cenário estadual. Segundo Cid Gomes, se o Crato tem a Universidade Regional do Cariri - URCA, Sobral tem também uma Universidade do mesmo porte. Se Crato é sede de uma diocese, Sobral também é. Se o Crato é chamado de princesa do Cariri, Sobral é chamada de princesa do Norte.

Depois da solenidade o governador Cid Gomes foi inaugurar as praças Juarez Távora (São Vicente) e Siqueira Campos, obras construídas com recursos do Banco Mundial, executadas pelo Estado e projetadas pela prefeitura municipal e que fazem parte do Programa de Requalificação Urbana do município. O projeto ainda contempla as reformas das Praças da Sé e Alexandre Arraes e também a Rua Dom Quintino. Devido os festejos natalinos e de ano novo os serviços foram suspensos e serão retomados nos primeiros dias de Janeiro de 2012, com prazo de conclusão em fevereiro próximo.

O prefeito Samuel Araripe fez um discurso de agradecimento ao governador Cid Gomes por ter abraçado e executado a obra de tão longo alcance social e de grande importância para a população cratense. Lembrou que as obras de reforma das praças estão associadas às de revitalização da encosta do Seminário onde, como contrapartida, sua administração já fez um mirante e está construindo as 104 casas que serão doadas pela Prefeitura as famílias que residem na área de risco.

O prefeito do Crato disse que a obra das praças nasceu no ano de 2005, quando o Crato elaborou o Plano de Requalificação Urbana e que foi sucedido por centenas de reuniões com as missões do Banco Mundial, governo do Estado e prefeitura do município. E o resultado de todo esse processo foi a realidade do sonho de um povo que, através de suas representações, foi co-participante na construção do projeto.

Samuel Araripe disse que o centro da cidade de cara nova vai possibilitar ao comércio realizar maior número de negócios. Anunciou o prefeito que está nos planos da prefeitura fazer todos os domingos um espaço de lazer entre a Praça Alexandre Arraes até a Juarez Távora, com o trecho isolado pelo DEMUTRAN e guarnecido por Agentes da Guarda Municipal. Observou Samuel Araripe que o idoso, os portadores de deficiência física e demais pessoas com dificuldade de locomoção poderão circular livremente e com segurança, dentro dos padrões da legalidade, porque a obra foi feita com toda essa estrutura.

O governador Cid Gomes disse que as obras de revitalização das praças e das vias que as ligam estão sendo feitas, preservando a história e as tradições do Crato. É um espaço que vai receber iluminação especial e todo o conforto necessário para as pessoas transitarem com segurança e comodidade. “É uma obra construída dentro dos mais modernos padrões arquitetônicos da engenharia civil e por este motivo a cidade está de parabéns”, conclui Cid Gomes

Secretário destaca parceria

O Secretário de Infraestrutura do Crato, José Muniz, destacou a participação da administração cratense, dentro do projeto de parceria para a conquista das novas praças para a cidade do Crato. Segundo José Muniz, além das obras de canalização que foram realizadas nas ruas Dr. João Pessoa e rua próximas das praças, que serviram de contrapartida para o projeto, é necessário frisar o trabalho relacionado à melhoria do meio ambiente, com a retirada de vendedores ambulantes e também da placas que poluíam visualmente o centro comercial da cidade.

Ele também destaca a ordem de serviço para construção da estrada de acesso ao Curso de Agronomia da UFC, que faz parte do novo campus que está em funcionamento na cidade do Crato. São mais de R$ 600 mil, com contrapartida da Prefeitura do Crato e recursos do Governo do Estado.

Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude apóia Associação de Skate

O Governo do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude firmou parceria com a Associação de Skate do Crato, colaborando para o fomento e disseminação do esporte para a comunidade. De acordo com Thiago Batista-Presidente Associação de Skate do Crato-ASC, a entidade tem como objetivo fomentar a cultura do Skate, como esporte, através da criação de oficinas com aulas para formação de atletas (escolinhas) e também ensinar a através da realização de eventos esportivos (campeonatos), os diversos processos que compõe essa prática, com oficinas de fotografia, filmagem e com a inclusão digital para formação de blogs e informativos. “Desta maneira, pretendemos gerar emprego e renda através do processo de capacitação especializada para os associados e afins”, explica Thiago
A ASC pretende também difundir a prática desportiva, propor a conscientização ecológica, gerar emprego e renda, formar atletas que representem bem nosso estado no cenário nacional, tirar jovens das ruas e trazer para o esporte.
A secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Danielle Esmeraldo, afirma que parcerias como essa são extremamente importantes para melhorar a auto-estima dos jovens, bem como estimular para uma vida mais digna e conseqüentemente mais saudável. “O Governo do Crato tem interesse real em auxiliar essas entidades que buscam avanços para a comunidade como um todo” ressalta.

Em suma, a Associação de Skate do Crato- ASC , contando com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude com o Projeto “ Skate pra Vida” pretende possibilitar a pessoas, sobretudo jovens em situação de risco, uma oportunidade de inclusão social através da cultura do esporte, que engloba uma gama muito grande de possibilidades.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.