17 novembro 2011

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 18/11/2011


Campanha para novos doadores de medula óssea tem parceria do Curso de Direito da URCA

Uma parceria do Hemonúcleo e Universidade Regional do Cariri (URCA) propiciou aos alunos e professores do Curso de Direito da Instituição um momento de solidariedade e conscientização. A campanha de novos cadastrados para doação de medula óssea foi realizada nos turnos da tarde e da noite, ontem, na sede do próprio curso, no campus São Miguel, com a participação de dezenas de voluntários.

A iniciativa faz parte da preparação da XV Semana de Direito, que acontecerá de 14 a 19 de dezembro. O evento este ano irá debater os novos rumos e perspectivas da justiça brasileira. A Semana de Direito será realizada no auditório da Rádio Educadora, em Crato. Os temas discutidos vão abordar questões como as relações homoafetivas e os crimes virtuais, além de mudanças nos códigos penal e civil, entre outras atividades.

A campanha para novos doadores de medula teve como uma das participantes, a estudante de Direito, Vanessa Sousa Lomônaco. Ela decidiu aderir à campanha por estar na própria universidade e também por achar de grande importância. “Se o pessoal do hemonúcleo não viesse até a Universidade, dificilmente estaria participando”, afirma. A aluna Armile Raquel acha a campanha de grande importância e a adesão da universidade fundamental, já que a instituição passa a exercer um papel social. “É um bem superior, que vai além do material. É muito simples poder doar”, diz ela.

Na noite de abertura da Semana de Direito, será feita homenagem ao professor José Dantas Tavares, um dos fundadores do curso.

Seminário aborda Cultura Negra, hoje, na URCA

Começa hoje, 18/11, na Universidade Regional do Cariri (URCA), o II Seminário Artefatos da Cultura Negra no Ceará – Etapa Cariri. O evento será realizado por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da URCA, Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho (IEC), Projeto No Terreiro dos Brincantes, SINDURCA, Núcleo de Estudos em Trabalho e Educação (NETED), Grupo de Valorização Negra no Cariri (GRUNEC)

O evento acontecerá no Salão de Atos da Instituição, nos períodos da manhã, tarde e noite. O ato vai reunir educadores, estudantes, pesquisadores e ativistas dos movimentos sociais para aprofundar e debater sobre a necessidade do redimensionamento das práticas pedagógicas, com vistas à inclusão nos currículos escolares de conteúdos que dizem respeito à história e cultura negra cearenses. Além disso, oportunizar um repensar sobre o papel da universidade na formação de agentes capazes de construir uma sociedade comprometida com a emancipação humana.

Na ocasião, terão duas palestras com o tema “Religiosidade de Matriz Africana e Educação” e a exibição de um documentário produzido pelo Grupo de Valorização Negra do Cariri – GRUNEC e pela Cáritas Diocesana do Mapeamento das Comunidades Rurais Negras e/ou Quilombolas do Cariri cearense.

Mais informações no blog: http://artefatosdaculturanegranoceara.blogspot.com/

Palestra antecipada durante o I Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento

A palestra do Professor Doutor Ladislau Dowbor, marcada inicialmente para terça-feira, 22 de novembro, às 19 horas, foi antecipada para a manhã do mesmo dia, a partir das 9 horas, durante o do I Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento: Economia Solidária e sustentabilidade, que será realizado na URCA entre os dias 21 e 25 de novembro. O Professor Dowbor é titular do Departamento de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC – SP, nas áreas de Economia e Administração. O evento será aberto no Salão de Atos da URCA -Pimenta. No momento, serão abordados aspectos do desenvolvimento local, gestão social e economia solidária.

O professor é autor e co-autor de cerca de 40 livros, entre os quais se destacam: Formação do Terceiro Mundo; Aspectos econômicos da Educação; Formação do Capitalismo Dependente no Brasil; O que é Poder Local?; Educação e Trabalho no Capitalismo Contemporâneo; Da Globalização ao Poder Local: a Nova Hierarquia dos Espaços; A Reinvenção do Futuro; A Reprodução Social; O Mosaico Partido: a economia além das equações.

A mesa-redonda Desenvolvimento local, economia solidária e sustentabilidade, que acontece na terça-feira, dia 22, às 19 horas, está mantida com o professor e pesquisador Mestre, Airton Cançado (NESol/UFT) e agora conta com a presença da professora Doutora Victória Régia Arraes de Paiva (UFC).

O I Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento e a XII Semana de Economia da URCA faz parte das comemorações dos 50 anos do Curso de Economia da URCA e conta com ampla programação científica e cultural (palestras, mesas-redondas, mini-cursos, oficinas, comunicações científicas, visitas técnicas, apresentações culturas, mostra de filmes, concurso de fotografia, exposição).

Maiores informações: www.urca/coloquioeconomia

Universade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 11 de novembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.