22 novembro 2011

Aberto I Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento

Com uma conferência ministrada pela economista e socióloga, Dra. Tânia Bacelar de Araújo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foram abertos na noite de ontem, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), o I Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento e XII Semana de Economia da URCA. A abertura oficial foi feita pela Reitora da Instituição, Professora Otonite Cortez. A economista abordou o tema ‘Crises e Ajustes na Economia Brasileira: desafios para a questão regional.

Também foi iniciada exposição fotográfica no Salão da Terra, com os trabalhos de concorrentes de um concurso de fotografia dento do evento, que faz parte dos 50 anos de criação do curso de Ciências Econômicas da URCA. A Reitora destacou durante a abertura o momento importante de reflexão acadêmica com referência ao tema central do evento, dentro da construção de novos paradigmas, e discussão de uma questão que ganha força na contemporaneidade, no que diz respeito à economia solidária.

A Chefe do Departamento de Economia da URCA, Professora Laudeci Martins, destacou a pluralidade do tema que será foco dos debates nos cinco dias de realização do Colóquio, que também abrirá espaço para novas perguntas. Ela destacou a importância de todos que contribuíram para a construção do curso de Economia.

A conferência da Professora Tânia Bacelar teve como mediar o Professor Ivo da Silva Queiroz.Com uma enorme contribuição para a formação do pensamento político nordestino, no entendimento da dinâmica regional brasileira e uma atuação voltada para o planejamento regional, a Professora aborda o Nordeste a partir de um entendimento de suas limitações e potencialidades.

O evento terá continuidade até o dia 25. O principal objetivo é discutir e aprofundar relações estabelecidas na construção de uma economia popular e de gestão social, no âmbito de suas contribuições para o desenvolvimento sustentável. Grandes nomes da área estarão ministrando palestras para estudantes, professores, gestores e profissionais de diversas áreas. Também serão realizados mini-cursos, apresentações culturais e comunicações científicas, além de lançamentos de livros. De 21 a 23 haverá mostra de filmes. A premiação do concurso de fotografias será feita nas categorias Comunidade Acadêmica da URCA e público em geral.

Maiores informações: www.urca.br/coloquioeconomia
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 21 de novembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.