17 agosto 2011

Só é Bairrismo quando o Crato reivindica ? - Região Metropolitana do Cariri - Cacá Araújo


Nota do Editor: Quando Juazeiro reclama não é bairrismo, mas quando o Crato reclama, é.


"Um dia, quando um grande empreendimento industrial foi anunciado pelo governo viria para o Cariri, políticos e sociedade juazeirense se empenharam em reivindicar sua instalação em Juazeiro do Norte. Na época ninguém achou "bairrista" nem manifestação de "rivalidade" tal atitude. Então, a indústria foi fincada naquela cidade, mesmo sem que nenhuma caracterização geográfica ou espacial impedisse a instalação em Crato ou Barbalha.

Lembro-me que, recentemente, quando de um desses "governos itinerantes" do Cid realizado em Crato, foi anunciada a vinda da Universidade Federal do Cariri. O prefeito do Crato, sabedor da agenda, adiantou-se e solicitou que a sua instalação fosse em sua cidade e ainda entregou documento de doação de uma vasta e nobre área de terras para a construção do empreendimento. Sabem o que aconteceu? Políticos de Juazeiro do Norte se mobilizaram e desqualificaram o Crato, chegando ao ponto do vice-prefeito de lá, um tal Celestino, ir a uma emissora de rádio "esculhambar" a cidade vizinha, perguntando "quem é que o Crato pensa que é pra tirar as coisas de Juazeiro etc." Vi nessas movimentações e declarações uma espécie de egoísmo, gula política, imbecilidade, desrespeito e despreparo. Vê-se que a raiz do bairrismo e da rivalidade estéril está na truculência, no autoritarismo, na irresponsabilidade e na prepotência daqueles que se valem do poder para massacrar adversários e promover a desinformação e a discórdia.

O governador Cid Gomes é o chefe disso tudo. Ele atua como um tirano sanguinário e covarde contra o povo que seja governado por um prefeito que não pertença a seu grupamento político.

Continuo a defender um melhor estudo na política de investimentos públicos e privados, de modo que motivações ideológicas ou partidárias não prejudiquem os diversos municípios que integram a Região Metropolitana do CARIRI."

Por: Cacá Araújo - Professor

6 comentários:

  1. A população do Cariri vai receber esse presente, e o cenário começa a mudar trazendo o intercâmbio entre cidadãos de todas as regiões que necessitem uma entrada para o mundo universitário.
    A capacidade de tirar proveito dessa inclusão entre as Universidades Federais, vai depender da capacidade de cada administrador municipal. Com criatividade e planejamento,essa população flutuante pode trazer dividendos incalculáveis para qualquer umas das cidadaes do eixo Cariri.
    Que o lado criativo supere o bairrismo, e que o Cariri seja o grande beneficiário desse maravilhoso projeto.

    ResponderExcluir
  2. Que a Ganância Política não supere a inteligência, isso sim!

    Sabemos da truculência do lado do Governador em negar os benefícios ao Crato, onde TODOS os projetos aqui estão emperrados ( OU ) a passo de tartaruga. Só quem não vive no Crato é quem está por fora da realidade.

    Nós aqui do Crato nos sentimos totalmente desprezados pelas iniciativas do governador Cid Gomes, que beneficia com muito maior ênfase todas as outras cidades do Ceará.

    É incrívelmente diferente a visão de quem vive longe e de quem verdadeiramente sente os problemas na pele, como sentimos todos os dias aqui, andando nas ruas, sentindo a tristeza do povo, os comentários nas ruas e praças. A comoção é geral, e não dá pra esconder essa insatisfação e esse descaso patente.

    DM

    ResponderExcluir
  3. A Estrada de Santa Fé agora é do Estado. São necessários uns 4 milhões para a sua recuperação. Somente o Estado ou Governo Federal poderá fazer. Antes não foi feita porque o município não tem recursos pra tanta coisa ao mesmo tempo. Mas agora, o Estado tem. E o governo do PT tem dinheiro pra isso. Porquê não faz ? A pergunta fica no ar...

    Não sabemos!

    DM

    ResponderExcluir
  4. As vezes as pessoas pensam que estamos longe, no entanto participamos e cobramos muito mais do que centenas de acomodados que estão por perto. Apesar de não estar ligado a nenhum grupo político, participo semanalmente de reuniões com parlamentares, sempre lembrando as nossas necessidades, e tentando levar alguma sugestão.
    Seja no gabinete de Zé Arnon,Pimentel,Eunicio Oliveira, Chico Lopes, Inacio Arruda,Raimundão e tantos outros, estamos sempre levando a bandeira do Cariri, e com um detalhe sem pedir nada pessoal,pois não precisamos de nada, nem de favor.
    Quanto à estrada da Santa Fé, não importa de quem seja a responsabilidade, estamos é cobrando, pois sabemos a incapacidade dos verdadeiros responsáveis por esse crime que praticaram contra a população, e de tão desprestigiados, deixam o Crato a choramingar por migalhas.
    Está na hora do Crato colocar gente séria para gerir a sua imagem e os seus interesses, e o pior é que sabemos que temos nomes no quilate de um Zé Arnon e mais alguns, que poderiam trazer a nossa autoestima de volta.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Cacá

    Parabéns pelo texto. Você está coberto de razão.
    Apesar de ficar triste com a nossa cidade está sendo relegada a um segundo plano, eu vejo a coisa como culpa exclusivamente nossa. Quem foi o político que lutou para o Crato receber uma universidade federal? Aliás, qual é o único, pelo menos um único deputado federal cratese eleito pelo povo do Crato nos últimos 20 anos? A culpa é portanto do cratense que vota em candidatos de fora, inclusive em candidatos do Juazeiro.
    De que adiantou o povo do Crato ter dado quase 11 mil votos a Ciro Gomes? Que ganhamos com isso? Somente a não formação de novas lideranças política para nossa terra. E esta é a verdeade! O Crato está órfão de novas lideranças!
    Ao contrário da nossa acomodação, as lideranças de Juazeiro trabalham unidas, esquecem divergências políticas, se unem e lutam em favor da terra. Já vi isso quando foi para retirar a superintendencia regional do Detran cuja instalçãono Crato estava prometida para o o então prefeito Raimundo Bezerra.

    ResponderExcluir
  6. Cacá.... concordo com você. E como já se inicia os diálogos políticos(futuros candidatos), precisamos está atentos. Com certeza, a nossa escola desenvolverá projetos de conscientização política. Vamos trabalhar com os nossos alunos e pais para que realmente conheçam cada proposta de cada candidato. E não reelejam aqueles falsos políticos que só prometem de quatro em quatro anos, fazer melhorias. De nada adianta aumentar o números de vagas na camara de vereadores. Não precisamos apenas de números, mas de trabalho de qualidade em benefício do povo cratense. Fiquemos de olho!!!!

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.