10 maio 2011

Encerramento da Festa de São José de Ponta da Serra - Por : Antonio Correia Lima


Chegou ao final, com êxito, neste domingo dia 08,dias das mães, mais uma grande Festa do padroeiro de Ponta da Serra, São José.

O evento teve sua abertura no dia 28 de abril com uma vasta programação religiosa e social, iniciando às 06 da manhã com salva, fogos e repicar de sinos, e às 18 horas uma grande moto-carreata, partindo da Vila São Francisco em direção à Matriz, onde se deu o hasteamento da bandeira de São José ao som da Banda de Música do Crato sob a regência do Maestro Bonifácio.

Durante todas as noites um pregador diferente padre Negino, Padre Cícero Caboclo, Padre Ribeiro( Pároco), Mos. Bosco, Padre Gonçalves, Padre Lenilson, Padre Paulo Moura, Padre Antonio José e o Sr. Elson Bezerra.

Para que a festa acontecesse a contento , a Coordenação contou com a colaboração dos Noitários, dos Corais, das Comunidades convidadas e dos fiéis presentes em cada momento da festa.

Após a novena, entrava parte social, sempre com uma atração artística e cultural, e na noite do dia 07, o grande Leilão, uma prática velha já abolida, por seus pontos negativos, agora ressuscitado pelo atual pároco Padre Ribeiro. Neste ano, também, foi introduzida as quermesses na barraca central, como forma de se angariar mais fundos.

A festa teve seu encerramento com a grande procissão, pelas principais ruas da sede, seguida da missa solene, concelebrada pelo Pároco Padre Ribeiro, Padre Adauto Pároco Emérito da Paróquia Sagrada Família, de Crato, Padre Paulo Francisco de Moura, Vigário Paroquial de Ponta da Serra e pelo Diácono Dionísio.

A parte social foi encerrada com um grande sorteio de uma moto zero quilômetro, doada por um fiel de São José, seguido de mais uma atração musical.

Assim, chega ao final, em clima de muita paz e harmonia mais uma grande Festa de São José, o Santo Padroeiro de Ponta da Serra, uma tradição de 116 anos, pois, a 25 de dezembro de 1895, era celebrada a primeira missa na “Casinha de Oração” construída pelo jovem vaqueiro José Bernardo Vieira, tido e havido, como o fundador de Ponta da Serra. A Santa Missa foi celebrada pelo então Mons. Antonio Alexandrino de Alencar, o mesmo da polêmica do “suposto” milagre da hóstia , na “povoação Joazeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.