xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/11/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 novembro 2010

Visões do Sertão - Fotografia: Dihelson Mendonça


Dedicado a Edilma Rocha e Claude Bloc


Image12



Image14



Image19



Image27



Image32



Image37



Image39



Image34



Image43




Image45




Image24


FOTOGRAFIA: Dihelson Mendonça
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO DO AUTOR

Festival Cariri da Canção 2010, CANTA CHAPADA, CANTA SOL, CANTA CARIRI!

No último fim de semana tivemos a terceira edição do Festival Cariri da Canção Etapa Nacional, união de sons, ritmos, cultura e talento. Foram mais de 200 inscrições de todos os lugares do país e 24 selecionados, sendo premiados:

foto: Wilson Bernardo

01 Lugar - Música: Cinema Sideral
Autor: David Duarte
Intérprete: David Duarte

Recebendo o prêmio das mãos da Secretária da Cultura, Esporte e Juventude do Crato: Danielle Esmeraldo, uma gestora cultural apaixonada por sua cidade, a cada ano fortalece a agenda anual de cultura com eventos democráticos onde é dada a oportunidade aos artistas de toda a região divulgarem seus trabalhos, no teatro, dança, artes plásticas e música! Inova nesse ano com manifestações paralelas ao Festival Cariri da Canção como foi a Mostra de Música Instrumental no Anfiteatro do Centro Cultural Do Araripe, e a Mostra de Música: Num Canto em Crato Canto, oportunidade para os novos e até consagrados talentos apresentarem seus trabalhos em praças, largos e bairros de toda a cidade, e oficinas de construção de pífanos e rabecas, DJ, equalização de som, etc.
Parabéns em nome dos artistas do Crato e de toda a população ao Prefeito Samuel Araripe e a Secretária Danielle Esmeraldo, foi um emocionante evento!
Sobre o David Duarte:
Com três CDs solo Independentes e participação nas principais produções fonográficas do estado, David Duarte representa a música Cearense como expoente de sua geração, com merecido reconhecimento e destaque também como líder de execução nas rádios/MPB de Fortaleza, despontando com o sucesso “O Que Eu Queria”, primeiro lugar nas paradas em 2003, e, logo em seguida, “À Toa”, “Valeu a Pena Esperar” e “Conjunção Feliz”, que também ocuparam posição de destaque nos anos seguintes. David Duarte emplaca agora em 2007 a bela canção “Serena Saudade”, um forte elemento de seu próximo CD, comprovando, ao longo de seus vinte e três anos de carreira, a excelente qualidade musical de um valioso trabalho, que, apesar do caráter independente, é permeado com o requinte, a maturidade e o esmero das produções realizadas pelos grandes selos e gravadoras do país...........................................................................................................
Ler mais: http://www.myspace.com/davidspacemusicduarte#ixzz14jTJW7HA

Segundo lugar pelas mãos do Dr. Cícero França, representando o Prefeito
Samuel Araripe.

02 - Lugar - Música: Buscando te encontrar, querendo te Esquecer
Autor: Francisco Silvino e David Silvino
Intérprete: Cristiane Moura


Terceiro Lugar pelas mãos do diretor da banda base: Ibertson Nobre.

03 Lugar - Música: Violação
Autor: Luciano Brayner
Intérprete: Luciano Brayner e Luiz Carlos Salatiel



Melhor intérprete pelas mãos do Dihelson Mendonça, jurado do Festival, artista de múltiplos talentos!

Melhor Intérprete: Mário Soul ( Fortaleza )fotos: Wilson Bernardo

1º Lugar no Festival Cariri da Canção 2010, DAVID DUARTE
(ao lado do diretor da banda base, Ibertson Nobre e do baterista Rodrigo Moura)
Flavinho e Janinha
Apresentadores do Festival Cariri da Canção


Fotos: FIDEL CHARLIE, NEXO ARTE E MÍDIA DO CRATO
TEL: 88437346
fonte: http://culturacrato.blogspot.com/

TG10-04:100 Anos de História e Orgulho dos Cratenses-Por Wilson Bernardo.

Depois de Dihelson Mendonça,venho expor minha visão dos fatos e ocorridos de uma festa muito comemorada pelos que fazem o TG10-04.

A Bandeira e o General
Um olhar atento a ordem unida
Sentido e respeito ao próximo
O canto e a intensidade do patriotismo
Nós somos da Pátria amada,fieis soldados...
E a certeza do dever cumprido
Marcha soldado,cabeça...
Se não marchar direito vai fazer café
Com certeza o futuro esta assegurado
Para mais 100 anos.
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)
Tintas
- Claude Bloc -
São essas tintas
vermelhas
que incomodam
São esses reflexos
perdidos
que se incorporam
no corpo e na razão.
São as saudades
doídas
que calam
e
choram.


Claude Bloc
Fotos: Serra Verde

Texto para Publicação - Hipocrisia, Decadência, O quê ? - Por: Hildeberto de Aquino


Em pequeno lapso, cerca de meses e mais recentemente, determinadas emissoras de TV, não sei se com o propósito de dar um oportuno, mas já desacreditado e tardio grito de alerta, ou apenas no intuito de chocar mostrando a estranha e irreversível realidade destes tempos atuais, ofertaram-nos algumas reportagens desconcertantes sobre a nossa juventude. Isto em horário vespertino. Mas pouco importa o horário já que vemos sexo numa abordagem até mais violenta e pervertida, assassinatos, tramas diabólicas, drogas, palavrões em qualquer horário. Liga-se a TV ou o rádio e tudo está lá permitido a todos, sem distinção e a qualquer hora. Programas até há pouco tempo tidos como “familiares” hoje abordam o sexo e assuntos tabus com naturalidade e até picardia e todos riem, aplaudem. E, cá pra nós..., todos assistem e gostam. Deixemos de hipocrisia! É a tal modernidade, acostumemo-nos ou não.

Uma das reportagens tratava do descontrolado e tolerado consumo de bebidas alcoólicas (drogas “sociais???”) por adolescentes de pequenas cidades, que exorbitavam não apenas para superar a sua possível timidez (tida como inerente aos adolescentes), ou serem aceitos em suas tribos (grupos). Estavam sim, conscientes de que o propósito final era único: embriagar-se o quanto mais possível, chegando, em alguns casos, até ao coma alcoólico. Causa-me estranheza que o álcool, com todos os efeitos maléficos se abusado, é tolerado socialmente. Até mesmo menores fazem uso livremente e, em alguns casos, as autoridades fingem não saber... o que duvido! Enquanto isso as drogas tidas como maléficas (todas o são e odiáveis também!) já são cogitadas de liberação por alguns políticos e estudiosos modernistas, porque impossível contê-las; perdemos a guerra! Creio que talvez fosse melhor caminho o vício indesejado, mas desde que controlado pelo governo, o que certamente abalaria os pilares econômicos do tráfico, já que as drogas seriam comercializadas em farmácias oficiais e, sob oportuna prescrição médica. Paralelamente seriam instaladas clínicas de recuperação como última tentativa de recuperação dos viciados. Fazer o quê? Estamos dominados!

Por fim, uma reportagem que tratava das “Baladas” onde a promiscuidade era a prática comum e, curioso, aceita por alguns pais. Quando entrevistadas algumas mães até riam do comportamento das suas filhas, como que vencidas ou coniventes, revelando conformismo já que “nada era encoberto”, visto que as jovens lhes relatavam os fatos ocorridos quando retornavam às suas casas..., se retornavam. Nada feito às escondidas e, deduz-se, com a anuência dos pais. Jovens meninas na mais tenra idade, 12 aos 17 anos, saltavam de mão em mão de desconhecidos, em agarramentos, bolinações e aos beijos, uns até cronometrados, sem outras emoções que não a sexual e a da entrega fácil e fútil, descompromissada, como objetos descartáveis. Usou, jogou fora! Um após outro e quando não entre elas na prática aberta do homossexualismo, o que já é socialmente aceito, pois temos até paradas onde as autoridades sobem em carros a desfilar solidaria ou oportunisticamente. “Abaixo a homofobia! Viva a liberdade de qualquer forma! O que importa é ser feliz!” E a caravana segue...

Um modismo que é contestado pelas religiões e outros castos seguimentos porque vai de encontro a todos os “princípios morais” que a sociedade hipócrita diz imprescindível à formação dos jovens, mas que o aceita calada e omissa, fecha-lhe os olhos, quando não é partícipe. Se alguém aborda uma dessas “menores”, ou mesmo só porque mantém arquivadas imagens de sexo nas quais elas participem é considerado como pedófilo, criminoso e adequadamente punido, odiado, linchado por vezes. No entanto, nas bebedeiras, micaretas e baladas da vida tudo, falei TUDO, é permitido! Meninas se apresentam em palcos, seminuas e praticam danças com ginásticas eróticas, enquanto insinuantes e provocativas, sob a lente indiscreta das câmaras que lhes focam, despudoradamente, as genitálias e arredores, sob os aplausos de plateias enlouquecidas, frenéticas, declaradamente sequiosas de sexo e libertinagem, entre os quais maiores, que muitas vezes (sem defendê-los!) são caçados e provocados a satisfazê-las ou são tidos como frouxos, caretas, gays e outras adjetivações peculiares. O que as tem habilitado perante o seu grupo social é a sensualidade, a sua forma física, muitas vezes ainda debilitada, em formação, mas que já seduzem por recursos e apelações insinuantes, e não a estrutura psicológica dessas crianças. Muitos varões participantes afirmavam que das baladas saiam conduzindo as meninas para motéis, hotéis ou suas casas, pouco importando a idade. Se usavam camisinhas... isso é o de menos e casual, eu diria até secundário para os envolvidos. DST e gravidez precoce alcançam índices alarmantes e cada vez mais em jovens nas mais tenras idades. Mas continuam, continuam e continuam... O prazer demonstra-se mais forte! E viva o “amor!...”

Enquanto isso o nosso legislador que posa de anjo protetor nas suas incursões Brasil afora faz perniciosa distinção enquanto fecha os olhos a outros casos. Permitem a maioridade para votar já aos 16 anos (uns queriam até menos) enquanto criminalizam as abordagens à menores de 18. Que me desculpem esses nossos castos legisladores e os falsos moralistas de todos os credos, mas a cultura indígena se nos parece mais sábia: Já aos 12 anos, na primeira menarca (percebam que até a natureza já predispõe e sinaliza que aquela adolescente já é apta a procriar), preparam a jovem índia para a vida. Também nessa idade meninos são aceitos pelas tribos após rigorosos rituais nos quais são submetidos a duras provas. Tudo no início da adolescência. A partir daí são pessoas reconhecidas e respeitadas por todos, aptos a gerir as suas vidas. Inúmeras culturas orientais têm a mesma concepção. Nós do Ocidente, ditos “civilizados”, hipocritamente, queremos contestar a natureza observando os rigores de um moralismo decadente, diante dos fatos incontestes, enquanto, contraditoriamente, somos tolerantes e até licenciosos ante outros casos de maior gravidade. Quantas das mães de épocas remotas e até mais recentes não se casaram e conceberam aos 14, 15, 17 anos? É cultural! Nos tempos atuais toda criança a partir dos 12 anos sabe tudo sobre o que lhe interessa e muitas vezes “dão lições” a certos crescidos considerados “respeitáveis adultos”. Geração que explode em hormônios e, queiramos ou não, procuram e se entregam ao modismo em um processo irreversível, desenfreado, satisfazendo a libido e sem que nada os impeça: credos, pais e muito menos leis.

A tudo isso, inclusive às drogas, ou se radicaliza e proíbem o acesso com extremo rigor (o que acho impossível e inócuo nos tempos atuais!) ou revejamos nossos arcaicos conceitos sobre essa atual geração (o que me parece o mais acertado!). Evoluamos ou nos reconheçamos por seres culturalmente estáticos ou involuídos já que os nossos paradigmas moralistas estão em decadência ou não são mais aceitos. Mas que assusta... assusta!!!

J. HILDEBERTO JAMACARU DE AQUINO
Corretor e Articulista
Russas (CE)

O que é que tem seu Aureliano? – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

A família de Aureliano Pereira da Silva mudou-se do Sítio Branca, município de Atalaia no Estado de Alagoas para o Juazeiro, em 1895. Os pais de Aureliano, assim como muitos sertanejos de várias partes do Nordeste, foram também atraídos pelas noticias dos milagres extraordinários ocorridos em Juazeiro, quatro anos antes. Aureliano tinha oito anos de idade e Afra, sua irmãzinha contava apenas seis anos. Viajaram por mais de três semanas juntamente com seus pais, montados em jumentos e percorreram uma distância de setecentos e vinte quilômetros. As crianças foram acomodadas dentro de dois caçuás, uma em cada lado da cangalha.

Ao chegarem a Juazeiro, após a estafante travessia, a família acomodou-se numa casa alugada à Rua do Cruzeiro e em seguida foi se apresentar ao Padre Cícero para pedir dele a bênção e ouvir seus conselhos. O padre abençoou aquela família e orientou que o pai de Aureliano se instalasse com uma pequena mercearia na Rua do Comércio. Ao avistar Aureliano, o “padim” pôs a mão em sua cabeça e disse: “Você vai ajudar o Juazeiro a crescer. Vai casar cinco vezes e ser pai de trinta e seis filhos.”

Aureliano cresceu ajudando ao pai na mercearia deste, que progredia a cada ano. Este período foi de grande aprendizado na arte de negociar. Ao completar 18 anos resolveu se desligar do pai e trabalhar por conta própria. Pensou em comprar dois burros e viajar como comboieiro pelos sertões do Ceará, Pernambuco e Piauí. Aconselhou-se com o “padim Ciço” sobre seus planos, recebendo dele o incentivo necessário, além de conselhos para agir sempre com honestidade, não roubar, não matar e nem pecar contra a castidade. Em poucos anos, Aureliano já era dono de doze burros de carga, varando os sertões e progredindo em seus negócios a cada dia. Era uma época de sertão nordestino, sem estradas, sem automóvel e os sertanejos isolados em suas distantes terras careciam dos mínimos utensílios domésticos, bem como daqueles bens necessários para compor a alimentação diária.

Ao completar 24 anos, Aureliano realizou seu primeiro casamento com Maria Guimarães, uma moça de Exu, residente no Juazeiro. Do enlace nasceram nove filhos.

À medida que as crianças iam nascendo, Aureliano observou que necessitava se instalar como um comerciante fixo e então montou uma grande mercearia na Rua do Comércio. Aureliano trabalhava do nascer ao por do sol, sem descanso. Mas a felicidade de Aureliano durou apenas nove anos.

Ao dar a luz ao nono filho sua mulher veio a falecer, deixando-o completamente desapontado. Mais uma vez o Padre Cícero lhe aconselhou a procurar uma noiva e casar-se. As crianças necessitavam de uma mãe.

Então Aureliano casou uma segunda vez com a pernambucana Maria Fernandes. Neste segundo matrimonio Aureliano foi pai de mais nove filhos, vindo sua segunda mulher a falecer em conseqüência de parto.

Durante alguns dias, Aureliano foi o viúvo mais cobiçado pelas moças do Juazeiro. Naturalmente elas ignoravam a terrível profecia do “padim”. Casou-se mais uma vez com a alagoana Sebastiana Magalhães que lhe deu apenas dois filhos, morrendo também em conseqüência de parto. Dois anos foi o tempo que durou este casamento.

A quarta mulher de Aureliano foi Lídia Gondim, uma moça de Jardim, cuja família passou a residir em Juazeiro. Deste casamento nasceram sete crianças. Ao engravidar do sétimo filho, Lídia ficou com uma anemia profunda. Em conseqüência disso não resistiu ao parto. Era a quarta mulher de Aureliano que falecia ao dar a luz a mais um filho de Aureliano.

Após enviuvar pela quarta vez Aureliano, aos 55 anos, refez os cálculos; faltavam-lhe ainda nove filhos para completar a profecia do padrinho. Isto lhe dava uma perspectiva de vida além dos setenta anos.

O quinto casamento de Aureliano deu-se pouco tempo depois. Aureliano escolheu sua cunhada Beanora, irmã de Lídia, como sua quinta esposa. Deste enlace nasceram nove filhos, completando o total de 36 filhos. Um desses filhos, Antonio Gondim Pereira foi meu companheiro de trabalho na Coelce.

Aureliano era estimado por todos os moradores de Juazeiro pela sua honestidade e retidão de caráter. Certo dia do mês de junho de 1942, um senhor proveniente de Alagoas o procurou em sua mercearia. Contou ao seu Aureliano que estivera em sua loja um ano antes e indagou se não teria esquecido uma bolsa de couro sobre o balcão. Aureliano pediu que o visitante aguardasse um pouco. Foi até um depósito no fundo da loja. Poucos minutos depois retornou com a bolsa toda recoberta por uma fina película de poeira. O visitante identificou ser a mesma que havia deixado sobre o balcão há um ano. Ao abrir a bolsa, retirou dela vários pacotes de cédula e conferiu que todo seu dinheiro estava ali intacto. Aureliano nem sequer se preocupou com o que havia no interior da bolsa. Aguardou pacientemente que o dono viria à procura do que lhe pertencia. Então o forasteiro lhe contou que havia vendido todo o seu gado em Alagoas para comprar uma propriedade em Juazeiro. Pensava que havia sido roubado e voltou triste para sua terra. Depois se lembrou que estivera naquela loja e pensou haver esquecido sua pasta com o fruto de anos e anos de trabalho.

Assim era Aureliano Pereira da Silva, um homem respeitado por todos no Juazeiro, falecido em 16 de junho de 1973 aos 86 de idade, deixando sua quinta esposa viúva. Dos seus 36 filhos, ainda vivem 21 deles.

No Juazeiro de muitos poetas satíricos, logo surgiu uma quadrinha no sepultamento da sua quarta esposa. Ninguém sabe ao certo o autor. Mas acredito que deve ter sido o meu amigo Leofredo Pereira, genro do seu Aureliano. Ouvi dele a história dos cinco casamentos de seu Aureliano e a quadrinha que foi recitava para quem quisesse ouvir.

Que é que tem seu Aureliano,
Que toda mulher ele mata?
Será que esse véio tem veneno,
Na ..................?

Deixo ao leitor a liberdade de descobrir a rima.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo:
Fonte: “O padre e Romeiro” de Geraldo Menezes Barbosa, Edição do Instituto Cultural Vale do Cariri, Juazeiro do Norte, 1997
Fotograria de Edilma Rocha

GUERRILHA SEGUE CONQUISTANDO O CORAÇÃO DO POVO CARIRIENSE








REVEJA A PROGRAMAÇÃO (JÁ COM AS ALTERAÇÕES)

2ª GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE
Troféu Juscelino Leal Lobo Júnior


CENTENÁRIO DE RACHEL DE QUEIROZ
04.11.1910 – 17.11.2010

PROGRAMAÇÃO

05 (sexta):

17 h - PROCISSÃO DE ABERTURA com a participação do Circo-Escola Alegria, grupos, atores e brincantes seguindo da Praça 3 de Maio até a Praça da Sé, onde haverá o SHOW DO ALÉM, COM LUIZINHO BREGA STAR E AS MAGRECITAS
18 h - Abertura da exposição 25 ANOS DA CIA. TEATRAL LIVRE MENTE, Teatro Rachel de Queiroz, Crato-CE

06 (sábado):
19h00min - Palco: CONTOS DE BRUXAS (Infantil, 60min), Cia. Teatral Arriégua, Crato-CE
20h30min - Arena: ESPERANDO COMADRE DAIANA (12 anos, 60min), Cia. de Teatro Livre Mente, Juazeiro do Norte-CE

07 (domingo):

19h00min - Palco: DONA PATINHA VAI SER MISS (Infantil, 60min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE
20h30min - Arena: DENTRO DA NOITE ESCURA (12 anos, 60min), Cia. de Teatro Livre Mente, Juazeiro do Norte-CE

08 (segunda):
19h00min - Palco: PLUFT, O FANTASMINHA (Infantil, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE
20h30min - Arena: OS ANIMARTISTAS (Infantil, 50min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE

09 (terça):
19h00min - Palco: LAMPIÃOZINHO (Infantil, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE
20h30min - Arena: AVENTAL TODO SUJO DE OVO (12 anos, 70min), Grupo Ninho de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

10 (quarta):
19h00min - Palco: O MISTÉRIO DO BOI MANSINHO (Infantil, 80min), Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: A VINGANÇA DO FINADO JOAQUIM (Livre, 40min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE

11 (quinta):

19h00min - Palco: O MACACO SABIDO (Infantil, 50min), Cia. Kanoistraveizdinovo, Jati-CE
20h30min - Arena: OS ANIMARTISTAS (Infantil, 50min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE (OBS.: em virtude de problemas de saúde com integrantes do elenco da peça A COMÉDIA DA MALDIÇÃO, este espetáculo entra em sua substituição nesta data)

12 (sexta):

19h00min - Palco: O BARQUINHO (Infantil, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE
20h30min - Arena: BRASEIRO (18 anos, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE

13 (sábado):
19h00min - Palco: O REINO MALUCO DE BRANCA DE NEVE (Infantil, 50min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: CEARÁ, GENTE QUE RI (Livre, 55min), Cia. Arte e Cultura, Crato-CE

14 (domingo):

19h00min - Palco: POR CAUSA DE VOCÊ (Livre, 50min), A2 Cia. de Dança, Crato-CE
20h30min - Arena: DESMISTIFICANDO TABUS (14 anos, 50min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE

15 (segunda):
19h00min - Palco: UMA ÚLTIMA VEZ (14 anos, 60min), Cia. Arte e Cultura, Crato-CE
20h30min - Arena: ESPERANDO GODOT (12 anos, 15min), Cia. Os Dois de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

16 (terça):
19h00min - Palco: A BRUXINHA QUE ERA BOA (Infantil, 50min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE
20h30min - Arena: BURRA, NÃO É NADA DISSO QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO (Livre, 60min), Allysson Amâncio Cia. de Dança, Juazeiro do Norte-CE

17 (quarta):
19h00min - Palco: HISTÓRIAS DO TEMPO DA MAMÃE (Livre, 60min), Grupo de Teatro Curumins do Sertão, Farias Brito-CE
20h30min - Arena: RETRATO (Livre, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE

18 (quinta):
19h00min - Palco: A COMÉDIA DA MALDIÇÃO (Livre, 60min), Grupo de Teatro Curumins do Sertão, Farias Brito-CE
20h30min - Arena: CABORÉ (Livre, 50min), Cia. Desabafo de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

19 (sexta):

19h00min - Palco: AS IRMÃS CASTANHOLAS (12 anos, 60min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: NÃO CULPA ELES, CULPA NÓS (12 anos, 50min), Cia. Kanoistraveizdinovo, Jati-CE

20 (sábado):
19h00min - Palco: PÁSSARO DE VOO CURTO (Livre, 60min), Cia. Entremeios de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: BODAS DE SANGUE (12 anos, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE

21 (domingo):
19h00min - Palco: AMARRAS (Livre, 40min), Dakini Cia. de Dança, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: NUDEZ SEM CASTIGO (14 anos, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE

22 (segunda):
19h00min - Palco: O VELÓRIO SHOW (12 anos, 60min), Cia. dos Sem, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: ITINERÁRIO ALÉM DO PONTO (Livre, 40min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE

23 (terça):
19h00min - Palco: UM AMOR DE PALHAÇO (Livre, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE
20h30min - Arena: CURTÍSSIMAS (12 anos, 60min), Alunos do NEET / SESC e Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

24 (quarta):
19h00min - Palco: SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO (12 anos, 60min), Turma do Curso de Formação em Teatro - CCBNB 2010, Cariri-CE
20h30min - Arena: ESPERANDO COMADRE DAIANA (12 anos, 60min), Cia. de Teatro Livre Mente, Juazeiro do Norte-CE (OBS.: em virtude de problemas de saúde com integrantes do elenco da peça A COMÉDIA DA MALDIÇÃO, este espetáculo entra em sua substituição nesta data)

25 (quinta):
19h00min - Palco: O HÓSPEDE (12 anos, 60min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: TERREIRO DE HISTÓRIAS (Infantil, 50min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE

26 (sexta):
19h00min - Palco: ARMADILHAS (Livre, 40min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE
20h30min - Arena: NAS GARRAS DO CAPA-BODE (Livre, 35min), Cia. Wancilu’s Gat Produções, Crato-CE

27 (sábado):
16h00min às 17h30min – Ônibus Juazeiro do Norte/Crato: BUZU-TEATRO (Livre, 25min), Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
19h00min - Palco: AFRODESCENDÊNCIA (Livre, 30min), Cia. de Dança Vid’Art / Projeto Nova Vida, Crato-CE
20h30min - Arena: Seminário “Teatro Brasileiro Caririense” / Entrega de Certificados e Outorga do Troféu Juscelino Leal Lobo Júnior
22h00min - LIFANCO - SHOW VALORES CULTURAIS


Cacá Araújo
Coordenador Geral
(88) 8801.0897 / (88) 9960.4466 / (88) 3523.7430 / (88) 3523.2168

Cientistas descobrem como transformar células da pele em sangue


Uma equipe de cientistas indicou a possibilidade de se obter uma fonte interminável de sangue a partir de uma técnica, publicada na revista "Nature", que permite transformar diretamente células da pele de adultos em sangue. Segundo os pesquisadores, antes de partir para os resultados práticos da descoberta, o estudo terá que passar por outras etapas, especialmente para verificar a segurança dessa medida, mas as possibilidades que se abrem são promissoras.

"Vemos muitos caminhos. Estamos pensando especialmente em pacientes com leucemia. Nesses casos, o sistema sanguíneo sofre uma mudança genética (e os pacientes precisam de células sanguíneas que não sofram rejeição)", destacou Mick Bathia, coordenador do grupo que pertence ao Instituto McMaster de Pesquisas sobre Câncer e Células-tronco, da Escola de Medicina Michael G. DeGroote em Hamilton, na província de Ontário, no Canadá.

"Essencialmente revelamos o método que nos permite transformar células da pele de adultos em células sanguíneas, sem que tenham que passar por uma etapa intermediária que são as células-tronco pluripotentes induzidas", disse. O estudo representa um avanço no tratamento do câncer e de outras doenças: a perspectiva de poder criar sangue para um paciente com sua própria pele permite pensar que algum dia eles não tenham que depender da transfusão sanguínea de bancos de coleta. Também permitiria que os doentes suportem tratamentos mais longos de quimioterapia, sem as interrupções que atualmente são necessárias para que o corpo possa se regenerar. "Acreditamos que no futuro poderemos gerar sangue de forma muito mais eficiente", disse Bhatia.

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - Folha.com

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


CRATO – CEARÁ

Nesta final de semana, em Crato, cinco pessoas presas acusadas de traficarem cocaína, maconha e crack.

Por volta das 16h00 deste domingo (07), a mulher de nome Fabiana Pereira Alencar, 39 anos, sem profissão definida, residente na Rua 108, casa número115, Conjunto Novo Crato, foi presa pela polícia acusada de trafico de drogas. Denúncias chegadas a Ciops Crato davam conta que a mesma encontrava-se na Rua Dr. Manoel Macedo, 128, no bairro Seminário, portando uma quantidade de drogas.

De posse das informações as equipes das RD 1235, RD 1233 juntamente com o serviço de motopatrulhamento flagraram Fabiana Pereira portando 25 papelotes de cocaína e R$ 84,00 em espécie. Dando continuidade a ação, os militares se deslocaram até a residência da acusada, na rua, 108, Conjunto Novo Crato, onde apreenderão mais 100g de pedras crack que estavam na posse de sua mãe de nome Francisca Pereira Porto, aposentada de 68 anos que também foi conduzida á 19 DRPC para procedimentos cabíveis.

No sábado, por volta das 19h30min, a guarnição da cadeia pública do Crato, após o cabo PM Carlos perceber a presença de indivíduos em atitude suspeita que transitavam na rua que dar acesso ao referido estabelecimento prisional, acionou os demais componentes da guarnição que de imediato realizou uma vistoria no telhado e acabaram encontrando 50 gramas de maconha prensada, 15 de gramas de cocaína e 5 gramas de pedras de crack. O material apreendido foi apresentado a direção da cadeia pública para procedimentos cabíveis. O possível autor (es) não foi preso.

Na tarde de sexta-feira a polícia militar prendeu na Rua residencia na Rua Ratisbona, 438, centro do Crato, Antonio Eduardo de Souza, vulgo Dudu, 18 anos e Alisiana Silva de Souza, 19 anos, residentes no mesmo endereço onde foram apreendidas 887gramas de cocaína. O casal foi levado a delegacia da polícia federal de Juazeiro onde foram adotadas medidas legais.

Roubo de veículos.

A guarnição PM do Ronda do Quarteirão, 1236 – soldados Eduardo, Carlos Magno e Régis registrou um roubo de uma motocicleta, por volta das 02h, da manhã deste domingo (07), na Rua Antonio Valdemar, em Crato, tendo como vitima o atendente de lanchonete, Samuel dos Santos Silva, 19 anos, solteiro, residente no bairro Seminário. O mesmo informou a polícia que ao atender a um pedido de entrega de uma solicitada por telefone a Point do Hambúrguer de onde o mesmo é funcionário ao chegar ao local indicado foi abordado por três pessoas, dois homens e uma mulher, estando um deles armado com um revólver, que lhe tomaram de assalto a moto de placa HXN 4458, um capacete e sessenta reais em dinheiro pertencentes a firma em que o ele trabalha e seu aparelho de telefonia celular para em seguida fugirem tomando rumo ignorado. Diligencia foram efetuadas pelos militares, mas sem êxito. A vítima foi orientada a presta queixa na delegacia de polícia civil.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Duas pessoas foram assassinadas neste final de semana em Juazeiro do Norte.

O primeiro crime foi registrado, por volta das 19h30min, de sábado (06) vitimando um homem identificado apenas como "Nego Douglas" morto com dois disparos de arma de fogo . O fato se deu na Rua Campos Elísios, em frente ao número 1091, no Bairro Timbaúbas. De acordo com o perito criminal do PEFOCE Milton Alencar, os tiros atingiram a vítima na face e nas costas sendo que esse transfixou o abdômen.

A polícia apurou junto a populares que os acusados da pratica do delito empreenderam fuga em uma moto Honda Bros de cor preta e placa não anotada tomando destino ignorado. O corpo foi trasladado para o Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri para necropsia e possível identificação. As únicas informações são de que "Nego Douglas" costumava passar naquele bairro. Ainda de acordo com a polícia, no bolso da calça do mesmo foram encontrados um isqueiro, a parte de uma tesoura, um cordão e uma cueca.

O outro homicídio aconteceu por volta das 03h30min, de ontem (07) no cruzamento das ruas Nossa Senhora de Lourdes e 22 de Julho, no Bairro Pio XII. A vítima foi o jovem de 19 anos, Cícero Alan Mariano da Silva, vulgo "Alanzinho", que residia na Avenida Carlos Cruz, 580, no Bairro Franciscanos, morto com quatro disparos de arma de fogo, dois na garganta, um no abdômen e outro na coxa. Ele ainda foi socorrido em uma viatura do Ronda do Quarteirão para o Hospital Tasso Jereissati e posteriormente transferido para o Hospital Santo Inácio onde morreu. A autoria do crime é desconhecida afirma a polícia que acrescenta que Alanzinho já respondia a inquéritos policiais por infrações aos artigos, 147 e 157, do código penal brasileiro, respectivamente, ameaça e assalto a mão armada.

Três crimes de lesões corporais a bala foram registrados pela polícia de Juazeiro em menos de 06 horas.

Por volta das 18h00min, na Rua Pio Norões, nº 13, bairro João Cabral, um homem identificado apenas como Felipe, o Girafa, residente na Rua João Conrado Cruz, bairro João Cabral, alvejou com 02(dois) disparos de arma de fogo, um nas costas e um na altura do pescoço, o adolescente de iniciais I.B.M., 17 anos, que foi conduzido por populares até o Hospital Tasso Ribeiro Jereissati, posteriormente transferido para o Hospital Santo Inácio para submeter-se a uma cirurgia.

No segundo caso, o comerciante Claudio Elisson da Silva Saldanha, 27 anos, residente na Rua José Lobo da silva, nº 80, Sítio Marrocos, efetuou vários disparos que atingiu na altura do tórax, a pessoa de iniciais P. S. .S., 38 anos, residente na Rodovia Chagas Callou, no Sítio Marrocos, que foi socorrido por populares ao Hospital Santo Inácio. O crime aconteceu ontem, por volta das 20h00min, no Bar do Vidal, no Sítio Marrocos, zona rural de Juazeiro.

Já por volta de 00h56, de hoje, a recepção do Hospital Tasso Jereissati deu ciência à CIOPS do 2º BPM que havia dado entrada naquele unidade de saúde, vítima de lesão à bala, a pessoa de Francisco A.S.S., 24 anos, residente na rua Anita Neves Couto, Frei Damião, em Juazeiro. A vítima apresentava um ferimento na mão.

A dupla de PMS da RD 1223, soldados Cícero e Alves, foi deslocada até o hospital onde tomou conhecimento através da vítima a qual informou que estava dormindo quando acordou com o barulho provocado pelos homens conhecidos como “Cachorrão” e “Dedé”, que tentavam arrombar sua residência. Ao se manifestar no propósito de afugentar os ladrões, estes fugiram após efetuarem quatro disparos contra o mesmo, vindo um lhe atingiu a mão direita. Nos três casos a polícia militar realizou diligências na intenção de prender os acusado, que, no entanto ainda não foram localizados.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


JUAZEIRO DO NORTE-CEARÁ:

Briga em bar resulta na morte de uma pessoa inocente no bairro Betolândia em Juazeiro.

Faleceu no início da noite, desta segunda-feira (08), no hospital São Vicente da cidade de Barbalha, o jovem de 30 anos, José Edivan Ribeiro, que morava na Rua Augusto Dias de Oliveira, 443, Bairro Betolândia, em Juazeiro do Norte. Na noite do último ele foi agredido com uma facada na perna direita que casou ruptura na artéria femural, sendo ainda socorrido para o hospital onde foi submetido à intervenção cirúrgica, mas não resistiu vindo a morrer. Informações repassadas pela polícia dão conta de que José Edivan se encontrava em sua residencia quando o acusado identificado como Francisco Romualdo da Silva, invadiu o local e praticou o crime para em seguida fugir tomando rumo ignorado.

A polícia acrescenta que a ação criminosa foi motivada por outro crime, este praticado por um irmão da vítima de nome José Aguinaldo Ribeiro que teria desferido uma facada nas costas de um filho do autor do homicídio, identificado por Francisco Felipe da Silva, de 19 anos, fato ocorrido minutos antes durante uma briga em um bar localizado no Bairro Betolândia, que como represaria Francisco Romualdo dirigiu-se até a casa do agressor do filho, mas como o não encontrou, agrediu o irmão deste que não tinha nada haver com o delito ocorrido anteriormente. A polícia de Juazeiro do Norte continua em diligências no intuito de localizar e prender Francisco Romualdo.

Na manhã de ontem, dois acidentes envolvendo motocicletas matou uma pessoa e deixou outras duas feridas.

O primeiro caso envolveu duas motocicletas, fato ocorrido por volta das 9 horas desta segunda-feira, na Avenida Prefeito Carlos Cruz, no Bairro Franciscanos, em Juazeiro do Norte. Cícero Marcondes da Silva, de 47 anos, residente na Rua São Vicente, 162, no Bairro do Socorro, conduzia uma motocicleta Honda Pop de cor prata e placa NUB-8304 no sentido estação ferroviária - Praça José Geraldo da Cruz, quando foi fazer a manobra para a Rua Monsenhor Esmeraldo, na direção do Santuário de São Francisco foi surpreendido pela motocicleta Honda CG 125 de placa HXJ-7361, inscrição do Ceará, que seguia no mesmo sentido dirigida por Francisco Márcio dos Santos, de 20 anos, residente na Rua Maria Salviano de Jesus, 2389, no Bairro Horto, que ocupava a faixa de tráfego errada com isso provocando o acidente. Os dois motoqueiros foram socorridos para o Hospital Tasso Jereissati.

Já na madrugada de ontem, outro um acidente envolvendo uma motocicleta matou uma mulher de 26 anos. A vítima foi Joselina Rodrigues que residia na Avenida Maceió, 1007, no Bairro Romeirão, em Juazeiro do Norte. Ela viajava em uma moto que era guiada pelo seu esposo, Reinaldo Rodrigues, procedente do município de Crato com destino a Juazeiro quando o acidente aconteceu. O casal foi socorrido para o Hospital Santo Inácio onde a mulher morreu quando recebia socorros médicos, enquanto o esposo da mesma permanece internado no hospital, mas fora de perigo.

Taxista é vítima de sequestro relâmpago.

De acordo com o boletim do 2º BPM enviado a imprensa, ontem, por volta das 11h00min, de chegou ao conhecimento da CIOPS Juazeiro, que na Cidade do Crato, segundo informações prestadas pelo Sr. de iniciais J. do N. F., 44 anos, residente no bairro Seminário, havia sido vítima de sequestro relâmpago o taxista de iniciais M. F. DO N. onde o mesmo e se encontrava em eu local de trabalho, quando foi abordado por uma mulher e dois homens de características não informadas, que mediante ameaça de um revolver o colocou dentro do veículo SIENA, de cor e placas não anotadas, que instantes tomaram rumo sentido Crato – Juazeiro.

Vale salientar que a CIOPS acionou todo o ostensivo da Policia Militar de Juazeiro do Norte, no intuito de localizar o veículo, prender os eventuais suspeitos, bem como socorrer a vítima. Instantes depois a CIOPS foi acionada pela dupla de PMS da RD 1222, soldados Gonçalves e Marcos, que se encontrava com o denunciante o qual é parente da vítima, ocasião que em informou que o taxista teria sido libertado juntamente com seu veículo na Avenida Leão Sampaio sentido Juazeiro – Barbalha.

Prisão por estelionato

Por volta das 22h30min, foi conduzido à 20ª DRPC, José Reinaldo dos Santos, 36 anos, sem endereço fixo, natural de Fátima do Sul-MS, pela prática de estelionato no município de Caririaçu-CE, Ele é acusado de ter realizado compras de imóveis e veículos, alegando ter vendido um terreno na cidade de Juazeiro do Norte, e havia contraído um empréstimo no valor de R$ 200,000,00(duzentos mil reais), mas ainda não o recebera, e como garantia do pagamento dessas compras, registrava-as em cartório, dizendo que o pagamento seria efetuado no dia seguinte ao do registro, tentando obter vantagem ilícita, em prejuízo alheio.

José Reinaldo registrou no cartório daquela localidade a compra de 2(duas) casas, 2(dois) terrenos, um veículo pampa e uma caminhonete D-10, sendo este último de propriedade de A. Z. N, 44 anos, residente no bairro Nossa Senhora do Carmo, Caririaçu, que acionou a polícia, após o infrator se apossar do veículo antes mesmo do combinado, o qual seria após o suposto pagamento, como constava no registro. A viatura daquela localidade CP 2421, composta pelo cabo Ângelo e soldado Edival, foi acionada no intuito de localizá-lo, posteriormente, a referida composição recebeu a informação de que o veículo havia sido abandonado na rua Paraíso, bairro Paraíso, naquele município, e ao chegar ao local, foram informados por populares de que o acusado deixou aquele local se dirigindo a cidade de Juazeiro do Norte em uma moto-taxi.

O mototaxista foi localizado, e ao ser perguntado onde o tinha deixado JOSÉ REINALDO, disse que o deixara na rua do Cruzeiro com São José, no Centro de Juazeiro,. Os PMs de Caririaçu com o apoio da VTR do RONDA 1221, composta pelo Sd Matias e Soares, foi até o local indicado, onde conseguiram prendê-lo, sendo conduzido à 20ª DRPC, juntamente com o proprietário da caminhonete D-10, para que fossem realizados os devidos procedimentos.

O procedimento com as outras vítimas será feito no município de Caririaçu-CE em delegacia local e segundo o entender da autoridade policial da Delegacia Regional em Juazeiro do Norte ocorreu o crime de estelionato tipificada no Art. 171 do Código Penal Brasileiro.

GRANJEIRO – CEARÁ:

Acusado de atentado violento ao pudor preso a mando da justiça.

Ontem, por volta das 17h00min, no Sítio Santa Vitória, zona Rural de Grangeiro, a equipe da viatura policial militar CP 2541 soldados Tarcisio George e Brito dando cumprimento a mandando de prisão expedido pelo Juiz de Direito José Ricardo Costa D'Almeida- titular da comarca vinculada do município de Grangeiro efetuou a prisão do acusado de atentado violento Francisco Sales Amâncio da Silva, 25 anos, morador da área.O acusado foi conduzido para a Cadeia Pública local, para posterior decisão judicial

CAMPOS SALES – CEARÁ:

Mulher presa quando comercializa droga em feira livre.

A mulher de nome Rosilene Souza dos Reis, 21 anos, residente na Rua Cecília Meireles, 116, no Bairro Barragem, em Campos Sales foi presa por volta das 11hs, de ontem (08), pela polícia militar através da Patrulha RP 2174 - composta pelo cabo Melo e soldados Edilson e Ramiro quando comercializa pedras de crack na Rua Coronel Baleco, no bairro centro daquela cidade, local onde se realiza a feira livre.

A mesma foi conduzida pelos militares juntamente com o material apreendido a delegacia de polícia civil de Delegacia de Policia Civil de Campos Sales onde retirou do busto 13 (treze) pedras de crack e a quantia em dinheiro de R$ 52,00 (cinquenta e Dois Reais). Segundo a polícia, em seu depoimento na DP, Rosilene informou que um irmão da mesma de nome Ronaldo e um amigo deste conhecido pelo nome Paulinho foram quem lhe forneceram a droga para revender. Os dois estão sendo procurados pela polícia.

BARBALHA – CEARÁ:

Porte ilegal de arma de fogo.

A equipe da composição da CPA-5002, pertencente a Companhia de Policia Militar Ambiental - CPMA, cabo Carvalho e soldados Ferreira e Stênio, quando realizava fiscalização rotineira afim de coibir os crimes ambientais, no município de Barbalha - CE abordou por volta das 00h:45min, de ontem (08), na localidade de Sítio Macaúba, um veículo Fiat Uno Mille Fire Flex, 04 portas, de cor verde, ano 2006/2007, placas MUZ 6638, que se encontrava parado às margens da estrada e que tinha como condutor Esterivar Ferreira de Lima, residência no Sítio Canta Galo, em Moreilândia – PE.

Segundo a polícia, o motorista se se encontrava armado com um Revolver Taurus, calibre 38, capacidade para 05 (cinco) cartuchos, municiado com apenas 02 (dois) cartuchos, intactos, de N° MJ 95982. Diante dos fatos os militares deram voz de prisão ao acusado conduzido-o juntamente com o veiculo a 20ª Delegacia de Policia Civil na cidade de Juazeiro do Norte – CE, onde o mesmo foi apresentado ao Delegado de Policia Civil Bel. Cícero Giovani Souza de Aquino, onde também se encontrava presente o escrivão de Policia Civil Bel. Francisco Clóvis de Sousa, que adotaram as medidas cabíveis ao caso. Inquérito N° 488-00887/2010.

MILAGRES – CEARÁ:

Ferreiro preso acusado de porte ilegal de arma de fogo.

Ontem, por volta das 22h30, no Sítio Rosário, em Milagres - CE foi preso por porte ilegal de arma de fogo o ferreiro, Francisco José Felix da Silva, vulgo “Tenente”, 26 anos, casado. Ele foi preso em frente a sua residência com uma espingarda de fabricação caseira, calibre 12, desmuniciada. A prisão aconteceu após uma denúncia anônima informando que o acusado encontrava-se em frente a sua residência armado e ameaçando os vizinhos. Francisco José foi conduzido pela patrulha PM CP 2463, composta pelos cabos Xavier, Iremar e Gildenor para a Delegacia Municipal de Polícia Civil de Milagres para a realização do devido procedimento legal.

QUITERIANÓPOLIS – CEARÁ:

Bando faz reféns e assalta agência bancária.

Cerca de oito homens fortemente armados assaltaram, na madrugada desta segunda-feira, 08 (oito), uma agência do Bradesco do município de Quiterianóplis, no Sertão de Crateús. Informações preliminares da delegacia do município dão conta de que o bando fez pelo menos três reféns, que estavam em frente a uma agência dos Correios.

A ação teria acontecido por volta das 2 horas, quando os acusados chegaram em um veículo modelo Gol, renderam três pessoas e quebraram as vidraças da agência bancária. De acordo com o soldado PM Ferreira, após conseguirem entrar no banco, os criminosos utilizaram um maçarico para arrombar os caixas eletrônicos do local. Depois de libertar os reféns, o bando fugiu em direção à CE-187, levando quantia em dinheiro ainda não informada. Ainda segundo o militar, o veículo utilizado na fuga foi encontrado carbonizado a oito quilômetros da sede do município.

Para a Polícia, não é descartada a hipótese de que o crime tenha sido cometido pela mesma quadrilha que assaltou, nas últimas semanas, agências bancárias dos municípios de Banabuiú, Ibicuitinga, Lavras da Mangabeira e Nova Russas. A Polícia faz diligências para tentar identificar a identidade dos criminosos

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe
Com informações contidas em Boletins da Polícia Militar

PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Três destaques – por Armando Lopes Rafael


1 – Caos do Enem

Não é mais novidade. A imprensa está chamando de “caos” a aplicação das provas do Enem-2011. A atual versão “involuiu” e ficou pior do que a passada. O destaque deste ano foi para erro na impressão da folha de respostas. Mas a desorganização foi uma constante de norte a sul, de leste a oeste nos locais aonde as provas foram aplicadas. A OAB não descarta a anulação das provas o que agravaria o alto custo financeiro e comprovaria a incompetência do Ministério da Educação (leia-se Fernando Haddad). O Governo Federal deveria ser condenado, no mínimo, a devolver o dinheiro das matrículas pago por três milhões de jovens brasileiros...

2 – Pedofilia

Não foi praticamente divulgado um fato acontecido – aqui mesmo no Ceará – no penúltimo domingo, 31 de outubro. A polícia prendeu na cidade de Fortim, o pastor evangélico Francisco Germano, 28 anos, após denúncia feita à delegacia do município, pela tia da vítima. Germano foi pego em flagrante abusando de uma menina de 10 anos. Segundo a polícia, o homem é presidente de uma igreja evangélica no bairro Montese, em Fortaleza. Quando a denúncia de pedofilia é feita contra padres desviados da Igreja Católica, a notícia corre célere o mundo inteiro. De Aiuaba, no sertão dos Inhamuns à Cracóvia, na Polônia, todo o planeta Terra fica sabendo...

3 – Preconceitos contra nordestino

Todos os nordestinos têm razão em ficar revoltados contra as mensagens de preconceito divulgadas no sul/sudeste, pelo fato da região mais pobre do Brasil ter votado em peso na candidata eleita, Dilma. Claro que ninguém concorda com racismo nos dias atuais! Agora não convence é essa hipocrisia de pessoas que defendem o aborto; que acham normal o dilaceramento de inocentes indefesos no útero materno, virem agora a público demonstrar sua indignação contra mensagens divulgadas por adolescentes no twitter, tipo “morte aos nordestinos”.

ALMANAQUE - Dia 8 de novembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

8 de novembro: Dia Mundial do Urbanismo.

* 1895 - Röntgen descobre os raios X.
* 1923 - Ocorre o Putsch da Cervejaria na Alemanha.
* 1965 - É estabelecido o Território Britânico do Oceano Índico.

Nasceram neste dia...

* 1656 - Edmond Halley, astrónomo britânico (m. 1742).
* 1848 - Gottlob Frege, matemático e filósofo alemão (m. 1925).
* 1847 - Bram Stoker, escritor irlandês, autor de Drácula. (m. 1912).

Morreram neste dia...

* 618 - Papa Adeodato I.
* 1246 - Berengária de Leão e Castela, rainha de Castela (n. 1180).
* 1934 - Carlos Chagas (na imagem), médico e cientista brasileiro. (n. 1879)

Fonte: Wikipedia

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 09 de Novembro de 2010


Deputado eleito se reúne com representações do Geopark e URCA e destaca projeto como de grande importância para o futuro da região

O deputado estadual eleito da bancada do Cariri, Camilo Santana, do Partido dos Trabalhadores (PT) esteve, na última sexta-feira, reunido com coordenadores do Geopark Araripe (GA), e a Vice-Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Otonite Cortez. O encontro, no escritório do Geopark, teve a finalidade de apresentar o projeto ao deputado e as atividades atuais que vêm sendo executadas, para que as demandas sejam fortalecidas junto à Assembléia Legislativa do Estado e Governo do Ceará. Camilo Santana disse, durante a reunião, que o projeto representa o ‘futuro da região do Cariri’, ressaltando a importância do Geopark nos diversos contextos.

O coordenador executivo do GA, Patrício Melo, ao destacar a dimensão do projeto, afirma que o Geopark tem sido incorporado pelas próprias comunidades regional, tendo a Universidade como animadora do processo. Ele apresentou alguns trabalhos que vêm sendo desenvolvidos atualmente, nas áreas de atuação. “É uma das únicas saídas para o desenvolvimento regional na cultura, turismo, educação ambiental e a geoconservação”, diz. Para o coordenador, o projeto revela um potencial extraordinário de crescimento nos próximos anos.

O deputado eleito disse que irá marcar uma audiência com o governador e integrantes da Universidade para tratar diretamente do projeto, além de sensibilizar a bancada para o direcionamento de recursos do Estado voltados para o Geopark . “Temos que ver este projeto atualmente com uma das alternativas de atuação mais importantes para o desenvolvimento do Cariri”, disse Camilo. A reunião contou com a Pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, Cileide Araújo, além do assessor de Assuntos Internacionais da Instituição, Titus Riedl.

Projeto do GA será avaliado este mês

Está marcada para este mês a avaliação do Geopark Araripe por integrantes da Unesco, que virão ao Cariri verificar ‘in loco’ todo o desenvolvimento do Projeto, nos diversos critérios estabelecidos pelo órgão internacional. Os seis municípios que inserem os geossítios serão visitados pela equipe. São quatro anos de Geopark Araripe na região com chancela internacional, que passará por um processo de renovação, a depender do processo de avaliação do que foi desenvolvido até o momento, no único Geopark do Hemisfério Sul e das Américas.

I Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparks acontece de 17 a 19 no Cariri

Acontece de 17 a 19 de novembro, em Crato e Juazeiro do Norte, a I Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparks. O evento reunirá representantes de cerca de 20 países e os maiores estudiosos na área, com um público estimado em 200 participantes. Uma das propostas do evento é também incentivar a criação de uma rede latino-americana e caribenha de geoparques, tendo o Geopark Araripe, o único das Américas, como fomentador. Portanto, será um grande evento internacional sediado no Cariri, por meio da Rede Global de Geoparques, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A secretária adjunta da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Professora Teresa Lenice Mota destacou o momento de fortalecimento das ações do projeto e um intercâmbio de experiências que será proporcionando durante a conferência, principalmente para o Geopark Araripe, que teve significativos avanços nos últimos anos. Mais informações no endereço: www.geoparkararipe.org.br. Dúvidas e informações você obtém através do telefone (88) 3102. 1237.

Departamento e Curso de Economia da URCA sediarão evento científico da Região Nordeste

O encontro Regional da Sociedade Brasileira de Economia Rural – SOBER-Nordeste de 2010 será realizado na Universidade Regional do Cariri (URCA) nos dias 24, 25 e 26 de novembro. Neste ano o evento está sob a Coordenação do Departamento e do Curso de Ciências Econômicas da URCA que elegeu como tema central as mudanças climáticas globais e desenvolvimento rural do Nordeste - impactos econômicos, sociais e ambientais. As inscrições se estenderão até 12/11/2010 – exclusivamente através do site http://soberne2010.urca.br. Os estudantes pagarão taxa de R$ 30,00 e os profissionais R$ 50,00. Além da inscrição no evento os participantes poderão optar por inscrição em minicurso no valor de R$ 15,00.

Representação do Curso de Física da URCA presente no XXVIII - Encontro de Físicos do Norte e Nordeste

Alunos e professores do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Regional do Cariri (URCA) participarão no XXVIII - Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, que ocorrerá no período de 08 a 11 de novembro de 2010, em Teresina-PI. Serão 17 estudantes e dois professores. Essa é a terceira participação consecutiva dos integrantes do departamento no Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. Para este ano, foram aprovados 20 trabalhos para apresentação.

Professor do Departamento de Engenharia de Produção da URCA aprova projeto no Edital Universal do CNPq

O Professor Doutor Jailson Charles dos Santos, lotado no Departamento de Engenharia de Produção da URCA, aprovou o projeto intitulado “Modelagem e Simulação dos Processos de Carga e Descarga do Gás Natural em Leito de Carvão Ativado como Metodologia Alternativa de Armazenamento em Veículos Automotivos e para Distribuição em Locais Remotos Desprovidos de Gasodutos”, no Edital Universal do CNPq. Atualmente, o alto custo associado ao transporte do gás natural até o mercado consumidor, tem representado o principal empecilho na disseminação do uso deste produto no mercado.

O projeto do Professor Jailson tem como objetivo o desenvolvimento de sistemas de armazenamento mais seguros e de baixo custo, tendo em vista a potencialização do uso do gás natural em veículos automotivos e o atendimento aos consumidores localizados em regiões remotas não servidas por redes de gasodutos. O docente, que já havia sido contemplado recentemente no Programa BPI da FUNCAP (Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Estímulo a Interiorização) foi contemplado agora na Faixa A do Edital Universal que atende a projetos com orçamento de até R$ 20.000.

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Crato, 08 de novembro de 2010

CRATO - Notícias do Dia 09 de Novembro de 2010


Crato investe a partir de novembro mais de R$ 2 milhões em calçamento de ruas

Está previsto para ser iniciado em breve, o calçamento de 38 ruas do município do Crato, que fazem parte do primeiro lote de ruas a receberem o benefício, num projeto de financiamento de R$ 2 milhões. O secretário de Infraestrutura, José Muniz, afirma que foi realizada a fiscalização no município, para que seja finalizado o processo de licitação para início da obra.

Saúde realiza prevenção de colo do útero na Unidade do São Miguel

A Secretaria de Saúde do Crato, através da Coordenação da Atenção Básica e equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) do São Miguel, deu início, ontem, e vai até o dia 12, a campanha de prevenção do câncer no colo do útero, nas mulheres de 25 a 59 anos. O trabalho será realizado pelos profissionais de saúde na Unidade de Saúde do São Miguel, das 8 às 11 horas e das 14 Às 16 horas.

COMDEMA de Crato convida para sua 10a Reunião Ordinária hoje

O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente COMDEMA e também Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato Nivaldo Soares de Almeida convida os conselheiros e sociedade civil para estarem presentes na 10a Reunião Ordinária do ano de 2010, que acontecerá hoje no Auditório da Secretaria de Saúde no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal do Crato às 8 horas 30 minutos.. Na ocasião serão realizadas as Apresentaçoes do Curso de Guardião Ambiental Infanto-Juvenil por Vanda Lúcia Roseno Batista da SEMAC e Capitão Francisco Paulo Rabelo de Luna CPMA e do projeto PREVFOGO Unidade de Crato com Francisco Edilberto Bacurau Júnior Chefe da Brigada do Crato.

Prefeitura do Crato e Projeto Primeiro Passo: Juntos na melhoria da qualidade de vida dos jovens cratenses

O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS executam o projeto Primeiro Passo na modalidade Aprendiz com o curso de assistente administrativo desde o dia cinco de julho desse ano. O curso funciona na Escola de Ensino Fundamental Dom Quintino, e conta atualmente, com vinte jovens participando das aulas teóricas nos dias de segundas, quartas e sextas, no horário de 14 ás 17 horas e 20 minutos. Estes jovens são acompanhados com freqüência pela coordenadora municipal do projeto primeiro passo, Amanda de Lavôr Bizerra e as aulas teóricas são ministradas de acordo com o conteúdo programático estabelecido pelo programa coordenado pelo Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC. Desses vinte jovens, oito já se encontram estagiando nas seguintes empresas do município Crato.

COMÉRCIO VAREJISTA DE MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS - ESTÁGIÁRIA -ELIZA ANDARCIELE GOMES DUARTE;

BT PETRÓLEO LTDA INDEPENDÊNCIA - ESTÁGIÁRIA - MARIA JÉSSICA SIEBRA CARDOSO;

AUTO POSTO DE ARARIPE LTDA - ESTÁGIÁRIO KENEDY RICARTO DE SOUZA;

MAGAZINE MART CENTER LTDA - ESTÁGIÁRIO- FRANCISCO AIRTON CARNEIRO JÚNIOR;

BT PETRÓLEO LTDA BATATEIRA - ESTÁGIÁRIA - MARIA ITAUANA FERNANDES DA SILVA;

CARIRI COMERCIAL DE MOTOS - ESTÁGIÁRIA - MADELEINE MARIA LEITE AMORIM;

MART CENTER LTDA – ESTÁGIÁRIO- RAFAEL IVAN DE ARAÚJO CONRADO.

Atenção: os empresários que se interessarem a contratar os jovens do referido projeto, procurem a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, para falar com Liduína Alves de Andrade secretária municipal e/ou Amanda de Lavôr Bizerra coordenadora do projeto primeiro passo- jovem aprendiz. Projetos como o Primeiro Passo se configuram como uma grande oportunidade que os empresários devem disponibilizar aos jovens, pois os capacitam, recebem mão de obra especializada e promovem a responsabilidade social. Para maiores informações, entrar contato pelos telefones: 88 3521-6321/3521-6425.

Escola do Crato entre as finalistas no PETECA, em nível estadual

A Educação do Crato obtém reconhecimento através de trabalho desenvolvido em uma das escolas da rede pública municipal. A Escola Melvin Jones, no Bairro Muriti, foi uma das cinco selecionadas, no estado, com atividades realizadas por meio do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – PETECA. Desde o mês de agosto, quando iniciou sua participação no programa, se inscreveu em várias modalidades exigidas pelo PETECA, mas as artes cênicas se sobressaíram, por meio das atividades desempenhados por nove alunos, entre crianças e adolescentes. Um espetáculo de dança foi produzido, tendo como inspiração o tema proposto pelo PETECA: “Tempo de Sonhar”, em que mostra a realidade de crianças e adolescentes. Ao invés de estarem trabalhando, as crianças e adolescentes devem ter a oportunidade de vivenciar esse período de vida com os sonhos. O projeto tem como meta em todo o país a erradicação do trabalho infantil. Os municípios selecionados no Ceará foram Aracati, Sobral, Itatira e Barbalha, além do Crato. Segundo a coordenação da escola, se esperava um destaque em nível de município, pelo esforço empreendido no trabalho. O resultado no estado foi uma surpresa e agora é esperar a premiação para os primeiros colocados. A apresentação em fortaleza acontece no próximo dia 26, no auditório Waldir Diogo, na FIEC.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

XII Mostra SESC Cariri de Cultura - Abertura é na Sexta-Feira dia 12 de Novembro


Escritor Ariano Suassuna estará no Crato

Ariano Suassuna ministra aula-espetáculo na abertura da 12ª Mostra SESC Cariri de Cultura. A abertura da 12ª edição da Mostra SESC Cariri de Cultura irá acontecer na próxima sexta-feira (12), às 19h, com uma aula-espetáculo do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, na RFFSA, Crato. Em suas apresentações, Ariano Suassuna, que é um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, autor dos célebres Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, é um defensor da cultura do Nordeste, fala sobre a valorização da cultura popular nordestina. Estará presente na ocasião o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt.

Sobre a Mostra SESC Cariri de Cultura

A 12ª edição da Mostra SESC Cariri de Cultura, já consolidada no calendário nacional, atua fortemente na propagação e divulgação da arte e da cultura. O evento reúne no sul do estado do Ceará núcleos de literatura, música, artes cênicas, artes plásticas, audiovisual, meio ambiente e artes visuais.

Durante a realização da Mostra, dez municípios irão compor o quadro geral do festival: Crato, Barbalha, Nova Olinda, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Campus Sales, Araripe, Assaré, Santana do Cariri e Potengi. Seis países e 12 estados da federação farão parte do contexto abrangente do evento. Estão previstas 107 apresentações, envolvendo cerca de 300 artistas. No núcleo audiovisual, serão exibidos 78 filmes entre curtas e longas da produção cinematográfica cearense. Na seção literária, uma programação que inclui um jornal literário, recitais de poesias, oficinas de troca de experiências e lançamento de cordel

O circuito, programado para acontecer de 12 a 17 de novembro na região do Cariri, traz para a abertura uma apresentação com o escritor Ariano Suassuna. A partir do dia 19 de novembro, o caldeirão artístico cultural do Cariri chega em Fortaleza, onde acontecem espetáculos para todos os públicos se estendendo até o dia 21.

Assessoria de Imprensa: AC Comunicação

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31