10 outubro 2011

Coluna Armando Rafael - Notícias do Cariri



http://4.bp.blogspot.com/-92a_PvEX_A4/To6pNS9qDpI/AAAAAAAAaAg/2Bf-zmSDBTE/s1600/Coluna_Armando_Rafael.gif

Dia 10 de Outubro de 2011


Tudo muda

Se for para ajudar a sua reeleição, o prefeito Manoel Santana (PT), de Juazeiro do Norte, faz qualquer coisa. Ele substituiu até a antipática logomarca da sua administração. Saíram as figuras humanas com bandeiras vermelhas e a frase: “Governo da Revolução Democrática” (que mais lembrava as propagandas de Hugo Chávez e Evo Morales) e entrou a nova logomarca (ver ao lado). Esta, bem melhor e mais apropriada, diga-se de passagem! Como bem escreveu o escritor Daniel Walker: "Se a fitinha da logomarca tivesse as cores da bandeira de Juazeiro (azul e amarela) poderia ficar para sempre como a logomarca oficial do município, pois com as cores oficiais da bandeira acabaria com essa besteira de logomarcas partidárias que só trazem desperdício de dinheiro público".

Pujança à vista

Não tem como negar. Saltam aos olhos a transformação que vem experimentando – para melhor – a região do Cariri. E não é só a conurbação Crajubar que vem experimentando um aquecimento na sua economia. Quem visita Brejo Santo, Missão Velha e Mauriti observa também um progresso sem precedentes naquelas cidades. Investimentos de empresas privadas e do governo estadual, (sem falar nos projetos de construção da ferrovia Transnordestina e da transposição do Rio São Francisco, que se arrastam há mais de oito anos) estão movimentando algo em torno de R$ 500 milhões na economia caririense.

Projeto Cidades do Ceará

Levando em conta o que foi dito acima, o atual governo do Ceará criou o Projeto Cidades do Ceará–Cariri Central. Trata-se de uma experiência-piloto, a qual, se aprovada, será estendida às demais regiões do Estado. Operacionalizada pela Secretaria das Cidades, o projeto tem como finalidade dotar a Região do Cariri de uma infraestrutura de bens e serviços, evitando que a população procure a capital do Estado, hoje centralizadora do desenvolvimento econômico do Ceará. O Projeto Cidades do Ceará–Cariri Central contempla os municípios de Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Pedro Cabeção

O cratense – gozador por natureza – já denominou o Projeto Cidades do Ceará–Cariri Central de “Pedro Cabeção”. Isso por conta da expressiva centralização das obras previstas para Juazeiro do Norte. Na verdade, a maior parte dos investimentos públicos – estadual e federal – como Hospital e Aeroporto Regional, Universidade Federal, Avenida do Contorno, Roteiro da Fé, Centro Multifuncional de Serviços, dentre outros, vêm sendo canalizados para a pujante Terra do Padre Cícero. No tocante aos investimentos privados, eles, praticamente, são direcionados 100% a Juazeiro do Norte.

Só lembrando

E para quem não sabe quem foi “Pedro Cabeção”, eis aí a informação, da lavra do presidente do Instituto Cultural do Cariri, Manoel Patrício de Aquino: “Há alguns anos viveu em Crato um tipo popular chamado Pedro Cabeção. Este possuía, além da macrocefalia (o crâneo mais desenvolvido do que o corpo) outras bem visíveis deformações anatômicas, as quais, no entanto, não despertava a mínima curiosidade de ninguém, pois o importante mesmo era a sua enorme cabeça, que lhe valera a alcunha. Pois bem, meu caro leitor, o Ceará de hoje, mais do que nunca, lembra-me o miserável Pedro Cabeção. Estado pobre. Paupérrimo. Com sua enorme e disforme cabeça (Fortaleza e a Região Metropolitana) e aleijões pelo resto do sofrido corpo”... Qualquer semelhança com a Região Metropolitana do Cariri não é mera coincidência!

Centenário da Diocese de Crato 1

São várias as sugestões para compor a programação comemorativa do centenário de criação da Diocese de Crato, a ocorrer entre outrubro-2013 a outubro–2014. Uma delas é a implantação do Centro de Cultura Frei Carlos Maria de Ferrara, projeto já aprovado pelo Conselho Presbiteral da Diocese de Crato. O centro será constituído pelo Departamento Histórico Diocesano Padre Gomes (já em funcionamento) e pelo futuro Museu de Arte Sacra Dom Francisco de Assis Pires. Outra ideia que ganha corpo é a realização de um evento sobre o cinquentenário do Concílio Ecumênico Vaticano II. Este evento teria como palestrantes os professores Virgílio Arraes, Oscar Beozzo, João Batista Libânio e monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo, atual reitor do Santuário Eucarístico Diocesano, que foi estudante em Roma, à época da realização do Concílio (1962-1964), e do qual acompanhou de perto.

Centenário da Diocese de Crato 2

Dentro da programação do Centenário da Diocese, dois eventos já estão garantidos para nela constar. Um é a realização – entre 7 a 11 de janeiro de 2014 – em Crato, do 13º Encontro Nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). O outro evento será a solenidade consagração da igreja-matriz de Nossa Senhora da Penha como Catedral da Diocese. O que ocorreu é que a nossa catedral, em cem anos utilizando esta denominação, nunca foi consagrada – dentro da liturgia católica – como Igreja-Mãe da Diocese de Crato. Dom Fernando Panico deverá, em 2014, preencher essa lacuna...

Lá de nós

Ainda não tive oportunidade de ler (nem ver) um livro, editado em Fortaleza, sobre as origens da Família Bezerra de Menezes do Cariri. Mas li um comentário sobre uma interessante revelação nele publicada. Compartilho com os leitores: alguns ancestrais do Padre Cícero pertenciam à Família Bezerra de Menezes. As suas tetravó e trisavó paternas, respectivamente, Petronila Bezerra de Menezes e Ana Maria Bezerra de Menezes, filha de Petronila, foram relacionadas por genealogistas como oriundas da contribuição étnica da família, dos troncos existentes entre velhos povoadores da Bahia, de Pernambuco e de Sergipe, especialmente. Por conseguinte, o Padre Cícero Romão Baptista é um legítimo Bezerra de Menezes.

Chamem o Meirelles de volta

No fim de setembro o governo brasileiro já tinha ultrapassado o limite fixado para suas metas para a área econômica para 2011. Incluindo a previsão da inflação. A continuar com a atual política de juros baixos, em 2012 a inflação vai estourar. Semana passada, até o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, reconheceu: o PIB brasileiro está em baixa e a inflação em alta. Grande Tombini: e isso é novidade? Como se ninguém tivesse reparado ou deixado de sentir no bolso... Vade retro!

No mais

A arrecadação cresce e a carga tributária deve bater novo recorde! Pois é, e com toda essa fartura nos cofres do erário – que vem acontecendo há quase nove anos de governos dos “cumpanhêro” – o caos na saúde, na educação e na infraestrutura (assim como as denúncias de corrupção) só fizeram foi aumentar. E a presidente Dilma ainda chegou a afirmar – em recente entrevista na TV Record – que é o próprio povo brasileiro quem vai pedir novo imposto para resolver o problema da saúde...

A taça do mundo é nossa

O deputado Cleber Verde (PRB–MA) – da “base de sustentação” do governo, é claro! – apresentou um “brilhante” projeto na Câmara Federal! Dito projeto estabelece que em 2014 as férias escolares devam coincidir com a abertura e o encerramento da Copa do Mundo de Futebol. É pouco deputado! Que tal incluir no seu projeto outras medidas? Tipo assim: que durante a copa ocorra um recesso parlamentar. Ou então, umas férias coletivas para os juízes. Ou, ainda, feriados bancários no dia que o Brasil entrar em campo...

Pense numa conquista!

A ditadura cubana, há 52 anos implantada, liberou o comércio de carros novos para a população da ilha-prisão. Em Cuba era proibido negociar veículos fabricados após 1959. A partir de agora, a população cubana alimenta nova esperança: que daqui a mais 50 anos – lá por volta de 2061 – no cinquentenário da morte de Steve Jobs, também possa ser liberado, naquele paraíso socialista, o comércio para notebooks, iPads, tablets, iPhones e outras modernas tecnologias da decadente sociedade capitalista.

Curtas

– A greve dos professores municipais de Barbalha chegou hoje ao 38º dia. E o prefeito José Leite (PT) não apresentou nenhuma contraproposta para encerramento do movimento grevista.

– O Regional CNBB-Nordeste 1 vai se reunir em Crato no período de 11 a 15 de novembro próximo. Dezessete bispos diocesanos deverão se encontrar no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, localizado no bairro Grangeiro.

– O Governo do Brasil financia nova estrada de 420 milhões de dólares... Na Bolívia, do “cocaleiro” Evo Morales. Enquanto isso o trecho Farias Brito-Várzea Alegre (que inexplicavelmente continua sendo de responsabilidade federal) continua sem receber, sequer, uma meia sola da “operação tapa-buracos”.

– Comentário ouvido em Crato, em plena Praça da Sé: “A crise na Grécia tá feia. A população de lá amanheceu hoje com greve nos bancos, correios e até nas escolas”... Deve ser horrível viver num país desse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.