xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/11/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 novembro 2010

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri

Belezas da Chapada do Araripe
1 -- Esta belíssima foto – feita pelo jornalista Antônio Vicelmo foi publicada no “Diário do Nordeste”, na edição do último dia 17 – e mostra a Ponte de Pedra, existente no município de Nova Olinda. Trata-se de um dos mais bonitos cartões-postais do Cariri. Segundo o paleontólogo Álamo Feitosa: “esta ponte corresponde a uma geoforma esculpida em arenitos, resultado da erosão provocada pela água ao longo de milhões de anos. No passado, a ponte era usada como caminho para os índios Kariris para ter acesso a uma fonte de água cristalina que ainda hoje existe nas proximidades”.

2Já as duas fotos abaixofeitas por Heládio Teles Duartesão do Arajara Park, localizado no município de Barbalha (e distante apenas 14 km de Crato), um parque ecológico e temático dotado de muitas atrações e equipamentos de diversão, entre eles dois tobogãs, várias piscinas e um riacho artificial.














A mais rara das virtudes
Juazeiro do Norte cultiva a gratidão para com seus benfeitores. Monsenhor Francisco Murilo de Sá Barreto, falecido há cinco anos, já é nome do Centro de Apoio aos Romeiros e de uma ponte construída sobre o Rio Salgadinho. Mas a população quer mais. E pediu ao governador do Ceará que o Hospital Regional tivesse o nome do Vigário do Nordeste. Pedido aceito, promessa cumprida! No próximo dia 10 de dezembro, com a presença do Presidente da República, será inaugurado o Hospital Regional Monsenhor Murilo de Sá Barreto. Homenagem merecida.

Regional da CNBB se reunirá em Crato
Que litoral que nada! O Regional Nordeste 1 da CNBB–Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que engloba as 9 dioceses do Ceará, escolheu a cidade de Crato para sediar a sua assembléia anual, em 2011. A reunião acontecerá entre os dias 12 e 14 de novembro, no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, localizado no bairro Granjeiro. Além dos bispos de Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá, Sobral e Tianguá, virão também os presidentes das Pastorais dessas dioceses, num encontro que reunirá mais de 100 religiosos. O Presidente da CNBB-NE 1 é o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques.

Manda quem pode, obedece quem tem juízo
É sério. Sem temer a possibilidade de ser vaiado pela população (como vem ocorrendo sempre que aparece em solenidade pública), o prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (PT), deverá participar – no próximo dia 10 de dezembro – da inauguração do Hospital Regional Monsenhor Murilo de Sá Barreto, ao lado do presidente da República e do governador do Estado. A estratégia que o prefeito juazeirense vai usar – para neutralizar a provável vaia – será mandar bom número de servidores da Prefeitura para aplaudi-lo na hora que seu nome for anunciado. Coisa que já fez em outras oportunidades, a exemplo da votação do seu impeachment em sessão da Câmara Municipal.

Espírito natalino
A mídia anuncia com estardalhaço que o Cariri “já está vivendo o espírito natalino”. Qual espírito? Sou do tempo em que a finalidade principal do Natal era lembrar o nascimento do Menino Jesus, início da redenção da humanidade. Época que as famílias participavam da Missa do Galo e ornamentavam suas casas com as tradicionais lapinhas. Tempo no qual as pessoas enviavam e recebiam cartões natalinos, com coloridas ilustrações da Sagrada Família no estábulo de Belém (à esquerda) ou com os Reis Magos e seus camelos atravessando um deserto. (à direita) Hoje o Natal se resume ao consumismo desenfreado. As novas catedrais são os Shoppings com pisos de granito e ar-condicionado, onde as pessoas fazem filas para as compras. A noite de 24 de dezembro passou a ser a data da “ceia”, esta feita em meio aos drinks e comidas importadas: chester, panetone, nozes, amêndoas e frutas cristalizadas. Momento onde as atenções são divididas entre a árvore dos presentes e a telinha global, exibindo o show anual de Roberto Carlos. Pouca gente se lembra do Menino Jesus... Podem me tachar de saudosista inveterado, mas sinto falta do espírito de natal de antigamente...



Decadência dos Correios
Quem ainda cultiva o antigo hábito de expedir cartões de Natal, via ECT, vai ter o desprazer de ver os selos carimbados com carimbos enormes, feios e sem estética, similares aos usados nos atrasados países africanos. Além da corrupção, amplamente denunciada pela mídia nos últimos oito anos, bem como o constante atraso na entrega das correspondências, os Correios brasileiros regrediram também até nos carimbos. Antes eles eram confeccionados em metal. Hoje são feitos de borracha, (veja um protótipo ao lado) lembrando mais os antigos cortadores de bolacha existentes nas padarias do passado. Triste!

Memória do Crato
Este 2010 lembra o centenário de conclusão da parte inferior da torre do lado norte, da Catedral de Nossa Senhora da Penha. Na verdade existem duas datas – gravadas em alto relevo – naquela torre: 1910-1911. É que a parte superior só foi concluída um ano depois. Construída pelo vigário da então Matriz de Crato – padre Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva – nomeado três anos depois primeiro bispo desta diocese, é idêntica a outra torre, a do lado sul, que levou dez anos para ser construída: 1852-1863. Sobre Dom Quintino assim escreveu o historiador Irineu Pinheiro: “Dom Quintino (quando bispo) manteve aberto o seminário local, fundou colégios, inaugurou a primeira cooperativa de crédito no sul do Estado, o Banco do Cariri. Notável sua ação espiritual através de pregações, visitas pastorais, etc. Morreu paupérrimo, em 28 de dezembro de 1929, tendo dado tudo o que ganhou em sua longa vida de padre e bispo”.

Curtas
*** Entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março de 2011, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, se reunirá com cerca de 100 padres daquela arquidiocese, em retiro espiritual no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, em Crato. Depois da reunião do clero pernambucano, o bispo e os padres das dioceses de Cajazeiras (PB) e Palmeira dos Índios (AL) virão a Crato com o mesmo objetivo.

*** Promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo de Missão Velha foi aberta nesta 5ª feira, 18, no Cariri Clube daquela cidade a mostra "Luiz Gonzaga na Terra da Luz rumo ao Centenário". O evento segue até o próximo dia 24. O centenário de nascimento de Gonzagão será em 2013. Luiz Gonzaga tinha grande afeto pelo Crato, que considerava como a sua segunda cidade. Será que Crato também vai ser ingrato com o cantor e deixará seu centenário passar em brancas nuvens?

*** Completou um ano e dois meses que foi colocada uma enorme placa do “Governo da Revolução Democrática” (sic), na Praça Feijó de Sá, localizada no triângulo Crajubar em Juazeiro do Norte, anunciando a reforma daquele logradouro. Gozador, o povo juazeirense comenta que a obra ou é financiada pelo PAC ou só tem um pedreiro e um servente, pois a reconstrução se arrasta em passo de tartaruga.

*** Dom Fernando Panico regressou de Roma na última 4ª feira, dia 17. No do próximo dia 12 de dezembro ele irá a Sobral participar da sagração do novo bispo daquela diocese, dom Odelir José Magri.

*** Na próxima 2ª feira, dia 22, a Diretoria do Fórum de Turismo e Cultura do Cariri/ Fecomercio/Sebrae promovem sua reunião mensal no prédio da Câmara de Vereadores,
em Santana do Cariri.

*** Na foto abaixo, a maquete do Portal da Fé, previsto para ser construído numa das entradas de Juazeiro do Norte. A imagem dispensa maiores detalhes sobre a originalidade do portal, que se for feito virará atração turística...



Mostra SESC Cariri de Cultura:Vida Breve aos Babacas de Plantão(Parte II)-Por Wilson Bernardo.

NOTA DE ESCLARECIMENTO:Quero informar a todos que SAMUEL produtor cultural do SESC,nada tem a ver com todo embrolho que sucedeu na noite de Arnaldo Antunes,a não ser o fato do mesmo Samuel se referir a mim,como um metido a ser fotografo,caso que eu apenas amavelmente lhe mandei uma resposta.Todo o problema se deu com o amável e queridíssimo Jornalista da rede SESC-ce,responsável pelo setor de imprensa da mostra SESC o Sr.CAIO QUINDERE,o competente jornalista tentou todo tempo me ludibriar,que dizer me enganar como se tratasse de uma criança que pede doces e confeites.O amável CAIO fez de tudo par que eu não tivesse acesso ao palco, inclusive se passando de cordeiro e bom moço,nada tenho contra o mesmo mas não sou idiota e o Cariri não terra e nunca será terra de babacas,que fique bem claro amável CAIO QUIMQUIMQUERER...

Os babacas são multiplicidades
E a fera não se conteve...O pulso ainda pulsa Cariri honesto
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)
Foto dos Babacas-Fonte o GLOBO

Futebol - Com Amilton Silva - Brasileirão Série B


Dez partidas movimentaram a 37ª sétima rodada do Brasileirão Série B. Na última sexta feira, duas partidas meramente amistosas em virtude mas quatro equipes que se enfrentaram não correrem risco de rebaixamento , e nem aspirarem uma vaga na primeira divisão do próximo ano. Santo André 1 X 0 Duque de Caxias e Paraná 0 X 0 Bragantino. Na tarde ontem, mais oito partidas foram realizadas, fechando assim a rodada. O destaque da rodada foi o jogo entre o Icasa Contra o Coritiba, com o Romeirão completamente lotado. O verdão do Cariri esteve na frente do marcador, permitindo que o time paranaense empatasse. No final Icasa 2 X 2 Coritiba. Com o empate o Coritiba sagrou-se campeão da segunda divisão com uma rodada de antecendência. O Icasa soma agora 48 pontos ganhos e está garantido no Brasileirão do próximo ano. Os outros resultados dos jogos realizados ontem:

BAHIA 1 X 1 SANTO ANDRÉ
GUARATINGUETÁ 2 X 2 FIGUEIRENSE
BRASILIENSE 2 X 1 PONTE PRETA
ASA 1 X 2 AMÉRICA RN
PORTUGUESA 2 X 1 IPATINGA
AMERICA MG 2 X 1 SPORT
NÁUTICO 4 X 1 VILA NOVA

Com os resultados da 37ª rodada, estão garantidos na Série A de 2011, Coritiba, Bahia e Figueirense. A outra vaga será decidida na última rodada, que será realizada no próximo final de semana, entre Améica MG e Portuguesa. O América MG soma 62 pontos ganhos e enfrentará a Ponte Preta em Campinas. A portuguesa com 59 pontos, tem um jogo decisivo contra o Sport em Recife.

Classificação

Pos Time Var PG J V E D GP GC SG %

1 Coritiba 0 71 37 21 8 8 67 46 21 63
2 Bahia 0 65 37 19 8 10 63 42 21 58
3 Figueirense 0 64 37 18 10 9 64 35 29 57
4 América-MG 0 62 37 19 5 13 56 42 14 55
5 Portuguesa 0 59 37 18 5 14 66 52 14 53
6 Sport 0 56 37 15 11 11 54 39 15 50
7 Paraná 0 53 37 15 8 14 45 40 5 47
8 São Caetano 2 52 37 14 10 13 49 50 -1 46
9 ASA -1 51 37 16 3 18 52 55 -3 45
10 Bragantino 1 50 37 12 14 11 50 37 13 45
11 Duque de Caxias -2 49 37 15 4 18 45 55 -10 44
12 Náutico 2 48 37 14 6 17 41 59 -18 43
13 Icasa -1 48 37 13 9 15 49 50 -1 43
14 Ponte Preta -1 47 37 12 11 14 49 48 1 42
15 Guaratinguetá 1 44 37 10 14 13 45 56 -11 39
16 Vila Nova -1 43 37 12 7 18 48 67 -19 38
17 Brasiliense 1 43 37 11 10 16 39 58 -19 38
18 América-RN 1 41 37 11 8 18 39 66 -27 36
19 Ipatinga -2 40 37 11 7 19 45 60 -15 36
20 Santo André 0 40 37 10 10 17 52 61 -9 36



Espaço do Leitor - Cultura - Mensagem de Lucieldo Moreira

Lendo hoje o BLOG DO CRATO (21/11/2010), me deparei com várias postagens, acerca de uma polemica gerada na MOSTRA SESC DE CULTURA, entre o Wilson Bernardo (WB) e um cidadão de alcunha SAMUEL, que confesso não conhecê-lo. Bom pelo que deixou a entender o nosso nobre WB, foi proibido de fazer o que mais lhe satisfaz e mais lhe dar prazer, que é o exercício da fotografia. Achei um absurdo, mais tudo bem cabe aos mesmos resolverem isso. Bom agora vou falar de CULTURA pelo meu ponto vista. Segundo Edward Burnett Tylor, antropólogo britânico considerado o pai da Antropologia, define cultura como sendo: “todo este complexo que compreende conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade.” A cultura é transmitida e se perpetua por duas vias: Endoculturação - Transmissão da cultura de geração para geração.

Difusão cultural - Transmissão da cultura de uma sociedade para outra. A cultura humana é, então, o objeto de estudo da Antropologia. O que mais se destaca na amostra SESC é a difusão cultural, onde na realização do evento é proporcionada uma troca de conhecimentos culturais, onde a nossa cultura é levada e a deles é trazida. Pelo menos isso é o que reza na cartilha, todavia o que acontece na realidade é um total descrédito com o que é nosso e uma super valorização com o que é deles. Sendo isso um fato por demais comum em nossa sociedade local, pois basta o cara chegar aqui arrastando alguns erres em seu modo de falar, que o mesmo é tratado como rei. Ou seja, temos o péssimo habito de valorizar os de fora e desacreditar dos que aqui vivem. Isso é para todas as esferas da sociedade, a mais recente foi na política recém acabada, em que quase que todos nossos vereadores preferiram apoiar político pára-quedista, muito triste isso. Se o cara chega em um banco com sotaque sulista, cordão de ouro no pescoço e tudo mais, ligeirinho o mesmo sai de lá com dinheiro e talões de cheques para dar golpes na praça, enquanto que o correntista fiel, que vez por outra socorre o seu gerente no cumprimento de metas, vive no maior sufoco financeiro sem o menor apoio de seu banco.

Uma palhaçada, mais faz parte de nossa bela cultura... Mais em como toda regra tem sua exceção, eu prefiro ficar do lado da exceção. E se for pra optar entre ARNALDO ANTUNES ou JOÃO DO CRATO, ARIANO SEI LÁ DAS QUANTAS e ARMANDO RAFAEL com suas excelentes postagens, vou optar por JOÃO DO CRATO E ARMANDO RAFAEL. Pois é gente daqui, de nosso convívio, que trazem do berço a verdadeira cultura que precisamos tudo o que eles fazem é direcionado a nossa terra. Falei nesses dois, porque foi o que veio primeiro em minha mente, mais sei que igual a eles existem mais, MANOEL DO JARDIM, ABDORAL JAMACARU, KLEIVAN PAIVA, CACÁ ARAUJO, ANTONIO VICELMO com seu jornalismo inconfundível. Bom isso é cultura, retratar o que é nosso é o verdadeiro baião com piqui, nossas lendas e tradições e não ficarmos submissos ao um bando de forasteiros que aqui chegam, e vão logo se apropriando do que temos de melhor, de nossas riquezas, pois os melhores hotéis e pousadas são destinados para eles e na primeira oportunidade somos surpreendidos por um fato dessa natureza. Por isso que digo, sou cratense, amo minha terrinha e se for para barrar um profissional da terra para adular um fulano de fora, vou optar pelo meu profissional. Estou com você WILSON BERNARDO.

LUCIELDO
CORRETOR DE IMÓVEIS.

Mostra SESC Cariri de Cultura: A Completude de Mulher Chamada Sonora-Por Wilson Bernardo.


SIMONE SOU...O que somos incondicionalmete seus fãs de carteirinhas. O que me foi uma surpresa, não pelo fato de sua musicalidade tão decantada pelos quatros cantos do planeta, mas pela sua simplicidade e sua grandeza humana. Nunca tinha visto pessoa tão dada e comungada com seu publico, conquistando a todos com seus carinhos e abraços.Lembro aqui da satisfação de uma amiga, Marta Pinto ao me contar do abraço íntegro que Simone confraternizou com ela, quando a mesma foi parabenizá-la pelo belíssimo show. Simone Sou é tudo isso e muito mais, uma fabricação de ritmos contundentes de uma longa trajetória de percussão, tocando ao lado de grandes músicos, onde agora ela procura e já encontrou seu próprio caminho.Em breve o seu CD estará na praça e a mesma promete voltar ao Crato para seu lançamento.O que esperamos de coração aberto e que seja o mais breve.

Uma luz divina que emana aos escolhidos de bons corações
Multi faces e bruxa de todas as manifestações sonoras no fabricar de sons
Depois de quinze anos,pela primeira vez divide com Naná o palco de magnitude
Saímos todos ganhado com esse encontro de batuques e ritmos de verdades
A despedida o que foi difícil,pois os dois são complementares
Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

MENSAGEM PARA VOCÊ REFLETIR -Por Maria Otilia


Uma linda lição para a vida, para que reflitamos na era da globalização, onde o mundo está em mudanças mais rápidas do que a nossa capacidade de compreender o que se passa e, portanto de encontrar as soluções adequadas, visto que as antigas já não servem.

LIÇÃO DA MOSCA

Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite... A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou até a borda do copo. Como a superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas, não conseguiu escapar. Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de se debater e afundou.Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte, era tenaz e, por isso, continuou a se debater e a lutar. Aos poucos com tanta agitação, o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de manteiga no qual ela subiu. Dali, conseguiu levantar voo e sair do copo.
Tempos depois, a mosca tenaz, por descuido, novamente caiu num copo, desta vez cheio de água. Como pensou que já conhecia a solução daquele problema, começou a se debater na esperança de que, no devido tempo, se salvasse. Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou: "Tem um canudo ali, nade até lá e suba".A mosca tenaz respondeu:"Pode deixar que eu sei como resolver este problema."
E continuou a se debater mais e mais até que, exausta, afundou na água.

SOLUÇÕES DO PASSADO, EM CONTEXTOS DIFERENTES, PODEM TRANSFORMAR-SE EM PROBLEMAS. SE A SITUAÇÃO SE MODIFICOU, DÊ UM JEITO DE MUDAR

Quantos de nós, baseados em experiências anteriores, deixamos de observar as mudanças ao redor e ficamos lutando inutilmente até afundar em nossa própria falta de visão!Criamos uma confiança equivocada e perdemos a oportunidade de repensar nossas experiências.
Ficamos presos a velhos hábitos que nos levaram ao sucesso e perdemos a oportunidade de evoluir. É por isso que os japoneses dizem que na garupa do sucesso vem sempre o fracasso.
Os dois estão tão próximos que a arrogância pelo sucesso pode levar à displicência que conduz ao fracasso. Os donos do futuro sabem reconhecer essas transformações e fazer as mudanças necessárias para acompanhar a nova situação

(De: Os Donos do Futuro - Roberto Shinyashiki)

Postado por Maria Otilia

A GUERRILHA VALORIZA AS ARTES CÊNICAS DO CARIRI

PROGRAMAÇÃO DE SEGUNDA, DIA 22.NOV.2010:


19h00min: O VELÓRIO SHOW 
(12 anos, 60min), Cia. dos Sem, de Juazeiro do Norte-CE
 

20h30min: ITINERÁRIO ALÉM DO PONTO 
(Livre, 40min), Cia. Armadilhas Cênicas, de Crato-CE

2ª GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE
Teatro Rachel de Queiroz - Crato-CE
5 a 27 de novembro de 2010

Realização:
Sociedade Cariri das Artes
Sociedade de Cultura Artística do Crato
Cia. Cearense de Teatro Brincante
Companhias de Teatro, Dança e Circo do Cariri

Patrocínio:
Prefeitura Municipal do Crato
Secretaria de Cultura do Crato
Centro Cultural Banco do Nordeste

Não deu nem para esperar por janeiro... postado por Armando Lopes Rafael


Fonte: “Folha de S.Paulo”, edição de 21-11-2010


Queda na receita ameaça obras e o 13º nos Estados

FERNANDO CANZIAN, de São Paulo / GUSTAVO PATU, de Brasília

Um erro de cálculo do governo federal ameaça o caixa de Estados e municípios neste último ano do governo Lula e pode criar pressão adicional sobre a equipe da presidente eleita, Dilma Rousseff, informa reportagem de Fernando Canzian e Gustavo Patu publicada na Folha de S.Paulo deste domingo. Em alguns casos, a receita de Estados e municípios pode ser insuficiente até para o 13º do funcionalismo.

A saída tem sido cortar investimentos e interromper obras, principalmente as voltadas para infraestrutura. Depois de cinco reestimativas, a área econômica avalia hoje que os repasses da União para as unidades da Federação neste ano ficarão R$ 8,6 bilhões abaixo da previsão feita em agosto de 2009 --e base para os orçamentos elaborados por governadores e prefeitos.
Em resposta à Folha, o Tesouro não comentou a frustração dos Estados com a receita. Mas afirmou que, em 2010, o repasse de recursos até outubro foi de R$ 38,7 bilhões, 7,1% superior ao do mesmo período em 2009.


Meu comenário:
Qualquer pessoa, medianamente informada, sabia que aquela história de que “O Brasil enfrentou a crise e saiu dela ainda mais fortalecido”, era só manipulação eleitoral. Todos nós sabemos que em janeiro virão medidas duras para enfrentar a crise, que ainda persiste. E não pensem que fica só na recriação da CPMF.
A presidente eleita, Dilma Rousseff, tem ampla maioria na Câmara e no Senado e vai fazer o que quiser para enfrentar as dificuldades. Preparemo-nos para as duras medidas que vem por aí...
Armando Lopes Rafael

O que posso fazer? -- por Pedro Esmeraldo


Tinha feito o propósito de não me meter mais neste assunto do fechamento da Escola Maria Amélia Esmeraldo, localizada no sítio São José. Agora, diante das novas circunstâncias – e para não ser omisso – sou obrigado a retornar ao assunto.
Estava à tardinha em minha casa, quando vieram avisar-se de que havia pessoas nocivas à sociedade preparando-se para demolir o prédio da Escolinha Maria Amélia Esmeraldo. Respondi que nada podia fazer, já que as autoridades responsáveis do município nada fizeram para evitar o fechamento daquela Escola. Confirmei que não encontrava apoio dessas autoridades e acreditava que o objetivo agora era o de aferrolhar aquela escola, em detrimento da educação das crianças residentes naquela comunidade. Parecia até pirraça dessas autoridades, com o intuito de querer-me aparvalhar, pensando que me iam me prejudicar ou enxovalhar minha consciência.
Até parece que essas autoridades faziam isso de propósito, ao fazer vistas grossas sobre o deterioramento que vinha ocorrendo naquele prédio público. Preferiram abandoná-lo, entregando-o ao acaso, ao invés de solucionar os problemas que ali vêm ocorrendo. Não demonstram, como se vê, interesse com o desenvolvimento educativo das crianças daquela localidade do município de Crato.

Reafirmo, categoricamente, que sou uma pessoa imbuída no desejo de servir a causa pública, com honradez e sem esmorecer neste meu trabalho. Permitam-me confirmar que os descendentes do doador do terreno à Prefeitura do Crato, para no local ser construída a Escolinha Maria Amélia Esmeraldo, fato ocorrido no início da década de 1970, dilaceraram aquele prédio, como se aquele terreno ainda fosse deles, num gesto nocivo, destruindo um patrimônio público, num comportamento reprovável. Esta atitude abominável só pode ter como propósito o de readquirir o terreno anteriormente doado. Julgam-se, esses destruidores, com o direito de depredar a referida escola, causando prejuízo aos os habitantes daquela comunidade que querem um estabelecimento de ensino para as crianças pobres ali residentes.

É vergonhoso, é infamante aquele que fez a doação de um bem, querer depois reaver o terreno doado. Qualquer cidadão sensato, que se preocupa com o desenvolvimento da educação rural, fica satisfeito em ver uma escola funcionando. Por isso, a título de sugestão, peço – mais uma vez – a essas autoridades que mandem reconstruir a Escola Maria Amélia Esmeraldo, transformando-a no estabelecimento de ensino de iniciação infantil com todos os requisitos favoráveis ao desenvolvimento da aprendizagem escolar.

Senhores: pensem no povo que sempre lhes deu apoio. Favoreçam o bom desempenho de uma unidade escolar. Retribuam com melhoramentos os impostos pagos pela sociedade. E mais: usem suas autoridades para cobrar aos que destruíram o patrimônio público, obrigando-os a pagarem do seu bolso a reconstrução de uma escola, deixando-a do jeito de como ela existia tempos atrás...
Texto de Pedro Esmeraldo

Bom Dia, Crato! - Domingo, 21 de Novembro de 2010


Um Bom dia para todos os leitores, escritores e colaboradores do Blog do Crato neste dia 21 de Novembro de 2010. As festas natalinas se aproximam, e os Shopping Centers do Cariri começam a ficar cheios de gente. No final da tarde de ontem, estive em Juazeiro do Norte, e quase não consegui uma vaga no estacionamento do Cariri Shopping. Centenas ou milhares de pessoas tiveram a mesma idéia de ir ao Shopping no dia de ontem. Tanto pelos cinemas, quanto pelas compras. As estimativas são que neste ano, o volume de vendas será recorde na maioria dos shoppings da região. Outro ponto interessante, para quem mora há algum tempo fora do Crato, é o enorme crescimento da região entre Crato e Juazeiro. Ali, recentemente, foram inauguradas lojas da RABELO, e ZENIR, sendo estas, grandes lojas de eletrodomésticos na região. Já existem filiais em Crato das duas lojas há bastante tempo, mas o tamanho das novas lojas é incomparável, além da grande variedade de produtos. É ver pra crer! O cariri se desenvolve a passos muito largos, quer queiram, quer não queiram!

Previsão do tempo

Embora a previsão do tempo para hoje seja de sol com algumas núvens e não chova, na verdade, nesta madrugada caiu uma pequena garoa aqui em Crato. A previsão de temperaturas segundo o site Climatempo, é de máxima de 31 graus e mínima de 22, lembrando que há alguns meses foi divulgado que um dos dias mais quentes do ano aconteceria em torno do dia 20 de novembro, aqui no Ceará.

Tenham todos um ótimo Domingo !

Dihelson Mendonça

CRATO - Histórias e Estórias do Crato de Antigamente - Por: Ivens Mourão


ZÉ DOIDO


Logo após o golpe de 64, Castelo Branco foi fazer uma visita ao Cariri. Desceu no aeroporto do Crato, que ficava na Serra. Quando a comitiva se dirigia para a cidade, fez questão de parar numa curva, no alto da Serra, da qual se descortina todo o Vale.

A vista, do alto da Serra, que impressiona a todos.

É realmente uma visão deslumbrante! Acredito que deva ter se lembrado de uma crônica da sua prima, Rachel de Queirós, na revista “O Cruzeiro”, relatando seu encantamento neste mesmo local. Aliás, a minha mãe também gravou sua admiração para sempre, neste mesmo fantástico panorama, quando os caminhões que traziam as famílias dos meus pais, meu avô (Luis Martins) e Sr. Joaquim Bezerra entraram nesta curva, no recuado ano de 1937. Foi paixão à primeira vista, pelo Crato!
O Presidente se hospedou na casa de um grande amigo do Luís, o promotor José Ribeiro Dantas. Era uma casa muito confortável, recém construída e que tinha plenas condições de recebê-lo, principalmente por ser o Crato, na época, bastante carente de hotéis. Na casa e em torno dela instalou-se todo um aparato militar de segurança.
O Brigadeiro Macedo resolveu visitá-lo. Foi chegando e entrando de casa adentro, não dando a mínima para as barreiras de proteção. Quando o Castelo Branco deparou-se com o Brigadeiro, exclamou:
- “Zé Doido!!! O que é que você tá fazendo por essas bandas?!?!.
- “Eu? Fabricando cachaça e vendendo sem selo!”

O ENTERRO

O Brigadeiro Macedo tinha uma fama de birrento, ruim. Ele não ligava a mínima. Até gostava. Tornou-se grande amigo do Chico Soares, conhecido como, ele próprio se dizia, o maior caloteiro do Crato. Na verdade, o Chico era um grande brincalhão e não se sabia o que de verdade tinha nessa fama de caloteiro. O Brigadeiro, justificava esta grande amizade dizendo que, já que falavam que ele não prestava, tinha que fazer amizade com quem não prestava também! Um dia estavam os dois na Praça Siqueira Campos, quando ia passando o enterro da primeira esposa do Professor José do Vale que, aliás, foi meu professor. Lembro-me que, ao atravessar a porta da sala de aula, já ia fazendo o sinal da cruz e rezando o “padre” nosso. A classe inteira, instantaneamente, ficava de pé e rezava com ele.
A esposa do professor, também professora, era muito estimada. Uma multidão acompanhava o féretro. Os alunos dos diversos colégios, todos uniformizados, faziam parte do cortejo. O Brigadeiro perguntou para o Chico Soares:
- “Chico, será que no meu enterro vai ter tanta gente assim?”
- “Depende, Brigadeiro, se você for enterrado vivo!...”

AS APOSTAS

O Brigadeiro Macedo justificava muito bem a sua fama! Era muito político e um eleitor de carteirinha do Brigadeiro Eduardo Gomes, como não poderia deixar de ser! Na eleição para Presidente de 1950 apostou, com uma figura importante do Crato, que o Brigadeiro ganharia as eleições. A aposta foi de dez engradados de cerveja. Naquela época o engradado tinha 48 garrafas. Como foi o Getúlio quem ganhou, teve que pagar a aposta. Mandou, efetivamente entregar os dez engradados. Mas com um detalhe: esvaziou todo o conteúdo das garrafas em um tonel, estragando a cerveja. Botou numa carroça e mandou entregar, com um bilhete: “pode medir que tem o conteúdo de 480 cervejas...” Pagou, mas o desafeto não teve o prazer de beber!
Em outra ocasião ele apostou com o Dr. Macário de Brito. Era uma quantia em dinheiro. Ele perdeu. Mas, fez questão de pagar em dinheiro vivo. Saiu coletando moeda e dinheiro velho com tudo que era mendigo e feirante do Crato. Mandou entregar aquele saco de dinheiro velho e moeda. O Dr. Macário, lógico se recusou a receber dizendo que não tinha tempo para estar contando dinheiro velho e moeda. O Brigadeiro, então, depositou o dinheiro em cartório...

AVIÃO DE GRAÇA

O Brigadeiro José Macedo fez muita história no Crato. Era uma figura polêmica e não fazia questão de contemporizar. Não gostava nem um pouco do Padre Cícero. Por isso diziam que ele havia bombardeado o acampamento do Caldeirão, do Beato José Lourenço, apadrinhado do Padre Cícero. Nas conversas, na Praça Siqueira Campos, quando questionado, dizia irritado:
- “Que nada! Eu lá joguei bomba naqueles fanáticos! O que eu fiz foi dar uns vôos rasantes, dizer muitos desaforos e jogar uns panfletos. Naquele tempo os aviões nem carregavam bombas. Além do mais a topografia do local não permitia vôos para bombardeamentos”

Camponeses do Caldeirão. Só queriam viver em paz, produzindo e vivendo em comunidade. A elite dominante não admitia e foram dizimados. Receavam de um novo Canudos...

Quem mais falava mal do Brigadeiro era o seu irmão, Melito Macedo. Contava mil fatos das maldades dele.
Nas conversas, na Praça Siqueira Campos, o Brigadeiro dizia:
- “Falam que eu sou ruim, que sou isso, aquilo outro, que mando amarrar empregado no tronco para dar surra, mas eu quero é ver quem, aqui no Crato, faz o que eu fiz agora mesmo! Um cachorro ficou doido, lá no sítio, e mordeu vários empregados meus. Mandei buscar um avião em Fortaleza, para que eles fossem tratados na capital. Tudo por minha conta!”

A Igreja do Caldeirão. O que sobrou do povoado

O Júlio Saraiva, outro freqüentador assíduo das conversas, estava presente e disse:
- “Também, com avião da Aeronáutica, que não lhe custa nada! É fácil fazer gentileza com o chapéu alheio”.
- “Eu sabia, seu velho ‘fela’ da puta (a amizade permitia este tipo de tratamento), que você ia dizer isso! Se você quiser, eu mostro o recibo. Eu fiz foi contratar um táxi aéreo! Não foi avião da Aeronáutica porra nenhuma!”

Por: Ivens Mourão - Proibida a Reprodução sem Autorização.

Icasa empata com o Coritiba no Romeirão

Em partida válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o Icasa recebeu o Coritiba, na tarde deste sábado (20), no Romeirão, e ficou no empate com a equipe paranaense com o placar de 2 a 2. O resultado deixou o Verdão do Cariri na 13ª colocação no certame com 48 pontos. O “Coxa” sagrou-se matematicamente campeão antecipado da Segundona, pois com 71 pontos não pode mais ser ultrapassado pelo Bahia - segundo colocado - que somou até esta penúltima rodada 65 pontos na tabela.

O Jogo

No forte calor de Juazeiro do Norte, as duas equipes começaram a partida de forma cadenciada. Aos poucos, o time cearense foi tomando conta do meio campo e passou a criar as chances de gol. Aos 12 minutos, Júnior Xuxa marca de cabeça mas o árbitro do jogo anulou o gol, alegando falta do meia do Verdão. Sete minutos depois, numa cobrança de falta perfeita, Júnior Xuxa marca um golaço e abre o placar no Romeirão. A equipe de Juazeiro ainda perdeu duas boas oportunidades de ampliar. Aos 45 minutos, Marcos Aurélio dribla três jogadores do Icasa e iguala a contagem. 1 a 1.

2º Tempo

O Coritiba retornou mais determinado em campo em busca da vitória. O Icasa saía rapidamente nos contrataques com Guto, Panda e Júnior Xuxa. Aos 26 minutos, Leozinho recebe belo passe de Assisinho, se livra da marcação dentro da área e finaliza com precisão. Icasa 2 x 1 Coritiba. Depois de roubar a bola na meia cancha, Panda chuta de fora da área e a bola resvala no travessão do gol de Michel Bastos. O “Coxa” conseguiu o gol do título aos 42 minutos. Geraldo, que havia entrado depois do intervalo, recebeu bola na entrada da grande área, girou e venceu o arqueiro Marcelo Pitol. 2 a 2 no placar do Romeirão.

Comemoração

Ao apito final do árbitro, as duas equipes comemoram bastante. O Icasa curtia a permanência na Segunda Divisão em 2011, enquanto que Coritiba vibrava com a conquista do título de campeão.

Próxima rodada

Na próxima rodada, no sábado (27), o Icasa encerra sua participação na Série B de 2010 enfrentando o Ipatinga/MG, às 16h, no Ipatingão. Enquanto isso, no mesmo dia e horário, o Coritiba recebe o Guaratinguetá/SP no estádio Couto Pereira, em Curitiba.

Portal Verdes Mares

Ser Beatlemaníaco é Cinematográfico - Por: Demétrius Silva


Em vez ou outra fico imaginando se teria oportunidade de ver Star Wars em um cinema, a versão da década de 70 mesmo, com todo aquele glamour. Mas outra coisa me faz ficar paralisado quando me faz pensar que gostaria de ir a um show dos Beatles. Eis a chance surgir, quando um dos grandes ícones da música mundial irá realizar (de novo) um show em São Paulo, na sua turnê pelo Brasil onde já passou por Porto Alegre, Paul Mccartney, o único beatle que ainda nos deixam maravilhados e emocionados com suas canções inesquecíveis.

Uma matéria do jornal da Band que saiu agora pouco, traz um dos grandes fãs da nossa cidade (Crato, ok), Valter Pinheiro, dono da Audio Vídeo Shopp novamente não iria perder uma chance dessa. Massa ver isso, e enquanto eles lá, a gente se contenta na TV, infelizmente é a vida...

Demetrius Silva

Lula deve inaugurar sede do Geopark Araripe - Reportagem: Elizângela Santos


Museu de Paleontologia de Santana do Cariri amplia a importância do Geopark Araripe, por conter peças raras. A réplica do Santana Raptor Placidus é atração no local - FOTOS: ELIZÂNGELA SANTOS - A Conferência reuniu participantes de diversas procedências interessados na criação de geoparks no País.O projeto do Geopark poderá contemplar novas áreas de pesquisa, a fim de ampliar seu acervo na região do Cariri

Barbalha. O momento agora é de expectativa em relação à avaliação do projeto Geopark Araripe. A amplitude dos debates e maior divulgação aconteceu durante a 1ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparks. Nos próximos 20 dias, será inaugurada na região, com a provável presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a sede administrativa do Geopark Araripe, em Crato. Foram investidos no projeto, por meio do Ministério da Integração Nacional (MIN), cerca de R$ 800 mil em edificação, equipamentos e também transporte.

No último dia dos debates, ontem, foi ressaltada a importância de incorporar aos trabalhos áreas como a arqueologia da região, que hoje conta com um rico acervo em alguns Municípios, onde já foram registrados importantes achados rupestres. A Conferência de Geoparks, segundo o secretário de Ciência, Tecnologioa e Educação Superior do Estado (Secitece), René Barreira, foi um passo importante no direcionamento futuro da criação de uma rede de geoparks no Brasil. Para isso, está acontecendo uma movimentação em nível ministerial.

Segundo o coordenador executivo do Geopark Araripe, Patrício Melo, um conjunto de ações foram planejadas de modo regular e emergencial para esse momento, mas sempre pautado numa avaliação para que fossem cumpridas metas que estavam planejadas até o ano de 2010. Este ano, o projeto, que tem administração direta da Universidade Regional do Cariri (Urca), teve uma verba de manutenção de cerca de R$ 390 mil. "Isso significa que em outros aspectos fomos contemplados, no sentido de garantir que eventos com essa importância fossem realizados", diz ele.

Inventário

Patrício Melo destaca a importância do inventário que foi realizado nas áreas dos dez geossítios, em seis Municípios da região, e que agora estará sendo atualizado. A proposta de infraestrutura das áreas para visitação está em andamento, e os passos futuros são dar condições melhores aos geossítios para receber os visitantes. Ele ressalta o sentido diferenciado numa área em que as próprias comunidades devem ser os protagonistas do processo, por meio da promoção de um desenvolvimento sustentado nessas áreas e com promoção humana.

De acordo com o coordenador, a resposta tem sido positiva em relação a todos os procedimentos que foram avaliados até o momento. Os apoios dos governos do Estado e Federal e da própria Urca foram essenciais, conforme ele, dentro desse processo. "Agora teremos a possibilidade de planejar a médio e longo prazos. É um momento em que podemos respirar, porque esse processo de desenvolvimento de um geopark é difícil".

Patrício Melo ressalta, dentro dessa condição, todas as desigualdades ainda existentes na região, ao considerar populações urbanas e rurais dentro de um processo diferenciado e Municípios com um nível maior de complexidade, em termos de serviços públicos.

O professor Álamo Feitosa Saraiva, do Comitê Científico do Geopark, afirma que esse é um momento de readequação e até de ampliação da unidade no Cariri, no sentido de possibilitar a inserção de áreas importantes da região, que ficaram de fora desse primeiro momento. Ele exemplifica áreas como a espeleologia, com as grutas do Município de Araripe, e as inscrições rupestres encontradas em vários municípios da região, como em Araripe.

"Estamos devendo à arqueologia. O nosso potencial é muito grande", diz ele, ao ressaltar a importância de se produzir um inventário dessas áreas.

No trabalho de escavação paleontológica, ele afirma que novos investimentos têm sido voltados para a pesquisa. Recentemente foram aprovados projetos do Instituto de Arqueologia e Paleontologia e Ambiente do Semi-Árido (Inapas), no valor de R$ 197 mil, e do CNPq, de R$ 126 mil, este específico para pesquisas específicas das formações Crato e Romualdo.

Caminho

"Dois momentos se encerram do Geopark, um após a avaliação e outro se inicia"

Patrício Melo
Coordenador do Geopark

"A presença de estrangeiros na região mostra que estamos no caminho certo"

Álamo Feitosa
Paleontólogo e professor do Museu de Santana do Cariri

MAIS INFORMAÇÕES

Geopark Araripe
Rua Teófilo Siqueira, 754, Bairro Pimenta, Crato-CE
(88) 3101.1237

CONFERÊNCIA

Comunidade passa a conhecer projeto

Juazeiro do Norte. A comunidade tem a oportunidade de conhecer de perto o processo de desenvolvimento regional adotado pelo Geopark Araripe. Pelo menos essa é a constatação da professora do curso de Geografia da Urca, Lireida Maria Albuquerque. Ela afirma que, em quatro anos, durante a conferência entendeu o que é o geopark e a ampla proposta de desenvolvimento regional que o projeto incorpora.

Para a docente, nesse momento ficam as ressalvas para serem debatidas dentro do ambiente acadêmico. Ela afirma que uma de suas preocupações está no processo de continuidade do projeto, com as novas administrações que se sucedem dentro da instituição. "Para mim, ainda não ficou clara a importância da Urca no processo de gestão e isso é fundamental ocorrer", diz. A professora destaca o desenvolvimento e a riqueza do Cariri e diz que há ainda uma grande carência de infraestrutura e organização.

"Quero ver o futuro do Geopark de maneira otimista para que a gente possa construir na consolidação dos processos, a exemplo do turismo regional", acrescenta. Para o subsecretário de Meio Ambiente do Município de Barbalha, Marcos Torres, a expansão do conhecimento do que vem a ser geopark se amplia para ele nesse momento, com a participação na conferência.

Há uma necessidade de divulgação maior desse projeto junto às comunidades, segundo ele, para que as pessoas possam entender e incorporar o real sentido do que significa esse projeto e os retornos para a população. O que realmente, diz ele, pode acontecer no futuro.

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Carta ao Blog do Crato - Por: Djanira Felipe de Oliveira

Caro Dihelson, Boa tarde.

Sou Djanira Felipe de Oliveira, nascida no Crato, moro no Rio de Janeiro, e para referências creio que minha madrnha Almina Arraes poderá falar de mim. Estive no Crato, em agosto de 2009, e encontrei Joaquim Pinheiro, na ocasião falávamos de poesias (sou escritora) e o Joaquim sugeriu a divulgação no BLOG DO CRATO. Então, sempre que posso entro e fico atualizada das novidades da minha cidade.

Quero registrar os meus sinceros cumprimentos pela maravilhosa iniciativa. E indico, abaixo, o link para que conheça o meu primeiro poema " Na cadência da cidade" editado na Antologia 65 em junho de 2010, e que agora foi publicado no Panorama Literárrio Brasileiro - Edição dos melhores de 2010. Até o carnaval será publicado o Livro de poemas inéditos (todos de minha autoria) cujo o título é: "No barulho do meu silêncio interior", e que já está na editora para produção. O livro será transformado em um projeto beneficente em prol dos menos favorecidos. Se possível , a divulgação para os meus conterrâneos ficarei muito feliz.

http://www.camarabrasileira.com/apol65-068.htm

Para qualquer esclarecimento que se faça necessário fique à vontade para estabelecer a comunicação. Já tem o meu e-mail.

Grande abraço, a todos.

Djanira Felipe de Oliveira

A GUERRILHA ESTÁ FERVENDO!!! BAL'ARTES PRA TODO LADO!!!

PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO, DIA 21.NOV.2010

19h00min - AMARRAS 
(Livre, 40min), Dakini Cia. de Dança
 


20h30min - NUDEZ SEM CASTIGO 
(14 anos, 50min), Grupo Centauro de Teatro

A Guerrilha do Ato Dramático Caririense é um poema-ação de amor à arte e aos artistas da região. 26 companhias de teatro, dança e circo bravamente unidas no propósito de ocupar seu legítimo espaço na cena brasileira a partir de sua própria terra, conquistando o merecido reconhecimento, o necessário respeito e a devida valorização de suas obras.

Realização:
Sociedade Cariri das Artes
Sociedade de Cultura Artística do Crato
Cia. Cearense de Teatro Brincante
Companhias de Teatro, Dança e Circo do Cariri

Patrocínio:
Prefeitura Municipal do Crato
Secretaria de Cultura do Crato
Centro Cultural Banco do Nordeste

Papa diz aceitar uso de preservativo 'em certos casos'


NE - Olhaí as coisas mudando...


O papa Bento XVI disse que o uso de preservativos é aceitável "em certos casos", principalmente "para reduzir o risco de infecção por HIV". A afirmação consta no livro que será lançado nesta terça-feira, aparentemente abrandando sua firme oposição contra o contraceptivo.

Em uma série de entrevistas publicadas na Alemanha, sua terra natal, o papa de 83 anos foi questionado se "a Igreja Católica não é fundamentalmente contra o uso de preservativos". O papa respondeu que a "Igreja não vê o preservativo como uma solução real e moral mas, em certos casos, onde a intenção é reduzir o risco de infecção, ele pode ser utilizado como um primeiro passo para outro, mais sexualmente humano", disse o papa.

O novo volume, cujo título é "Luz do Mundo: o Papa, a Igreja e os Sinais dos Tempos", é baseado em 20 horas de entrevistas conduzidas pelo jornalista alemão, Peter Seewald. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Yahoo Notícias

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


BARBALHA – CEARÁ:

Dois homens foram vítimas de lesões provocadas por arames fardados na Rodovia Porteiras – Barbalha.

No início da tarde desta sexta-feira (19), a polícia militar foi acionada para atender a uma ocorrência na rodovia que liga os Municípios de Porteiras e Barbalha, onde, segundo informações de populares, vários homens desconhecidos armados estavam praticando assaltos ocasião em que os mesmos colocaram arames farpados de um lado ao outro da pista de rolamento para possível parada de veículos.

Por volta do meio-dia e trinta minutos, os agricultores identificados como A. C. DOS S., 29 anos, e J. C. DOS S, 33 anos, residentes na zona rural de Porteiras, trafegavam naquela via em moto Honda 125 FAN, de placa NCK 3967 inscrição do estado de Santa Catarina, quando o primeiro veio ser lesionado no braço direito e no pescoço, e o segundo a sofrer lesões no braço direito e vários arranhões no corpo. A patrulha PM CP 2561, comandada pelo capitão Marcus Alencar, compareceu ao local onde comprovaram a veracidade da denúncia, bem como conduziu as vítimas para o Hospital São Vicente de Paula na Cidade de Barbalha. Diligencias foram efetuadas pelos militares no intuito de identificar e presos mos criminosos, mas sem êxito.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:


Polícia registra dupla tentativa de homicídio nesta madrugada no bairro Timbaúbas.

Um duplo crime de tentativa de homicídio foi registrado nesta madrugada (19), em Juazeiro do Norte. O fato aconteceu por volta de 01h40min, na Avenida Humberto Bezerra, bairro Timbaúbas, quando, dois homens ocupantes de uma motocicleta Honda Fan 125, cinza, de placa HYK-1137, efetuaram 06(seis) disparos de arma de fogo, no veículo corsa Classic Life, de cor cinza, 2006, placa KIQ-4113, guiado por L. C. D, 37 anos, que transportava como passageiro o adolescente de iniciais L. L. F, 17 anos, ambos residentes no bairro Tiradentes, em Juazeiro. 02(dois) dos disparos atingiram o carro, vindo às vítimas a saíram ilesas.

O fato foi comunicado a CIOPS do 2º BPM que acionou para o local do delito a dupla de PMS da viatura RD 1227, soldados Gonçalves e Silva, onde uma das vítimas afirmou conhecer um dos autores dos disparos. Os militares realizaram diligencias que culminou com a prisão de um dos acusados o qual foi identificado como Edson Oliveira Freitas, 22 anos, residente no bairro Timbaúbas. As vítimas juntamente com suposto infrator foram conduzidos à 20ª DRPC, para que fossem realizados os devidos procedimentos.

Colisão envolvendo duas motocicletas deixou uma pessoa em estado grave na noite de ontem

Uma colisão envolvendo duas motocicletas, ocorrida na noite de ontem (19), em Juazeiro do Norte, deixou uma mulher em estado grave. Maria das Graças dos Santos, 33 anos, residente no bairro Timbaúbas, dirigia na Avenida Humberto Bezerra, uma moto Shineray 50 cc, quando por volta das 21h15min, veio a se envolver numa batida com outra moto, esta de placa HWT-2338 guiada por um homem que se evadiu antes de ser identificado.

Maria das Graças foi socorrida para o Hospital Tasso Ribeiro Jereissati (HTJ), em seguida transferida Hospital Santo Antônio, na cidade de Barbalha-CE, sob suspeita de traumatismo craniano. VTR do RONDA 1220, composta pelos soldados Leonardo e Valdeir esteve no local do acidente registrando a ocorrência.

VÁRZEA ALEGRE – CEARÁ:

Polícia civil prende vendedores e apreende CDS e DVDS piratas.

Numa ação contra a pirataria, realizada no Pólo de Lazer Antônio Aves Costa (Calçadão), a polícia civil de Várzea Alegre apreendeu mil peças de produtos piratas, entre CDs e DVDs, além de uma impressora e uma CPU. De acordo com a polícia, os objetos pertencem a Adriano Bezerra de Lima, 24, que foi preso, e conduzido com o material apreendido, a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu onde foi realizado o devido flagrante de conformidade com o quer o caso requer.

IGUATU – CEARÁ:

Pastor transferido para Fortaleza após se envolver em acidente.

Uma colisão entre um caminhão tipo baú e veículo modelo Cross Fox colidiram no final da tarde desta sexta-feira, 19, por volta das 16h30 deixando uma vítima em estado grave. O acidente aconteceu na rodovia CE 282 próximo ao Bairro Chapadinha em Iguatu causou um grande fluxo de veículos na estrada que dá acesso e saída daquela cidade. De acordo com a polícia, o próprio condutor do caminhão Francisco de Assis Pedro de 30 anos, motorista natural de Caucaia, informou que seguia no sentido Várzea Alegre / Iguatu quando o Cross Fox guiado pelo Pastor da Igreja Assembléia de Deus Canaã, Luciano Ferreira de Sousa, que trafegava na direção Iguatu/Icó sobrou na curva vindo a colidir com o caminhão, “Foi muito rápido eu vinha no meu sentido normal não tive muito que fazer” afirmou o motorista que prestou socorro a vítima acionando o Corpo de Bombeiros. O religioso sofreu profundo corte na região do pescoço, sendo socorrido para o hospital regional de Iguatu, mas devido à gravidade dos ferimentos foi transferido para Fortaleza.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30