xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/12/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 dezembro 2010

ATENÇÃO - Hoje a Rua Ratisbona será Reasfaltada - Comunicado da Prefeitura Municipal do Crato


"O
Governo Municipal do Crato comunica à população que estará realizando hoje, dia 07 de Dezembro, o reasfaltamento da Rua Ratisbona, no Centro da Cidade. O tráfego de veículos será desviado para outras artérias próximas. Pedimos a compreensão e a colaboração da população do Crato. "

Assessoria de Imprensa - PMC

Polêmica - Kit Gay será distribuido nas escolas públicas Brasileiras


Material didático mostra história de lésbicas e adolescente que virou travesti

Ele ainda nem foi lançado oficialmente. Mas um conjunto de material didático destinado a combater a homofobia nas escolas públicas promete longa polêmica. Um convênio firmado entre o Ministério da Educação (MEC), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e a ONG Comunicação em Sexualidade (Ecos) produziu kit de material educativo composto de vídeos, boletins e cartilhas com abordagem do universo de adolescentes homossexuais que será distribuída para 6 mil escolas da rede pública em todo o país do programa Mais Educação.

Parte do que se pretende apresentar nas escolas foi exibida ontem em audiência na Comissão de Legislação Participativa, na Câmara. No vídeo intitulado Encontrando Bianca, um adolescente de aproximadamente 15 anos se apresenta como José Ricardo, nome dado pelo pai, que era fã de futebol. O garoto do filme, no entanto, aparece caracterizado como uma menina, como um exemplo de um travesti jovem. Em seu relato, o garoto conta que gosta de ser chamado de Bianca, pois é nome de sua atriz preferida e reclama que os professores insistem em chamá-lo de José Ricardo na hora da chamada.

O jovem travesti do filme aponta um dilema no momento de escolher o banheiro feminino em vez do masculino e simula flerte com um colega do sexo masculino ao dizer que superou o bullying causado pelo comportamento homofóbico na escola. Na versão feminina da peça audiovisual, o material educativo anti-homofobia mostra duas meninas namorando. O secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, André Lázaro, afirma que o ministério teve dificuldades para decidir sobre manter ou tirar o beijo gay do filme. “Nós ficamos três meses discutindo um beijo lésbico na boca, até onde entrava a língua. Acabamos cortando o beijo”, afirmou o secretário durante a audiência.

O material produzido ainda não foi replicado pelo MEC. A licitação para produzir kit para as 6 mil escolas pode ocorrer ainda este ano, mas a previsão de as peças serem distribuídas em 2010 foi interrompida pelo calor do debate presidencial. A proposta, considerada inovadora, de levar às escolas públicas um recorte do universo homossexual jovem para iniciar dentro da rede de ensino debate sobre a homofobia esbarrou no discurso conservador dos dois principais candidatos à Presidência.

O secretário do MEC reconheceu a dificuldade de convencer as escolas a discutirem o tema e afirmou que o material é apenas complementar. “A gente já conseguiu impedir a discriminação em material didático, não conseguimos ainda que o material tivesse informações sobre o assunto. Tem um grau de tensão. Seria ilusório dizer que o MEC vai aceitar tudo. Não adianta produzir um material que é avançado para nós e a escola guardar.”

Apesar de a abordagem sobre o adolescente homossexual estar longe de ser consenso, o combate à homofobia é uma bandeira que o ministério e as secretarias estaduais de educação tentam encampar. Pesquisa realizada pelas ONGs Reprolatina e Pathfinder percorreram escolas de 11 capitais brasileiras para identificar o comportamento de alunos, professores e gestores em relação a jovens homossexuais. Escolas de Manaus, de Porto Velho, de Goiânia, de Cuiabá, do Rio, de São Paulo, de Natal, de Curitiba, de Porto Alegre, de Belo Horizonte e de Recife receberam os pesquisadores que fizeram 1.406 entrevistas.

O estudo mostrou quadro de tristeza, depressão, baixo rendimento escolar, evasão e suicídio entre os alunos gays, da 6ª à 9ª séries, vítimas de preconceito. “A pesquisa indica que, em diferente níveis, a homofobia é uma realidade entendida como normal. A menina negra é apontada como a representação mais vulnerável, mas nenhuma menina negra apanha do pai porque é pobre e negra”, compara Carlos Laudari, diretor da Pathfinder do Brasil.

O deputado Jair Bolsonaro se pronunciou na Câmara dos Deputados e expôs o seu ponto de vista sobre o referido material. Assista o vídeo:


Fonte:Correio braziliense

Por: João Paulo Fernandes

CRATO de SAPATO NOVO: Governo do Crato reinicia recuperação da malha asfáltica no Centro e nos Bairros - Por Wilson Bernardo


O Prefeito Samuel Araripe reinicia no centro e nos bairros, a recuperação da malha asfaltica, propiciando uma melhor urbanização para automotores e pedestres. A retomada dos serviços teve inicio na Rua José Marrocos, que há muito tempo vinha sendo solicitada pelos moradores. O Prefeito Samuel Araripe sensibilizado com os apelos por uma melhor pavimentação da cidade, vem nesse final de ano nos presentear com serviços primordiais para os cidadãos cratenses. Pedimos a compreensão de todos pelos trastornos que as obras causam, mas sabemos que é para o bem de todos os Cratenses e dos visitantes da princesinha do cariri, que cada vez mais vem se tornando e se consolidando como referencial de cidade em busca de planejamentos urbanos, que venham atender a velocidade do desenvolvimentos das grandes cidades. Parabéns ao poder executivo pela iniciativa.

Rua José Marrocos de sapato novo
Para uma melhor tranquilidade urbana
Homens da Coral empenhados na realização de mais uma obra
O antes e o depois
No bem estar da população cratense
O que em breve poderá ser a sua rua beneficiada
Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


CRATO – CEARÁ:

Polícia prende acusados da morte de criança degolada na noite de sábado.

Após trabalho investigativo a polícia militar prendeu por volta das 16h30min, de ontem (06) no Sítio Baixio do Monteiro, em Crato-CE, Cícero Erlânio Gonçalves da Silva, 20 anos, morador do local e Miguel Soares dos Santos Filho, 21 anos, este preso na Rua Renan Felinto 192, no bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte. Eles são acusados do latrocínio ocorrido por volta das 18h40min, do último sábado (04), na estrada vicinal que interliga os Sítios Baixio do Muquém e Monteiro, zonas rurais dos municípios de Crato e Juazeiro do Norte-CE, respectivamente, que teve como vítima a criança Alexiano Tavares de Sousa, 03 anos, morta degolada por um fio de arame farpado.

O menor era conduzido em uma motocicleta Honda XR 200, de cor vermelha, ano 2002 e placa HXA 7123, guiada por seu pai Alexiano P. Silva, residente no Sítio Baixio do Muquém, em Crato que também transportava sua esposa Maria José Tavares A., mãe da criança, quando foram surpreendidos por um fio arame farpado entendido transversalmente de um lado para outro da estrada. Por não haver visibilidade no local, o rapaz não conseguiu desviar do arame, vindo a sofrer um corte profundo no pescoço e a sua esposa um golpe na cabeça e a criança morrer degolada. O casal foi socorrido por populares para o Hospital Santo Inácio de Juazeiro. Após suas prisões Cícero Erlânio e Miguel Soares foram conduzidos foram conduzidos para a Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato, onde segundo o bacharel Mário Gomes, chefe do cartório da 19ª DRPC do Crato, os dois foram autuados por latrocínio (Roubo seguido de morte) e encontram-se recolhidos na cadeia publica local a disposição do poder judiciário.

Prisão por posse ilegal de munição.

O comerciante Francisco Ribeiro Delfino de Lima, 29 anos, residente na Rua Santo Antonio, 360, no Distrito de Dom Lemos em Santana do Cariri, foi preso acusado de posse ilegal de munição. Ele trafegava em um veículo Fiat Strada de cor preta, placa NVQ 7611 de Farias Brito, por volta das 11h, de ontem, no KM 20 da CE 292, na Chapada do Araripe quando foi abordado pela polícia rodoviária estadual, tendo sendo encontrados no porta mala do carro dois cartuchos calibre 38. O mesmo foi conduzido a 19ª DRPC do Crato para adoção dos procedimentos cabíveis.

Polícia intensifica operação “Cinturão das divisas”

A polícia militar realiza nas divisas do estado do Ceará, com o Pernambuco, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte a operação denominada de “Cinturão das divisas” que visa coibir a entrada possíveis bandidos em território cearense oriundos de outros estados. O sargento Simplício que na manha de ontem participava da ação da PM na chapada do Araripe nos concedeu entrevista sobre a operação.

BARBALHA-CEARÁ:

Prisão por força de mandado judicial

A polícia de Barbalha prendeu por volta das 17h30min, de ontem (06) na Avenida Perimetral Oeste, 509, no bairro Cirolândia, José Edson de Andreza Barbosa, idade e filiação não informada. O mesmo foi conduzido para 20ª DRPC de Juazeiro, onde foi entregue à autoridade competente como manda a lei.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ

Bandidos levam aproximadamente cinco mil reais de empresa.

Em um roubo ocorrido, por volta das 13h30min, de ontem (06) no cruzamento das Ruas Delmiro Gouveia e Rua Pio X, no bairro Salesianos, em Juazeiro, 02 (dois) homens não identificados, ocupantes de uma motocicleta Honda Fan de cor vermelha, placa não informada abordaram a pessoa de iniciais D.A.L., funcionário de uma industria de refrigerantes localizada na Avenida Padre Cícero, no Bairro Antonio Vieira, em Juazeiro, quando apontaram com uma pistola para cabeça da vítima tomaram de assalto uma mochila contendo a quantia aproximada de cinco mil reais em dinheiro. Após o assalto os marginais empreenderam fuga tomando rumo ignorado. A PM realizou diligências, mas sem êxito. A vítima foi orientada pelos militares a registrar queixa crime na Delegacia de polícia civil.
CARIRIAÇU – CEARÁ:

Mulher presa por embriagar quatro crianças no Cariri

Uma mulher, de 26 anos, foi detida em Caririaçu, na região do Cariri, acusada de embriagar 4 crianças, de 12, 10 e 9 anos. Segundo os pais das vítimas, Francisca Gonçalves Rodrigues teria servido a bebida alcoólica na noite de sábado (04) em um açude próximo ao bairro Pernambuquinho. A acusada foi encaminhada à delegacia, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), pela infração. As crianças foram levadas ao hospital do município.

IGUATU – CEARÁ.

Prisão por porte de arma restrita - desarticulação de quadrilha‏.

Na manhã desta terça-feira (07), a Polícia Militar tomou conhecimento através de agentes do Pro-Cidadania que um veículo FOX de cor preta com placa HXK 9791 com inscrição de Fortaleza/CE ocupado por com dois homens desconhecidos encontrava-se em transitando no distrito de Lima Campos, em Iguatu. A polícia verificou junto ao Sistema SEPROCE, que o carro era apenas como veiculo alienado ocasião em os ocupantes do Fox disseram a polícia que o veiculo pertencia ao crediarista Francisco Lopes Justino, 27 anos, que encontrava-se na Pousada do Posto BR em Iguatu.

Os PMS foram até ao local indicado aonde encontrou o crediarista deitado com a mão sobre uma pistola PT.40 de propriedade da Polícia Civil, de numeração SYG10796 com dois carregadores contendo 23 cartuchos intactos, 03 celulares, sendo 01 da marca LG e dois SANSUNG). Segundo a polícia, Ele responde aos artigos 157, 159, 288, 297, 304 do CPB além de ter em seu desfavor, dois mandados de prisão em aberto. O policiamento efetuou a prisão do mesmo e deteu para averiguações, José Evaldo Melo Mota, 36 anos, solteiro, autônomo; Antonio de Assis da Silva, 48 anos, casado, autônomo, o qual segundo a polícia, responde por Porte Ilegal de arma de fogo; e Luiz Victor da Silva, 24 anos, amasiado, Ferreiro. Todos foram conduzidos até a DRPC de Icó/CE para os devidos procedimentos.

QUIXELÔ – CEARÁ:

Funcionário do Banco do Brasil morre vítima de acidente de transito

Um acidente de transito ocorrido por volta das 06h30min, de ontem (06) no KM 08 da CE 375, sítio Garrota 2, no município de Quixelô – CE, matou o funcionário do Banco do Brasil, Francisco Carlos da Silva, 27 anos, casado. Ele conduzia um veículo Corsa Classic, cor cinza, placas NUZ 8396, quando colidiu com um ônibus que faz linha sítio Garrota/Iguatu-CE, placas BWD 1639-SP, conduzido por Tiago Cândido Da Silva, 24 anos, motorista, o qual evadiu-se tomando rumo ignorado. O policiamento compareceu ao local, e adotou as medidas cabíveis, acionado o rabecão para conduzir o corpo ao IML de Iguatu-CE.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

NÃO PERCAM!!!

CRATO - Notícias do Dia 07 de Dezembro de 2010


Dezenas de Ruas serão reasfaltadas até o final do ano, no Centro e nos Bairros do Crato


O Prefeito do Crato, Samuel Araripe, comunica o reasfaltamento até o final do ano, de dezenas de ruas no centro e nos bairros. Ontem, dia 06 de dezembro, foi reasfaltada a Rua José Marrocos, no bairro Pinto Madeira. Hoje, terça-feira, 07 de dezembro, será a vez da Rua Ratisbona, localizada no centro. Segundo o prefeito, este benefício é muito importante para a cidade, uma vez que os recentes trabalhos de saneamento, em que estão sendo trocados mais de 15Km de tubulação de água, deixaram muitos buracos na camada asfáltica. Em entrevista realizada na tarde de ontem, o prefeito salientou a importância das obras que estão sendo entregues: "A troca dos canos de água pela SAAEC, embora seja uma medida antipática para a população, é muito importante, porque investe-se em saúde. Os canos trocados já tinham mais de 50 anos de uso, e estavam se deteriorando. O nosso objetivo é levar água de qualidade à população. Por conta disso, tivemos que cortar o asfalto em diversas ruas, que agora será recuperado em sua totalidade, mas não só nas áreas em que houveram trabalhos da SAAEC, como também em outros bairros. Esperamos até o final do ano concluir todos os trabalhos", complementou Samuel Araripe.

Os seguintes bairros serão beneficiados com o novo asfaltamento do Crato através de várias ruas: Bairro Pinto Madeira, Centro, Bairro São Miguel, Bairro Ossian Araripe, Bairro Pimenta, Bairro Seminário e Conjunto Novo Crato.

Jovens Cratenses se transformam em agentes multiplicadores em favor da Saúde e atuam contra o preconceito

O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas- SPE tem a finalidade de oferecer formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. O intuito do projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência. O SPE destaca a escola como o melhor espaço para a articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens. É lá que se encontram os principais sujeitos desse processo: estudantes, famílias, profissionais da educação e da saúde.

No município do Crato o SPE está implantado nas escolas públicas Municipais e Estaduais, onde esses temas, são trabalhados em parceira com as equipes do Programa de Saúde da Família- PSF, Núcleo de Apoio a Saúde da Família NASF e Centro de Referencia em Assistência Social CREAS. Nesse contexto o Governo Municipal do Crato criou uma rede de informações e desenvolvimento de ações dentro dos territórios das escolas.

Assim, o propósito primordial é que o adolescente seja acolhido, acompanhado e orientado, dentro de todos os equipamentos sociais existentes no município, o que conseqüentemente fará desse jovem um agente multiplicador de informação e de melhorias na sua saúde, bem como na da sua família.

No ultimo dia 1º. De Dezembro onde foi comemorado o Dia Mundial de Combate a AIDS, jovens de escolas públicas do Crato tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos dentro da temática de prevenção a saúde e de informação contra o preconceito. Trabalhos foram expostos na Praça Siqueira Campos e os próprios jovens lá estavam atendendo a demanda de perguntas e questionamentos.

Samuel Araripe, Prefeito do Crato, reafirma seu compromisso em desenvolver políticas públicas e viabilizar projetos que promovam a melhoria na qualidade de vida dos jovens cratenses e suas famílias. Todas as Secretarias Municipais, sobretudo as de Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Juventude e Ação Social estão unidas pra que projetos e ações sejam cada vez mais colocadas em prática num propósito de crescimento e progresso para toda a comunidade.

6ª edição do Doce Natal segue com suas ações de solidariedade e alegria

A Prefeitura do Crato iniciou na ultima sexta-feira dia 3, as comemorações do Doce Natal. espet Com peças infantis realizadas no Teatro Salviano Arraes Saraiva, o Doce Natal reuniu um valoroso público que pagou 5 reais a cada espetáculo, essa renda será revertida para a compra de presentes para as crianças cratenses. Até a próxima sexta-feira, estará sendo realizado o projeto Mão Amiga que tem como objetivo sensibilizar a comunidade em relação a responsabilidade social pelas pessoas que estão carentes de afeto e de carinho, levando aos devidos lugares a alegria a música e a oração. Os locais que serão visitados sempre de 14 as 17 horas pela equipe do Doce Natal serão: Hospitais, Abrigos, Presídios e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE Crato.

O projeto de caráter filantrópico Doce Natal foi criado pela primeira dama cratense Mônica Araripe e objetiva sobretudo levar alegria e solidariedade a comunidade, bem como arrecadar brinquedos para as crianças carentes da cidade.

A abertura oficial do Doce Natal 2010 será no próximo dia 12, e o encerramento será dia 18 no Centro Cultural do Araripe no Largo da RFFSA. A programação completa do Doce Natal 2010 está disponível no site da Prefeitura do Crato www.crato.ce.gov.br.

Governo do Crato realiza comemoração Natalina do ProJovem Adolescente

O Governo do Crato em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, realizará próxima sexta-feira, dia 10 as 18 horas na Quadra Bi-Centenário a comemoração Natalina do ProJovem Adolescente. A coordenação do projeto, convida a todos e informa que na ocasião será feita a entrega de certificados do curso de inclusão digital- informática básica e da entrega de premiação - troféus e medalhas- do II Torneio Esportivo do ProJovem que aconteceu entre os dias 16 de novembro à 02 de dezembro do ano em curso. A Secretária de Assistência Social do Crato, Liduina Andrade convida todos os alunos, orientadores sociais, instrutores de esporte e lazer e instrutores de arte e cultura a se fazerem presentes nessa celebração. A festa que terá lanches e distribuição de brindes será animada pelo DJ Samuca e também serão realizados sorteios.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

ALMANAQUE - Dia 7 de dezembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANQUE

7 d
e dezembro: Dia Internacional da Aviação Civil

* 1866 - O rio Amazonas e seus afluentes e o rio São Francisco são abertos aos navios mercantes de todas as nações.
* 1917 - Os Estados Unidos da América entram na Primeira Guerra Mundial e declaram guerra ao Império Austro-Húngaro.
* 1941 - O Japão ataca Pearl Harbor, na ilha de O'ahu, Havaí, marcando a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

Nasceram neste dia...

* 1810 - Theodor Schwann, biólogo alemão (m. 1882).
* 1964 - Roberta Close (na imagem), atriz brasileira.
* 1998 - Karina Ferrari, atriz mirim brasileira.

Morreram neste dia...

* 43 a.C. - Cícero, político e orador romano (n. 106 a.C.).
* 983 - Oto II, imperador do Sacro Império Romano-Germânico (n. 955).
* 1894 - Ferdinand de Lesseps, diplomata e empresário francês (n. 1805).

Fonte: Wikipedia

Manuscrito de Da Vinci é encontrado em biblioteca na França


Um fragmento perdido de um manuscrito do gênio renascentista Leonardo da Vinci foi encontrado em uma biblioteca pública do oeste da França, depois de passar quase um século e meio esquecido em um depósito. Escrito da direita à esquerda na escrita espelhada que era a marca registrada de Da Vinci, o texto foi um dos 5.000 documentos doados à prefeitura de Nantes em 1872 pelo rico colecionador Pierre-Antoine Labouchere e depois abandonado ao esquecimento nos arquivos locais. Foi apenas quando um jornalista local topou com uma referência à localização do documento, em uma biografia do mestre italiano, que o manuscrito finalmente foi localizado.

"Ele provavelmente o escreveu em italiano do século 15 e possivelmente em outras línguas, então agora o texto precisará ser decifrado", disse Agnes Marcetteau, diretora da biblioteca de Nantes, onde o manuscrito foi encontrado. Por enquanto, o teor do texto de Da Vinci --algumas linhas escritas sobre uma folha de papel amarelada-- é desconhecido, e especialistas ainda não decifraram os rabiscos marrons do artista, disse Marcetteau. O texto é o segundo item raro encontrado na coleção de Labouchere. Em 2008 foi encontrada uma partitura nunca antes vista do compositor Wolfgang Amadeus Mozart. Leonardo da Vinci (1452-1519) foi um dos maiores pintores, cientistas e pensadores do Renascimento e é conhecido na França sobretudo pela tela "Mona Lisa", que atrai milhares de visitantes todos os dias ao museu do Louvre, em Paris.

Em 1486 ele desenhou um protótipo de máquina voadora com asa rotatória, não muito diferente dos helicópteros modernos.

GUILLAUME FROUIN
DA REUTERS, EM NANTES ( Via Folha.com )

Brasil é responsável por 52% dos gases do efeito estufa na América Latina


Brasil, Argentina, Venezuela e México são responsáveis por 79% das emissões de gases que causam o efeito estufa na América Latina, indica um relatório das Nações Unidas divulgado nesta segunda-feira na Cúpula sobre Mudança Climática (COP-16). O documento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe (Cepal), desenvolvido com o apoio do instituto GRID Arendal, destaca que o Brasil sozinho fornece 52% das emissões de toda a região. O estudo adverte que as emissões globais de dióxido de carbono (CO2) na América Latina em 2006, excluindo as por mudança no uso da terra, foram de 38,754 bilhões de toneladas métricas.

Analisando dados de 2005, a pesquisa assinala que a média das emissões per capita da região, também excluindo as por mudança no uso da terra, foi de 5,5 toneladas métricas de CO2, sendo que Trinidad e Tobago, Uruguai, Venezuela e Argentina registraram, nessa ordem, as maiores emissões por habitante. As principais fontes de emissão de gases do efeito estufa na América Latina são a mudança no uso da terra e silvicultura, agricultura e energia, acrescenta o documento, intitulado "Os Gráficos Vitais da Mudança Climática na América Latina e Caribe". Por países, o Brasil é o maior emissor por mudança no uso da terra, com mais de 800 mil toneladas métricas de CO2.

"A importância da agricultura na região se vê refletida também nas emissões, tendo Brasil, Paraguai, Argentina, Jamaica e Colômbia uma participação significativa deste setor no total de suas emissões", ressalta o estudo. Quanto às emissões por energia na região, os dois países que mais contribuem são México e Brasil, que juntos emitem mais de 500 mil toneladas de CO2. "Apesar de ainda não sermos grandes emissores, se a América Latina seguir crescendo de maneira contínua e com a mesma plataforma produtiva, poderemos nos transformar em grandes emissores no futuro", indicou o pesquisador da Cepal e coautor do documento, Luis Miguel Galindo, em entrevista coletiva para apresentar os resultados do estudo.

Segundo Galindo, América Latina e Caribe têm um índice de emissões de 1.152 toneladas de CO2 por cada milhão de dólares do seu Produto Interno Bruto (PIB), muito superior à média dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é de 481 toneladas de CO2 por cada milhão de dólares de PIB.

DA EFE, EM CANCÚN

Restaurantes, cardápios, atendimentos e clientes - Por: Roberto Jamacaru de Aquino


Na região do Cariri faz tempo que almoçar, lanchar e jantar sempre em casa, deixou de ser um costume das famílias locais. Com o progresso das nossas cidades nas últimas décadas, somado ao aumento do poder aquisitivo da população e aos costumes trazidos por esta dos grandes centros, esse hábito foi sendo gradativamente alterado. Surgiram, então, não só novos os restaurantes, mas, inclusive, as praças de alimentação nos shoppings, além das modernas padarias, lanchonetes e cafés, muitos das quais e dos quais com o sistema de franquias, em que, além dos outros serviços, o self service, que vende o produto no peso, tornou-se um atrativo a mais para o público consumidor.

Dos pratos feitos de outrora, à base de arroz, feijão, macarrão, bife e/ou galinha caipira, passaram a existir os “A La Carte.”. Estes trouxeram como opções os filés à Delícia, à Parmegiana e o Medalhão. Inclusos nesses cardápios vieram ainda, entre outros, os pratos frutos do mar (camarão, polvo etc.), a linha à base de salada (grãos, amêndoas, folhas e verduras em geral), as massas (pizzas, lasanhas), os churrascos, inclusive as iguarias chinesas e japonesas, no caso o iaquisoba e o sushi.

Mas, para o consumidor atual, que está sempre em busca de novidade com qualidade, essa oferta diversificada no cardápio passou a ser algo insuficiente para seus desejos e necessidades. Sua opção declinou-se pelos estabelecimentos de degustação onde se possa desfrutar, além de um bom paladar, das questões da segurança, higiene, atendimento aprimorado e preço justo. Nesse pacote ele vai mais além exigindo boa localização, espaço para estacionamento, recinto com opções de brinquedos para as crianças e ambientação fina, funcional e agradável.

Infelizmente, em nossa região, esse alerta não vem sendo captado por alguns, repito, alguns proprietários desse ramo de negócios. Pois, ignorando até mesmo o assédio das franquias (Boi Preto, Rubayab, Espeto, Trapiche, Chão de Fogo etc.), que estão de olho gordo no nosso mercado, a maioria ainda mantém seus estabelecimentos sem refrigeração. Chegam também a ludibriar o cliente fornecendo-lhe produtos maquiados por outros, como é o caso dos “filés anunciados” quando, na realidade, a carne servida é outra de qualidade inferior. Acrescente-se a isso a demora no atendimento, os despreparos e os maus-humores de alguns, volto a repetir, de alguns empregados e donos dessas casas que, dentro de uma lojista retrógada, relutam em aceitar a prática universal dos cartões de créditos nas suas opções de crédito e débito.

O Cariri, dado sua evolução em todos os segmentos sócio-econômicos, sedia, quase que diariamente, eventos de grandes portes oriundos dos meios educacional, político, industrial, comercial, financeiro, esportivo, midiático, saúde entre outros. Toda essa diversidade de consumidores, além do povo em geral, vem, dependendo do que lhes é oferecido por essas casas gastronômicas, decretando a sobrevivência ou não destas. Na nova concepção de crescimento de mercado, é preciso não só saciar o cliente, mas confortá-lo e encantá-lo buscando, na excelência dessa relação, o que existe de melhor para satisfazê-lo, no caso com produtos, atendimentos e serviços de qualidades. Permanecer vivo em meio à concorrência é, portanto, tão somente uma questão de visão. Ou melhor, de visão inteligente!

Garçom, por gentileza, traga-me o cardápio!

Roberto Jamacaru de Aquino

Programação do DOCE NATAL 2010


O Blog do Crato apóia essa iniciativa. Participe você também !


http://1.bp.blogspot.com/_LgneLDapcV4/TP2ssgtDq3I/AAAAAAAADFA/ILoD084hwkg/s1600/programa%25C3%25A7%25C3%25A3omenor.jpg

INFLAÇÃO NOS ALIMENTOS - Preços disparam na feira livre do Crato - Reportagem: Antonio Vicelmo


NE - Inflação não existe ? - O Preço da Carne Dobrou !


Consumidores reclamam dos produtos mais caros na feira do Crato, como milho, feijão verde e carne - ANTÔNIO VICELMO. Vindos de Estados como Goiás, Mato Grosso e Pernambuco, produtos vendidos no Crato têm alta de preço

Crato. Os preços dos produtos "estouraram" ontem na feira semanal do Crato e nos supermercados. A carne e o milho sofreram um aumento de até 100%. A carne de gado, que era vendida R$ 12,00 o quilo subiu para R$ 16,00. O filé sofreu a maior elevação. Passou de R$ 15,00 para mais de R$ 30,00. Estes valores variam de um mercado para outro. Nos frigoríficos e nos mercantis, onde a carne é mantida congelada, o preço é mais alto.

"É tudo uma questão da lei da oferta e da procura", diz o marchante José Carlos Salviano, estabelecido na Central de Abastecimento do Crato, acrescentando que o varejo já observa queda de 15% nas vendas da carne de gado devido a essa alta de preços. Ele explica que, no maior centro produtor, o Estado de Tocantins, onde o seu pai reside, o preço também subiu em consequência das exportações do produto.

Impactos ambientais

A seca e as queimadas registradas naquela região determinaram também diminuição na oferta. "O efeito foi o aumento do preço da carne bovina", diz o marchante Francisco Valdetário, esclarecendo que alta é mais um reflexo da redução da oferta do que do aumento no consumo. O Cariri importa mais da metade da carne que consome. "Até o leite é importado de Pernambuco", complementa.

A elevação do preço da carne refletiu nos restaurantes e churrascarias, que apresenta um aumento em torno de 40%. A empresária Irene Macedo, proprietária de duas grandes churrascarias em Crato e Juazeiro, lamenta a dificuldade de comprar carne para atender à demanda.

O milho acompanhou o mesmo ritmo da carne. Subiu de R$ 20,00 o saco de 60 quilos para R$ 40,00. O feirante Vicente Saturnino diz que o milho produzido na região desapareceu. O jeito é importar de Mato Grosso. O escritório regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informa que esta recebendo, esta semana, seis mil toneladas de milho para serem vendidos a R$ 30,00 o saco. O estoque é destinado aos pequenos criadores inscritos no programa de abastecimento.

O arroz manteve o preço: R$ 43,00 o saco de 30 quilos. O popular fornecedor, "Lenim do Arroz", que abastece a maioria dos Municípios do Cariri, está vendendo 1.000 quilos de arroz, por semana, na região. De hoje para amanhã estão chegando duas carretas do produto, procedentes de Mato Grosso. É outro gênero que está sendo importado dos Estados de Goiás e Mato Grosso. A maioria do alimentos consumidos no Cariri vem do Centro-Sul do País. "Até o famoso arroz de Várzea Alegre, o chamado ´arroz nosso´, o mais gostoso da região, desapareceu do mercado", diz o comerciante daquele Município, Agostinho Bezerra, destacando que o único produto que apresentou uma pequena baixa de preço foi o feijão de corda.

O feirante José Francisco da Silva, conhecido como Zé de Creusa, estava vendendo feijão de corda ontem na feira do Crato por R$ 4,00 o quilo. Houve uma queda de R$ 0,50. O produto está vindo do Estado do Pará. "O gênero na região só deu para o consumo doméstico dos produtores", afirma ele. Já o mulatinho manteve o preço de R$ 3,00 o quilo. A cada ano que passa, a seca ou o inverno no Nordeste têm pouca influência no mercado regional. "Tudo vem de fora", lamenta o feirante. O feijão verde, que era vendido a R$ 2,00 o quilo, subiu para R$ 4,00.

A manga que é produzida na região caiu de preço. Nem compensa colocar na feira para a venda. Somente as frutas selecionadas, de boa qualidade, são vendidas no mercado. O abacaxi, que vem da Paraíba, é vendido a R$ 3,00 a unidade. A produção da Serra do Araripe não atende ao consumo. Já a verdura, depende da oferta. O coentro, por exemplo, está sobrando nas feiras livres. Com apenas R$ 1,00, a dona de casa passa a semana temperando a comida. O problema é o tomate, o pimentão e a cebola, que, em sua maioria, vem dos perímetros irrigados de Petrolina (PE). Os preços variam, para menos ou para mais, no intervalo de um dia para o outro. Os feirantes estão apostando no funcionamento da Central de Abastecimento do Cariri que está sendo concluída em Barbalha. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, vai movimentar uma produção, de início, de mais de 70 toneladas de hortifrutigranjeiro, podendo ser ampliada para 150 mil toneladas. A nova unidade vai centralizar o comércio do setor atacadista, dinamizando toda a economia, até o consumidor final.

Segundo o secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município do Crato, Zilcélio Alves, a Ceasa Cariri vai impor mais organização neste setor. Ele conclamou os pequenos produtores a se organizarem para aproveitar esse potencial de absorção da produção que a região poderá ter, por meio do comércio atacadista. Ele destaca a produção de frutas como banana e manga no Crato que deverá ser comercializada na Central, dando um retorno mais favorável aos pequenos produtores do Município.

Enquete
A Reclamação é geral

"Até o famoso arroz de Várzea Alegre, o chamado "arroz nosso", o mais gostoso da região, desapareceu do mercado"
Agostinho Bezerra
Comerciante

"O Cariri importa mais da metade da carne que consome. Até o leite é importado do Estado de Pernambuco"
Francisco Valdetário
Marchante

MAIS INFORMAÇÕES
Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Avenida Padre Cícero, S/N, Juazeiro do Norte - Cariri
Telefone: (88) 3571.4119

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

ANIVERSÁRIO DE JACQUES, FRANÇOIS & TONY BLOC EM SERRA VERDE



A alegria era visível. Rara essa oportunidade de comemorar o aniversário de 3 irmãos ao mesmo tempo e poder ainda, no mesmo dia, reunir cinco aniversariantes amigos de datas contíguas.
Pois foi assim que começou o dia 4 de dezembro. Mochilas prontas cedinho, comidas para um capricho amigo. Carro fretado. Poeira da estrada. Tudo fazia parte dos preparativos de uma comemoração festiva para o aniversário de Jacques (e seus 50 anos), François e Tony Bloc.

A simplicidade foi a tônica. Irmãos e amigos (de Serra Verde) irmanados na Fazenda para uma confraternização de pura e sincera alegria. Os cinco aniversariantes num só abraço comemoraram também a lealdade e a amizade sincera.

Sorrisos abertos, brincadeiras em pauta, irmãos ( François, Dominique, Claude, Jacques) abraçam a amiga-irmã de sempre: Edilma

Houve discurso e homenagem do coronel Landim, para os irmãos aniversariantes. Houve descontração e informalidade. Houve calor humano, integração.

Até Rita, cercada dos "filhotes" que ela criou, conseguiu emocionada agradecer os mimos e os cuidados que sempre recebeu no decorrer de sua vida..

À noite foi a hora do piquenique. Um contexto fora da festa. Aqui não rolava álcool, apenas um pacto de amizade. Uma promessa de cumplicidade e sincera amizade. O chão era o palco para a mágica cena


Depois de um piquenique caprichado regado a Sidra, redes no alpendre da Casa do Doutor (Ninha, Dihelson, Edilma e Claude), olhando para o céu estrelado sem a poluição visual da cidade, contamos juntos histórias de humor e, um por um, desfolhamos nossos sonhos para depois dormirmos o sono dos justos.

Boa noite, amigos.

Claude Bloc

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30