03 setembro 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - URCA fortalece parcerias na proteção dos fósseis da Bacia do Araripe


A Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, esteve reunida ontem, com representantes do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), para fechar questões relacionadas ao termo de cooperação técnico-científico, que será firmado entre as duas instituições.

Participaram do encontro o Coordenador Executivo do Geopark Araripe, Álamo Feitosa, a Pró-Reitora Adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, Gislene Farias, além do Chefe da Divisão de Paleontologia, Felipe Barbi Chaves, e o coordenador de Ordenamento e Divisão de Depósitos Fossilíferos, Ricardo Eudes Parahyba, do DNPM de Brasília, além dos integrantes locais do órgão, Artur Andrade e Betimar Filgueira.

Na ocasião, ficou a acertada a criação de um banco de dados pela URCA, contando com pesquias relacionados à Bacia de fósseis do Araripe, com dados bibliográficos e trabalhos científicos que serão disponibilizados para os pesquisadores, além da resolução dos trâmites de reserva de material para repasse ao Museu de Paleontologia de Santana do Cariri.

Outra importante definição, durante o debate, é a criação de um termo de exigências destinado aos mineradores, no sentido de resguardar o maior acervo a céu aberto de fósseis do período cretáceo do mundo. Esse trabalho deverá ser realizado por meio dos pesquisadores e órgãos fiscalizadores, além de instituições ambientais, envolvendo um trabalho direto com os municípios que estão inseridos no Geopark Araripe. O termo de cooperação técnico-cietífico deverá ser assinado até o final deste mês. A meta é fortalecer mais ainda a permanência do material encontrado na Bacia do Araripe, na própria região, para o desenvolvimento das pesquisas e combate ao tráfico de fósseis.

Fonte: URCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.