xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/12/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 dezembro 2010

FELIZ NATAL BLOG DO CRATO - FELIZ 2011 - Por: Claude Bloc


FELIZ NATAL AOS CRATENSES !




Por: Claude Bloc

JORNALISTA DA CAPITAL DESPREZA A ARTE E OS ARTISTAS DO INTERIOR - Por: Cacá Araújo


Acabei de ler uma reportagem numa página assinada por Magela Lima intitulada "Ceará de tantas e tantas cenas" (O Povo, edição de 24.12.2010). Achei-a pobre e descabida. Uma análise de quintal, para divulgação de poucos amigos, com todo o respeito, típica de quem não se dá ao trabalho de considerar o que se realiza em outras regiões do Ceará. O leitor desavisado jamais saberá que existem o Cariri/Centro Sul, o Sertão Central, Sobral/Ibiapaba etc.

Pois saibam todos, inclusive o Sr. Magela Lima, que existe uma profícua e diversificada produção de teatro e dança no Cariri cearense e em outras localidades. Uma matéria num jornal de circulação nacional da estirpe do O POVO não poderia ser tão estreita e apequenadora das artes e dos artistas do interior do estado. Pecaram, o jornal e o repórter, pela falta de pesquisa.

As "tantas e tantas cenas" do Ceará não se resumem aos amigos de Fortaleza. Estendam a visão ao conjunto do estado e verão um mundo bem maior e mais belo que o desenhado no medíocre e infeliz "balanço" do jornalista Magela.

Ainda há tempo de desfazer o equívoco. Dou uma dica: só no Cariri, organizando-se em cooperativa, temos mais de 20 companhias de teatro e dança em plena e farta produtividade. Muitas delas com 5, 10, 20, 25 anos de atividade. Quase todas com elenco profissional e funcionamento permanente, fundado em pesquisa.


Um forte abraço!!!

Cacá Araújo
Crato-CARIRI-Ceará-BRASIL Ator e Diretor de Teatro Registro Profissional na DRT-CE nº 0764 Matrícula no SATED nº 0759

ALGUMAS CENAS DO CARIRI











Fotos de Gessy Maia

Feliz Natal - Por: Bernardo Melgaço


Hoje é dia de comemoração. É um dia muito especial, pois nos faz relembrar o nascimento de Deus em cada um de nós e do nascimento do menino Jesus. É o dia dos abraços, dos sorrisos e entrega de presentes. Mas, é também um dia de reflexão do caminho que estamos realizando enquanto seres humanos atarefados com os problemas e projetos de vida. Assim, o Natal é a esperança e lembrança que a vida tem um propósito maior guiado pelas Mãos de Deus. Pois, o propósito de Deus é o bem, a saúde e a felicidade. E o Natal simboliza esse momento onde podemos perdoar a quem tem nos ferido, amar quem tem nos odiado e desejar o bem a todos os que estão desesperados e tristes. O Natal nos renova e nos deixa cheios de esperanças de que o homem reconheça a Divindade que é, mas que desconhece a sua natureza interna. O Natal é a consciência de que somos filhos e filhas do Amor Cósmico. A consciência do Natal nos revigora para enfrentarmos um Ano Novo de desafios e conquistas no caminho da evolução espiritual. De modo que, a cada ano somos todos chamados a nos unirmos entorno da alegria do Natal. E assim abrirmos o coração para o outro que caminha ao nosso lado, seja ele pobre ou rico, conhecido ou desconhecido, amigo ou inimigo, homem ou mulher.

Ao celebrarmos o Natal devemos buscar compreender o sentido da vida no mistério que nos acompanha por toda trajetória existencial entre a chegada e a partida desse mundo de luz, desejos e ilusões. Portanto nesse Natal:

“TENTE O CARINHO

Tente, de alguma maneira,
fazer alguém feliz.
Aperte a mão, dê um abraço,
um passo em sua direção
Aproxime-se, sem cerimônia
Dê um pouco de calor
de seu coração
Assenta-se bem perto
E deixe-se ficar,
muito tempo, ou pouco tempo.
Não conte o tempo de se dar
Deixe o sorriso acontecer
E não se espante
se a pessoa mais feliz
for você (Anônimo)”

Por: Bernardo Melgaço

Então...É NATAL !!! - Por: Dihelson Mendonça


Cada imagem é um poema cristalizado.

"Que neste Natal, eu possa lembrar dos que vivem em guerra, e fazer por eles uma prece de paz"

IMG_1978a

"Que eu possa lembrar dos que odeiam,
e fazer por eles uma prece de amor."

Img_2184

"Que eu possa perdoar a todos que me magoaram,
e fazer por eles uma prece de perdão."

Img_2124

Que eu lembre dos desesperados,
e faça por eles uma prece de esperança.

IMG_8090

Que eu esqueça as tristezas do ano que termina,
e faça uma prece de alegria.

Img_2100

Que eu possa acreditar que o mundo ainda pode ser melhor,
e faça por ele uma prece de fé.


Img_2007

Obrigado, Senhor
Por ter alimento,
quando tantos passam o ano com fome.


Img_2008

Por ter saúde,
quando tantos sofrem neste momento.

Img_2249

Por ter um lar,
quando tantos dormem nas ruas.

Img_2216

Por ser feliz,
quando tantos choram na solidão.

IMG_8025

Por ter amor,
quantos tantos vivem no ódio.

Img_2054

Pela minha paz,
quando tantos vivem o horror da guerra.


Img_2128

Feliz Natal...Cristo nasceu !

Img_2228

Para que todos sejamos felizes !

Texto ( Autor desconhecido ) - Fotos: Dihelson Mendonça
Proibida a Reprodução, Salvamento e Reutilização sem autorização do autor.

Dedicado aos mais de 640 seguidores do Blog do Crato, aos mais de 80 escritores, aos mais de 100.000 acessos mensais, e principalmente aos milhares de leitores deste espaço democrático.

FELIZ NATAL !!!

Mensagem de Natal - Apenas Observado...


Dedicado a Maria Otília...

O pastor de uma igreja decidiu observar as pessoas que entravam para orar. A porta se abriu e um homem de camisa esfarrapada adentrou pelo corredor central. O homem se ajoelhou, inclinou a cabeça, levantou-se e foi embora. Nos dias seguintes, sempre ao meio-dia, a mesma cena se repetia. Cada vez que se ajoelhava por alguns instantes, deixava de lado uma marmita.

A curiosidade do pastor crescia e também o receio de que fosse um assaltante, então decidiu aproximar-se e perguntar o que fazia ali. O velho homem disse que trabalhava numa fábrica, num outro bairro da cidade e que se chamava Jim. Disse que o almoço havia sido há meia hora atrás e que reservava o tempo restante para orar, que ficava apenas alguns momentos porque a fábrica era longe dali.

E disse a oração que fazia:

'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar, mas eu penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'

O pastor, um tanto aturdido, disse que ele seria sempre bem-vindo e que viesse à igreja sempre que desejasse. 'É hora de ir' - disse Jim sorrindo. Agradeceu e dirigiu-se apressadamente para a porta. O pastor ajoelhou-se diante do altar, de um modo como nunca havia feito antes.
Teve então, um lindo encontro com Jesus. Enquanto lágrimas escorriam por seu rosto, ele repetiu a oração do velho homem...

'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar mas penso em você todos os dias.. Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'

Certo dia, o pastor notou que Jim não havia aparecido. Percebendo que sua ausência se estendeu pelos dias seguintes, começou a ficar preocupado. Foi à fábrica perguntar por ele e descobriu que estava enfermo. Durante a semana em que Jim esteve no hospital, a rotina da enfermaria mudou. Sua alegria era contagiante. A chefe das enfermeiras, contudo, não pôde entender porque um homem tão simpático como Jim não recebia flores, telefonemas, cartões de amigos, parentes... Nada!

Ao encontrá-lo, o pastor colocou-se ao lado de sua cama. Foi quando Jim ouviu o comentário da enfermeira:

- Nenhum amigo veio pra mostrar que se importa com ele. Ele não deve ter ninguém com quem contar!!

Parecendo surpreso, o velho virou-se para o pastor e disse com um largo sorriso:
- A enfermeira está enganada, ela não sabe, mas desde que estou aqui, sempre ao meio-dia ELE VEM! Um querido amigo meu, que se senta bem junto a mim, Ele segura minha mão, inclina-se em minha direção e diz: "Eu vim só pra lhe dizer quão feliz eu sou desde que nos tornamos amigos. Gosto de ouvir sua oração e penso em você todos os dias. Agora sou eu quem o está observando... e cuidando!"

O texto é de autor desconhecido e foi recebido via e-mail.

Pensamento do Dia - 24 de Dezembro de 2010



Para isso fomos feitos:
Para lembrar e ser lembrados
Para chorar e fazer chorar
Para enterrar os nossos mortos
Por isso temos braços longos para os adeuses
Mãos para colher o que foi dado
Dedos para cavar a terra.

Assim será nossa vida:

Uma tarde sempre a esquecer
Uma estrela a se apagar na treva
Um caminho entre dois túmulos
Por isso precisamos velar
Falar baixo, pisar leve, ver
A noite dormir em silêncio.

Não há muito o que dizer:

Uma canção sobre um berço
Um verso, talvez de amor
Uma prece por quem se vai
Mas que essa hora não esqueça
E por ela os nossos corações
Se deixem, graves e simples.

Pois para isso fomos feitos: Para a esperança no milagre
Para a participação da poesia
Para ver a face da morte
De repente nunca mais esperaremos...
Hoje a noite é jovem; da morte, apenas
Nascemos, imensamente.

(Vinícius de Moraes)

Papai Noel do Sertão - Postado por Manoel Severo



Lá vem o Papai Noel do sertão montado num burrico a chupar umbu, lamber rapadura corajoso qui só! Nunca vi num sertão tão quente a peste de um home vestido de vermelho, com uma barba qui parece branca mais num é! Oxente, a barba já avermelhou há muito tempo. Nestas estradas de chão não tem barba que sobreviva limpinha.

Tombém... , acredite meu irmão, este filho de uma égua é louco das ideia!O coitado do burrico tá com os caçuá cheio. O bichinho num ta agüentando não. Valei-me minha Nossa Senhora, meu Santo Antonio, meu padim Padi Ciço! Deve de ser mirage, esse home de vermelho num ixiste....? O homem aperta os olhos, passa as mãos como a limpar as vistas. A criançada se junta. O avermelhado pára. O homem se assusta. O vermelhão desce do burrico apressado agarrando as calças que teimam em cair. Segue mato adentro e some. Ninguém entende o acontecido. Oxente, to aqui a matutá os meus miolo. Cum certeza o vermelhão tá com uma dor de barriga lascada. Tava pálido o infeliz. Coitado, pensa que é fácil ser Papai Noel no sertão? Quanta ilusão! Até teve as boa intenção o cabra. O burrico arria as patas. O bicho tá cansado. Dá dó. Colocam água. O animal parece agradecer. Mas e o tal homem, cadê? A criançada fica na espera. Agoniam-se. De repente o tal home, o Noé que falam na televisão aparece só de ceroula e chapéu de vaqueiro na cabeça. Faz-se silêncio. As mulheres se escondem. A criançada se inquieta, cerca o homem e o burrico. O ex Noé começa a mexer nos caçuá a destribuir jenipapo, jerimum, farinha, feijão de corda, jaca, cajá e garapa de umbu pra quem quisesse. Aquilo virou uma festa. Hum, oxe, tá vendo mirage! Esse é o verdadeiro Noé do sertão... visse!

FONTE: sanbahia.blogspot.com
espetacular página de Sandra Iannini
Postado por Manoel Severo - Cariri Cangaço - Rede Blogs do Cariri

A lei da Compensação - Por Emerson Monteiro


Discorrer quanto às leis do mundo moral requer dose dupla de poder de expressão e clareza nos detalhes, ao menos para chegar perto da compreensão de quem escuta e informar o suficiente daquilo que se pretenda, porquanto eis aqui um tema que pede palavras novas, aspectos instigantes de convencimento e raciocínio, cores e formas excitantes, senão, nada feito, assunto encerrado, botas jogadas fora. Isso porque a realidade pressiona sem dó nem piedade, visualmente, concretamente, materialmente; realidade, aquela que circula em torno da gente feita mutuca, impõe seu respeito em quase tudo e todo tempo, independente do gosto particular das pessoas e modas.

Uns apetites querem sabores picantes, cheiros intensos das circunstâncias, reclamam alimentos pesados, esportes radicais, sons estridentes, emoções fortes. Outros, os poéticos, por sua vez aceitam ritmos e harmonias suaves, o sabor mais oriental dos pratos vegetarianos, o hálito perfumado de incensos e flores, que lhes tocam a leveza da sensibilidade e transporta aos abismos infindáveis das vastidões distantes, passageiros aceitos de viagens impossíveis.

Bom, querendo falar de uma dessas leis dos mundos morais, coisas abstratas que existem fora do mundo físico, falar da lei da Compensação, começamos relacionando-a com outra lei já por demais reconhecida, a lei da Gravidade, que nos mantém grudados ao sistema solar, sem a qual se tornaria inviável permanecer no solo, e, caso contrário, vagaríamos tontos pelo Universo, quais meteoros ou cometas, errando no vácuo. Dessa lei, também invisível, ninguém duvida. Mas existem outras que formam o campo de força onde estamos. Uma delas, a lei da Compensação, por sua vez, nos reconforta por dentro nas crises inevitáveis, e esclarece aquilo que a vida impõe, pois obedece a regras ocultas, porém manifestas, na história de todas as pessoas.

Por pior que sejam os caprichos do Destino, em troca virá o reverso da medalha permitindo uma leitura positiva das ocorrências, revelando graça e razão de ser. Ninguém gira, portanto, ao léu fora das normas perfeitas das leis da Natureza, na Justiça exata que rege os acontecimentos desde o princípio eterno das evidências. Em rápidas considerações, dizer que a ciência de viver implica na interpretação do que ocorre, seja de ruim, seja de bom, obedece a determinações superiores que conciliam as existências de modo justo. Ninguém nada paga sem dever, ninguém nada sofre sem merecer. Caso não atrapalhemos, todas as ações fluem por si e virá, um dia, a compensação amenizar as dores, no tempo certo, sem sombra de dúvidas. Ainda que cientes, no entanto, só poucos aceitam como regulares os tropeços da sorte, sofrendo deste modo antes e depois das tempestades, esquecidos da perfeição que determina a Lei e suas lições de conforto a todos nós.

Por: Emerson Monteiro

Feliz Natal - Por: Cacá Araújo


CANOA AFOITA




É tempo de quentura fria

Quero ver-te para contigo cear
nunca parar
nunca sumir
e estar em ti
feito vulcão
como pluma
bruma, brisa e furacão

É tempo de fervura
de ousadia e luminura

Lapinhas, limão, laranja, cachaça
reisado, sanfona, zabumba
caretas, catirinas, mateus e bois-bumbás

É tempo
de renovar o sagrado
profanando-o com a nossa alegria devota e insubmissa

Somos de vento
pó, pedra, água, luz, sal, borra, floresta e deserto

Que
se faça o grito
se desenhe o rito
se acorde o sonho
manifeste o punho

Nosso barco
veleja, viceja, peleja, combate
e almeja atracar no cais da dignidade

O caminho
da paz é minado

O templo
dos falsos profetas
conserva o pecado e os pecadores
para alimentar a existência dos deuses, da exploração e do sacrifício

O tempo do amor
faz das infinitas horas de choro e sangue
orações em favor de uma era de igualdade

Remaremos nós
náufragos da sorte
em canoa afoita rio acima
bravos e heróicos em busca do beijo da felicidade


Cacá Araújo

Natal do Ano 2010
Crato-Cariri-Ceará-Brasil

CRATO - Notícias do Dia 24 de Dezembro de 2010


Prefeito Samuel Araripe deseja Feliz Natal aos Cratenses

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, neste mês de confraternização, com a proximidade desta festa natalina, deseja a todos os cratenses um Feliz Natal, de concretização de sonhos e um 2011 repleto de realizações. Este ano, mais uma vez, o Crato teve a oportunidade de vivenciar a festa de solidariedade que representou o Doce Natal, levando mais alegria para os cratenses, principalmente. Nas ruas, hospitais, abrigos, orfanatos, a presença de profissionais da alegria e da primeira-dama, Mônica Araripe, idealizadora do projeto, que tem sido de grande importância no reavivamento das festividades natalinas, no município.

Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente entrega certificação Selo Verde ao município do Crato

O município de Crato foi certificado pela quarta vez consecutiva, como Município Selo Verde, obtendo este ano um dos maiores Índices de Sustentabilidade Ambiental - ISA de 5,01,o que garantiu o certificado da categoria B, sendo a maior concedida aos municípios até agora. Na ultima quarta-feira, dia 22, foi realizada a solenidade de certificação em Fortaleza, com a participação de representantes de 33 municípios, sendo 12 na categoria B e os demais na categoria C. As localidades apresentaram e comprovaram projetos e programas de iniciativa ambiental junto ao Comitê Gestor do Selo Verde, durante as avaliações de 2010.

O Selo Município Verde visa fortalecer a gestão ambiental descentralizada e estimular o interesse dos municípios na temática do meio ambiente

Na Solenidade, o Crato foi representado pelo Assessor Técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, Wyldevânio Vieira, e por Edvânia Ferreira Dantas, representante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, O evento aconteceu no Auditório do Seara Hotel, e contou com a presença do Vice-Governador, Prof. Francisco Pinheiro, da presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente CONPAM, Tereza Farias, dentre outras autoridades, como prefeitos e secretários municipais.




Na Solenidade, o Crato foi representado pelo Assessor Técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, Wyldevânio Vieira, e por Edvânia Ferreira Dantas, representante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, O evento aconteceu no Auditório do Seara Hotel, e contou com a presença do Vice-Governador, Prof. Francisco Pinheiro, da presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente CONPAM, Tereza Farias, dentre outras autoridades, como prefeitos e secretários municipais.

Crato irá intensificar atuação de Programa de Erradicação das Drogas

A Secretaria de Educação do Crato continua com a parceria de sucesso com a Polícia Militar desenvolvendo o Programa de Erradicação das Drogas – Proerd. Neste mês de dezembro são mais 10 turmas formadas. Alunos de 10 escolas da rede municipal recebem certificados. Segundo o secretário de Educação, Professor Valentim Dantas, a Secretaria de Educação tem dado todo o apoio a este programa e em 2011, além de intensificá-lo, já estuda a possibilidade de estendê-lo a pais de alunos e aos professores da rede municipal.

Empresa que irá assumir projeto das principais praças do Crato será conhecida em janeiro

O projeto de reforma das principais praças do município do Crato está tendo o processo de licitação finalizado. Segundo o prefeito do Crato, Samuel Araripe, no dia 25 de janeiro será concluído o certame para escolha da empresa responsável pela obra, que custará aos cofres públicos, com financiamento do Banco Mundial, Governo do Estado e parceria da Prefeitura do Crato, cerca de R$ 6 milhões. O projeto, com finalidade de fortalecer o turismo no município, inclui as praças Siqueira Campos, Praça da Sé, Cristo Rei e Bicentenária.

Secretária Municipal de Assistência Social e Coordenação do Projovem Adolescente desejam a todos um Natal repleto de bênçãos

O Governo Municipal do Crato, por meio da Secretária Municipal de Assistência Social, Liduina Andrade, junto com a coordenadora do ProJovem Adolescente, Elza Oliveira desejam um Feliz Natal a todos os que fizeram parte do projeto, bem como a toda comunidade do Crato.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

O Lado triste do Natal - Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


( O conteúdo deste artigo exige discrição )



ARARIPE – CEARÁ:

Vigilante encontrado assassinado a pauladas.

Populares informaram a polícia por volta das 09h00, desta sexta-feira (24), um achado de cadáver do sexo masculino, na estrada vicinal do Sítio Lagoa Grande, Distrito de Pajeú, Araripe-CE. O policiamento deslocou-se até o local indicado onde identificou a vítima como sendo o vigilante, Roberto Ferreira da Silva, 25 anos, solteiro, residia no Conjunto COAB “1”, Rua 104 nº 46, Araripe-CE. O perito criminal Milton Alencar após realizar os exames preliminares, atestou que o vigilante foi morto possivelmente à pauladas. O corpo foi encaminhado para autópsia no Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri em Juazeiro do Norte-CE. O delegado Giovani Aquino da Polícia Civil de Araripe, afirmou que não esta desacertada a possibilidade de que Roberto Ferreira da Silva tenha sido vítima de latrocínio – roubo seguido de morte. Inquérito policial foi aberto na DP de Araripe para apurar o caso.

MISSÃO VELHA – CEARÁ:

Adolescente é espancado até a morte.

Por volta das 02h30min, desta madrugada no interior da Casa de Show F. Eventos, localizado na Rua José Ferreira de Sousa, no bairro Casas Populares, em Missão Velha-CE, Francisco Alisson, 18 anos, M F A R., 15 anos, residências não informadas e Thiago Gomes De Oliveira, 18 anos, residente na Rua José Ribeiro de Menezes, bairro Cassimiro Farias, Missão Velha-CE, sem motivo aparente, espancaram até a morte o adolescente Marcelo de Sousa Pereira, 17 anos, residente na Rua Padre Cícero, naquela cidade. A guarnição policial militar CP 2581, composta pelo cabo Araújo e soldados Ebert e Clairton, compareceu àquela casa de Eventos, onde efetuou as prisões e a apreensão dos acusados, conduzindo-os à Delegacia de Policia Civil daquele município. A vítima ainda foi socorrida por populares para Hospital regional de Missão Velha, onde já chegou sem vida.

BARBALHA-CEARÁ:

Funcionário público morre em acidente de moto

No final da tarde desta quinta-feira (23), registrou-se uma tragédia na CE-060, trecho compreendido entre o Distrito de Arajara e a sede do município de Barbalha. Por volta das 16h35min, um acidente envolvendo uma motocicleta ocorrido sobre a ponte do Rio São Francisco, no Sítio Brito, a cinco quilômetros da saída da cidade, casou a morte do Funcionário da Secretaria de Cultura e Turismo do Município de Barbalha, Marcelo Oliveira dos Santos, 22 anos, residente na Rua Edmundo Sá Sampaio, 230, no centro daquela cidade. Ele guiava uma moto Yamaha YBR Factor de cor preta, placa NUQ-5153, inscrição de Barbalha, no sentido Arajara / Barbalha, quando colidiu contra o parapeito da ponte sobre o Rio São Francisco, de onde caiu em baixo batendo com a cabeça no solo e morrendo no local. Populares informaram que antes do acidente, Marcelo, estava em uma chácara no Sítio Cabeceiras, participando das comemorações natalinas da Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha, de onde saiu na motocicleta pertence ao secretário, Dorivan Amaro dos Santos a caminho de Barbalha. A policia militar compareceu ao local através da viatura CP 2561, composta pelo sargento B Santos, cabo J Santos e soldado Ferreira, bem como o perito Milton Alencar. O corpo foi levado pelo rabecão para necropsia no Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri em Juazeiro do Norte para posterior liberação liberado para o sepultamento, enquanto a moto foi recolhida à sede do Pelotão PM de Barbalha, onde será apresentada oportunamente ao delegado titular da delegacia local.

JUAZEIRO DO NORTE:

Desocupado morto com seis tiros na Vila São Francisco.

Um crime de morte ocorrido na manhã desta quinta-feira, (23), no cruzamento das Ruas Sebastião Régis e Josefa Maria da Silva, na Vila São Francisco, no bairro Aeroporto em Juazeiro do Norte aumentou para 75 o número de pessoas assassinadas neste ano aquele cidade. O desocupado Cicero Soares da Silva, vulgo Lorial, 25 anos, residente na Rua Francisca Pereira Lopes, nº 538, na Vila São Francisco, foi assassinado com 06 (seis) disparos de revolver calibre 38, por volta das 10h. Ele foi alvejado com 04(quatros) tiros nas costas lado esquerdo, 01(um) na nuca e outro na cabeça, morrendo no local. De acordo com o boletim do 2º BPM enviado a imprensa, o homicídio foi praticado por dois homens que trafegavam numa motocicleta sem detalhes de cor nem placa anotada, guiada. Os acusados foram identificados como Willian Cirino Pereira, 20 anos, residente na Rua Manoel Damasceno, nº 613, bairro Vila São Francisco, que conduzia a moto tendo como garupeiro o adolescente de iniciais A.S.A. conhecido como Ganso, 17 anos, residente na Rua Sebastião Régis, nº 386, bairro Vila São Francisco, que após o praticarem o delito empreenderam fuga seguindo destino ignorado.

Ainda de conformidade com a polícia, Lorial tinha diversas passagens pela justiça por infrações a Lei de Violência Doméstica (03 passagens), Estatuto do Desarmamento (lei 10826) Lei das Contravenções Penais e um Artigo 139 do CPB. As viaturas da polícia militar juazeirense de serviço no dia hoje continuam em diligencias no intuito de localizar, prender e apreender, respectivamente, os acusados e a arma utilizada deste homicídio que foi o segundo ocorrido em menos de 24 horas em Juazeiro do Norte.

Homem agredido a faca pelo cunhado, após agredir esposa com soco no rosto

Por volta das 17h40, na Rua Joaquim Cruz, bairro Aeroporto, em Juazeiro, Jaílson Faustino Damacena, residente naquele local, lesionou com um golpe de faca no pulso direito e na nuca, a seu cunhado Carlos Alberto Nunes Ferreira, 26 anos. A vítima veio da cidade de Juazeiro/BA, onde reside passar o natal com familiares em Juazeiro juntamente com sua esposa, Josineide Santos de Sousa, irmã do acusado. O crime ocorreu quando de uma discussão conjugal, a vítima desferiu um tapa na face da esposa, razão pela qual o acusado enfureceu-se contra seu cunhado e deferiu-lhe as facadas como vingança. Carlos Alberto foi socorrido para o HTJ, onde recebeu os primeiros socorros e em seguida foi transferido ao Hospital Santo Inácio para ser submetido a procedimento cirúrgico. O acusado fugiu no intento de furtar-se ao flagrante sendo preso por volta das 21h10min pela patrulha militar do RONDA 1226, composta pelos soldados Lemos e Xavier sendo conduzido à 20ª DRPC, onde se deram os procedimentos legais.

SABOEIRO – CEARÁ

Agricultor morre após moto que conduzia chocar-se contra parede de um prédio.

O fato aconteceu, ontem, por volta das 08h, na Rua Fernando Bastos, na cidade de Saboeiro -CE. Edmundo Luciano De Oliveira, 67 anos, casado, agricultor, trafegava em uma motocicleta Honda Fan 150 cc, cor preta, ano 2010, placa- NUV-4386, quando perdeu o controle do veículo, vindo a chocar-se contra uma parede de um prédio. Ele teve morte imediata. O policiamento militar local através da RP 2422, composta pelos soldados Fernando, Pinheiro, Santana e Araújo registrou a ocorrência e em seguida acionou o Rabecão para conduzir o corpo para o PEFOCE de Iguatu, para o exame de necropsia.

ICÓ - CEARÁ

Polícia recaptura de foragido da justiça

Por volta das 21h30min, de ontem (23), no bairro Populares do senhor Batista, em Icó/CE, a polícia militar recapturou de foragido da justiça Manoel Edson Granjeiro da Costa Vulgo “Edinho”. Segundo a polícia, o mesmo é acusado de furto e assalto a mão armada, o qual havia fugido da cadeia pública de Icó no dia 17/12/10. Ele foi apresentado na delegacia de policia local em seguida recambiado a cadeia de Icó aonde espera o pronunciamento da justiça.

JUCÁS - CEARÁ

Detentos fogem da cadeia publica de Jucás nets a madrugada.

A policia Militar de Jucás – Ceará, foi informada pelo Agente Penitenciário Lincon dos Santos Silva, sobre a fuga de 02 (dois) presos da cadeia pública daquele município ocorrida na madruga de hoje (24). Foi acionada para atender a ocorrência a RP 2392, composta pelos soldados Sampaio, Alan e Mauricio. Os militares constataram que os detentos Antonio Alves de Oliveira Filho, 24 anos, solteiro, desocupado e Natural de Fortaleza/CE que responde ao artigo 213 (estupro) do C.P e Antonio Cícero Herlandio Lino, 25 anos , solteiro, desocupado e natural de Jucás/CE que responde ao 155, 157 do CPB, haviam cavado um buraco na parede da cela 05, por onde fugiram tomando rumo ignorado. Diligencias continuam sendo efetuadas a fim de recapturar os fugitivos.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Uma coisa é a propaganda, outra a realidade – postado por Armando Rafael


Saldo comercial de 2010 será o pior da era Lula
Fonte: Folha de S.Paulo
Marcando US$ 14,9 bilhões até novembro, o saldo comercial do país em 2010 será o pior da era Lula, informa a reportagem de Juliana Rocha publicada na edição desta sexta-feira da Folha de S.Paulo. Com os ventos favoráveis, a era Lula teve recordes de exportações (em 2008) e do saldo comercial (em 2006). Mas os impactos da crise financeira do segundo semestre de 2008 e a consequente desvalorização mundial do dólar mudaram o clima para os negócios externos.
No Brasil, os juros altos ajudaram a valorizar ainda mais o real. Aliado ao pujante consumo interno, as importações dispararam. De janeiro até a terceira semana deste mês, as compras somam US$ 176 bilhões. A sete dias do fim do ano, a equipe econômica ainda tem esperanças de um recorde nas exportações. O maior valor já atingido foram os US$ 198 bilhões de 2008. A expectativa era chegar a US$ 195 bilhões neste ano.

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31