30 agosto 2011

Saúde de Fidel Castro se deteriora e ex-ditador vai para UTI, diz blogueiro


(Transcrito da “Folha online” -- Atualizado às 19h27. )



O jornalista venezuelano Nelson Bocaranda Sardi, colunista do jornal "El Universal" e autor do blog Runrunes (www.runrun.es), afirmou nesta segunda-feira (29) que o estado de saúde do ex-ditador Fidel Castro se deteriorou e que o líder está internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Havana. O texto de Sardi, no blog, afirma que o agravamento do estado de Castro pode ter sido crucial para que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, tenha decidido passar pela quarta dose de quimioterapia em Caracas, e não em Havana.
Sardi, um dos primeiros a divulgar o câncer de Chávez, diz ter tido acesso a informações no Twitter, no último domingo (21), de que o ex-ditador chegou a ficar inconsciente nos últimos dias.
"Nesse mesmo domingo Fidel teve uma reação positiva e se recuperou do estado de coma em que passou várias horas", afirma.

Foto: France Presse/cubadebate


Em foto recente, divulgada em julho, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com Fidel Castro em Havana

REAÇÃO

Já o "Blog de Yohandry", pró-regime, desmentiu o rumor. "Fontes bem informadas em Havana informaram ao Blog de Yohandry que 'o Bárbaro' continua em pé", diz.
Yohandry se apresenta como um médico cubano que escreve com ajuda de colaboradores. Como não há foto nem detalhes sobre o blogueiro, opositores dizem que a página é mantida por agentes do Estado cubano.
BOATO

As afirmações de Sardi chegam em meio a boatos circulados nesta terça-feira, na internet, dando conta de que Castro já estaria morto.
Sites e jornais de diversos países divulgaram a informação atribuindo a fonte ao jornal chileno "24 Horas".
No entanto, o e-mail de hoje, no qual o "24 Horas" afirma que Castro está morto, tem data de 7 de agosto.
O Naked Security, um site americano especializado em tecnologia, diz que a mensagem é falsa.
"Não se engane ao clicar nos links divulgados neste email, pois eles levarão seu computador a um cavalo de Troia (que o Sophos detecta como Troj/ DwnLdr-JGW), que faz downloads de outros códigos maliciosos (Troj/Agent-SYF) para o seu computador", diz.
"Como lembrete, esta não é a primeira vez que o nome de Castro está associado a um crime cybernético. Dois anos atrás, foi revelado que Antonio Castro Soto del Valle, filho de Fidel Castro, foi levado a revelar informações pessoais a uma mulher num site de encontros virtuais", acrescenta o texto.

POLÊMICA

Também no Twitter, a blogueira cubana Yaoni Sanchez disse que os boatos não têm confirmação oficial em Cuba e que de qualquer forma os cubanos seriam os últimos a saber.
"Não só os ventos frescos de setembro tocam Havana. Certo rumor de NOTICIA foi largamente divulgado. Será verdade? Não sei, e se for isso mesmo nós cubanos seremos os últimos a saber", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.