xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/11/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 novembro 2010

Noitada Musical Homenageia Adoniran Barbosa!


O Samba paulistano será o tema principal da musicalidade desta noite no Teatro Municipal do Crato por ocasião da XII Mostra SESC Cariri de Cultura, quando os músicos e intérpretes João do Crato (Cariri) e Kiko Danucci (São Paulo) farão homenagem póstuma ao compositor Adoniran Barbosa, que se vivo fosse completaria 100 anos.

"Nascido em 1910, em Valinhos-SP, João Rubinato, que ficou conhecido como Adoniran Barbosa, foi um dos artistas mais versáteis do século XX. Adoniran mudou-se logo para a capital paulista, e lá trabalhou como humorista, ator e radialista, mas foi como compositor que se tornou imortal. Suas músicas eram verdadeiras crônicas sobre os bairros paulistanos e a vida dos moradores da cidade. Geralmente bem-humoradas, muitas dessas narrativas ficaram conhecidas em todo o Brasil."

DICA:

Todas as tardes, quando da passagem de som pelos artistas que farão o show noturno, é oferecida uma oportunidade única ao público presente de colóquio. Portanto, para os que querem saber mais saber mais sobre o artista, show, projetos futuros, etc. e tal, é uma chance imperdível.

15 de Novembro - algumas charges publicadas nos jornais de hoje (postado por Armando Rafael)

"Jornal do Commercio" - Recife (PE) "O Povo" - Fortaleza (CE)
"O Nacional" - Passo Fundo, Rio Grande do Sul


"Diário do Nordeste" - Fortaleza (CE)



O Crato já Possui o seu Centro Cultural, desde 2006 - Por: Dihelson Mendonça

Centro Cultural do Araripe - Dihelson Mendonça - Crato - original

O Centro Cultural do Araripe, o maior complexo cultural do interior do Estado do Ceará. Os prédios da antiga estação ferroviária RFFSA e praça, foram agregados a outros prédios que foram construídos, e juntos, transformados em Centro Cultural na cidade de Crato, fornecendo toda a estrutura necessária para que o Crato seja novamente a Capital da Cultura Regional.

A Antiga estação da Rede Ferroviária do Ceará - RFFSA, foi transformada em inúmeros espaços para manifestações artísticas e culturais, que compreendem:

- Galeria de Exposições
- Biblioteca
- Auditório
- Anfiteatro
- Ilha Digital
- Espaço Público, para apresentação de Shows

Respondendo ao questionamento do nobre colega Yuri Lacerda, de que o Crato deveria ter um Centro Cultural, respondemos que o Crato já possui, e há muitos anos, sendo o Centro Cultural do Araripe uma referência a nível regional e nacional em Arte e Cultura, tendo sido inclusive realizadas diversas publicações e reportagens sobre esse espaço a nível nacional. Todos os eventos artísticos e culturais que hoje são realizados na nossa cidade, e o ressurgimento de Crato como a Capital da Cultura Regional, se deve a que aqui temos hoje o Centro Cultural do Araripe, que antes não dispúnhamos. Na verdade, na gestão anterior a esta, nem Secretaria da Cultura o Crato possuía mais.

Hoje são diversos espaços que incluem Galeria de Exposições, Biblioteca, Anfiteatro, Auditório, Ilha Digital e espaço público. É todo um complexo de prédios e outros que virão, como a agregação do Museu de Arte moderna, já em fase de projeto, que se pretende construir ao lado dos já existentes.

Portanto, o Crato já possui um Centro Cultural em pleno funcionamento. Obviamente, não da magnitude do Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza, até porque NENHUMA cidade do interior do Nordeste possui um Centro Cultural do tamanho do Centro Cultural Dragão do Mar. Mas dispomos sim, de inúmeros espaços integrados e próximos, em que ao centro está a SEDE da Secretaria de Cultura do Município, sob o comando da nossa secretária Danielle Esmeraldo.

Outro detalhe a se esclarecer: O Banco do Nordeste quando criou o Centro Cultural Banco do Nordeste, não foi somente destinado a suprir a cidade de Juazeiro do Norte, mas para toda a região do Cariri. Me disse na época o Henilton Menezes, gerente do setor cultural, que haviam 4 andares vagos no prédio do BNB em juazeiro, e que era intenção do Banco transformar aquele espaço em Centro Cultural. Na Agência do Crato, há um andar vago, e predende-se usar também para essa finalidade.

De modo que também o CCBNB se espalha pelo Cariri, nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Nova Olinda, através de vários auditórios e teatros espalhados nessas cidades. O mais importante é que essas entidades faem parcerias com a Prefeitura do Crato, com a Secretaria de Cultura, a fim de fomentar espetáculos, eventos diversos, enfim, trazer VERBAS, $ para promover os Artistas e shows.

No último mês tivemos a maior demonstração de que o Crato se firmou definitivamente como a capital da cultura no cenário regional, através dos seus vários Festivais, Estudantil, Festival Instrumental, Festival Nacional, Salão de Outubro, a Guerrilha teatral, e agora vem a Mostra SESC Cariri de Cultura. É a prova definitiva de que o Crato está no rumo certo, de uma cidade que investe nos seus artistas e na cultura, todos esses amparados pelo Centro Cultural do Araripe.

GALERIA DE EXPOSIÇÕES DO CENTRO CULTURAL DO ARARIPE

Img_9501


Image3

ESPAÇO PÚBLICO DO CENTRO CULTURAL DO ARARIPE

Img_9529

Onde periodicamente são realizados eventos para o grande público

Img_9556

AUDITÓRIO DO CENTRO CULTURAL DO ARARIPE

abertura do salao de outubro 03

BIBLIOTECA DO CENTRO CULTURAL DO ARARIPE

IMG_3592 - original

SHOW AO AR LIVRE NO CENTRO CULTURAL DO ARARIPE

Crato - Ceará - Festival da Canção - original - 4034261872


Img_6244 - original

E ainda há a Ilha digital e outros prédios no momento vagos, que serão incorporados à estrutura.

Dihelson Mendonça

Evento reúne arte urbana e poesia popular no dia da Consciência Negra no Crato



Por Marlon Torres*

O Coletivo Camaradas propiciará a mistura do Rap e do Repente no dia 20 de novembro, a partir das 19 horas, no Largo da RFFSA.

Sete cordas, onze silabas, dez linhas ... é por traz desse universo numérico que se esconde os segredos dos versos dos repentistas, ou feitos de repente. A sonoridade de rimas, compassos e tônicas, de uma frase milimetricamente produzida em instantes é que faz torna imortal essa arte já imortalizada no coração de tantos sertanejos.


A musicalidade da sextilha, a velocidade de um martelo e o compasso do famoso galope a beira mar, traduzem os sentimentos que de quem produz essas maravilhas da cultura popular.


Essa arte com o passar do tempo foi evoluindo sem perder a graciosidade. O pandeiro que guiava a marcação de um coco de embolada foi lentamente substituído por discos de vinil. A viola, companheira fiel do poeta repentista foi dando espaço para as “techinics”, e os baiões extraídos do pinho nordestino agora são equalizados em mixers. Com isso surge uma nova versão de improvisadores, o MC ( Mestre de Cerimônia) que em cima da batida explosiva do RAP canta o seu dia-a-dia em um improviso assim como fazem os repentistas.


O Rap de Repente visa mesclar essas duas vertentes do improviso num só balaio de rima e métrica. O velho e o novo se misturam num contexto atual sem perder sua característica própria.


O evento é aberto para a participação do público. Portanto MCs, poetas e o público em geral podem participar da brincadeira que abordará temáticas ligadas ao Dia da Consciência Negra.


*MC, artista visual, professor e integrante do Coletivo Camaradas

Nordestinos e a República-Por João César Mousinho de Queiroz

Movimento Político-Militar que acaba com o Brasil imperial e instaura no país uma República federativa. A Proclamação da República é feita pelo marechal Deodoro da Fonseca no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro. O último abalo da monarquia é o fim da escravidão, em 13 de maio de 1888. O império perde o apoio de escravocratas, que aderem à República. Liderados pelos republicanos “históricos”, civis e militares, conspiram contra o império. Comandante de prestígio, o Marechal Deodoro da Fonseca é convidado para comandar o golpe.
A 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, à frente de suas tropas, o militar proclama a República. O antigo regime não resiste, mas também não há euforia popular. Dom Pedro II e a família real embarcam para Portugal dois dias depois. Deodoro da Fonseca assume a chefia do novo Governo Provisório.
Com o golpe militar de 15 de novembro de 1889, que depôs Dom Pedro II, o Brasil deixa de ser um Império após o baile da despedida. A partir do ato simbólico da Proclamação da República do Brasil pelo Marechal Deodoro da Fonseca, formalizado em 15 de novembro de 1889, um novo tipo de regime é estabelecido e, assim, surgindo um novo período da história brasileiro denominado Brasil República que perdura até hoje. Após a formação da república, o Brasil teve vários nomes posteriores, conforme as alterações no governo, incluindo "Estados Unidos do Brasil".
"República Federativa do Brasil" é o nome oficial atual do Brasil, uma democracia presidencialista, reestruturada em 1986 com o fim do Regime Militar Ditatorial inserido e formalizado em um de abril de 1964 pelo Exército Brasileiro.
Esse período possui a seguinte divisão:
República Velha (1ª República)
República da Espada (1889 a 1894)
República do Café-com-Leite
Era Vargas
Governo Provisório
Governo Constitucionalista
Estado Novo
República Populista
Eurico Gaspar Dutra, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart.
Ditadura Militar do Brasil (5ª República)
Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo.
Nova República (6ª República)
José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma Rousseff.
Mas o que nós Nordestinos temos que ver com isso?
Muito.
Muita gente construiu a República desviando e roubando dinheiro público, sempre que toco nesse assunto gosto de deixar bem claro, dinheiro público não é aquele que não tem dono, e o vereador, o prefeito, o governador, deputados, senadores e outros podem se apossarem por vias fraudulentas ou ato de corrupção, mas é o nosso rico dinheiro que pagamos em impostos, então estão e continuam roubando o nosso dinheiro.
Eu morei aí no Crato na Av: José Alves de Figueiredo Na Vila Silvestre e em outras ruas. Então sou da Rua, do Município, não morei no Estado e aqui em São Paulo aonde cheguei para concluir meus estudos em janeiro de 1977. Por quê São Paulo filhos de pais carentes tinha que trabalhar para poder pagar meus estudos e não queria ir para casa de parentes. Moro em uma Av: João Barreto de Menezes Zona Sul, não morro na República. Morei sim em República na época de Universitário a nossa república era muito aparecida com essa que está ai. Tv quebrada na sala, bituca de cigarro fora do cinzeiro, som no últimop volume. Àquela bagunça.
Se por ventura todos os Joãos, todos os Césares, todos os Mousinhos, todos os Queirozes, Rabelos, Silvas, Bezerras, Alencares, Carvalhos, Ferreiras, Pereiras, voltassem para os seus Cratos. Quem continuaria a obra da edificação da República Democrática.
Não posso falar por todos os outros estados da República, mas aqui, em São Paulo tenho propriedades.
Jamais menosprezarei São Paulo, desqualificar São Paulo é só para idiota de plantão, é a mesma coisa que querer negar que sou filho de Seu Mozin e D. Nair. Cratense, Cearense, Nordestino.
O que afirmo para toda República é que em hipótese nenhuma você entrará em uma condução e o motorista é Japonês – Ir almoçar e ser servidor por um garçon Francês – Sai para trabalhar e ver sua rua sendo varrida por garis alemães – Passar perto das obras do Metrô e se depara com operários Italianos – Nos imensos canteiros de obras da construção civil na hora do almoço você ver operários Espanhóis disputando uma árvore para debaixo na sombra saborear sua marmita com ovo cozido. Chegar à casa cansada de um longo dia de trabalho e o portão da sua garagem ser aberto por um porteiro Grego. Você querer ajuda de seu Zelador e ligar por interfone e ele atendê-lo com sotaque britânico.
Sabe quando isso pode acontecer nunca. Enquanto os países assolados pela miséria da guerra tinham verbas e dinheiro do governo de nossa República.
E estavam chegando não só para trabalhar e ajudar a construí uma nova república. Enquanto os Nordestinos e outros Brasileiros de outras regiões basicamente foram abandonados à própria sorte. Têm especialistas em movimentos migratórios que relatam que a substituição da mão de obra escrava não foi feita por estrangeiros.
Só se Cabral começasse tudo de novo e com a mentalidade de colonização e não de exploração.
Por conhecer bem o Paulistano tenho certeza que eles não perderiam tempo. Inventariam outros NOVOS-NORDESTINOS.
Aqui em são Paulo é o quinto governador que ajudamos a eleger de um mesmo partido, isso não é por que não sabemos votar, é por que o partido vem fazendo bons governos; como reelegemos nosso prefeito jovem sem expressão pública, mas realizou uma EXCELENTE prefeitura.
Somos trabalhadores, Somos Honestos, gostamos de aproveitar o feriadão, não Somos Melhores que Ninguém, Respeitamos e queremos ser Respeitados e nós Temos ORGULHO DO NORDESTE E DE SER NORDESTINOS..
São Paulo, 15-11-10-Nordestino lá da Vila Silvestre.

121 anos de República. O que temos a comemorar? – por Glauco de Souza Santos (*)

Postado por Armando Lopes Rafael


Acima, a primeira bandeira da República dos Estados Unidos do Brasil, uma imitação servil da bandeira dos EUA. A reação negativa da população do Rio de Janeiro foi tão grande que esta bandeira só durou 4 dias (16 a 19 de novembro de 1889), quando os golpistas retornaram a Bandeira do Império, apenas acrescentando a esfera azul com o lema “Ordem e Progresso”)

Novamente as emissoras de televisão irão fazer as mesmas pesquisas perguntando ao brasileiro comum das grandes cidades se ele sabe o que está se comemorando neste feriado de 15 de novembro. E, mais um ano seguido, teremos milhares de pessoas sem saber o motivo deste feriado. Mas, se antes eu criticava, agora dou total razão a estas pessoas.
Por que temos que lembrar e comemorar esta data? O que tanto temos a festejar no 15 de novembro, feriado em comemoração à “Proclamação da República”?

Acredito que os atuais dias da nossa prematura República não são os mais promissores e muito menos os mais admirados pelos brasileiros. Escândalos de corrupção assolam todos os níveis políticos e todos os três poderes da República brasileira. Novos velhos políticos, que antes andaram pela direita, hoje caminham de braços dados com pseudo-comunistas da disfarçada esquerda. Velhos apoiadores da ditadura militar defendem a irrestrita democracia e total liberdade de expressão, enquanto os perseguidos pelo regime totalitário, que colocaram em risco a própria vida em prol da liberdade individual, de imprensa e política são os primeiros a colocar “a liberdade de expressão como o maior problema do Brasil”. Quanta ironia!

Mas esta “ironia” republicana se arrastou nos seus 121 anos de história. Na escola, com certeza você aprendeu que Marechal Deodoro acordou um belo dia e resolveu “dar liberdade ao povo”, proclamando a República. Mas ninguém lhe contou que o ocorrido não foi uma proclamação e sim um golpe de Estado. Deodoro, era amigo do Imperador, tanto que nem teve a coragem de entregar-lhe a carta de deposição, e confessou anos mais tarde que ter instalado o sistema republicano foi um grande erro. Mas o erro de Deodoro foi repetido por diversas vezes.

Se perguntarem qual a característica mais marcante desses anos de República, poderíamos responder acertadamente que foi o período com maior número de golpes e contra-golpes da história do país. Nunca tantos Presidentes foram depostos por grupos políticos que não concordavam com sua linha de atuação. A marca de nossa história republicana foi a instabilidade, tanto política, quanto econômica. Começou com Deodoro, passou por Getúlio em 1930, outro golpe dele próprio em 1938 quando instaurou o Estado Novo, a sua deposição em 1945 e, por fim, o golpe militar em 1964 do qual ficamos 20 anos sob um regime ditatorial militar.

Aliás, está aí mais um ponto que aprendemos na escola: a de que a República implantada em 1889 nos trouxe liberdade e democracia. Pois, vale então recorrer à história novamente. Durante os quase 50 anos em que D. Pedro II esteve no poder, nenhum jornal foi censurado, nenhum jornalista foi preso ou torturado por escrever contra o governo e contra o Imperador. Ao assumir, uma das primeiras medidas de Deodoro foi estabelecer um órgão de censura aos veículos de comunicação, exercendo uma repressão ferrenha aos jornais e jornalistas que fossem contrários às medidas do governo. Floriano Peixoto, nosso 2º presidente utilizou de práticas nada ortodoxas para “colocar na linha” os opositores de sua forma de governar.
Esta repressão e censura seguiu por toda a história. Getúlio, que subiu no poder “nos braços do povo”, como gostava de dizer, foi o primeiro a decretar uma ditadura no país, fechar jornais, rádios, prender escritores, jornalistas, políticos e extirpar os partidos de oposição. E tudo se repetiu alguns anos mais tarde com o regime militar, onde sofremos o mais duro golpe à liberdade individual e ao direito de expressão. Foram os famosos “anos de chumbo”. O que mais me espanta é ver alguns dos maiores opositores da ditadura militar defendendo a criação de órgãos que regulamentam o trabalho da imprensa e colocando a liberdade de expressão como “problema” do Brasil. O que essas pessoas aprenderam com o passado? O que elas têm tanto a temer?
Realmente, quando olho para trás e vejo tudo o que foi feito nesses 121 anos, desde aquele 15 de novembro, quando Deodoro resolveu derrubar a Monarquia e mudar o regime do país, sou obrigado a refletir quanto tempo perdemos com a mesquinharia de governantes que estavam mais preocupados com a manutenção do seu poder político do que com os interesses do país.
Quantas oportunidades perdemos de nos transformar em um país de primeiro mundo, respeitado verdadeiramente no exterior, com uma população bem assistida pelo Estado, minimamente instruída e capaz de fazer esta mesma reflexão?Mas, o que mais me preocupa é pensar no futuro e questionar quantos anos e oportunidades teremos que perder para repensarmos o caminho que estamos trilhando.
(*) Glauco de Souza Santos, é historiador e publicitário.

ALMANAQUE - Dia 15 de novembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

1
5 de novembro: Dia da República (Brasil).

* 1884 - Dá-se o início da Conferência de Berlim, cujo objectivo era a repartição das colónias africanas.
* 1889 - Um Golpe de Estado militar, liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca (na imagem), derruba o Imperador Pedro II e proclama a República do Brasil, tornando-se o Presidente do Brasil.
* 1988 - Yasser Arafat, no exílio, proclama o Estado da Palestina.

Nasceram neste dia...

* 1891 - Erwin Rommel, militar alemão (m. 1944).
* 1889 - D. Manuel II de Portugal (m. 1932).
* 1945 - Anni-Frid Lyngstad, cantora norueguesa.

Morreram neste dia...

* 1630 - Johannes Kepler, matemático e astrónomo alemão (n. 1571).
* 1853 - D. Maria II de Portugal (n. 1819).
* 1917 - Émile Durkheim, sociólogo francês (n. 1858).

Fonte: Wikipedia

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


VÁRZEA ALEGRE – CEARÁ:

Acidente envolvendo motocicleta deixa dois jovens feridos.

O fato aconteceu durante a madrugada desta segunda-feira (15), na cidade de Várzea Alegre. Luiz Afonso Diniz Neto, 27 anos, e Magno Cezar Otoni Morais, de 23, trafegavam numa moto 250, de placa 4212 quando o veiculo bateu em uma pilha de tijolos que estava em frente a um estabelecimento comercial, fazendo com que o condutor perdesse o controle do volante provocando a queda dos mesmos. Luiz Neto foi socorrido desacordado para o Hospital São Raimundo Nonato, e em seguida transferido para um hospital da região do Cariri, enquanto Magno Cezar teve escoriações pelo corpo e fratura exposta e continua internado no Hospital São Raimundo Nonato.

CARIRIAÇU – CEARÁ:

Agriculto encontrado morto em açude.

Populares localizaram por volta das 05h30min, de ontem (15), nas águas do açude Tupiba, localizado no Sítio Monte, zona rural de Caririaçu/CE, o corpo do agricultor João Ferreira de Sousa, 42 anos, morador da área. A policia foi acionada comparecendo ao local a CP 2571 sob o comando do cabo PM Ângelo que isolou o local e comunicou o ocorrido a perícia florense que após os exames preliminares fez o traslado do corpo para necropsia no PEFOCE em Juazeiro do Norte. De acordo com a polícia o corpo da vítima não apresentava sinais de violência. Familiares informam que João Ferreira costumava nadar nas águas daquele açude e não tinha inimigos.

JARDIM – CEARÁ:

Carroceiro agredido com duas facadas.

Na noite de ontem (15), o carroceiro José João Félix, 50 anos, conhecido por Zé Marcos da carroça, residente na Av. Wilson Roris, nº 220, bairro COHAB I, Bairro Centro da cidade de Jardim-CE, foi agredido com duas perfurações a faca, sendo socorrido para o Hospital Santo Antônio, na Cidade de Barbalha - CE. A polícia informa que o acusado trata-se da pessoa de Francisco Ismael dos Santos, 23 anos, que encontra-se foragido. O Crime aconteceu por volta das 22h, na Av. Wilson Roris, em Jardim. Diligencias continuam sendo realizadas pela polícia militar no intuito de prender o acusado.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

A polícia de Juazeiro do Norte efetuou por volta das 08h25min, desta segunda-feira (15), a prisão do homicida Francisco Neto Lopes, vulgo Pombinho, 52 anos, residente na av. Humberto Bezerra, Timbaúbas, naquela cidade. De acordo o boletim do 2º BPM enviado a imprensa, Pombinho é condenado à revelia por crime de homicídio. Ainda conforme a polícia, ao ser consultado o nome de Francisco Neto Lopes nos bancos de dados do Sistema de Informações Policiais. Inicialmente, nada foi encontrado em seu desfavor, pois o mesmo possuía RG que apresentava erradamente o nome do pai como sendo “Francisco Florentino Lopes” ao invés do verdadeiro Francisco Laurentino Lopes. O Oficial de Justiça Bosco, ciente do fato, compareceu à 20ª DRPC portando o Mandado de Prisão expedido pelo Juiz de Direito Dr. Ademar da Silva Lima oportunidade em que foram adotadas as providências cabíveis ao caso.

PM utiliza helicóptero para reforçar segurança na Região do Cariri

Objetivando reforçar a polícia nas regiões Cariri, Centro Sul e Sertão Central do Ceará, o Governo do Estado através da Polícia Militar disponibilizou um aeronave tipo esquilo para facilitar o acesso do policiamento em possíveis ocorrências. De acordo com o major Ronaldo Pires a operação não tem prazo para ficar encerrada. Ele adiantou que o seu policiamento conta com uma equipe de atiradores de elite pronta para possíveis enfrentamentos.

Apesar do final de semana ter sido prolongado o major Ronaldo Pires garantiu que não foi acionado nenhuma vez. Na revista que houve ao presídio de Acopiara através de uma solicitação do capitão Julião, comandante da PM local, a aeronave acompanhou atentamente a operação.

Por Lindomar Rodrigues

IGUATU – CEARÁ:

Prisão de homicida

Ontem (15), por volta das 11h00min, policiais militares compareceram ao Hospital Regional de Iguatu, de posse de uma informação de que um pessoa que teria praticado um homicídio no sítio Fazenda Nova, zona rural da cidade de Pedra Branca, no dia de ontem (14/11), por volta das 03h00min, e que a mesma estaria internado. No local prenderam Valderey Nóbrega, 48 anos, casado, agricultor. A polícia apurou que o mesmo teria se envolvido numa discussão por conta de uma roça de cana, que teria comprado em sociedade com outra pessoa, conhecida por “Cafinfin este que estaria agindo desonestamente na divisão da cana, razão pela qual praticou o acusado crime vindo ainda a sofrer uma perfuração a faca na costela, lado esquerdo e uma mordida na orelha esquerda, decepando parte da mesma. A prisão foi comunicada à Polícia Civil da cidade de Pedra Branca, onde será feito os procedimentos cabíveis, junto a autoridade competente.

ACOPIARA – CEARÁ:

Tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo

A policia Militar foi informada através do telefone 190 sobre uma tentativa de homicídio na Vila Pedreiras, distante 3 km da sede do município de Acopiara. A VTR-2172 composta pelos soldados Vieira e Sales deslocou-se para o local do delito onde prendeu o Carregador, Junior Mamédio da Silva, 20 anos, solteiro, residente na vila esperança, no Mutirão, Acopiara/CE. O mesmo estava armado com revolver. Segundo Silvio José de Souza Oliveira, casado, 24 anos, agricultor, residente na vila Pedreiras, Acopiara/CE, Junior Mamédio teria entrado em sua residência e disparado 02(duas) vezes contra ele, tendo a arma falhado. O momento da prisão o acusado portava um revolver calibre 32’ de marca INA de Nº 145927, com três (03) projeteis intactos. Os m ilçiatres conduziu o autor até a DRPC de Iguatu/CE onde o mesmo foi autuado por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo.

PIQUET CARNEIRO – CEARÁ:

Recuperação de veículo roubado

Por volta das 22h30min, de ontem (15) o destacamento policial de Piquet carneiro recebeu a informação de que na cidade de Senador Pompeu, ocorrera um roubo de uma motocicleta, e que os assaltantes teriam fugido na direção de Piquet Carneiro. A patrulha RP 2402, composta pelos Cabos Brasil e Rodrigues, realizou uma barreira em uma estrada na saída da cidade de Piquet Carneiro que dá acesso a cidade de Senador Pompeu.

De posse da informação de que dois indivíduos armados de revólver tomaram de assalto a moto Honda Titan, CG Fan, sem placa, ano 2010, de cor preta, de propriedade da própria vítima do roubo em tela, o senhor Raimundo Nonato de Lima, residente no local onde se deu o roubo, os policiais militares avistaram dois indivíduos em uma moto preta que se dirigiam à cidade de Piquet Carneiro. Ao serem abordados, a dupla atirou contra os policiais, que revidaram. Os assaltantes abandonaram a moto e fugiram pela mata. A PM recuperou a moto que fora roubada instantes antes na cidade de Senador Pompeu, de onde um grupo de policiais, ao saberem da recuperação do referido veículo, deslocou-se para transportá-lo e o devolverem ao dono.

SANTA FILOMENA – PERNAMBNUCO:

Estudante de 15 anos é estuprada e ameaçada de morte

Segundo a polícia o fato aconteceu por volta das 19h00min do último sábado (13/11/10) no Sítio Baixa Grande na zona rural de Santa Filomena – PE. Quando o genitor da vítima, uma estudante de 15 anos, compareceu a Sede do 5º Pelotão da PM e relatou que a sua filha teria sido induzida pelo acusado Tiago Coelho de Santana, vigilante, 23 anos, residente no Povoado de Poço Cumprido a lhe acompanhar até a residência de seu tio conhecido por Neguinho. Segundo a vítima a caminho do local a mesma constatou que o segundo acusado João Genei Pedro de Santana, 27 anos, lhe aguardava no meio do caminho. Que mediante ameaça com um revólver, os dois acusados mantiveram relações sexuais com a vítima que ficou em puder dos estupradores por mais de seis horas.

Em diligência a GT de Santa Filomena – PE se dirigiu até o local, porém, o primeiro acusado ao perceber a presença da polícia fugiu abandonando uma motocicleta Honda CG-150 de cor preta. Em continuidade a ocorrência os policiais se dirigiram até a residência do segundo envolvido, mas o mesmo não foi encontrado. Ficando o fato registrado na DPC local. (BO nº 0077/10).

BODOCÓ – PERNAMBUCO:

Homem é preso por porte ilegal e disparo de arma de fogo em via público.

Após denúncia anônima de que uma pessoa efetuava disparos de arma de fogo em via pública por volta das 22h30min de sábado (13/11/10) policiais do 4º Pelotão de Bodocó - PE se deslocaram até o Bairro São Francisco, onde constataram a veracidade da denúncia. O acusado José Holanda Oliveira, 47 anos, foi flagrado pela polícia com a arma em punho, um revólver marca Taurus cal. 32 mm. Sendo o mesmo preso em flagrante por porte ilegal e disparo de arma de fogo em via pública. (BO nº 0077/10).

Dois irmãos se esfaqueiam durante bebedeira

O fato aconteceu por volta das 09h00min de ontem (14/11/10) no Sítio Onça, município de Bodocó – PE. Onde os dois irmãos Luciano Amâncio Maciel, 22 anos e Maurício Amâncio Maciel, 23 anos, bebiam juntos quando se desentenderam e entraram em vias de fatos. Que durante a briga os dois envolvidos sacaram as armas, faca peixeira e se agrediram simultaneamente. O primeiro foi lesionado com golpes nas costas e braço direito e o segundo no abdômen. Os dois foram socorridos por familiares para o HRFB e posteriormente transferidos para a cidade de Petrolina – PE. (BO nº 0271/10) Também em Bodocó – PE por volta das 15h00min de ontem (14/11/10) no Sítio Belém a PM apreendeu arma de fogo, espingarda de fabricação caseira, já o acusado Dorgival Marcos Siqueira, 35 anos, conseguiu fugir. (BO nº 0272/10).

IBUPI – PERNAMBUCO:

Prisão por porte ilegal de arma de fogo

Policiais Militares do 2º Pelotão de Ipubi – PE realizavam rondas e abordagens quando por volta das 19h00min de ontem (14/11/10) se depararam com o acusado Francisco Jarniel dos Santos, 29 anos, que portava ilegalmente uma espingarda de fabricação caseira. O homem foi preso e conduzido a DPC local, onde foi autuado. (BO nº 0252/10).

ARARIPINA – PERNAMBUCO:

Agricultor é preso por porte ilegal de arma de fogo.

O agricultor Adailton Antônio de Brito, 30 anos, residente na Vila Serrania II no município de Araripina – PE foi preso pela PM por volta das 16h00min de ontem (14/11/10) quando portava ilegalmente uma espingarda de fabricação. Que após ser preso o mesmo foi conduzido a DPC local, onde oi autuado. (BO nº 0714/10).

Policiais do GATI apreende veículo adulterado.

A apreensão aconteceu por volta da 20h00min de ontem (14/11/10) no Povoado de Lagoa do Barro, município de Araripina – PE. Quando os policiais abordaram uma motocicleta Honda CG-150 de cor preta e constatou várias irregularidades como o chassi pinado, sem a placa, motor com a numeração raspada e o condutor Rawlly Reges Maciel, 18 anos, não portava qualquer documento que comprovasse a origem do veículo. Sendo o mesmo apreendido e conduzido a DPC local. (BO nº 0843/10).

OURICURI – PERNAMBUCO:

Agricultor é ferido a golpes de faca.

Segundo a polícia o fato aconteceu por volta das 16h00min de sexta-feira (12/11/10) na Rua Maria Petrolino, Bairro Renascença em Ouricuri – PE. Quando a vítima Elivaldo Vasconcelos Souza, agricultor, 32 anos, se dirigiu até a casa de sua ex-sogra a fim de visitar seus filhos, onde entrou em vias de fatos com ex-mulher. Sendo que o ex-cunhado Raul Bezerra Barros, 22 anos, fazendo uso de uma faca deferiu um golpe contra a vítima que foi socorrida para o HRFB. Já o acusado não foi localizado. (BO nº 0836/10).

Polícia apreende motocicleta com chassi adulterado

Deu entrada na Emergência do HRFB a pessoa de Maria Damiana dos Santos, 22 anos, residente no centro de Ouricuri – PE, vítima de agressão física. A mesma relatou a polícia que por volta das 17h00min de sábado (13/11/10) foi convidada por uma amiga conhecida por Maria Fumaça para ir até a sua residência na Trav. Airton Sena no Bairro Alto Paraíso em Ouricuri – PE. Segundo a vítima depois de tomar um copo de cerveja mesma perdeu os sentidos e ao acordar o acusado conhecido por Cacá mandou que a mesma tirasse a roupa como recusou foi agredida e que também lhe furtaram a quantia de R$ 70,00 (setenta reais). A PM foi até o local, mas obteve êxito, ficando o fato registrado na DPC local. (BO nº 0839/10).

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30