xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 12/11/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 novembro 2010

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri

Na foto acima a bela e histórica igreja-matriz de Santo Antônio, em Barbalha, administrada há 64 anos por sacerdotes da Ordem Salvatoriana

Vão fazer muita falta
Caiu como uma bomba, em Barbalha, a notícia de que os padres da Ordem Salvatoriana – que desde 1946 administram a Paróquia de Santo Antônio – poderão deixar aquela cidade no próximo mês de abril. Se é verdade que o progresso orgânico de Barbalha teve por alicerce a ação da Igreja Católica, também é verdadeiro que os padres Salvatorianos – ao longo de 64 anos – carrearam muitos benefícios para a Terra dos Verdes Canaviais. Só alguns exemplos: foram iniciativas dos padres da Ordem Salvatoriana, a fundação e construção do Ginásio Santo Antônio (cujo prédio hoje é ocupado pela Faculdade de Medicina de Barbalha); deve-se, ainda, a eles a primeira fase da construção do Hospital São Vicente de Paulo; a exemplar administração e melhoramentos introduzidos na igreja-matriz; as dezenas de capelas rurais hoje existentes no município; a projeção – em todo o Brasil – da festa do Pau da Bandeira, dentre outros.

Ninguém sabe, ninguém viu
Alguém leu (ou ouviu) alguma nota nos órgãos de imprensa de Crato sobre um encontro realizado esta semana (mais precisamente na 4ª e 5ª feiras, dias 10 e 11) na sede do SEBRAE em Juazeiro do Norte, denominado “Construção de Futuro – Oficina de idéias para a região metropolitana”? Promovido pelo Governo do Ceará, o encontro reuniu lideranças que discutiram, durante dois dias, estratégias visando projetos de desenvolvimento para a Região Metropolitana do Cariri.

Igual a cantiga da perua
Piora a qualidade do serviço de telefonia móvel na Região Metropolitana do Cariri. Tornaram-se cada vez mais frequentes as dificuldades para quem quer fazer uma simples ligação ou enviar uma mensagem. A TIM, então, é a campeã disparada nessas deficiências que se constituem numa falta de respeito para com os usuários. Sem falar que as tarifas são caríssimas e a clientela tem hora que não pode usufruir dos “planos promocionais” oferecidos pela operadora, dada a impossibilidade de completar as ligações. Apelar para quem?

Novidade na área de museus
Todo mundo reclama da qualidade de atendimento nos museus caririenses. A exceção – faça-se justiça – é o Museu de Paleontologia da Urca, em Santana do Cariri, (foto abaixo) por conta dos guias-mirins que ali atuam de forma satisfatória. Boa notícia: será realizado em Barbalha, nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro, o Curso Plano Museológico, promovido pelo Sistema Estadual de Museus do Ceará. As aulas serão ministradas no prédio da Faculdade de Medicina de Barbalha, da Universidade Federal do Ceará. Agora a novidade: tanto o curso, como as inscrições serão gratuitos. E os participantes ainda terão direito a almoço, também gratuito, no intervalo das aulas. É pegar ou largar!

Memória cratense 1
Alguém está lembrado? Na próxima 2ª feira, dia 15, teremos outro feriado nacional! Desta vez para comemorar mais um aniversário do golpe militar que implantou no Brasil o regime republicano. Chama a atenção o fato desta data nunca ter sido comemorada em Crato. Diferente de outras comemorações que acontecem espontaneamente (7 de setembro, Festa da Padroeira, Dia do Município, dentre outras), o 15 de Novembro não consegue sensibilizar as camadas populares para festejar essa efeméride. Alguém duvida? Pois façam um teste: perguntem, aleatoriamente, a qualquer pessoa na rua, o motivo do feriado da próxima segunda-feira... Ou perguntem, ainda, o nome de – pelo menos – dez dentre os mais de quarenta presidentes de república que o Brasil já teve. Sintomático: em Crato só existem três ruas com nome de ex-presidentes: Getúlio Vargas (na Vilalta), João Goulart (no Mirandão) e marechal Castelo Branco (no Muriti). Donde se conclui tratar-se de um mito sem consistência essa alardeada “tradição republicana” na Cidade de Frei Carlos. Ora, se no Crato é assim, imagine nas cidades que não possuem essa “tradição”...

Memória cratense 2
Neste sábado, dia 13, completa 57 anos de um fato que ficou no imaginário cratense. Fato, aliás, registrado – na página 242 – do livro “Efemérides do Cariri”, do médico-historiador Irineu Pinheiro: “1953, 13 de Novembro – Chegada ao Crato às cinco e meia horas da tarde da imagem de N. S. de Fátima, de Portugal. (foto à esquerda) Dezenas de milhares de pessoas a receberam desde o aeroporto na serra do Araripe até a praça Francisco Sá. Foi a maior manifestação religiosa a que assistiu o Crato, desde a sua fundação”.

Romaria radical
A nota – a seguir transcrita – foi publicada no Diário do Nordeste edição do último dia 8: “Os principais nomes do skate cearense incendiaram a Pista Pública de Juazeiro do Norte, durante o fim de semana, para a disputa da terceira Etapa do Circuito Cearense de Skate 2010 (foto à direita). Situada no Parque Ecológico das Timbaúbas, o Streetpark definitivamente colocou o município cearense no mapa do skate local e nordestino (...) A festa de Juazeiro confirma a franca expansão do skate no Interior do Estado”.


Romaria tradicional

Já a nota abaixo foi publicada no Diário de Pernambuco, de Recife, edição de 8 de novembro:

“Cerca de mil romeiros participaram dos três dias de comemorações para marcar o nascimento do frade capuchinho Damião de Bozzano, o Frei Damião, que, se estivesse vivo, teria completado, na última sexta-feira, 112 anos de idade. Desde a sexta-feira, o convento alterou a rotina para abrigar e alimentar os romeiros que chegaram de vários estados do Nordeste, principalmente de Juazeiro do Norte, no Ceará. Os festejos aconteceram no Convento de São Félix, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, onde estão os restos mortais do missionário”.


Curtas
*** 40 prédios (aí incluídas algumas residências) que formam o patrimônio arquitetônico de Barbalha receberão nova pintura, num projeto apoiado pela Suvinil e loja Gigante das Tintas. O povo de Barbalha teve a sabedoria de preservar seu casario, hoje atração turística, enquanto outras cidades da região (pela ignorância do povo e despreparo de seus administradores) destruíram seus prédios históricos. Salve Barbalha!

*** No próximo 4 de dezembro acontecerá o vestibular para a primeira turma do curso de Odontologia, criado na Universidade Leão Sampaio de Juazeiro do Norte. Serão 200 vagas divididas em três turmas.

***Promovido pelo Curso de Música do Campus-Cariri (leia-se: Campus de Juazeiro do Norte) da Universidade Federal do Ceará acontecerá de 22 a 24 de novembro próximo o 1º Encontro de Educação Musical, simultaneamente ao 2º Simpósio de Guitarra do Cariri.

*** Desperdício de dinheiro público: A Metrofor (Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos) anunciou seu projeto de estender o Metrô do Cariri (que liga Crato a Juazeiro do Norte, ainda operando no vermelho dado o reduzido número de usuários) até a cidade de Barbalha.

*** Acontecerá nesta 6ª feira, dia 12, às 9:00h, na Faculdade de Educação, Auditório do NUPER –Núcleo de Pesquisas e Estudos Regionais, da Universidade Federal do Ceará, Campus do Benfica, em Fortaleza, a defesa da Tese de Doutoramento da professora Anair Holanda Cavalcante, da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte. O título de sua Tese é “Experiências formadoras dos romeiros do Padim Cíço: entre a busca de cura, rezas e ritos”.

*** No próximo dia 20, o violinista Nonato Luiz faz show de lançamento – no Teatro Municipal Salviano Arraes, em Crato – para lançar o último CD, por ele produzido: "Estudos, Peças e Arranjos".

MENSAGEM PARA VOCÊ REFLETIR -Por Maria Otilia

A ARTE DE SER FELIZ

HOUVE um tempo em que a minha janela se abria para um chalé. Na ponta do chalé brilhava um grande ovo de louça azul. Nesse ovo costumava pousar um pombo branco. Ora,nos dias límpidos, quando o céu ficava da mesma cor do ovo de louça, o pombo parecia pousado no ar. Eu era criança, achava essa ilusão maravilhosa e sentia-me completamente feliz.

HOUVE um tempo em que a minha janela dava para um canal. No canal oscilava um barco. Um barco carregado de flores. Para onde iam aquelas flores? Quem as comprava? Em que jarra, em que sala, diante de quem brilhariam, na sua breve existência? E que mãos as tinham criado? E que pessoas iam sorrir de alegria ao recebê-las? Eu não era mais criança, porém a minha alma ficava completamente feliz
.
HOUVE um tempo em que minha janela se abria para um terreiro, onde uma vasta mangueira alargava sua copa redonda. À sombra da árvore, numa esteira, passava quase todo o dia sentada uma mulher, cercada de crianças. E contava histórias. Eu não podia ouvir, da altura da janela; e mesmo que a ouvisse, não a entenderia, porque isso foi muito longe, num idioma difícil. Mas as crianças tinham tal expressão no rosto, a às vezes faziam com as mãos arabescos tão compreensíveis, que eu participava do auditório, imaginava os assuntos e suas peripécias e me sentia completamente feliz
.
HOUVE um tempo em que a minha janela se abria sobre uma cidade que parecia feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim seco. Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre homem com um balde e em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma regra: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.

MAS, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

Cecília Meireles

Postado por Maria Otilia


Jorge Emicles:Escrever é Buscar Pela Vida Sempre-Por Wilson Bernardo.

LANÇAMENTO DO LIVRO INTUIÇÃO DO DIREITO...Dizem que a intuição é coisa de mulheres, mas que bom seria se todos nós e magistrados definidores de sentenças, se comportassem como mulheres. A humanização do principio da legalidade do Direito passa por intuir o bom trigo em meio a cevada. Muito antes de se condenar o infrator, tem-se que condenar o Estado, detentor das chaves e dos cubículos torturadores do sistema prisional. É o Estado a pior espécie de fabrica de facínoras e de infratores comuns desassistidos pelo poder do mesmo Estado. Na essência, o livro trata disso e de muito mais da humanização filosófica do Direito aplicado na socialização do bicho homem animal. Lembro-me de um fato contado pelo Promotor Zé de Deus, de que um falso médico no exercício de suas funções era na verdade um dos melhores médicos da região. Condena-lo seria assassinar o ato intuitivo de que ele era e é uma célula do bem. Qual seria a sentença para tal crime, masmorra de penumbras medievais, não! A sentença foi estabelecida, para que o mesmo voltasse a universidade e concluir o curso e se reestabelecer perante as ordens do Direito democrático. Diante de "uvas" daninhas, se pode fazer um bom vinho de sabor amargo.

A composição da mesa
Dr.Rossana Martins,a causadora do fortalecer do Escritor Jorge Emicles
Emerson Monteiro Editor e amigo fiel de sempre
Juiz Flávio Morais,amigo e companheiro de luta fala do livro
Secretário Valentin Dantas Representa o Pref.Samuel Araripe,e nos empolga com seu latim de rabulas judis
Dr Jefferson Santana fala do amigo e companheiro de escritório
Jorge Emicles nos dar uma aula de que o Direito é torto e nem sempre humano
Autografando o mais novo filho o seu livro.
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

Para não perder! Luis Carlos Salatiel & Abidoral Jamacaru

Show musical amanhã no antigo Cine moderno! Calçadão do Crato, centro.

Lançamento do livro Intuição do Direito

Na noite de ontem, quinta (11.11.10), às 20h, no Auditório do Espaço Cultural da RFFSA, em Crato, ocorreu o lançamento do livro Intuição do Direito, de autoria do advogado e professor universitário Jorge Emicles Pinheiro Paes Barreto, nascido no vizinho estado de Pernambuco, em Recife, e radicado, desde criança, no Ceará, onde tem vínculos familiares.
Esteve presente ao evento bom número de profissionais da área jurídica e estudantes universitários, a prestigiar mais este acontecimento literário do Cariri, em um momento de rara oportunidade, numa confraternização de quantos se interessam em nosso meio pela ciência direito.
O livro de Jorge Emicles destina-se ao público universitário e graduados na matéria, aprofundando institutos da filosofia do direito no âmbito de suas origens e postulados primeiros, o que demandou esforços de pesquisa e constatações em um campo do conhecimento por demais especializado.
A apresentação do livro coube a Flávio Morais, juiz de direito e também escritor, que se deteve em largas avaliações sobre o texto, classificando-o de inovador e necessário a quem pretenda aprimorar conhecimentos nessa área.
Outros usaram a palavra, registrando considerações relativas à história pessoal do autor, sua dedicação às funções que exerce com êxito reconhecido, bem como à sua primeira obra publicada, valendo destacar as palavras de Rossana Martins, responsável pelo lançamento, envolvida no processo de lançamento e divulgação do livro.
Na ocasião, ainda falaram José Valentim, Secretário de Educação do Município do Crato; Jefferson Santana, advogado, amigo e colega de escritório de Jorge Emicles; e Emerson Monteiro, editor e autor do projeto gráfico da publicação, a qual fora confeccionada pela BSG – Bureau de Serviços Gráficos, de Juazeiro do Norte.
Por fim, através de um brilhante e emocionado discurso, o autor de Intuição do Direito agradeceu a todos que os presentes na solenidade, justificando os motivos que lhe levaram a produzir o trabalho. Deu-se, em seguida, a sessão de autógrafos, logo acompanhada de salgados e refrigerantes.

Alencar permanece estável após infarto e deixará a UTI


O vice-presidente José Alencar passa bem após sofrer um infarto agudo do miocárdio e será transferido da Unidade de Terapia Intensiva para uma unidade semi-intensiva ainda nesta sexta-feira, segundo boletim médico. O vice-presidente, de 79 anos, passou por um cateterismo na quinta-feira após sentir mal-estar e ter o infarto diagnosticado. Alencar luta há mais de dez anos luta contra um câncer e estava internado no Hospital Sírio-Libanês, região central de São Paulo, desde o mês passado.

"(Alencar) encontra-se estável do ponto de vista cardíaco e será transferido para a Unidade Coronária (Semi-Intensiva) no dia de hoje", informou o boletim médico do hospital divulgado no fim da manhã desta sexta. Mais cedo, o médico Roberto Kalil, que faz parte da equipe que cuida de Alencar e também é o médico pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informou ao presidente que o vice estava fora de risco, segundo a Agência Brasil. Lula estava na Coreia do Sul, onde participou da reunião do G20, que reúne as maiores economias do mundo. Alencar está internado desde o dia 25 de outubro, quando deu entrada no hospital com um problema intestinal.

(Por Eduardo Simões; Edição de Maria Pia Palermo)

Reuters - Via AE - Agência Estado

ENEM 2010 - Mais um Descaso - Por: George Macário


NE - Milhares de jovens prejudicados em mais um escândalo de corrupção.


O DESCASO E A INCOMPETÊNCIA SE REPETEM

É injustificável o novo caso de incompetência na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, promovido pelo Governo Federal, via Ministério da Educação (INEP), para avaliação do nível de aprendizado e, ainda, como critério de preenchimento de vagas das Universidades Federais Brasileiras.

Em 2009, a falta de segurança da gráfica responsável pela impressão resultou no furto das provas, causando transtornos e danos aos milhares de jovens em todo o Brasil, pela mudança de programação e o consequente choque com outras datas vestibulandas.

Quando se pensava que alguma lição do ano passado teria servido para acendrar as mentes dos "Cientistas do MEC", eis que surge mais uma situação de total descaso e incompetência. Não há justificativa que cole! Estamos falando de um ano de prazo para a elaboração, correção, diagramação, além da impressão e aplicação da prova. Novamente, o dissabor e as inúmeras dúvidas pairam sobre as cabeças ansiosas de milhões de jovens espalhados nos quatro cantos do País. Renasceu o sentimento de frustração e, principalmente, de medo dos próximos episódios deste misto de " terror com dramalhão mexicano".

A pitada de "comédia" deste espetáculo reeditado e apresentado para todos os brasileiros, sobretudo, no que diz respeito aos candidatos à uma vaga na Universidade e aos familiares destes, ficou por conta das declarações do nosso Presidente Lula, afirmando que o ENEM de 2010 " FOI UM SUCESSO ABSOLUTO!". Com certeza, Sua Excelência, que entende pouco de Educação, ainda em clima de campanha política, no papel de "Garoto Propaganda" da Dilma, continua a transformar o erro no acerto, a mentira na verdade, a corrupção do seu Governo numa simplória justificativa:"Eu não sabia de nada". Não é bem assim Presidente! Quem faz o ENEM tem a cabeça mais elevada do que os eleitores que recebem o BOLSA FAMÍLIA.

Além do mais, com o nível atual de corrupção que vive o Brasil, o ENEM é um prato cheio para esta prática. Quem pode garantir que os modelos das provas a serem aplicadas não sejam objeto de fraude? Com absoluta certeza isto acontece sim! No Brasil, a corrupção ocorre por motivos muito mais sérios e difíceis do que burlar as provas do ENEM, principalmente, porque este possui uma abrangência grandiosa pela extensão territorial do nosso País, motivo pelo qual é necessário o envolvimento de muita gente para a sua realização. É bom salientar, que a maioria esmagadora é constituída de pessoas honestas, entretanto, em se tratando de Brasil, não é raro existirem algumas maçãs podres no meio das sãs.

A finalidade do ENEM é excelente! O método de aplicação das provas, por ser a nível nacional, facilita demasiadamente a ação dos corruptos, altamente prejudicial para os que se dedicam aos estudos, buscando a aprovação pela competência, acreditando na lisura e na eficiência do Exame, é o que não vem ocorrendo atualmente.

Apesar da descreça do brasileiro na Justiça e, ainda, considerando o desinteresse da população na busca dos seus Direitos, para aqueles que se prejudicaram, não resta outra alternativa a não ser a protocolação de Ações de Reparação de Danos Materiais e Morais interpostas, de preferência, coletivamente, contra MEC, para que se diminuam os prejuízos produzidos pela INCOMPETÊNCIA e o DESCASO deste Governo de faz de conta.

GEORGE MACÁRIO - Editor do Blog "O Democrato"
Membro do Blog do Crato

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


Com Informações repassadas nos relatórios da Polícia Politar do Ceará


JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Jovem de 22 morre vítima de acidente envolvendo motocicleta

Por volta das 00h23min, no cruzamento das Avenidas Humberto Bezerra com Virgílio Távora, bairro Leandro Bezerra, em Juazeiro, CÍCERO LAURINDO DE ATAÍDE, 22 anos, residente no Sítio São Paulo, no município de Caririaçu - CE, que conduzia uma motocicleta Honda 150 Bros, de cor preta, ano 2007, de placa HDE 9408-MG, sentido Norte/Sul, tendo como garupeiro JOSÉ ROBERTO DA SILVA CARDOSO, residente no município de Caririaçu, chocou-se contra um poste de iluminação vindo a morrer no local. O garupeiro sofreu de uma fratura no fêmur esquerdo e um hematoma na altura do olho esquerdo. A RD1225 composta pelos soldados PMS Abiasaf e Roberto, compareceu ao local e prestou socorro as vítimas juntamente com o auxílio da equipe da RD1230 soldados Ramonilson e Correia. O rabecão compareceu ao local, e recolheu o corpo para o PEFOCE para necropsia. O GSU também compareceu ao local, conduzindo o garupeiro para o Hospital Santo Inácio onde permanece sob cuidados médicos. O veículo foi conduzido á 20ª DRPC, onde fora entregue mediante recibo.

Princípio de rebelião na PIRC termina com seis detentos feridos.

Na manhã desta quinta-feira (11), foi registrada na PIRC – Penitencia Regional Industrial do Cariri, em Juazeiro do Norte, um princípio de uma rebelião que resultou em ferimentos em seis detentos. As vítimas foram socorridas para o hospital Santo Inácio aonde duas foram submetidas à intervenção cirúrgica e as outras após medicadas liberadas retornando ao presídio onde cumprem suas penas. Continuam internados os detentos de nomes, Damião Erico Cavalcante e Paulo Johnson Silva. Alguns presos alegaram que a motivação da rebelião foi a falta d’água na PIRC.

Prisão por tentativa de homicídio

Por volta das 18h50min, na localidade conhecida como Baixa da Raposa, bairro Frei Damião, em Juazeiro, o homem identificado apenas por RONIGLEDSON foi imobilizado por ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA PRIMO, 33 anos, residente na Rua Anita de Neves Lima Couto, naquele bairro, com apoio de seu pai ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA, este, que armado com uma arma de fogo disparou contra a vítima que conseguiu evadir-se do local em direção a um matagal nas proximidades. A VTR CP5002 CPMA composta pelos cabos Torres, Cb. Iran e Alves, compareceu ao local, realizando diligência no sentido de encontrar as partes envolvidas, vindo a localiza ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA PRIMO e o irmão da vítima a pessoa de FÁBIO DE SOUSA, residente na Rua Dr. Osvaldo Juca Neto, bairro Frei Damião, os quais foram conduzidos para a 20ª DRPC onde foram adotados os procedimentos cabíveis.

Aposentado de 76 anos pratica suicídio usando arma de fogo.

Por volta 03h, na Rua Vicente Firmino, 322, Bairro Bico da Arara, na cidade de Caririaçu, o aposentado de 76 anos, LUÍS BARBOSA DOS SANTOS, praticou suicido n o interior de sua residencia mediante um disparo de arma de fogo tipo espingarda socadeira, no ouvido esquerdo. A CP 2571, comandada pelo cabo PM Anselmo auxiliado pelo soldado Luismar, compareceu ao local, registrando o fato, bem como resguardando o local até a chegada da perícia forense e rabecão.

Prisão por tráfico de entorpecentes

A patrulha policial militar TP 5301, sob o comando do Oficial de Policiamento Capitão L Rodrigues, efetuou por volta das 17h00min, de ontem (11) na Rua João Marcelino cruzamento com Rua Dom Bosco, nº 01, bairro Pio XII, a prisão de Filoel Ferreira da Silva, 37 anos, sob a acusação de trafico de drogas. Segundo a polícia, Filoel foi flagrado em sua residencia com 1.200 (mil e duzentas) gramas de pedras de crack, 13 (treze) gramas de maconha, 01 (uma) balança de precisão, 02 (dois) aparelhos celulares, papeis de depósitos bancários e um veículo Volkswagen Gol Special, de cor branca, ano 2002, placas AKB-5991-CE. O mesmo foi conduzido a Delegacia de Polícia Federal de Juazeiro do Norte, onde foi apresentado a autoridade policial.

MILAGRES - CEARÁ:

Acidente com motocicleta mata Adolescente de 17 anos.

O adolescente Samuel dos Santos Silva, de 17 anos, comerciante, que residia na Rua Enoque Seram, nº 18, no Bairro Frei Damião, na cidade de Milagres – CE, foi vitima fatal de um acidente de transito ocorrido por volta das 23h30min, de quarta-feira (10), na Rua Sete de Setembro, naquela município. Ele conduzia uma moto Honda Titan 125, de cor azul e placa HYJ-2099, inscrição do Ceará momento em que perdeu o controle do veículo indo de encontro à uma árvore e um poste da rede elétrica, vindo a sofre forte pancada na cabeça ainda chegando a ser socorrido pela polícia para o hospital local aonde chegou morto. O corpo foi encaminhado para exame cadavérico no PEFOCE regional do Cariri em Juazeiro, para posterior liberação para sepultamento que ocorreu na tarde de ontem em Milagres.

POTENGI – CEARÁ

Prisão e apreensão por tráfico de entorpecentes

Por volta de 23h00min a polícia militar de Potengi ao realizar abordagens em pessoas que se encontravam no bar denominado de Absoluto Chop Bar, localizado na Rua Mãe dos Santos, Centro da cidade, apreenderam 08 (oito) papelotes de cocaína, 06 (seis) pedras de crack e uma pequena quantia de maconha. De acordo com boletim da polícia enviado a imprensa, durante a ação policial o menor de iniciais R.P.S.S, 16 anos, residente no bairro Frei Damião, Juazeiro do Norte, e Fellipi Aparecido Tadeu Gomes Honorato, 20 anos, residente nas imediações do local da ocorrência, tentaram evadir-se, sendo contidos militares da RP 2254, soldados Ivo, Roberto e Oscar, que conduziram os dois para a unidade policial de Potengi, para serem adotadas as providências cabíveis.

VÁRZEA ALEGRE:

Prisões por associação e tráfico de drogas

Os jovens Tafarel Rômulo de Lima e Mateus de Almeida Lima foram presos pela polícia militar, na rodovia BR-230, no trecho compreendido entre os municípios de Granjeiro e Várzea Alegre, sob a acusação de tráfico e associação ao tráfico de drogas. Segundo a polícia, com os mesmos foram apreendidos, 06 gramas de maconha e 8 gramas de crack, sendo que esta quantidade de crack poderia resultar em cerca de 40 pedras. Os dois foram levados juntamente com as drogas a DP local onde foram adotados os devidos procedimentos

IGUATU – CEARÁ:

Polícia apreende caminhão com produtos clandestinos na Vila Chapadinha.

No final desta tarde de quinta-feira, 11, a Polícia militar fez uma nova apreensão de produtos produzidos possivelmente clandestinamente em Iguatu. Após receber uma denúncia por telefone os militares se dirigiram à Vila Chapadinha onde encontraram em um galpão um caminhão contendo centenas de produtos dentro da carroceria. O Delegado Agenor Freitas de Queiróz informou que as denuncias não param de chegar à Delegacia Regional, acrescentando que desta vez, populares afirmaram que um caminhão contendo produtos medicinais clandestinos estava em um galpão na Vila Chapadinha o que foi confirmado onde foi apreendido o caminhão de placa HYB 0537 de Maracanaú com vasta carga de produtos. Todo o material apreendido será recolhido pela vigilância sanitária da Iguatu.

TRINDADE – PERNAMBUCO:

Assalto a mão armada a estabelecimento comercial

Elementos armados e encapuzados rendem funcionária e assaltam posto de combustível. O assalto aconteceu por volta das 12h00min, quando dois meliantes armados e encapuzados chegaram ao estabelecimento Posto Brisa localizado na Rua 25 de Abril no centro de Trindade – PE e de armas em punho após renderem a funcionário Rosiane Batista Alencar, frentista, 19 anos, deram voz de assalto e subtraíram certa quantia em dinheiro. Segundo a mesma os assaltantes fugiram em uma motocicleta Honda CG-150 de cor preta. (BO nº 0240/10)

Em continuidade a ocorrência anterior referente a um assalto a estabelecimento comercial, Posto de Combustível, por volta das por volta das 15h00min, policiais civis e militares efetuaram as prisões de 02 (dois) envolvidos durante abordagem policial na altura da Rua Guadalajara no centro de Trindade – PE. Foram detidos os acusados Francisco Edson Gomes de Souza, Francisco Paulinho da Silva e Gildenor Costa Evangelista, que foram devidamente reconhecidos pela vítima e feita acareação pelo sistema de filmagem do referido posto. Segundo a polícia os envolvidos fazem parte de uma quadrilha que vem aterrorizando a população com assaltos a estabelecimentos comerciais. Em poder dos acusados a polícia apreendeu um revólver cal. 38 marca Taurus, arma esta utilizada no assalto, 02 (duas) motocicletas e a quantia de R$ 155,00 (cento e cinqüenta e cinco reais). Os envolvidos juntamente com todo material apreendido foram conduzidos a DPC local, onde foram autuados. (BO nº 0449/10).

OURICURI – PERNAMBUCO:

Polícia recupera objetos tomados de assalto e prende envolvidos

Após um assalto a mão armada ocorrido por volta das 20h00min, na cidade de Ouricuri – PE, policiais civis e militares do GATI em operação conjunta se deslocou até a Rua Bom Jesus no Bairro Santo Antônio em Ouricuri – PE, onde recuperaram parte dos objetos roubados.

Na ação policial foi presa uma mulher de 25 anos e três menores de idade detidos. Jane Regina da Conceição, agricultora, solteira, 25 anos, foi presa em sua residência e os menores das iniciais RFPS, 16 anos, MLL, 15 anos e FASS, 15 anos, foram apreendidos, sendo todos encaminhados a DPC local. De acordo foram recuperados os seguintes objetos: 02 (dois) aparelhos celulares, 02 (dois) capacetes, 01 (uma) bicicleta e 01 (uma) espingarda de fabricação caseira. Outros seis envolvidos no caso conseguiram fugir durante a ação da polícia. O fato foi registrado na DPC local. (BO nº 0830/10)

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
Com Informações repassadas nos relatórios da Polícia Politar do Ceará

PROIBIDA A REPRODUÇÃO
Inscrevam-se

ALMANAQUE - Dia 12 de novembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

1
2 de novembro:

* 1823 – Pedro I do Brasil, IV de Portugal, ordena ao exército invadir o Plenário da Assembleia Constituinte, no Brasil.
* 1927 – Trotski é expulso do Partido Comunista Soviético.
* 1956 – Marrocos, Sudão e Tunísia são admitidos como Estados-Membros da ONU.

Nasceram neste dia...

* 1833 – Aleksandr Borodin, compositor e químico russo (m. 1887).
* 1929 – Grace Kelly, atriz norte-americana e princesa monegasca (m. 1982).
* 1956 – Francisco Louçã, político português.

Morreram neste dia...

* 1035 – Rei Canuto, o Grande da Dinamarca, Inglaterra e Noruega (n. circa 995).
* 1746 – Georg Steller, naturalista e explorador alemão (n. 1709).
* 1914 – Augusto dos Anjos (na imagem), poeta brasileiro (n. 1884).

Fonte: Wikipedia

FAZENDA SERRA VERDE - Por: Edilma Rocha




Uma área de 22 mil hectares, num perímetro de quase 120km, compunha a Fazenda Serra Verde, no Cariri, localizada precisamente no Município de Caririaçú, Ce. Esta fazenda foi fundada por Achiles Boris em 1860 na cidade de Fortaleza e administrada por Francisco Botelho Filho que a dirigiu até 1947. Neste ano chegou da França seu Neto Hubert Bloc Boris e sobrinho de Bertrand Boris para administrá-la.

Formando pela Escola de Agricultura de Valabres, França, retornando da guerra com a esposa Janine. O principal produto era o algodão, mais também milho, feijão, arroz, cana de açúcar e seus derivados como rapadura e aguardente. Viviam mais de 800 famílias em 700 casas dentro da propriedade e todas cobertas por telhas. A fazenda era dividida em duas zonas. A Fazenda Serra Verde Ltda, com 13.500ha e a Fazenda Serra Verde Agro-pecuária SA com 8000ha, na cria de gado, cavalos e outros animais. Hubert gerente da primeira e super-intendente da segunda. Começou o seu trabalho aos 24 anos de idade, auxiliado por secretários, fiscais, feitores, tractoristas, motoristas e trabalhadores rurais. A Fazenda era composta de 40 sítios em terras de boa qualidade. A sede era situada no Município de Caririaçú, porem fazia divisas com Várzea Alegre, Granjeiro, Farias Brito e Crato.

Foram implantados grandes projetos como depósitos para cereais, pocilga para animais selecionados, mais quatro açudes pois já existiam seis para garantir o plantio de pastagens na criação de gado, pomares e hortas. Morando na própria Fazenda, com a esposa Janine, vieram os filhos, Claude, Dominique e Bertrand nascidos na França, depois François, Jacques e Tony. Hubert homem de coração bom e justo fornece para a sua gente 90% dos estoques de cereais para saciar a fome dos moradores devido a seca de 1970. este episódio ocasionou dificuldades financeiras, pois não tinham nenhuma ajuda do Governo. Organizada com o apoio da SUDENE para um programa rural.

A sua localização facilitava o transporte e comercialização dos centros dispondo de mão de obra e água. Passou a chamar-se Fazenda Agro pecuária Serra S\A. E assim atingiu a sua estabilização se propondo a colocar seus produtos no mercado para outras cidades do Ceará. Sua produção chegou a : Bovinos para o abate- 25.555 arrobas: Matrizes bovinas para a produção- 339 cabeças: Suínos para o abate- 71.800 quilos ;Suínos para reprodução -105 cabeças; Arroz 4.400 sacos de 60 quilos; Foram reservadas 100 tarefas para o plantio de arroz, construção de galpões para tratores e máquinas, estábulos, pequeno centro médico, energia e telefone. Era chamada de FRANÇA LIVRE, por lá não existiam preconceitos racionais nem sociais. Todos eram bem recebidos pela família para prosear e contar os seus "causos" à boca da noite.

A vida dos moradores não se resumia só em trabalho, os patrões organizavam as festas que Hubert chamava de samba. E assim, modernizada e chegando o progresso no interior, criou a primeira escola de alfabetização para adultos no Brasil, como também a Capela da Serra Verde em estilo arrojado e moderno para a época, com esculturas sacras criadas pelo próprio administrador e artista, que por lá permanecem até hoje. Diante de tudo isso se encontravam na casa grande, no alto do Caboclo, rodeada por buganvilhas dois grandes corações generosos e hospitaleiros, Hubert e Janine.

Por: Edilma Rocha

GUERRILHA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE SEXTA DIA 12 DE NOVEMBRO !!!


GUERRILHA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE SEXTA, DIA 12
NO TEATRO RACHEL DE QUEIROZ, EM CRATO-CE


Consolidando-se como a maior e mais significativa vitrine das artes cênicas produzidas no Cariri cearense, a Guerrilha do Ato Dramático Caririense, em sua segunda edição, prosseguirá até o dia 27 deste mês, sempre no Teatro Rachel de Queiroz, em Crato-CE, quando totalizará 44 espetáculos em sua agenda, realizada por 26 grupos da região.

ESPETÁCULOS DESTA SEXTA, DIA 12

19h00min - Palco: O BARQUINHO (Infantil, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE

20h30min - Arena: BRASEIRO (18 anos, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE


Cacá Araújo, idealizador e coordenador do evento, ao ressaltar o patrocínio da Prefeitura do Crato e do Centro Cultural Banco do Nordeste, demonstra a convicção de que para o ano 2011, a Guerrilha terá mais apoio e se estenderá por mais espaços, podendo reunir um maior número de espetáculos. A tendência é que cada companhia de teatro e dança possa desde já realizar ações que se integrem às demais, formando um grande circuito de cooperação e fomento que funcione durante o ano inteiro, discutindo e contribuindo para melhoria de políticas públicas no setor, além de semear o chão caririense com o labor de seus artistas e o aplauso de sua maravilhosa platéia.

Um outro aspecto do movimento é que não há nenhuma intenção de se fechar em si. Será concebida uma rede de integração com grupos e companhias de outras regiões do estado, do país e internacionais, de modo que se pratique um verdadeiro intercâmbio, que só existe de fato se for de mão-dupla. "Não podemos simplesmente nos transformar em platéia para espetáculos visitantes. Temos uma vasta produção artística e cultural de alta qualidade estética que deveria circular por outras regiões, estados e até por outros países", comentou a veterana atriz Orleyna Moura, integrante da premiada Cia. Cearense de Teatro Brincante.

Serviço:
2ª GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE
TEATRO RACHEL DE QUEIROZ, CRATO-CE-BRASIL
INFORMAÇÕES: (88) 3523.2168 / (88) 8801.0897 (Cacá Araújo)

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 12 de Novembro de 2010


Colação de Grau da URCA acontece hoje, no Poliesportivo

Será realizada na noite de hoje, no Ginásio Poliesportivo, em Juazeiro do Norte, a partir das 20 horas, a Colação de Grau dos formandos da Universidade Regional do Cariri (URCA), em solenidade presidida pelo Reitor da Instituição, Professor Plácido Cidade Nuvens. A cerimônia de Colação de Grau será para os concludentes do semestre 2010.1. A URCA tem sido durante os seus 23 anos de criação, uma Instituição da maior importância no contexto do desenvolvimento regional, na difusão do saber científico. Serão dezenas de profissionais qualificados no mercado de trabalho, promovendo o crescimento da região do Cariri, através do ensino público e gratuito, voltado para todos os cidadãos, indistintamente. Atualmente a URCA oferece 16 cursos na Instituição, com abrangência nas regiões do Cariri e Centro-Sul do Estado.

Biblioteca Senador Wilson Gonçalves inaugurada no Curso de Direito

Inaugurada, durante a tarde de ontem, a Biblioteca Senador Wilson Gonçalves, no Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA). A solenidade aconteceu dentro da semana XIV Semana de Direito da Instituição e a IV Semana de Estudos Jurídicos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Na ocasião, a família do Senador, falecido há dez anos, foi representada pela filha do homenageado como patrono da Biblioteca, Neda Esmênia Gonçalves de Barros, advogada, a exemplo do pai. A família, atendendo um desejo de Wilson Gonçalves, fez uma doação de várias caixas de livros à URCA e ao Curso de Direito, passando a compor o acervo bibliográfico. O espaço está renovado e com sala de informática ao lado. A solenidade contou com a presença do Reitor da URCA, professor Plácido Cidade Nuvens, a Vice-Reitora, Otonite Cortez, pró-reitores, professores e coordenação do curso, além dos alunos.

O Reitor Plácido agradece a doação do acervo e destaca a personalidade jurídica, política e social que representou Wilson Gonçalves. Ele ressaltou a utilização desse material bibliográfico pelos estudantes do curso, grande parte da área do Direito.

Semana de Direito aborda Mecanismos de Defesa e Proteção Cidadã

A XIV Semana de Direito da Instituição e a IV Semana de Estudos Jurídicos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) tem continuidade até o próximo sábado. Os eventos foram abertos na última quarta-feira, no auditório do SESI – Crato, pelo Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens. Estudantes, juristas e profissionais de áreas afins se reúnem para discutirem questões importantes no âmbito do Direito. Este ano, o tema de trabalho é “Mecanismos de Defesa e Proteção Cidadã: 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Código de Defesa do Consumidor”. Também foi lançado o livro ‘Intuição do Direito’, do Professor Jorge Emicles Paes Barreto. Mini-cursos, palestras e homenagens estão sendo prestadas durante a semana. Nesta sexta-feira, as apresentações de trabalhos científicos começam a partir das 8 horas. Serão proferidas palestras pela manhã e à noite. Neste sábado, no encerramento, as palestras acontecem pela manhã.

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA

(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br
Crato, 12 de novembro de 2010

CRATO - Notícias do Dia 12 de Novembro de 2010


Saúde do Crato realiza Encontro dos Grupos Gestores do Projeto Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde do Crato realizou, nos dias 10 e 11 de novembro, através de parceria com a Secretaria Municipal de Educação e CREDE 18, Encontro dos Grupos Gestores do Projeto Saúde e Prevenção na Escola – SPE. O grupo é formado por adolescentes, coordenadores e diretores. O objetivo do SPE é fomentar e criar espaço para promoção da saúde do adolescente, através de atividades contínuas dentro da escola. Os temas abordados durante o encontro estão relacionados à sexualidade, DST e aids. O evento aconteceu nas dependências da Faculdade São Camilo, no horário de 8 horas às 12 horas. Essa atividade está contemplada nas metas do Selo Unicef.

Governo do Crato realiza II Torneio ProJovem Adolescente

O Governo Municipal do Crato em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS juntamente com a coordenação do ProJovem Adolescente realizará na próxima terça-feira, dia 16 o II Torneio ProJovem Adolescente do Crato que acontecerá na quadra Bi-Centenário tendo inicio com a festa de abertura as 18 horas. A Secretária de Ação Social Liduina Andrade e a coordenadora do ProJovem Adolescente Elza Oliveira ressaltam a importância da presença de todos os orientadores sociais, instrutores de esporte e lazer e instrutores de arte e cultura, que fazem parte deste projeto. O Governo do Crato vem desenvolvendo um trabalho significativo em relação a educação de jovens inserindo-os no âmbito do esporte, da cultura e sobretudo da inclusão social.

Administração melhora infraestrutura

O município do Crato continua com as obras de infraestrutura nas ruas da cidade. O projeto de saneamento já atingiu dezenas de vias, num trabalho jamais visto na área. São melhorias na substituição de velhas tubulações, ultrapassadas e com defeitos por novos canos de PVC, proporcionando um processo de redistribuição de água em toda a cidade do Crato, sem prejuízos ou desperdícios de água. São investimentos na ordem de R$ 9 milhões do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC I), em parceria com a administração municipal. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, tem empreendido um trabalho de possibilitar melhor infraestrutura à cidade, com saneamento que promova bem-estar e saúde à população. Para isso, está desenvolvendo mais projetos na área, com o intuito de ampliar a melhoria do saneamento em toda a cidade e redistribuição de água de qualidade a todos os cratenses.

Oficinas de territorialização das áreas do PSF começam hoje, em Crato

Nos dias 10, 11 e 12 de novembro estão sendo realizadas, em Crato, as oficinas de nova territorialização das áreas do Programa de Saúde da Família - PSF e PACS. A finalidade é mapear e adequar as áreas assistidas por essas equipes. As oficinas serão realizadas no buffet Lagarta Pintada, no horário das 8 horas às 12 horas. O evento conta com as presenças dos profissionais do Programa Saúde da Família e agentes de saúde, seguindo calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Governo do Crato patrocina e apóia o movimento cultural Guerrilha Do Ato Dramático Caririense

Patrocinados pela Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e o Centro Cultural Banco do Nordeste a Sociedade Cariri das Artes, a Sociedade de Cultura Artística do Crato a Cia. Cearense de Teatro Brincante e as Companhias de Teatro e Dança da Região do Cariri estão realizando na região A "GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE” movimento que se insere no contexto de luta em favor da diversidade, respeito e afirmação da identidade cultural brasileira, especialmente por destacar a dramaturgia e a encenação produzidas na região como fortes elementos de identidade.

Sob a coordenação do teatrólogo Cacá Araújo, o evento visa sobretudo valorizar a produção dramatúrgica e a realização de espetáculos na região do Cariri. O Governo do Crato apóia a cultura como um todo e convida a toda a comunidade a prestigiar esse evento.

Confira a programação no site da Prefeitura do Crato:
www.crato.ce.gov.br.
Mais informações nos telefones: 88 8801.0897 / 9960.4466 / 3523.7430 / 3523.2168

Programação
10 (quarta):
19h00min - Palco: O MISTÉRIO DO BOI MANSINHO (Infantil, 80min), Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: A VINGANÇA DO FINADO JOAQUIM (Livre, 40min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE

11 (quinta):
19h00min - Palco: O MACACO SABIDO (Infantil, 50min), Cia. Kanoistraveizdinovo, Jati-CE
20h30min - Arena: OS ANIMARTISTAS (Infantil, 50min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE

12 (sexta):
19h00min - Palco: O BARQUINHO (Infantil, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE
20h30min - Arena: BRASEIRO (18 anos, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE

13 (sábado):
19h00min - Palco: O REINO MALUCO DE BRANCA DE NEVE (Infantil, 50min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: CEARÁ, GENTE QUE RI (Livre, 55min), Cia. Arte e Cultura, Crato-CE

14 (domingo):
19h00min - Palco: POR CAUSA DE VOCÊ (Livre, 50min), A2 Cia. de Dança, Crato-CE
20h30min - Arena: DESMISTIFICANDO TABUS (14 anos, 50min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE

15 (segunda):
19h00min - Palco: UMA ÚLTIMA VEZ (14 anos, 60min), Cia. Arte e Cultura, Crato-CE
20h30min - Arena: ESPERANDO GODOT (12 anos, 15min), Cia. Os Dois de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

16 (terça):
19h00min - Palco: A BRUXINHA QUE ERA BOA (Infantil, 50min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE
20h30min - Arena: BURRA, NÃO É NADA DISSO QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO (Livre, 60min), Allysson Amâncio Cia. de Dança, Juazeiro do Norte-CE

17 (quarta):
19h00min - Palco: HISTÓRIAS DO TEMPO DA MAMÃE (Livre, 60min), Grupo de Teatro Curumins do Sertão, Farias Brito-CE
20h30min - Arena: RETRATO (Livre, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE

18 (quinta):
19h00min - Palco: A COMÉDIA DA MALDIÇÃO (Livre, 60min), Grupo de Teatro Curumins do Sertão, Farias Brito-CE
20h30min - Arena: CABORÉ (Livre, 50min), Cia. Desabafo de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

19 (sexta):
19h00min - Palco: AS IRMÃS CASTANHOLAS (12 anos, 60min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: NÃO CULPA ELES, CULPA NÓS (12 anos, 50min), Cia. Kanoistraveizdinovo, Jati-CE

20 (sábado):
19h00min - Palco: PÁSSARO DE VOO CURTO (Livre, 60min), Cia. Entremeios de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: BODAS DE SANGUE (12 anos, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE

21 (domingo):
19h00min - Palco: AMARRAS (Livre, 40min), Dakini Cia. de Dança, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: NUDEZ SEM CASTIGO (14 anos, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE

22 (segunda):
19h00min - Palco: O VELÓRIO SHOW (12 anos, 60min), Cia. dos Sem, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: ITINERÁRIO ALÉM DO PONTO (Livre, 40min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE

23 (terça):
19h00min - Palco: UM AMOR DE PALHAÇO (Livre, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE
20h30min - Arena: CURTÍSSIMAS (12 anos, 60min), Alunos do NEET / SESC e Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

24 (quarta):
19h00min - Palco: SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO (12 anos, 60min), Turma do Curso de Formação em Teatro - CCBNB 2010, Cariri-CE
20h30min - Arena: ESPERANDO COMADRE DAIANA (12 anos, 60min), Cia. de Teatro Livre Mente, Juazeiro do Norte-CE

25 (quinta):
19h00min - Palco: O HÓSPEDE (12 anos, 60min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: TERREIRO DE HISTÓRIAS (Infantil, 50min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE

26 (sexta):
19h00min - Palco: ARMADILHAS (Livre, 40min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE
20h30min - Arena: NAS GARRAS DO CAPA-BODE (Livre, 35min), Cia. Wancilu’s Gat Produções, Crato-CE

27 (sábado):
16h00min às 17h30min – Ônibus Juazeiro do Norte/Crato: BUZU-TEATRO (Livre, 25min), Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
19h00min - Palco: AFRODESCENDÊNCIA (Livre, 30min), Cia. de Dança Vid’Art / Projeto Nova Vida, Crato-CE
20h30min - Arena: Seminário “Teatro Brasileiro Caririense” / Entrega de Certificados e Outorga do Troféu Juscelino Leal Lobo Júnior
22h00min - LIFANCO - SHOW VALORES CULTURAIS

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31