04 abril 2011

Obras do Castelão seguem modelo de construção sustentável


Saem os torcedores e entram as máquinas. No lugar da bola, máquinas começam a ocupar o Castelão iniciando a terceira etapa das obras de reforma, ampliação e adequação do estádio para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. A obra segue o modelo de construção sustentável – uma das exigências da FIFA. Para receber um dos principais selos verdes, a certificação Leed, todos os cuidados necessários estão sendo tomados. Entre eles está a reciclagem de todo o concreto obtido das demolições. Ao fim do processo, o material reciclado será usado na pavimentação de todo o estacionamento da obra. Além disso, tudo que for possível será doado para órgãos públicos. Isso inclui as 59.700 cadeiras do estádio, o gramado (será doado para a nova Academia Estadual de Segurança Pública), as lâmpadas e coberta metálica.

Após um estudo de ocupação pelo consórcio, as intervenções tiveram início ainda com o estádio aberto com a retirada de parte das cadeiras do anel inferior da arquibancada. Com o espaço aberto, foi a vez do início das demolições e a retirada do piso da antiga geral. Na área externa, a primeira fase da obra continua a todo vapor com a construção do estacionamento e do novo prédio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). Para dar ainda mais agilidade, foi montado no local uma unidade industrial que conta com um pátio de pré-moldados que executará vigas, pilares e lajes que serão utilizadas nessa primeira etapa. Também foram iniciados os processos de retirada das cadeiras do anel superior e a terraplanagem da segunda fase do estacionamento, que faz parte da segunda etapa da obra.

O cronograma da reforma, modernização e ampliação do Castelão está sendo seguido à risca. Para dar mais agilidade, o consórcio Arena Castelão trouxe dois equipamentos da Finlândia – os únicos em utilização no Brasil – capazes de perfurar 100 estacas por dia, quando a média de um equipamento comum é de 10 estacas a cada 24 horas.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.