xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/11/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 novembro 2010

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri


A realidade concisamente

Saiu o resultado preliminar do Censo 2010. Que poderá (ou não) sofrer mínimas modificações. Qual a população da conurbação Crajubar? Exatos 419.456 habitantes! Nem mais nem menos, assim distribuídos: Barbalha: 54.806; Crato: 119.949 e Juazeiro do Norte: 244.701 habitantes. Já a população da Região Metropolitana do Cariri (que além do Crajubar incorpora ainda os municípios de Missão Velha, Jardim, Caririaçu, Santana do Cariri, Farias Brito e Nova Olinda) totalizou 556.260 habitantes. Quer queiram, quer não, como gostava de dizer o cantor Luiz Gonzaga... E c’est fini!

População da Diocese de Crato
De acordo com o IBGE, a população residente na Diocese de Crato, formada por 32 municípios localizados no Sul do Ceará, totalizou 977.350 habitantes. O território da Diocese de Crato compreende uma superfície total de 17.648,4 km2, o que dá uma densidade populacional: 55,38 hab/ km2.

É proibido cochilar
As lideranças cratenses (e o conceito de liderança aqui é amplo: políticos, empresários, formadores de opinião, imprensa falada e escrita, etc.) precisam acordar enquanto é tempo. Já foram iniciadas – na Universidade Federal do Ceará – as providências preliminares com vista ao Projeto Político Pedagógico do Curso de Veterinária, previsto para Crato. Infelizmente como a construção do Campus de Ciências Agrárias de Crato vem se arrastando em passo de tartaruga (seria uma das obras do PAC?), corre o risco do curso de Veterinária ter o mesmo destino do curso de Agronomia. Este último, também previsto para ter sede em Crato, funciona “provisoriamente” em Juazeiro do Norte. Na Terra do Padre Cícero (cidade natal do reitor Jesualdo Farias) o Campus da UFC já teve concluídas as suas três etapas. Enquanto isso o Campus-Crato ainda está nas preliminares...

Jóias made in Cariri
Durante a Conferência Latino-Americana de Geoparks, que será realizada nos próximos dias 16 e 17 de novembro em Crato, acontecerá uma exposição de jóias criadas por ourives e lapidadores de Juazeiro do Norte. O design das peças foi inspirado nas formações geológicas, réplicas de fósseis, flora e fauna da Chapada do Araripe. São jóias que incluem fragmentos da Pedra Cariri, incrustadas em peças de ouro e prata. Tudo inspirado na defesa da ecologia e da natureza exuberante da Chapada do Araripe e adjacências.

Esqueceram o Crato
O jornal “Estado de S.Paulo” publicou – no último dia 30 de outubro – um caderno (“Nordeste, especial de turismo”), com oito páginas de informações e fotos coloridas sobre as atrações turísticas da região nordestina. Na parte destinada ao Ceará consta o tópico a seguir transcrito, que só citou Juazeiro do Norte e Barbalha, logo abaixo de uma foto da igreja do Rosário, de Barbalha:
“A Floresta Nacional do Araripe (Flona), conhecida como “oásis do sertão”, não é a principal atração do Cariri: milhares de pessoas vão para Juazeiro participar do culto (sic) ao Padre Cícero. No município de Barbalha, a Festa do Pau da Bandeira homenageia Santo Antônio, o padroeiro da cidade. Na floresta, três trilhas totalmente sinalizadas levam a banhos terapêuticos em piscinas naturais”.
Enquanto isso, ainda neste mês, ocorrerá em Juazeiro do Norte um encontro com jornalistas especializados em turismo que atuam em revistas e jornais. A finalidade desse encontro é mostrar aos profissionais de imprensa o potencial do Cariri na área do geoturismo. Outro encontro está previsto para breve e vai reunir representantes de agência de turismo e principais operadoras do Brasil, visando incluir o Cariri em seus roteiros.

Potencial turístico de Crato 1
A nota acima serve como reflexão. O está faltando para que o potencial turístico do município de Crato seja mais divulgado? Se você procurar um folder sobre as atrações turísticas de Crato não vai encontrar... No entanto, poucas cidades nordestinas possuem tantos atrativos como os aqui existentes. A começar pela Floresta Nacional do Araripe (Flona) a primeira unidade de conservação da natureza criada no Brasil (em maio de 1946) dotada de rica biodiversidade – resquício virgem da Mata Atlântica – com fontes naturais, pequenas grutas e sítios paleontológicos classificados entre os mais famosos do mundo. No setor cultural, somente no quadro da Praça da Sé, existem três museus: 1) o de Artes Vicente Leite, com uma coletânea de quadros de pintores famosos; 2) O Museu Histórico de Crato, com 928 peças em seu acervo, dentre elas utensílios de uso dos índios Cariris, objetos que pertenceram a Bárbara de Alencar, e aos moradores do Caldeirão do Beato José Lourenço; 3) o Centro de Pesquisa Paleontológico da Chapada do Araripe (localizado na casa onde foi julgado Pinto Madeira), com de 1.000 fósseis do período cretáceo.

Potencial turístico de Crato 2
Crato possui ainda prédios históricos e dispõe de excelentes hotéis localizados no sopé da Chapada do Araripe. Fica aqui a sede do Geopark Araripe. Sem falar que dispõe de rica culinária e bons restaurantes. Brevemente estará em funcionamento o Centro de Convenções do Cariri, o equipamento mais completo do gênero no Ceará. Aqui residem mestres da cultura que difundem o nosso patrimônio imaterial: cordel, xilogravuras, manifestações e tradições populares de grande valor, como os grupos de lapinha, pastoris, reisados, maneiro-pau, bandas cabaçais, artesãos de barro, couro, madeira e fibras. Festas como a ExpoCrato e a Mostra Anual de Teatro, promovido pelo SESC atraem muitos turistas. O que falta para incrementar o turismo na Cidade de Frei Carlos é apenas uma maior divulgação.

Curtas
*** O vice-prefeito de Juazeiro do Norte, José Roberto Celestino, não dorme no ponto. Já passa de 10 mil assinaturas no abaixo assinado – realizado em todo o Cariri – com o objetivo conseguir melhorias para o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. O impasse por reformas entre o Estado e a Infraero tem gerado polêmicas as mais variadas... O Aeroporto está dentro de uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados, incluindo a parte construída do pequenino terminal de passageiros e não tem a mínima condição para absorver o número de passageiros que aumenta a cada dia.

*** Foi iniciado no bairro Novo Lameiro, em Crato, um novo condomínio residencial. Fica localizado vizinho a outro já existente: o Novo Milênio. Ambos têm como endereço a Avenida José Horácio Pequeno.

*** Será realizada no próximo dia 11 uma audiência pública – convocada pelo promotor de Justiça, Pedro Luiz Campelo – para debater o abandono e degradação em que encontra o Sítio Fundão, pertencente ao Governo do Ceará que o adquiriu para lá implantar uma reserva ecológica. Dessa audiência poderá sair uma futura Ação Civil Pública para apurar as causas da omissão do poder público em relação ao meio ambiente no Município do Crato.

Memória caririense

Prosseguem as obras de restauração da Casa-Mãe da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, localizada no centro de Crato. Na foto acima, o altar-mor da capela – esculpido em madeira de lei, em 1923, pelo famoso artesão cratense mestre José Lucas – com seus três nichos, onde pontificam o trio carmelitano: Nossa Senhora do Carmo, Santa Teresa d’Ávila (Padroeira) e São José. As imagens do altar foram adquiridas na Itália, por dom Quintino (1º bispo de Crato), há 87 anos. Esta capela, que conserva toda sua originalidade, é propriedade da Diocese de Crato e está há décadas sob custódia das Filhas de Santa Teresa. Na foto abaixo, a pracinha interna, existente na Casa-Mãe, onde existe um pequeno monumento a São Geraldo (obra do escultor italiano Agostino Balmes Odisio). A pracinha também passa por trabalhos de restauro e terá novo projeto de jardim.

Um país cindido ao meio – por Ricardo Vélez Rodriguez (postado por Armando Rafael)


Artigo publicado no jornal Estado de S. Paulo
U
ma boa maneira de resumir o que se vem passando no Brasil nestes últimos meses é recorrer à metáfora utilizada por Royer-Collard, no início do século 19, para simbolizar as desgraças e a dinâmica ensejadas pela Revolução Francesa: “A democracia”, dizia o grande precursor dos doutrinários, “é um rio que corre com as margens cheias.”

Essa é a nossa “democracia de massas”, acelerada, ao longo dos últimos oito anos, pelo fenômeno do lulopetismo. Torrente verbal de linguajar chulo e de eterno palanque; de iniciativas mal costuradas (o tal de Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, que influencia o desempenho do País na esfera econômica, com gastança descontrolada jamais vista); de propostas sensatas no terreno macroeconômico (que vieram do passado recente, ao ensejo das reformas social-democratas promovidas notadamente pelos anteriores governos de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, destacando-se nesse contexto o Plano Real); de pregação messiânica que pretendeu fazer do retirante nordestino ocupante do Palácio do Planalto o novo salvador da Pátria; de favores oficiais distribuídos a esmo com a única finalidade de consolidar um eleitorado subserviente; de jacobinismo em alta por parte da coorte safada de “mata-mosquitos” do presidente populista; de corrupção generalizada, justificada pela revanche ideológica que tem embalado o discurso dos novos “donos do poder” contra as odiadas “elites”; de surgimento e consolidação de uma nova-velha elite de peleguismo sindical, inspirada no pior dos populismos; de clérigos e bispos da “Teologia da Libertação” que seguem as pegadas espertas de Leonardo Boff e de Frei Betto para canonizar as falcatruas petistas em nome da justiça social; de orgástica farra do setor do empresariado que se alinhou desavergonhadamente ao lado do poder para garantir as benesses do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os lucros subsidiados com o dinheiro do contribuinte; de louvação oportunista dos intelectuais amamentados com as benesses oficiais; enfim, de reificação ectoplasmática dessa entidade mítica genialmente descrita por Mario de Andrade como o “herói sem nenhum caráter” que, proveniente das obscuras florestas, percorre o País com a sua oralidade falaciosa, enganando todo mundo para voltar, após a farra escatológica, a sumir nas sombras de onde veio, deixando para trás um nunca visto cenário de terra arrasada em matéria de princípios e instituições.

Essa seria a imagem que melhor representaria, a meu ver, estes paradoxais momentos que estamos vivendo, de um País literalmente dividido ao meio pelos que se entregaram ao embalo dos sonhos da democracia fácil e do tudo pode porque “os que estão mandando são os representantes da alma popular”, materializando, assim, a pior das éticas, a totalitária, que sagrou o princípio de que “os fins justificam os meios”.

Sairemos ilesos desse tsunami de “retórica utópico-democrática” (como diria Jefferson)? Ou sucumbiremos a um chavismo à brasileira, aos cantos de sereia do núcleo marxista-leninista do petismo, que considera termos chegado à etapa definitiva de deflagração da “revolução do proletariado”?

O tempo dirá.

Milhares de manifestantes protestam contra a cúpula do G20 em Seul


Milhares de pessoas se manifestaram neste domingo, em Seul, na Coreia do Sul, contra a realização da cúpula do G20 --prevista para os dias 11 e 12 de novembro. "Jamais deixaremos os 20 países da elite decidirem o futuro do mundo", afirmaram os organizadores da manifestação. Os incidentes começaram a ter início quando vários manifestantes tentaram forçar os bloqueios da polícia para ir para o centro da capital. A polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar os militantes. Outros milhares de manifestantes resolveram então organizar uma vigília à luz de velas na praça da Prefeitura. Mais de 8.000 policiais foram mobilizados para controlar a situação.

DA FRANCE PRESSE, EM SEUL - Folha.com

Berlusconi não tem intenção de renunciar agora, diz agência

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, não tem intenção de renunciar por ora, reportou neste domingo a agência de notícia italiana Ansa, citando fontes próximas ao premiê. Mais cedo, o presidente da câmara dos deputados do país, Gianfranco Fini, pediu a renúncia de Berlusconi e o início de negociações para a formação de um novo governo de centro-direita com um programa diferente.

Reuters - Via Agência Estado

Dia Nacional da Cultura ( Postado por Janinha )

5 de Novembro, dia Nacional da Cultura!


"O Dia Nacional da Cultura Brasileira foi instituído através da Lei Federal nº 5.579, de 19 de maio de 1970 e celebra o nascimento de um dos mais importantes personagens da História do Brasil - Rui Barbosa, intelectual, jurista, político e jornalista, que nasceu em 5 de novembro de 1849.

A trajetória desse brasileiro registra não só sua inteligência privilegiada, mas também sua grande capacidade de trabalho. Participou de todas as grandes questões de sua época e da própria fundação da República. Liberal nato, orador e estudioso da língua portuguesa, foi presidente da Academia Brasileira de Letras em substituição a Machado de Assis. Sua produção intelectual é vastíssima, representou o Brasil com brilhantismo na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia."

fonte:http://sociedadeblog.blogspot.com/2010/11/dia-nacional-da-cultura.html

A beleza feminina - Por Emerson Monteiro

Sou marcado pela estreita participação da presença feminina em volta de mim, isso desde que me entendo de gente. São elas pessoas agradáveis, inteligentes, espíritos fortes nas ações e nos sentimentos, dignas do meu carinho e respeito. A começar por minha santa mãe, a professora que abriu as portas do pouco que realizo e vivencio ao longo desta caminhada, e permanece conosco para alegria dos filhos. Minha esposa, que admiro pela dedicação nos encaminhamentos da família e divisão das tarefas diárias. Minhas três irmãs, amigas que Deus me permitiu e de quem preservo a amizade como um bem raro e valioso. Minhas três filhas, as luzes que orientam as estradas por vezes sombrias, inspiração preciosa dos deveres e sonhos. Todas estas pessoas que transitam ao meu lado, que vieram chegando dentro de um ritmo e no instante ideal, formando figurações que só de lembrar me emociono.
A isto somo as amizades que estabeleço sempre, nas passadas e dos anos, leito de encontros e desencontros permanentes na existência. Vejo, pois, a mulher qual ser de valor especial em face da ligação interna que mantém com a origem primeira dos elementos, linha direta para o inconsciente, intuitiva, de sexto sentido bem aflorado nos mistérios da natureza representada pelo elemento religioso de Maria Santíssima, a mãe de Jesus, importante símbolo da religião dos católicos.
Assim, sob tais considerações, quero tecer algumas linhas mais quanto à responsabilidade coletiva, nesses tempos contraditórios, em relação à soberana importância do reconhecimento do papel das representantes femininas para equilibrar com justiça o universo das atitudes humanas.
Abomino sobremodo a incapacidade comum para descobrir as medidas desse convívio, no modo primitivo de levar a brutalidade ao espaço ocupado pelas mulheres, peças-chave da sociedade, a ponto de existirem delegacias policiais só destinadas a defendê-las, quais sendo de espécie nociva, invés da matriarca dos clãs e da civilização.
Sem cogitar dos costumes bárbaros da prostituição infanto-juvenil e dos assassinatos, estilo animalesco de abordar as necessidades do afeto, impondo leis selvagens aos relacionamentos, pior do que agiriam feras e celerados dementes.
Por tudo isso, há muito para cumprir da parte desta humanidade no trato do seu aspecto feminino, déficit este vinculado de perto ao desassossego e aos dramas de que se sabe e quase nada promovemos para evitar.

Final do Festival Cariri da Canção - Wilson Bernardo

O GRANDE VENCEDOR:Davi Duarte,recebe de Daniela Esmeraldo ,Secretária de Cultura o pêmio maior da usica Caririense. O Blog do Crato saúda esse grande e incansável repórter na luta para nos deixar a par das novidades em Crato. Nesta postagem, houve uma pane no seu computador, no momento em que estava a publicar essas fotos, de modo que somente mais tarde, ele irá postar o texto que acompanha a descrição de cada uma delas e outras fotos.

Final do Festival Cariri da Canção:


Músicas vencedoras:

01 Lugar - Música: Cinema Sideral
Autor: David Duarte
Intérprete: David Duarte

02 - Lugar - Música: Buscando te encontrar, querendo te Esquecer
Autor: Francisco Silvino e David Silvino
Intérprete: Cristiane Moura

03 Lugar - Música: Violação
Autor: Luciano Brayner
Intérprete: Luciano Brayner e Luiz Carlos Salatiel

Melhor Intérprete: Mário Soul ( Fortaleza )


Segundo Lugar: Francisco Silvino:

Terceiro Lugar: Luciano Brayner, intérprete Luiz Carlos Salatiel

Prêmio de melhor Intérprete: Mário SOUL
E ai etá o grade maestro e fotografo D. Mendonça
Um olhar na pespectiva dos olhjares de ninguém

Fotos: Wilson Bernardo

ALMANAQUE - Dia 7 de novembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

7 de novembro:

* 1910 - Realiza-se o primeiro voo comercial dos Irmãos Wright.
* 1917 - Começa a Revolução Bolchevique na Rússia (pelo calendário ocidental).
* 1944 - Franklin D. Roosevelt vence a eleição para Presidente dos Estados Unidos da América pela quarta vez.

Nasceram neste dia...

* 1867 - Marie Curie, química e física francesa de origem polaca (m. 1934).
* 1885 - Niels Bohr, físico dinamarquês (m. 1962)
* 1931 - Desmond Tutu, bispo sul-africano.

Morreram neste dia...

* 1913 - Alfred Russel Wallace, naturalista, geógrafo, antropólogo e biólogo britânico (n. 1823).
* 1944 - Richard Sorge, espião da União Soviética (n. 1895).
* 2009 - Anselmo Duarte (imagem), ator brasileiro (n. 1920).

Fonte: Wikipedia

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30