xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/11/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 novembro 2010

Festividade marca encerramento do Projeto Ações Culturais para Povos Rurais


No próximo domingo, dia 28 de novembro, das 13hs30 às 17hs, acontecerá na sede do Projeto Verde Vida, no sítio Catingueira, a festa de encerramento do projeto Ações Culturais para Povos Rurais. Realizado desde janeiro de 2010, com o apoio do Banco do Brasil, o projeto é responsável pelo acompanhamento direto a mais de 150 crianças, adolescentes e jovens da zona rural do município do Crato/Ceará, em atividades de formação humana, cidadania e educação.

O evento é aberto ao público, conta com a participação de algumas autoridades e tem como principal objetivo celebrar os resultados positivos do projeto. Para isso, uma intensa programação gratuita é oferecida e inclui exibição de três vídeos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, produzidos pela equipe de audiovisual do projeto; além de apresentações culturais com os grupos de dança, capoeira e circo das turma de crianças e adolescentes que participaram, ao longo deste ano, das ações formativas do projeto Ações Culturais para Povos Rurais.

Atividades de recreação, exposições de fotos e um forró pé de serra com a banda Catingueira marcam o evento que promete animar as comunidades do entorno da Ponta da Serra. A estrutura do evento conta também, com a realização de um intercâmbio cultural junto a 50 adolescentes e jovens da Comissão da Pastoral da Terra (CPT) da Paraíba que estarão conhecendo as ações desenvolvidas pelo projeto numa intensa troca de experiências.

A equipe do projeto “Ações Culturais para Povos Rurais” trabalha desde o lançamento do projeto com o intuito de sensibilizar e mobilizar as comunidades rurais para que as crianças, adolescentes e jovens dos oitos comunidades envolvidas com o projeto possam ter acesso a ações educativas que contribuam com a formação cidadã e gerem novas perspectivas de sociabilidade e interação com o local em que vivem. “Durante todo o desenvolvimento do projeto, houve o estímulo da participação das comunidades rurais, ora por meio de oficinas de sensibilização, capacitação, cursos, implantação de rádios comunitárias, ora por meio da participação efetiva e sistemática das crianças, adolescentes e seus familiares em atividades de integração, reuniões e processos formativos diversos”, afirma o coordenador do projeto, Genivan Brasil.

O projeto “Ações Culturais para Povos Rurais” é desenvolvido pelo Projeto Verde Vida - ONG localizada no município de Ponta da Serra, com o apóio do Banco do Brasil.


Data do evento: 28/11/2010
Horário: Das 13hs30 às 17hs
Local: – Sítio Catingueira – Ponta da Serra
Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (88) 9627-3161 ou janyalencar@hotmail.com

Programação Encerramento Projeto

Ações Culturais para Povos Rurais

13h30 – Abertura com apresentação da equipe e fala da CPT e coordenação do Projeto;

13h50 - Entrega dos Certificados do Curso de Informática;

14h00 – Exibição de Vídeos: Rape da Criança, Ao meu olhar, Trabalho Infantil e Balanço da Ações 2010;

14h30 – Apresentação de Circo;

15h00 – Apresentação do grupo de dança;

15h30 – Grupo de Capoeira;

16h00 – Show com a orquestra infantil do Projeto;

16h30 – Lanche

17h00 – Encerramento com a Banda Catingueira

Jany Mery Alencar Leite
Cordenadora Pedagógica
Projeto Verde Vida

Contato: (88) 9627-3161
janyalencar@hotmail.com

Documentário registra a história do Mestre Cirilo

O mestre Cirilo do Maneiro Pau da Bela da cidade do Crato desde cedo aprendeu com os mestres a importância da cultura popular. Discípulo dos Mestres Dedé de Luna, Aldenir e Bigode, Cirilo vem há quase trinta anos mantendo a brincadeira do Maneiro Pau na Comunidade da Bela Vista, ele é um dos agraciados com o título institucional de Mestre da Cultura Popular e deve repassar seus saberes para a comunidade como forma de garantir a continuidade da brincadeira para as gerações futuras.

Essa história será transformada em documentário, através do projeto “No Terreiro dos Brincantes” desenvolvido pela Universidade Regional do Cariri – URCA, através da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX e o Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC e a parceria do Coletivo Camaradas. O projeto consiste em produzir documentários sobre cultura popular apresentando os contextos de vivência social dos brincantes.

Esse será o quarto documentário produzido pelo projeto. Já foram produzidos os seguintes; Mulheres do Coco da Batateira, Mestre Zulene Galdino, Reisado Dedé de Luna que está em fase de conclusão.

O lançamento dos documentários são realizados nas próprias comunidades nas quais eles são produzidos, como forma valorizar os protagonistas das brincadeiras da cultura popular.

Mostra SESC Cariri de Cultura:O Encantamento da Palavra Suassuna-Por Wilson Bernardo.

A palavra desde o inicio de se formar verbo,foi um enigma par os primórdios,alguns se comunicam através de gestos e sinais.Os grunhidos faziam parte dos ancestrais,como manifestações de puro sedusismo no ato mais contagiante do ser humano que é as relações sexuais,o que na verdade em uma cama a palavra pouco tem sentido,o que infinitamente um grunhido supera toda uma dialética.Mas vamos ao que interessa,Suassuna me fez registrar inúmeras reações de um povo inebriado em êxtase de consumação de ideologismo da espécie,para reflexões de suas atitudes,p que as imagens falam por si,as reações animalisticas da força de palavras bem ditas,de um senhor eterno reino da pedra encantada.Benditas palavras.
Mesmo em meio a multidão ele refletia,ao som das gaitadas,esse flagrante é único de um fotografo metido...É pura magia do clik.

Prof.Marcos Carvalho e entre tantos outros o Sargento Fábio
O povo se diverte com palavras,o que forro avacalha
G.Mácario,Dr.Nivaldo,Demutram,e ao fundo Matheus Siebra e família que risada em Siebra pai
Jairo o percussionista,Eugênia e ambos Prof"s de Inglês,Gabi,Josenir Lacerda cordelista e esposo...
Nordestino tem que ter sempre cabeça erguida,somos uma cultura única
Muitas maquinas em busca do foco perfeito,para um registro histórico
Janinha concentrada,mas de olho no foco,faz pose Jane...
Flávio Rocha e uma bela criança,que com certeza terá um futuro sem esquece esse momento
A leitura e o conhecimento é bem maior do que a forrozada pejorativa
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

Festival de Flores chega a Juazeiro - Reportagem: Elizângela Santos


Como em 2009, a feira deve receber centenas de visitantes, que podem comprar flores a preços acessíveis - FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS. A expectativa dos organizadores do Festival de Flores de Holambra é que 70 mil pessoas visitem o evento.

Juazeiro do Norte. Será aberto, hoje, às 9 horas, neste Município, o II Festival de Flores de Holambra, que ano passado foi sucesso de público. Mais de 30 mil pessoas passaram pelo local da feira, na Praça Padre Cícero, nos dez dias do evento. A feira este ano acontece até 5 de dezembro. A perspectiva de público durante todos os dias de realização, segundo os organizadores, é de 70 mil pessoas, vindas de toda a região. A margem de visitação é de 7 mil a cada dia.

São mais de 200 variedades de flores e plantas ornamentais, que estarão disponíveis para contemplação e comercialização, a preços acessíveis. A abertura será marcada com a presença de autoridades e da população local. Nos próximos dias, o caminho das flores de Holambra passa a ser o Cariri, fomentando o turismo e negócios, inclusive causando impacto positivo no setor. A feira de flores acontece nas principais capitais do Brasil, e também nas grandes cidades nordestinas. Fortaleza é uma delas, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Natal e Maceió.

Para se ter ideia do nível desse festival, Holambra, em São Paulo, é responsável pela maior produção de flores do Brasil, também exportadas para vários países. A realização do evento é da Cooperativa de Flores de Holambra e do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. O evento é fruto de uma importante parceria entre os organizadores com o apoio de órgãos como a TV Verdes Mares Cariri, Sesc e Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte. Rosas, gérberas, bonsais, cactos, orquídeas, violetas e muito mais variedades podem ser encontradas a preços de R$ 1,00 a R$ 50,00. A feira funcionará a partir das 8 horas até às 20 horas.

MAIS INFORMAÇÕES

Praça Padre Cícero
Município de Juazeiro do Norte
(88) 8812.5525
(88) 9915.3450

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Curiosidades - Casal constrói versão em escala menor da Casa Branca




Versão tem 18,3 m de comprimento e 7 m de largura. Casal tem trabalhado desde 1959 na construção da réplica.

O casal americano Jan e John Zweifel construiu uma versão da Casa Branca, sede do governo dos EUA, em escala menor em Orlando, no estado da Flórida (EUA). A versão em miniatura tem 18,3 metros de comprimento e cerca de sete metros de largura.Segundo a agência "Barcroft Media", essa é a réplica mais precisa da residência do presidente dos EUA em todo mundo. John e sua mulher têm trabalhado desde 1959 na construção da réplica. Eles usam fotografias para manter cada detalhe igual à original.

Do G1

Mulheres Fiéis...


...é igual ao caso de uma mulher casada que recebe um telefonema de um paquera e depois conta para o marido:

"Marido, você acredita que ELE, o Sem-vergonha, ficou me cantando por 1 hora inteira no telefone?"

( Recebido por E-mail )

CRATO - Notícias do Dia 25 de Novembro de 2010



Certificados de conclusão dos cursos do ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã do Crato serão entregues amanhã

O Governo do Crato por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro Comunitário Santa Maria realizam amanhã 26, sexta-feira, a entrega dos certificados de conclusão dos cursos do ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã, que qualifica socialmente e profissionalmente jovens na faixa etária de idade de 18 a 29 anos de idade para o mundo do trabalho. O evento será na quadra Bi-Centenário, localizada na Praça Alexandre Arraes no centro, as 18 horas e 30 minutos.

No Crato foram realizados 10 cursos, 20 turmas e 500 jovens, em média de 20 a 25 alunos por turma.

05 turmas de Auxiliar administrativo;
01 turma de Agro-extrativismo;
02 turmas de alimentação;
02 turmas de construção e reparos;
01 turma de arte e cultura;
01 turma de metal mecânica (mecânica de motos);
03 turmas de saúde (atendimento consultórios médicos, hospitais... e prevenção da saúde na comunidade);
02 turmas telemática;
01 turma de turismo e hospitalidade;
02 turmas costura do vestuário.

O município do Crato vem desenvolvendo um eficiente trabalho no que diz respeito a promover, educação profissional e inclusão social aos jovens participantes do projeto, bem como disponibilizando subsídios para uma melhoria significativa na qualidade de vida dos mesmos.

Crato vence mais uma etapa na conquista do Selo Município Verde

O Governo Municipal do Crato através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano - SEMAC e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA realizou ontem uma Reunião com a Coordenadora do Comitê Gestor do Programa Selo Município verde - PSMV do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM do Governo do Estado do Ceará Dra. Maria do Socorro Ferreira de Azevedo. Na ocasião foi apresentado o desempenho do Município do Crato no referido Programa neste ano de 2010. De acordo com a coordenadora do Selo Verde, dos 137 municípios inscritos este ano no Programa, 110 enviaram ao CONPAM os questionários de Gestão Ambiental e Mobilização Ambiental. No entanto, apenas 89 tiveram avaliação validada quanto aos prazos. O Crato foi um dos 33 municípios que, após avaliação de Gestão Ambiental, Mobilização Ambiental e Desempenho Ambiental, obtiveram Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA) suficiente para serem avaliados “in loco” e que, portanto, continuam na disputa pela obtenção do Selo Verde 2010, em seguida foram avaliados “in loco”, por técnicos do Programa e o resultado sairá em breve.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

A festa de Nossa Senhora da Penha – por Armando Lopes Rafael


Os festejos a Nossa Senhora da Penha – Rainha e Padroeira de Crato – são realizados há 242 anos. E se constituem na maior manifestação religiosa feita nesta cidade.
A mais antiga referência a esta comemoração data de 1838, e foi feita por George Gardner, Naturalista, Botânico Memorialista, Intelectual, Pesquisador, Escritor, Ensaísta e Cientista inglês, que esteve em Crato naquele recuado ano. Autor do livro Viagem ao Interior do Brasil, publicado em Londres em 1846 (e somente traduzido para o português e editado no Brasil quase cem anos depois) lá encontramos uma descrição da festa da Padroeira de Crato, da qual destacamos o seguinte trecho:

“Durante minha estadia em Crato foi celebrada a festa de N. Sra. da Conceição, (Gardner equivocou-se quanto à invocação, pois o certo é Nossa Senhora da Penha) precedida de nove dias de divertimentos, cujas despesas correm por conta de pessoas designadas para conduzi-los; enquanto durou a novena, como é chamada, os poucos soldados que haviam na vila não cessaram quase, dia e noite, de dar tiros e as procissões, iluminações, girândolas de foguetes e salvas, com um pequeno canhão em frente da igreja, trouxeram ao lugar um constante alvoroço”.

A crônica histórica de Crato guarda ainda o registro de que o primeiro Intendente deste Município, após o advento da República – cargo que hoje corresponde ao de Prefeito – o cidadão José Gonçalves da Silva, durante 29 anos seguidos (de 1900 a 1929) foi o coordenador da Festa de Nossa Senhora da Penha. Consta que estando uma vez no Rio de Janeiro, ao embarcar no navio que o traria de volta ao Ceará o Sr. José Gonçalves da Silva, homem de pequena estatura, caiu no mar e na hora da aflição pediu o auxílio de Nossa Senhora da Penha para não morrer afogado.
Retirado das águas fez um voto de assumir a coordenação da festa da Padroeira de Crato, o que cumpriu até sua morte, ocorrida em 4 de julho de 1930.

O certo é que, em quase dois séculos e meio de realização, os festejos a Nossa Senhora da Penha, têm importância não só na tradição religiosa desta cidade, mas servem como instrumento de socialização e divulgação da capacidade empreendedora e artística da sociedade cratense. Basta lembrar que a cada 22 de agosto, véspera do início do novenário em louvor à Virgem da Penha, que coincide com o Dia do Folclore, dezenas de grupos da tradição popular se encontram na Praça da Sé para homenagearem sua padroeira.
Em face disso, os festejos a Nossa Senhora da Penha também contribuem para a conservação da cultura popular com suas festas, brincadeiras, danças, cantigas de roda, crenças, superstições, lendas, histórias, ritos e mitos do Homem Cariri.

No dia 1º de setembro – data consagrada a Nossa Senhora da Penha – a procissão com a imagem da excelsa padroeira dos cratenses leva cerca de trinta mil pessoas às ruas da cidade. Mantendo uma velha tradição as famílias ornamentam com flores, velas e imagens as janelas de suas residências para reverenciar a passagem da sagrada imagem. Trata-se de um momento rico de piedade cristã, uma manifestação pública da fé do povo cratense.

Nos últimos anos os festejos a Nossa Senhora da Penha tem crescido bastante, com reflexo no aumento da renda dessa festa, oriunda das doações dos fiéis. E tudo tem sido criteriosamente aplicado em melhoramentos na Igreja da Sé. Basta citar o novo piso da igreja, pintura externa e interna, a restauração de todas as imagens e peças sacras antigas daquele templo, a reforma da capela batismal, a construção das capelas da Ressurreição e do Santíssimo Sacramento, novo sistema de som, dentre outros.
A Catedral de Nossa Senhora da Penha é um templo limpo, bem cuidado, arejado, verdadeira sala-de-visita para quem vindo ao Crato percorre o edifício histórico mais importante da cidade...

(Artigo escrito para o site da Diocese de Crato: www.diocesedecrato.org/)

Os Eternos Lamentadores de Plantão dos Problemas do Crato - Por: Dihelson Mendonça


Seja Parte da Solução, Não do Problema!


Já há algum tempo, venho acompanhando as eternas lamúrias do Sr. Pedrinho Esmeraldo, um clássico apontador de problemas e não de soluções da nossa cidade, e neste caso específico, em relação ao fechamento da Escolinha Maria Amélia, localizada no Sítio São José.

Para os nossos leitores, afirmo que um dos grandes problemas do Crato é que alguns gostam de criticar as coisas sem prévio conhecimento de causa. Eternos lamentadores de plantão, que usam o dedo indicador para apontar o que não foi feito, ou o que deveria ter sido feito, mas não movem uma só mão para contribuir para uma solução factível dos problemas do Crato. São os apelidados "Edil" ( de dentro ou de Fora ), sendo que há por aí um tal "Edil" de fora ( de Fortaleza ), que é tão desinformado, escrevendo disparates sobre o Crato, que não compensa sequer que aqui gastemos nossas palavras em rebater as insanidades que aquele cidadão escreve pelos Blogs. Mas deixemos este de lado, e vou me ater apenas ao caso trazido à baila nesses dias pelo Sr. Pedrinho Esmeraldo, por quem nutro grande estima pessoal, mas encontra-se muitas vezes equivocado em suas colocações.

Com relação especificamente à Escola Maria Amélia, há um fator importante a se considerar sobre o fechamento da mesma no distrito, que se chama contingenciamento. Andei me informando com o Prefeito Samuel Araripe há um certo tempo sobre este caso, e ele fez as contas na ponta do lápis e mostrou que o local, assim como outros locais do município custam muitas vezes mais caro manter uma escola aberta por um mero orgulho do distrito, do que investir em TRANSPORTE ESCOLAR de qualidade para levá-los a uma região do município mais densamente povoada, com melhor aparelhamento de professores e outros recursos importantes ao pleno desenvolvimento do aluno. Portanto, ficaria muito mais barato para o município e com mais qualidade no ensino, trazer os alunos para a cidade ou para um local mais próximo, o que inclusive promove a integração deles em ter contato com a vida diversa da cidade, com outros alunos de diferentes bairros e formações, ao invés de mantê-los confinados o tempo inteiro no seu próprio vilarejo, sem relação alguma com o mundo exterior.

Meu caro Pedrinho Esmeraldo, eu posso compreender o seu amor ao Crato, mas o Crato tem problemas muito mais urgentes para serem solucionados do que esse, e você, por um provável desconhecimento de por onde a banda passa, jamais abordou em suas crônicas. Além do mais, comporta-se como um mero apontador de problemas, sem jamais tocar na SOLUÇÃO do PROBLEMA.

Pedrinho, sejamos parte da Solução, não do Problema! - Indique como é que o município vai resolver coisas importantes. Indique aonde vamos conseguir, por exemplo, 300 milhões de Reais para fazermos o resto do saneamento do Crato, a solução definitiva para o Canal do Rio Grangeiro e outras coisas. Esse negócio de se lamentar eternamente das muriçocas do canal, dos buracos na camada de asfalto, ( isso todos nós sabemos que existe) de todas as dificuldades sem apontar as soluções, já está por demais ultrapassado. As sociedades inteligentes aprenderam que o dever do cidadão é colaborar com SOLUÇÕES para sua cidade, seu estado e seu país.

É assim, com objetividade, com propostas factíveis e não com lamúrias e falácias, que se deve resolver os problemas que afligem as populações.

Problemas ? Nós listamos inúmeros. Inclusive, causados pela própria população, por exemplo, em não possuir uma educação compatível com a civilização, quando queima o lixo e gera gases altamente tóxicos; Quando a câmara de vereadores deixa de propor projetos importantes ao município, além de muitos outros. Mas queremos soldados enfileirados nas soluções deles, e não apenas como aqueles velhos que ficam pelas calçadas da Praça Siqueira Campos ( que não é o seu caso ), reclamando do que a cidade deveria ser assim ou assada, que deveria ter isso ou aquilo, e não têve. Levantem-se e AJAM. O mundo é dos que fazem! Estamos trabalhando no sentido de resolver os problemas, não de causar mais problemas. Que possamos amar o Crato SIM, e que demonstremos esse amor simplesmente FAZENDO ALGUMA COISA ÚTIL. Pelo menos algo muito mais útil do que simplesmente abrir a boca para reclamar e depois cruzar os braços !

Dihelson Mendonça

ALMANAQUE - 25 De novembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

25 de novembro:
Dia Nacional da Bósnia e Herzegovina

* 1120 - Ocorre o Naufrágio do White Ship, onde morre Guilherme Adelin, herdeiro de Henrique I de Inglaterra.
* 1936 - É assinado o Pacto Anticomintern entre a Alemanha e o Japão, tendo como fundamento a oposição ao desenvolvimento do comunismo.
* 1975 - Em Portugal, um golpe militar põe fim ao PREC.

Nasceram neste dia...

* 1844 - Karl Benz, engenheiro alemão (m. 1929).
* 1845 - Eça de Queirós (na imagem), escritor português (m. 1900).
* 1881 - Papa João XXIII, 262.º papa (m. 1963).

Morreram neste dia...

* 1885 - Rei Afonso XII de Espanha (n. 1857).
* 1967 - Ossip Zadkine, pintor russo (n. 1890)
* 2005 - George Best, futebolista britânico da Irlanda do Norte (n. 1946).

Fonte: Wikipedia

E agora José? -- por Pedro Esmeraldo


(observação: este artigo foi escrito em 5 de dezembro de 2008)

F
az quase dois anos que a Escolinha Maria Amélia, localizada no Sítio São José foi fechada. Considero isto um crime na história escolar do Crato. Pois fecharam esta dita escola em localidade densamente povoada, prejudicando o bom desempenho escolar das crianças daquela localidade.

Hoje mesmo, encontramos com mães dessas crianças que lamentaram a evasão delas para Juazeiro do Norte. Consideramos tudo isso medidas caturras, vez que o Secretário de Educação de Crato praticou um ato danoso ao aprendizado dessas crianças. Já fizemos todo o possível para contornar esse impasse, possibilitando a reabertura destas escola, dotando-a de estruturas dignas e modernas, melhorando o nível no aprendizado daquela unidade escolar.

Não temos mais para quem apelar, mas a nossa decisão é lutar até o fim contra o fechamento da escola. Cremos que nosso objetivo será alcançado, qual seja vermos a escola novamente funcionando, dotada de qualidades técnicas dentro dos parâmetros estabelecidos pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura. Por isso, decidimos avançar e nunca recuar neste nosso intento. Continuaremos na luta, sem esmorecimento, custe o que custar, mas lutaremos até o fim. Utilizamos esse dito popular: “nem que a porca torça o rabo”, mas não recuaremos um instante sequer.

Não nos esquecemos jamais das promessas dos políticos dizendo que vão cuidar bem da educação. Agora, dada a oportunidade, lembramos a conhecida poesia de Carlos Drummond de Andrade:

E agora, José? / A festa acabou, / a luz apagou, / o povo sumiu,a noite esfriou, / e agora, José?
e agora, Você? / Você que é sem nome, / que zomba dos outros, / Você que faz versos, que ama, protesta? / e agora, José?
(...)

Sozinho no escuro / qual bicho-do-mato, / sem teogonia, / sem parede nua / para se encostar,
sem cavalo preto / que fuja do galope, / você marcha, José! / José, para onde?

Por isso perguntamos aos secretários que vieram de fora, dizendo que iriam solucionar o problema, mas não cumpriram a promessa: Para onde vamos, José?
Ah, Crato velho sofredor...

Texto de Pedro Esmeraldo

SALVE, SALVE, GUERRILHEIROS DA ARTE E DA VIDA!!!

A 2ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense, que vem desde o dia 5 e se encerrará no próximo dia 27, reúne quase 30 companhias de teatro, dança e circo, somando cerca de 300 artistas e técnicos. Todos do Cariri cearense! É um painel de espetáculos e experimentos cênicos que diginifica a arte e o povo da região, dada a importância de seus realizadores no cenário cultural do Ceará e do Brasil. Artistas consagrados e jovens talentos vivenciam a glória de se afirmar como portadores da divina capacidade de reinventar a vida através arte e ou de reinventar a arte através da vida.

PROGRAMAÇÃO DE QUINTA-FEIRA - DIA 25.NOV.2010
TEATRO RACHEL DE QUEIROZ - CRATO-CE-BRASIL

 19h00min: O HÓSPEDE (12 anos, 60min)
Cia. Mandacaru de Artes e Eventos (de Juazeiro do Norte-CE)



20h30min: TERREIRO DE HISTÓRIAS (Infantil, 50min)
Cia. Armadilhas Cênicas (de Crato-CE)
 

Realização:
Sociedade Cariri das Artes
Sociedade de Cultura Artística do Crato
Cia. Cearense de Teatro Brincante
Companhias de Teatro, Dança e Circo do Cariri

Patrocínio:
Prefeitura Municipal do Crato
Secretaria de Cultura do Crato
Banco do Nordeste

MOMENTO DA POESIA


(Em) Tudo
- Claude Bloc -




Em tudo o que sou
estás.
Estás comigo
sem o teres sentido.
Em tudo
o que poderia ter sido.

Em mim,
és tudo ( à minha volta.)
unindo versos
rasgando prosa.

Claude Bloc

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30