17 julho 2011


http://2.bp.blogspot.com/-BLOuL2u4LTk/ThzrxQt6bcI/AAAAAAAAFug/Gk9zFqBmkfw/s1600/Coluna_Armando_Rafael.gif


Editado: Governador de Pernambuco não pode vir ao Crato, devido ao acidente aéreo acontecido em Recife na última quarta-feira. A data será remarcada.

O governador Eduardo Henrique Accioly Campos (PSB), - foto ao lado - estará nesta quarta-feira, dia 13, em Crato. Vem receber o título de Cidadão Cratense que lhe foi concedida pela Câmara de Vereadores. O governador pernambucano tem muita ligação com Crato, cidade por ele visitada muitas vezes e onde moram suas tias, irmãs do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, este avô de Eduardo Campos. Após a solenidade de entrega do título de Cidadão Cratense (que acontecerá no Cineteatro Moderno, às 17:00h), o governador será recepcionado na residência do empresário Justo Junior.



Hiper Bom Preço


Será na próxima 4ª feira, dia 21, às 9 horas da manhã, a inauguração do Hipermercado Bom Preço, localizado em Juazeiro do Norte (foto acima). Enquanto isso, já foi iniciada a construção do Maxxi, o “atacadão” do mesmo grupo do Hiper Bom Preço. A Maxxi ficará localizada em frente ao Lojão Zenir, na Avenida Padre Cícero.

ExpoCaos

Congestionamento de veículos em todas as ruas de Crato. Falta de estacionamento para os carros no centro da cidade. Estima-se que cerca de 80 mil veículos circularam nas estreitas ruas de Crato durante a ExpoCrato. Um caos! Alguém ainda duvida que a ExpoCrato terá de ser relocalizada fora do centro da cidade? A continuar no atual local, a precariedade da ExpoCrato só tende a piorar...

Esperança à vista!
A primeira Fazenda da Esperança, na Diocese de Crato, deverá ser inaugurada no próximo dia 8 de dezembro, data de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município de Mauriti, onde essa instituição está sendo construída. Trata-se de uma das maiores iniciativas de dom Fernando Panico, dentre as várias que ele já realizou desde que se tornou bispo de Crato. A Fazenda da Esperança é uma entidade que desenvolve trabalho de recuperação de jovens que se envolveram com o vício das drogas. Uma segunda Fazenda Esperança, também destinada à recuperação de dependentes químicos, deverá ser construída na zona rural do distrito de Ponta da Serra.


Na mosca

Abaixo a macrocefalia! Este brado está sendo dado por algumas lideranças de Barbalha. Elas justificam, com lógica, porque Barbalha entrou na guerra para sediar a reitoria da futura Universidade Federal do Cariri-UFCA. Nos últimos anos – segundo essas lideranças – todo grande empreendimento governamental que veio para o Cariri foi levado para Juazeiro do Norte. “O Cariri tem uma cabeça enorme (Juazeiro) e um corpo mirrado e raquítico”, dizem. Isso gerou a antipatia dos demais municípios caririenses. Ora, o que existe hoje é uma Região Metropolitana do Cariri, lembram. “E, teoricamente, qualquer cidade que a integra goza do mesmo direito de receber os empreendimentos governamentais”. Humilhado (e bota humilhação nisso!), Crato – caso não emplaque a luta pela sede da UFCA – apoiará a pretensão de Barbalha. Por via de dúvidas, caravanas de barbalhenses iniciarão viagens aos 30 demais municípios do Cariri buscando apoio para a sua causa.


Ah, Bom!

Ultimamente, políticos brasileiros, qual papagaios, vivem a repetir – por qualquer motivo – esta frase: “É preciso tratar (isso ou aquilo; etc. e tal) de forma “republicana”. O povo nunca entendeu o que seria esta novidade do tal “tratamento republicano”. Ora, nas três últimas administrações do PT, o Ministério dos Transportes foi entregue ao PR–Partido da República. (E que República, hein?!) Agora, com a queda da quadrilha ali instalada, os brasileiros se deram conta do que é o tal “tratamento republicano”. Por falar no Partido da República (ou Partido da Roubalheira, como está sendo chamado), a situação do PR anda tão nebulosa que o político mais sério daquela agremiação é o palhaço Tiririca...

Juazeiro republicano

Juazeiro do Norte vai completar cem anos de vida política no próximo dia 22. Mas já possui uma boa tradição “republicana”. O historiador Daniel Walker lembrou bem episódios dessa tradição. A ver: “Na verdade, a história política de Juazeiro sempre foi bastante conturbada. Senão, vejamos. Em 1911, o primeiro prefeito (nomeado), Padre Cícero, foi deposto (naquele tempo não se falava na palavra cassado) com menos de quatro meses de mandato. Houve o caso de um (José André de Figueiredo) que foi nomeado, mas não assumiu, e outro (José Ferreira de Menezes), que ganhou a eleição, mas também não assumiu. E a história registra ainda um fato pitoresco, para não dizer grotesco e seboso, em que um candidato (Alfeu Ribeiro Aboim) foi eleito por um partido e tão logo foi eleito se filiou ao partido derrotado e, por isso, recebeu de um correligionário decepcionado um banho de fezes (de fezes mesmo!) quando andava numa rua da cidade. E mais: durante a sua centenária história política Juazeiro sofreu intervenção 15 vezes. Um deles (José Geraldo da Cruz) foi interventor em três ocasiões. O último caso de intervenção ocorreu em 1975 quando o prefeito eleito (Mozart Cardoso de Alencar) foi deposto, ficando em seu lugar o interventor Erivano Cruz”.

Curtas

1 – Deu xabu! O badalado show do padre Marcelo Rossi – previsto para o próximo dia 22, e considerado como o “ponto alto” na programação oficial do Centenário de Juazeiro do Norte –, foi cancelado. O padre-cantor comunicou que não virá fazer o show anunciado. Fazer o quê? Padre Marcelo Rossi foi substituído por Ivete Sangalo, Luiz Fidelis e Maurício Jorge...

2 – Com a presença do governador do Ceará será inaugurado neste dia 14 – 5ª feira – no município de Porteiras, o Posto de Saúde Dr. Napoleão Tavares Neves. Após a solenidade, os convidados do Dr. Napoleão serão recepcionados com um almoço na Casa Grande do Sítio Saco.

3 – Dom Fernando Panico levou 71 padres do clero diocesano de Crato para o retiro anual, realizado no Centro de Pastoral Stela Maris, na cidade de Triunfo, sertão pernambucano. Localizada a 220 Km de Crato, Triunfo, além do clima frio, possui uma estrutura turística de fazer inveja a algumas cidades de médio porte.

4 – Os trabalhos de conservação no monumento do Padre Cícero, que começaram no dia 20 de junho, serão concluídos no próximo dia 17 de julho. Foram retirados alguns rachões da estátua e agora só falta um demão de tinta. E no dia 22 será a inauguração desses serviços e ponto alto das comemorações do Centenário de Juazeiro do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.