27 outubro 2011

PRAÇA FRANCISCO SÁ E SEUS MONUMENTOS SERÃO REFORMADOS PELA PREFEITURA - Por: Wilson Rodrigues


O Cristo Redentor é o principal destaque da Praça Francisco Sá, em Crato, que em dezembro próximo vai completar 73 anos que foi construído. Baseado no selo do centenário da cidade do Crato, emitido pela Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos, em outubro de 1953, o prefeito Samuel Araripe reconheceu o monumento como ícone oficial do município e que passará a ser usado, obrigatoriamente em todas as publicações e marketing do município, a exemplo do brasão da bandeira municipal. O Cristo Redentor, erigido sob a coluna da hora é uma obra do arquiteto italiano, Agostinho Balmes Odisio e simboliza a fé cristã do povo cratense. No imaginário do artista, a estatua do Cristo de braços abertos tem a idéia de abraçar a todos os visitantes. Na base de seu pedestal tem afixada uma placa em bronze onde está escrita uma frase do Frei Carlos Maria de Ferrara, fundador da cidade do Crato “Aqui há sempre um lugar para as pessoas de boa vontade”.

O prefeito Samuel Araripe disse que o reconhecimento do Cristo Redentor como Ícone foi apenas um ato complementar de uma ação de seu pai, Ossian Alencar Araripe, quando também prefeito do Crato, que instituiu o brasão da bandeira do município. Explicou que o monumento foi totalmente restaurado, mantendo sua arquitetura original e em breve será reinstalada a coluna da hora, cujo equipamento está sendo recuperado em fase conclusiva e vai possibilitar aos cratenses ouvirem novamente o som do relógio, uma tradição de muitos anos e que faz parte do dia-a-dia da população. “A estatua do Cristo Redentor, pela sua imponência e estética, desperta admiração de todos pelo seu valor histórico e cultural, alem do mais, está erguida em uma das principais praças da cidade”, concluiu o prefeito.

A Praça Francisco Sá é a segunda maior do Crato. Localizada em frente a antiga estação ferroviária onde hoje é o Centro Cultural do Araripe. Mede mais de 5 mil e 300 metros quadrados e é a principal porta de entrada da cidade. Tradicional logradouro publico construído pelo então prefeito, Alexandre Arraes em 1938. Por ter sido excluída do projeto do Banco Mundial de reforma das demais praças da cidade, a Francisco Sá será revitalizada e modernizada com recursos próprios da prefeitura. A fonte luminosa será reconstruída,como também a samaritana que é outro monumento histórico construído em 1952 pelo arquiteto, Raimundo Marques da Silva.

Por: Wilson Rodrigues
Repórter - Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
Foto: Wilson Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.