xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/11/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 novembro 2010

Um filme para ser visto - Por Emerson Monteiro


Trata-se de "A língua das mariposas", produção espanhola de 1999, do diretor José Luis Cuerda, um drama bem elaborado que retrata a vida pacata do interior da Espanha às vésperas da Guerra Civil, idos de 1936. O roteiro reúne o desenrolar de três contos de Manuel Rivas, exímio escritor que revive histórias populares através de reconstituições da tradição oral recente da Península Ibérica. Em 2007, Rivas esteve no Cariri, juntamente com outro escritor, o contista moçambicano Mia Couto, ambos a proferir palestra conjunta no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri, em Crato.

O filme retrata a história de um garoto de sete anos que inicia seus estudos com um mestre-escola, Don Gregório, de ideias libertárias, vinculado ao Partido Comunista numa fase política contraditória que desaguaria nos traumas profundos e nas grandes tragédias das movimentações revolucionárias posteriores.

A Espanha serviria de campos de teste para as armas sofisticadas alemãs, logo em seguida utilizadas por Hitler na Segunda Grande Guerra. O confronto de pensamentos políticos diversos, socialismo, anarquismo, comunismo, fascismo e nazismo, terminaria ocasionando chagas profundas a centenas de milhares de espanhóis mortos, desaparecidos e refugiados, vincando de dor a paz daquela gente. O despertar da criança para a vida tem, pois, como pano de fundo essa fase social, do ponto de vista da pequena comunidade e seus personagens, numa película elaborada com fotografia de rara qualidade e ritmo envolvente.

Numa graduação de interesses, o aluno desperta para a realidade sob os olhos atentos e cuidados do mestre, identificando-o com as novidades da natureza que revela nos primores da ciência e encontram na infância território fértil e alegre. No entanto, diante da serenidade aparente daquele universo em fermentação, crepitam temores da insegurança futura e os acontecimentos destruidores da paz, causando mágoas ainda hoje a persistir na alma da pátria.

O belo capítulo de um passado próximo que o tempo destruiu vem no filme e termina quando se iniciam outras situações com o furor que manifestaria rosto nostálgico de ódio e revolta dos seres humanos e seus caminhos desencontrados, afeitos aos valores apenas materiais. Cenas finais assinalariam fortes emoções no espectador, reflexo e desfecho da amizade que se formara entre aluno e mestre, clímax digno das melhores quadras cinematográficas, quanto vista na sinceridade e no respeito pelas justas crenças.

Por: Emerson Monteiro

Dilma Rousseff divulga nomes da equipe econômica do seu governo


Guido Mantega vai permanecer no Ministério da Fazenda, e Miriam Belchior será a nova ministra do Planejamento no lugar de Paulo Bernardo, que já tem vaga garantida no governo. Ainda foi escolhido Alexandre Tombini, que presidirá o BC no lugar de Henrique Meirelles. A presidente eleita, Dilma Rousseff, confirmou nesta quarta-feira os três nomes da equipe econômica que vão compor o seu governo. Um dos últimos acertos foi a longa conversa da presidente eleita com o presidente do Banco Central. Nesta quarta-feira, ele próprio anunciou que vai deixar o cargo.

Henrique Meirelles foi o presidente que mais tempo ficou no comando do Banco Central: oito anos. É um dos responsáveis pelo controle rigoroso da inflação e pela saída rápida do Brasil da crise financeira internacional: “Considero a minha missão cumprida, considero a minha missão já em processo de término. E tinha já a intenção de terminar o meu trabalho juntamente com o mandato do presidente Lula”, disse Meirelles. O ministro do Planejamento também vai deixar o cargo, mas foi convidado por Dilma a ocupar outra função no novo governo: “Ela me fez um convite para participar do governo, mas um convite genérico, porque ela me disse que tem mais de uma opção e, portanto, não queria definir isso agora”, disse o ministro Paulo Bernardo.

Horas depois, a presidente eleita oficializou, em nota, sua equipe econômica, ressaltando que determinou aos escolhidos que assegurem a continuidade da política do governo Lula, baseada no regime de metas de inflação, câmbio flutuante e responsabilidade fiscal. A nova equipe terá também o desafio de avançar. Guido Mantega permanece no Ministério da Fazenda. Miriam Belchior vai ser ministra do Planejamento. Ela está no governo Lula desde o início. É coordenadora do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, que continuará sob sua gestão.

Miriam Belchior prometeu buscar qualidade dos gastos públicos: “É possível fazer mais com menos. E é isso que nós vamos perseguir nos próximos quatro anos do governo da presidente Dilma”, declarou a coordenadora do PAC.

O escolhido para presidir o Banco Central, Alexandre Tombini, é hoje diretor do banco. A sua nomeação ainda depende da aprovação do Senado. Tombini fez questão de dizer que a presidente eleita lhe garantiu autonomia na administração da política monetária: “Ela me disse que, nesse regime, não há meia autonomia. É autonomia operacional total”, disse Tombini.

Fonte: G1

DNA prova que argentino violentou filha e teve 10 filhos com ela

NE - A mulher só denunciou depois que o pai foi preso por outro motivo...

Estudos genéticos confirmaram que um homem de 62 anos violentou sistematicamente sua própria filha e teve 10 filhos com ela em uma remota localidade da Argentina. Virgilio Palud, juiz da cidade de Reconquista, no centro do país e nas proximidades do lugar dos crimes, disse em declarações reproduzidas na quarta-feira pela mídia que exames de DNA feitos sobre oito filhos da vítima confirmaram que também são filhos do acusado. A mulher violentada, agora com 43 anos, denunciou o ocorrido à polícia em junho, quando seu pai foi preso por outro motivo. Com as provas de DNA, o caso passará à etapa de julgamento.

Reportagem de Juliana Castilla - AE - Agência Estado

Freud: Ícone da cultura moderna


[Foto]

Embora tenha nascido em 1856, Sigmund Freud está entre os grandes nomes da cultura do século 20, que ajudou a fundar com suas ideias revolucionárias sobre o inconsciente e a sexualidade. O pé no século 19 nos auxilia a entender os traços ditos conservadores da personalidade marcante do Pai da Psicanálise, como sua posição liberal em economia e política, que o levou a olhar o socialismo com reservas.

O casamento de Freud, por exemplo, foi bastante convencional, à moda do século 19. Martha Bernays fez-se uma esposa dedicada e dócil: deu-lhe seis filhos e apoiou o marido, propiciando-lhe uma vida familiar restauradora para um homem que enfrentava batalhas desgastantes.

Os próprios psicanalistas hoje questionam alguns pontos "datados" de sua visão sobre a mulher, lembrando, entretanto, que ele foi fundamental na investigação das neuroses sexuais enraizadas nos casos de histeria tão comuns ao tempo em que o jovem estudante de medicina iniciava-se na busca de explicações para os fenômenos da mente.

Sem sombra de dúvida, levar as mulheres a falar e aceitar sua sexualidade, por meio das associações livres, foi de extrema importância no processo de libertação do gênero. E é notável que façam parte do universo freudiano do porte de Anna, sua filha e também psicanalista; a escritora e feminista Lou Andreas-Salomé; e outra psicanalista especialmente importante no campo do estudo e atendimento de crianças, Melanie Klein.

Fonte: Agência Senado

Quarto dia de ataques tem 25 carros queimados e 19 mortos no Rio


No quarto dia da onda de ataques criminosos no Estado do Rio, 19 pessoas foram mortas. Desde domingo (21), já são 27 os mortos. Ao todo, 37 veículos foram incendiados, sendo 25 apenas nesta quarta-feira. Das 19 pessoas mortas hoje, quatro morreram durante ação do Bope na Vila Cruzeiro (zona norte do Rio), considerada o principal reduto de traficantes na cidade. Entre essas vítimas está Rosângela Barbosa Alves, 14, morta por um tiro nas costas durante a incursão da tropa de elite da PM. O hospital Getúlio Vargas, na Penha, recebeu vários moradores feridos, como Valdete Carvalho, 33, que levou um tiro na barriga. O tiroteio deixou presas em uma escola da favela duas diretoras e sete alunos --os pais não conseguiam subir para buscar as crianças. Só após as 18h os responsáveis chegaram até o local e todos saíram.

Nas 13 operações de hoje, que abrangeram 28 favelas, 15 pessoas morreram no confronto com a polícia. Os ataques de criminosos a veículos se intensificaram hoje. Em um dos casos, uma van que transportava 14 pessoas, o fogo foi ateado por dois homens antes que os passageiros deixassem o veículo. Quatro pessoas tiveram queimaduras leves. Em outro, um ônibus incendiado em Vicente de Carvalho (zona Norte), foi achado um bilhete: "Se continuarem as UPPs, não vai ter Copa e nem Olimpíada".

Foram detidos 31 suspeitos de participação nos ataques --são 159 presos desde segunda. Houve a apreensão de 17 pistolas e revólveres, 9 fuzis, 1 espingarda, 1 submetralhadora, 1 granada, 2 bombas caseiras, mais de 1 t de drogas (maconha, cocaína e crack) e material inflamável.

O governador Sérgio Cabral (PMDB) afirmou ao "Jornal Nacional" que a Marinha dará apoio no combate aos ataques na Vila Cruzeiro. Segundo ele, não haverá ação de militares, mas "apoio logístico com transporte, viaturas e equipamentos". Disse que os ataques são "um ato de desespero" porque os criminosos "enfraquecidos e perdendo território". "Não vão nos inibir. Vamos seguir com o trabalho de pacificação de diversas comunidades", disse à CBN.

As operações continuam na quinta-feira (25). O comandante-geral da PM, Mário Sérgio Duarte, cassou as folgas durante a crise. Estão de prontidão 17,5 mil homens.

Fonte: Folha.com

Transnordestina recebe primeiros trilhos no Cariri - Reportagem: Antonio Vicelmo


Operários da construtora Aliança instalam 500m de trilhos por dia. As obras estão no Município de Milagres, próximo ao túnel entre Missão Velha e Brejo Santo - FOTOS: ANTÔNIO VICELMO - A conclusão da Transnordestina está prevista para dezembro de 2012. Atualmente, a obra está sendo executada em Missão velha. Vai transportar milhões de toneladas em produtos. A obra de construção da Transnordestina final mente chega ao Cariri. No dia 10, presidente Lula visita canteiro na região.

Missão Velha. A Ferrovia Transnordestina, finalmente, entrou nos trilhos. A instalação dos primeiros trilhos começou no "marco zero", neste Município. Agora, as equipes de trabalho já estão no Sítio "Corredor Comprido", Município de Milagres, a menos de um quilômetro de distância do túnel que passa por baixo da CE-293, que liga Missão Velha a Brejo Santo.

Estão sendo fixados dois tipos de bitola em alguns trechos. Entre Missão Velha e Salgueiro, são três trilhos paralelos. O objetivo é atender às composições de bitolas mais largas. No canteiro de obras, operários da Construtora Aliança, que faz parte do consórcio que executa o projeto, afirmam que estão sendo feitos 500 metros por dia. A predominar este ritmo, o trecho de 96 km entre Missão Velha (CE) e Salgueiro (PE) será concluído em seis meses. O presidente Lula deixará o cargo em janeiro de 2011 sem inaugurar nenhum trecho da ferrovia, que consta do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Inauguração de obras

Mesmo com o atraso das obras, o presidente Lula prometeu voltar ao Cariri, em companhia do governador Cid Gomes, no próximo dia 10, para inaugurar obras na região, dentre as quais o Hospital Regional do Cariri. Na mesma dada, está programado que o presidente fará um pequeno trajeto em trem adaptado, na parte que já está pronta entre Salgueiro e Missão Velha.

"Ainda tem muitas obras d´artes (pontes e túneis) a serem concluídas. O trabalho final é demorado", afirmou um funcionário que preferiu não se identificar. No canteiro de obras, dizem não ser autorizados a dar entrevista. Cada um dos trilhos, com 24 metros de comprimento, pesa uma tonelada. O transporte é feito pela própria via férrea, em construção, por meio de vagões prancha, que descarregam esses materiais em locais estrategicamente preparados para a instalação definitiva dos trilhos no trecho. Os mesmos vagões transportam os dormentes até a frente de serviço. Uma vez descarregados, pórticos especiais, também montados sobre trilhos, são mobilizados para o lançamento dos dormentes na via terraplanada. No trecho de 1.200km sob sua responsabilidade, a Construtora Aliança utiliza quatro conjuntos completos de pórticos, cada um deles com capacidade para descarregar 40 dormentes com peso de 360kg.

Após essa etapa, outro equipamento, a posicionadora de grade, entra em operação para a montagem dos trilhos sobre os dormentes. Esse serviço exige que os trilhos sejam "grampeados" aos dormentes, um processo que, na maioria das vezes, é realizado de forma manual. A fase final é a descarga do lastro de brita, também realizada por um equipamento sobre trilhos.

Uma verdadeira montanha de brita foi acumulada no canteiro de obras. Dotado de vagões com gôndolas, a máquina despeja a brita sobre a área dos trilhos e dormentes, preparando o terreno para a fase posterior, feita pela reguladora de lastro. Para isso, a máquina conta com uma lâmina frontal e caixas laterais, utilizadas para acertar os taludes do lastro. Esses dispositivos também removem o excesso de brita e conferem à via o perfil definido em projeto. A presença dos trens de carga nos sítios cortados pela ferrovia animou os moradores. O agricultor Pedro Crispim de Oliveira que, a princípio, não acreditava no projeto, agora está vendo o trem passar em sua porta, no Sítio Caiçara, a 20km do marco zero. "Está vindo gente de longe para conhecer o trem", diz o vaqueiro Damião da Silva.

Paralelamente, prossegue a terraplanagem do trecho de 50km, ligando Missão Velha e Aurora, rumo ao Porto do Pecém. De acordo com informações da Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), o Governo está promovendo as desapropriações necessárias à execução das obras no trecho cearense.

Divisão de trechos

Na execução das desapropriações de imóveis localizados na faixa de domínio, que vai de Missão Velha até o Pecém, em São Gonçalo do Amarante, num total de 527km de extensão, os trechos foram divididos em Missão Velha-Acopiara, Acopiara-Quixadá e Quixadá-São Gonçalo do Amarante (Complexo Industrial e Portuário do Pecém). Os trabalhos totalizam investimento da ordem de R$ 6 milhões, oriundos de convênio entre o Governo do Estado, mediante a Seinfra, e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Atualmente 197.632km já tiveram a imissão de posse entre Missão Velha e São Gonçalo.

Os dormentes estão sendo transportados em carretas de Salgueiro para Missão Velha de onde são levados para os locais de instalação. Na cidade pernambucana está localizada, segundo o presidente Lula, a maior fábrica de dormentes do mundo em bitola larga, com capacidade para produzir 4,8 mil peças (ou 3 km) por dia e a estimativa é chegar ao fim do ano com 230 mil dormentes finalizados, acelerando a implantação da estrada de ferro.

Investimento

5,4 bilhões de reais estão sendo investidos no projeto de Ferrovia Transnordestina, que promete revolucionar o transporte de carga na região, impulsionando diversos setores da economia

MAIS INFORMAÇÕES

DNIT - Superintendência Regional do Estado do Ceará - Br 116, Km 6 - Cajazeiras - Fortaleza (CE) - (85) 3295.7377 / 3295.3991

Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

O Banditismo nos Sertões do Nordeste Por:Lemuel Rodrigues

.
Lemuel Rodrigues, Sandro Leonel e Danielle Esmeraldo

O banditismo sempre gerou o interesse e alimentou a fantasia do povo. O homem ou a mulher que vive às margens da lei como um celerado errante desperta na população, atração e admiração, certo fascínio por aquela vida “livre” das restrições impostas pela sociedade. Basta lembrar o que representa Robin Hood para os ingleses, Jesse James, para os americanos, Pancho Villa para os mexicanos e, como não poderia ser diferente, Lampião para nós brasileiros.

A vida desses homens é contada em verso e prosa, sem a preocupação com a história, seus feitos “heroicos”, exageradamente narrados pelos contadores de estórias, ajudaram a mitificar tais personagens. No caso específico do Brasil, as bravuras de Lampião, que são narradas pela literatura de cordel, por exemplo, contribuem sobremaneira para mitificá-lo. Essas narrativas sem uma preocupação histórica exigem uma atenção especial. Ao invés da ênfase ao bandido, era preciso estudar a realidade de suas vidas e a sociedade na qual viveram e morreram. Daí o motivo pelo qual precisamos retroagir no tempo e no espaço e procurarmos entender as ações desses agentes históricos que são os cangaceiros. Tomaremos como referência a colonização, em especial a expansão territorial através da criação extensiva do gado.


As grandes famílias que ocuparam os sertões do Nordeste no período colonial, através da atividade acima citada, mantiveram sob seu controle bandos de homens, muitos dos quais vivendo em suas terras, como “morador” ou “agregado” em troca de “serviços” ocasionais. Eram comuns, entre as famílias que dominavam os sertões, conflitos gerados muitas vezes por questões de terra, gado, liderança política, herança, casos amorosos ou qualquer outra pendenga, o que exigia delas a permanência de “seus homens” sempre em prontidão para uma eventual “guerra de famílias”, como por exemplo, na luta entre os Pereiras e Carvalhos na zona do Pajeú de Flores, em Pernambuco, bem como os Cunhas e Patacas, no Ceará; Dantas e Carvalhos Nóbrega, na Paraíba, e tantas outras espalhadas pelo Brasil.

Destacaremos a titulo de ilustração o conflito entre os Pereiras e os Carvalhos, em Pernambuco, uma vez que foi do confronto dessas duas famílias que nasceu, por volta de 1916, um dos grupos de cangaceiros mais atuantes nos sertões do Nordeste, liderado por Sebastião Pereira (Sinhô Pereira), neto do Barão de Pajeú, e seu primo Luis Padre. Os dois arregimentaram dezenas de homens e passaram a perseguir membros da família Carvalho por serem responsáveis pela morte de membros de sua família. Os Carvalhos, que naquele momento dominava a política em Pernambuco, usavam a polícia e as milícias para se defenderem, acusando seus adversários políticos e inimigos pessoais de “perigosos bandidos.” Nesse cenário de rivalidade entre as famílias, iremos perceber a ligação do cangaço com a política.

Já no período imperial, a existência de dois partidos, o liberal e o conservador, colocava em lados opostos as famílias rivais. Como afirma Queiroz (1997: 24) Quando o Partido Conservador, por exemplo, estava dominante num município ou numa região, as parentelas que compunham o Partido Liberal, seus bandos de capangas, as autoridades que pertencessem ao mesmo partido, eram consideradas “na ilegalidade”. Como tal, viam-se perseguidas, aprisionadas, dizimadas, e as autoridades administrativas destituídas de seus cargos.”


A Proclamação da República e a extinção dos partidos não foram suficientes para superar as diferenças históricas existentes entre as famílias rivais. As lutas continuam, agora enfatizando as querelas pessoais, daí o derramamento de sangue ao longo da chamada república velha em todo o país. É bem verdade que a continuidade das lutas entre as famílias não pode ser vista apenas como frutos de questões pessoais, uma vez que o fim do império e a extinção dos partidos não cessaram as disputas políticas entre os grupos. O que podemos perceber era uma nova disputa, dessa vez interna. Ainda tomando como referência Queiróz (1997: 26) Durante o Império, lutavam Conservadores contra Liberais, partidos políticos que eram nacionalmente reconhecidos. Na 1ª República, passou a existir um partido único, o Partido Republicano. A luta pela dominação local se travou, então, entre os que ocupavam os cargos político-administrativos e neles procuravam eternizar-se (oligarquias), e seus contrários, rotulados por eles como bandidos.

Com o advento da república, a tendência foi o cangaço se tornar independente dos grupos familiares, uma vez que as oligarquias no poder passaram a se utilizar de novos instrumentos de controle local, como a polícia. É bem verdade que a passagem dos grupos de cangaceiros dependentes para independentes não excluía a relação com políticos da região. Os três grandes nomes do cangaço independente, Antônio Silvino, Lampião e Corisco, mantinham boas relações com alguns chefes políticos locais, chegando ao ponto de gozar de certas regalias em suas áreas de atuação. No entanto, isso não tornava os cangaceiros elementos com habitat fixo, pois eram pessoas que viviam às margens da lei e frequentemente perseguidos pelas polícias estaduais.


Lemuel Rodrigues
Presidente da SBEC
Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço

NOTA CARIRI CANGAÇO: O texto acima faz parte da espetacular apresentação do professor doutor, Lemuel Rodrigues, presidente da SBEC, na abertura do Semínário Cariri Cangaço 2009, com o tema: Cangaço e Religiosidade. Convidamos a todos para acompanharem na íntegra a apresentação acessando o site oficial da SBEC:
www.sbec-br.org/artigocangaço.html

Via Blog Cariri Cangaço de Manoel Severo
.

Terrorismo no Rio - J. Hildeberto Jamacaru de AQUINO


Como forma de atenuar os aspectos altamente negativos do terror implantado no Rio de Janeiro, as autoridades definem os recentes atos de violência extrema como “simples arrastões”. No Oriente a qualquer ação similar é qualificada como ato terrorista. No Rio, secularmente dominado pela criminalidade que permanece impune, saqueiam, tocam fogo nos carros das vítimas em pânico, ameaçam-nas e matam sem julgamento, sem chances de defesa, sem piedade ao menor gesto que não agrade ao monstro assassino, ainda que um simples descuido. Mais grave: as vítimas não são seus inimigos, mas apenas pessoas que por infelicidade atravessem-lhes o caminho. Dizem se tratar de ações dos mesmos grupos que em 2006 dominaram e incendiaram o Rio.

Mas que importa a autoria em si? O inaceitável é que as ocorrências se repetem, mudaram apenas de estratégia e as autoridades permanecem impotentes a cada ato da bandidagem que continua a ocupar mais espaços, hoje não só restritos aos morros. Afirmar friamente ante as câmaras de TV que o crime está sendo “combatido” é tentar atenuar o horror do qual é vítima o povo hospitaleiro do nosso Rio. Vive-se um inferno e diz respeito sim a todos nós brasileiros! Pior é que a população dá-se por vencida ao não esboçar reações mínimas como um simples sair às ruas clamando por providências. Até intervenção é cabível! Que despertem e sejam os Taliões destes novos tempos, posto que a situação exige, é apenas um ato de defesa, de sobrevivência!

Por: J. Hildeberto Jamacaru de AQUINO

Programação "Rapadura Culturarte"

“Rapadura Culturarte”
27/11/2010
Local: Siqueira Campos
Horário: 8h
- Vitória da Dilma –

Homenagem ao Bairro Muriti
Tributo de Saudade a Luiz Gonzaga

1. Artigo:
- Vitória de uma geração - Jorge Carvalho
- Leitura do Cordel: Dilma Rousseff já é Presidenta da Nação
Autor: Antônio Ribeiro da Conceição (Bule-Bule)

2. Homenagens:
- Projeto Menino Jesus
- 15 anos
- APAE – 50 anos (Brasil)
- 100 anos da Revolta da Chibata – Novembro de 1910
- Camilo Santana

3. Dia 07/11 – Feriado Internacional para o Militante Comunista – no Brasil
Comentário: Prof. Roberto Siebra

4. Comemoração do Aniversário do Crato Esporte Clube.
19 de novembro de 1997 – 13 anos

5. 22 de novembro – Dia da Música
Comentário: Prof. Marcio Matos (UFC/Cariri)

Santa Cecília é a padroeira dos músicos
Comentário: Mons. Bosco

6. Xodó Beleza – Apresentação de Forró

Programe-se! - Sexta-feira, Dia 11 - Inauguração da Chopperia e Café Maria Fumaça - RFFSA em Crato



http://1.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/TO1-CyZ2uaI/AAAAAAAAT14/Wh5owP-KEtw/s1600/maria%2Bfumaca.jpg

Por: Tânia Peixoto

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


ARARIPE – CEARÁ:

Dupla acusada de matar agricultor em Araripe presa na manhã de ontem (23).

A patrulha policial militar composta pelo sargento Juca, cabo Jacó, e soldados Figueiredo e Xavier, pertencente ao destacamento do município de Araripe, efetuou por volta das 11 horas, de ontem, as prisões dos irmãos, José Nilton Ferreira Sales, vulgo Dé, 18 anos, e Antonio Cícero Ferreira Sales, vulgo Pé Inchado, 21 anos, ambos agricultores, e solteiros, residentes na Rua 103, casa número 65, no Conjunto COHAB I na cidade de Araripe. Os dois, segundo a polícia, são réus confesso do crime de morte que teve como vítima, o também, Cícero Vieira dos Santos, o Curemba, de 24 anos de idade, que foi assassinado a pauladas e facadas no final da noite do último domingo (21), nas imediações da casa onde morava no Sítio Vitorino naquele município.

Ainda de conformidade com informações da polícia, a arma utilizada no homicídio, uma faca tipo peixeira foi apreendida em poder dos acusados que foram presos em sua residencia, e em seguida conduzidos a delegacia de polícia civil de Araripe onde foram devidamente autuados pelo Delegado Municipal de Araripe, Cícero Giovani Souza de Aquino nos concedeu entrevista sobre o caso.

BARBALHA – CEARÁ:

Prisões por posse ilegal de arma de contra e crime ambiental.

Ontem, por volta das 14h30min, a composição da viatura CPA 5002, pertencente a Companhia de Policia Militar Ambiental - CPMA, sob o comando do sargento Cipriano, apurando denúncias de populares acerca de caça ilegal, fez uma busca na casa do Sr. L.F.D.S., residente na zona rural de Barbalha/CE, onde apreendeu uma espingarda cal. .12 de fabricação caseira, carregada com um cartucho intacto e tendo mais dois cartuchos sobressalentes. O seu possuidor foi preso e apresentado na Delegacia de Barbalha onde foi autuado em flagrante delito por infração ao artigo 12 da lei 10826/2003.

Por volta de 15h, no Sítio Mata do Araçá, também no município de Barbalha, a mesma composição policial ao ser informada de uma extração irregular de areia, apreendeu um caminhão caçamba, de placas – 9282, de cor bege, ano 88, modelo 12000, o qual estava carregado de areia. O veículo que esta em nome de A. V. P. C., mais tendo como condutor o atual proprietário F. J. A. B., 53 anos, residente no Bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte, foi conduzido juntamente com seu dono à delegacia de polícia civil de Barbalha, onde foi feito o procedimento, “TCO” de Nº 121/2010. Quanto ao terreno explorado indevidamente pertence ao Sr. L. F. S., 37 anos, que não tinha documento que permitisse a extração.

IGUATÚ – CEARÁ:

Homem preso de posse de 31 pedras de crack

Por volta das 23h50min, policiais militares realizavam rondas ostensivas e preventivas, quando, à altura da Ponte Demócrito Rocha, no bairro Alto do Jucá, na cidade de Iguatu, abordaram um homem, que estava em atitudes suspeitas, vindo a encontrar com o mesmo 02 (dois) pacotes, contendo 31(trinta e uma) "pedras" de substancia entorpecente denominada crack. O acusado identificado como sendo o servente de pedreiro, Gledson Roman Bezerra da Silva, 18 anos, solteiro, residente na Rua São Gabriel, Vila Moura, em Iguatu ao perceber a presença da polícia ainda tentou esconder a droga em referência, mas não obteve êxito, sendo preso e conduzido para a Delegacia Regional de Polícia Civil local para a lavratura do procedimento cabível para o fato. A prisão foi efetuada pelas guarnições do Ronda do Quarteirão RD´s 1251 e 1241, compostas pelo cabo Neto e soldados Estevão, Caledson, Diogo, Leôncio, Assis, e Flávio Holanda. Seguindo a polícia, Gledson Roman já responde por crime de porte ilegal de arma de fogo.

SALGUEIRO – PERNAMBUCO:

Filho tenta assassinar o próprio pai de 59 anos

O fato aconteceu por volta das 11h00min de ontem (23/11/10) no Sítio Sabino no município de Salgueiro – PE, onde acusado Genildo Acioli Barros, 26 anos, tentou assassinar o próprio pai, a vítima Acioli Gumercino Barros, 59 anos. Segundo a polícia, a ação criminosa só não foi consumado em razão da vítima ter se escondido no matagal. O acusado foi preso e ambas as partes foram conduzidas a DPC local. (BO nº 1615/10)

OURICURI – PERNAMBUCO:

Polícia militar prende ladrões e recuperam objetos furtados de lojas do centro da cidade

Policiais Militares do Ponto de Bloqueio do Trevo de Jutaí no município de Lagoa Grande – PE prenderam na noite de ontem duas pessoas e recuperaram parte dos objetos furtados de dois estabelecimentos no centro de Ouricuri – PE. A ação policial ocorreu por volta das 20h00min de ontem (23/11/2010) quando o efetivo do PBCE de Jutaí foi informado pelo 7º BPM de que elementos que haviam furtado 02 (duas) Lojas na cidade de Ouricuri – PE se deslocavam em uma lotação com destino a Petrolina – PE.

De posse das informações os policiais montaram bloqueio na PE-604, onde abordaram os acusados José Mota da Silva, 31 anos e Arnildo de Oliveira Mota, 31 anos, residentes no Bairro Santa Maria em Ouricuri – PE em um veículo de lotação. Em poder dos dois foi apreendida uma fração dos objetos roubados, câmaras digitais, relógios, cabos USB, dentre outros materiais. Os dois acusados que se encontravam na companhia de duas mulheres, juntamente com todo material apreendido foram conduzidos a DPC de Ouricuri – PE. (BO nº 0894/10)

LAGOA GRANDE – PERNAMBUCO:

Araripinense morre em acidente de trânsito da PE-555 na noite de ontem

O acidente aconteceu por volta das 21h45min de ontem (23/11/10) na Rodovia PE-555, altura do KM 122 no município de Lagoa Grande – PE. Onde segundo relato da vítima Verinaldo José Silva, residente na Rua Vereador Muniz Falcão, centro de Araripina – PE, o mesmo trafegava conduzindo o veículo Fiat Pálio, placas JLI-6936 quando foi surpreendido por dois animais, cavalos, na pista de rolamento. O condutor ao tentar desviar colidiu violentamente com os animais e em seguida capotou o veículo. No acidente a passageira Cilene Lacerda, idade não informada, não resistiu e faleceu no local do acidente. Já o motorista teve apenas algumas escoriações. (BO nº 1615/10)

PARNAMIRIM – PERNAMBUCO:

Agricultor preso por porte ilegal de arma de fogo

Por das 05h00min de ontem (23/11/10) Policiais Militares do Ponto de Bloqueio da Operação Polígono da Quixaba no município de Parnamirim – PE realizavam rondas com abordagens quando se depararam com o veículo, F-4000, placas GUX-9223. Sendo que o mesmo ao ser submetido à abordagem policial, foi encontrado em puder do acusado Edson Nunes da Silva, agricultor, 26 anos, residente no Sítio Floresta, município de Parnamirim – PE, uma espingarda de fabricação e retro carga artesanal. Após receber a voz de prisão por porte ilegal de arma de fogo, o acusado foi encaminhado a DPC de Parnamirim - PE (BO nº 1614/10).

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Quando a solidariedade humana é mais forte do que as barreiras e os preconceitos – postado por Armando Lopes Rafael


Este texto não é meu.
O preâmbulo foi escrito por Claude Marie Bloc Boris, ou simplesmente Claude, tão nossa conhecida . E os excertos – abaixo publicados – foram tirados de uma carta escrita por Francis Bloc Boris. Ao final da leitura do texto, descobrimos que a solidariedade humana pode vencer as barreiras e os preconceitos criados pelo homem. E renovamos nossa fé e esperança na humanidade...
Armando Lopes Rafael

Preâmbulo
Quem é Francis Bloc Boris? Irmão gêmeo de Hubert Bloc Boris, nascido em Paris em 1922, aos 18 anos viu-se no meio da Segunda Guerra Mundial. Participando da resistência francesa, ele acabou aprisionado em Auschwitz na Polônia, considerado o pior dos campos de concentração. Não seria necessário aqui entrar em detalhes sobre sua trajetória nos horrores do holocausto. O texto-carta em si já serve para contextualizar o episódio, e foi escrito por ele, em lembrança aos fatos com ele ocorridos e dedicado ao Padre Bonaventure, que nunca saiu do seu pensamento pela dedicação, pelo altruísmo e sentimento de humanidade. No fim de tudo, e apesar de tudo, o que restou foi o amor fraterno, evidente na beleza deste relato.
(Claude Bloc)

A carta

Fortaleza, 5 de setembro de 1985.
CARTA ABERTA AO
Reverendíssimo Padre Bonaventure
Herói da Resistência Francesa durante a Guerra 1939/1945
Sobrevivente dos Campos de Concentração Nazistas
NO CÉU

Meu velho amigo da resistência e fiel companheiro dos campos de concentração nazistas.
Acabo de ser informado que você deixou esta terra para, como você dizia, um mundo melhor. No telex recebido do Arcebispado de Lyon (França) que me informou da infausta notícia, acrescentaram que você nunca se esqueceu de mim, preocupando-se ainda com as seqüelas que me deixou a deportação e continuava apelidando-me “o judeu mais cristão do mundo”.

Minha tristeza é imensa e minhas lágrimas dificultam a elaboração desta carta. Eu nunca conheci na minha vida um ser humano como você, e, por isto, gostaria de gritar ao mundo quem você era, bem como demonstrar que segundo seu exemplo, não é tão difícil dar de si e amar ao próximo qualquer que seja sua raça, sua cor, sua religião, suas origens.

Somos um exemplo de que, se muitos homens sobreviveram a tantas provas desumanas da escravidão nazista, foi devido à solidariedade que se manifestou sob múltiplos aspectos, permitindo a muitos lutar contra o “animal” nazista e conservar sua dignidade.

Se somos, como você dizia, depositários da grande esperança pacífica de todos os homens, esquecendo o ódio sempre estéril (o que foi para mim difícil de cumprir) prestamos juramento em reunião memorável de nunca esquecer o que suportamos nos campos de exterminação.
Reverendíssimo Padre Bonaventure, apesar de sua bondade inata, sua fé incomensurável, sua abnegação total diante da qual sempre me curvei com respeito e admiração, ao ponto de não saber como consegui sobreviver, continuo judeu, por respeito aos meus ancestrais e meus pais, e por ter sofrido desde que nasci, só por causa desta origem.

Padre Irmão, quantas vezes nos abraçamos, quando juntando nossos esforços conseguíamos o impossível: “salvar um companheiro do sofrimento”. Lembrar-me-ei sempre que você, tendo acesso às cozinhas do campo, ia roubar alimento. Quando nos separamos, cada um pesava 36 e 41 kg, tão secos e esqueléticos que não conseguimos derramar uma lágrima. Você me disse então; “Meu filho, quando conseguirmos chorar, seremos definitivamente salvos”.

Hoje precisaria de você para enxugar meus olhos nesta lembrança inesquecível. Queria que este exemplo servisse ao mundo inteiro para comprovar que nós, tão diferentes, com fé diferente, conseguimos nos entender tão humanamente.

Vou lutar até o fim da vida para cumprir nossa promessa: atuar sempre a fim de que nunca mais existam campos de concentração, para que não haja mais guerras e perseguições raciais, e sim respeito mútuo, qualquer que seja sua raça, religião, crença, origem, opinião.

Reverendíssimo Padre Bonaventure, se não frequento ainda as igrejas, garanto que, se todos os eclesiásticos fossem do seu gabarito, as igrejas estariam sempre cheias. Com meu imenso respeito e eterna saudade, de seu fiel amigo e admirador,

FRANCIS BLOC BORIS
“SHALON”

COMPOSITORES DO BRASIL

A MPB no Cinema Brasileiro

Por Zé Nilton

Outro dia estive revendo Amarcord, de Federico Felini. Uma ou duas vezes por ano revisito as obras primas do insubstituível mestre. Vivo num tempo em que o bom é voltar pra trás, como diz o mineiro. O passado parece que me revigora. Mas, não seria o novo? Aliás, tenho uma mania feia de não correr para olhar novidades. Deixo o tempo passar, ouço tudo sobre a coisa da hora, aí, bem na frente, depois de muito tempo, eu vou lá, atrás do novo que já passou.

Há coisas novas que vejo, leio ou escuto uma vez só, quando me interessam. Já outras eu firmo uma espécie de compromisso de um eterno retorno. Tipo assim uma dívida divina, é como se aquilo se tivesse um “pedaço de mim”, “metade afastada de mim”, que me crava uma saudade imensa. Por isso eu volto levado pela saudade e ausência, e me refaço porque equilibro todos os meus sentidos.

Voltei a Amarcord também pela bela e penetrante trilha sonora. O talentoso Nino Rota fez demais. E fez para o filme de Felini. Filme de recordação. E quando ouço a trilha “no toca fita de meu carro” bate uma saudade... Mas de que ? De quem ? Não sei explicar. Só pode ser da “metade desgarrada de mim” e de sua inquietante ausência. Aliás, me lembrei do filósofo Rubem Alves; ele fala desses mistérios.

Bom, quem não se emocionou com a música acompanhando as cenas daquele filme? Quantas lágrimas não foram derramadas no escurinho do cinema quando a música criava o clímax? Quem não se lembra de “Al di la”... Com a palavra a poeta Socorro Moreira, o escritor José do Vale, o folclorista Antonio Morais, o maestro Dihelson e você aí que curte tudo isto.

O cinema brasileiro tem um passado de inserção de boas trilhas sonoras e muitas músicas principalmente nos tempos das chanchadas. Mas também nos belos filmes com temáticas urbanas e rurais.
]
Nesta quinta-feira, no COMPOSITORES DO BRASIL, vamos iniciar uma série de programas com a temática da MPB no cinema. Claro que aceitamos colaborações, porque não é fácil encontrar aquela música daquele filme.

Para o primeiro programa iniciaremos com:

ESTRELA DO MAR, de Marino Pinto e Paulo Soledade com Dalva de Oliveira e a Escola de Samba Império Serrano, do Filme TUDO AZUL, 1952
SODADE, MEU BEM, SODADE, de Zé do Norte com Pena Branca e Xavantinho, do Filme O CAGACEIRO, 1953
VIDA DE BAILARINA, de Américo Seixas e Chocolate com ângela Maria, do filme RUA SEM SOL, de 1953.
ESCUTA, de i Ivon Cury com Emilio Santiago e Ângela Maria, do Filme O REI DO MOVIMENTO, 1954
OBSESSÃO, de Mirabeau e Milton de Oliveira com Carmem Costa, do Filme. DEPOIS EU CONTO - 1956
ANDORINHA PRETA, de Breno Ferreira com Hebe Camargo, do Filme RIO FANTASIA , 1956
TRABALHA MANÉ, de José Luiz e João da Silva com Os 3 do Nordeste, do Filme FUZILEIROS DO AMOR.1956
MADUREIRA CHOROU, de Carvalhinho e Júlio Monteiro, com Joel de Almeida, do Filme É DE CHUÁ, 1957
CISNE BRANCO, de Antônio M.E.Santo e Benedito X.de Macedo, com Dilermando Reis, do filme O PAGADOR DE PROMESSA, 1962
VAI TRABALHAR VAGABUNDO, de Chico Buarque com Chico Buarque, do Filme VAI TRABALHAR VAGABUNDO, 1973
PECADO ORIGINAL, de Caetano Veloso com Caetano Veloso, do Filme A DAMA DO LOTAÇÃO, de 1978.

Quem ouvir verá!

Programa: Compositores do Brasil
Rádio Educadora do Cariri (www.radioeducaroradocariri.com)
Todas as quintas de 14 as 15 horas
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Operador high tech: Iderval Dias
Direção Geral: Dr. Geraldo Correia Braga


Mostra SESC Cariri de Cultura:O Grande Encontro de Bruxos do Cariri-Por Wilson Bernardo.

A grande noite dos magos do som das águas da chapada, profanaram toda e convencional norma de regras. Foi memorável assistir e ouvir o Cariri desonorizar a estética do velho para o novo, no que se refere a sonâncias magníficas de sons e misticismos, que pulsam dentro da flora Piquis e janagubas, com o som de suas timbaubas,e tabocas pifeiras de imagisticas imagens de deuses da musica Cariri. Quem não viu não poderá descrever a beleza que sentimos, no limite dos nervos pulsando a pele de emoções, e o que temos de melhor reunidos para celebrar um grande encontro, que poderá um dia não mais acontecer, o que não desejamos que não aconteça pelo contrario.Que venham os fazedores de sons de outras tribos serão sempre bem vindos,mas a fronteira do Cariri já é por si natureza suprema, e nada temos a desejar,somos os tambores de Anicetos eletrolisados pelo verbo dos mastigadores de sonatas.

Eis o grande encontro de feras soltas e pulsantes
Calazans Callou,a irreverência de refazer a letra inaudível para o auditivo
Um dos Grandes Mestre do desfazer cordas de sizal em notas magistral
Abidoral Jamacaru,um poeta louco de comportamento de matar a sede com fogo
Dihelson Mendonça e L.Salatiel por um momento o Cine Moderno chorou ao velho Cine Casino
A voz é do seu tamanho,e ambos renascem como flores de uma piquizada chapadiana
O grande encontro foi uma necessidade preventiva aos que poderiam sobreviver aos mortos
Uma Luz recai sobre o sabor doce dos vinagres, sabedores do milagre dos sons
O maestro Bonifácio,na penumbra Blues Mississip
Luiz Salatiel,preocupado com o destino das águas,iremos engarafa-lo para conservas,ao som do mantra das vogais do baixo João Neto.
Wilson Bernardo(Texto Poético & Fotografia-Metido)

A eficiência do Correio – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

De uma América a outra, eu consigo passar num segundo.”, diz um dos versos de Vinicius de Moraes na extraordinária canção “Aquarela”, cuja música tem uma interpretação primorosa do cantor Toquinho. Hoje vivemos essa realidade, com o mundo em nossas casas, falando e vendo entes queridos em algum lugar distante. As comunicações se propagam na mesma velocidade de nossos pensamentos. Longe vão os tempos em que um telegrama demorava de três a quatro dias, algumas vezes até mais tempo. Quando uma simples carta era recebida com atraso de mais de uma semana.

Mas o nosso Correio às vezes nos surpreende com algumas coisas interessantes. Recentemente, vi no “Jornal Hoje” da Rede Globo a notícia de que um cidadão de Brasília residente na Super Quadra Norte, cujo endereço os brasilienses simplificam para SQN, ao fazer o registro por telefone do seu aparelho celular, a funcionária da operadora teve dificuldade de entender a sigla do endereço que ele lhe fornecia. Então pausadamente ele explicou S de Sapo, Q de queijo e N de nada. Não é que ao receber a conta mensal do seu telefone o endereço que constava era “Sapo Queijo Nada 1315?” Naturalmente o pessoal do correio teve os mesmos pensamentos do destinatário.

Outro dia, eu recebi uma correspondência da Mútua, uma entidade de previdência privada, para um endereço totalmente diferente do meu. E não sei como tal correspondência me foi entregue, apesar do endereço indicado no sobrescrito vir totalmente trocado. Em vez de Avenida Rui Barbosa onde resido, vinha Avenida Raul Barbosa e o bairro Joaquim Távora foi substituído por Meireles, pelo qual não passa a essa tal Avenida Raul Barbosa. Até o CEP veio trocado. Não sei como recebi tal correspondia, que tinha de correto apenas o meu nome e a cidade de destino. Entretanto, diante dos recursos atuais, em que através da internet descobrimos o endereço de qualquer pessoa, isso não nos causa nenhuma admiração.

Admirável mesmo foi quando eu recebi em Salvador uma carta do meu irmão Pedrinho, apenas com o meu nome no envelope e o nome da cidade de destino. Isso há mais de quarenta anos, sem existência da internet e suas inúmeras listas on line. Era para essa carta ter voltado ao remetente com muita justiça. Mas eu a recebi, como que prenúncio de um verdadeiro milagre.

No dia seguinte, eu quis saber do carteiro, como aquela carta havia chegado às minhas mãos. E ele me respondeu que ao retirar as correspondências da sua área, ouviu o seu chefe perguntando aos carteiros se alguém conhecia Carlos Eduardo Esmeraldo. Então ele gritou: “Essa é minha!”. O carteiro trazia cartas que Magali me enviava com freqüência e por isso eu me tornei um velho conhecido dele.

Porém não foi assim recentemente com uma encomenda que eu enviei a um amigo do Crato. Com o nome do destinatário e o da rua corretamente preenchidos, apenas me equivoquei com o número da casa. E a carta voltou, possivelmente por uma incrível má vontade do carteiro, pois o destinatário é uma personalidade bastante conhecida no Crato: o artista plástico Jacques Bloc Boris, que todos os cratenses sabem onde fica a sua casa. Tive de reenviá-la corretamente e acredito que finalmente chegou ao destino. Quem poderá entender nosso Correio?

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

ALMANAQUE - Dia 24 de novembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

24 de nov
embro:

* 1631 - A cidade de Olinda é incendiada pelos neerlandeses.
* 1859 - É publicado pela primeira vez o livro A Origem das Espécies, do naturalista britânico Charles Darwin.
* 1967 - Marechal Castelo Branco promulga nova Constituição legitimando o governo militar no Brasil.

Nasceram neste dia...

* 1632 - Baruch de Espinoza, filósofo neerlandês (m. 1677).
* 1861 - Cruz e Sousa, poeta brasileiro (m. 1898).
* 1925 - Simon van der Meer, físico neerlandês.

Morreram neste dia...

* 1572 - John Knox, reformador escocês (n. 1513 ou 1514).
* 1991 - Freddie Mercury (na imagem), vocalista britânico (n. 1946).
* 1991 - Eric Carr, baterista norte-americano (n. 1950).

Fonte: Wikipedia

Dilma Rousseff deve anunciar equipe de governo nesta quarta-feira (24)


A presidente eleita já teria os três principais nomes da equipe econômica. Miriam Belchior deve ser chamada para o Ministério do Planejamento; Guido Mantega, para permanecer no Ministério da Fazenda e Alexandre Tombini, para presidir o Banco Central. A presidente eleita Dilma Rousseff já começou a definir, nos bastidores, os nomes que vão compor a equipe do próximo governo. A reportagem é de Delis Ortiz. Foram várias reuniões: nesta segunda-feira (22), até tarde da noite, e nesta terça-feira (23), o dia todo. Segundo fontes ligadas à equipe de transição, a presidente eleita, Dilma Rousseff, já teria fechado os três principais cargos da equipe econômica. O anúncio oficial deve ser nesta quarta-feira (24).

Segundo essas fontes, Guido Mantega foi convidado a permanecer no Ministério da Fazenda e aceitou. Para o Planejamento, deverá ser anunciado o nome de Miriam Belchior, braço direito de Dilma quando ela comandou a Casa Civil. Atualmente, Mirian é coordenadora do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, que deve ser incorporado pelo Ministério do Planejamento.

Para a presidência do Banco Central, Dilma deverá anunciar o nome do atual diretor de Normas, Alexandre Tombini, funcionário de carreira do Banco. A presidente eleita tem ainda marcada uma conversa com Henrique Meirelles, presidente que esteve à frente do Banco Central nos últimos oito anos. A presidente eleita fez questão de conversar sobre a decisão com o vice, Michel Temer, que preside o PMDB, partido de Meirelles. À tarde, Dilma foi ao gabinete da transição, no Centro Cultural Banco do Brasil. Ela respondeu ao recenseamento do IBGE, teve algumas audiências e depois permaneceu em reunião com a equipe de transição.

G1

Luiz Gastão assume cargo na Confederação Nacional do Comércio

http://farm5.static.flickr.com/4029/4638186820_8446b947e2_o.jpg

Na Foto: O vice-prefeito do Crato, Raimundo Bezerra Filho e Luiz Gastão Bittencourt

O presidente da Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio), Luiz Gastão, assumiu, nesta noite de terça-feira, em Brasília, uma das secretarias-gerais da Confederação Nacional do Comércio. No ato, a posse de Antonio Oliveira Santos para mais um mandato à frente da CNC. Na solenidade, que reuniu cerca de 400 convidados, o ministro Carlos Lupi (Trabalho) representando o presidente Lula.

Via Eliomar de Lima
Foto: Dihelson Mendonça

Polícia Federal indicia duas pessoas por vazamento de prova do Enem na Bahia


A Polícia Federal (PF) confirmou na madrugada desta quarta-feira --em comunicado no seu portal na internet-- a suspeita de vazamento do tema da prova de redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médico) deste ano. Duas pessoas confessaram o crime e serão indiciadas por violação de sigilo funcional, previsto no Código Penal, podendo pegar até seis anos de prisão.

Segundo a PF, uma professora da rede municipal de ensino de Remanso (774 km de Salvador), que pertencia à equipe que aplicava provas, teve acesso ao título de um texto de apoio da redação cerca de duas horas antes da prova e ligou para o marido repassando a informação. Após receber a informação, o marido da professora pesquisou o tema na internet e ligou para o filho em Petrolina (715 km de Recife). O estudante pediu orientação aos professores sobre como fazer a redação com o tema informado pelo pai.

Um dos professores do estudante levou a denúncia à Delegacia da Polícia Federal de Juazeiro. O delegado ouviu mais de 10 pessoas, fez perícias e pediu na Justiça a quebra do sigilo telefônico dos envolvidos, confirmando o vazamento das informações.

Prova está mantida

O Ministério da Educação informou, na madrugada desta quarta-feira (24), que não irá cancelar a prova do Enem, por considerar que não houve vazamento do exame em si, mas somente do texto motivador da redação. Segundo nota do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), divulgada nesta madrugada, o estudante deverá ser eliminado do Enem.

Fonte: Agência Estado

Após nova explosão, Nova Zelândia anuncia morte dos 29 mineradores presos

As autoridades da Nova Zelândia confirmaram nesta quarta-feira a morte dos 29 mineradores presos em uma mina desde sexta-feira, depois de uma segunda explosão de gás metano na galeria onde estavam. "Não houve sobreviventes após uma nova grande explosão sob a terra", anunciou o responsável policial das equipes de resgate, Gary Knowles. Após a divulgação da notícia, dezenas de famílias abandonaram a sala de imprensa visivelmente emocionadas. Alguns familiares dos trabalhadores tentaram agredir policiais por não terem descido ao poço para salvar seus parentes, segundo testemunhas. Knowles indicou que a explosão ocorreu às 14h37 do horário local (1h37 de Brasília): "No instante da explosão eu estava perto da entrada da mina, e o barulho foi impressionante, tão potente quanto a primeira."

A partir de agora, a operação de salvamento passou à fase de recuperação dos 29 corpos. Durante a manhã foi perfurado um pequeno túnel até a galeria, mas os especialistas constataram no ar analisado um teor excessivo de monóxido de carbono e gás metano, além de oxigênio insuficiente. Os trabalhos de resgate se viram prejudicados desde o primeiro momento pela reticência das autoridades em permitir que as equipes de resgate descessem à mina pelo risco de gás tóxico, o que frustrou as famílias. Fracassou também a tentativa de que um robô articulado mostrasse o caminho aos socorristas.

DA EFE, EM SYDNEY

II Festival de Flores de Holambra - Texto enviado por: Elizângela Santos


II Festival de Flores de Holambra será aberto nesta quinta, dia 25, em Juazeiro

Será aberto nesta quinta-feira, às 9 horas, em Juazeiro do Norte, o II Festival de Flores de Holambra, que ano passado foi sucesso de público. Mais de 30 mil pessoas passaram pelo local da feira, na praça padre Cícero, nos dez dias de realização do evento. A feira este ano acontece de 25 de novembro a 5 de dezembro. Um momento de encanto com as flores, que faz chegar o final do ano de forma diferente na região.

São mais de 200 variedades de flores e plantas ornamentais que estarão disponíveis para contemplação e comercialização, a preços acessíveis. A abertura será marcada com a presença de autoridades e da população regional. Nos próximos dias, o caminho das flores de Holambra passa a ser o Cariri, fomentando o turismo e negócios, inclusive causando impacto positivo no setor. A feira de flores acontece nas principais capitais do Brasil, e também nas grandes cidades nordestinas. Fortaleza é uma delas, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Natal e Maceió.

Para se ter idéia do nível desse festival, Holambra, em São Paulo, é responsável pela maior produção de flores do Brasil, também exportadas para vários países. A produtividade corresponde a 30% das flores e plantas ornamentais cultivadas em todo o País. Uma estrutura será montada na praça, no intuito de melhor atender a população, que passará pelo corredor das flores.

A realização do evento é da Cooperativa de Flores de Holambra e do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Várias empresas são parceiras desse importante projeto, que movimenta a cidade, proporcionando mais vida e a vinda de mais turistas, em uma atração de grande porte. E o melhor de tudo são os preços de grande acessibilidade para todos os tipos de públicos. Rosas, gérberas, bonsais, cactos, orquídeas, violetas e muito mais variedades podem ser encontradas no local de realização do festival a preços que variam de R$ 1,00 a R$ 50,00.

Uma equipe de consultores de Holambra estará na praça Padre Cícero para passar informações importantes a respeito do cultivo dessas plantas e adequação à realidade climática. A idéia é orientar o cultivo em apartamentos, jardins, residências e hotéis das cidades da região. Containeres refrigerados com as flores aportam no Cariri durante esses dias de realização do II Festival. Uma equipe estará disponível para atender o público, famílias do Cariri, num momento especial que abre as festividades natalinas com a magia das flores.

Contatos:

Informações: (88) 8812 5525/9915.3450
Assessoria de Comunicação
I Festival de Flores de Holambra, no Cariri

A Frase do Dia - HR

Há alguns dias ando pensando numa frase que um amigo certa vez falou:



"A amizade entre um homem e uma mulher só existe e só não descamba para o sexo se houver alguma antipatia física"

HR

Bom Dia, Crato! - Quarta-Feira, 24 de Novembro de 2010


Bom Dia, minha gente!


Nem sempre eu tenho a "coragem" para escrever esta pequena nota de Bom Dia, que gosto muito de fazer, porque os "afazeres" da vida quotidiana privam-me cada vez mais desses pequenos e deliciosos prazeres. Como sempre, gosto de falar do Crato, da nossa amada cidade, da previsão do tempo e de certas peculiaridades. Enfim, coisinhas inofensivas; Uma "prosa" com o leitor que acabou de acordar, ou acabou de abrir o Blog do Crato, e saber se pelo menos o mundo ainda existe... Como diria o nosso futuro ex-presidente Lula ( Deus é Grande ! ) , o dado concreto e objetivo sobre o Crato é que dificilmente tivemos alguma outra época na história com tanto calor por aqui. Todas as noites são nubladas, ensaios de chuvas que nunca acontecem. Temperaturas recordes de 32 ou 33 graus à sombra e às vezes até à noite.

A Briga dos Esmeraldo nos Bastidores

Vocês estão acompanhando aí a briguinha entre algumas pessoas que fazem parte da família Esmeraldo aqui nos bastidores do Blog do Crato nos últimos dias ? É numa postagem do Pedrinho Esmeraldo. Os ânimos andaram acirrados, com direito aos clássicos bate-bocas. Quero pedir aos amigos que nao briguem dessa forma! Embora eu publique cada um dos comentários que os ilustres nos enviam, não fica bem que pessoas tão bem conceituadas, de família tradicional fiquem lavando roupa suja em público dessa forma. Peço a cada um dos envolvidos que procurem resolver essa discussão de modo civilizado. E enquanto isso, tenham todos um Bom Dia!

Previsão do tempo
Sol com algumas núvens e não chove ( caiu uma pequena neblina nesta madrugada. Precisamente às 04:12 ). A previsão de temperaturas é de 29 a máxima e 20 graus a mínima.

Bom Dia!

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30