30 julho 2011

A sabedoria do general Napoleão Bonaparte.


Segundo as leituras da época, sabe-se que Napoleão Bonaparte classificava seus soldados em 4 tipos:

1 - Os inteligentes com iniciativa;
2 - Os inteligentes sem iniciativa;
3 - Os ignorantes sem iniciativa; e
4 - Os ignorantes com iniciativa.

Aos inteligentes com iniciativa, Napoleão dava as funções de comandantes gerais... eram os estrategistas. Aos inteligentes sem iniciativa, Napoleão deixava-os como oficiais a receberem ordens superiores, para cumpri-las com diligência. Aos ignorantes sem iniciativa, Napoleão os colocava à frente da batalha - buchas de canhão, como dizemos; e os ignorantes com iniciativa, Napoleão odiava e não queria em seus Exércitos.

Um ignorante com iniciativa é capaz de fazer besteiras enormes e depois dissimuladamente, tentar ocultá-las; Um ignorante com iniciativa faz o que não deve, fala o que não deve, até envolve-se com quem não deve e depois diz que não sabia; Um ignorante com iniciativa faz perder boas ideias, bons projetos, bons clientes, bons fornecedores, bons Homens públicos; Um ignorante com iniciativa produz sem qualidade, porque resolve alterar processos definidos e consagrados; e um ignorante com iniciativa é, portanto, um grande risco para o desenvolvimento e o progresso de qualquer empresa e governo.

Desse último, não precisamos dele... Nem Napoleão os queria ... e em sua vida, sua empresa e no governo do seu país ?
Você identifica em sua vida, em sua empresa e no governo os 4 tipos de soldados de Napoleão? E o que faz com cada tipo? Você sabe livrar-se do ignorante com iniciativa ?

Professor Luiz Marins é consultor (http://www.anthropos.com.br).

Antonio Morais - do Blog do Sanharol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.