xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/11/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 novembro 2010

Exercícios físicos - Por Emerson Monteiro


Resolvi, desta vez, juntar alguns elementos de atividades físicas, com isto lembrando o gosto necessário pelo viver com saúde e tranquilidade, sem os remorsos da acomodação física sedentária.

Nem só de pensar vive o ser humano. As caminhadas vêm sendo consideradas ideais para pessoas inativas. Caminhar, no entanto, unido a uma alimentação saudável, que pode emagrecer, reduzir calorias e controlar o peso, pondo mais vigor nas pessoas, pois atividade oxigena o cérebro e libera substâncias tóxicas, além de aflorar a endofina, denominada hormônio do bem-estar e das sensações do prazer. Isso traz disposição e maior animação para viver. Já as corridas cabem em todos lugar, rua, praia, esteira ou parques. Roupas próprias e calçados adequados tornam a atividade física das mais saborosas, trazendo reservas de saúde e satisfação, prevenção e resistência. Um provérbio chinês receita para a vida harmônica “Comer só pela metade, andar o dobro e rir quatro vezes o que se costuma fazer.”

Na simplicidade das caminhadas, no entanto, cabem algumas recomendações. Começar a correr após avaliação médica do estado físico através de consultas com um ortopedista e um cardiologista, revelando a intenção de praticar exercícios regulares. Ser honesto consigo mesmo e com os outros, para evitar surpresas de última hora, o que sujeita precisar de exames complementares que avaliem a disposição e o nível do corpo.

Depois, há outros utilitários da movimentação constante dos órgãos motores. O uso da bicicleta, por exemplo, eis outro esporte completo. Os efeitos de pedalar oferecem resultados positivos, evitam riscos e quase não têm contra-indicações. Os pedais oferecem a frequente queima de calorias, definem o abdômen e os músculos das pernas, panturrilhas, coxas e glúteos.

Ainda existe espaço para falar de outra prática aeróbica de importância, a natação merece classificação de um esporte completo, porquanto aciona a musculatura sem exigir impacto e movimentos bruscos na água. Indicada desde a infância, auxilia o desenvolvimento dos órgãos, aumenta a capacidade respiratória, ocasiona resistência a doenças, alergias, e acrescenta as imunidades. Os seus praticantes chegam a perder até 600 calorias por cada uma das horas trabalhadas, enriquecendo músculos, definindo a silhueta, melhorando respiração e coordenação motora. Desta forma, o interesse nas ações físicas soma entusiasmo e saúde aos afazeres diários, neutralizando o ritmo mecânico dos tempos atuais.

Por: Emerson Monteiro

Salão de Outubro: A Espátula de Uma Guerreira - Edilma - Por: Wilson Bernardo.

DETALHE DE UMAS DAS OBRAS DE EDILMA ROCHA...Minha homenagem a uma mulher de guerra de espátula e tintas.


A importância de uma batuta no comando de inúmeros músicos é tão frágil quanto a espátula de quem simetria as cores de uma tela, ou do estilete na confecção de uma obra esculpida em processos de inusitismos. Não somente os deuses tem o privilegio de se tornarem mitos criadores do belo, e do horrendo como sensível de naturalismo. Edilma Rocha confraternizou com os artistas da mostra do Salão de Outubro, não o fim de uma exposição, mas o compromisso de inúmeros salões, o que nos vincula à certeza de que a guerreira rejuvenesce a cada etapa de seus projetos para o futuro do Salão. Parabéns não só a Edilma, mas a todos que acreditaram no possível.

Abre-se a Sidra para deleitarmos o sucesso

Um brinde ao saber do gosto bom de viver,a amizade honesta de saberes

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

EM CRATO: Reunião dia 10/11 - Prevenção de incêndios e queimadas - Participe!‏ - Texto enviado por Tânia Peixoto


Olá parceiros...
Saudações ambientalistas!

Devido às várias ocorrências de queimadas na nossa região nos ultimos meses, que vem comprometendo o equilíbrio ambiental e apresentando um nível acelerado de degradação de nossos recursos naturais, alguns "preocupados" e conscientes cidadãos, e a partir de um diálogo nosso com a Brigada do Prevfogo-Crato, estaremos realizando a 2a reunião de planejamento participativo e de construção de parcerias para prevenção e combate às queimadas no Crato, com especial atenção às nossas Unidades de Conservação e o seu entorno. O nosso diálogo ocorrerá no auditório da SEMACE Cariri (próximo à praça do bicentenário), dia 10/11, as 15:00.

Temos desenvolvido desde agosto algumas atividades positivas incentivadas pelo Geopark Araripe, mas precisamos definir procedimentos e contamos com sua participação, idéias e contribuição para discutirmos e definirmos estratégias e ações URGENTES nesse sentido. Repasse essa informação e convite para os potenciais colaboradores desse processo. Sua presença e contribuição são muito importantes!
Abcs de paz e de olhares socioambientais!

Mardineuson Gerente de UC (88) 8844 5750 (88) 3102 1288

Hoje é Aniversário de Cecília Meireles !


Pássaro

Aquilo que ontem cantava
já não canta.
Morreu de uma flor na boca:
não do espinho na garganta.

Ele amava a água sem sede,
e, em verdade,
tendo asas, fitava o tempo,
livre de necessidade.

Não foi desejo ou imprudência:
não foi nada.
E o dia toca em silêncio
a desventura causada.

Se acaso isso é desventura:
ir-se a vida
sobre uma rosa tão bela,
por uma tênue ferida.

Cecília Meireles

CRATO - Notícias do Dia 10 de Novembro de 2010


Administração melhora infraestrutura


O município do Crato continua com as obras de infraestrutura nas ruas da cidade. O projeto de saneamento já atingiu dezenas de vias, num trabalho jamais visto na área. São melhorias na substituição de velhas tubulações, ultrapassadas e com defeitos por novos canos de PVC, proporcionando um processo de redistribuição de água em toda a cidade do Crato, sem prejuízos ou desperdícios de água. São investimentos na ordem de R$ 9 milhões do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC I), em parceria com a administração municipal. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, tem empreendido um trabalho de possibilitar melhor infraestrutura à cidade, com saneamento que promova bem-estar e saúde à população. Para isso, está desenvolvendo mais projetos na área, com o intuito de ampliar a melhoria do saneamento em toda a cidade e redistribuição de água de qualidade a todos os cratenses.

Saúde do Crato realiza Encontro dos Grupos Gestores do Projeto Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde do Crato realiza, nos dias 10 e 11 de novembro, através de parceria com a Secretaria Municipal de Educação e CREDE 18, Encontro dos Grupos Gestores do Projeto Saúde e Prevenção na Escola – SPE. O grupo será formado por adolescentes, coordenadores e diretores. O objetivo do SPE é fomentar e criar espaço para promoção da saúde do adolescente, através de atividades contínuas dentro da escola. Os temas abordados durante o encontro estão relacionados à sexualidade, DST e aids. O evento acontecerá nas dependências da Faculdade São Camilo, no horário de 8 horas às 12 horas. Essa atividade está contemplada nas metas do Selo Unicef.

Oficinas de territorialização das áreas do PSF começam hoje, em Crato

Nos dias 10,11 e 12 de novembro serão realizadas, em Crato, as oficinas de nova territorialização das áreas do Programa de Saúde da Família - PSF e PACS. A finalidade é mapear e adequar as áreas assistidas por essas equipes. As oficinas serão realizadas no buffet Lagarta Pintada, no horário das 8 horas às 12 horas. O evento contará com as presenças dos profissionais do Programa Saúde da Família e agentes de saúde, seguindo calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Governo do Crato patrocina e apóia o movimento cultural Guerrilha Do Ato Dramático Caririense

Patrocinados pela Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e o Centro Cultural Banco do Nordeste a Sociedade Cariri das Artes, a Sociedade de Cultura Artística do Crato a Cia. Cearense de Teatro Brincante e as Companhias de Teatro e Dança da Região do Cariri estão realizando na região A "GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE” movimento que se insere no contexto de luta em favor da diversidade, respeito e afirmação da identidade cultural brasileira, especialmente por destacar a dramaturgia e a encenação produzidas na região como fortes elementos de identidade.

Sob a coordenação do teatrólogo Cacá Araújo, o evento visa sobretudo valorizar a produção dramatúrgica e a realização de espetáculos na região do Cariri. O Governo do Crato apóia a cultura como um todo e convida a toda a comunidade a prestigiar esse evento.

Confira a programação no site da Prefeitura do Crato:
www.crato.ce.gov.br.
Mais informações nos telefones: 88 8801.0897 / 9960.4466 / 3523.7430 / 3523.2168

Programação

10 (quarta):
19h00min - Palco: O MISTÉRIO DO BOI MANSINHO (Infantil, 80min), Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: A VINGANÇA DO FINADO JOAQUIM (Livre, 40min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE

11 (quinta):
19h00min - Palco: O MACACO SABIDO (Infantil, 50min), Cia. Kanoistraveizdinovo, Jati-CE
20h30min - Arena: OS ANIMARTISTAS (Infantil, 50min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE

12 (sexta):
19h00min - Palco: O BARQUINHO (Infantil, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE
20h30min - Arena: BRASEIRO (18 anos, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE

13 (sábado):
19h00min - Palco: O REINO MALUCO DE BRANCA DE NEVE (Infantil, 50min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: CEARÁ, GENTE QUE RI (Livre, 55min), Cia. Arte e Cultura, Crato-CE

14 (domingo):
19h00min - Palco: POR CAUSA DE VOCÊ (Livre, 50min), A2 Cia. de Dança, Crato-CE
20h30min - Arena: DESMISTIFICANDO TABUS (14 anos, 50min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE

15 (segunda):
19h00min - Palco: UMA ÚLTIMA VEZ (14 anos, 60min), Cia. Arte e Cultura, Crato-CE
20h30min - Arena: ESPERANDO GODOT (12 anos, 15min), Cia. Os Dois de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

16 (terça):
19h00min - Palco: A BRUXINHA QUE ERA BOA (Infantil, 50min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE
20h30min - Arena: BURRA, NÃO É NADA DISSO QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO (Livre, 60min), Allysson Amâncio Cia. de Dança, Juazeiro do Norte-CE

17 (quarta):
19h00min - Palco: HISTÓRIAS DO TEMPO DA MAMÃE (Livre, 60min), Grupo de Teatro Curumins do Sertão, Farias Brito-CE
20h30min - Arena: RETRATO (Livre, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE

18 (quinta):
19h00min - Palco: A COMÉDIA DA MALDIÇÃO (Livre, 60min), Grupo de Teatro Curumins do Sertão, Farias Brito-CE
20h30min - Arena: CABORÉ (Livre, 50min), Cia. Desabafo de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

19 (sexta):
19h00min - Palco: AS IRMÃS CASTANHOLAS (12 anos, 60min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: NÃO CULPA ELES, CULPA NÓS (12 anos, 50min), Cia. Kanoistraveizdinovo, Jati-CE

20 (sábado):
19h00min - Palco: PÁSSARO DE VOO CURTO (Livre, 60min), Cia. Entremeios de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: BODAS DE SANGUE (12 anos, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE

21 (domingo):
19h00min - Palco: AMARRAS (Livre, 40min), Dakini Cia. de Dança, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: NUDEZ SEM CASTIGO (14 anos, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE

22 (segunda):
19h00min - Palco: O VELÓRIO SHOW (12 anos, 60min), Cia. dos Sem, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: ITINERÁRIO ALÉM DO PONTO (Livre, 40min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE

23 (terça):
19h00min - Palco: UM AMOR DE PALHAÇO (Livre, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE
20h30min - Arena: CURTÍSSIMAS (12 anos, 60min), Alunos do NEET / SESC e Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

24 (quarta):
19h00min - Palco: SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO (12 anos, 60min), Turma do Curso de Formação em Teatro - CCBNB 2010, Cariri-CE
20h30min - Arena: ESPERANDO COMADRE DAIANA (12 anos, 60min), Cia. de Teatro Livre Mente, Juazeiro do Norte-CE

25 (quinta):
19h00min - Palco: O HÓSPEDE (12 anos, 60min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: TERREIRO DE HISTÓRIAS (Infantil, 50min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE

26 (sexta):
19h00min - Palco: ARMADILHAS (Livre, 40min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE
20h30min - Arena: NAS GARRAS DO CAPA-BODE (Livre, 35min), Cia. Wancilu’s Gat Produções, Crato-CE

27 (sábado):
16h00min às 17h30min – Ônibus Juazeiro do Norte/Crato: BUZU-TEATRO (Livre, 25min), Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
19h00min - Palco: AFRODESCENDÊNCIA (Livre, 30min), Cia. de Dança Vid’Art / Projeto Nova Vida, Crato-CE
20h30min - Arena: Seminário “Teatro Brasileiro Caririense” / Entrega de Certificados e Outorga do Troféu Juscelino Leal Lobo Júnior
22h00min - LIFANCO - SHOW VALORES CULTURAIS

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato

www.crato.ce.gov.br

Após Jabuti, Chico Buarque vence Prêmio Portugal Telecom de Literatura


O cantor, compositor e escritor Chico Buarque foi o grande vencedor da edição 2010 do Prêmio Portugal Telecom de Literatura. O livro dele, "Leite Derramado", foi anunciado nesta segunda-feira (8) como o melhor do ano em cerimônia realizada em São Paulo. Em segundo lugar, ficou "Outra Vida", de Rodrigo Lacerda, e, em terceiro, "Lar," de Armando Freitas Filho. Na semana passada, Chico havia recebido o prêmio Jabuti, outra das mais importantes premiações literárias do país.

Entre os dez finalistas do Portugal Telecom, estava "Caim", do escritor português José Saramago. Antes de morrer, neste ano, o autor pediu para que seu nome fosse retirado da lista, pois ele decidiu não aceitar nenhuma outra premiação literária após o Nobel.

Folha.com

Para líder do DEM, recriar a CPMF é trair o voto popular

Bornhausen: todos defenderam carga tributária menor durante as eleições.

O líder do Democratas, deputado Paulo Bornhausen (SC), disse nesta tarde que a tentativa de recriação da CPMF pela presidente eleita, Dilma Rousseff, é uma traição às pessoas que votaram nela, já que durante a campanha a então candidata nunca disse que iria propor a volta do imposto.

“Há uma traição aos eleitores ao propor a recriação da CPMF [agora como CSS]. Nenhum governador nem a presidente eleita se comprometeu nos palanques com a recriação ou o aumento de impostos. Pelo contrário, todos defenderam a diminuição da carga tributária no Brasil”, disse Bornhausen.

No entanto, sobre a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS), o líder do governo Cândido Vaccarezza disse que "ainda não está claro qual o caminho a seguir" para o financiamento do setor. Ele defendeu que o assunto seja discutido com os governadores eleitos.

Em visita à Câmara, nesta terça, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que fará parte do novo Congresso, que toma posse em fevereiro, debater formas de financiamento da saúde e de melhoria da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, essa discussão deve vir no âmbito de uma reforma tributária ou dentro da destinação dos recursos do pré-sal. Ele defende que o tema seja discutido com os novos governadores e os prefeitos.

Bornhausen, por sua vez, sustenta que o governo quer aprovar o projeto de regulamentação da Emenda 29Fixa os percentuais mínimos a serem investidos anualmente em saúde pela União, por estados e municípios. A emenda obrigou a União a investir em saúde, em 2000, 5% a mais do que havia investido no ano anterior e determinou que nos anos seguintes esse valor fosse corrigido pela variação nominal do PIB. Os estados ficaram obrigados a aplicar 12% da arrecadação de impostos, e os municípios, 15%. Trata-se de uma regra transitória, que deveria ter vigorado até 2004, mas que continua em vigor por falta de uma lei complementar que regulamente a emenda. (PLP 306/08), que destina recursos para a saúde, nos termos do substitutivo apresentado pelo deputado Pepe Vargas (PT-RS). O texto cria a CSS, cobrada nos moldes da extinta CPMF, mas que teria a arrecadação obrigatoriamente aplicada na Saúde. A alíquota seria de 0,1% sobre a movimentação financeira.

Não à CSS

O líder do DEM cobrou a votação da proposta sem o novo tributo. Segundo ele, há nos cofres públicos dinheiro suficiente para aplicar na Saúde e não há garantia de que o novo tributo seria realmente destinado ao setor, como ocorreu com a CPMF.

“Não há justificativa para se criar impostos. Nunca se arrecadou tanto, nunca se teve tanto dinheiro. Nós queremos votar a Emenda 29, essa emenda que vai fazer com que se tenha mais R$ 30 bilhões por ano para a saúde”, disse Bornhausen. “O governo que faça o remanejamento do dinheiro que já tem. Criar novos impostos, tô fora”, completou. O parlamentar disse ainda que o partido só vai aceitar a votação do marco legal do pré-sal se o projeto para a saúde for analisado, e não descarta entrar em obstruçãoRecurso utilizado por parlamentares em determinadas ocasiões para impedir o prosseguimento dos trabalhos e ganhar tempo. Em geral, os mecanismos utilizados são pronunciamentos, pedidos de adiamento da discussão e da votação, formulação de questões de ordem, saída do plenário para evitar quorum ou a simples manifestação de obstrução, pelo líder, o que faz com que a presença dos seus liderados deixe de ser computada para efeito de quorum. .

A votação do projeto de regulamentação da Emenda 29 depende da análise de destaques apresentados ao texto, inclusive um apresentado pelo Democratas para inviabilizar a cobrança da CSS. O texto básico do substitutivo de Pepe Vargas já foi aprovado pelo Plenário em 2008.

Agência Câmara

Em um dia, Defensoria Pública da União (DPU) recebeu mais de 3,500 e-mails com reclamações sobre o Enem


NE - Esse é o meu Brasil Brasileiro, terra de marmeladas, de falcatruas e de Corrupção. Em apenas uma semana já temos aqui a marmelada do ENEM, e a notícia da tentativa de volta da CPMF...


Na segunda-feira (8) à tarde, a Defensoria Pública da União (DPU) criou um endereço de e-mail para receber as críticas e reclamações de estudantes que se sentiram lesados por erros de impressão gráfica no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O endereço foi anunciado pelo Defensor Público Federal Ricardo Emílio Salviano, titular do Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva da DPU/DF. Até as 18h de terça-feira (9), o enem2010@dpu.gov.br havia recebido 3,574 mensagens com queixas diversas, principalmente relacionadas à inversão da numeração das questões no cartão-resposta e às perguntas repetidas na prova amarela.

Segundo a assessoria de imprensa da instituição, o próximo passo é sistematizar os e-mails em categorias de reclamação, e esperar o resultado do recurso a ser feito pela Advocacia Geral da União, que pede reavaliação da suspensão do Enem. A juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da Justiça Federal do Ceará, suspendeu o exame na segunda-feira, mas pode recorrer da decisão com o recurso da AGU.

Os e-mails servem como provas para uma possível ação civil pública, que seria apresentada caso o Enem voltasse a valer. A prova do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é utilizada para avaliar o Ensino Médio brasileiro e garantir descontos de mensalidade, bolsas e apoio ao vestibular em várias instituições de Ensino Superior do Brasil, e foi feita por 3,3 milhões de pessoas.

A DPU recomenda que as mensagens eletrônicas indiquem nome, localidade em que foi feito o exame, orientações recebidas pelos fiscais de prova e falhas constatadas, cópia da identidade e do comprovante de inscrição anexadas ao email. Também pode-se enviar reclamações via correios, para o Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva da DPU/DF, no endereço SCRN 704/705, Bloco "C", n° 40/45/48 Asa Norte, CEP: 70.730-630, Brasília/DF.

AE - Agência Estado

O Pensamento do Dia - 09 de Novembro de 2010 ( Enviado por Mônica Araripe )


É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante!!!

Minhas saudações à Claude Bloc no Blog do Crato - Dihelson Mendonça


Minha querida Claude Bloc,

Nós do Blog do Crato queremos lhe saudar pela volta triunfal ao nosso convívio, feito através de postagens surpreendentemente maduras e autênticas, postadas de forma mais constante e frequente por aqui, e eu quero particularizar essa mensagem, e dizer que isso é a concretização de um desejo que venho nutrido há muito tempo, de que pessoas como você, a Edilma Rocha e mais alguns possam postar com mais intensidade não só no Blog do Crato, mas em diversos espaços do Cariri.

Gostaria de dizer que para se dar o valor merecido a alguém enquanto ser humano ou profissional, jamais deve-se ir pelos caminhos da mera bajulação e da aparente mansidão de quem quer pegar uma galinha pelo pé para a matança. Somos seres humanos inteligentes e merecemos o devido respeito. Respeito esse, que muitas vezes as pessoas, quer por uma índole má, inveja, vaidade, orgulho, competição, insensatez, intemperança, estupidez, burrice, ou a mais simples ignorância, e todas as outras qualidades fúteis que fazem com que alguns nutram ódio mortal à nossa pessoa, não querem nos conferir. Mas como profissionais, artistas, e sobretudo por nossa própria capacidade, brilhamos diante do sol, e nada há de ofuscar as nossas obras. Portanto, não adianta alguém querer negar as nossas qualidades, querer nos colocar de lado, querer calar nossa boca, querer nos desmerecer, relegando-nos ao décimo plano, como quem esconde um candeeiro debaixo da cama. Asseguro-lhe que é mais fácil que por nossa luz e calor, acabemos por incendiar aqueles que fazem todo o mal contra nós.

És por demais valorosa para se curvar diante de desrespeitos. Não é de hoje nem de ontem que externo a minha admiração pelos teus trabalhos e pela tua pessoa. Mesmo nos momentos mais difíceis, jamais perdemos o simples contato e aquele sentimento íntimo de que estamos em boas mãos. Como amigo, eu entrego a minha alma a ti sem medo da traição ( coisa tão frequente ), sem medo de que um dia pudesses me ferir, me fazer qualquer mal. O Senhor tem sido muito generoso para comigo ao reconhecer as boas pessoas, aqueles que falam a verdade, a separar os dissimulados dos verdadeiros, a ver os que agem dentro da razão, da moral e do bom caráter. E desde a primeira vez que te vi, meu coração sentiu que estava diante de uma nobre alma, incapaz de fazer ou desejar o mal a qualquer ser. Pessoas como você e o Jacques, seu irmão, igualmente bom, são raras, são quase impossíveis de se encontrar no mundo de hoje. Ouso dizer que vejo-a através da sua alma e não encontro maldade, muito menos toda a maldade que há em mim mesmo e nos semelhantes. Não costumo externar meus sentimentos em relação às intimidades da alma das pessoas, mas gostaria que soubesses que eu estou contigo, sempre estive, e sempre hei de estar.

Nossa vida aqui na terra é muito curta para perdermos tempo com coisas insignificantes, e pouco é o espaço, mas muito importante, para separarmos o que tem e o que não tem significância. Sua alma é livre, como a minha! Somos cidadãos dos mundo, e grades armadas pelos homens não prenderão nosso espírito. Tu, pelo verdadeiro espírito da arte e da história de uma luta, já herdada dos teus pais, de uma França que caiu frente aos nazistas e ao nazismo e fascismo que ainda hoje persegue os homens de bem. Eu não ousaria atribuir o mesmo a mim, mas apenas a eterna rebeldia contra as prisões de qualquer espécie, que nunca admiti.

Quero apenas te agradecer por estar conosco, por fazer parte da nossa família com mais intensidade. Como amigo, sabes quem eu sou e acho que nosso interior fala muito mais pela telepatia do que em crônicas inventadas. O Blog do Crato pode até ser um lugar árido, feio, ressequido como um deserto, através das postagens jornalisticas, das notícias, das eternas discussões, mas com presenças como a tua, transformamos este espaço em um verdadeiro "jardim". Sua presença é vida!

Eu não tenho como mentir. Não preciso mentir. Não preciso te bajular, nem quero que entenda essa mensagem como qualquer tipo de bajulação. Longe disso! Pois não tenho como apelar a lembranças inexistentes antes de conhecer. Não te vi na infância, não acompanhei teus 15 anos, não estava contigo quando fizeste a primeira comunhão, não assisti teu crisma, não fui o teu primeiro namorado, "não sonhei com você, nunca fui ao cinema, não gosto de samba e não vou à Ipanema"... mas uma coisa eu te asseguro: Em mim, tens um amigo de verdade, que acima de tudo sabe te valorizar, a ti e a tua arte em todos os aspectos. A minha mão, amiga, é sincera, é limpa e é límpida, e meu coração só se abre a pessoas especias, confiáveis, e sobretudo, amigas também.

Todo o meu respeito, a minha solidariedade e a minha consideração a você. Isso é o mínimo que o ser humano precisa nesta terra para ser feliz, e que infelizmente, muitos não sabem nos conceder. Já não somos peregrinos sem lar. Não seremos seres vagantes em universos, expulsos pela insensatez. Temos muitas moradas onde abrigam o amor, a solidariedade e o respeito. Estendo a minha mão a ti. Não aquela dos muitos que querem de nós algo em troca, de amizades interesseiras, mas a mão desinteressada, de quem deseja realmente o bem e a felicidade para você, acima de qualquer coisa.

Seja Bem-Vinda !

Um forte abraço,
Seu amigo Dihelson Mendonça

GUERRILHA CONSOLIDA A CENA CARIRIENSE


GUERRILHA DO AMOR, NAÇÃO CARIRI - ESPAÇO DE INCLUSÃO CULTURAL

Valorização das artes e dos artistas caririenses

A cultura brasileira tem se afirmado pela diversidade. O Nordeste, e nele o Cariri cearense, se destaca como emblema cultural resultante de intenso caldeamento de influências, notadamente a ibérica, a africana e a ameríndia, iniciado nos tempos de colonização das terras brasileiras pelos portugueses.

Entretanto, atualmente, forças midiáticas movidas pelo interesse econômico privado e alimentadas pela ideologia hegemonista do grande capital internacional ferem cruelmente o direito à livre existência da pluralidade de linguagens e tendências artísticas e culturais, na tentativa de estabelecer a estética do consumo capitalista como única via de comportamento intelectual e material.

Em meio a essa avalanche destruidora, a resistência de afirmação da identidade popular tem se dado pela bravura de grupos alternativos, reforçados por programas públicos de desenvolvimento cultural e parcerias com entidades de classe, sempre almejando oportunidades de crescimento profissional, geração de renda e difusão dos símbolos culturais que identificam o povo e sua história.

A "GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE” se insere no contexto de luta em favor da diversidade, respeito e afirmação da identidade cultural brasileira, especialmente por destacar a dramaturgia e a encenação produzidas na região como fortes elementos identitários do povo radicado nesta localidade do país.

Foi, portanto, pensada a partir do debate com atores, diretores, dramaturgos e produtores, como forma de valorizar a produção dramatúrgica e a realização de espetáculos na região do Cariri, posto ser necessária intervenção de impacto que abra espaços de difusão da arte e do artista caririense, nordestino, brasileiro!

"Guerrilha do amor, nação Cariri
no sol da batalha conquistando aplausos
atores, atrizes, brincantes, cantores
poetas do drama, do corpo e das cores

A arte
que brota das mãos guerrilheiras traz
amando e lutando, sorrindo e sonhando
a mensagem dos deuses em busca da paz"
(Trecho da música Guerrilha Caririense, de Cacá Araújo e Lifanco)


DIA 5.11.2010 - PROCISSÃO DE ABERTURA: artistas nas ruas em defesa da arte caririense





DIA 6.11.2010 - Palco: CONTOS DE BRUXAS, Cia. Teatral Arriégua, Crato-CE





DIA 6.11.2010 - Arena: ESPERANDO COMADRE DAIANA, Cia. Teatral Livre Mente, Juazeiro do Norte-CE



Fotos de Gessy Maia

VEJA O RESTANTE DA NOSSA PROGRAMAÇÃO:

09 (terça):
19h00min - Palco: LAMPIÃOZINHO (Infantil, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE
20h30min - Arena: AVENTAL TODO SUJO DE OVO (12 anos, 70min), Grupo Ninho de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

10 (quarta):
19h00min - Palco: O MISTÉRIO DO BOI MANSINHO (Infantil, 80min), Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: A VINGANÇA DO FINADO JOAQUIM (Livre, 40min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE

11 (quinta):
19h00min - Palco: O MACACO SABIDO (Infantil, 50min), Cia. Kanoistraveizdinovo, Jati-CE
20h30min - Arena: OS ANIMARTISTAS (Infantil, 50min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE

12 (sexta):
19h00min - Palco: O BARQUINHO (Infantil, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE
20h30min - Arena: BRASEIRO (18 anos, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE

13 (sábado):
19h00min - Palco: O REINO MALUCO DE BRANCA DE NEVE (Infantil, 50min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: CEARÁ, GENTE QUE RI (Livre, 55min), Cia. Arte e Cultura, Crato-CE

14 (domingo):
19h00min - Palco: POR CAUSA DE VOCÊ (Livre, 50min), A2 Cia. de Dança, Crato-CE
20h30min - Arena: DESMISTIFICANDO TABUS (14 anos, 50min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE

15 (segunda):
19h00min - Palco: UMA ÚLTIMA VEZ (14 anos, 60min), Cia. Arte e Cultura, Crato-CE
20h30min - Arena: ESPERANDO GODOT (12 anos, 15min), Cia. Os Dois de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

16 (terça):
19h00min - Palco: A BRUXINHA QUE ERA BOA (Infantil, 50min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE
20h30min - Arena: BURRA, NÃO É NADA DISSO QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO (Livre, 60min), Allysson Amâncio Cia. de Dança, Juazeiro do Norte-CE

17 (quarta):
19h00min - Palco: HISTÓRIAS DO TEMPO DA MAMÃE (Livre, 60min), Grupo de Teatro Curumins do Sertão, Farias Brito-CE
20h30min - Arena: RETRATO (Livre, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE

18 (quinta):
19h00min - Palco: A COMÉDIA DA MALDIÇÃO (Livre, 60min), Grupo de Teatro Curumins do Sertão, Farias Brito-CE
20h30min - Arena: CABORÉ (Livre, 50min), Cia. Desabafo de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

19 (sexta):
19h00min - Palco: AS IRMÃS CASTANHOLAS (12 anos, 60min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: NÃO CULPA ELES, CULPA NÓS (12 anos, 50min), Cia. Kanoistraveizdinovo, Jati-CE

20 (sábado):
19h00min - Palco: PÁSSARO DE VOO CURTO (Livre, 60min), Cia. Entremeios de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: BODAS DE SANGUE (12 anos, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE

21 (domingo):
19h00min - Palco: AMARRAS (Livre, 40min), Dakini Cia. de Dança, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: NUDEZ SEM CASTIGO (14 anos, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE

22 (segunda):
19h00min - Palco: O VELÓRIO SHOW (12 anos, 60min), Cia. dos Sem, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: ITINERÁRIO ALÉM DO PONTO (Livre, 40min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE

23 (terça):
19h00min - Palco: UM AMOR DE PALHAÇO (Livre, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE
20h30min - Arena: CURTÍSSIMAS (12 anos, 60min), Alunos do NEET / SESC e Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

24 (quarta):
19h00min - Palco: SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO (12 anos, 60min), Turma do Curso de Formação em Teatro - CCBNB 2010, Cariri-CE
20h30min - Arena: ESPERANDO COMADRE DAIANA (12 anos, 60min), Cia. de Teatro Livre Mente, Juazeiro do Norte-CE

25 (quinta):
19h00min - Palco: O HÓSPEDE (12 anos, 60min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: TERREIRO DE HISTÓRIAS (Infantil, 50min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE

26 (sexta):
19h00min - Palco: ARMADILHAS (Livre, 40min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE
20h30min - Arena: NAS GARRAS DO CAPA-BODE (Livre, 35min), Cia. Wancilu’s Gat Produções, Crato-CE

27 (sábado):
16h00min às 17h30min – Ônibus Juazeiro do Norte/Crato: BUZU-TEATRO (Livre, 25min), Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
19h00min - Palco: AFRODESCENDÊNCIA (Livre, 30min), Cia. de Dança Vid’Art / Projeto Nova Vida, Crato-CE
20h30min - Arena: Seminário “Teatro Brasileiro Caririense” / Entrega de Certificados e Outorga do Troféu Juscelino Leal Lobo Júnior
22h00min - LIFANCO - SHOW VALORES CULTURAIS

Cacá Araújo
Coordenador Geral
(88) 8801.0897 / (88) 9960.4466 / (88) 3523.7430 / (88) 3523.2168

REALIZAÇÃO:
SOCIEDADE CARIRI DAS ARTES
SOCIEDADE DE CULTURA ARTÍSTICA DO CRATO
CIA. CEARENSE DE TEATRO BRINCANTE
COMPANHIAS DE TEATRO E DANÇA DA REGIÃO DO CARIRI

PATROCÍNIO:
SECRETARIA DE CULTURA DO MUNICÍPIO DO CRATO
PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO
CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE

XII Mostra SESC Cariri de Cultura - Abertura é na Sexta-Feira dia 12 de Novembro



Escritor Ariano Suassuna estará no Crato

Ariano Suassuna ministra aula-espetáculo na abertura da 12ª Mostra SESC Cariri de Cultura. A abertura da 12ª edição da Mostra SESC Cariri de Cultura irá acontecer na próxima sexta-feira (12), às 19h, com uma aula-espetáculo do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, na RFFSA, Crato. Em suas apresentações, Ariano Suassuna, que é um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, autor dos célebres Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, é um defensor da cultura do Nordeste, fala sobre a valorização da cultura popular nordestina. Estará presente na ocasião o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt.

Sobre a Mostra SESC Cariri de Cultura

A 12ª edição da Mostra SESC Cariri de Cultura, já consolidada no calendário nacional, atua fortemente na propagação e divulgação da arte e da cultura. O evento reúne no sul do estado do Ceará núcleos de literatura, música, artes cênicas, artes plásticas, audiovisual, meio ambiente e artes visuais.

Durante a realização da Mostra, dez municípios irão compor o quadro geral do festival: Crato, Barbalha, Nova Olinda, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Campus Sales, Araripe, Assaré, Santana do Cariri e Potengi. Seis países e 12 estados da federação farão parte do contexto abrangente do evento. Estão previstas 107 apresentações, envolvendo cerca de 300 artistas. No núcleo audiovisual, serão exibidos 78 filmes entre curtas e longas da produção cinematográfica cearense. Na seção literária, uma programação que inclui um jornal literário, recitais de poesias, oficinas de troca de experiências e lançamento de cordel

O circuito, programado para acontecer de 12 a 17 de novembro na região do Cariri, traz para a abertura uma apresentação com o escritor Ariano Suassuna. A partir do dia 19 de novembro, o caldeirão artístico cultural do Cariri chega em Fortaleza, onde acontecem espetáculos para todos os públicos se estendendo até o dia 21.

Assessoria de Imprensa: AC Comunicação

ALMANAQUE - Dia 9 de novembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

9 de novembro: Dia do Inventor (Europa)

* 1799 - Golpe de estado de 18 de Brumário: Napoleão Bonaparte toma o poder na França.
* 1918 - O Imperador alemão Guilherme II abdica do trono e exila-se nos Países Baixos. A Alemanha torna-se uma República.
* 1989 - O Muro de Berlim começa a ser derrubado, marcando simbolicamente a reunificação da Alemanha e o fim da Guerra Fria.

Nasceram neste dia...

* 1818 - Ivan Turgeniev, escritor russo (m. 1883).
* 1934 - Carl Sagan, astrónomo e astrofísico norte-americano (m. 1996).
* 1955 - Fernando Meirelles, realizador de cinema brasileiro.

Morreram neste dia...

* 1940 - Neville Chamberlain, antigo Primeiro-Ministro britânico (n. 1869).
* 1970 - Charles de Gaulle, militar e estadista francês (n. 1890).
* 1964 - Cecilia Meireles (na imagem), poetisa brasileira (n. 1901).

Fonte: Wikipedia

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31