10 maio 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Reitor da URCA recebe homenagem especial durante colação de grau

Placido01

Realizada na última sexta-feira, a colação de grau 2011.1 da Universidade Regional do Cariri (URCA), para os formandos de 16 cursos da Instituição. Essa foi a última Colação de Grau presidida pelo atual Reitor da Universidade, Plácido Cidade Nuvens, que em junho próximo se despede da administração. Seu reitorado foi iniciado em 2007.

Na ocasião, o Reitor recebeu homenagem especial, tratando da sua trajetória de vida, dos anos em que esteve à frente da URCA, como Vice-Reitor da gestão da então Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, como intelectual, Professor da Instituição, Escritor, além de estudioso dos fósseis da Bacia do Araripe e fundador do Museu de Paleontologia da URCA, que projetou a região do Cariri para o mundo, e prefeito de sua cidade natal, Santana do Cariri. Plácido Cidade Nuvens fez ecoar os versos de Patativa do Assaré para o Brasil, quando conseguiu a publicação do livro do poeta em editora de alcance nacional.

Placido02

Uma gestão positiva e considerada exemplar, com projetos que requisitados pela atual gestão e atendidos pelo Governador do Estado, o Pleito do Professor Plácido obteve ganhos provenientes de lutas históricas da URCA. O Restaurante Universitário, Residência Universitária, a isenção de taxas para os alunos, melhoria da infraestrutura da Universidade, Reforma e ampliação do Museu de Paleontologia, inauguração do Salão da Terra, da Praça dos Coqueiros e construção do Ginásio Poliesportivo, além da sede administrativa do Geopark Araripe e a modernização tecnológica da URCA, com a aquisição de mais de 300 computadores e equipamentos de informática. Esses estão entre os feitos da nova administração.

Durante a sua gestão a URCA ganha o primeiro Doutorado Interinstitucional, na área de Educação, além da inauguração e implementação de novos cursos. Outro aspecto importante está pautado no fortalecimento interno, momento em que a URCA ganhou credibilidade, dobrando para mais de oito mil participantes no vestibular e cerca de 8 mil alunos matriculados na Instituição. Um Concurso para Professor Efetivo veio minimizar o quadro de carência docente, e a luta para que mais concursos acontecessem foi uma das pautas permanentes da sua administração.

Placido03

O seu discurso na Colação esteve pautado na importância da URCA como Instituição que tem a finalidade de habilitar os novos profissionais ao trabalho qualificado em favor do desenvolvimento sustentável da Região. “É assim que a Universidade cumpre o seu destino e a sua tarefa. A grande missão da Universidade Regional do Cariri é ser agente ativo do desenvolvimento sustentável”, completa.

Fonte: URCA – Universidade Regional do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.