07 maio 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Ana Mae Barbosa Abrirá a Semana de Extensão da URCA

Ana_mae2A Arte-educadora Ana Mae Barbosa, uma das principais teóricas do Ensino de Artes no Brasil fará a palestra de abertura da I SEMANA DE EXTENSÃO NA URCA

Período – 11 a 14 de maio de 2011
Local – Campus do Pimenta – URCA

1. Apresentação

A I Semana de Extensão da Universidade Regional do Cariri surge como um movimento de divulgação da Extensão Universitária, por meio de uma programação gratuíta e aberta ao público em geral, e especialmente, aos universitários e estudantes do ensino básico da rede pública e privada.
A Semana de Extensão (SEMEX) nasce como fruto de uma demanda existente de programas, projetos comunitários, cursos, eventos e prestações de serviços à comunidade, sendo imperativa a consolidação de um movimento que expresse e dê maior visibilidade a essa dimensão. A Semana constitui-se, importante ferramenta de divulgação da produção da Universidade, com foco na Extensão Universitária.
A SEMEX/URCA resulta da construção coletiva e reafirma perante a sociedade, o compromisso da Universidade em protagonizar ações para a promoção e a garantia dos valores democráticos, da igualdade e do desenvolvimento social.
A abrangência da SEMEX revela-se no significativo e crescente engajamento de atores em sua realização envolvendo a comunidade acadêmica da URCA (professores, estudantes e técnicos) dos seus oito campi, instituições parceiras governamentais e privadas na perspectiva da propagação da produção extensionista por toda região do cariri.

2. Objetivos

A I Semana de Extensão da URCA – SEMEX/URCA, é uma promoção da Pró-Reitoria de Extensão com o objetivo de:
- Socializar experiências em extensão integrando os diversos campos do conhecimento com a comunidade acadêmica e a sociedade civil da região do cariri;
- Estabelecer intercâmbio com Instituições de Ensino Superior da região e do Ceará.
- Reunir acadêmicos, técnicos administrativos, professores e demais interessados em Extensão Universitária para, avaliar as atividades desenvolvidas no período de 2007 a 2011

3. Data, Local e Programação

A I Semana de Extensão da URCA – SEMEX/URCA ocorrerá de 11 a 14 de maio de 2011, no Campus do Pimenta – URCA. A programação incluirá apresentação e discussão de trabalhos, mesas-redonda, palestras, oficinas, mini-cursos, exposições e apresentação de trabalhos sobre temas ligados à Extensão Universitária. Os trabalhos inscritos serão apresentados em forma de Banner e Produção Artística.

SAIBA MAIS

Ana Mae Tavares Bastos Barbosa (Rio de Janeiro, em data desconhecida) é uma educadora brasileira, pioneira em arte-educação.

Carioca de nascimento, criada em Pernambuco desde menina, é graduada em Direito, carreira que abandonou logo após a formatura. É a principal referência no Brasil para o ensino da Arte nas escolas, tendo sido a primeira brasileira com doutorado em Arte-educação, defendido em 1977, na Universidade de Boston. Foi diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) e presidente do International Society of Education through Art (InSea). É professora visitante da The Ohio State University, nos EUA. Em 1972 solicitou uma bolsa à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para fazer meu mestrado em Connecticut, e lhe responderam que não reconheciam a Arte-educação como área de pesquisa. Deu aulas de cultura brasileira na Universidade Yale, para custear seus estudos. Após concluir seu doutorado, foi a única pessoa no Brasil doutorada em Arte-educação, situação em que empenhou a mudar lutando ativamente pelo reconhecimento da Arte-educação e dos arte-educadores.

Foi a primeira pesquisadora a se preocupar com a sistematização do ensino de Arte em museus, durante sua gestão como diretora do MAC. Em 1987 desenvolveu, com apoio em sua “proposta triangular”, o primeiro programa educativo do gênero, ainda hoje a base da maioria dos programas em Arte-educação no Brasil. Consiste no apoio do programa de ensino de Arte em três abordagens para efetivamente construir conhecimentos em Arte. Atualmente está aposentada da pós-graduação em Arte-educação da Escola de Comunicação e Arte (ECA), da Universidade de São Paulo (USP). Mesmo aposentada continua sendo disputada como orientadora de mestrados e doutorados.

Autora de diversos livros e artigos fundamentais para o estudo nesta área, é impossível falar em arte-educação no Brasil sem lembrar de Ana Mae.

Fonte: Alexandre Lucas – URCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.