xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/11/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 novembro 2010

Tiririca é o novo Lula ! - A história do garoto pobre nascido no Nordeste que conseguiu chegar lá - Por: Dihelson Mendonça


NE - A Vitória sobre o Preconceito.
O Deputado de 1 milhão e trezentos mil votos vai ser diplomado.


Não restam dúvidas de que a candidatura do palhaço Tiririca causou uma grande polêmica nos últimos meses. Mas porque, afinal ? Por ele ser um artista, um cômico, um palhaço ? por ele ser de origem humilde ? Pelo fato dele ser semi-analfabeto ? Com a vitória do presidente Lula nas eleições passadas, já ficou provado que diploma escolar não é atestado de um bom governo. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, formado na Sourbone, tão laureado pela mídia internacional, não conseguiu fazer o país se desenvolver como o candidato que todos chamavam de "ignorante", o Lula. Hoje o Brasil é um novo país, tem uma das mais sólidas economias do planeta, graças a esse "cabeça-chata que veio lá dos grotões do pernambuco", como diziam maldosamente alguns setores da imprensa e correntes de e-mail da época.

O que havia, na realidade, era um grande preconceito por parte das elites paulistas, que não queriam perder a hegemonia, da eterna política "Café com leite", formada por grandes latifundiários. Lula tem o grande mérito de provar para o mundo, que governar uma nação não tem nada a ver com conhecimentos prévios, e muito menos, com diplomas acadêmicos. Mesmo sem experiência administrativa, e trazendo uma história de vida baseada na Luta de classes, que passou a vida pregando, Lula deu a volta por cima, formou uma equipe competente e honesta, que assumiu as rédeas da nação e nos trouxe do caos dos últimos anos da era FHC para esse mar de rosas que vivemos na atualidade.

E mesmo aqueles que odeiam o Lula, que detestam a sua maneira "ronha" de falar, cometendo erros de português incessantemente, hão de concordar que um de seus maiores méritos foi vencer aquela inércia inicial de alguns setores. Preconceito de ser pobre, de origem humilde, preconceito por não ter tido grande escolaridade, preconceito pelo fato de ele nunca ter sido um grande empresário como Antonio Ermírio de Morais, e até o preconceito que alguns têm pelo fato de ele ter apenas nove dedos. Não obstante, Lula fundou um partido que se propunha a um grande ideal na nação: defender os interesses dos trabalhadores e finalmente chegou à presidência da república, quer gostem ou não.

Pois é exatamente esse mesmo cabedal preconceituoso que hoje atinge outra personalidade que se propõe a exercer um cargo público, e que tem também uma história de vida humilde parecida à do Presidente Lula: O Tiririca. Tiririca foi realmente o grande fenômeno destas eleições. A sua candidatura causou polêmica. É a história de mais um garoto pobre e semi-analfabeto, que saindo dos grotões de miséria do sertão nordestino, lutando contra todos aqueles preconceitos também, batalhou e venceu por uma vaga no Congresso Nacional. Se Lula teve o mérito de abrir caminho e provar que não se precisa ter nível superior para governar uma nação, Tiririca certamente há de nos provar que para ser Deputado, muito menos há coisas envolvidas.

Qual é o problema ? Tivemos já como Deputados, o Agnaldo Timóteo, cujo primeiro ato no Congresso foi telefonar para sua própria mãe, num total desrespeito ao congresso; Tivemos o Clodovil, que também no início confessou que entrou naquela "de gaiato".

Então, se temos um país equilibrado, de economia sólida, cujo presidente mesmo assim, sofreu todos os achaques apenas pelo fato de gostar da cachaça ( paixão do Brasileiro ), por não ter grande escolaridade, por não ter uma história de tradição familiar, porque por outro lado, não termos a figura de um Deputado artista/palhaço ? Pela primeira vez na história desse país, um Deputado assume aquilo que muitos têm sido até então: Palhaços disfarçados. Tiririca pode exercer paralelamente ao cargo, apenas o talento que Deus lhe premiou de batismo: O de ser um palhaço de fato e de direito, desse imenso circo chamado Brasil, que talvez tenha precisado eleger um verdadeiro representante da classe humorística para nos mostrar o que tem sido o congresso nacional nos últimos tempos.

Talvez assim, com o Tiririca como Deputado, e o Lula como Presidente, nós estejamos finalmente no rumo de um país que não mais se baseie em velhas premissas para provar que pode-se governar bem, ainda que não se tenha qualquer diploma acadêmico. Afinal de contas, diploma não é nada. Diploma é uma coisa que pode vir depois. O próprio presidente Lula confirma isso, pois depois que assumiu o poder, já ganhou mais diplomas de universidades do estrangeiro do que todos os presidentes da Europa.

De modo que eu, particularmente, não fico preocupado como muita gente se mostra em razão da eleição do Tiririca. Há assessorias para os projetos legislativos. Se temos um Lula como Presidente ( e que deu certo ), porque razão não poderíamos ter Tiririca como Deputado ? Há porventura, algum problema nisso ?

Portanto, viva o Tiririca! Como disse o grande imperador romano Júlio César : Ele foi. Ele Viu. Ele Venceu!

Anotem: Dentro de pouco tempo, alguém fará um filme sobre a vida do Tiririca, quer usem do humor ( cartaz ), ou não. O certo é que o novo "cara" está lá.

Por: Dihelson Mendonça

Doce Natal!!!! - Por: Mônica Araripe




"Nunca Subestime O Poder de Uma Palavra Ou De Uma Ação Gentil.

Entre Nessa Campanha, Você Já Faz Parte Dessa História."

Mônica Araripe

Siqueira Campos:A Praça do Fuxico Se Humaniza Com as Aves-Por Wilson Bernardo.

Só no Crato mesmo...Pois muito bem, a principal praça da cidade do Crato, foi tomada como moradia pelas rolinhas caldo de feijão. Chegaram de repente em uma manhã sombria e nublada, desconfiadas por tantas conversas de disse me disse, levaram bastante tempo para confiar nos bons, hoje são dezenas e já se multiplicam fazendo suas ninhadas, com a proteção dos Taxistas e outros amigos que a praça frequentam, as alimentando e dando carinho, pois as mesmas comem em nossas mãos. A praça se restabelece e se humaniza nos seus afazeres do dia a dia, e assim vamos levando a vida com seu bucolismo interiorano.

São muitas e fazem a diferença na acalorosa discussão
Todos já se sentem seus protetores
Ao fundo o velho casinha branca...Feitosa do livro jurídico
Além de xerem, elas fisgam frutinhas das árvores
É uma festa, e a politicagem adormece em virtude das aves caldo de feijão

Convido a todos a se fazerem presentes,a natureza sempre nos manda recados...

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

PMCE : Prestação de contas operacionais e o Combate ao Crime - Por: Wilson Bernardo


N
a manhã do último dia 10 de novembro, esteve reunido em Crato, o comando Geral da Policia Militar do Ceará e 5ª Companhia sediada em Crato, sob o comando do Major Herman. Reunião essa com a presença do Coronel do 2° Batalhão Gomes Filho, sediado em Juazeiro do Norte. Estiveram presentes, o Juiz da 1° vara, Dr.Djalma e o Coronel do Comando do interior, Andrade. A reunião foi na verdade uma avaliação de como anda a polícia na região do Cariri. Em quadro demonstrativo, percebe a redução dos crimes e suas variações em relação a o ano de 2009, o que se faz ressaltar a necessidade de se reaparelhar a polícia, e dar mais condições de logística, para que o efetivo possa trabalhar ainda com mais segurança, sem colocar em risco a integridade física de quem assegura à população, a tranquilidade do dia a dia. O que me chamou também a atenção presentes no evento realizado, é que o estado do Ceará possui uma policia feminina mais adequada. Beleza, serviços, inteligência e a dureza necessárias para o combate ao crime. Parabéns à corporação pelos serviços prestados.

Major Herman explica os índices reduzidos

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Prefeito Samuel Araripe fala sobre o futuro político do Crato e Projetos em Andamento


Confira a Entrevista completa na Edição de Sábado, dia 13 de Novembro



Alguns trechos da entrevista:

"Quando termina uma eleição, o governante sábio percebe que é líder de todo o povo. Se presidente, será presidente de todos os Brasileiros, se governador, de todo o Ceará, se prefeito do Crato, de todos os Cratenses."

"Tenho certeza absoluta que o governo Dilma Rousseff não discriminará o Crato, como o governo Lula não discriminou. Porque existe uma diferença entre eleição, política e Administração. Somente as pessoas desinformadas pensam que os governantes governam somente para os que o elegeram... é preciso respeitar a vontade soberana do povo... "

"...agora, nada mudou, acho até que saímos fortalecidos na disputa, porque na esfera federal, ficou Dilma no lugar do Lula, não mudando, portanto. Na esfera estadual permaneceu o atual governador Cid Gomes, mas nós conseguimos reeleger o Deputado Arnon Bezerra, que é de importância fundamental para o Crato, bem como Dep. Ely Aguiar ( do Crato ) e outras lideranças do Cariri, que deverão trabalhar pela nossa região. "

"É uma pena não termos eleito o Senador Tasso Jereissati, porque eu havia solicitado a ele em palanque e ele havia se comprometido com o Crato em 19 milhões de reais para o asfaltamento completo da nossa cidade. O Crato perdeu essa oportunidade real... esperamos que os senadores eleitos se comprometam a fazer algo pelo Crato, é o que esperamos e pedimos a eles, pois o Dr. Tasso iria fazer com certeza."

Samuel Araripe

Em entrevista concedida ao Blog do Crato nesta manhã de Terça-feira, o Prefeito do Crato, Samuel Araripe falou sobre temas importantes para o nosso município, como a nova perspectiva após o resultado das eleições, os projetos em andamento na cidade, tais como Saneamento, Asfaltamento e Calçamento, e os recentes avanços no setor Cultural, com a realização de vários festivais de Música no município. Maiores detalhes na edição de Sábado, 13 de Novembro. Estamos em processo de degravação do material ( converter de áudio para texto ).

BC não descarta venda do Panamericano por Silvio Santos


BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, sinalizou nesta quinta-feira que o Grupo Silvio Santos poderá ter que se desfazer do controle do Banco Panamericano para pagar a dívida com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Na noite de terça-feira, o Panamericano anunciou a injeção de 2,5 bilhões de reais no banco pelo Grupo Silvio Santos, que está tomando um empréstimo do FGC. Como garantia, o empresário --dono da rede de televisão SBT-- colocou seu patrimônio. O aporte no Panamericano foi necessário após a identificação de que o banco mantinha em seu balanço como ativos carteiras de crédito que já haviam sido vendidas a outros bancos. Também houve duplicação de registros de venda de carteiras. Com isso, o resultado da instituição financeira era inflado.

Meirelles disse que "é possível" que a Caixa Econômica Federal --que em dezembro de 2009 comprou 49 por cento do capital votante do Panamericano-- irá gerir o Panamericano com um outro sócio, na medida em que o controlador talvez tenha que vender sua participação no banco para pagar o FGC. A Caixa descarta colocar mais dinheiro no Panamericano e também assumir o controle do banco, disse à Reuters na quarta-feira uma fonte com conhecimento do assunto, sob condição de anonimato. As ações do Panamericano subiam 8,39 por cento às 11h57, a 5,17 reais, depois de terem desabado 29,5 por cento na quarta-feira.

(Reportagem de Isabel Versiani; texto de Cesar Bianconi; Edição de Aluísio Alves)

Yahoo Notícias

Tiririca passa no teste de leitura, e pode assumir como deputado federal


NE - O "Cara" conseguiu...

Depois de muita polêmica, a confirmação: Tiririca sabe ler e escrever, e, por isso, pode assumir seu cargo de deputado federal eleito por São Paulo com mais de um milhão de votos.

Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, teve êxito no teste de leitura e escrita feito nesta quinta-feira pela Justiça Eleitoral. Walter de Almeira Guilherme, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), contou que Tiririca fez um ditado tirado de um livro editado pelo tribunal: "Justiça Eleitoral, uma retrospectiva". A frase ditada foi extraída aleatoriamente de um livro da Justiça Eleitoral. "A promulgação do código eleitoral em fevereiro de 1932 trazendo como grandes novidades a criação da Justiça Eleitoral."

Ainda de acordo com o presidente do TRE-SP, Tiririca teve de ler uma notícia de jornal e fazer uma interpretação do que leu e escreveu. As manchetes foram "Procon manda fechar lojas que vendem produtos vencidos" e "O tributo final a Senna".

O presidente do TRE-SP ressaltou, porém, que a decisão sobre a diplomação de Tiririca caberá ao juiz Aloízio Silveira, da primeira zona eleitoral.

A polêmica começou depois de uma reportagem da revista Época, poucas semanas antes da eleição, apontando que Tiririca era analfabeto, de acordo com pessoas que trabalhavam e conviviam com ele. No ato do registro da candidatura, Tiririca, assim como todos os candidatos, entregou um documento atestando que tinha o primeiro grau incompleto, mas que sabia ler e escrever. O documento foi submetido à perícia, que apontou irregularidades na caligrafia - uma pessoa poderia ter escrito por Tiririca. O palhaço se recusou a fazer a perícia do documento, o que foi aceito pelo TRE-SP, já que ninguém é obrigado a produzir uma prova contra si mesmo.

E assim o deputado federal Tiririca será diplomado.

Yahoo Notícias

CIA. CEARENSE DE TEATRO BRINCANTE HÁ 5 ANOS NA CENA BRASILEIRA

HOJE A CIA. CEARENSE DE TEATRO BRINCANTE
E O ESPETÁCULO A COMÉDIA DA MALDIÇÃO
COMPLETAM 5 ANOS DE CENA

O 1º cartaz

O 1º panfleto


A Cia. Cearense de Teatro Brincante surgiu na cena brasileira em 2005, quando das primeiras investidas em pesquisa e encenação de dramaturgia alinhada à cultura tradicional popular elaborada por Cacá Araújo, resultando na criação e encenação da peça teatral fundada no mito da Mula-sem-cabeça, “A Comédia da Maldição”.

Exatamente em 11 de novembro de 2005, estreavam a companhia e o espetáculo, dirigido por Cacá Araújo, com assistência de Orleyna Moura e participação de grande elenco.

Tendo as artes cênicas como principal atividade, a Cia. Cearense de Teatro Brincante atua como instrumento de pesquisa e encenação de espetáculos teatrais inspirados nas tradições populares e folclóricas. Eis, então, que, os anos de 2006/2007 marcaram o aprofundamento no estudo dos mitos e dedicação à elaboração de narrativas dramatúrgicas de mais dois textos, desta feita tendo como centro os mitos do Lobisomem e a Caipora, respectivamente, sendo este último contemplado no texto “A Donzela e o Cangaceiro” (premiado pela Bolsa Funarte de Estímulo à Dramaturgia 2007), finalizado em 2008. Ainda em 2007, inspirado no poema de domínio público, de origem medieval lusitana, O Romance de Clara Menina com Dom Carlos de Alencar, musicado por Antônio Nóbrega, foi criado o texto “O Pecado de Clara Menina”, seguindo linha brincante e caricata, passeando pela Comédia Del’Arte e pelas matreirices sertanejas, abordando as relações de poder e os “pecados”, segundo o catolicismo. “As presepadas de Zé Ozébe”, também criado em 2007, teve inspiração no romanceiro e “causos” populares, especialmente no cordel “A história do cavalo que defecava dinheiro”, de Leandro Gomes de Barros. “O Mapa da Botija”, comédia infantil de aventura criada em 2009, evidencia o mito do “Papa-Figo”, lendas regionais e histórias de botija. Criou, também, textos que abordam temática urbana contemporânea, destacando-se: “Monólogos das Flores Violadas” (2008), baseado em reportagens sobre casos de exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais do Ceará; e “Lágrimas no papel” (2008), inspirado na história da militante comunista Helenira Resende, assassinada pela repressão militar na Guerrilha do Araguaia em 1972.

A Cia. Cearense de Teatro Brincante / Sociedade Cariri das Artes é hoje Ponto de Cultura Brasil (Minc/Secult-CE), selecionada com o projeto CENA BRINCANTE em 2008/2009, atuando no desenvolvimento de dramaturgia voltada às tradições populares e também na formação de atores e técnicos a partir da gestualidade, do ritmo, da música, do imaginário e da performance dos folguedos, lendas e mitos nordestino-universais.

Espetáculos montados: A Comédia da Maldição (2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010); Monólogo das flores violadas (2008); Lágrimas no papel (2008, 2009); O Pecado de Clara Menina (2008, 2009, 2010).

Espetáculos em processo de montagem: A Donzela e o Cangaceiro; e O Mapa da Botija.

Gostaria de agradecer aos atores, atrizes, músicos, técnicos, colaboradores, amigos e familiares que contribuíram e contribuem permanentemente na edificação desta magnífica obra, manifestação sublime do talento do artista caririense.

Nossas alegrias de ontem e de hoje sempre nos animarão na grandiosa missão de espalhar luz...

Nossas tristezas, decepções e lágrimas continuarão sempre sendo recompensadas pelo generoso aplauso das platéias maravilhosas que nos acolhem e acolherão em seus corações...

Obrigado! Muito obrigado!!!

Com amor e devoção,

Cacá Araújo
Diretor
Crato-CE, 11 de novembro de 2010.

NOS PRÓXIMOS DIAS POSTAREI REPORTAGENS FOTOGRÁFICAS COMEMORATIVAS

Um Esclarecimento Necessário - Sobre os Boletins Policiais


A Notícia se baseia em Fatos, não em Especulações.

Algumas poucas pessoas têm reclamado de algumas notícias policiais, questionando a veracidade das informações publicadas no Blog do Crato pelo repórter J. Lopes.

É preciso que se entenda que o repórter em questão não inventa estórias. Ele apenas republica os relatórios fornecidos pela própria Polícia, baseado nos boletins de ocorrência. Todos os dias, o repórter J. Lopes recolhe informações de inúmeras delegacias de polícia em quase todo o estado do Ceará, faz a compilação dos resultados e as reúne num boletim que é publicado aqui. Portanto, se existir alguma informação inverídica nas notícias, não é culpa nossa e nem do repórter. Não há nenhuma intençao nossa em prejudicar quem quer que seja, mas apenas relatar a verdade dos fatos, conforme a polícia investigou, apurou e publicou.

Cremos que os órgãos de polícia, por sua vez, por sua idoneidade, também não possuem qualquer intenção em prejudicar ninguém, nem inventa estórias. As informações contidas nos boletins de ocorrencia são fornecidas pelos que a procuram, e segundo J. Lopes, não se pode mentir para a polícia, pois isto constituiria crime. Discordar dos boletins de ocorrência não é uma atitude inteligente, pois seria discordar do que a própria polícia tem já em documentação. Todas as notícias policiais possuem documentos que a comprovem, e o próprio repórter J. Lopes guarda cada um deles em seus arquivos, desde o ano de 2002.

Feito os devidos esclarecimentos, quero dizer que se alguém discordar de alguma notícia publicada na coluna Policial do repórter J. Lopes, deve primeiramente procurar os documentos registrados na própria polícia, nos boletins de ocorrência, pois é assim que ela é repassada ao repórter. Da nossa parte enquanto veículo de imprensa, não nos compete qualquer responsabilidade sobre as matérias que são fornecidas pelas autoridades competentes.

Não inventamos estórias. E os dados registrados pela polícia, são de acesso público a nível de informação.

Esclarecimentos fornecidos pelo Repórter J. Lopes

Você sabe a diferença entre GRIPE e RESFRIADO ?


NE - Há pelo menos 4 dias estou com uma gripe daquelas. Mas será que é gripe mesmo? os sintomas incluem: Irritação na garganta, coriza, moleza, dor de cabeça, cansaço fácil, desinteresse, e até náuseas. Aqui em casa, todo mundo "pegou" essa virose. Aliás, esse termo virose virou moda, tudo que acontece, as pessoas tratam logo de dizer "peguei uma virose", que coisa mais "chique"... ou pior ainda "tá dando uma virose", como se isso fosse assim uma determinação do governo, uma nova lei, ou nova tendência da moda ou da mídia. Na verdade, desde Louis Pasteur, se sabe que esse tipo de doença é transmitida por micro-organismos, e não como se acreditava, por algum tipo de mágica. Essa coisa de "tá dando uma virose" não existe. O que existe, são pessas contaminadas com o vírus, e que saem espalhando e propagando a doença pelo ar, pelos copos, pratos, talheres, maçanetas de portas, utensílios compartilhados, etc... E ainda há a diferenciação entre a famosa gripe e o resfriado. Leia mais, nesse artigo da Marta Maria Spohr:

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

RESFRIADO

É uma infecção aguda virótica (os rinovírus são os principais agentes causadores), geralmente sem febre, na qual as principais manifestações clínicas envolvem as vias aèreas superiores, com secreçao nasal (coriza) ou obstrução nasal como sintoma predominante. Com a exposição ao agente, a infecção pode ser facilitada por fadiga excessiva, distúrbios emocionais e alérgicos.

GRIPE

É uma infecção respiratória aguda causada por um virus específico, denominado INFLUENZA, que ocasiona febre, prostação, coriza, tosse, dor de cabeça, dor de ganganta. Geralmente ocorre como uma epidemia no inverno. Pode complicar com infecção bacteriana secundária que deve ser tratada com antibióticos. O vírus da influenza apresenta vários sorotipos e sofrem mutações de um ano para outro. Estão sendo fabricadas vacinas que devem ser repetidas todos os anos, principalmente pelos grupos de maior risco (idosos e pacientes com problemas respiratórios crônicos).

Marta Maria Spohr Diefenthaeler é formada pela Faculdade Católica de Medicina do Rio Grande de Sul - Porto Alegre. Curso de Pós-graduação em Geriatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Porto Alegre. Cremers: 3918

Imagem meramente ilustrativa da internet

Prof. Titus Riedl no 2º Fórum Latino-americano de fotografia de São Paulo‏


A cidade de Crato, no interior do interior do Ceará sediou, há três anos, um encontro que rompeu as fronteiras da chapada Araripe e ganhou o mundo. Nesta época, o fotógrafo inglês Martin Parr veio ao Brasil para participar de um Fórum de fotografia e conheceu o sociólogo alemão Titus Riedl, que vive há 15 na região do Cariri e possui uma vasta coleção de fotografias pintadas reunidas para uma tese de mestrado defendida há 12 anos.

Parr, mais que depressa, reconheceu a grandiosidade daquele arquivo e decidiu levar mundo afora a importância de recuperar a ameaçada arte dos chamados “bonequeiros” do Nordeste brasileiro. Deste feliz encontro nasceu uma exposição em cartaz (até 18 de setembro) na Yossi Milo Gallery de Nova York e o livro Retratos Pintados (Nazraeli Press, capa dura, 68 páginas e 61 fotos), lançado simultaneamente à mostra, que expõem 150 retratos originais.

Os bonequeiros são incansáveis representantes de um ofício em extinção e atuam, se me permitem a comparação grosseira, como o nosso “fazedor de milagres contemporâneo”, o Photoshop. Além de recuperar memórias perdidas e fotografias mal tratadas pelo tempo, estes artistas recriam o improvável dentro de uma mesma imagem. Se o cliente quer uma foto ao lado de “padinho Cícero”, o cliente tem! Se fizermos uma análise mais profunda do trabalho destes fotorretratistas, é possível os reconhecer como agentes do sonho brasileiro. Eles concretizam em imagens o deslumbre da ascensão social nordestina por meio de ternos, roupas caras e joias que os retratados talvez nunca tivessem acesso.

Segundo Riedl, estes artistas seguem as orientações dos clientes que querem ser algo diferente do que são, tornando plausível a possibilidade se reinventar por meio da fotopintura, ou trazer de volta a memória de entes queridos. “Na zona rural, as imagens fotográficas ainda são escassas e, como último recurso para manter viva a lembrança do morto, os familiares recorrem às vezes a um retrato apagado ou desgastado do falecido, que tem de ser concluído pelo bonequeiro”, conta.

Ainda de acordo com o sociólogo, existem certas “regras” estéticas comuns na realização da fotopintura, principalmente quando se trata de um cliente idoso: tirar todas as rugas do rosto; nunca pintar de branco os cabelos; evitar sombras, “ajeitar” roupas que pareçam exageradamente sensuais. As crianças devem se parecer com o Menino Jesus dos folhetos distribuídos nas missas; mulheres devem usar blusas monocromáticas ou estampas de flores e homens devem aparecer de terno e gravata.

O ofício dos bonequeiros e dos fotógrafos populares do Brasil ganhou versão em película feita pelas mãos do diretor de cinema Joe Pimentel, em 2007. Com co-direção de Tiago Santana e pesquisa do próprio Titus Riedl, “Câmera Viajante” retrata o universo e o ofício destes profissionais que atuam nas festas, feiras e romarias do interior nordestino. O documentário é simples, divertido e com declarações de amor à fotografia que há tempos não via igual!

Pois bem, quem está em Nova York vai poder ver de perto o incrível trabalho destes bonequeiros e, quem está longe, fica torcendo para que a exposição e o livro da dupla Parr e Titus venham logo para o Brasil!

Foto: Fotopintura de Martin Parr no livro

Foto: Arquivo Titus Riedl

Martin Parr

O fotógrafo inglês é “um cronista de nosso tempo”, afirma o curador alemão Thomas Weski. Para ele, as imagens de Parr oferecem a oportunidade de ver o mundo sob uma perspectiva única no turbilhão de registros divulgados pela mídia. Temas como consumo, prazer e comunicação são elementos básicos de sua imagética, por meio da qual ele se posiciona inclusive politicamente. Nascido em Epsom, pequena cidade do condado de Surrey, aprendeu a fotografar na infância, com seu avô. Estudou fotografia na Manchester Polytechnic, hoje parte da Manchester Metropolitan University, uma das quatro maiores universidades da Inglaterra. É um colecionador compulsivo de livros de fotografia, os quais busca pelo mundo inteiro, e autor de importantes livros, como Bored Couples (1993) e Think of England (2000), ambos uma crítica contundente ao way of life.

tags: Câmera Viajante, Cariri, Ceará, Crato, fotografia, fotopintura, Joe Pimentel, Martin Parr, Retratos Pintados, Tiago Santana, Titus Riedl, Yossi Milo Gallery


FONTE: Publicado originalmente em http://www.forumfoto.org.br/pt/tag/titus-riedl

Texto enviado por Tânia Peixoto

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


Informações fornecidas nos relatórios da Polícia Militar do Ceará


CRATO – CEARÁ:

Homem encontrado desacordado vítima de espancamento no Distrito de Monte Alverne.

A polícia do Crato recebeu nesta manhã (10), uma denuncia de que um agricultor teria encontrado morto, supostamente vitima de homicídio, no distrito de Monte Alverne em Crato. Uma viatura policial foi acionada para o Monte Alverne a fim de averiguar a informação onde constatou que na realidade o agricultor havia sido encontrado desacordado vítima de espancamento e não de homicídio como inicialmente foi informado a polícia. Os agressores não foram identificados.

PM presta contas à comunidade

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (10), na sede do quartel da 5ª Companhia do 2º BPM (Batalhão Policial Militar), em Crato, a prestação de contas operacionais daquela corporação nos últimos dois anos. O comandante daquela unidade policial, o Major Paulo Hermann Fernandes Macedo garantiu ter havido uma diminuição nos índices de criminalidade no tocante a homicídios, roubos, furtos e outros delitos.

A solenidade contou com as presenças do Coronel Francisco Araujo de Andrade, Comandante do CPI (Comando de Policiamento do Interior) e do Coronel Gomes Filho, Comandante do 2º BPM dentre outras autoridades ligadas a segurança pública do Cariri e diversos membros da Imprensa regional. De acordo com o oficial da companhia cratense o combate ao tráfico de drogas tem sido uma constante e o mesmo citou o grande volume de substâncias entorpecentes e acusado de tráfico presos nos últimos meses. O Major Hermann fez questão de ressaltar a dedicação dos seus comandados no desempenho de suas funções.

MISSÃO VELHA – CEARÁ:

Crimes contra a fauna

A composição da CPA-5002 da Companhia de Policia Militar Ambiental, quando realizava patrulhamento no município de Missão Velha – CE, deparou-se, no Sítio Riacho Seco, com o crime de criação de pássaros em cativeiro. Segundo Capitão PM Paulo Rabelo, no local foram encontrados 05 (cinco) canários da terra, 05 (cinco) gaiolas e 01 (um) alçapão. Os pássaros e os demais objetos foram apreendidos e entregues mediante ofício N°332 no escritório regional do IBAMA, no município do Crato - CE.


JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Explosão em casa de fogos clandestina fere 03 (três) pessoas.

O fato aconteceu, por volta das 07h15min, de ontem (10) no, bairro Triângulo, em Juazeiro. No local funcionava uma casa de fogos e artefatos clandestina. Saíram feridas as pessoas de iniciais J. S. S, 54 anos, G. L. S, 31 anos, M. T. S, 19 anos, M S DOS Santos, 31 anos, todos residentes no local As mesmas foram conduzidas inicialmente para o Hospital Tasso Jereissati. A polícia militar compareceu ao local onde tentou contacta o responsável pela residência a pessoa de R S Santos, 21 anos, que não encontrava-se não localizado o qual posteriormente respondera por portaria na 20ª DRPC.

Garota de 17 anos estuprada no bairro Triangulo.

Um crime de estupro foi registrado pela polícia de Juazeiro do Norte, por volta das 02h37min, no bairro Triângulo. De acordo com o boletim do º BPM enviado a imprensa, vigilantes do Cariri Shopping, denunciaram que um homem desconhecido estaria tentando estuprar uma adolescente nas proximidades do referido shopping.

A Ciops acionou para atender a ocorrência a RD 1228, compostas pelos soldados PMS Fabio, Carlos e Martins que comprovaram o fato e identificaram o casal, sendo o acusado Antonio Pedro da Hora, 31 anos, , residente na Rua Maria do Carmo Ferreira, 87, bairro Frei Damião, e a vítima a adolescente de iniciais B. S, 17 anos,residente no Bairro João Cabral, ambos em Juazeiro.

Vítima e acusado foram levados ao Núcleo de Prática Florense Regional do Cariri - PEFOCE, onde foi confirmado o estupro. Após os exames, a adolescente juntamente o infrator foram conduzidos a 20ª DRPC onde foi instaurado inquérito de nº 895/2010 por estupro.

Apreensão de menor em motel

Por volta das 21h30min, desta quarta-feira (10), a polícia militar tomou conhecimento através da jovem, Maria S. L. da Silva, 24 anos, moradora do Bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte de que uma irmã da mesma menor de 14 anos de iniciais M. D. L. S, 14 anos, teria sido levada para um motel de nome não informado, por A. S. dos Santos, 26 anos, bairro Rosário, Barbalha – CE. Os militares da RD 1230, soldados Feitosa, Arystênio, localizou o casal e o conduziu até 20ª DRPC, bem como o representante do motel o Sr. E. A. da Silva, 37 anos, onde foram entregues as autoridades competentes para os devidos procedimentos cabíveis.

Acusado de trafico preso com droga e arma e munições.

Durante a realização de rondas ostensivas, a equipe da RD 1250, comandada tenente PM Guedes abordou Por volta das 18h30min, bairro Santa Teresa, o homem de iniciais A. A, bairro Santa Teresa, que na ocasião trazia consigo 137 gramas de maconha e mais 39 gramas de crack. Os militares foram até a residencia do acusado onde após realizar busca apreenderam um revólver, calibre 38, de marca Rossi, de nº. D353997, contendo sete cartuchos intactos, além de um cartucho calibre 12, intacto. O acusado juntamente com material apreendido foi conduzido a 20ª DRPC, onde o mesmo foi autuado em flagrante conforme os Art.12 da Lei 10826 Estatuto do Desarmamento e Art. 33 da Lei 11343 Entorpecente.

IGUATU – CEARÁ:

Polícia fecha fábrica clandestina de remédios

A Polícia Civil de Iguatu fechou uma fábrica clandestina de remédios que funcionava no Bairro Areias Park, Rua A, Nº 56. A invasão do local pelos policiais aconteceu na manhã da última quarta-feira ( 10), por volta das 11 horas.

Os militares ao entrar na fábrica clandestina encontraram cinco pessoas trabalhando no local e com as mesmas, milhares de cápsulas do remédio Telexin que deveria conter Cloridrato de Tetraciclina, mas pelas informações dos policiais as cápsulas continham farinha, “ foi uma operação rápida e quando recebemos a denúncia fomos ao local e ao entrar encontramos uma estrutura impressionante onde colocavam farinha dentro das cápsulas” disse o Delegado Agenor Freitas de Queiróz.

No local foi encontrado além dos comprimidos vários sacos de farinha, “abrimos muitas cápsulas e percebemos que é farinha de trigo que estavam colocando dentro dos remédios e, além disso, encontramos as máquinas com as cápsulas vazias e como colocavam a farinha” afirmou o Delegado.

As imagens impressionam a todos que chegam à Delegacia Regional de Iguatu, são milhares de cápsulas que podem chegar a quase um milhão de unidades, “nunca fiz uma apreensão com este porte e realmente podem chegar a quase um milhão de unidades deste medicamento falso em nossa cidade” declarou Agenor Freitas de Queiróz. As cinco pessoas que foram encontradas no local foram conduzidas a Delegacia Regional de Iguatu para adoção dos procedimentos que o caso requer.

Pedreiro morre vítima de atropelamento.

O acidente aconteceu por volta das 20 horas, desta quarta-feira (10), no distrito de Alencar, distante 18 km da sede de Iguatu - CE. A polícia apurou que o pedreiro de 63 anos de idade, João Martins Da Silva, casado, pedreiro, natural de Umari - CE, quando atravessa a pé a rodovia CE-282 foi colhido por um caminhão da marca VW 8.120, cor branca, placa HWD-4227, pertencente à empresa Heltran Transporte Ltda., tendo morte imediata no local. O motorista do caminhão evadiu-se, tomando rumo ignorado. A Polícia Militar e a PRE, estiveram no local e adotaram todas as medidas cabíveis. O corpo da vítima foi recolhido para o PEFOCE de Iguatu para o exame de necropsia.

JUCÁS – CEARÁ:

Agricultor mata seu pai e fere gravemente irmão a golpes de faca.

Uma contenda familiar, durante uma festa de aniversário um filho matou o pai e lesionou gravemente um irmão. O fato se deu por volta das 17h45min, de ontem (10), na zona rural de Jucás – Ceará. O agricultor Cícero Pereira Mourão, 29 anos, casado, matou o próprio pai, o também agricultor Geraldo Pereira Mourão, 62 anos, casado, como também veio a lesionar seu irmão, Antonio Pereira Mourão, 32 anos, casado, agricultor. A polícia apurou junto testemunhas que, no momento do ocorrido, estava ocorrendo festividades alusivas a um aniversário na família, instantes em que, sem motivo aparente, iniciou uma discussão entre o Cícero e o Antonio, momento em que o pai dos envolvidos (Geraldo) tentou apaziguar a situação, e acabou sendo lesionado, por meio de uma faca, pelo infrator, vindo a falecer como também o Cícero lesionou a outra vítima (seu irmão), que foi socorrida para o hospital de Jucás, e, devido a gravidade da lesão, foi transferida para o Hospital Regional de Iguatu/CE, aonde se encontra internada.

A polícia militar através da VTR RP 2392 - composta cabo Rodrigues e soldados Alan e Adailton, estive no local do ocorrido isolando a área até a chegada do Rabecão que fez a condução do corpo da vítima fatal para o Núcleo de Pratica Florense Regional do Centro Sul em Iguatu como também está diligenciando, no sentido de localizar o acusado, que evadiu do local após praticar os delitos. O policiamento não soube informar a quantidade e locais das lesões das vítimas.

MARACANAÚ- CEARÁ:

Operação contra a prática de aborto prende ex-prefeito

O Ministério Público Estadual e a Polícia Civil desencadearam, nesta quarta-feira (10), a Operação Exterminador do Futuro, para coibir a pratica do aborto. Foram cumpridos 6 mandatos de prisão preventiva e 3 de busca e apreensão.

Entre os presos, está o médico e ex-prefeito de Maracanaú, Dionísio Brochado Lapa Filho. A clínica Dionísio Lapa e Associação Beneficente Médica da Pajuçara que funcionavam no distrito de Pajuçara, em Maracanaú, foram fechados. A operação é resultado de 5 meses de investigação conjunta da Polícia Civil e o Ministério Público

MOREILÂNDIA - PERNAMBUCO:

Agricultor de 51 anos é assassinado e degolado no interior de sua residência.

O fato aconteceu no Sítio Lados dos Queiroz, zona rural de Moreilândia – PE. O corpo do agricultor, João Leandro da Silva, que era mais conhecido como Dão de Leandro, de 51 anos, casado, foi encontrado por familiares por volta das 13h20min de anteontem (08/11/10), no interior de sua própria residência onde foi assassinado com requinte de crueldade.

Segundo a polícia, a vítima que apresenta uma lesão na região posterior do tórax provocada por arma branca e com a cabeça degolada. No interior da casa foram encontradas e aprendidas duas armas de fogo, tipo espingarda de fabricação caseira. Pra polícia a autoria do crime ainda é desconhecida, mas o caso esta sendo investigado pela DPC local. Este o quarto homicídio do corrente mês na Região. (BO nº /10).

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

ALMANAQUE - Dia 11 de novembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

11 de novembro: Dia da Independência em Angola.

* 1417 - O Concílio de Constança elege Martinho V papa, encerrando o Grande Cisma do Ocidente
* 1918 - É assinado um armistício dando fim à Primeira Guerra Mundial.
* 1975 - Angola torna-se independente de Portugal.

Nasceram neste dia...

* 1855 - Mouzinho de Albuquerque, militar português.
* 1821 - Dostoiévski, escritor russo (m. 1881).
* 1974 - Leonardo DiCaprio, ator estadunidense.

Morreram neste dia...

* 1861 - Rei D. Pedro V de Portugal (na imagem) (n. 1837).
* 1996 - William Vickrey, economista norte-americano (n. 1914).
* 2004 - Yasser Arafat, presidente da Autoridade Palestina (n. 1929).

Fonte: Wikipedia

XII Mostra SESC Cariri de Cultura - Abertura é na Sexta-Feira dia 12 de Novembro


Escritor Ariano Suassuna estará no Crato

Ariano Suassuna ministra aula-espetáculo na abertura da 12ª Mostra SESC Cariri de Cultura. A abertura da 12ª edição da Mostra SESC Cariri de Cultura irá acontecer na próxima sexta-feira (12), às 19h, com uma aula-espetáculo do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, na RFFSA, Crato. Em suas apresentações, Ariano Suassuna, que é um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, autor dos célebres Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, é um defensor da cultura do Nordeste, fala sobre a valorização da cultura popular nordestina. Estará presente na ocasião o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt.

Sobre a Mostra SESC Cariri de Cultura

A 12ª edição da Mostra SESC Cariri de Cultura, já consolidada no calendário nacional, atua fortemente na propagação e divulgação da arte e da cultura. O evento reúne no sul do estado do Ceará núcleos de literatura, música, artes cênicas, artes plásticas, audiovisual, meio ambiente e artes visuais.

Durante a realização da Mostra, dez municípios irão compor o quadro geral do festival: Crato, Barbalha, Nova Olinda, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Campus Sales, Araripe, Assaré, Santana do Cariri e Potengi. Seis países e 12 estados da federação farão parte do contexto abrangente do evento. Estão previstas 107 apresentações, envolvendo cerca de 300 artistas. No núcleo audiovisual, serão exibidos 78 filmes entre curtas e longas da produção cinematográfica cearense. Na seção literária, uma programação que inclui um jornal literário, recitais de poesias, oficinas de troca de experiências e lançamento de cordel

O circuito, programado para acontecer de 12 a 17 de novembro na região do Cariri, traz para a abertura uma apresentação com o escritor Ariano Suassuna. A partir do dia 19 de novembro, o caldeirão artístico cultural do Cariri chega em Fortaleza, onde acontecem espetáculos para todos os públicos se estendendo até o dia 21.

Assessoria de Imprensa: AC Comunicação

GUERRILHA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DESTA QUINTA, DIA 11




19h00min - Palco: O MACACO SABIDO (Infantil, 50min), Cia. Kanoistraveizdinovo, Jati-CE

20h30min - Arena: OS ANIMARTISTAS (Infantil, 50min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE (Obs.: Este espetáculo substitui A COMÉDIA DA MALDIÇÃO, da Cia. Cearense de Teatro Brincante, em virtude de problemas de saúde no elenco)

2ª GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE
TEATRO RACHEL DE QUEIROZ, CRATO-CE-BRASIL
INFORMAÇÕES: (88) 3523.2168 / (88) 8801.0897 (Cacá Araújo)

Prova de seleção para Hospital Regional do Cariri será domingo (14)


Serão aplicadas neste domingo, 14 de novembro, as provas da seleção para o preenchimento das 994 vagas de níveis superior, médio e fundamental oferecidas pelo Hospital Regional do Cariri, com inauguração já marcada pelo Governo do Estado para o dia 10 de dezembro. O processo seletivo organizado pelo Instituto Cidades recebeu 12.291 inscrições. Os candidatos farão as provas em Fortaleza e Juazeiro do Norte, nos períodos da manhã e da tarde, de acordo com o cargo a que o candidato concorre (veja quadros abaixo). Serão aplicadas provas objetivas para os cargos de nível superior e nível médio e provas objetivas e discursiva para os cargos de gestão. Os candidatos classificados serão convocados por meio de edital para a entrega dos Títulos após a divulgação da correção das provas objetivas e discursiva. Serão convocados três vezes o número de vagas. Para as categorias que tenham até 4 vagas serão convocados 15 candidatos.


O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva já confirmou presença na inauguração do Hospital Regional do Cariri, previsto para o dia 10 de dezembro. Com 294 leitos, o HRC foi construído pelo governo do Estado para atendimento de urgência e emergência e realização de serviços e exames de média e alta complexidade. O HRC fica em Juazeiro do Norte, na Rua Catulo da Paixão Cearense, s/n, estrategicamente entre os municípios de Barbalha e Crato para facilitar o acesso à população de 1,3 milhão de habitantes dos 41 municípios da macrorregião do Cariri e das microrregiões de Iguatu e Tauá. O HRC é um hospital de grande porte, com 27.126,47 metros quadrados de área construída.

Exames especializados, que hoje na rede pública são realizados somente na Capital, o HRC vai oferecer à população na própria região. É o caso da ressonância magnética que atualmente apenas o Hospital Geral de Fortaleza realiza. Outro exame especializado que a população do Cariri terá acesso mais fácil é a tomografia computadorizada. “Isso significa fortalecer a regionalização, descentralizar os serviços e garantir na prática a equidade”, afirma o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. No apoio ao diagnóstico e terapêutico, além da ressonância magnética e da tomografia computadorizada, serão oferecidos aos pacientes radiologia geral, ultrassonografia geral e intervencionista, endoscopia digestiva e respiratória, eletrocardiograma, ecocardiograma eletroencefalograma, litotripsia, mamografia. O hospital conta com laboratórios de análises clínicas e patologias clínicas, citologia, anatomopatologia e ainda agência transfusional.

A população será atendida em diversas especialidades médicas, como a cirurgia geral, clínica médica, traumato-ortopedia, neurologia, cirurgia plástica, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia e mastologia. O novo e maior hospital da região ainda terá serviços de farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, serviço social e ouvidoria. O HRC também será referência em atividades de ensino e pesquisa, contribuindo para a formação de recursos humanos na área de saúde no Estado, com capacidade para acolher dois residentes em cada especialidade e quatro internos.

O hospital teve as obras iniciadas em fevereiro do ano passado. O investimento foi de R$ 96 milhões, recursos 100% do Tesouro do Estado. Desse total, R$ 65 foram investidos em obras e R$ 31 milhões na aquisição de equipamentos. Os profissionais aprovados na seleção pública, de responsabilidade técnica e operacional do Instituto Cidades, serão treinados para o manuseio dos equipamentos com tecnologia moderna. Em seguida, serão implantadas as rotinas e protocolos de atendimento e os procedimentos operacionais padrões para o funcionamento do hospital.

Na gestão, o HRC adotará o modelo de Organização Social (OS). O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), entidade sem fins lucrativos, será responsável pela administração do Hospital Regional do Cariri, com base em Contrato de Gestão firmado com o Governo do Estado. O modelo é o mesmo adotado no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, que também tem gestão do ISGH, que, em 2002, tornou-se a primeira Organização Social de Saúde do Estado.

LOCAL DAS PROVAS

Juazeiro do Norte:
- Faculdade Leão Sampaio
- E.E.M. Governador Adauto Bezerra
- E.M.E.F. Lili Neri
- CERE Almirante Ernani Vitorino Aboim Silva
- E.E.F. Demostenes Ratts Barbosa
- E.E.F. Dr. Edvard Teixeira Ferrer
- Universidade Regional do Cariri - URCA
- E.E.F.M. Presidente Geisel Polivalente

Fortaleza:
- Faculdade de Educação - UFC
- Centro de Humanidades - Area II UFC
- E.E.M. Governador Adauto Bezerra

HORÁRIOS DAS PROVAS

Manhã (8h)

CARGOS
Nível Superior Médico, Não Médico e Administrativo

Gerentes e Assessores Técnicos

Nível Médio, seguintes cargos:
Ascensorista
Auxiliar de Escritório
Bombeiro Hidráulico
Conferencista e expedidor de roupas
Eletricista
Recepcionista
Serviços Gerais (Controlista de Acesso)
Técnico em Gesso
Telefonista
Maqueiro (Auxiliar de enfermagem p/ transporte)
Motorista Administrativo
Porteiro

Tarde (14h)

CARGOS

Nível Fundamental

Nível Médio, seguintes cargos:
Auxiliar Administrativo
Auxiliar de Farmácia
Auxiliar de Laboratório
Auxiliar de Manutenção
Técnico de Enfermagem
Técnico em Radiologia
Técnico em Laboratório
Técnico de Segurança do Trabalho
Técnico em Folha de Pagamento
Técnico em Informática
Motorista de Ambulância

10.11.2010
Assessoria de Imprensa da Sesa
( Via Blog de Farias Brito )

Bomba em avião no Reino Unido iria explodir nos EUA, diz Scotland Yard


Um pacote-bomba encontrado em um avião de carga no Reino Unido no final de outubro estava programado para explodir sobre a costa leste dos EUA, informou a polícia britânica nesta quarta-feira. Em Washington, a Casa Branca disse que as descobertas anunciadas pela Scotland Yard revelam quão sério seria o ataque.

"Exames indicaram que se o artefato tivesse sido ativado, isso seria às 10h30 BST [7h30 em Brasília] na sexta-feira, 29 de outubro de 2010", informou hoje a polícia britânica em comunicado. "Se o artefato não tivesse sido removido da aeronave, a ativação poderia ter acontecido sobre a costa leste dos EUA."

Ao menos duas bombas foram enviadas dentro de cartuchos de impressoras, em pacotes despachados por aviões de carga do Iêmen rumo a Chicago, nos EUA. Após uma pista fornecida pela Arábia Saudita, os pacotes-bomba foram encontrados em Dubai (Emirados Árabes Unidos) e em East Midlands (Reino Unido).

Fonte: Folha.com

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30