08 fevereiro 2011

EDUCAÇÃO INCLUSIVA AINDA É UM GRANDE DESAFIO -Por Maria Otilia

Falar em Educação Inclusiva é o tema do momento. Mas existe uma grande barreira entre teoria e prática. Todo início de ano letivo, a nossa Escola (Dom Quintino) tem um grande desafio: incluir no enino regular os nossos alunos da Sala Espaço Sócio -Educativo. O primeiro impasse é a distorção idade série.O segundo é a não aceitação das escolas por não acreditarem no programa de inclusão. Por outro lado informam que não estão preparadas para receber alunos com necessidades especiais. Enquanto isso, alunos e famílias batem de porta em porta, quase medigando uma vaga que já é sua por direito. Resaltando ainda que alguns educadores ainda se acham no direito de criticar as APAES, as Salas Espaço Sócio Educativos e Institutos de ambientes segregadores. Muito embora não ofereçam o acesso e a permanência com sucesso para os alunos em salas comuns. lembrando que os poucos alunos que são incluidos no ensino regular abandonam a escola pela falta de uma proposta pedagogica inclusiva.

Vejamos o que diz DECRETO Nº 6.571, DE 17 DE SETEMBRO DE 2008 que dispõe sobre o atendimento educacional especializado :

... § 2o O atendimento educacional especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas.
Art. 2o São objetivos do atendimento educacional especializado:
I - prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos referidos no art. 1º;
II - garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular;
III - fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem; e
IV - assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis de ensino.


VAMOS ABRAÇAR A CAUSA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. VAMOS DAR AS MÃOS E EFETIVAR REALMENTE A POLÍTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DO CRATO.


Texto postado por Maria Otilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.