xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/12/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 dezembro 2010

III Mostra do Livro Virtual - Por: Emerson Monteiro

Realizou-se em 15 de dezembro do corrente, das 8 às 16h, em parte das instalações do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, em Crato, o III Mostra do Livro Virtual, promoção do CREDE 18, órgão da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Estiveram reunidas nessa mostra dezesseis escolas pertencentes a onze dos municípios que formam a área de jurisdição do órgão promotor, através da montagem de estantes com exposição dos trabalhos, além de outras atividades relativas ao evento, dentre elas um encontro com alguns escritores da região do Cariri e a premiação dos trabalhos apresentados pelos estudantes.

Na tarde deste dia 15, sob a coordenação dos professores responsáveis pela mostra dos trabalhos, foi composta uma mesa formada pelos cordelistas Luciano Carneiro e Ulisses Germano, e dos cronistas Roberto Jamacaru e Emerson Monteiro. Durante duas horas bem produtivas, houve interação dos alunos participantes do evento com os escritores ali presentes, numa oportunidade rara de proveito e repasse de experiências, de uma forma didática e natural.
Assim, diante do êxito considerável de mais um encontro literário envolvendo a escola e o universo em que se insere, acrescentando a participação de seguimentos externos pertencentes à área do conhecimento trabalhado, na ocasião, em nome dos escritores que convidados para este ano, tributamos, ao CREDE 18, votos de que prossiga neste empenho de valorizar a criatividade dos seus professores e alunos em promoções semelhantes, tanto no que tange à literatura, quanto aos outros setores de estudos. Isto, decerto, virá aproximar ainda mais a escola da vida comunitária e render os melhores frutos aos profissionais que ora se formam nas suas salas de aula.

Postado por Emerson Monteiro

Programa COMPOSITORES DO BRASIL - Rádio Educadora do Cariri


HERIVELTO MARTINS

Por Zé Nilton

Para Stela Brito

O excelente Célio Silva, o mais perfeito imitador de Francisco Alves nestes cariris, e dizem até que o superava em graves, agudos e na maviosidade da voz, teve um filho chamado Geraldo. Voz de soronidade perfeita. Fossem baixos, agudos, sopranos, contraltos. Em todas as tonalidades ele chegava à música. O garoto também tinha um jeitão arredio, humor de altos e baixos, nunca era do mesmo jeito da cambada de meninos que fazia parte dos músicos fundadores dos primeiros projetos de Pe. Ágio, recém saído do Seminário S. José, em 1962, para criar um núcleo religioso-musical na comunidade da Vila Santa Terezinha, no caminho do Lameiro.

No seu livro, “Um sonho Realizado”, o sacerdote narra um episódio de possessão em que o personagem principal seria o nosso inocente Geraldo. Interessante a narrativa do Padre.

Lembro-me demais do primo Geraldo cantando “Ave Maria no Morro”, fazendo a primeira voz em uma dupla fantástica. Afinadíssimo. Nunca me esqueço da sua voz que sumiu para sempre. Foi com ele pra bem longe desse Brasil.

Caros amigos sei que não vem ao caso, mas deixem me revelar umas lembranças.

Ficava morto de vergonha quando o mons. Pedro Rocha, que todo o ano oferecia um concerto de natal para a comunidade do Hospital São Francisco de Assis, anunciava, erguendo a mão para cima do estreito palco:

- E vamos nos deleitar neste momento, ouvindo a Orquestra do Pe. Ágio! A cortina se abria. Um pequeno conjunto de músicos aparecia, sob a batuta do velho mestre, que também tocava flauta ou acordeom.

O amado Monsenhor não se esquecia dos tempos em que Pe. Ágio criou, manteve elevou a musicalidade caririense com a Orquestra de Música do Seminário S. José, chegando a uma composição de 53 músicos. E ali, às vezes um quarteto, um quinteto, um sexteto estava sempre presentes no natal do Hospital.

Não esqueço de uma vez, em 1966. Num show de natal no Hospital foi anunciada a próxima sequencia:

- Vamos ouvir, bradou o feliz Monsenhor, embandeirando o seu inseparável lenço, com a “orquestra do Pe. Ágio”, (pra nós era o Sexteto Villa-Lobos), a música “ Olê, Olá”! Aplausos gerais. A platéia esperava a bela música de Chico Buarque, que tocava todos os dias nas rádios. Eu gelei, pois já andava me enxerindo pras músicas de Chico. Não era. Acompanhamos a dupla de ouro Geraldo/Heládio na famosa toada de um músico paulista que dizia:

Olá, olê, deixa o meu pinho gemer “
“Olê, olá, deixa o pinho soluçar...

O nome de Herivelto Martins está comigo desde há muito. Fiquei maravilhado quando João Gilberto gravou Izaura, com Miúcha, no seu disco capa branca, produzido no México, recebido de presente de uma grande paixão, lá no meu Rio de outrora.

As histórias desse mestre da Música Popular Brasileira estão por aí nas blogesferas. Sua trajetória amorosa, agonística e musical pode ser lida. Um excelente compositor, dono de uma versatilidade no infindável universo da sonoridade, com mais de 500 músicas gravadas. Graças ao milagre da parafernália tecnológica elas nos chegam até hoje através de gravações e regravações, que por certo farão presenças ad seculam, seculorum, enquanto espaço houver para a música que nossos e os futuros ouvidos hão de captar.

Herivelto Martins. Parte de sua história e discografia será apresentada e comentada no Programa Compositores do Brasil, desta quinta-feira, na Rádio Educadora do Cariri, a partir das 14 horas.

Na sequencia:

DOIS CORAÇÕES, de Herivelto Martins e Waldemar Gomes com Dalva De Oliveira e Francisco Alves
CAMISOLA DO DIA, de Herivelto Martins e David Nasser com Maria Betânia
MAIS UMA LÁGRIMA, de Herivelto Martins, com o Trio De Ouro
TEU ERRO, de Herivelto Martians com Nelson Gonçalves
SEGREDO, de Herivelto Martins e Marino Pinto, com Dalva De Oliveira e Pery Ribeiro
PENSANDO EM TI, de Herivelto Martins e David Nasser com Edith Veiga
NEGRO TELEFONE, de Herivelto Martins e David Nasser com Pery Ribeiro
ATIRASTE UMA PEDRA, de Herivelto Martins e David Nasser, com Ney Matogrosso
NEGA MANHOSA, de Herivelto Martins com Zeca Pagodinho
CABELOS BRANCOS, de Herivelto Martins e Marino Pinto com Oswaldo Montenegro
AVE MARIA NO MORRO, de Herivelto Martins, com Helena de Lima
ISAURA, de Herivelton Martins e Roberto Roberti, com João Gilberto e Miúcha

Quem ouvir verá!

Programa: Compositores do Brasil
Rádio Educadora do Cariri (www.radioeducaroradocariri.com)
Telefone: (88)3523-2705
Todas as quintas de 14 as 15 horas
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Operador high tech: Iderval Dias
Direção Geral: Dr. Geraldo Correia Braga

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


CRATO – CEARÁ:

Moto tomada de assalto no bairro Pinto Madeira.

O roubo de uma motocicleta foi registrado por volta das 19hs, de ontem (15), na Rua São Francisco, nas imediações do numeral 547, no bairro Pinto Madeira em Crato. Welérie Borba Ferreira teve tomada de assalto a sua motocicleta Honda Fan, de cor preta, placa NER 8715, por um homem não identificado que na ocasião portava uma arma de fogo. Após o delito o bandido se evadiu levando o levado seguindo destino ignorado. A polícia foi acionada, mas apesar das diligencias o marginal não foi preso.

IPAUMIRIM - CEARÁ:

Polícia prende mecânico que abusava sexualmente de dois menores.

Cumprindo um Mandado de Prisão Preventiva, expedido pelo Juiz Giacumuzaccara Leite Campos da Comarca de Ipaumirim, a polícia prendeu o mecânico Damião Dias de Freitas, de 43 anos. Ele reside na Rua A (Bairro Alto Bandeirante) daquele município e é acusado de abusar sexualmente de dois estudantes. O mesmo foi preso na Rua Micena Alexandre no Centro de Ipaumirim. Damião vai responder processo por crime de pedofilia. Segundo a polícia, há mais de dois anos, ele fazia sexo com os estudantes de iniciais M. D. C., de 12, e T. V. F., de 17 anos, que é sobrinho do acusado. Os dois moram no mesmo bairro do acusado e confirmaram os estupros à polícia. A prisão foi efetuada pelo Subtenente Bernardo e o Soldado Ronaldo ambos do Destacamento Militar de Ipaumirim. Damião foi conduzido para a cadeia daquela cidade, onde se encontra à disposição da justiça.

MISSÃO VELHA - CEARÁ

Prisões por porte e posse ilegal de arma de fogo.

A polícia de Missão Velha prendeu, ontem, por volta das 12h40, no sitio Barreiras, em cumprimento ao mandado de busca e apreensão expedido pelo Exmº Juiz de Direito Dr. Ângelo Bianco, da Comarca local, Laércio L Soares, 20 anos, residente no local DAC prisão. De acordo com a polícia, o mesmo foi flagrado portando ilegalmente um revólver calibre 38 especial, nº AA736124, capacidade para 05 (cinco), contendo 04 (quatro) cartuchos intactos e 01 (um) deflagrado. Acrescenta que no mesmo sítio também foi preso, Luiz J Soares, 57 anos, morador da área, tendo, por terem sidos apreendidos nas dependências da residencia do mesmo, 12 (doze) cartuchos de revólver 38 intactas. Os dois foram conduzidos à DP local, onde foram autuados por Porte ilegal de arma de fogo e Posse com base no Art. 12 do Estatuto do Desarmamento.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Jovem de 21 anos conduzido a DP acusado de furtar aposentado de 70 anos.

O fato se deu por volta das 11h05min, de ontem (15), na Rua Manoel Cassimiro, bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte. O aposentado Francisco B Torres, 70 anos, residente denunciou a polícia que o neto de sua esposa Emerson R S Sales, 21 anos, havia entrado em sua residência e subtraído certa quantia em espécie. A patrulha Policial Militar RD 1222, composta pelos soldados Rivonaldo, Arnaldo e Lucivanio, compareceu ao local e após realizar diligências, localizou o acusado, contudo, nada foi encontrado com o mesmo. Às partes foram conduzidas e apresentadas na 20ª DRPC a fim de prestarem esclarecimentos

LAVRAS DA MANGABEIRA – CEARÁ:

Bandidos praticar assalto a mão armada em casa de funcionária municipal

A polícia de Lavras da Mangabeira – CE, foi acionada por volta das 20:00 horas, de ontem (15),via 190 para atender a uma ocorrência de assalto a mão armada, ocorrido no distrito de Quitaiús, distante 23 km da sede daquele município. A funcionária municipal Maria Ester Oliveira Souza, 42 anos, casada, denunciou que a mesma se encontrava na sua residência, quando dois homes desconhecidos ocupantes de uma motocicleta, sendo que um deles, aproximou-se da porta e pediu um copo com água para beber, momento em que, o infrator de posse de uma arma de fogo, anunciou o assalto, pedindo dinheiro a vítima. Segundo a polícia, Maria Ester acrescentou que disse não ter dinheiro, ocasião em que o marginal levou uma bolsa contendo documentos, cartões de benefícios dos seus pais, vários produtos de cosméticos e um computador completo da marca Samsung. A dupla evadiu-se do local, em uma motocicleta, tomando rumo ignorado. Diligencias foram efetuadas pela polícia, mas sem êxito. A vítima foi orientada a prestar queixa crime na delegacia de polícia de policia civil.

IGUATU – CEARÁ:

Capotamento de veículo deixa três pessoas feridas na CE 060, entre Iguatu – Várzea Alegre.

Um acidente de transito, tipo capotamento ocorrido, por volta das 07h40min, de ontem, a na Rodovia CE 060, que liga Iguatu – Várzea Alegre, distante 20 Km da sede do município de Iguatu, o comerciante Francisco Gomes Bezerra, 63 anos, residente no sítio Caipu em Iguatu guiava uma D20, ano 1992, vermelha, placa HUL 3044, no sentido Várzea Alegre - Iguatu, quando perdeu o controle do veículo e capotou. O mesmo sofreu uma pancada na cabeça e escoriações pelo corpo, também viajavam no carro a menor A. C. R. S. 17 anos, estudante, que sofreu escoriações pelo corpo e uma pancada na cabeça e V. G. C. 14 anos, estudante que sofreu uma pancada na perna esquerda. As vítimas foram socorridas pelo resgate do Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional de Iguatu, onde se encontram em observação.

Bandidos tomam de assalto oito malotes bancários.

Um assalto a um caminhão que transportava malotes bancários foi abordados por bandidos, ontem (15), por volta das 17h00min, na Rua Monsenhor Coelho, em frente ao CEJA. Na cidade de Iguatu. O motorista Fábio Wendy Almeida, 32 anos, casado, coordenador, residente a Rua Casemiro Pereira, 419, Areias, em Iguatu/CE conduzia um caminhão furgão da empresa VIANET de cor branca, placa: DTD 9750/SP quando foi abordado por 03 (três) homens não identificados em um veiculo novo gol, 4 portas, de cor preta no qual 02 (dois) desceram do veiculo armados com pistola e anunciaram o assalto para depois fugirem sem deixa pistas. O motorista informou a polícia que os bandidos levaram 08 malotes de banco, sendo 03 do Banco do Brasil, 01 do Unicred, 01 do Itaú, 01 do Bradesco, 01 do Banco do Nordeste e 01 da Caixa Econômica Federal. O valor em dinheiro não foi informado. A polícia militar diligenciou em torno do fato, mas êxito.

ACOPIARA – CEARÁ:

Andarilho morre vitima de atropelamento

Ontem (15), por volta das 07h00min, no interior do terminal rodoviário de Acopiara/CE, Luís Crispim de Lima Filho, desocupado, residente no Sitio Pedra Branca, Distrito de Trussu naquele município foi vítima fatal de atropelamento quando passando a pé, atrás de um Ônibus da empresa Guanabara, de placa HZA-7449, conduzido por Haroldo Lopes de Matos, 47 anos, motorista, casado, residente na Rua Afonso Lopes N°1033 Bairro Parque Dois Irmãos Fortaleza-CE. O fato seu no momento em que o coletivo que saía da sua plataforma de embarque para seguir viagem. A vitima ainda foi socorrida para hospital local, por uma ambulância municipal de Acopiara, contudo, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Luís Crispim estava sem documentos de identificação, e segundo populares, o mesmo era morador de rua (andarilho), motivo pelo qual não foi possível colher maiores informações á seu respeito. O motorista do veículo foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Acopiara para os procedimentos cabíveis.

OURICURI - PERNAMBUCO:

Acusados de tentativas de assaltos na BR-316 são presos

Por volta das 11h00min de ontem (15/12/10) a Central de Operações do 7º BPM recebeu várias denúncias através de ligações telefônicas de que elementos armados praticavam assaltos na BR-316, mais precisamente nas proximidades do Motel Campestre no município de Ouricuri – PE., que de imediato policiais do GATI e ROCAM se dirigiram para o local e após diligências s depararam com elementos no Bairro Alto Paraíso. Sendo que os mesmos ao perceberem a presença da polícia evadiram-se em direções diferentes, alguns adentraram em residências, construções, terrenos baldios e outros fugiram pela caatinga. O policiamento fechou o cerco e conseguiu localizar e prender em uma construção inacabada o acusado José Edilânio da Silva, 29 anos, residente na Rua Nininha Lócio no centro de Bodocó – PE, com o mesmo foi apreendido um revólver cal. 38 marca Taurus, municiado com 04 (quatro) cartuchos intactos. Momentos depois, os policiais localizaram em uma estrada carroçável conhecida como Estrada da Solta a acusada Ana Cláudia Vieira da Silva, 20 anos, residente no Bairro Nossa Senhora de Fátima em Ouricuri – PE.

Durante as buscas foram localizados e apreendidos um aparelho celular marca LG e a motocicleta Honda NX-200 de cor preta, placa HVE-2639. Segundo a polícia os acusados apontaram mais dois compassas conhecidos por Belô e Gago que conseguiram fugir do local. O fato foi registrado na DPC local. (BO nº 0906/10)

AFRÂNIO - PERNAMBUCO:

Acidente de trânsito deixa duas pessoas mortas

O acidente aconteceu por volta das 15h45min de ontem (15/12/10) no Distrito de Arizona, município de Afrânio – PE, a cerca de uma colisão envolvendo uma caminhoneta Ford F-1000 e uma motocicleta Honda CG-125. No acidente dois dos três ocupantes da moto morreram no local, Erivaldo Cruz Nunes, 27 anos e Iure Nunes de Santana, 04 anos. A terceira vítima Erisvan Cruz Nunes, 11 anos, foi socorrida para o Hospital de Afrânio – PE, já o condutor da caminhoneta José Idílio Coelho da Silva, fugiu do local sem prestar socorro às vítimas. O fato foi registrado na DPC em Afrânio – PE. (BO nº 4306/10).

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

ANDAR - Por: Cacá Araújo

Foto de Diogo Stálin Araújo
O problema sugere a solução,
a catástrofe o nada mais.

O vento sopra,
o rio viceja,
a flor se espalma e se revolta...

Todos
buscam a dianteira
e grande é o cortejo:
terço,
rosário,
bendidos e malditos,
cânticos e sacrifícios.

E tudo se redesenha
numa grotesca imagem de incertezas,
retrato da nossa existência...

Cacá Araújo
Crato-Cariri-Ceará-Brasil

No Congresso, Tiririca diz que educação é prioridade


Escoltado por seguranças e ciceroneado pelo líder do PR na Câmara, Sandro Mabel (PR-GO), o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, provocou tumulto durante sua primeira visita ao Congresso Nacional na tarde desta quarta-feira(15). "Estou muito emocionado", disse o futuro deputado eleito com mais de 1 milhão de votos. Tiririca destacou que terá como prioridade a educação.

Questionado por repórteres se já sabia o que um deputado faz, Tiririca respondeu: "Sim, com certeza, e vou aprender mais com os colegas. Aqui é coisa séria." Ele disse que "deu sorte" ao chegar ao Congresso no momento em que se discute o aumento salarial dos parlamentares. "Acho justo. Tomara que aprovem", afirmou. O humorista prometeu não decepcionar quando tomar posse e disse que pretende conciliar a vida de deputado com a de artista. "Não vou abandonar o Tiririca, não", disse o deputado federal eleito.

Fonte: Agência Estado

O Crato debaixo de Chuva no dia 13 !


Atendendo a pedidos, trazemos ao topo as fotos da chuva...


Pois é...parece dezembro de um ano de chuvas, mas dizem os especialistas que se trata unicamente de uma "chuvinha de verão". O certo é que ontem ( 13 ) pela manhã, o Crato ficou debaixo de uma forte chuva. Cenas que há muito tempo não presenciávamos: pessoas correndo para se abrigar, gente pulando pra escapar da correnteza das valas, colegiais tomando banho de chuva a caminho de casa, chapada do araripe cinzenta, e umidade relativa do ar nas alturas. Muita gente consertando telhado, água barrenta que escorreu do material de construção deixado pela população e que entopiu as galerias, lixo descendo ladeiras do Crato, no centro, copos, garrafas e mais lixo jogados no pavimento são arrastados pela correnteza... fazer o quê ? O povo não tem educação e joga o lixo nas ruas. Ainda presenciei uma discussão:

-- E quando for uma chuva de 120mm, o que vai ser do Crato ?
-- O que a Senhora quer que o prefeito faça para resolver esse problema ?
-- Acabar as ladeiras do Crato deixando ele todo plano "quiném" o Juazeiro, responde um gaiato que passa...

Enquanto isso, a chuva não quer saber de lorotas...

Dsc08764

Dsc08756

Dsc08828

Image1

Dsc08779

Dsc08775

Dsc08814

Texto e Fotos: Dihelson Mendonça
PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem Autorização do Autor

CRATO - Notícias do Dia 15 de Dezembro de 2010


Projeto de lei para realização de concurso público no Crato é encaminhado à Câmara Municipal

O prefeito Municipal do Crato, Samuel Araripe, encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal, com a finalidade de ser examinado e aprovado pelos vereadores para a realização de concurso público no município, destinado ao preenchimento de 160 vagas, nos diversos setores da administração. O secretário de Planejamento e Administração, Christiano Siebra, e o chefe de Gabinete da prefeitura, Cícero França, estiveram na última sessão do legislativo, na última segunda-feira, com a finalidade de fornecer esclarecimentos necessários aos vereadores. Um dos principais questionamentos dos legisladores esteve relacionado ao número de vagas. Segundo o secretário Christiano Siebra, a quantidade de vagas está diretamente relacionada ao planejamento orçamentário do município, já que haverá contratação mediata. A previsão, caso o projeto seja aprovado ainda esse mês na câmara, é lançar o edital até o final do mês de dezembro. A meta é que o concurso seja realiza já no primeiro semestre de 2011.

Prefeito Samuel Araripe realiza cinco concursos em seis anos de administração

Durante a gestão do prefeito Samuel Araripe foram realizados quatro concursos para provimento de cargos, destinados a profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF), em 2006; agente de trânsito, fiscal de tributos, fiscal ambiental, técnico ambiental, fiscal de obras e agentes de saúde. Com esse novo concurso a ser realizado em breve, será o quinto em seis anos de administração. Foram criadas e preenchidas pelos respectivos servidores, mais de 300 vagas. Também foi efetivada a função de agente de endemias, com 55 vagas, de acordo com emenda constitucional nº 51. É importante ressaltar que os certames foram iniciativas do próprio poder executivo, sem que houvesse qualquer interpelação judicial.

Governo do Crato realiza hoje a confraternização natalina dos garis

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Infra Estrutura e dentro das realizações da sexta edição do Doce Natal, realiza hoje às 19 horas na Associação Atlética Banco do Brasil AABB de Crato o Natal dos Garis.

Doce Natal 2010 apresenta amanha A Fantástica Fábrica do Doce Natal

Dentro das comemorações do Doce Natal 2010 o Crato realiza amanhã e depois ( quinta e sexta-feira) o Musical Infantil “A Fantástica Fábrica do Doce Natal e os presentes de Deus” as 19 horas no Centro Cultural do Araripe no Largo da RFFSA. A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato convida a toda a comunidade para participar dessas apresentações que trarão arte e muita emoção. O Doce Natal é um projeto de caráter filantrópico foi criado pela primeira dama cratense Mônica Araripe e objetiva sobretudo levar alegria e solidariedade a comunidade, bem como arrecadar brinquedos para as crianças carentes da cidade.

Boleto do Garantia Safra são entregues na Secretaria de Agricultura

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato comunica aos agricultores que se cadastraram no Programa Garantia Safra 2010/2011, no município do Crato, que ainda não receberam o boleto, que devem comparecer à sede desta Secretaria, no Centro Administrativo, no horário das 08 horas às 14 horas, somente nos dias úteis, munidos de CPF e RG, para recebimento do respectivo boleto. O pagamento do respectivo boleto, para as pessoas que aderiram ao referido Programa, será somente até o dia 31 de dezembro. Os boletos começaram a ser entregues no último dia 13.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br


ESPAÇO DO LEITOR - Presidente Lula estêve no Crato e pouca gente soube...


Vale salientar que o Lula jantou ontem ( 13 ) em uma Chácara no Crato próxima ao Clube AABEC, "Chácara Dos Bezerras". Estiveram presentes por lá senadores, deputados, alguns prefeitos do Cariri, vereadores entre outros políticos de outros estados como Pernambuco. Tenho uma chácara próxima, e o trânsito por lá estava quase intrasitável porcausa dessas autoridades.

Yvan Reis Neto

Resposta: Pois é, Yvan, a oposição no Crato ( diga-se de passagem, o PT e seus compadres ), é muito engraçada. Reclamam quando a gente faz uma matéria com o José Serra e o PSDB, mas quando o Lula ou outra personalidade do PT vem à cidade, não comunicam nada a ninguém, que é pra ter o prazer de reclamar que nós do Blog do Crato não fizemos qualquer reportagem. Eu sei o que esses caras querem: Reclamar. O PT e os partidos de "esquerda" que participam desses eventos, jamais convidariam nossos repórteres para uma cobertura fotográfica. Mas depois eles reclamam de público, como acontece em outros espaços, que nós não cobrimos o evento. Fazem parte do famoso cordão dos insensatos, com suas festas PRIVÉ para meia-dúzia de caras lisas, onde nem a imprensa é chamada a participar. Se fossem inteligentes, saberiam o quanto isso "pega mal"...ora se pega...

Dihelson Mendonça

PROFETAS POPULARES - Previsão popular das chuvas


Grupo de "estudiosos" da natureza, que fazem seus prognósticos observando os sinais da natureza - FOTO: ALEX PIMENTEL - Começa a mobilização para os profetas das chuvas divulgarem suas previsões sobre a ocorrência do inverno.

Quixadá. Faltando 24 dias para a 15ª edição do Encontro dos Profetas das Chuvas, seus idealizadores e organizadores, João Soares e Helder Cortez, começaram a distribuir os convites. Segundo eles, aproximadamente 40 profetas já confirmaram suas presenças. Alguns convidados especiais também deverão participar da festa, dentre eles os sociólogos, doutores em Antropologia, Karen Penesi, do Canadá, e Reiser Tadeu, da Unicamp. Entretanto, admiradores e curiosos de todos os cantos poderão entrar livremente para assistir o Encontro.

Segundo João Soares, quem também deve participar da comemoração é o cantor Raimundo Fagner. A confirmação estava sendo aguardada na tarde de ontem. Considerado um dos maiores nomes da música popular brasileira, Fagner sempre se identificou ao longo de sua carreira com suas raízes sertanejas. Emocionado, Helder Cortez destacou o status nacional e internacional conquistado pela proposta criada em meados de 1997 na cidade de Quixadá. À medida que o tempo passava, as experiências dos homens do sertão ganhavam credibilidade e conquistavam o mundo. Ele cita como exemplo o interesse dos cientistas sociais Karen e Reiser. Seus doutorados foram baseados nas vivências e nas experiências dos personagens principais dessa herança peculiar, passada geralmente de pai para filho. Agora é comemorar.

Apesar do clima de festa e de chuva, João Soares apimenta um pouco o tempero do encontro. Do ponto de vista dele, nos desafios com a Funceme, as previsões dos cientistas populares frustraram as expectativas somente este ano. A maioria deles previu um inverno acima da média no Ceará. As poucas chuvas frustraram as expectativas otimistas, principalmente dos agricultores. "Mesmo assim, quem definiu mal o período invernoso atribuiu o erro à própria natureza", justifica. Protagonistas de praticamente todos os Encontros, Paulo Costa, Antônio Lima, Chico Leiteiro e Joaquim Muqueca elogiam a iniciativa de João Soares e Helder Cortez. Sem eles a tradição sertaneja de prever a chegada das chuvas já teria caído no esquecimento. Quanto ao desafio com a Funceme, para eles, todas as máquinas utilizadas pelo órgão estatal para prever o tempo, a chegada das chuvas foram criadas pelo homem. "Apenas as antenas são maiores do que as das abelhas. Com certeza o acerto pode ser maior", ressaltou Antonio Lima.

Na véspera do encontro, seis duplas de cantadores de viola saúdam os observadores da natureza. A noitada cultural do VI Encanta Quixadá acontece no Centro Cultural Rachel de Queiroz, ao lado do Memorial da escritora, no Centro da cidade. Nos motes de viola, os repentistas serão desafiados a improvisarem na cantoria temas relacionados ao hábito secular sertanejo de anunciar os sinais da próxima quadra invernosa. O espetáculo está previsto para as 20 horas. A entrada é franca. O Encontro dos Profetas da Chuva e o Encanta Quixadá são promovidos pelo Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central. Segundo João Soares, presidente do Instituto, até o encerramento desta edição nenhum órgão oficial e empresas haviam confirmando nenhum tipo de patrocínio.

Participação

40 é a quantidade média de profetas que participam dos encontros realizados em Quixadá. 1,5 mil é o público esperado para o 15° Encontro. R$ 20 mil são investidos no evento

MAIS INFORMAÇÕES

XV Encontro dos Profetas das Chuvas, dia 8 de janeiro, a partir das 8 horas, antigo clube do Agrônomo (Açude do Cedro), (88) 9635.0828

ALEX PIMENTEL
Colaborador do Jornal Diário do Nordeste

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 15 de Dezembro de 2010


Curso de Economia tem cinco graduados aprovados em Mestrado na UFC

O Curso de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA) teve cinco aprovados em curso de Mestrado da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os graduados em Economia pela URCA são Sílvia Valois, Kelvio Felipe dos Santos, Maria Nivânia Feitosa Barbosa, Renato Ferreira e Soraia Madeira. Os alunos foram aprovados no Mestrado Acadêmico em Economia Rural da UFC, edital 2011. De acordo com a Chefe de Departamento de Economia, Professora Laudeci Martins, este resultado conjuga esforços contínuos do fortalecimento do campo de economia da URCA, realizado por seus docentes e estudantes, em nível de graduação e pós-graduação lato sensu.

Geopark Araripe e Secretaria das Cidades prestam homenagem ao presidente Lula

Uma comitiva do Geopark Araripe e da Secretaria das Cidades prestou homenagem ontem, 13/12, ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A comemoração foi feita em Missão Velha para agradecer o apoio do Governo Federal que, por meio do Ministério da Integração, realizou as obras de construção da nova sede do Geopark. O presidente veio ao Cariri assinar a contratação dos lotes dois a 11 do trecho Missão Velha - Pecém da Ferrovia Transnordestina, junto ao Governador do Estado, Cid Gomes. O momento, segundo o Coordenador do Geopark Araripe, Patrício Melo, foi importante para mostrar o reconhecimento aos trabalhos que o Governo realiza para o desenvolvimento do Cariri.

Luiz Inácio garantiu, em seu discurso emocionado, retornar ao Ceará para lançar a pedra fundamental da refinaria Premium II da Petrobrás no dia 28 ou 29 de dezembro deste ano.

(fonte: Assessoria de Comunicação Geopark Araripe)

IX Semana de Geografia aborda “Geografia da Região Metropolitana do Cariri: As Cidades, os Lugares e as Territorialidades”

O Centro Acadêmico com o apoio do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (URCA), realiza de 31 de janeiro a 05 de fevereiro de 2011 a IX Semana de Geografia, que ocorrerá nas dependências da Universidade. O evento abre a oportunidade de aperfeiçoar as maneiras de enxergar as complexidades que a Região Metropolitana do Cariri (RMC) está apresentando, na atual fase de mudanças. O principal objetivo é poder fomentar o debate sobre a ciência geográfica entre membros diversos dos eixos propostos, além de fundamentar as investigações da Região Metropolitana do Cariri (RMC). O estudo sobre este tema, de acordo com os organizadores, necessita ser referenciado no âmbito das instituições de nível superior da Região.


ATIVIDADES

DATA


Inscrições

15/12/2010 a 28/01/2011


Inscrições de Trabalhos

15/12/2010 a 14/01/2011


Divulgação dos trabalhos aceitos

25/01/2011


Credenciamento

31/01/2011


Início do evento

31/01/2011




Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Crato, 08 de dezembro de 2010

Bom Dia, Crato ! - Noite de Chuva e Ventos - 15 de Dezembro de 2010


Um Bom dia para todos os leitores, escritores e colaboradores do Blog do Crato. A noite foi de chuva e ventos em Crato, com diminuição da temperatura, que atingiu 24 graus em alguns locais da cidade. O dia amanheceu chovendo até as 06:15, permanecendo nublado desde então. Marcas da chuva da madrugada ainda podem ser vistas, com asfalto molhado, materiais de construção deslocados, pinturas desbotadas nas residências, e o cinza na paisagem. No momento, às 07:50, temperatura: 26.5 graus na Vilalta, Umidade Relativa do Ar = 65%. A previsão segundo o site Climatempo, é de Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

DOCE NATAL

Seguindo a programação do Doce Natal para hoje, está prevista uma visita da equipe do Doce Natal, da Primeira-Dama do município Mônica Araripe, à casa de Saúde São Raimundo, às 14:00, levando um pouco de solidariedade aos enfermos. Também, logo mais, às 19:00 na AABB, está prevista a tradicional Festa dos Garis, que faz parte também da programação do Doce Natal. As fotos e a cobertura completa estarão posteriormente aqui no Blog do Crato.

Bom Dia!

Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31