29 janeiro 2011

Bom Dia, CRATO ! - Previsão do tempo para Hoje, 29 de janeiro de 2011


Bom Dia, Crato! - Uma cidade que não Dormiu

Nem sempre eu escrevo esta coluna de abertura do Blog do Crato, mas hoje é um dia em que sinto a real necessidade de falar com todos os nossos leitores, escritores e colaboradores. O dia de ontem foi indescritível para um repórter fotográfico diante de tanta tragédia na cidade. Depois de arrumar o Blog como de costume, às 05:30 fui dormir, e acordei sobressaltado às 07:30 com a notícia de que o Crato estava semi-destruído, ou pelo menos parte daquilo que conhecemos como Crato. A nossa colaboradora Gabriella Federico estava ao telefone e estava acordada desde as 03:00 documentando a tromba D´agua que se abateu sobre a cidade. Gabi, como é mais conhecida, chegou até a filmar quando uma ponte foi arrancada pela correnteza. Após recebê-la aqui em casa, a fim de postar as fotos, saí sem café da manhã em direção ao centro, a fim de ver os estragos.

As ladeiras da Vilalta, Bairro Seminário e de toda a parte alta da cidade estavam interditadas, sem condições de tráfego. Passamos cerca de 1 hora e meia para conseguir atravessar a cidade e chegar até a prefeitura, onde eu estava sendo aguardado para uma importante reunião. As ruas próximas ao canal do rio grangeiro estavam inundadas ( de lama espessa ), de uma forma que eu nunca vira antes. Na prefeitura, os telefones não paravam de tocar. Caos. Reuniões e mais reuniões. Relatórios da Defesa Civil chegavam, e os secretários procuravam coordenar as ações no município. O prefeito Samuel Araripe, demonstrava apreensão frente os acontecimentos, porém procurava pensar de modo racional.

Parei por um tempo e fiquei apenas contemplando aquele corre-corre. Um soldado se apresentou e trouxe mais notícias. A secretária trocava os baldes de água das goteiras, e o prefeito telefonava para Fortaleza, tentando obter a confirmação da vinda do governador. Enquanto isso, o som lá fora de máquinas pesadas trabalhando era ensurdecedor. Inúmeros tratores limpavam as ruas do Crato, vendedores tentavam salvar as partes intactas dos seus estoques, praguejavam, e crianças se divertiam tentando colher algum resto nos entulhos. Saí e fui fotografar, sem saber nem por onde começar. Somente na manhã de ontem, registrei mais de 300 fotos da maior tragédia que já se abateu sobre a cidade de Crato, quando pela força torrencial das águas, pontes foram arrancadas e quebradas, portões de lojas foram literalmente destruídos, como no Shopping Residence, e os prejuízos são ainda incalculáveis.

À tarde continuei fazendo a cobertura, sem almoço e ainda sem jantar ( adrenalina a mil... ), recebemos o governador em exercício, que prometeu ajudar. Depois vim para casa publicar o material colhido ao longo do dia, tive apenas algumas horas de repouso, e cá estamos de novo, com o Blog todo pronto. Hoje o prefeito estará às 07:00 no programa do Vicelmo, e às 10:00 teremos uma entrevista coletiva no Paço Municipal, quando dados concretos serão divulgados aos meios de comunicação.

Ontem, posso dizer que foi um dia cheio. Mais de 500 imóveis foram comprometidos de alguma forma. Pessoas perderam o que tinham. Lamento profundamente por todos os nossos irmãos, colhidos nesse desastre natural de proporções épicas. E fico aqui me questionando sobre as forças descomunais da natureza, que talvez esteja apenas devolvendo aos homens a agressão sofrida por ela mesma nos últimos anos.

Previsão do Tempo

A previsão do tempo para hoje, segundo as fontes de meteorologia, é de Sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva. Temperatura máxima de 30 graus e mínima de 22. A Umidade Relativa do Ar neste momento na Vilalta, é de 72%.
Bom Dia! ( Se puderem )

Dihelson Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.