23 agosto 2011

BlogESTÉTICA - O Sucesso agora é homem com cara de menina !


O Macho está em declínio na sociedade moderna ?


Devo ressaltar primeiramente que não tenho nada contra a aparência que qualquer pessoa possa adotar para o seu próprio corpo, até porque cada um é livre para fazer o que quiser consigo mesmo, e este pequeno artigo aborda apenas a questão da mudança dos padrões de beleza através do tempo.

Talvez por pertencer a uma outra geração, eu tenha me acostumado a um perfil de beleza, de estética masculina, em que um Homem para ser considerado realmente bonito, tinha a aparência do clássico Homem, do macho, da força, de caracteres especiais secundários que o tornam único e facilmente reconhecível na espécie humana, e da mesma forma, a mulher, com sua delicadeza e feminilidade.

Acostumamo-nos com toda uma geração de atores que eram considerados belos, como Clark Gable, Marlon Brando, James Dean, e tantos outros que fizeram a história do cinema. Hoje em dia, o padrão de beleza está mudando assustadoramente, de tal modo que a maioria das garotas de hoje, preferem os homens com cara de menina. Aparentemente, o homem, o macho, aquele padrão antigo, está em baixa, e isso é uma mudança comportamental, não restam dúvidas. Quando vejo esses milhares de sites de internet que ENDEUSAM a beleza e "masculinidade" do astro Justin Beaber, eu fico aqui pensando com meus botões:

"Isso é um homem bonito ou uma mulher bonita ? Se esse é "sex symbol" masculino, o que se pode chamar de beleza feminina ?"

Agora, convenhamos que hoje está tudo muito misturado, não é verdade ? eu mesmo já encontrei algumas pessoas na rua, com cabelo liso, o famoso "sedoso", à la atriz de cinema, e ao me dirigir: "Com licença, a senhorita poderia me dizer..." ao que recebo um "Senhorita não, eu sou homem, cara!" - Oh, desculpe... é que às vezes não dá mais pra diferenciar homens de mulheres facilmente, ou estou enxergando mal..."

De qualquer modo, trago aqui uma pequena evolução histórica do padrão de beleza, o chamado SEX SYMBOL da metade do século XX para os dias de hoje. O mundo mudou, e como mudou...

Exemplo da Beleza Masculina dos Anos 40 - O ator Clark Gable:

A Beleza Masculina dos anos 50: O ator Marlon Brando


Até bem pouco tempo, ainda era assim: O ator Bruce Willis, símbolo da virilidade:


E Este aqui é o famoso JUSTIN BEABER - Um dos "homens" mais belos do mundo, considerados pelas milhões ou bilhões de mulheres de hoje:


Aqui está Justin Beaber se tivesse cabelos longos. Que homem lindo, hein ?


Essa mudança não apenas se reflete na estética, mas nos comportamentos sociais, psicológicos e afetivos. O mundo definitivamente está mudando. Até onde iremos ? Somente o tempo poderá dizer. Mas finalizo com uma frase do nosso querido Sílvio Brito:

"Pare o mundo, que eu quero descer!"

Por: Dihelson Mendonça

2 comentários:

  1. Justin Beaber, que “fofura” de homem!

    Brincadeira à parte, merece um estudo aprofundado o fato de os homens atuais estarem tão afeminados. Existe até uma corrente defendendo que isso ocorre porque grande parte dos homens está sendo criado por mães solteiras ou, quando casadas, a presença do pai é anulada de tal forma que o menino só tem referência na mãe para o desenvolvimento de sua personalidade.

    Coincidência, ou não, a época que a história registra os homens vivenciando sua maior virilidade foi na Baixa Idade Média até o final da Idade Moderna. Pois bem, naquele tempo era comum o pai acompanhar a criação de seu filho desde a tenra idade...

    ResponderExcluir
  2. A HUMANIDADE TENDE A SERES ANDRÓGENOS ?

    Olá, Armando,

    Eu nem me refiro aqui ao caso da preferência sexual, que cada um escolhe, me assusta mais é essa preferência das MULHERES em Homens com cara de Mulher.

    É como se a humanidade tendesse a um só sexo, a um só padrão, como se não teríamos mais homens ou mulheres, mas seres de aparência andrógena.

    O que faz uma sociedade eleger coo padrão de beleza masculina um ser com cara feminina ? Isso eu considero mais estranho do que a questão de homossexualismo, etc, que acho que não vem ao caso, porque por exemplo, um homossexual pode preferir homens com aparência viril, de homem mesmo.

    O que assusta são mulheres "normais" ( comuns ) elegerem aquele outro tipo de homem como sendo belos. Não que eu tenha inveja, jamais gostaria de ter a cara de menina do Justin Beaber, que Deus me livre desse pesadelo...

    Abraço,

    DM

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.