14 abril 2011

Preservando a memoria - Por: Antonio Morais

Dedicado ao Dihelson Mendonça.

Tenho defendido e vivo a enaltecer os que se dedicam a fazer o registro de personalidades que de certa forma marcaram a historia de nossa cidade e de nossa gente. Esses zeladores da nossa memória merecem o nosso respeito e admiração porque o destino de tudo é a vala do esquecimento. Nos últimos dias, muito se tem falado do Crato de então. Recuamos ao passado e trazemos ao presente aquelas personalidades que de algum modo marcaram nossa historia. O Blog do Crato tem sido perfeito, generoso nessa atuação embora possa vir a ser chamado de saudosista.

Alguém tem facilidade de responder quem foi João Aires de Aquino? Sabemos ter sido um dos homens mais querido e conhecido no Crato. Sua atividade na administração de um Bar na rua José de Alencar, calçadão, o levou a fazer um grande ciclo de amigos. A presteza no atendimento fez com que “Dom João” aferisse grande numero de fregueses, amigos e admiradores. O conhecido “Dom João” era espirituoso e tinha um toque de humor em tudo que fazia. Um cratense dos bons, embora não gostasse de guardar segredos. Era um pouco falador e as vezes afobado.

Com as economias poupadas ao longo da vida comprou um carro. No primeiro passeio a Juazeiro do Norte, quando retornava na altura do Pau do Guarda, fez uma manobra arriscada e foi abalroado por um ônibus que circulava em sentido contrario. Acabou com o carro e saiu do acidente gravemente ferido. Quando começou a receber visitas, no hospital, Jose Landim foi um dos primeiros a solidarizar-se com o amigo. Depois de um bom papo, ao se retirar, o poeta deixou numa folha de papel, em cima da mesa da quartinha, um verso que causou aos dois um desentendimento motivo para intriga sem perdão.

Metrificou Landim:

Certa vez o João de Aquino,
Um solteirão bem traquino,
Que fala mal de todo mundo.
Numa abalroada de veículos,
Quebrou o par de testículos
E as quatro pregas do fundo.

Por: Antonio Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.