24 abril 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Mineiro chileno envolvido em triângulo amoroso está doente dos pulmões


Um dos 33 mineiros que ficaram presos por mais de dois meses em uma mina no deserto chileno, Yonni Barrios, famoso por ser o enfermeiro de seus companheiros de clausura, está doente. Barrios sofre de silicose, uma doença que ataca os pulmões e é típica do trabalho mineiro, afirmou em uma entrevista à imprensa local. "Nos exames que me fizeram na Associação Chilena de Segurança saiu que tenho silicose", declarou o mineiro, de 51 anos, ao jornal chileno Las Ultimas Noticias.

- Nesta idade que tenho, é o momento em que a silicose é detectada. Como é uma doença progressiva, com sorte chegamos à aposentadoria e já se morre. Antes de ficar preso a 700 m de profundidade na mina San José, em Copiapó, no norte do Chile, Barrios já trabalhava havia 30 anos como mineiro.

Durante o período soterrado, que durou 69 dias - de 5 de agosto a 13 de outubro de 2010 – Barrios foi o enfermeiro de seus companheiros, colaborando à distância com as autoridades de saúde em fazer fichas médicas e aplicar injeções, entre outros procedimentos médicos. Barrios também ganhou fama por que, já na superfície, duas mulheres brigaram por seu amor, em um triângulo que foi amplamente coberto pela imprensa. A silicose é uma doença grave dos pulmões, de caráter irreversível. Ocorre com a inalação prolongada de sílica cristalina presente nas minas.

Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.