08 outubro 2011

Oficinas da 8ª Bienal de Dança do Ceará com inscrições abertas


Abertas até segunda-feira (10/10) inscrições para quatro oficinas que integram a programação formativa da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará. São oficinas ministradas por Carlos Simioni (SP), Andréa Bardawil, Graça Martins (CE) e Emídio Sanderson (CE). As ações formativas acontecerão tanto em Fortaleza como em Sobral, Juazeiro do Norte, Paracuru, Barbalha e Itapipoca, reforçando o compromisso do festival em interiorizar suas atividades. Nesses casos, são disponibilizadas 15 vagas e o único pré-requisito é a entrega de currículo. As inscrições deverão ser feitas presencialmente. Os nomes dos selecionados serão divulgados a partir do dia 12/10.

A 8ª Bienal de Dança do Ceará é apresentada pelo Ministério da Cultura (Minc), Petrobras e o BNDES. Tem como patrocinadores Banco do Nordeste, Funarte, Oi e Caixa Econômica Federal. Apoio cultural: MinC (Lei Federal de Incentivo à Cultura), Centro Cultural Banco do Nordeste, Oi Futuro, Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), prefeituras dos municípios sedes da bienal, entre outros parceiros. A realização é da Indústria da Dança. Outras informações: (85)3045.1703 e www.bienaldedanca.com.

As Oficinas
Carlos Simioni

Da Energia à Ação é o nome da oficina de Carlos Simioni, cofundador do Lume Teatro e ator pesquisador desde 1985. O curso terá como ponto de partida alguns dos elementos do treinamento energético e técnico dos atores do Lume, como a transformação do peso em energia, a dinâmica das ações físicas no tempo e no espaço, bem como a relação com o chão e o ar. O ateliê ocorrerá em Fortaleza (de 23 a 25/10), Itapipoca (26 a 28/10), Paracuru (29 a 31/10) e Juazeiro do Norte (02 a 04/11). As inscrições serão feitas em Fortaleza no Teatro do Boca Rica. Em Itapipoca, bailarinos e atores devem ir até o Galpão da Cena. Em Paracuru, os formulários estarão disponíveis na Escola de Dança de Paracuru. Já em Juazeiro do Norte, os interessados terão de ir até a Associação Dança Cariri.

Andréa Bardawil

Juazeiro do Norte também receberá a oficina Improvisação e Composição: a construção poética do visível, da cearense Andréa Bardawil. As aulas, que ocorrerão no dia 04/11, abordarão a utilização de técnicas de educação somática e consciência corporal na prática da dança, de tal forma que possam funcionar como suporte para a composição coreográfica e a construção de imagens. As inscrições devem ser feitas na Associação Dança Cariri.

Graça Martins

A também cearense Graça Martins levará o ateliê Danças Tradicionais Brasileiras a Sobral (em 19/10) e Barbalha (em 04/11). A oficina visa esclarecer sobre conceitos, compreensão e usos das culturas populares, atentando para o aspecto tradição como espaço de vivência na contemporaneidade. Os formulários de inscrição estarão disponíveis na Secretaria de Cultura de Sobral e na Secretaria de Cultura de Barbalha.

Emídio Sanderson

Já Emídio Sanderson ministrará o curso Projetos Culturais: viabilizando ideias criativas. As aulas acontecerão tanto em Sobral (de 13 a 16/10) como em Juazeiro do Norte (25 a 28/10). Nelas, Emídio buscará desenvolver habilidades técnicas e conceituais na área de empreendedorismo cultural, com destaque na elaboração e formatação de projetos. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cultura de Sobral e na Associação Dança Cariri, em Juazeiro.

Fonte: Degage

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.