21 junho 2011

Obras são inauguradas em Crato durante a Semana do Município


F
azendo parte da programação festiva aos 247 anos de emancipação política do município, o prefeito do Crato, Samuel Araripe encerrou ontem dia 20 o calendário de inaugurações. Começou as 9 horas da manhã com a inauguração da biblioteca municipal e a entrega de três novos ônibus a secretaria municipal de educação. Os veículos foram recebidos pelo secretário, Valentim Dantas. As 4 horas da tarde, o prefeito e secretários municipais, acompanhados pelo deputado federal, Arnon Bezerra, inauguraram o posto de saúde do Bairro Santa Rosa, distante 11 quilômetros da sede do município.

A unidade básica de saúde do Bairro Santa Rosa vai atender mais de mil e 500 famílias da comunidade que há 40 anos sonhava com seu próprio atendimento e que dependia dos serviços dos postos de saúde das localidades de Baixio do Muquém e Baixio das Palmeiras, a 4 quilômetros de distancia. Os moradores do Santa Rosa, Monteiros e adjacência, vão ser atendidos diariamente pelo medico Gledson, especialista em PSF. A equipe de profissionais é composta por um psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista e um odontólogo, alem de enfermeiros e agentes de saúde. O posto possui um gabinete odontológico, salas para exames ginecológicos, clica geral, ambulatório e vacinação. A construção do prédio e aquisição dos equipamentos custaram 300 mil reais. O prefeito Samuel Araripe anunciou na ocasião o calçamento em pedra tosca da rua acessiva ao posto e a instalação do sistema de abastecimento de água, cujos serviços começarão em breve.

As seis da noite outro posto de saúde foi inaugurado no Bairro São Miguel. Serão atendidas mil 385 famílias, uma media de 4 mil 986 pessoas. O atendimento terá como prioridades a 72 crianças, da puericultura a imunização, 26 gestantes, 386 hipertensos e 109 diabéticos, alem da saúde da mulher, que vai do pré natal ao planejamento familiar, tuberculose e hanseníase. Os dois postos de saúde inaugurados vão ter o Núcleo de Assistência a Família que consiste na visitação as residências dos moradores por profissionais de diversas áreas da saúde.

Do Bairro São Miguel o prefeito e sua equipe foram para o Bairro Alto da Penha onde inauguraram a Biblioteca Luiz Cruz, que faz parte do programa “Alô Rabo da Gata” que contempla também uma radio difusora que funciona com caixas acústicas nos postes a partir do inicio da rua principal do Bairro até o Centro Cultural do Araripe, antiga REFESSA. A biblioteca contem nove mil livros que vão do infantil ao didático, paradidático, romances, contos, revistas, CDs e DVDs com historias de artistas locais e regionais. O equipamento vai ficar aberto a todas as pessoas para pesquisa e empréstimos do material.

Em seguida o prefeito Samuel Araripe presidiu a inauguração da Exposição de fotografias antigas do acervo pessoal de João Teófilo Pierre. São mais de 200 fotos que contam parte da historia do Crato e sua gente. Hoje, 21 de junho, data do aniversário da emancipação haverá as 8 horas da manhã na Praça da Sé concentração cívico militar, hasteamento das bandeiras, execução dos hinos pela banda de musica municipal, homenagens a varias personalidades e instituições, pronunciamentos, desfiles, prova ciclística 21 de junho ( 63ª edição ) e as 17 horas missa em ação de graças na Sé Catedral. A programação ficará encerrada as sete e meia da noite com o torneio 21 de junho de futsal disputando o troféu Ossian Araripe na quadra bicentenário.

Por: Wilson Rodrigues - Repórter - Colaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.