27 outubro 2011

O CARIRI SEDIARÁ O 3º ENCONTRO NACIONAL INTERECLESIAL DE BASE NO CENTENÁRIO DA DIOCESE - Por: Wilson Rodrigues


A Diocese de Crato completou no ultimo dia 20 de outubro, 97 anos de instalação pelo Papa Bento XV em 1914. O bispo, Fernando Panico e vários sacerdotes, celebraram missa na Sé Catedral em comemoração a data. Na oportunidade Dom Fernando fez o lançamento de uma carta oficial convocando o povo católico do Cariri para o inicio dos trabalhos em preparação ao centenário da instituição que será celebrado no dia 20 de outubro de 2014. Após a santa missa, o bispo e os demais celebrantes se dirigiram até a sacristia da catedral para a aposição do retrato do Papa Bento XV na galeria dos Papas e dos Bispos no interior da Sé Catedral.

Dom Fernando Pânico quer toda a nação católica do Cariri participando dos festejos dos cem anos de instalação da Diocese de Crato e disse que por isto se faz necessário começar os preparativos com três anos de antecedência. Para os festejos do centenário, Dom Fernando anunciou como uma das principais atrações do evento a realização do terceiro Encontro Nacional Inter-eclesial de Base que pela primeira vez vai ser sediado no Cariri com estimativa de publico em torno de 5 mil pessoas de varias regiões do País, das quais, três mil delegados do Brasil e de outros Países da America Latina. O Inter-eclesial de Base é um encontro que reúne as comunidades cristãs para celebrar a unidade e ao mesmo tempo lançar pistas de direcionamento para a presença da igreja Católica, enquanto comunidade, nas diversas esferas da sociedade, disse o Bispo Fernando Pânico.

A Diocese de Crato possui 46 paróquias em 32 municípios do Cariri. Sua sede administrativa é a Igreja de Nossa Senhora da Penha, padroeira do município. Nos seus 97 anos de fundação foi administrada por 5 Bispos. Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, de 10 de março de 1915 a 29 de dezembro de 1929, Dom Francisco de Assis Pires, de 11 de agosto de 1931 a 11 de julho de 1959, Dom Vicente de Paulo Araujo Matos, de 28 de janeiro de 1961 a 1º de junho de 1992, Dom Newton Holanda Gurgel, de 24 de novembro de 1993 a 2 de maio de 2001 e finalmente, Dom Fernando Panico, que assumiu o cargo em 2 de maio de 2001.

A criação da Diocese de Crato se deu através da bula papal “Catholicae Ecllesiae”, sendo desmembrada da Diocese do Ceará, hoje ( Arquidiocese de Fortaleza ) e em 1961 cedeu parte de seu território para a criação da Diocese de Iguatu. A criação da Diocese de Crato em 1914 foi um dos primeiros atos do pontificado do Papa Bento XV. Ele foi o 258º Papa da historia da igreja católica e esteve no cargo de 1914 a 1922. Chefiou a instituição nos anos negros da I guerra mundial e teve a missão árdua de unir os católicos durante todo o período do conflito.

Por: Wilson Rodrigues
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
Na foto: Jornalista Wilson Rodrigues ( Por: Dihelson Mendonça )


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.