23 novembro 2011

FIQUE POR DENTRO - Por Maria Otilia



Leia abaixo uma postagem extraída do site da SEDUC, sobre o manifesto feito por pais de alunos ,após um longo período sem aulas, devido a greve dos professores da rede estadual do Ceará.

Todos nós educadores sabemos que o direito de greve é legal. Por outro lado também precisamos entender que só existe greve quando se esgota todas as saídas de diálogo entre as partes interessadas.Acredito que após muita luta, discussão, a mesa de negociações(governo e sindicato),chegaram ao bom senso e ao consenso de que todos deveriam ceder.O governo cedeu retirando a proposta que foi odiada por todos os educadores.Por outro lado, após muito diálogo e estudo, foi apresentada pelo governo, uma nova proposta que segundo a APEOC já atendia a maioria das reinvindicações da categoria. Neste sentido não vimos o porque de uma nova greve tendo em vista que educadores representados por seu sindicato (APEOC) através de Assembléia Geral deflagaram o final da greve que já se prolongava por muitos dias.Lembramos que na maioria das vezes precisamos recuar e ter bom senso para ganharmos passos mais largos mais tarde.

Realmente os pais tem toda a razão de ficarem preocupados com a aprendizagem dos seus filhos.E cabe a nós educadores compreensão para com eles , pois sabemos que a luta é importante, mas que não podemos ser hipócritas e dizer que não existe prejuízos principalmente para os alunos. E que com certeza serão minimizados pois os professores serão sempre honestos,éticos e comprometidos com uma educação de qualidade. Vamos lutar por nossos ideais, pela valorização permanente do magistério.Mas não deixemos cultivar dentro de nós a ambição do poder, ódio, rancor, o partidarismo político.Vamos pautar nossas reinvidicações buscando sempre o companheirismo profissional, sem divisão de classe,com diálogo e tendo como foco o nosso compromisso com os nossos educandos. Texto na íntegra postado no site da SEDUC :

A Secretária Izolda Cela recebeu nesta terça-feira, dia 22, às 9 horas, uma comissão de pais de alunos. O encontro foi solicitado pelos próprios responsáveis pelos estudantes para falar sobre os prejuízos causados pela greve e a possibilidade de uma nova paralisação das aulas por parte dos professores da rede estadual.
Durante o encontro, a secretária falou da proposta feita pelo Governo do Estado à categoria e do esforço durante um mês de negociações. Lembrou a importância das famílias nas escolas para acompanhar as ações realizadas em prol da educação de seus filhos.
A comissão de pais exigiu da Seduc as medidas necessárias para evitar que os filhos fiquem prejudicados com mais uma paralisação, o que os representantes consideram uma "violência contra os alunos". Os pais sugeriram à secretária Izolda Cela a criação de um grupo de trabalho, formado pelos responsáveis, a partir de 2012, para constante debate sobre as questões ligadas à educação. A secretária aceitou a sugestão dos pais e disse que a Seduc vem tomando providências para que os alunos tenham as aulas propostas para o calendário letivo. Ela espera que os professores decidam pela continuidade das atividades escolares. texto extraído do site:www.seduc.ce.gov.br

Reflitamos este maravilhoso pensamento de Bertold Brecht que diz:

" Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis"

Vamos lutar com sabedoria: Sejamos sempre: tempo,presença e exemplo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.