13 janeiro 2011

2012 já chegou no Rio! - Por: Luiz Carlos Salatiel


O calendário Maia previa para 2012 o final dos tempos. Para a região serrana do estado do Rio de Janeiro 2012 já chegou. A tragédia nas cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo causada pelas intensas chuvas e que provocaram inundações, soterramento de cidades inteiras, trazendo destruição e mortes é o tema principal dos noticiosos na TV e jornais de todo o país e do mundo. Não era pra menos. A natureza sábia está dando respostas ao homem que a destrata de muitas formas, seja com o desmatamento para loteamento de condomínio de luxo, com o desrespeito ao leito dos rios e suas margens estreitadas, com a impermeabilização do solo que impede o escoamento das águas das chuvas, com o entupimento dos canais pelo lixo produzido nas grandes cidades, ou queimadas irracionais da floresta para transformação de terras para o pasto de gado ou monoculturas, e por ai vão os absurdos. A tragédia se anunciava e era previsível. Cada vez com uma intensidade maior e com uma inestimável perda de vidas.

Hoje pela manhã, uma amiga me confidenciou que quase não dormiu preocupada com a possibilidade, remota mas real, de Crato um dia sofrer uma tragédial de igual tamanho, guardando as devidas proporções. Embora pareça exagerado o temor, nós corremos esse risco, sim. Porque temos também um rio – o Grangeiro (nosso esgoto!)- que passa por dentro da cidade e que está espremido num canal absurdamente mal planejado. As encostas do alto do Seminário não receberam ainda nenhum tratamento adequado que detenha uma provável queda das barreiras numa chuva mais intensa. Casas e mais casas estão sendo construidas cada vez mais próximas do paredão da Chapada do Araripe numa afronta descarada às leis ambientais. Então, minha querida amiga Glória, não só deve perder o sono mas, aconselho: que entre também na briga para que respeitemos a natureza e que a tratemos como a nossa Grande Mãe!

Nossos pêsames aos irmãos cariocas, paulistas, australianos,...

6 comentários:

  1. Segundo fontes oficiais, até agora, 466 pessoas já morreram no Rio em decorrência das chuvas.

    Pois é, Salatiel, não somente os Maias, mas há inúmeras profecias que apontam um grande cataclisma para 2012. Estive vendo um interessante documentário no "The History Channel" sobre todas as profecias ao longo da história que coincidem para 2012. Incrível os relatos históricos, os cálculos...

    Mas voltando à realidade imediata, queremos levar nossos pêsames às famílias dessas 466 pessoas.A dor é imensa, e a intranquilidade para quem fica é enorme.

    Abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Viva o progresso!!Mais asfalto Samuel, parabéns pelo desserviço ao Crato.

    ResponderExcluir
  3. Acho que o Dedé Cariri está "pirando". A postagem sobre o Asfaltamento é algumas postagens abaixo.

    Mas vejam só que torcedor do quanto pior, melhor. Ele chama o Asfaltamento de DESSERVIÇO.

    Não precisa dizer mais nada, né ?

    DM

    ResponderExcluir
  4. Uma cidade que no centro passa um rio é um risco enorme,portanto, um desserviço. Existem outras formas de pavimentação (permeáveis). Quando chove, toda água "corre" para o canal do rio Grangeiro, causando enchentes, com mais ruas asfaltadas veremos o resultado.

    ResponderExcluir
  5. O asfalto aquece mais que os paralelepípedos;
    O asfalto impermeabiliza o solo e impede a infiltração das águas da chuva;
    O asfalto faz aumentar a velocidade dos carros;
    Aumenta o risco para os pedestres;
    O asfalto utiliza recursos não renováveis. (tudo bem, o paralelepípedo também é, mas demora séculos para deteriorar).Salvo em lugares de grande movimentação e sem preocupações urbanísticas.Agora, asfaltar bairros altos do Crato e pior ainda sem saneamento.Asfalto é carro chefe para políticos tipo Samuel.
    - Se eleitor for...
    Não foi á toa que o asfalto rendeu sua reeleição.

    ResponderExcluir
  6. agora são 510 mortos, 13 mil desabrigados.

    infelizmente como disse um amigo meu, "É mais BARATO pro governo cumprir a lei do que dar remédios, abrigo, comida".
    A nós só resta olhar pra nosso próximo e tomar como exemplo para nós mesmos.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.