08 junho 2011

URCA completa hoje 25 anos de criação


A Universidade Regional do Cariri – URCA completa hoje, dia 8 de junho, 25 anos de criação. Uma solenidade às 8 horas, com hasteamento da bandeira, pelo Reitor Plácido Cidade Nuvens, será realizada, na Instituição. A Universidade Regional do Cariri - URCA é uma universidade pública estadual sediada nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu e Santana do Cariri. A URCA atende a uma comunidade de mais de 9 mil estudantes de cerca de 91 municípios dos Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba, distribuídos entre os cursos de graduação, programas especiais e pós-graduação lato sensu.

Criada pela Lei Estadual n.º11.191/86 e autorizada pelo Decreto Presidencial n.º 94.016, a URCA foi instalada oficialmente em 7 de março de 1987. Integra o Sistema de Ensino Superior do Estado, vinculada à Secretaria da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (SECITECE). Possui seis campi, três no município do Crato (Pimenta, São Miguel e São Francisco), dois no município de Juazeiro do Norte (Crajubar e Pirajá) e um em Santana do Cariri, onde funciona o Museu de Paleontologia, mostruário de uma das mais importantes reservas de fósseis do período cretáceo.

A importância da URCA para a região do Cariri pode ser dimensionada pelo seu papel estratégico, no plano do desenvolvimento local, efetivado através do cumprimento de sua missão enquanto produtora de conhecimento, ciência, tecnologia e participante sensível das demandas sociais e da cultura regional. A URCA tem como objetivo principal promover a transformação da realidade regional através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Almejando alcançar os objetivos propostos a URCA, atualmente, conta com 16 cursos regulares de Graduação, 3 Programas Especiais de Formação de Professores, 6 cursos Sequenciais, 1 curso de Técnico em Enfermagem, 2 Mestrados Profissionalizantes, diversos cursos de Pós-Graduação "Lato Sensu" e 3 Unidades Descentralizadas -UD, em Iguatu, Campos Sales e Missão Velha.

A URCA teve como Reitor ao longo desses 25 anos, Antônio Martins Filho - 1986-1987; José Teodoro Soares 1987-1990; Manuel Edmilson do Nascimento,1990-1996; Violeta Arraes - 1996-2003; André Luiz Herzog Cardoso, 2003-2007; e Plácido Cidade Nuvens 2007 até o dia 30 de junho deste ano. Ainda não foi definido pelo governador do estado quem será o sucessor do Reitor Plácido Cidade Nuvens para os próximos quatro anos. A Vice-Reitora, Otonite Cortez, juntamente com Patrício Melo, venceram a consulta acadêmica para escola de reitor e vice-reitor, respectivamente. A consulta foi realizada no último dia 26 de maio.

Fonte: URCA - Universidade Regional do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.