xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 04/11/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

04 novembro 2010

O Doce Natal está chegando!!!!

Há mais, muito mais, para o Natal do que luz de vela e alegria; É o espírito de doce amizade que brilha todo o ano. É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente, para paz, para entendimento, e para benevolência dos homens.

Estou contando com todos, um beijo Doce para todos!!!

Mônica Araripe

ESTUDANTE É PROCESSADA POR DIZER QUE “NORDESTINO NÃO É GENTE” Por João Paulo Fernandes


“A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pernambuco, entrou ontem (quarta-feira/03) com uma representação criminal contra a estudante de Direito Mayara Petruso, que iniciou a série de ataques contra os nordestinos, logo após a vitória de Dilma Rousseff (PT) à presidência da República. A presidente eleita teve mais votos na região nordeste do Brasil.”



“Mayara Petruso é a estudante de direito que no dia 31 de outubro de 2010, se destacou no twitter depois de ter feito a seguinte declaração em sua página de microblog, referindo-se aos nordestinos como os principais causadores da eleição de Dilma para presidente:

‘Nordestisto não é gente, faça um favor a Sp, mate um nordestino afogado!.’

Essa e outras declarações feitas pela moça, tornaram-se o ponto principal de debate e protesto dos usuários do twitter na madrugada de Domingo (31/out.) para Segunda-feira (01/Nov.).

E o erro ortográfico “Nordestisto” cometido por Mayara, tornou-se uma das palavras mais citadas pelos twitteiros, chegando a fazer parte dos Trending Topics do Brasil. Depois de ser bombardeada por várias mensagens que pediam para que ela fosse denunciada, e tendo a mensagem repassada para pessoas de várias partes do país, a moça bloqueou sua página, que se tornou visível apenas para quem a seguia. O dia amanhecia enquanto muitos twitteiros ainda a bombardeavam com várias mensagens, até que ela excluiu sua conta no twitter. Não é a primeira vez que essa indiferença e xenofobia acontecem contra o povo nordestino e sabemos que ainda não será a última. Mas o nordeste quer dar um basta em tais atitudes preconceituosas. Que essas pessoas sejam punidas e que isso sirva de lição.”

Fonte: www.blogdogusmao.com.br

Para Reflexão - O Suicídio Forçado de Sêneca


Sêneca, o grande filósofo grego, reconhecido por sua vida honrada, foi condenado a suicidar-se , cortando os pulsos. Já no leito de morte, vinham os amigos, inconformados com a decisão, a lamentar profundamente. Há poucos minutos antes de submeter-se à pena capital, sua esposa chega e lhe diz: "Sêneca, é muito injusto o que fizeram contigo!", ao passo que ele respondeu:

"Mulher, e você ainda acha que esse castigo deveria ser justo ?"


A solidão vive no interior - Por Emerson Monteiro

Encontrar o jeito de viver chega às raias da impertinência, por causa da agitação de carros e multidões que lotam as capitais e cidades maiores, trazendo essa alternativa de permanecer no interior um jeito novo de organizar o mundo e encontrar a forma de sobreviver nos matos do sertão. A década de 50 do século que passou existia no modelo econômico brasileiro que representava maior quantia habitando a zona rural. Depois, com a urbanização e a industrialização galopantes das duas décadas posteriores, 60 e 70, o bucolismo do interior para muitos perdeu o charme e o pêndulo trocou de lado, enchendo de gente as metrópoles que agora lutam sobrecarregadas e gritam por socorro a qualquer custo.

Os moradores dos lugares maiores, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador, rezam pelas saídas honrosas de não largar a história de suas famílias e seus portos de fixação, sabendo, no entanto, que iniciar noutros cantos significaria espécie de exílio territorial. Há um surto de apreensão nesse sentido. Os governos penam ocupados diante dos graves problemas das megalópoles, cercados de argumentos do quanto o enigma urbanos supera a capacidade imediata das soluções. O trânsito reduziu-se a níveis aterrorizadores de velocidade, com horas e horas de retenção nas filas intermináveis de automóveis, observados pelos marginalizados do sistema e seus olhos de lince, com a segurança e os vícios pecaminosos além da monotonia das paisagens fumarentas e mórbidas.

Quando há praias, os finais de semana ainda alimentam o sonho do infinito, na linha do horizonte e sóis monumentais, a falar esperança nos dias melhores que virão nas abas da natureza. Poetas de plantão, sonhadores, mergulham nas telas incendiadas dos televisores, da mídia e fnos computadores maternais, nas horas domésticas enclausuradas. O interior dispõe, quem sabe até quando?, do sossego entre descampado e paredes, porém parecidos nos termos humanos e suas limitações de qualidade, ainda diante dos fluxos migratórios que despejam cultura industrial nos cérebros assustados.

Quer-se, no entanto, contar da solidão silenciosa possível quando inexistem vizinhos neuróticos e sons malucos a toda altura, nos bares, fundos de carros abertos, porres medievais das tardes vazias, impaciência das ruas que invade as horas nos becos escuros da velha saudade social. Falar nisso enquanto é tempo, dos outros modelos permitidos pela criatividade. Espécies de retorno ao campo, vez que antenas existirão mesmo assim nos distantes lugares, telefones, transportes, escolas, energia elétrica, saúde. Estudar meios diferentes de fugir das cidades sem precisar viver os pesadelos de fora, nisso acham-se os caminhos administrativos da saída, já que se experimentaram os dois lados da moeda e sabe o peso de cada um.

Por: Emerson Monteiro

Feliz Aniversário:Ibbertson Nobre-Por Wilson Bernardo.

Agora a pouco estávamos passando as músicas que hoje a noite farão uma das semi-finais do Festival da Canção-Etapa Nacional,quando o maestro foi surpreendido com uma sexta de felicitações.Grande músico e melhor pessoa ainda,o Blog do Crato parabeniza tão vasta grandeza que é o músico Ibbertson Nobre.Parabéns amigo de luta.
A cesta e o músico concentrado no que faz de tão bem...
A Música.
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

Nao quero pertencer a nenhum clube que me aceite como sócio


Subversivo ? Eu ?

Você se contenta em ser mais igual que os outros ?



Eu não!


Estou super feliz! Escreveram por aí que eu sou um "elemento inoportuno" por pensar diferente da maioria. Fazer o quê, né gente ? O mundo é muito igual, e alguns, são mais iguais que os outros. Portanto:

Vive la difference !

"Se você for expulso de algum lugar apenas por pensar diferente da maioria, sacuda o pó das sandálias!"



Fica

Chico Buarque

Diz que eu não sou de respeito
Diz que não dá jeito
De jeito nenhum
Diz que eu sou subversivo
Um elemento ativo
Feroz e nocivo
Ao bem-estar comum

Fale do nosso barraco
Diga que é um buraco
Que nem queiram ver
Diga que o meu samba é fraco
E que eu não largo o taco
Nem pra conversar com você
Mas fica
Mas fica ao lado meu
Você sai e não explica
Onde vai e a gente fica
Sem saber se vai voltar

Diga ao primeiro que passa
Que eu sou da cachaça
Mais do que do amor
Diga e diga de pirraça
De raiva ou de graça
No meio da praça, é favor
Mas fica
Mas fica ao lado meu
Você sai e não explica
Onde vai e a gente fica
Sem saber se vai voltar

Diz que eu ganho até folgado
Mas perco no dado
E não lhe dou vintém
Diz que é pra tomar cuidado
Sou um desajustado
E o que bem lhe agrada, meu bem
Mas fica
Mas fica, meu amor
Quem sabe um dia
Por descuido ou poesia
Você goste de ficar

Gestão Lula, sucesso ou desastre? – por Hélio Schwartsman (*)

Passada a eleição, acho que é hora de um balanço dos oito anos de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República. Façamo-lo pelo método cebola, que é o de analisar por camadas. Numa primeira leitura, a administração foi um sucesso. Provam-no os mais de 80% de popularidade obtidos pelo mandatário e, principalmente, o fato de ter conseguido fazer seu sucessor, mesmo sendo ele Dilma Rousseff. Nada pessoal contra a presidente eleita --a quem desejo sucesso--, mas, convenhamos, ela não foi a candidata dos sonhos dos marqueteiros: não é exatamente uma miss simpatia nem excele na arte de Cícero.

Voltando a Lula, os brasileiros ainda não ficamos todos malucos. Sua gestão é bem avaliada porque tem resultados bastante positivos a exibir, especialmente no campo econômico. Para além do fato de o Brasil ter passado sem grandes solavancos pela crise mundial, a pior desde 1929, foi sob Lula que amplos contingentes da população entraram no maravilhoso mundo do consumo, seja, na fatia mais pobre, através de programas como o bolsa-família e o aumento real do salário mínimo, seja, nos setores médios, por meio da ampliação do crédito e de ferramentas indiretas como o Prouni. Não chega a ser um ovo de colombo. A pergunta que cabe aqui é: por que ninguém fez isso antes? Sob essa chave, é mais do que justo que Lula e seus aliados gozem dos dividendos eleitorais proporcionados por essas políticas.

Numa segunda camada, porém, acho que dá para afirmar que o PT não é o único --e nem mesmo o principal-- artífice da bonança econômica. O Brasil vai agora relativamente bem porque se formaram alguns consensos importantes em relação, principalmente, a qual modelo seguir. Desde então, paramos de inventar bruxarias e tentar reinventar a roda. Firmes em direção a um norte, e com uma mãozinha da China que compra quase tudo o que somos capazes de extrair da terra, os resultados apareceram.

Para sermos honestos, é preciso dizer que esse consenso se formou apesar do PT, que, enquanto estava na oposição, fez o possível para sabotá-lo. A cada oportunidade que tinham, Lula e seus seguidores denunciavam o ajuste fiscal, as privatizações e a própria economia de mercado, a que tachavam de neoliberalismo. Foi só na iminência de chegar ao poder que o partido finalmente aderiu ao consenso, cujas sementes haviam sido lançadas na gestão Fernando Collor de Mello e que ganhou corpo sob o governo de Fernando Henrique Cardoso. Numa das mais reveladoras declarações de sua carreira, o já presidente Lula admitiu que, enquanto oposição, o que partido fazia eram "bravatas".

Resquícios desse discurso "bravatista" apareceram agora na campanha, quando Dilma tentou apresentar José Serra como o homem que privatizaria a Petrobras. Se quisermos há elementos dessa retórica na própria administração, em especial nas relações externas, que ainda tentam pintar os EUA como a encarnação do mal e ensaia desastradas aproximações sentimentais com regimes que se afirmem de esquerda ou se oponham ao "império". Aqui, o analista generoso afirmará que o PT, depois de muito tempo, finalmente aprendeu o beabá dos fundamentos econômicos e mudou para melhor. O crítico mais impiedoso dirá que são um bando de oportunistas que dançam conforme a maré e tomam para si glórias alheias. De minha parte, fico no meio do caminho entre essas duas posições mais caricaturais.

A terceira camada é mais difícil de descascar. São os gomos da ética. No espaço de menos de dois anos, entre o início da administração, em 2003, e a eclosão do escândalo do mensalão, em 2005, o PT passou de partido principista, que não admitiu nem mesmo participar do "espúrio" colégio eleitoral que elegeu Tancredo Neves e pôs fim ao ciclo autoritário, a legenda pragmática radical, que se alia sem hesitar aos Sarneys, Collors e Renans deste país. E aqui, que me perdoem os intelectuais do PT, não dá para pretender que o partido esteja promovendo algum tipo de revolução silenciosa. Muito pelo contrário, qualquer transformação minimamente progressista do Brasil passaria por contrariar ativamente os interesses dessa oligarquia. Não fazê-lo é, na minha leitura, o atestado de óbito ideológico do PT.

Não estou evidentemente dizendo que teria sido fácil livrar o país de suas centenárias estruturas de perpetuação do atraso. É até arguível que seria impossível fazê-lo. O que afirmo, e lamento, é que, quando chegou ao Planalto e teve a oportunidade de pelo menos tentar modernizar o Brasil, o PT preferiu o caminho mais confortável de compor com os inimigos de ontem para com eles partilhar as prebendas de hoje --e amanhã. Muito mais do que uma mudança estrutural, o governo Lula representou uma mera troca de guarda entre os inquilinos do poder. Enquanto os deuses da economia sorriem para o país, é relativamente fácil administrar a casa. Mas, quando a situação se inverter, em algum momento dos próximos anos, os limites das atuais políticas ficarão claros. As alianças de hoje darão sinais de instabilidade e, no pleito seguinte, quase certamente experimentaremos uma alternância no poder. É o ritmo da democracia.

Nesse meio tempo, é claro, estamos melhorando, embora não na velocidade desejável. Um setor tão fundamental como a educação ainda se ressente de uma revolução qualitativa. Mas melhorar é a ordem natural das coisas. Exceto em casos de guerra ou de crises catastróficas, a humanidade caminha sempre para a frente. Muito mais raros --e preciosos-- são aqueles líderes que introduzem ou dão substância a mudanças de paradigma, seja na economia, na política ou nos costumes. E isso Lula não fez.

Um juízo mais conclusivo da administração depende evidentemente das expectativas iniciais do eleitor. Para quem não esperava nada ou temia o caos, Lula foi uma grata surpresa. Já para quem apostava no PT da ética e dos princípios republicanos, a gestão revelou-se desastrosa. Façam suas escolhas.
(*) Hélio Schwartsman, 44 anos, é Bacharel em filosofia, publicou "Aquilae Titicans - O Segredo de Avicena - Uma Aventura no Afeganistão" em 2001.

Postado por Armando Lopes Rafael

CratoCirculaDança:Bienal Internacional de PAR EM PAR-Por Wilson Bernardo.

Com apoio logístico da Secretária de Cultura do Crato,o teatro Salviano Arrais recebeu o que se tem de mais moderno na dança cearense de portas abertas para os grandes centros de espetáculos do mundo.Além do Crato,Juazeiro do Padre Cícero do Crato e Nova Olinda recebem espetáculos de dança,sendo que especificamente a Bienal interagem com as danças regionais e culturais de cada cidade sitiadas,pelas companhias integradas ao Circula Dança.Infelizmente,por falta de condições técnicas,no quesito iluminação,a qual não estava adequado ao espetáculo,o trabalho do fotografo ficou e muito a desejar,segundo a direção da Bienal,as cidades visitadas,não tem suporte para atender de fato a iluminação que seria de direito e digno dos espetáculos.
O movimento do corpo é de fato uma dança mística
A música nem sempre fala por si,o que o corpo sonoriza a dança que encanta
Falar por falar,o tempo solidifica os homens a tempos rituais da dança
De par em par,coreografias,intercaladas a reflexões da alma
Um orgasmo de contrastes dentro do corpo uma sangria explosiva de bailados
Enfim FotoArt,para não perder os movimentos
Pela falta de luz adequada ao espetaculo

Digno dos grandes centros
E o Crato e o Cariri,vomita arte por todas arterias da alma tribal da chapada

Wilson Bernardo(Texto,Fotografia & FotoArt)

PARA EDILMA ROCHA - Visões de um Salão de Outubro - Parte I - Dihelson Mendonça


O VI Salão de Outubro acontece em Crato, trazendo arte do mundo inteiro. O Blog do Crato faz uma homenagem a Edilma Rocha, pela garra, força de vontade em realizar tão belo evento para o Cariri.

Image13



Image12


Image11


Image9


Image8



Image7


Image3


Img_9303


Image20


Image17


Image15


Img_9332


FOTOGRAFIA: Dihelson Mendonça
Proibida a Reprodução sem autorização por escrito do Autor.

ALMANAQUE - Dia 4 de novembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

4 de novembro: Dia da Unidade Nacional na Rússia.

* 1576 - A Antuérpia é pilhada por tropas espanholas.
* 1869 - É publicado o primeiro número da revista Nature.
* 1946 - É fundada a UNESCO.
* 1989 - Primeira aparição das personagens de animação Wallace & Gromit, num festival de curtas britânico.

Nasceram neste dia...

* 1470 - Rei Eduardo V de Inglaterra (m. 1483).
* 1946 - Laura Bush (na imagem), ex-primeira dama dos Estados Unidos.
* 1972 - Luis Figo, futebolista português.

Morreram neste dia...

* 1847 - Felix Mendelssohn, compositor alemão (n. 1809).
* 1959 - José Antônio Flores da Cunha, político brasileiro (n. 1880).
* 1995 - Yitzhak Rabin, político israelita (n. 1922).

Fonte: Wikipedia

Cinemania Cariri - O Blog do Cinema no Cariri


http://2.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/TNJE79qm7jI/AAAAAAAATjY/42L5quqGA2A/s1600/cinemania+cariri+banner.jpg

Participe, Leia o Cinemania Cariri:

www.cinemaniacariri.blogspot.com

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 04 de Novembro de 2010


Inscrições para o Vestibular da URCA vão até o dia 5

Termina, neste dia 5 de novembro, as inscrições para o Processo Seletivo Unificado 2011.1, da Universidade Regional do Cariri (URCA). As inscrições foram prorrogadas em virtude da greve nos bancos. Segundo o presidente da Comissão Executiva do Vestibular – CEV, Ricardo Bacurau, cerca de 7 mil concorrentes aos 16 cursos da instituição poderão se inscrever até o dia de encerramento das inscrições. No dia 19 de Novembro será realizada a divulgação do resultado dos recursos. Já de 3 a 8 de janeiro, a CEV procederá a entrega dos cartões de identificação dos inscritos, das 8 horas às 17 horas. Nos dias 9 e 10 de janeiro serão aplicadas as provas.

XIII Semana de Iniciação Científica aborda o tema Ciência e Cultura Percursos e Desafios

A Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza, no período de 10 a 17 de dezembro de 2010 nos Campi: Pimenta, CRAJUBAR, Barbalha, Campos Sales e Iguatu a XIII Semana de Iniciação Cientifica da URCA. O tema deste ano será: Ciência e Cultura Percursos e Desafios. Estão previstas na programação do evento palestras e apresentações de trabalhos. Alunos e professores da URCA e universidades estão convidados a submeter resumos ou trabalhos completos. O objetivo da Semana de Iniciação Científica é proporcionar aos participantes, a oportunidade de discussão de temas atuais de Ensino e Pesquisa, por meio da exposição e debate dos trabalhos publicados no evento.

Pesquisa avalia risco cardiovascular de servidores da URCA

O Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA) está desenvolvendo o projeto “Avaliação do Risco Cardiovascular nos Funcionários da Instituição”. A finalidade é identificar o conhecimento dos funcionários acerca dos fatores de risco para doenças cardiovasculares. Os estudos contam das etapas de coleta de dados, análise de resultados, fundamentação teórica dos resultados encontrados e apresentação final da pesquisa. Também é respondido um questionário com 10 perguntas, além de dados socioeconômicos. Uma coleta de sangue para dosagem de colesterol total e frações de glicemia é feito com o servidor. Todo o procedimento de exame é feito em um laboratório de referência, de acordo com as normas de biossegurança. Esse trabalho tem a coordenação da Professora do curso de Enfermagem, Kenya Waléria de Siqueira Coelho.

URCA realiza I Colóquio GEPHS - Historiografia e literatura: fronteiras da narratividade

Será realizado de 8 a 10 de fevereiro, através do Grupo de Estudo e Pesquisa em História e Subjetividade (GEPHS), do Departamento de História – URCA, o I Colóquio GEPHS - Historiografia e Literatura: Fronteiras da Narratividade. O evento será destinado aos professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em História e áreas afins. Serão 36 horas aulas. As inscrições vão de 01 a 16 de novembro de 2011, somente pelo site www.gephs.com. A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa. Para estudante será R$ 10,00 e Professor: R$ 15,00.

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Crato, 04 de novembro de 2010

CRATO - Notícias do Dia 04 de Novembro de 2010


Crato é só música: festival da canção valoriza talentos

A Música é destaque em Crato, com o Festival Cariri da Canção. Começa hoje a etapa nacional, com músicos de vários estados do país, que estarão fazendo o show no Centro Cultural do Araripe, concorrendo a diversos prêmios oferecidos pela coordenação do evento. O trabalho está sendo coordenado pela Secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Danielle Esmeraldo, e equipe da pasta.

Esta fase final acontece de hoje, até o dia 6, com 30 apresentações, nesses três dias, para escolha dos primeiros classificados. Para o 1º Lugar, será ofertada uma premiação no valor de R$ 3.000,00; o 2º Lugar – R$ 2.000,00; o 3º Lugar – R$ 1.000,00 e para o melhor intérprete – R$ 800,00.

Danielle Esmeraldo afirma que o festival teve mais de 500 por cento de crescimento. Somente no estudantil foram 58 inscritos, com espaço para os novos talentos da música no Crato e região. Na nacional, no ano passado foram cerca de 80 inscrições e este ano 200. As inscrições são de vários lugares do Brasil. Danielle afirma que essa é uma forma de mostrar que esse festival tem se consolidado, no resgate dos antigos festivais da canção, que já eram tradicionais na região, principalmente no município cratense.

VI Salão de Outubro expõe desenhos pinturas, gravuras e esculturas no Centro Cultural do Araripe em Crato

Foi realizado no ultimo sábado, dia 30, no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA o VI Salão de Outubro. O evento apoiado pela Prefeitura do Crato por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude contou com a presença de intelectuais e apreciadores das artes caririenses. Na ocasião a artista plástica Edilma Rocha, responsável pela iniciativa desse resgate cultural, ressaltou a importância de um local apropriado para que os artistas possam expor seus trabalhos, levando também em conta a questão turística da cidade do Crato. Em seguida o vice-prefeito Raimundo Filho explicitou que no governo de Samuel Araripe o apoio as artes e a cultura será sempre disponibilizado, apontando para a Secretária de Cultura Danielle Esmeraldo que concordava atentamente. Logo depois foram entregues medalhas e diplomas de participação na mostra através dos temas: desenho, pintura, gravura e escultura.

A mostra que tem como uma de suas temáticas o resgate das artes no Cariri é idealizada e coordenada pela Sociedade dos Amigos do Museu do Crato e se estenderá até o próximo sábado, dia 6 de novembro. Compareçam.

ProJovem encerra módulos de capacitação para 500 jovens do Crato nesta sexta-feira

Serão concluídos, no próximo dia 5, em Crato, os módulos preparatórios do projeto ProJovem Trabalhador, completando as 350 horas de carga horária em seis meses de aulas no município. O processo de qualificação profissional é acompanhado de inserção no mercado de trabalho dos jovens que passaram pela experiência da qualificação. Uma equipe do projeto, que tem a coordenação geral de Rosevany Bezerra de Menezes, está em campo realizando visitas a empresas do município. O intuito é sensibilizar os empresários no sentido de promover esses jovens ao mercado de trabalho. A meta de inserção estabelecida pelo Ministério do Trabalho é de 30 por cento dos participantes do ProJovem. São 20 turmas, com 500 jovens de todo o município. A preparação está sendo finalizada nas áreas de administração, agro-extrativismo, alimentação, construção e reparos, arte e cultura, metalmecânica, saúde, telemática, turismo e hospitalidade e vestuário.

Crato implanta serviço para avaliar a qualidade na saúde

Equipes do Programa de Saúde da Família do Crato estarão reunidas nesta nos dias 4 e 5, com a finalidade de implantar o serviço de avaliação da melhoria da qualidade do setor. A reunião será aberta hoje, no auditório do Posto de Saúde Teórico Teles. Esse trabalho será um instrumento de auto-avaliação das atividades realizadas na saúde, buscando qualidade no que é ofertado à comunidade. Algumas discussões nesse sentido já aconteceram em várias comunidades do Crato, como forma de avaliar ‘in loco’ as ofertas aos usuários da saúde do município.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes



JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ

Relatório enviado a imprensa das ocorrências policiais e trânsito da 1ªCIA/2ºBPM do dia 03 para 04/11/2010.

RECUPERAÇÃO DE MOTOCICLETA FURTADA SEGUIDO DE PRISÕES E APREENSÃO DE ADOLESCENTE POR FURTO E RECEPTAÇÃO

Ontem (03) por volta das 06h, na Rua Sebastião Mariano, bairro Tiradentes, nesta urbe, a pessoa de JOÃO NETO, 26 anos, residente no endereço supracitado, informou a esta CIOPS, que durante a madrugada, indivíduos utilizando uma chave falsa, adentraram em sua residência, onde subtraíram uma motocicleta Honda CG 125 Titan, de cor vermelha, ano 2010, chassi: 9C2KC1550AR210538 e um aparelho celular Nokia. O Serviço de Inteligência do 2º BPM, compareceu à Rua Francisco Dias Sobreira, 848, bairro Tiradentes, onde localizou e prendeu indivíduo ANTONIO MARCOS BEZERRA MARTINS, 18 anos, vulgo “Pica-Pau”, residente na Rua Sebastião Mariano, bairro Tiradentes, que todavia, confessou ter furtada a referida motocicleta. ´

A CP 2531, composta pelos Cbs.Calazans, Cb- C Silva, Sd-Reginaldo e RD 1227, composta pelos Sds. 23989 Joel Ferreira Sd Bezerra, após realizarem diligências, conseguiram recuperar a motocileta em poder de JOSIANO PEREIRA DA SILVA, 20 anos, vulgo “Joca”, residente na Rua Francisco Dias Sobreira, bairro Tiradentes e o adolescente de iniciais T. B.M., 17 anos, residente na Rua Vaneide Soares Bezerra, s/n, bairro Campo Alegres, irmão do Antonio Marcos. Os acusados foram conduzidos e apresentados na 20ª DRPC paraa doção dos procedimentos pertinentes.

ROUBO A PESSOA

Por volta das 10h, no cruzamento das Ruas São Domingos com Seminário, bairro Centro, nesta urbe, segundo informações de DAMNILO SILVA MARÇAL, 18 anos, residente na Rua Francisca da Silva Moreira, bairro Tiradentes, um indivíduo não identificado, a pé, o abordou e mediante ameaça de um revólver subtraiu a quantia de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais) em espécie, tendo em seguida fugido tomando rumo ignorado. A RD 1221, composta pelos Sds. -David e Sd-Ikaro, compareceu ao local, realizando diligências no intuito de prender o criminoso.

PRISÃO POR LESÃO CORPORAL LEVE

Por volta das 12h, na Rua José Bezerra da Silva, 184, bairro Triângulo, nesta urbe, segundo informações de JOSÉ CARDOSO ALVES, 34 anos, residente no endereço supracitado, o mesmo havia sido agredido fisicamente por seu irmão EDIMILSON CARDOSO ALVES, 32 anos. A RD 1222, composta pelos Sds.Arnaldo e Sd-Lucivanio, compareceu ao local, conduzindo às partes à 20ª DRPC para adoção dos procedimentos legais.

PRISÃO POR AGRESSÃO FÍSICA

Por volta das 13h, na Rua Francisco Martins de Sousa, 170, bairro Frei Damião, nesta urbe, A RD 1230, composta pelos Sds. Cesar e Sd Norberto, efetuou a prisão de JOCÉLIO LAURENTINO DA SILVA, 20 anos, residente na Rua Francisco Martins de Sousa, 172, bairro Frei Damião, o qual havia agredido fisicamente a criança de iniciais W. V. L, 08 anos, residente no endereço acima citado, após discussão banal. O acusado fora conduzido e apresentado na 20ª DRPC para adoção dos procedimentos legais.

ROUBO EM ESTABELECIMENTO COMERCIAL

Por volta das 14h08min, chegou ao conhecimentos da CIOPS, que na Rua Rui Barbosa, nº 231, bairro Santa Tereza, nesta urbe, segundo informações prestadas pelo Sr. NALGUSTO JOSÉ, 44 anos, residente no endereço acima citado, um indivíduo moreno, de estatura mediana, trajando camisa de cor azul com listras, calça jeans e capacete de cor preta em uma moto de características não informadas, adentrou no estabelecimento comercial de nome não informado pelo proprietário, que mediante ameaça a pistola, rendeu o mesmo e sua esposa, levando-os até um compartimento que fica no interior do estabelecimento, e em seguida subtraiu 50 (cinquenta ) peças de roupas, 03 (três) aparelhos celulares de marcas não informadas, que em instantes tomou rumo ignorado. Vale salientar que o proprietário do referido estabelecimento, veio ao 2º BPM para solicitar policiamento no local, que foi atendido de pronto pela RD 1223, integradas pelos Sds -Ivo Gustavo Sd Gadelha, que compareceu ao local, coletou maiores informações, bem como orientou as vítimas comparecer a 20ª DRPC para noticiar o fato. OCORRÊNCIA DE Nº 8358746

PRISÃO POR MANDADO JUDICIAL

Por volta das 16h40min, chegou ao conhecimento da CIOPS, que na Rua Violeiro José Gaspar S/N, bairro Pio XII, nesta urbe, segundo informções prestadas por populares, um individuo identificado como EDCLEITON GONÇALVES DOS SANTOS, 25 anos, residente na Rua João Ventura e Silva, 156, bairro timbaúbas, nesta cidade, estava praticando desordem no endereço acima citado. Compareceu ao local a RD 1221, integrada pelos Sds Silveiro, Sd Kleiber e Sd Freitas, que o abordaram e em consulta ao Sistema de Informações Policiais - SIP, via CIOPS, constava um mandado judicial em aberto em desfavor de EDCLEITON GONÇALVES DOS SANTOS, expedido pela Vara Única da Comarca de Juazeiro do Norte em 08/08/2008, pela capitulação do artigo 157 do Código Penal Brasileiro (DEC. LEI 2848), que instantes foi dada voz de prisão e conduzido a 20ªDRPC onde foi entregue as autoridades competentes. OCORRÊNCIA DE Nº 8338850

IGUATU - CEARÁ

Acidente de trânsito (queda de moto)

DOS FATOS: no dia 04 de novembro de 2010, por volta da 00h20min horas, a Polícia Militar recebeu a informação, via 190, de que, no cruzamento da Rua José de Alencar com a Avenida Marechal Castelo Branco, ocorrera um acidente de trânsito (queda de moto).

DA AÇÃO E DESFECHO: a RD 1238, composta pelos policiais, SD PM DUARTE E SD MAIA compareceu ao local do fato e constatou ser verídica a informação. Foi vítima de queda de moto a pessoa de Maria das Dores Chaves, 37 anos, casada, natural de Iguatu, vendedora e residente na Rua Marcelino Champagnat, nº 23, no João Paulo II, em Iguatu. Esta trafegava em sua moto, uma Honda FAN, Titan, de cor preta e de placa NQU 0276, no sentido José de Alencar x Marechal Castelo Branco, quando perdeu o equilíbrio da moto a caiu, sofrendo escoriações pelo corpo e uma forte pancada no ombro esquerdo. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros até o hospital regional, onde se encontra sem risco de morte.

JUCÁS - CEARÁ

Fuga de preso

DOS FATOS: no dia 03 de novembro de 2010, por volta das 17:50 horas, o agente prisional Lincoln, da cadeia pública de Jucás, percebeu a ausência de um dos presos e informou aos policiais militares.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: A Polícia Militar, através da VTR 2392, composta pelos policiais SGT PM MATIAS, SD PM SAMPAIO, e SD PM FERNANDES, passou a diligenciar no intuito de localizar e prender o foragido CARLOS ALEXANDRE MOREIRA DA SILVA SANTOS, solteiro, sem profissão, natural de Campos Sales-CE, 23 anos, residente na rua Buraco da Gia, s/n, Jucás- CE, o qual responde pelo artigo 121 do CPB (aguardando julgamento), que cumpre pena na Cadeia Pública de Jucás, no regime fechado. Este empreendeu fuga depois de “furar um buraco” na parede traseira da referida cadeia, tendo, com isto, acesso ao pátio traseiro da unidade prisional, de onde pulou o muro e adentrou no matagal. Saliente-se que a guarda da referida cadeia é feita pelos agentes prisionais. A Polícia Militar diligencia no intuito de localizar e prender o foragido.

MOMBAÇA - CEARÁ

Veículo abandonado

DOS FATOS: no dia 03/11/2010, por volta 16h00min, a RP – 2472, da Polícia Militar em Mombaça foi informada, via 190, que no sítio Bento Rodrigues, distante 36 km da sede do município de Mombaça, uma moto BROS, de cor preta, sem placa, de chassi 9C2KDO33O7RO18332, fora abandonada dentro de uma roça do sítio acima mencionado.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: a viatura acima mencionada, composta pelos policiais CB PM LEOMAR, SD PM FILHO e SD PM ALVES NETO, compareceram ao local, recolheram a moto e conduziram-na à Delegacia de Polícia Civil para a adoção das medidas cabíveis.


SANTA MARIA DA BOA VISTA – PERNAMBUCO:

Corpo de agricultor é encontrado em canal

Por volta das 10h30min, populares localizaram já sem vida no Canal CP1 do Projeto de Irrigação Fulgêncio em Santa Maria da Boa Vista – PE, o corpo do agricultor Izidório Pereira de Souza, casado, 56 anos. Segundo a polícia a princípio o corpo não apresentava nenhum sinal de violência, sendo o mesmo removido para o necrotério do Hospital Municipal de Santa Maria da Boa Vista – PE. (BO nº 0821/10).

BODOCO – PERNAMBUCO:

Coveiro tenta assassinar homem no interior de cemitério

Segundo informação da polícia, o fato aconteceu por volta das 18h30min, no interior do Cemitério Municipal de Bodocó – PE, onde o lavador de carros, Francisco de Assis Gomes, o popular Brechinha, casado, 57 anos, foi a vítima, Cícero Ricardo dos Santos, coveiro, 33 anos, fazendo uso de um instrumento perfuro-cortante deferiu um golpe na altura do peito da vítima. Sendo a mesma socorrida para o Hospital Municipal de Bodocó – PE, já o acusado conseguiu fugir do local tomando destino ignorado. A vítima após ser submetido à cirurgia passa bem e não corre risco de morte. (BO nº 00260/10

Agricultor de 46 anos é vítima espancamento

Deu entrada na Emergência do Hospital Municipal de Bodocó – PE por volta das 17h00min, vitima de espancamento o agricultor Expedito Caboclo dos Santos, 46 anos, residente no Sítio Pequi, zona rural de Bodocó – PE. O mesmo apresentava escoriações no rosto e traumatismo craniano. Segundo a polícia, o fato teria ocorrido na Vila Bom Jardim no município de Bodocó – PE, porém, ninguém no local soube informar a autoria das agressões, nem mesmo a própria vítima que devido à gravidade dos ferimos teve que ser transferida para o Hospital de Fraturas em Petrolina – PE. O caso será investigado pela DPC local. (BO nº 00259/10).

Professor é preso por posse ilegal de arma de fogo

O fato ocorreu por volta das 15h00min, no povoado de Cacimba Nova, município de Bodocó – PE., a GE do GATI realizava rondas e abordagens no interior do município momento em se deparou com o acusado Francisco Eronildo da Silva, professor, casado, 28 anos, próximo a residência do mesmo onde foram apreendidas 02 (duas) armas de fogo, uma espingarda marca Boite cal. 32, outra de fabricação caseira e 10 (dez) cartuchos cal. 32 mm. O professor juntamente com o material apreendido foi conduzido a DPC de Bodocó – PE, a fim de ser autuado. (BO nº 0257/10).

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30