
Caiu como uma bomba, em Barbalha, a notícia de que os padres da Ordem Salvatoriana – que desde 1946 administram a Paróquia de Santo Antônio – poderão deixar aquela cidade no próximo mês de abril. Se é verdade que o progresso orgânico de Barbalha teve por alicerce a ação da Igreja Católica, também é verdadeiro que os padres Salvatorianos – ao longo de 64 anos – carrearam muitos benefícios para a Terra dos Verdes Canaviais. Só alguns exemplos: foram iniciativas dos padres da Ordem Salvatoriana, a fundação e construção do Ginásio Santo Antônio (cujo prédio hoje é ocupado pela Faculdade de Medicina de Barbalha); deve-se, ainda, a eles a primeira fase da construção do Hospital São Vicente de Paulo; a exemplar administração e melhoramentos introduzidos na igreja-matriz; as dezenas de capelas rurais hoje existentes no município; a projeção – em todo o Brasil – da festa do Pau da Bandeira, dentre outros.
Ninguém sabe, ninguém viu
Alguém leu (ou ouviu) alguma nota nos órgãos de imprensa de Crato sobre um encontro realizado esta semana (mais precisamente na 4ª e 5ª feiras, dias 10 e 11) na sede do SEBRAE em Juazeiro do Norte, denominado “Construção de Futuro – Oficina de idéias para a região metropolitana”? Promovido pelo Governo do Ceará, o encontro reuniu lideranças que discutiram, durante dois dias, estratégias visando projetos de desenvolvimento para a Região Metropolitana do Cariri.
Igual a cantiga da perua
Piora a qualidade do serviço de telefonia móvel na Região Metropolitana do Cariri. Tornaram-se cada vez mais frequentes as dificuldades para quem quer fazer uma simples ligação ou enviar uma mensagem. A TIM, então, é a campeã disparada nessas deficiências que se constituem numa falta de respeito para com os usuários. Sem falar que as tarifas são caríssimas e a clientela tem hora que não pode usufruir dos “planos promocionais” oferecidos pela operadora, dada a impossibilidade de completar as ligações. Apelar para quem?
Novidade na área de museus
Todo mundo reclama da qualidade de atendimento nos museus caririenses. A exceção – faça-se

Memória cratense 1
Alguém está lembrado? Na próxima 2ª feira, dia 15, teremos outro feriado nacional! Desta vez para comemorar mais um aniversário do golpe militar que implantou no Brasil o regime republicano. Chama a atenção o fato desta data nunca ter sido comemorada em Crato. Diferente de outras comemorações que acontecem espontaneamente (7 de setembro, Festa da Padroeira, Dia do Município, dentre outras), o 15 de Novembro não consegue sensibilizar as camadas populares para festejar essa efeméride. Alguém duvida? Pois façam um teste: perguntem, aleatoriamente, a qualquer pessoa na rua, o motivo do feriado da próxima segunda-feira... Ou perguntem, ainda, o nome de – pelo menos – dez dentre os mais de quarenta presidentes de república que o Brasil já teve. Sintomático: em Crato só existem três ruas com nome de ex-presidentes: Getúlio Vargas (na Vilalta), João Goulart (no Mirandão) e marechal Castelo Branco (no Muriti). Donde se conclui tratar-se de um mito sem consistência essa alardeada “tradição republicana” na Cidade de Frei Carlos. Ora, se no Crato é assim, imagine nas cidades que não possuem essa “tradição”...

A nota – a seguir transcrita – foi publicada no Diário do Nordeste edição do último dia 8: “Os principais nomes do skate cearense incendiaram a Pista Pública de Juazeiro do Norte, durante o fim de semana, para a disputa da terceira Etapa do Circuito Cearense de Skate 2010 (foto à direita). Situada no Parque Ecológico das Timbaúbas, o Streetpark definitivamente colocou o município cearense no mapa do skate local e nordestino (...) A festa de Juazeiro confirma a franca expansão do skate no Interior do Estado”.
“Cerca de mil romeiros participaram dos três dias de comemorações para marcar o nascimento do frade capuchinho Damião de Bozzano, o Frei Damião, que, se estivesse vivo, teria completado, na última sexta-feira, 112 anos de idade. Desde a sexta-feira, o convento alterou a rotina para abrigar e alimentar os romeiros que chegaram de vários estados do Nordeste, principalmente de Juazeiro do Norte, no Ceará. Os festejos aconteceram no Convento de São Félix, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, onde estão os restos mortais do missionário”.
Curtas
*** No próximo 4 de dezembro acontecerá o vestibular para a primeira turma do curso de Odontologia, criado na Universidade Leão Sampaio de Juazeiro do Norte. Serão 200 vagas divididas em três turmas.
***Promovido pelo Curso de Música do Campus-Cariri (leia-se: Campus de Juazeiro do Norte) da Universidade Federal do Ceará acontecerá de 22 a 24 de novembro próximo o 1º Encontro de Educação Musical, simultaneamente ao 2º Simpósio de Guitarra do Cariri.
*** Desperdício de dinheiro público: A Metrofor (Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos) anunciou seu projeto de estender o Metrô do Cariri (que liga Crato a Juazeiro do Norte, ainda operando no vermelho dado o reduzido número de usuários) até a cidade de Barbalha.
*** Acontecerá nesta 6ª feira, dia 12, às 9:00h, na Faculdade de Educação, Auditório do NUPER –Núcleo de Pesquisas e Estudos Regionais, da Universidade Federal do Ceará, Campus do Benfica, em Fortaleza, a defesa da Tese de Doutoramento da professora Anair Holanda Cavalcante, da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte. O título de sua Tese é “Experiências formadoras dos romeiros do Padim Cíço: entre a busca de cura, rezas e ritos”.
*** No próximo dia 20, o violinista Nonato Luiz faz show de lançamento – no Teatro Municipal Salviano Arraes, em Crato – para lançar o último CD, por ele produzido: "Estudos, Peças e Arranjos".