xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Mostra comemora cinema no interior | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 junho 2011

Mostra comemora cinema no interior

Diário do Nordeste


Jackson Bantim exibe um projetor antigo, que já compôs os equipamentos dos velhos cinemas do interior.
 FOTO: ANTÔNIO VICELMO

Crato - Aberta ontem, neste Município, a I Mostra de Cinema e Vídeo, em comemoração aos 100 anos de implantação do primeiro cinema do interior do Ceará, o "Cinema Paraíso", que foi inaugurado no dia 3 de maio de 1911 pelo italiano Vittorio di Mayo. O evento é promovido pela Secretaria de Cultura do Município, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca), cineastas cratenses, e reúne mais de 30 trabalhos, dentre curtas e longas-metragens produzidos exclusivamente por cineastas do Crato ou que possuem ligações com a cidade.

A Mostra está sendo realizado no Teatro Municipal Salviano Saraiva. A entrada do Teatro foi decorada com dois projetores de filmes que pertenceram ao Cine Moderno, de propriedade do empresário Macário Monteiro, que será homenageado no evento. Na primeira noite, foi feita uma leitura dramática sobre "Os Primórdios do Cinema no Crato", entrega do Selo Cultural do Araripe - Troféu Vittorio di Maio; Avant-Premiére do tele-conto "O Cinematógrafo Herege", de Jefferson de Albuquerque Jr., ancorado num conto do médico José Flávio Vieira.

A partir de hoje serão apresentados os trabalhos de cineastas cratenses como "As Sete Almas Santas Vaqueiras", de Jackson Bantim; "Corisco e Dadá", de Rosemberg Cariry; "Sargento Getúlio," de Hermano Penna; que estarão lado a lado com o cinema produzido pela nova geração, como "Caldeirão do Beato Zé Lourenço", de Catulo Teles e Franciolli Luciano; "Também sou teu Povo," de Franklin Lacerda e Orlando Pereira, e "Cerca", do cineasta Glauco Vieira, além de vários outros.

O médico José Flávio Vieira espera que o evento contribua para revitalizar os velhos cinemas que foram desativados. Ele acrescenta que o próprio Teatro do Crato pode ser adaptado para as exibições de filmes.

O músico e fotógrafo Dihelson Mendonça recorda que, quando inauguração do primeiro cinema do Cariri, já circulavam pelas suas ruas alguns exibidores ambulantes, utilizando-se de um aparelho conhecido como Bioscópio e da Lanterna Mágica, com discos e placas de vidro com gravações de imagens. Esses equipamentos garantiam a atração no interior.

Antônio Vicelmo
Repórter

2 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Essa matéria do DN sobre a Mostra foi PÉSSIMA. Não foi culpa do Vicelmo, que teve a maior boa vontade do mundo em tentar fazer o melhor possível. É que o próprio jornal misturou as coisas, misturou o Cine ceará que acontece em juazeiro, colocando o título principal da matéria de Religiosidade no Juazeiro.

A mostra Crato de Cinema e Vídeo, não tem nem o nome do crato no início da matéria. Vicelmo mesmo disse que só publicaram metade do texto...

Sei não...sei não...

Por isso que há muito tempo eu decidi que NÓS é que somos a mídia. Os Interesses do Crato somente aos Cratenses interessam. o jornal lá faz o que quer.

E nós continuamos fazendo as reportagens da forma que o Crato e os eventos merecem.

Parabéns a todos os artistas, cineastas e público presente, nesse evento INFINITAMENTE superior ao Cine Ceará que o jornal irresponsavelmente colocou como matéria principal.

Dihelson Mendonça

Dihelson Mendonça disse...

Até o título é Horrível: Mostra comemora cinema no Interior"

Interior de onde ? De Cabrobó ???

CRATO É UMA CIDADE IMPORTANTE!

Ora...interior!

DM

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31