31 janeiro 2011

Hábitos saudáveis no ambiente de trabalho‏ - Texto enviado por Elizângela Santos


Segundo a OMS, o sedentarismo é hoje o quarto maior fator de risco de mortalidade no mundo e agente desencadeador de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Aliar hábitos saudáveis à rotina do escritório não é um tarefa fácil, já que o tempo nem sempre está a favor, e logo vem aquela vontade de fazer “lanchinhos” em frente ao computador ou atacar um fast food na hora do almoço. Para auxiliar aqueles que trabalham muitas horas sentados, não se alimentam corretamente e sofrem com a falta de disposição para praticar exercícios físicos com frequência, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e o Instituto Minha Escolha criaram a Campanha Escolha Saúde, uma iniciativa que busca incentivar a adoção de medidas mais saudáveis e a fuga dos hábitos sedentários e calóricos.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a tendência ao sedentarismo cresce exponencialmente e tornou-se hoje o quarto maior fator de risco de mortalidade. Estudos revelam que pelo menos 21% dos tumores malignos na mama e no cólon, 27% dos casos de diabetes e 30% das queixas de doenças cardíacas são resultados do sedentarismo. A adoção de práticas saudáveis no trabalho ajuda a prevenir o cansaço, a fraqueza, o sono e a falta de concentração, além de proporcionar maior bem-estar, bom humor, autoestima e tornar seu trabalho mais produtivo e prazeroso.

Segundo o endocrinologista da SBEM, Dr. Josivan Lima, uma rotina sedentária nesses ambientes facilita o desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão, dislipidemia, infarto, AVC e artroses. Por isso, o ideal é movimentar-se mais, na medida do possível. “Na empresa, devemos nos levantar, deixar e receber o cliente ou paciente na porta e fazer tarefas em pé, como ler um artigo ou relatório. Isso, por mais simples que seja, fará diferença na queima de calorias ao final de um mês ou um ano”, afirma o endocrinologista. Além disso, adequar os hábitos alimentares à rotina de trabalho é fundamental. “Se sua alimentação em casa for balanceada, levar a comida do jantar para o almoço pode ser uma boa opção, pois ajuda a limitar a quantidade de alimento ingerido (diferente de ir ao self-service diariamente, onde é mais fácil exagerar nas quantidades e tipos de alimentos). Nesse caso, é necessário tomar cuidado com a conservação deste alimento”, explica a nutricionista Carolina Godoy, do Instituto Minha Escolha.

Segundo a nutricionista, comer em frente ao computador não é recomendável. Mesmo almoçando no escritório, é importante reservar poucos minutos para prestar atenção na comida e mastigar bem os alimentos. Pequenos lanches saudáveis entre as refeições podem ser consumidos ao longo do dia, para não deixar a fome chegar de maneira forte. Carolina Godoy dá algumas opções: “Frutas, barrinhas, iogurte desnatado, gelatina diet, frutas secas e desidratadas (existem várias marcas no mercado), bebida de soja e bastante água. Muitas pessoas acham q alimentos industrializados nunca são saudáveis, mas na verdade, sabendo fazer boas escolhas eles podem sim fazer parte de uma alimentação equilibrada.

O cafezinho com adoçante também está liberado, mas as bolachas amanteigadas e recheadas, que geralmente o acompanham, devem ser evitadas”. O happy hour com os amigos depois do expediente também não é indicado para quem busca uma alimentação melhor. Além dos petiscos oferecidos nesses ambientes, as bebidas alcoólicas possuem altos índices de calorias.

10 dicas para ajudar você a se manter saudável no ambiente de trabalho:

1. Mexa-se o máximo possível. Vá receber o cliente ou paciente na porta, faça algumas tarefas em pé, como ler um artigo ou relatório. Isso, por mais simples que seja, fará diferença na queima de calorias ao final de um mês ou um ano.

2. Atenção à postura. Muitas pessoas são acometidas por dores no corpo, principalmente nas costas, e somente depois de algum tempo percebem que sua postura estava errada.

3. Comida de casa. Se sua alimentação em casa for balanceada, levar a comida do jantar para o almoço pode ser uma boa opção, pois ajuda a limitar a quantidade de alimento ingerido (diferente de ir ao self-service diariamente).

4. Lugar de comer é na mesa. Comer em frente ao computador não é recomendável. Mesmo almoçando no escritório, é importante reservar poucos minutos para prestar atenção na comida e mastigar bem os alimentos.

5. Jamais pule o café da manhã. Pesquisas indicam que as pessoas que tomam um café da manhã saudável permanecem mais dispostas no restante do dia. Insira frutas ou sucos, cereais ou pães integrais, leite ou iogurte desnatado.

6. Evite excessos. Se você anda sentindo muito “sono” ou “preguiça” ao trabalhar depois do almoço, saiba que isso se chama alcalinidade pós-prandial. Sua circulação se dirige mais ao aparelho digestivo e o restante fica meio lento. Portanto, observe a quantidade que anda comendo, evitando o excesso que torna esse efeito maior.

7. Faça pequenos lanches entre as refeições. Mantenha seu metabolismo funcionando durante todo o dia, que vai ajudá-lo também a ingerir menor quantidade de alimentos nas refeições maiores, como almoço e jantar. Para isso, faça pequenos lanches entre as refeições, procurando alimentar-se a cada 3 a 4 horas.

8. Prefira os carboidratos em sua forma integral e em quantidade pequena. O excesso de carboidratos em um prato, principalmente sem proteínas, leva a um aumento da insulina muito rápido, e por isso pode ser seguido de fraqueza, além de favorecer o acúmulo de gordura abdominal.

9. Necessidade de doce. A sensação de necessidade de algo doce pode ser por conta de uma privação de carboidratos integrais, como pães, arroz, batata, massas, que é a fonte energética preferida pelo corpo. Aí quando o corpo necessita do açúcar ele acaba pedindo na forma pura.

10. Selo Minha Escolha. Procure produtos com o selo Minha Escolha. Os produtos com o selo possuem níveis controlados de gordura saturada, gordura trans, sódio e açúcar.

Caroline Borges
Sintonia Comunicação Empresarial
Assessoria de imprensa

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