xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/12/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 dezembro 2010

Leandro Bezerra Monteiro– o Primeiro General Honorário do Brasil (por Armando Lopes Rafael)

Todos que escrevem, por mais cuidado que tenham, estão sujeitos a incorrer em equívocos. Renato Casimiro, quando tem ciência de algum equívoco em seus escritos, mesmo pequeno, apressa-se em retificá-lo. Existe um provérbio italiano que diz: “Bom sangue não mente”. Foi este o primeiro pensamento que me veio sobre o artigo acima, escrito por Renato Casimiro, com o título “Ainda sobre o Brigadeiro”. Renato é bom sangue. Não somente pela boa carga genética que herdou dos pais – Luiz Gonçalves Casimiro e Doralice Soares Casimiro – mas, sobretudo, pelos frutos visíveis da sua profícua existência. Frutos caracterizados pelo bom senso, serenidade, serviço à comunidade, amor à verdade, seriedade em tudo que faz, lhaneza no trato e benquerença. Renato: o meu escrito abaixo é uma homenagem ao seu bom caráter, que muito se assemelha ao do Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro...



Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves-- o pavilhão oficial da nossa Pátria em 1817


No livro À Margem da História do Ceará (1) de Gustavo Barroso, (2ª edição patrocinada em 2004 pela Fundação de Cultura, Esporte e Turismo–FUNCET, da Prefeitura de Fortaleza) consta um capítulo, às páginas 155-157, sobre o cratense Leandro Bezerra Monteiro com o título “O Primeiro General Honorário do Brasil”.

Arrimado em pesquisas de outro cratense, José Denizard Macedo de Alcântara, o historiador Gustavo Barroso afirma que Leandro Bezerra Monteiro ao receber o posto de brigadeiro – à época uma alta patente pouco usada na organização militar brasileira – tornou-se o primeiro general honorário da nossa pátria. Diga-se de passagem, que essa concessão, feita presumivelmente em 1825 – pelo Imperador Dom Pedro I – representou um reconhecimento da fidelidade à Coroa, da parte de Leandro Bezerra Monteiro e seu clã familiar, nos episódios armados levados a efeito contra a instituição monárquica e que se convencionou chamar de Revolução Pernambucana de 1817 e Confederação do Equador de 1824.

Vale este registro: somente um século depois, em 1925, outra pessoa ligada também à história do Cariri, esta nascida no estado da Bahia, no caso o médico e caudilho Floro Bartolomeu da Costa, entraria no restrito rol dos “generais-honorários” do Exército brasileiro. A honraria concedida ao Dr. Floro se deveu à ajuda deste na montagem do “Batalhão Patriótico”, destinado a lutar contra a Coluna Prestes que tentava derrubar do poder o Presidente da República, Arthur Bernardes. A história registra que ao morrer – em 08 de março de 1926 – no Rio de Janeiro, Floro Bartolomeu foi sepultado com as honras de General do Exército.

Memória do Brigadeiro

Voltemos a Leandro Bezerra Monteiro. A memória que o velho brigadeiro legou à posteridade, fruto dos seus atos ao longo de quase cem anos de existência, poderia ser sintetizada na análise de ilustres intelectuais, como se depreende abaixo.

Gustavo Barroso escreveu literalmente: “Homem equilibrado e sensato, (Leandro Bezerra Monteiro) nunca deixou de ser fator ponderável de equilíbrio social, naturalmente defendendo o que se chamava conservadorismo”.

José Denizard Macedo de Alcântara complementa: “Os Alencares eram vingativos e impetuosos. Filgueiras, inconsequente e violento. Pinto Madeira exprime a velha rivalidade jardinense contra o Crato, oriunda da elevação daquela localidade (Jardim) à categoria de vila, questão que o nosso século assistira de novo em relação a Juazeiro. Só Leandro Bezerra revela já essa tendência da nossa cultura, da nossa história, como o mais cratense de todos e fadado por isso a melhor simbolizar e exprimir as virtudes da nossa comunidade. Daí a sua importância na perspectiva da história cratense, quiçá da sua sociologia”.

Monsenhor Francisco Holanda Montenegro é taxativo: “A relevar o nome do mais ilustre dos cratenses, o Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro, o nume tutelar dos Bezerra de Menezes do Cariri. Ele se tornou grande, primus inter pares, pela retidão de caráter, pela nobreza de sentimentos, pela vida exemplar de que era dotado. Homem de Deus, espírito límpido e transparente, franco, sincero, leal. A par de sua honestidade, corriam parelhas a prudência, o equilíbrio e o bom senso."

Amália Xavier de Oliveira, na sua conhecida obra “O Padre Cícero que eu conheci”, relaciona os filhos do Brigadeiro e acrescenta: "A esses frutos do seu afeto conjugal dedicou ele enquanto vivo tudo o que a sensibilidade afetiva pode inspirar de mais delicado e puro. Eram o seu enlevo e a sua preocupação; queria-os iguais a si na retidão do caráter, na compreensão dos deveres para com Deus, a pátria e a sociedade”. Amália Xavier ainda acrescentou: “O fundador do Povoado de Juazeiro, iniciado com a construção da Capelinha foi o Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro”.

A exemplo de outros fatos, de relevância histórica na nossa pátria, a memória do Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro foi programaticamente esquecida nos livros de História, a partir do golpe militar de 15 de novembro de 1889, responsável pela implantação da República no Brasil. Quiçá por orientação dos novos ideólogos da forma republicana de governo, ora no poder. E isso ocorreu, provavelmente, pelo fato de Leandro Bezerra Monteiro ter sido fervoroso monarquista.

Ao tratarem da Revolução de 1817 (que foi derrotada em Crato sem necessidade de se disparar um único tiro), a partir de 1889 os novos historiadores pouco mencionavam o legendário Brigadeiro. Omitiam sua decisiva participação para debelar a revolta republicana de 1817 em Crato, bem como sua inegável coragem pessoal e cívica, naquele episódio. No entanto tantas foram as virtudes de Leandro Bezerra Monteiro, tão grande foi o seu valor, que a sua fama refulgirá sempre, cada vez mais, a partir de agora e pelos séculos futuros!
É a justiça de Deus na voz da história, parafraseando o clássico soneto feito pelo Imperador Dom Pedro II, pouco antes de morrer.

NOTA:
(1) A primeira edição desta obra veio a lume postumamente, em 1962, por iniciativa do então reitor da Universidade Federal do Ceará, Antônio Martins Filho. Gustavo Barroso nasceu em Fortaleza em 29 de dezembro de 1888 e faleceu no Rio de Janeiro em 03 de dezembro de 1959. Historiador, romancista, memorialista, advogado, político, arqueólogo e contista, Gustavo Barroso escreveu centenas de trabalhos sobre história do Brasil e deixou 128 livros publicados.

ESPETÁCULO DE DANÇA

JATI – CEARÁ: Traficante preso de posse de 14,238 KG de “maconha prensada


Nesta sexta-feira (10), policiais do Posto Fiscal de Jati - CE, localizado na CE-153, prendeu por volta de 00h30min, sob a acusação de tráfico de drogas (maconha), Francisco José Alves Leite, vulgo Zé da trouxa, 29 anos, casado, sem profissão definida, residente na Rua 05, nº 46, Casas Populares, em Mauriti - CE. Ele se conduzia da Cidade de Mirandiba - PE com destino a Mauriti - CE, em uma motocicleta Honda/CG 150 Titan, ano 2005, cor preta, placa DOP-3093, inscrição de Embu-SP., ocasião em que militares apreenderam com o mesmo, 14,238 KG de “maconha prensada” adquirida segundo o traficante atravessador pelo valor de R$ 1.650,00 (um mil e seiscentos e cinqüenta reais) e que seria vendida no Estado do Ceará pelo valor de R$ 4.500 (quatro e mil e quinhentos reais). Inicialmente a negociação dos traficantes foi feita na Cidade de Brejo Santo-CE. A droga estava acondicionada em duas mochilas.

A prisão aconteceu durante a “Operação Cinturão das Divisas” realizada na fronteira do Estado do Pernambuco com o Ceará, sendo realizada por policiais militares da Operação Cerco PM/Sefaz do Posto Fiscal de Jati - CE, Subtenente Amaury, cabo Marcos e soldado Farias e o Destacamento PM de Jati. De acordo o boletim da polícia enviado a imprensa, ao ser indagado sobre a origem da droga, Zé da trouxa informou que fora comprada no Estado de Pernambuco ao traficante Audísio Gomes dos Santos, vulgo Dica, 39 anos, casado, sem profissão definida, residente no Sitio Croata, no município de Mirandiba - PE., que foi preso pela polícia pernambucana na localidade conhecida como a Serra da Maconha há 20km da Cidade de Mirandiba - PE (130Km de Brejo Santo-CE), após diligencias realizadas juntamente com policiais militares do Estado do Pernambuco.

A operação foi coordenada pelo comandante da 3ª Cia do 2º BPM sediada em Brejo Santo, o Major Sobreira. A polícia acrescenta que durante as diligencias foi apreendido o revolver calibre 22, marca Taurus, n. 11432, capacidade para 07 tiros, municiada com 07 cartuchos intactos na posse do cunhado do traficante conhecido como Francisco da Cunha, ora com destino ignorado. Após suas prisões os acusados foram conduzidos para a Delegacia de Policia Civil de Mirandiba - PE e Delegacia Regional de Brejo Santo-CE para a realização do devido procedimento legal.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Aos Cuidados – Espaços Públicos - Luiz Domingos de Luna*


Desde o período do pleistoceno, na era cenozóica, que o homem rasteja no tapete de seu substrato - o solo terrestre. Esta vertente existencial tem sido o palco dos acontecimentos históricos e base para as intempéries negativistas que sujam as páginas do pulsar vivo nesta bolinha, livre e desprotegida, a vagar num infinito misterioso até o umbral de um pensamento construído ou a construir.

“Os aptos sobrevivem” tiveram os não aptos, a missão de ficar a disposição como coadjuvantes, no teatro da existência, a esperar a sua própria extinção, fatalidade esta, dito pelo homem e comprovada pelo testemunho da história. Portanto, independente da comprovação da teoria, os fatos, por si só – já denunciam esta realidade imutável.

São incontáveis os filósofos debruçados sobre este aro –Solo- a permutar debates sobre a existência ou não, do tempo real, pois, o imbróglio sempre a incomodar a inteligência em projeção, visto a curvatura de um universo móvel – Um organismo vivo a planar em matéria, ou mesmo na ausência desta, como uma força desafiadora a mente humana, seja em tempo ido, ou a ir ?

A grandeza temporal, como um plasma abstrato, tem seu poder de impacto sobre a vida, que no plante terra é luz motriz, logo, ponto de questionamento sempre, vez os seres vivos passarem por escalas bem delimitadas ao seu tempo no carrossel existencial.

Todo ser humano precisa do campo geográfico para desafiar o seu tempo, sua história, seu marco, sua presença, seus passos, seu mural de convívio interativo, com os demais; portanto, cuidar, zelar, dar brilho a este piso, é na verdade, preservar a extensão humana no espaço tempo; assim, fazer isto, não é nenhum mérito, ou vitória ou qualquer adjetivo, mas sim, uma prova a mais, de que os aptos somente são aptos, por terem buscado o caminho da civilidade, na construção da Civilização Humana.

Por: Luiz Domingos de Luna*
(*) Procurar na web

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


CARIRI – CEARÁ:

Acidentes envolvendo motocicletas mataram duas pessoas no dia de ontem no cariri.

No primeiro caso, o agricultor Juvenal Mendes Prado, 47 anos, casado, que residia na Rua Dom Pedro I, 20, Bairro Casas Populares, em Altaneira, teve a cabeça esmagada por um caminhão. O fato seu deu por volta do meio e trinta minutos, de ontem (10), no cruzamento das Ruas Manoel Henrique de Sousa e João Gonçalves, imediações do colégio Poliesportivo no centro da cidade de Altaneira. Ele guiava uma motocicleta na Rua Manoel Henrique de Sousa e ao cruzar a via avançou a preferencial e bateu na lateral lado direito de um caminhão Volkswagen, de cor branca, placas BOD 6934 inscrição de Icó, guiado pelo motorista autônomo, Cícero Beatino Felizardo, 28 anos, casado, residente na Rua Joaquina Alves, 420, no sítio Cascudo, zona rural de Altaneira que trafegava na Rua João Gonçalves, vindo a cair debaixo do carro tendo sua cabeça esmagada pelos pneus traseiros do veiculo.

O também agricultor Cícero Mota Canuto, 47 anos, casado, morador do conjunto Santa Teresa, 44, em Altaneira, que viajava como garupeiro na moto sofreu escoriações corporais e foi socorrido para o hospital local. O motorista do caminhão disse a polícia que ouviu o barulho de uma pancada e ao olhar pelo retrovisor percebeu que duas pessoas estavam debaixo do carro e ao parar notou que uma das vítimas estava com a cabeça esmagada vindo a acionar a polícia militar.

O mesmo dirigiu-se a delegacia de polícia local onde registrou boletim de ocorrência e foi liberado. O corpo foi removido para o Núcleo de pratica Florense Regional do Cariri por uma ambulância do hospital de Altaneira, haja visto, segundo a polícia, o perito criminal Raimundo Carlos – O Pequeno ter afirmado que o rabecão do PEFOCE regional esta danificado. Inquérito policial foi aberto pela policia judiciária para apurar o ocorrido.

O segundo acidente ocorreu por volta das 19h40min, no sítio Logradouro, no município de Nova Olinda. O agricultor de 20 anos de idade, Fabio Francisco da Silva, que residia na Rua Manoel Romão Lucena, 333, em Altaneira, morreu quando se conduzia numa moto Honda Titan CG 125, de cor prata, ano/modelo de fabricação 2010, de placa HXM 1046, no sentido Nova Olinda – Altaneira quando em dado momento perdeu o controle do veiculo indo de encontro a uma arvore. Em decorrência da violência da colisão ele morreu no local. O Corpo foi transladado para o PEFOCE regional em Juazeiro.
NOVA OLINDA – CEARÁ:

Bandidos furtam agencia do Banco do Brasil de Nova Olinda.

O policiamento militar de Nova Olinda, registrou na manhã deste sábado (11), um furto contra a agencia do Banco do Brasil daquele município. Por volta da 08h40min, a auxiliar de serviços gerais daquela agencia bancária, a Sra. Rita Leite de Souza, casada, 37 anos, informou a polícia por telefone que ao chegar para abrir e trabalha, percebeu que um dos caixas eletrônicos não estava funcionando. Acrescentado que ao dirigir-se a parte traseira do mesmo, observou que havia sido arrombado.

A polícia informou que por volta das 02h00min, o alarme do referido banco foi acionado tendo a composição da RP 2215 soldados Landim e Nunes se deslocado até o local, onde aparentemente constatou a normalidade, como também não foi visto nenhum veículo nas proximidades da agencia. Ao receberem a denuncia do furto os militares retornarão ao Banco onde constaram a ação criminosa e repassaram a informação ao comandante da 5ª Cia do 2º BPM sediado em Crato, o Major Paulo Hermann que deslocou-se ao local do delito determinou o prosseguimento de averiguações e das diligencias no intuito de identificar e prender os acusados. Vale salientar que valor furtado não foi informado.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Prisão por estupro

No Sítio Terra Gravatá, em Jardim-CE, a polícia militar prendeu por volta das 10h30min, de ontem (10), sob a acusação de violência sexual, Elias Laurindo dos Santos, 22 anos, morador da área. Segundo a polícia ele foi flagrado semi despido saindo da residência da domestica de iniciais D.M. C., 27 anos, que foi estuprada pelo mesmo. A vítima fora conduzida ao PEFOCE regional em Juazeiro, onde foi constatado o estupro. Após a comprovação do fato, Elias Laurindo foi conduzido à 20ª DRPC de Juazeiro do Norte, para adoção dos procedimentos legais cabíveis.

Prisões a mando da justiça

Ontem (10), por volta das 10h50, uma equipe do Serviço de Inteligência do º BPM, prendeu na rua Manoel Cassimiro, próximo à praça do PROURB, no bairro Triângulo, João Maria de Lima, 35 anos, residente na rua José de Alencar, 1014, Romeirão. A prisão seu após consulta no Sistema de Informações Policiais, quando foi constatado haver contra o mesmo havia um mandado de prisão em aberto por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo. João Maria foi conduzido pelos militares à 20ª DRPC, onde se adotaram as medidas de praxe. Por volta das 17h30min, na Rua do Limoeiro, 2533, bairro Pirajá, José Alexandre da Silva Santos, 31 anos, residente no local, denunciou a polícia que o seu irmão Fabiano da Silva Santos, 29 anos havia ameaçado a sua genitora. A patrulha PM RD 1227, composta pelos soldados Ricarte e J. Silva, , compareceu ao local e após verificar no sistema SIP, verificou haver em seu desfavor do acusado um mandado de prisão em aberto por infração ao Art. 121 do CPB - homicídio.

De acordo com o boletim da polícia enviado a imprensa, Fabiano da Silva também responde a vários inquéritos policiais: Art. 16 (uso de entorpecentes); Art.129 (lesão corporal); Art. 10 da Lei 9437 (porte ilegal de arma de fogo); Art. 129 (lesão corporal); Art. 147. (ameaça) e Art. 7 (violência doméstica e familiar contra a mulher). Ao chegar na DP as vítimas não quiseram mais representar contra o Fabiano da Silva.

IGUATU – CEARÁ:

Desaparecimento de criança.

Por volta das 9h00min, de ontem (10), Marciano Gomes Bezerra e Adeilson Firmino de Sousa, respectivamente padrasto e tio da menor Midian Rodrigues De Sousa, 9 anos, filha de Adriano Firmino de Sousa e Adriana Rodrigues rua Major Pedro Alcântara, nº 271, na cidade de Iguatu, compareceram a Delegacia de Defesa da Mulher de Iguatu-CE, informando o desaparecimento da mesma. Qualquer informação sobre o paradeiro a vítima ligar para 190.

MOREILÂNDIA – PERNAMBUCO:

Bandidos armados e encapuzados assaltam caminhoneiros

O assalto aconteceu por volta das 17h40min, na passagem molhada da estrada que liga Moreilândia ao Distrito de Cariri-Mirim no interior daquele município. Quando dois caminhões, uma Mercedes Benz 1620, placas KED-7440 e um Ford Baú, placas NIC-2685 foram interceptados por três elementos armados e encapuzados.

Que após darem voz de assalto, subtraiu dos ocupantes dos veículos a importância de R$ 1.468,00 (um mil, quatrocentos e sessenta e oito reais) em dinheiro e R$ 500,00 (quinhentos reais) em cheques e ainda os 02 (dois) aparelhos CD Play dos veículos, 01 (um) relógio e 02 (dois) aparelhos celulares. Em seguida os meliantes fugiram do local tomando destino ignorado. Já as vítimas se dirigiram até a DPC local, onde prestaram queixa e solicitaram providências. (BO nº 0162/10)

TRINDADE – PERNAMBUCO:

Três pessoas são presas por tráfico de droga
Após denúncia anônima de que no Bar do Artur localizado no centro de Trindade – PE dois indivíduos comercializavam droga (maconha), por volta das 16h30min, PPMM da GT-01 do 3º Pelotão se dirigiram até o local onde deram o flagrante. Sendo encontrado no interior do referido estabelecimento 100 (cem) gramas de maconha pronta para o consumo, 01 (uma) balança, 01 (um) aparelho celular e a importância de R$ 42,00 (quarenta e dois reais). Foram presos no local os acusados José Ricardo de Souza, 26 anos, residente no Projeto N-8 em Petrolina – PE, Ademilson Batista da Silva, 30 anos, residente no Bairro Nossa Senhora de Fátima em Ouricuri – PE e Maria de Fátima Silva, 36 anos, residente em Trindade – PE. O fato foi registrado na DPC local. (BO nº 0489/10)

OURICURI – PERNAMBUCO:

Policiais militares da ROCAM recuperam veículo roubado

A ação do moto patrulhamento ocorreu por volta das 23h40min, no Bairro Nossa Senhora de Fátima em Ouricuri – PE. Quando os policiais da ROCAM se depararam com dois elementos em atitudes suspeitas ocupantes da motocicleta Honda CG-125, Fan, de cor vermelha, sem placa. Os policiais ordenaram que a citada moto estacionasse ocasião em que os ocupantes empreenderam fuga fugindo em disparada. Durante a perseguição os elementos resolveram abandonar o veículo nas proximidades da BR-316 e fugiram pelo matagal. Após averiguação os policiais constataram que se tratava de uma motocicleta roubada naquele mesmo dia. O fato foi registrado na DPC local. (BO nº 0895/10)

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Lula muda agenda no Cariri - Reportagem: Antonio Vicelmo


Primeiros trilhos da Transnordestina, no trecho de Missão Velha, por onde o presidente passará
FOTO: ANTÔNIO VICELMO - Transnordestina terá serviço autorizado para obras no trecho Missão Velha até o Porto do Pecém, em São Gonçalo.

Juazeiro do Norte. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar a ordem de serviço do trecho Missão Velha-Pecém, orçado em R$ 1,6 bilhão do total de R$ 5,4 bilhões do empreendimento. Serão 527 quilômetros de trilhos até o Complexo Portuário e Industrial do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (Região Metropolitana de Fortaleza). O anúncio foi feito ontem pela Assessoria de Imprensa do Planalto que se encontra em Juazeiro do Norte, preparando a visita do presidente à Missão Velha, onde ele inspecionará as obras da Ferrovia Transnordestina.

O primeiro lote do trecho Missão Velha-Pecém, cerca de 50km, já está em obra, com a terraplanagem e sondagens para a construção de pontes e viadutos. O engenheiro ferroviário Cleiton de Jesus Gadelha Ribeiro, do Ministério dos Transportes, informou que as desapropriações no Ceará estão sendo executadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), que já desapropriou 192km.

Cleiton Gadelha destacou que a ferrovia está sendo construída em duas bitolas. Uma com um 1m de largura e a outra com 1,60m, que possibilita, segundo o engenheiro, o transporte de carga mais seguro e mais barato. Ele destacou que, assim for que assinado o contrato, as obras terão início com um prazo de 30 meses para conclusão.

O engenheiro Marcelo Vieira de Melo, do Ministério dos Transportes, informou ontem que a conclusão total da Transnordestina está prevista para até dezembro de 2012, e ligará o Município de Eliseu Martins (PI) aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE).

Na agenda do presidente não está incluída a inauguração do Hospital Regional do Cariri, conforme foi divulgado na região. A Assessoria de Imprensa informou que a vinda de Lula ao Ceará destina-se apenas ao Município de Missão Velha para visitar o canteiro de obras da Ferrovia Transnordestina. O avião presidencial vai pousar no Aeroporto do Cariri, em Juazeiro do Norte, na segunda-feira à tarde, em horário ainda a ser confirmado, caso não chova. Se chover, o "Aerolula", a exemplo de outras grandes aeronaves, não consegue aterrissar.

Do aeroporto, Lula seguirá de helicóptero para o túnel que passa por baixo da CE-293, na localidade denominada de Café da Linha. Em seguida, percorre o primeiro trecho de 15km, a bordo de um trem de passageiros da Companhia Ferroviária Nacional (CFN), para o marco zero, no entroncamento de Missão Velha para o Porto do Pecém.

Na mesma tarde, o presidente participa de um ato público na Praça Luiz Jucá Arrais Maia, ao lado da estação ferroviária de Missão Velha, no mesmo local onde, há quatro anos, assinou a ordem de serviço para o início da obra que prevê a construção de 1.728 quilômetros e a remodelação de 550 quilômetros da ferrovia.

O presidente pernoita em Juazeiro, depois segue para São José de Piranhas (PB). No percurso, sobrevoa o projeto de transposição do São Francisco em Mauriti. Ele vai observar um Cariri verde com rios cheios com as chuvas que caíram nos últimos dois dias na região.

ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

O BERRO:A verdadeira EXPOCRATO Que o Povo Quer-Por Wilson Bernardo.

O Berro teve uma noite de gala,com a presença de Elba Ramalho,comemorando aqui seus 30 Anos de vida artística.Um show belissímo,para uma bela senhora nos seus sessenta anos de pura magia,e de um forró pop,que muito não ser ver pelas bandas de cá do Cariri.Esta sim é a verdadeira EXPOCRATO que queremos ver e sentir,como sempre foi para o cratense que gosta de uma boa musica brasileira e não aquelas produções metalizadas de um forró absurdo de pejorativismos e sem raízes do nordestino bom de xaxados.
Ela é magica com seus encantos
Fiquei de ligar pra ela,com certeza temos muito...
Ainda na flor da idade
E sempre parando para forrar a barriga...Fome de encantos.
O tempo nunca muda para uma beleza genuína sertão
Enfim, nossa Madona Pop Nordestina sim senhor
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

CRATO - Notícias do Dia 11 de Dezembro de 2010


Acontece amanhã a Abertura oficial do Doce Natal 2010 em Crato

O Governo do Crato iniciou na ultima sexta-feira dia 3, as comemorações do Doce Natal. Com peças infantis realizadas no Teatro Salviano Arraes Saraiva, o Doce Natal reuniu um valoroso público que pagou 5 reais a cada espetáculo, essa renda será revertida para a compra de presentes para as crianças cratenses. Durante toda a semana passada, a equipe do Doce Natal realizou o projeto Mão Amiga que tem como objetivo sensibilizar a comunidade em relação a responsabilidade social pelas pessoas que estão carentes de afeto e de carinho, levando aos devidos lugares a alegria a música e a oração.

Amanhã, Domingo dia 12, as 20 horas acontecerá a abertura oficial do Doce Natal 2010 na Praça da Sé. Com apresentação de bandas infantis, musical natalino, chagada do Papai Noel e show pirotécnico. Toda a comunidade cratense está convidada a participar desse momento onde se unem atos de solidariedade,alegria e amor ao próximo.

Crato realiza na segunda-feira a primeira assembléia do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

O Governo do Crato por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social SEMAS, comunica que o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - COMSEA realizará sua primeira assembléia na próxima segunda-feira, dia 13, às 8 horas no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. No evento será apresentado o projeto de Lei de Segurança alimentar a ser avaliado por este conselho e encaminhado à Câmara Municipal do Crato-CE. O trabalho Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é fiscalizar todas as ações e programas municipais, estaduais e federais destinados ao atendimento das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e cobrará resultados nas áreas de educação e reeducação alimentar, incentivo à valorização pessoal com o aumento da auto-estima e oportunidades de trabalho e renda com a instalação da agricultura familiar.

COMDEMA de Crato realiza sua 11ª Reunião Ordinária próxima terça-feira

O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente COMDEMA e também Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato Nivaldo Soares de Almeida convida os conselheiros e sociedade civil para estarem presentes na 11a Reunião Ordinária do ano de 2010, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 14, na Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal do Crato às 8 horas 30 minutos. Na ocasião será realizada a exposição do Prêmio EcoPET 2010 feita pelo presidente da Associação dos Agentes Recicladores do Crato – AARC, José Barbosa de Sousa. Em seguida haverá a Apresentação do Relatório das Atividades do Ano de 2010 finalizando com a Confraternização de Encerramento das Atividades do Ano de 2010.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

AABB comunidade participa de evento em Iguatu - Por: Albino Freire

Aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de Novembro na cidade de Iguatu o Encontro dos Programas Integração AABB comunidade, com a participação de várias cidades cearenses. O Município do Crato marcou presença com o Projeto AABB Comunidade, levando uma equipe de 20 alunos e 05 educadores. A participação desta equipe foi valiosa, fizeram parte de diversas atividades nos três dias de evento. Muitas crianças inseridas neste programa registraram presença nas disputas esportivas de futsal, volei, tênis de mesa, dama e natação. Além de apresentações artísticas e culturais com os próprios alunos inseridos no AABB Comunidade. A representatividade do Crato teve uma apresentação satisfatória com coreografias exemplares e merecedoras de aplausos. Vale salientar o apoio do Banco do Brasil, da Fenabb, Secreataria de Cultura, Esporte e Juventude e da Prefeitura Municipal do Crato que viabilizaram a hospedagem, alimentação e transporte da equipe de alunos do AABB comunidade de Crato neste brilhante encontro na cidade de Iguatu.

Atenciosamente;

ALBINO FREIRE
Analista do Lazer
SESI-JN

O direito de ser feliz - Por Emerson Monteiro


Em meio ao fogo cruzado de depressões e medos, nas jornadas diárias que representam o espaço individual das existências, há um território valioso a ser preenchido, no interior das pessoas, o que exige uma coragem bem maior do que para vencer o grande inimigo, nas suas maiores guerras. Essa providência, contudo, requer apenas disposição de lutar diante dos obstáculos naturais de todo momento, independente daquilo que achem os outros. Na casa das ideias e das emoções, surge, sem parar num só instante, a tela cinemascope da presença da gente na gente mesmo, projeção contínua, e o projeto disso nada mais é do que a nossa vontade e seus filmes, que nascem de dentro, esta projeção que quem primeiro assiste somos nós, depois o contexto externo, formado pelas inúmeras pessoas em volta, testemunhas das nossas ações. Quem sabe do clima que vai rolar no momento seguinte somos primeiro nós.

E esse mecanismo precisa da dominação, do pulso anterior, do agente principal das cenas em movimento, autores do argumento, diretores, atores e espectadores do cinema chamado vida, nós. Há que haver pulso para viver, por isso. Ninguém deverá, de caso pensado, entregar aos outros, ou às circunstâncias, este tamanho direito de compor os quadros constantes do estado de espírito que significa a representação de mundo e das mudanças das horas, fardo constante que carregamos desde o princípio da existência.

Mais à mão, no processo pessoal dessa determinação de si para consigo, no que podemos denominar casa das máquinas ou laboratório dessa ação de elaborar a ciência dos dias, ficam os elementos com os quais se irão produzir a película única vista a cada momento, na história individual das criaturas, trabalho particular delas próprias, estrada principal da sua caminhada. Isso com que trabalhar, pois, o filme da presença pessoal das criaturas recebe o nome de vontade, ou força do querer, elemento valioso e único, insubstituível.

Na sabedoria do tempo, ouvimos dizer que “assim é, se nos parecer”, o que, noutras palavras, resume o conceito por demais conhecido de sermos os autores, ou sujeitos, das ações do mundo. Os objetos existem, porém aqueles que dão existência aos objetos, os sujeitos, somos nós. “Quem ama o feio, bonito lhe parece”, a tal coisa dita de jeito um pouco diferente.

Portanto, simples quais todos os valores originais da vasta natureza onde habitamos, a equação da sonhada felicidade apenas reclama a atitude positiva de trocar o padrão mental sob o qual desenvolvemos o ato de viver, livre das complicações e entregas a vícios e fraquezas de perder batalhas antes de entrar no campo. Levantar o ânimo e olhar com gosto bom, estas sejam as providências que farão a difereça, para melhor, qualquer ocasião. Avalie bem, e não desista de ser feliz.

Por: Emerson Monteiro

ALMANAQUE - Dia 11 de dezembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

11 de de
zembro:

* 1942 - Segunda Guerra Mundial: Alemanha e Itália declaram guerra aos Estados Unidos da América.
* 1994 - Começa a Primeira Guerra da Chechênia, envolvendo a Rússia e os separatistas chechenos.
* 1997 - Assinatura do Protocolo de Quioto.

Nasceram neste dia...


* 1475 - Papa Leão X (m. 1521).
* 1908 - Manoel de Oliveira, cineasta português.
* 1910 - Noel Rosa (na imagem), compositor brasileiro (m. 1937).

Morreram neste dia...

* 383 - Papa Dâmaso I (n. 305).
* 1893 - John Stott Howorth, empresário luso-britânico (n. 1829).
* 1826 - Maria Leopoldina de Habsburgo , imperatriz-consorte do Brasil (n. 1797).

Fonte: Wikipedia

CANTIGA DO SORRISO ETERNO

ETERNIDADE

Um belo canto exala toda flor.
Seu olhar, seu sorriso, é poesia
Que se mostra e se esconde todo dia
Espalhando a semente do amor!

Encanta-nos silente o seu fulgor...
Como deusa nos prende em sua magia,
Alegrando quem antes só sofria,
Transformando em prazer o que era dor!

Quem lhe beija partilha a grande sorte
De viver feito luz na natureza
Mesmo tendo em carne visto a morte.

Desta forma ninguém há de sumir,  
Pois herdando da flor sua pureza     
Fica eterno o presente no porvir!


Cacá Araújo
Crato-Cariri-Ceará-Brasil

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30