xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/12/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 dezembro 2010

Ouvi de Lysâneas - Por Emerson Monteiro


Ao ler notícia publicada pelo jornal O Povo, nesta terça-feira (21/12/2010), a respeito da recusa do bispo cearense Dom Manuel Edmilson Cruz de uma comenda do Senado Federal, justificando a atitude como protesto pelo aumento dos subsídios dos parlamentares, votado pelo Congresso em dias da semana passada, lembrei de um texto que escrevi há duas ou três décadas e que agora apresento, a saber:

No ano de 1975, em Salvador, assisti inflamada palestra do então deputado federal Lysâneas Maciel, numa cruzada que empreendeu por vários estados para denunciar o clima de repressão que constrangia o povo brasileiro. Sabia-se mesmo sujeito à cassação de que seria vítima logo no ano seguinte, atingindo também outro corajoso parlamentar, o cearense Alencar Furtado. De verbo fluente, destemido, sensibilizou com profundidade todos os presentes no auditório superlotado, a interpretar de forma contundente o momento de transição que enfrentávamos sob o clima rígido da força totalitária no comando das instituições políticas nacionais. Dentre os recursos adotados na ocasião, bem aos moldes da melhor oratória evangélica, pastor que era, Lysâneas narrou episódio verificado com um pastor protestante, na Alemanha durante o regime nazista.

Zelava reverente pela sua comunidade religiosa, quando ocorreram as primeiras detenções do período negro que antecedeu a Segunda Guerra Mundial, a prenderem primeiro os líderes comunistas. Ele pensou consigo: - Não sou comunista, portanto nada tenho com isso. E omitiu-se de reagir em face da violência cruel encetada contra seres humanos. Os senhores da ditadura de Hitler seguiram na escalada dolorosa de terror, vindo deter também os socialistas, motivando no religioso idêntico comportamento de descompromisso. Por não ser socialista, indiferente permaneceu, aceitando as manobras policiais da Gestapo.

Depois, seriam levados os homossexuais, as prostitutas, os ciganos e outras minorias perseguidas. O raciocínio se repetia, de ficar quieto diante de tudo o que observava, sem, no mínimo, falar ou demonstrar qualquer atitude contrária, perante as pessoas de sua comunidade. Mais adiante, também prenderiam os judeus, os católicos, enquanto nada alterava das relações com as forças do poder, pois achava fora do enquadramento nos grupos perseguidos. Nem de longe avaliava possuir qualquer responsabilidade pelas vítimas das arbitrariedades.

Até que, dias depois, bateram na porta da sua igreja para levá-lo preso, e nessa hora ninguém havia que mobilizasse forças em seu auxílio e levantasse a voz pela sua liberdade, pelos seus direitos, sua cidadania democrática. Eis, assim, exemplo de ocasiões quando os nossos rostos vêm à mostra, por conta dessa atitude sincera e verdadeira de Dom Edmilson Cruz, oportuna e atualizada, de um valor inestimável, para que não nos acomodemos aos vícios da política desvirtuada, como não sendo conosco a crua responsabilidade que a todos compete todo tempo. Admiro, pois, a coerência de pessoas deste tipo.

Por: Emerson Monteiro

Publicidade da Prefeitura do Crato tá "Dormindo no Ponto..." - Por: Dihelson Mendonça


Desde ontem ( 20 ) pela manhã, circula um carro de som volante na cidade, espalhando a notícia da inauguração das Praças Centrais. E associaram logo o nome do Dep. Sineval Roque, que não tem absolutamente nada a ver com essa reforma das Praças Centrais, projeto da Prefeitura do Crato, gestado ainda no governo Lúcio Alcântara em 2005/2006, em que quem mais trabalhou foi o antigo secretário das cidades. O projeto é da prefeitura, realização do governo do Estado, com recursos do Banco Mundial.

Agora, diante do usurpador, porque o prefeito Samuel Araripe não colocou logo um outro carro de som volante para convidar a população em seu nome e em nome da equipe que trabalhou no projeto ? Vai deixar mesmo que a raposa tome conta do galinheiro ? A população está sendo enganada com essa propaganda tendenciosa aí do Deputado Roque. Muitas vezes as pessoas pecam por falta de estratégia e de ações rápidas. O melhor meio de combater uma mentira é espalhando farta e rapidamente a verdade.

Ponto positivo à Prefeitura do Crato pelo excelente projeto das Praças Centrais. E lembrem-se que está sendo realizado apenas 1/4 do projeto todo. E ponto negativo ao setor de publicidade do governo Samuel, que é lerdo nas ações. Daqui a pouco, vem o Deputado querer se apropriar também da reforma recente do relógio da Praça Cristo-Rei, porque o governo Samuel Araripe investe muito pouco em divulgar as muitas ações que tem feito na cidade. Está faltando estratégia de marketing, uma boa empresa para trabalhar o marketing, que nos dias de hoje é MUITO mais importante do que qualquer obra realizada. Nesse caso, é preciso fazer mais, e falar mais também! - Publicidade é Tudo!

Por: Dihelson Mendonça

Bispo cearense recusa homenagem do Senado em protesto contra aumento dos deputados e senadores – postado por Armando Rafael



Dom Manuel Edmilson da Cruz receberia comenda de Direitos Humanos


“Eduardo Bresciani Do G1, em Brasília

Dom Manuel da Cruz durante sessão especial no Senado Federal nesta terça-feira (21) (Foto: J. Freitas / Agência Senado)
O bispo-emérito de Limoeiro do Norte (CE), Dom Manuel Edmilson da Cruz, recusou nesta terça-feira (21) receber uma comenda do Senado Federal. Ele afirmou que sua atitude era para protestar contra o aumento salarial de 61,8% aprovado pelos parlamentares em causa própria. A homenagem recusada por ele é a Comenda dos Direitos Humanos Dom Helder Câmara.
A recusa do bispo foi feita em um discurso no plenário do próprio Senado. Ele criticou os parlamentares por aprovar o aumento deste montante para o próprio salário. “Quem assim procedeu não é parlamentar, é para lamentar”, disse.
O religioso afirmou que a comenda que lhe foi oferecida não honra a história de Dom Helder Câmara, que teve atuação destacada na luta pelos direitos humanos durante o regime militar.

“A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Helder Câmara. Não representa. Desfigura-a, porém. Sem ressentimentos e agindo por amor e por respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la. Ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão, à cidadã contribuinte para o bem de todos, com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho”, afirmou o bispo.
Ele destacou que o aumento dado aos parlamentares deveria ter como base o reajuste que será concedido ao salário mínimo, de cerca de 6%. “O aumento a ser ajustado deveria guardar sempre a mesma proporção que o aumento do salário mínimo e da aposentadoria. Isso não acontece. O que acontece, repito, é um atentado contra os direitos humanos do nosso povo”.

O senador José Nery (PSOL-PA) disse compreender a atitude do bispo. “Entendemos o gesto, o grito, a exigência de Dom Edmilson da Cruz”. Nery, que foi um dos três senadores a se manifestar na votação de forma contrária ao aumento, deu prosseguimento a sessão após a atitude do religioso.

Dom Manuel Edmilson da Cruz foi indicado para receber a comenda pelo senador Inácio Arruda (PC do B-CE). Além dele, foram indicados para a homenagem Dom Pedro Casaldáliga, Marcelo Freixo, Wagner de La Torre e Antônio Roberto Cardoso. Apenas este último também estava presente e discursou.

SAAEC: ÁGUA DE QUALIDADE PARA TODOS - Por Wilson Bernardo


AS RAZÕES DE QUEM TRABALHA...A SAAEC vem desenvolvendo e revolucionando o abastecimento de água da Cidade do Crato. Uma obra dessa magnitude, poucos países que pleiteiam o status de primeiro mundo um dia desenvolverá. A cidade do Crato está muito além do futuro, pois para os padrões das organizações de saúde da ONU, a água é prioridade básica para o resgate da cidadania através de uma qualidade de vida, baseado nos recursos hídricos. O Crato se destaca com uma obra em que a população pouco tem noção dos benefícios que ela trará por mais cem anos. A SAAEC e o poder publico municipal, desenvolve umas das obras mais significativas. Queremos ou não uma água de qualidade?

VEJA DENTRO DOS ANTIGOS CANOS, ARTÉRIAS COMPROMETIDAS

CANOS DE MAIS DE CINQUENTA ANOS, E AGORA MODERNIZANDO PARA UMA MELHOR SAÚDE ,VOCÊ AINDA QUER PAGAR PELA QUALIDADE DA ÁGUA QUE AÍ PASSAVA.


É COMO SE SUAS VEIAS CARDÍACAS TIVESSEM ENTUPIDAS DE NOSGAS

CANOS DE PVC, SUBSTITUINDO UM MAL DE MAIS DE 50 ANOS


AS MUDANÇAS SERÃO NECESSÁRIAS, E VOCÊ TAMBÉM PODE MUDAR. A SAAEC ESTÁ DE BRAÇOS ABERTOS PARA TODOS.
CANOS DESGASTADOS PELO TEMPO

FERRUGEM E LODO PREJUDICANDO O FUTURO SAUDÁVEL DE NOSSAS CRIANÇAS E VELHOS

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

DEDICADO A EDILMA - POR CLAUDE BLOC


Farinhada
- Claude Bloc -

***

O dia tinha amanhecido muito claro e limpo... No riacho do baixio a água tinha baixado permitindo a passagem da gente e, mais adiante, sob o telhado da casa de farinha, já se podia ver uma montanha de mandioca sendo "raspada", para tirar a casca. Dessa vez, nada de junta de bois. Foram escolhidos alguns homens “fortes” para girar a roda da moenda munida de manivela e dessa forma acionar a bola revestida com lâminas afiadas destinadas a ralar a mandioca. Estava prevista a troca dessa engenhoca manual por um motor que teria a mesma função, mas que certamente agilizaria e facilitaria e execução dessa tarefa que era a mais árdua.

Nesse dia, sentei-me junto às mulheres e às crianças sobre uma lona recoberta com as raízes das mandiocas e me pus a trabalhar. Era um serviço interminável, mas aos poucos, os montes de raízes já raspadas e branquinhas afloravam e se transformavam em montanhas. Depois de raspadas as mandiocas, pouco a pouco, iam sendo carregadas e dizimadas pelo cevador - instalado e montado numa banqueta - que era chamado de “caititu”. Essa era a peça, que servia para ralar a mandioca, e que era movida por um veio (manivela) puxado a mão (como citei acima).

A casa de farinha era grande, coberta com telhas comuns.  Em cada espaço, atividades diferentes iam completando, o ciclo da farinhada. Abaixo da banqueta do cevador, montes de raspas de mandioca iam sendo coletadas e depois carregadas para a prensa onde a massa era enxugada deixando, assim, escorrer o amido ainda líquido. A seguir, esse líquido grosso e esbranquiçado era levado para recipientes próprios e dava-se início a um novo processo que era a extração da goma (amido). Essa tarefa cabia às mulheres. O cuidado era grande, pois a massa era preparada e tratada para haver  a sedimentação do amido e, consequentemente, a retirada da manipueira que, segundo consta, é uma substância tóxica (um veneno) que não deve ser ingerida.

Um dia “Redondo”  que era um dos torradores de farinha caiu teso no pé do forno. Foi um corre-corre danado. Naninha sua mãe começou a chorar.

- Ai, meu “fii” deu uma agonia. Foi bem tu, Cãida,  que num tirou o diacho da manipueira direito. Ai meu “padim Ciço” acudis meu “fii “. Valei-me meu Coração de Maria.

O desmaiado começou a tossir com um bafo de cachaça que espantou a freguesia. E a mãe aliviada agradeceu a Padim Ciço e voltou ao trabalho.

Em outro espaço, a parte da massa composta de raspas de mandioca prensada e enxugada era levada a um forno enorme aquecido por lenha em brasa, onde os forneiros especialistas (dentre eles, Redondo)torravam esse produto espalhando-o com uma espécie de rodo de madeira até chegarem ao ponto certo de torrefação.
.
Também no forno eram feitos os deliciosos beijus muitas vezes complementados pela adição de coco ralado ou amendoim moído. Mãe “Cãida” e Naninha eram as responsáveis pelo preparo dessas delícias enquanto a moenda girava e a mandioca se transformava em farinha.
.
Pois é, assim decorria o dia e chegava a noite. Na última noite da farinhada a  "coisa" era outra. Apareciam os sanfoneiros, os violeiros, os dançadores de cocos, de baião, os tocadores de “pife” e seu Antõi Coelho dançando “a dança das facas”...

Aí começava a festa. De quando em quando, um golinho de cachaça, um café com beiju e, assim, a noite passava.

Claude Bloc



Campeões brasileiros de futebol - Por José de Arimatéa dos Santos

A imprensa esportiva neste final de ano anunciou a intenção da CBF(Confederação Brasileira de Futebol) em unificar os títulos da Taça Brasil, Taça de Prata, Torneio Roberto Gomes Pedrosa e do atual Campeonato Brasileiro. Dessa maneira instalou-se o debate e a controvérsia quanto aos vários interesses envolvidos no futebol atualmente. É fato que dessa maneira os maiores vencedores passam a ser o Santos e o Palmeiras desbancando o São Paulo Futebol Clube que tem seis títulos brasileiros. O debate é interessante pois envolve a paixão clubística tão peculiar e importante em cada brasileiro. Quem ganhou o campeonato brasileiro apartir de 1971 questiona essa unificação e o Flamengo do Rio de Janeiro pela CBF só tem cinco títulos. O Bahia passa a ser o primeiro campeão brasileiro. Outra dúvida é quem fica com a taça das bolinhas. São Paulo ou Flamengo? Considerar dois campeões Sport e Flamengo seria uma solução para o campeonato de 1987. Nesse caso o time da Gávea passa a ter direito na famosa e polêmica taça das bolinhas. Que reza a regra que tem direito a mesma quem ganhasse os cinco primeiros brasileiros da "era moderna". Quanto a unificação dos campeonatos de 1959 até 2010 beneficia o Santos e o Palmeiras que passam a ser os maiores vencedores da competição. Acredito que é justo unificar e valorizar os atletas das décadas de 50 e 60 que brilharam nos gramados brasileiros. Com a unificação dos títulos brasileiros Pelé, Garrincha e vários outros grandes jogadores aparecerão nas estatísticas quanto ao número de títulos, artilharia e participação dos jogos disputados. Podemos destacar também que o Fortaleza Esporte Clube passa a figurar como vice campeão brasileiro em duas oportunidades: 1960 e 1968 e com o jogador do Fortaleza Bececê artilheiro da edição de 1960 em que o Palmeiras foi o campeão. Em 1968 o campeão foi o Botafogo. A repercussão dessa unificação é geral e a controvérsia está instalada quando observo que há contestação e aprovação. Acredito que a unificação dos títulos brasileiros engrandece mais ainda o futebol brasileiro no contexto futebolístico mundial. Com a unificação dos títulos brasileiros o ranking com o número de títulos passa a ser o seguinte: Santos(8), Palmeiras(8), São Paulo(6), Flamengo(5), Corinthians(4), Vasco(4), Fluminense(3), Internacional(3), Bahia(2), Botafogo(2), Cruzeiro(2), Grêmio(2), Atlético Mineiro(2), Atlético Paranaense(1), Coritiba(1), Guarani(1), Sport(1).

Governo do Estado reúne prefeitos do Cariri para discutir Aterro Sanitário


Secretaria das Cidades apresenta projeto de aterro sanitário regional e consorciado. A Secretaria das Cidades realiza, nesta quarta-feira (22), às 9h, no Hotel Verdes Vales, em Juazeiro do Norte, reunião com prefeitos da Região Metropolitana do Cariri sobre o aterro sanitário regional e consorciado do Cariri Central. O evento contará com a presença do secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo.

Na ocasião, a empresa contratada para elaboração do projeto executivo do aterro apresentará a solução para a destinação final dos resíduos urbanos nos municípios que compõem o consórcio, bem como custos de investimento, operação e gestão para as soluções isoladas. Os administradores também conhecerão mais sobre a exigência da Lei de Resíduos Sólidos e a priorização para as soluções consorciadas. O aterro consorciado do Cariri atenderá aos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Caririaçu, Jardim, Farias Brito, Santana do Caririm Nova Olinda e Altaneira, o que corresponde a uma população de 560.325 moradores.

Serviço:
Reunião sobre Aterro Sanitário Regional e Consorciado da Região Metropolitana do Cariri
Dia: 22/12 (quarta-feira)
Horário: 9h
Local: Hotel Verdes Vales (Av. Plácido Aderaldo Castelo - Lagoa Seca)

Crato - Ceará forma 140 novos especialistas em enfermagem obstétrica


O Ceará encerra o ano de 2010 com o reforço de 140 novos especialistas em enfermagem obstétrica que darão maior qualidade ao parto e à assistência ao nascimento humanizado. Nesta terça-feira, 21 de dezembro, a Secretaria da Saúde do Estado realiza no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, Meireles, a partir das 16 horas, a solenidade de encerramento do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica e Neonatal, promovido em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e apoio do Ministério da Saúde.

Os 140 novos enfermeiros que iniciaram o curso em agosto de 2009 são todos de maternidades da rede pública de saúde dos municípios de Caucaia, Maracanaú, Canindé, Itapipoca, Acaraú, Quixadá, Aracati, Russas, Limoeiro do Norte, Camocim, Sobral, Tauá, Tianguá, Icó, Brejo Santo, Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte e de áreas indígenas dos municípios de Itarema, Acaraú, Pacatuba e Caucaia. Com a especialização, estão mais preparados para cuidar do pré-natal de baixo risco, do parto e pós-parto. E ainda atualizados e capacitados em urgências e emergências obstétricas e ao recém-nascido na sala de parto.

O coordenador do curso, o médico Garcia Neto, afirma que a especialização resolve a carência de enfermeiros obstetras nas salas de parto das maternidades. O resultado disso, observa ele, é qualidade da assistência às mães e bebês e consequentemente redução do número de óbitos maternos e infantis. No Ceará, a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) caiu de 17,9 por mil nascidos vivos em 2006 para 16,2 em 2007 e 15,8 em 2008. Causas obstétricas evitáveis são as principais responsáveis pelas mortes maternas. Quando diagnosticadas precocemente, a hipertensão, hemorragia e infecção não resultam em óbito materno.

Assessoria de Imprensa da Sesa
Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


( O Conteúdo dessa matéria exige discrição )


BARBALHA – CEARÁ:

Homem é preso armado no interior de hospital

Ontem por volta das 13h30, em Barbalha a PM prendeu por porte ilegal de arma de fogo Cícero Elidionisio da Silva, 32 anos, residente na Rua Saraiva da Cruz, bairro Nossa Senhora de Fátima. O mesmo foi flagrado no interior do Hospital Santo Antonio, armado com um revólver 38 marca Taurus, capacidade para 06 (seis) cartuchos, contendo 06 (seis) cartuchos intactos, na ocasião ele estava cuidando de seu irmão que estava internado. Cícero foi conduzido a DP local, onde foi autuado por porte ilegal de arma de fogo.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Polícia registra acidente na rodovia Juazeiro – Crato.

Polícia Rodoviária Estadual – p.r.e registrou por volta das 16h30min, desta segunda-feira (20), um acidente de transito, tipo colisão, no quilometro 12 da rodovia CE 292 – a Avenida Padre Cícero que liga os municípios de Juazeiro do Norte e Crato-CE. Os veículos, Fiat Siena guiado por José Armado da Silva Pereira e o Ford F 1000 dirigido por Robério de Lima Oliveira seguia no sentido Crato – Juazeiro, quando o fato aconteceu. Segundo a PRE foram registrados apenas danos materiais.

ICÓ – CEARÁ:

Agricultor de 24 anos morto a faca na noite de ontem

Ontem (20), por volta das 22h20min, no bairro Posto Novo, em Icó, o agricultor Evandro Braga De Sousa, 24 anos, residente na Rua C, 285, Posto Novo, foi assassinado a faca. O crime ocorreu durante uma bebedeira seguida discussão banal. A polícia foi acionada e minutos depois conseguiu prender o acusado. Trata-se do desocupado, Adail Jose Da Silva, 20 anos, casado, residente próximo a casa da vítima. Evandro foi atingido com uma perfuração no peito esquerdo. Ele morreu no local. Acusado foi preso na estrada que liga a cidade de Icó ao distrito de Icozinho, sendo conduzido a Delegacia Regional de Icó, para os procedimentos legais.

IPUBI-PERNAMBUCO:

Posto de combustível é assaltado na noite de ontem

O assalto aconteceu por volta das 20h10min de ontem (20/12/10) quando dois elementos armados em uma motocicleta Honda Twiste de cor vermelha, placa da cidade de Timbaúba - PE chegaram ao estabelecimento comercial, Posto Ouro Branco localizado às margens da PE-630 e deram voz de assalto. Segundo o frentista do posto os dois assaltantes estavam armados de revólver e ordenaram que o mesmo entregasse o dinheiro e se deitasse no chão. Em seguida os assaltantes fugiram pela Rodovia PE-630 no sentido Trindade – PE, levando do estabelecimento a quantia de R$ 450,00 (quatrocentos e cinqüenta reais). O proprietário do posto Enio Juelton Pereira Leandro, comerciante, 42 anos, ainda tentou seguir os assaltantes em seu veículo até certo ponto, mas retornou quando os elementos pegaram uma estrada vicinal com destino a Ouricuri – PE. O fato foi registrado pelo 2º Pelotão da PM. (BO nº 0283/10)

OURICURI- PERNAMBUCO:

Menor de 15 anos é detido por prática de furto a veículo

O fato ocorreu por volta das 14h00min de ontem (20/12/10) na Rua Francisco Granja Falcão no centro de Ouricuri – PE. Onde segundo a polícia o menor infrator das iniciais PSLF, 15 anos, residente no Bairro Nossa Senhora de Fátima em Ouricuri – PE na companhia de dois compassas, um conhecido pela acunha de Lourão e o outro não identificado furtaram do interior do veículo, Caminhão M. Benz, modelo 1620, que se encontrava estacionado no local os seguintes materiais, 02 (duas) frentes de som marca paiony, 01 (um) controle remoto, 01 (um) jogo de ferramentas com 23 peças, 01 (uma) caixa de som e 01 (um) aparelho celular. O menor infrator foi detido por um PM que se encontrava de folga e os outros dois conseguiram fugir. (BO nº 0917/10).

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

O cosmonauta da Rajalegre - Por A. Morais



Há poucos dias, um paraquedista europeu decolou de uma base no Rio Grande do Norte se areou e perdeu o rumo de casa. Sobrevoou o mundo a fora sem saber a direção. Chico Brito, nosso conterrâneo e fazendeiro de Várzea-Alegre tangia as suas vacas para o curral e viu aquela munganga no espaço. Inicialmente pensou tratar-se de um pássaro gigante, depois de um helicóptero e por fim pensou ser uma coisa do outro mundo. Correu pra se proteger em casa. O objeto desconhecido foi baixando até cair numa moita de jurema há poucos metros da casa.

Chico se encorajou, apanhou uma foice e partiu para o local. Chegando lá viu um cabrão de 2 metros de altura, louro, só de sunga, fungando umas palavras incompreensíveis num linguajar sem dialogo. Chico não sabia o que o caboclo falava e ele muito menos o que Chico dizia. O cabra arengava de lá e Chico sem desfitar os olhos mostrava a foice, como quem diz: vem lourão preu te arrombar com uma foiçada no peduvido. .

Quando o europeu terminou de enrolar os panos, Chico resolveu ir pra casa, no que foi seguido. Chegando em casa Chico Brito já deverasmente desassombrado, arreou um burro e o europeu foi pra cidade dar entrevista ao Cláudio Sousa na radio local. Por pouco não se deu uma tragédia.

Por: Antonio Morais - Via Blog do Sanharol

TIRA-TEIMA: O Crato está no Google Maps ? Está sim...


Um amigo do Blog do Crato nos deixou um recado na secretária eletrônica ontem, dia 20 de dezembro, afirmando que a nossa querida cidade não teria sido encontrada no Google Maps. Achei muito estranho isso e fui lá verificar. Para nossa felicidade, o Crato está sim noGoogle Maps, pelo menos na versão da internet. Essa imagem abaixo eu capturei do próprio Google Maps:


http://4.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/TRC5yQmcPbI/AAAAAAAAUVs/OiVN2x2xmvI/s1600/Google%2Bmaps%2B-%2BCrato.jpg


CRATO - Programa AABB Comunidade encerra atividades 2010 com muito brilho - Por: Albino Freire


Aconteceu nesta última segunda feira 20/12 nas dependências do belo Teatro Salviano Arraes, o Evento de Encerramento 2010 do Programa Integração AABB Comunidade... A solenidade de encerramento reuniu na noite de ontem cerca de 240 crianças acompanhados pelos pais e responsáveis todos inseridos no Programa AABB Comunidade e oriundos de escolas públicas do nosso município. A Programação foi diversificada, tivemos acolhida com alunos caracterizados e utilizando pernas de pau, foi exposto os trabalhos artísticos confecionados pelos alunos do Programa durante o ano de 2010 além de muitas fotos registrando todas as atividades. Foi repassado para o público slydes com os momentos de integração, de produção e de visitas acopladas com todas as ações realizadas pelos educadores e alunos participantes deste valioso programa.

O evento teve a presença de autoridades que incentivam e apoiam com bastante firmeza a realização deste programa, dentre eles o Presidente da AABB Crato o Sr. Renato Leite, o Gerente do Banco do Brasil o Sr. Frans Milhomen e a Secretaria de Cultura Esporte e Juventude Danielle Esmeraldo, representando o Prefeito Samuel Araripe. Todos prestigiaram e se alegraram com todas as ações. Os professores foram apresentados no palco a todos os pais e receberam valiosos aplausos pelo brilhante serviço que os mesmos repassam. Vale frisar a exemplar homenagem feita pela Coordenadora Aline Rodrigues ao aluno Felipe que vivenciou a prática do programa desde os oitos anos, e hoje com 17 anos finaliza sua participação. O mesmo recebeu um brinde simbólico ofertado pelo grupo gestor e colaboradores pela sua brilhante participação.

No final do encerramento, foi a hora do momento mágico, a tão esperada peça O Sr. Lixônio e o Mistério da Cascata, que teve a participação no elenco de vários alunos do Programa Integração AABB Comunidade, a sonoplastia teve também a contribuição satisfatória dos alunos da música, acompanhados pelo Maetro Felipe. Como estamos em clima natalino, não passamos em branco e os alunos registram diversas músicas natalinas para os apreciadores que na saída desfrutaram de um lanche coletivo. Este evento fez muitas famílias se emocionarem e concretizou satisfatoriamente a confiança dos pais em toda equipe facilitadora deste programa.

Queremos aqui, resgistrar o valioso agradecimento ao Banco do Brasil, a Fenabb, Secretaria de Cultura Esporte e Juventude e principalmente ao Governo Municipal do Crato na pessoa do excelentíssimo Prefeito Municipal do Crato Sr. Samuel Araripe que sempre fornece feedback e apoio solidário ao Integração AABB Comunidade do Crato. Não poderíamos deixar de parabenizar todo o quadro de colaboradores que diariamente dão suas parcelas de contribuição, e aos educadores que em todas as atividades fornecem subsídios positivos no aprimoramento e no repasse do conhecimento para estas crianças que serão eficazmente futuros seres pensantes de nossa região para o mundo a fora. Finalizo minha fala, desejando a todos um Natal de Prosperidade, mais humano e um 2011 de muitas conquistas e que possamos ter um AABB Comunidade digno, inovador e merecedor de aplausos sempre. Felicidade a todos que fazem este brilhante programa.

Albino Freire
Professor de Natação
AABB Comunidade Crato

LÁGRIMA - Por: Cacá Araújo

Foto de Stálin Araújo

Por que não chega
A raiva, o ódio e a rebeldia
Deste amor profano?
E eu beberei até o sol sair
Me tostar as faces

Por que não chega
A fome e a falsa coragem
de gritar, subir, pular
Cair d'um edifício?
E acabarei co'a dor
Morrendo em teu louvor

Por que tu não não vens de noiva?
Pra me afogar na cama
Pra me acender o corpo
E amar, correr, suar
Melar, gemer, urrar
E só sair de dentro
Quando o amor se destruir
Se o amor se destruir
Fugir, morrer, saltar
Pela janela

Por que não chega
A decisão, o sim, o não
A flor, a faca?
Pra me mostrar o brilho, se for
Ou a escuridão


Cacá Araújo

Crato-Cariri-Ceará-Brasil

Conheça Marianildo, o pessimista de carteirinha !


NE - Dedicado a todos os que torcem pelo "quanto pior, melhor"

marianildo2

Acima: O nosso querido Marianildo, numa de suas tiradas mais clássicas

E trazemos um novo personagem que vai abrilhantar algumas postagens do Blog do Crato: Marianildo, o pessimista de carteirinha. Registrado na OPB ( Ordem dos pessimistas do Brasil ), sob o número 1313-13. Tudo dá errado para Marianildo. Sempre acha que o Crato vai para trás. Tudo pra ele é duvidoso. Ao ver o asfalto já sendo colocado, teria afirmado: Isso não é asfalto, é pó de carvão misturado com óleo. Asfalto não vem para o Crato". Marianildo sofre de recorrentes e graves distúrbios emocionais. Tem a chamada PMD, Psicose maníaco-Depressiva, ou Transtorno Bipolar. Além disso, tem certas obsessões, do tipo: "Juazeiro está engolindo o Crato", "Tudo de bom vai para Juazeiro. Só o lixo vem para o Crato..."

Acontece que o pobre homem teve uma infância difícil. Sujeito pacato, muito tímido, não conseguia arrumar namorada fácil, e isso foi recaindo sobre a personalidade do pobre Marianildo. Como se não bastasse, teve que ir para a cidade grande, e se ausentar da sua amada terra, para só saber das notícias através de outros amigos seus, mais pessimistas ainda.

Hoje, está aposentado, mas gosta muito de escrever. Destila todo o seu pessimismo nos seus vastos escritos. Marianildo só tem uma Religião na vida, que lhe garante a eternidade: O LULISMO, uma certa doutrina moderna, comandada pelo profeta LULI-BABA e seus 40 Apóstolos, que vivem na cidade de Brasilunca, onde o seu assessor Dirceu Borba Gato montou um esquema paralelo ao chefe. Marianildo acredita firmemente nas doutrinas pregadas, faladas e televisadas do grande LULI-BABA, e baba tudo mesmo! Por seu aspecto sempre tristonho, Marianildo vive camuflado no ambiente, sendo confundido com os objetos da casa e até com a tartaruguinha do quintal. Mas o traço mais marcante do nosso querido personagem, é quando ele entra em paranóia: "Estão perseguindo Crato", "Salvem a cidade!" - "Os Romeiros estão invadindo a cidade", "Quem tem juazeiro por perto não dorme, fique atento" e outras coisas piores, quando acorda gritando no meio da noite o pobre Marianildo. Esta série contará as incríveis aventuras e desventuras deste maluco, um personagem singular da estória e história do Crato.

Qualquer semelhança com algum pessimista da cidade, é mera coincidência.

Texto publicado no Blog do Crato em 13 de Novembro de 2009

Museu Villa-Lobos - Por Alessandra Bandeira







Impossível não entrar nesse casarão e não lembrar de Dihelson Mendonça, ao ver os dois pianos, me veio logo a mente meu querido amigo sentado tocando divinamente para nós.Eu recomendo quem vier ao Rio de Janeiro ir conhecer esse Museu que é simplesmente uma viagem musical por esse Brasil sonoro.

Fotos Alessandra Bandeira
Por Alessandra Bandeira

A triste realidade -- por Geová Sobreira (*)

"Existe algo de podre no reino da Dinamarca". O que existe em Juazeiro?

Nos últimos anos, com o desenvolvimento das tecnologias digitais e das comunicações de massa, em tempo real, o mundo dos negócios e da política têm recorrido às técnicas de marketing para a conquista de novos mercados ou para consolidar e ampliar suas áreas de influência e de poder. Como instrumento de persuasão a mídia utiliza-se, em larga escala, atrair a presença de celebridades do mundo artístico, dos grandes negócios ou da política em seus eventos publicitários para divulgar o seu prestígio.
O Presidente da República é a maior celebridade nacional, visitando Juazeiro, e se desperdiça essa magna oportunidade de marketing político da Terra do Padre Cícero.Analisando sob esse ângulo, constatamos o grande desgaste sofrido pela cidade de Juazeiro, na visita feita pelo Presidente da República à região do Cariri, no inicio da semana passada, exatamente no dia 13 deste mês. È fim do mandato do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, que ostenta impressionante índice de popularidade e de aprovação do seu Governo.
Os grandes órgãos da imprensa nacional e estrangeira acompanham as suas viagens, divulgando para o mundo inteiro os roteiros, os locais visitados e as palavras do Presidente. E essa viagem era anunciada com grande expectativa porque a Terra do Padre Cícero é fulcro de influência, pois é a Metrópole dos sertões nordestinos, além de a região ter dar dado um dos maiores índices de votação na candidata eleita, Dilma Rousseff, sob a influência do prestígio do Presidente Lula.
A visita a Juazeiro era uma das últimas cerimônias públicas do Presidente Lula no exercício de seu mandato com vasta programação anunciada, inclusive com a solene inauguração do Hospital Regional do Cariri, a mais importante obra pública governamental na região.
De repente e sem qualquer explicação essa visita foi esvaziada por completo. Os meios de comunicação, quer regional quer nacional, silenciaram quase por completo a visita do Presidente a Juazeiro. Sem explicação ou justificativa plausível não se deu a inauguração esperada do Hospital Regional do Cariri, frustrando esperanças da população.
A Nação Romeira poderia estar presente no aeroporto de Juazeiro para recepcionar o Presidente mostrando sua vitalidade e a sua potencialidade com centro econômico dinâmico, fruto do trabalho árduo de um povo que acredita no futuro.Houve, portanto, uma grande frustração de toda a população de Juazeiro. Juazeiro perdeu a oportunidade de ser mostrado mais uma vez para o País e para o exterior não apenas como o maior centro de romaria popular, mas, também, como pólo industrial e comercial, dínamo do seu progresso.
Por que isso aconteceu? É a pergunta que não quer calar na mente de todos os cidadãos de Juazeiro. Quais foram os fatos levados em consideração pelos assessores da Presidência da República para esvaziar a publicidade da visita do Presidente da República a Juazeiro? É preciso que a sociedade de Juazeiro tenha conhecimento dos reais motivos desse esvaziamento político da visita presidencial! Será que a equipe de assessoria presidencial, constatando o alto índice de rejeição das autoridades públicas de Juazeiro, aconselhou ao Presidente Lula a não ter ao seu lado o Prefeito de Juazeiro, Manoel Santana, em palanque, receosos de que prováveis vaias e apupos viessem a atingir o Presidente Lula?
Seria o medo dos assessores presidenciais que a rejeição do prefeito nem ao menos respeitassem a presença do Presidente Lula? Refletindo sobre esse negro episódio, que ficará registrado em nossa história, pode-se pensar o que é que se passa em Juazeiro, como o personagem Horácio, na peça Hamlet, de William Shakespeare, na cena IV, "in fine", do primeiro ato, "existe algo de podre no reino da Dinamarca". O que existe em Juazeiro?.

(*) Geová Sobreira, é Mestre em Ciências Econômicas, mestre em Direito Econômico, bacharel em Língua e Literatura Portuguesa, economista, filósofo, escritor, ensaísta, conferencista. Coordenador Geral de investimentos da Secretaria de Planejamento da Presidência da República(1977-1979). 1985). Diretor Geral do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE(1991-1992). Escritor com vários trabalhos publicados, destacando-se: "Década de 20 e as Revoluções Brasileiras" e"O Papel do Estado Moderno".

Crato é premiado pelo quarto ano consecutivo com o Certificado "SELO VERDE" - Oposição discorda


NE
- O Crato está mesmo cheio de Marianildos. Não conhece o Marianildo ainda ? Marianildo é o cara mais pessimista que existe no Crato. O Marianildo é tão pessimista que está sempre perturbado com alguma coisa. Quando sai, a chuva só cai na cabeça dele. Parece com o sujeitinho do desenho animado "Oh céus, Oh vida..." - Quando estavam asfaltando o Crato, Marianildo chegou, olhou e olhou, depois sacou a sua frase típica: "sei não...sei não...isso num vai dar certo...". Estava eu ontem lá pela Praça Siqueira Campos, quando chegou um desses Marianildos por perto e eu comecei a falar que pelo quarto ano consecutivo, o Crato havia ganho a premiação "Município Selo Verde". O nome do sujeito eu não vou falar, olhou, olhou, coçou a cabeça, olhou pros lados e soltou o verbo: "Acho que o Crato trapaceou nisso aí. O Crato num é verde não...". Eu respondi "É não, Marianildo, é Vermelho !!". Daí fechei o livro de fotografias e saí de perto para não pegar uma urucubaca. Meu amigo, é azar pra 7 anos...

Crato ganha pelo quarto ano consecutivo o Certificado Selo Verde

O Comitê Gestor do Programa Selo Município Verde, coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM), após mais de três horas de reunião, divulgou a pontuação dos 33 municípios que chegaram à avaliação da última etapa do programa para serem certificados com o Selo Município Verde. Das 33 cidades finalistas, somente 12 foram certificadas com o categoria Selo "B" e o restante com categoria "C". Até hoje nenhuma cidade, desde quando a premiação foi instituída, conseguiu obter o Selo categoria A. Esta é a 7ª edição do programa.

Este ano, dos 137 municípios inscritos, 33 chegaram ao último nível de avaliação, quando os técnicos fazem visita "in loco", já que tais cidades obtiveram índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA) suficiente para ensejar avaliação no local. Entre os 11 municípios que receberam a certificação está o Crato que recebe esse titulo pela quarta vez consecutiva. Um grande orgulho para o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano, Nivaldo Soares e sua equipe. A relação das demais cidades certificadas com o Selo Verde está no site www.conpam.ce.gov.br - A solenidade de entrega dos certificados ocorrerá amanhã, Quarta-feira, dia 22 às 18 horas e 30 minutos, no Seara Hotel, em Fortaleza, com a presença de dirigentes dos órgãos que integram o Comitê Gestor e da Presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Dra. Tereza Farias.

Fonte da Notícia: ASCOM - PMC

INFRAESTRUTURA PRECÁRIA - Protesto interrompe tráfego na BR-116 - Reportagem: Antonio Vicelmo


PAC ou baque? – postado por Armando Rafael

Por quase duas horas, o trecho na BR-116 ficou parado para veículos. Parlamentares cearenses cobram solução

A omissão do Governo Federal em relação a rodovias no Estado causa revolta e provoca protesto no Cariri
Texto e Foto: Antônio Vicelmo

Brejo Santo. A BR-116, no trecho entre este Município e Milagres, foi interditada ontem durante uma manifestação contra a paralisação das obras em três locais da rodovia: uma ponte nas proximidades da cidade de Milagres, outra ponte, a 10km de Brejo Santo e um desvio no Sítio Barreiro Preto, que se transformou em um verdadeiro lamaçal e atoleiro.

Os manifestantes interromperam a rodovia colocando três carretas ao lado do desvio. Em menos de meia hora já se formava uma fila veículos, a maioria caminhões, de mais de três quilômetros. Antes a BR-116 foi parcialmente interrompida por uma carreta carregada de veículos, procedente de Fortaleza, que enganchou numa barreira, ao tentar se desviar de um lamaçal. O caminhão-cegonha foi arrastado por dois tratores.

Sem providências

Durante a manifestação, as lideranças ocuparam um sistema de som para protestar contra a falta de providências das autoridades. O deputado Wellington Landim, líder do bloco parlamentar PSB-PT-PMDB na Assembleia Legislativa, colocou a culpa no Ministério dos Transportes e no Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) que, apesar dos apelos da Assembleia Legislativa, não mandaram nenhum representante para inspecionar as obras nos trechos.

O parlamentar explicou que a Construtora Delta, que estava construindo as pontes e pavimentando parte da rodovia, deixou o canteiro de obras no mês de setembro por falta de pagamento. "Já houve vários acidentes e, com as últimas chuvas, está quase impossível trafegar pela BR-116 no trecho entre Milagres e Brejo Santo. Agora, existe o risco de assalto", advertiu o parlamentar.

Aquele trecho é a porta de entrada do Ceará. Os motoristas, ao reclamarem da falta de conservação da estrada, dizem que a parte cearense é a mais danificada. Por ali passam, diariamente, dezenas de estudantes universitários e comerciantes em direção a Juazeiro e Crato. Landim advertiu que a decisão deixou vários trechos sem qualquer sinalização, o que põe em risco a vida de motoristas e pedestres, principalmente durante a noite.

"É uma pena que as autoridades não se sensibilizem com esta manifestação", afirmou o publicitário José Newton Mendes da Silva, integrante da Loja Maçônica de Brejo Santo. Ele acrescentou que os mais prejudicados são os motoristas dos transportes alternativos, como vans e topiques, que fazem a ligação com as cidades do Cariri.

Revolta

Entre os motoristas, a revolta era geral. Alguns nem sabiam o motivo da manifestação. O motorista Osmair José Pianeze, que vinha de São Paulo para Fortaleza com a família, reclamou da falta de informações. "A Polícia Rodoviária poderia ter avisado pra gente não ficar aqui no meio tempo", reclamou. Levando a mãe com a perna quebrada dentro do carro, o motorista Cícero Antônio ameaçou processar os promotores da manifestação, argumentando que a senhora precisava de atendimento hospitalar. O condutor de uma topique que faz a linha Juazeiro/Milagres/Brejo Santo queria passar de qualquer maneira, justificando que estava conduzindo crianças e uma mulher grávida.

Mesmo diante dos apelos, os manifestantes não permitiram a passagem de veículos. Até as motos foram barradas. A rodovia só foi desobstruída às 11 horas, depois de quase duas horas de protestos e transtornos.

Pluviometria

No fim de semana não choveu na região de Brejo Santo. Mesmo assim, na noite de sábado, dois veículos atolaram no desvio, interrompendo o trânsito, o que gerou uma fila de veículos de cerca de cinco quilômetros. Para hoje, de acordo com informações de meteorologista Vinicius Oliveira, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), estão previstas chuvas isoladas no Centro-Sul, com possibilidade de serem estendidas até a região do Cariri.

Os motoristas advertem que, se chover, o desvio ficará intrafegável. O problema se agrava durante a noite, porque não existe nenhuma sinalização. O trânsito fica por conta dos motoristas. A professora universitária Cloude Boris, que viajou no fim de semana, de Fortaleza para o Crato, se arrependeu de ter viajado pela BR-116. "Faz medo passar naquele mar de lama".

Antônio Vicelmo
Repórter do Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Enquete
Polêmica

"Não apareceu nenhum represente do Ministério dos Transportes para nos dar satisfação em relação ao problema"
Wellington Landim
Deputado Estadual

"Eu não sei o que está acontecendo. A Polícia Rodoviária podia ter nos informado sobre a manifestação neste trecho"
Ormar Pianeze
Motorista

"Se acontecer alguma coisa com a minha mãe, vou processar os promotores dessa manifestação que atrasa o trânsito"
Cícero Antônio
Motorista

CRATO - Notícias do Dia 21 de Dezembro de 2010



Reforma das principais praças de Crato deve ser iniciada em fevereiro

Até o mês de fevereiro deverá ser iniciado em Crato o projeto de reforma das principais praças da cidade. O secretário de Infraestrutura, José Muniz, afirma que a fase de licitação já está sendo finalizada, para a posterior escolha da empresa que irá assumir os serviços. As praças a serem reformadas são a Alexandre Arraes – Bicentenária, São Vicente, Siqueira Campos e Praça da Sé. Ele contabiliza cerca de 30 dias para licitação e mais 30 dias para análise das propostas das empresas concorrentes. A reforma das praças e urbanização terão financiamento de mais de R$ 6 milhões. O projeto de reforma e urbanização está proposto no Plano de Requalificação Urbana da cidade. Dentro do projeto de reformas serão inseridos pisos intertravados (bloquetes) nas ruas próximas e no entorno das praças, a exemplo da Miguel Lima Verde, nas proximidades da praça Siqueira Campos e Praça da Sé. O projeto será financiado por meio do Banco Mundial, Secretaria das Cidades e Prefeitura Municipal do Crato.

Defesa Civil convida proprietários de carros-pipa do Crato para se cadastrarem hoje

A Coordenadoria da Defesa Civil, convida os proprietários de carros-pipa do município do Crato que desejarem se cadastrar para distribuição de água coordenada pelo Exército Brasileiro a comparecerem, hoje, terça-feira, 21 as 9 horas no C ntro Administrativo da Prefeitura Municipal do Crato (Antigo Hospital Pediátrico) é importante que os carros-pipas estejam abastecidos. Maiores informações com Danielle ou Ranyelle na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato, nos telefones: 3521 9400 e 88020668

Crato contra a dengue

O município do Crato continua com os trabalhos de combate à dengue, com os ciclos de visitação e as atividades educativas. A secretária de Saúde, Nizete Taveres, que durante a semana que passou esteve participando da Caravana da Dengue, afirma que o intuito é cada vez mais fortalecer os trabalhos de combate no município, principalmente envolvendo a população na luta pelo controle do Aedes aegypti. A grande maioria dos focos do mosquito transmissor da doença é
encontrada dentro das próprias residências. Recipientes como potes, filtros, caixas d’água são os que mais apontam a presença de focos e que merecem maior atenção por parte dos moradores.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

O estranho e maravilhoso mundo do Tio Milo Por:Manoel Severo

Quando ainda adolescente, elegemos a pescaria como um de nossos principais compromissos juvenis de final de semana. Maranguape, tal como o Crato, município com uma área rural imensa, já não nos satisfazia mais. Decidimos por plagas mais distantes, dentre essas havia uma fazenda de um primo em um município próximo, Paramoti. Uma fazenda realmente típica, com tudo que qualquer adorador de fazenda gosta: Cavalo, jumento, boi, vacas, sol de rachar durante o dia e brisa de matar durante a noite e claro: Os açudes, belos açudes onde dedicávamos boa parte do dia, ou quase todo o dia em busca dos desavisados seres aquáticos.

Mas, não comecei essa pequena história para falar em açudes e sim para falar de um dos personagens, aliás, de dois personagens marcantes da fazenda em Paramoti. Um era Tio Milo, um sertanejo dos bons, velho bom de guerra, com toda sua vida de setenta e poucos anos dedicada à labuta diária nos torrões sertanejos; o outro, seu Pinto. Calma, seu Pinto é realmente um Pinto, filhote de galinha e galo, esse dupla; o Pinto e Tio Milo mantinha uma relação pra lá de fraterna, era quase de pai para filho. Adorávamos ficar nos alpendres nos finais de tarde só contemplando os intermináveis diálogos mantidos entre Tio Milo e seu Pinto de estimação. Dizia ele que o Pinto era um fenômeno, elegante, simpático, brigador, sim, brigador, botava pra correr até os vira-latas dos moradores das redondezas, e cuidado com a alimentação do pinto...Era uma novela, o pinto parecia “a cachorra da mulher do padeiro” da fantástica obra de Ariano, O Auto da Compadecida: só comia cuscuz com leite e bife passado na manteiga.

Na verdade o pinto tinha lá seu encanto, não sei se era o penteado, sim; o véi Milo escovava a escassa cabeleira do pinto, claro que a obra cabeleireira só durava poucos segundos, devido a atividade frenética de ciscamento e danação da referida ave juvenil. Só uma coisa tirava Tio Milo do sério, era quando nos juntávamos e, de um em um, de maneira sutil passávamos pelo admirado galináceo mirim e “cuspíamos” no chão... ah... o destemido e festejado pinto, saía doido e lá ia ele todo animado bicar o cuspe... Pronto! Acabava ali a bela história do Pinto Adormecido e o Milo apaixonado. Era o Pinto na frente bicando o cuspe e Tio Milo correndo atrás gritando maluco:

“Pinto fi de uma égua tu num tá vendo que isso é cuspe, animal, fi de uma egua burro, sai daí pinto infeliz...!”

Eita Tio Milo ! E aí lá se ia mais uma tarde inesquecível da fazenda Paramoti...Bons tempos de menino.

Por:Manoel Severo

ALMANAQUE - 21 De dezembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

21 de dezem
bro:

* 69 - Ano dos quatro imperadores: Vespasiano torna-se imperador romano.
* 1903 - É realizada a primeira edição do Prêmio Goncourt de literatura francesa.
* 1968 - É lançada a missão Apollo 8.

Nasceram neste dia...

* 1878 - Josef Stalin, político soviético (m. 1953).
* 1956 - Joaquim Leitão, cineasta português.
* 1959 - Florence Griffith-Joyner, atleta norte-americana (m. 1998).

Morreram neste dia...

* 1375 - Giovanni Boccaccio, escritor e humanista italiano (n. 1313).
* 1805 - Bocage, poeta português (n. 1765).
* 1980 - Nélson Rodrigues (na imagem), dramaturgo e escritor brasileiro (n. 1912).

Fonte: Wikipedia

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 21 de Dezembro de 2010


Professora da URCA ganha prêmio do Ministério da Cultura, na categoria Pesquisa em Literatura de Cordel

Concorrendo na Categoria Pesquisa com o seguinte projeto:"A besta-fera, o Padre Cícero e o Juazeiro:discurso político no folheto de cordel", a Professora Cláudia Rejanne Pinheiro Grangeiro ganhou o prêmio do Ministério da Cultura, na categoria Pesquisa em Literatura de Cordel no edital: Prêmio Mais Cultura - Patativa de Assaré de Literatura de Cordel, do MINC. Várias pessoas do Cariri ganharam na categoria Produção e Criação. A professora Cláudia Rejanne e a Profa. Rosilene Melo, ex-docente da URCA e, atualmente trabalhando na UFCG, ganharam na categoria Pesquisa. Em 2011 será a publicação do livro e o Congresso Internacional de Cordel, Xilogravura e Cantoria, nos 100 anos de Juazeiro. A professora fez o projeto e submeteu pela URCA e está aguardando financiamento do CCBNB. Maiores informações no site:

http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=14/12/2010&jornal=3&pagina=19&totalArquivos=280

Alunos concludentes do Curso de Letras são aprovados em seleção de Pós-Graduação

Ridalvo Félix, ex-aluno de Letras da URCA, ganhou uma bolsa da Fundação Ford e foi aprovado no Mestrado em Teoria Literária da UFMG. Gesiel Prado, ex-orientando da professora Claudia Rejanne Pinheiro Grangeiro, foi aprovado no Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP/FCLAR, Araraquara-SP.

Mais um docente cursando doutorado

O Professor Francisco Freitas Leite (Letras), da Universidade Regional do Cariri (URCA) foi aprovado no Doutorado em Lingüística, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ex-aluna do curso de História da URCA aprovada em mestrado no RJ
A ex-aluna do Curso de História da URCA, Cecília Menezes, foi aprovada no Mestrado em História das Ciências e da Saúde, da FIOCRUZ, Rio de Janeiro. A ex-aluna foi orientanda do professor Darlan Reis, professor do Departamento de História da Instituição, na Monitoria por duas vezes: em História do Brasil e em História Econômica Geral.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br - Crato, 21 de dezembro de 2010

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30