08 junho 2011

CRATO FIGURA ENTRE AS CIDADES MAIS VIOLENTAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI


As autoridades policiais do Crato dizem que a cidade é uma das mais violentas do Cariri e atribui o fato a má distribuição de renda e também a ausência de políticas publicas sociais capazes de atenderem as necessidades da população menos favorecida que, acaba ingressando no mundo das drogas e termina no cometimento de crimes. O delegado da 19ª Delegacia de Policia Civil, Flavio Santos, cita o bolsa família como exemplo. Segundo ele, desde que o programa foi implantado verifica-se lenta queda nos índices da criminalidade, embora isto não apareça nas estatísticas do crime. No Crato, segundo o delegado, entre 2009 e 2010, os casos de violência diminuíram significativamente, embora continuem preocupantes.

O chefe do cartório da 19ª Delegacia Civil, Mário Gomes disse que o consumo de drogas no Crato está cada vez mais presente no cotidiano da sociedade. As drogas, disse ele, é quem dissemina vários crimes como o furto, roubo, prostituição, homicídios e suicídios. Em 2010 foram registrados no Crato 105 homicídios e na grande maioria as drogas foram as motivadoras. Mario Gomes explicou ainda que o transito é responsável por 10 % das lesões corporais ocasionadas pela violência e 35 % das mortes de forma geral. O setor, no ano passado, registrou 549 casos, o que representa 35,5 casos/mês e mais de um por dia. O transito no Crato, segundo a estatística policial, contribui com 15 % dos casos da violência, concluiu Mario Gomes.

Para o presidente da subseção Crato da Ordem dos Advogados do Brasil, Francisco Fabrício Siebra Calou, a violência é manifestada em suas mais variadas formas e seu grau de intensidade está cada vez mais relacionado com a precariedade da infra estrutura estatal de equipamentos e serviços e isto tem sido observado na Região Metropolitana do Cariri onde é registrado flagrante falta de investimentos na estrutura da policia judiciária e também da própria justiça, levando ao Egrégio Conselho Nacional de Justiça CNJ a classificar a nossa justiça a mais deficiente do País. No Crato não poderia ser diferente e por esta razão está cidade figura entre as mais violentas da região, concluiu Fabrício.

Por: Wilson Rodrigues - Repórter - Colaborador
Blog do Crato e Chapada do Araripe Internet

2 comentários:

  1. Estes numeros estao correto? pois parece altissimos. Considerando que taxa de homicidio e' geralemente calculada por 100.000 habitantes (basicamente a populacao do Crato), 100 homicidios numa populacao de 100 mil habitantes e' chocante. Na Europa a taxa nao chega a 2 homicidios para cada 100 mil, para uma cidade como Londres. Mesmo cidades superviolenta como Washington, a taxa nao chega a 100. Entao para uma pequena cidade do interior isto e' ainda mais chocante! Como o Crato mudou...

    ResponderExcluir
  2. habitantes (basicamente a populacao do Crato), 100 homicidios numa populacao de 100 mil habitantes e' chocante. Na Europa a taxa nao chega a 2 homicidios para cada 100 mil, para uma cidade como Londres. Mesmo cidades superviolenta como Washington, a taxa nao chega a 100. Entao para uma pequena cidade do interior isto e' ainda mais chocante! Como o Crato mudou...

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.