30 março 2011

4 Milhões de reais para ajudar o Crato, estão MOFANDO no Banco do Brasil, enquanto se precisa fazer as obras emergenciais do Rio Grangeiro


Uma crítica fundamentada.

A VERBA QUE É PARA SER EMERGENCIAL ESTÁ EM PODER DO GOVERNO CID GOMES, QUE ( aparentemente ), NÃO TEM PRESSA EM RESOLVER O PROBLEMA. Por quê ?

O governo Federal, através do Ministério da Integração Social, liberou há vários meses, cerca de 4 milhões de reais para a cidade do Crato, conseguidos a duras penas pela comitiva e pelo PROJETO elaborado pelo prefeito Samuel Araripe, que num primeiro instante após a calamidade do dia 28 de janeiro, esteve em Brasília em audiência marcada pelo Dep. Federal Arnon Bezerra para conseguir este recurso.

O dinheiro foi rapidamente enviado ao Crato, e em seguida, o controle do uso deste, foi "desviado" para o governo do Estado, que ao que parece, não está nem aí para as obras emergenciais do Canal do Rio Grangeiro. Não está com pressa! - Enquanto isso, a cidade continua a se desmanchar, com 4 milhões já em caixa esperando para serem usados. O prefeito Samuel Araripe cobra uma atitude do governo, para que comece logo os trabalhos de reconstrução, e o povo está nas ruas protestando contra a demora. O que se espera? O caos ?

QUEREM CONFUNDIR A CABEÇA DO POVO ?

Há duas verbas: uma emergencial e outra para o projeto definitivo. A verba emergencial é esta que foi liberada de 4 milhões para ser aplicada na primeira fase de chuvas, exatamente para salvar o que ainda resta das pontes e paredes do canal e possa acarretar mais prejuízos. Uma outra verba ( que ainda se vai batalhar e que pode chegar até a casa dos 60 milhões de reais ) seria para a recuperação total do canal do Rio grangeiro, com um novo projeto, inclusive desviando o curso do rio e outras mais ( é ver para crer ).

O Dado Concreto e objetivo é que o governo do Estado não está cumprindo a sua parte. O Dinheiro está em caixa para atender ao Crato há meses, e o Governo está EMPERRANDO o seu uso na recuperação do Canal do Rio Grangeiro. O povo tem mais é que estar revoltado com essa situação, pois enquanto as autoridades locais cumpriram a sua parte e conseguiram o recurso, enquanto o Sr. Cid Gomes estava "de viagem pela europa", o Crato se desmanchava em chuvas, e agora que chegou ao palácio, coincidentemente, o dinheiro do Crato, "emperrou", que era para nós mesmos, Cratenses, gerenciarmos para as obras emergenciais, conforme destinou o próprio ministro.

O CRATO ESTÁ SENDO SUCATEADO ?

E aqui fazemos um importante questionamento, que já foi feito pelo Sr. Duda Telles. Gostaríamos de saber se existe realmente algum complô contra a nossa cidade do Crato. Senão vejamos:

1.) CENTRO DE CONVENÇÕES: Paralisada em setembro de 2010

2.) GINÁSIO COBERTO DA URCA: Paralisada em novembro de 2010.

3:) ESCOLA PROFISSIONALIZANTE: Deveria ser Inaugurada em novembro de 2010, Encontra-se sem data para a inauguração

4) PRAÇAS CENTRAIS DO CRATO - Projeto em analise dede 2005

5) ENCOSTA DO SEMINÁRIO. Projeto em analise desde de 2005

6) ESTRADA DA SANTA FÉ. - Projeto em analise dede fevereiro de 2009

7) OBRAS EMERGENCIAIS DO CANAL DO RIO GRANJEIRO. - Em 18 de fevereiro o ministério da integração nacional autorizou o credito de R$ 4.000.000,00 na conta da Prefeitura. Em 21 de fevereiro o mesmo Ministério anulou o crédito da conta da Prefeitura e mandou creditar o mesmo valor na conta do Governo do Estado, conforme publicações no diário oficial da união. Até a presente data nada foi construído.

8) POLICLÍNICA - A que seria construída no Crato foi transferida para o Município de Campos Sales

9) REFORMA DA EXPOCRATO - Em 14 de julho de 2009 conforme audiência pública presidida pelo representante do Ministério Público entregue ao representante do Governo do Estado, pela Prefeitura estudos para construção do novo parque no valor de R$ 25.000,000,00- até hoje o Governo do Estado não se manifestou.

10) ATERRO SANITÁRIO. - Os Prefeitos dos Municípios de Farias Brito e Caririaçu, aceitam a construção dessa obra naqueles municípios. O Governo do Estado insiste em construir o referido aterro no Município do Crato, mesmo os tecnicos da prefeitura provando que o solo do nosso município é improprio para a construção de aterro sanitário.

Pergunta-se: Porque o Governo do Estado está agindo dessa forma. A quem interessa essa situação? cabe ao povo do Crato refletir e tirar a sua conclusão.

Dihelson Mendonça

8 comentários:

  1. o que é que o prefeito do Crato tem haver com obra do governo do estado?Porque ele não cuida das responsabilidades dele aí depois ele fala do Governo. Tá igual ao prefeito daqui do juazeiro

    Cardoso

    OBS: Porque não publica meus comentários? Esse já o terceiro

    ResponderExcluir
  2. Dihelson...Acredito que cabe aos nossos representantes que se dizem do Crato e pelo Crato, a cobnrança destas políticas públicas a favor do nosso município.
    Quanto a revitalização do rio grangeiro, não queremos apenas obras emergenciais, mas um projeto que resolva toda a problemática. Já se passaram várias gestões e apenas pequenas reformas, consertos tipo"sonrisal" que não servem para nada. O problema precisa ser bastante estudado, discutido, reelaborado com visão de futuro.
    Nós moradores da Rua Tristão Gonçalves estamos pagando um preço alto por transformar um córrego em uma vala fechada , que cheia mal porque foi transformada em esgoto.Porque é tão difícil políticas de saneamento básico ? De coleta seletiva de lixo ? Meio ambiente então fica apenas no discurso.

    ResponderExcluir
  3. S. Cardoso Rodrigues,

    A administração do Blog do Crato reserva-se o direito de publicar ou não qualquer comentário, referente a qualquer artigo.

    Dihelson Mendonça
    Administrador

    ResponderExcluir
  4. O problema de qualquer cidade é a falta de verbas. É muito fácil sufocar uma cidade que tem um governo de oposição ao regime estabelecido, bastando ir matando aos poucos, sucateando a cidade, transferindo as suas empresas para uma cidae polo, e negando os seus direitos a recursos, tudo com base nas brechas da lei.

    Isso se parece com alguma cidade que conhecemos ?

    Não está mais aqui quem falou...

    Abraços,

    DM

    ResponderExcluir
  5. Mas esse tal Cardoso é muito "estranho" mesmo, para não dizer outras palavras. Ora, se o prefeito do Crato foi quem conseguiu o recurso para a cidade, e é o prefeito de uma cidade que está literalmente se desmanchando por causa do descaso, como é que o prefeito não é pra cobrar uma atitude ?

    Em primeiro lugar, esse recurso foi conseguido pelo prefeito, portanto, ele cumpriu e bem as suas responsabilidades, foi sua equipe quem elaborou todo o projeto que trouxe o benefício. Até agora o Governo do Estado só enfiou bufa em cordão com relação ao Crato.

    Mas tem gente que é assim mesmo. Se o prefeito não fizer algo, reclama. E se fizer também, reclama.

    Mas essa é uma das primeiras vezes que vejo alguém reclamar porque um prefeito cobra benefícios para sua cidade. Agora mesmo, o prefeito está novamente em Brasília, tentando desenrolar esse novelo novamente.

    Quanta gente estranha a gente encontra nesse mundo! Enquanto uns trabalham, outros apenas reclamam, além de nada fazerem para ajudar.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  6. Gente

    O que realmente precisamos e' de uma campanha da populacao do Crato para pressionar o governador. Nao adianta criticar, tem e' que se mobilizar. Se a populacao do Oriente consegue derrubar regimes totalitarios, sera que a gente nao consegue pressinar o governador? Com twiter, facebook, etc e' muito mais facil fazer comapanhas.

    George

    ResponderExcluir
  7. Dihelson,

    Sabe qual é o problema? COMODISMO.A culpa é do nosso povo que já está desesperançoso com a nossa cidade.Digo isso no âmbito de representações estaduais e federais.Cadê os paraquedistas? Deus é que nos ajude, porque se depender de politico nós estamos (Ferrados)...

    OBS: Desculpe a expressão.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o George Justo. Acontece, George, que é isso que tem feito a população. Não sei se você viu as fotos das passeatas com bandeiras e cantando palavras de órdem, e a TV foi lá para mostrar a indignação do povo.

    Abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.