xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/10/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 outubro 2010

VIVA A DEMOCRACIA NESTE 31 DE OUTUBRO DE 2010 - Por Maria Otilia


Vamos comparecer as urnas e fazer valer o nosso direito de escolher nosso(a) futuro(a) Presidente do Brasil.Deixo aqui uma bela letra de música que fala da democracia, para você refletir .

Democracia

Tom Zé
Vicente Barreto - Tom Zé

Democracia que me engana
na gana que tenho dela
cigana ela se revela, aiê;
democracia que anda nua
atua quando me ouso
amua quando repouso.

É o demo o demo a demó
é a democracia
é o demo o demo a demó
é a democracia.

Democracia, me abraça
com tua graça me atira
desfaz esta covardia, aiê;
democracia não me fere
mira aqui no meio
atira no meu receio.

Democracia que escorrega
na regra não se pendura
na trégua não se segura, aiô;
democracia pois me fere
e atira-me bem no meio
daquilo que mais eu mais receio.

Democracia, não me deixe
sou peixe que fora d'água
se queixa, morre de mágoa, aiê;
democracia não se dita
maldita seja se dura,
palpita pela doçura.
Postado por Maria Otilia

Ontem encontrei Edilma em plena atividade com Ernesto e Ricardo (seus irmãos) e mais outros componentes do grupo de organização do IV SALÃO DE OUTUBRO.

Os trabalhos expostos foram analisados e julgados pela comissão composta por Divani, Noemita, Pachelly ,Tarcísio Pierre .

Edilma parecia um dínamo. Apesar de cansada pelo empenho e pela trabalheira de dias seguidos, manteve tudo muito organizado e impecável.

Vale a pena ver a Mostra hoje, dia 30, às 20 na
GALERIA DA RFFSA - CENTRO CULTURAL ARARIPE

***
CONFIRAM E VISITEM ESSE GRANDE EVENTO

Comissão (parcial)
Tela de Edilma (Metamorfose)
(Já apreciada por dois visitantes curiosos)
Esculturas...
(E um sorriso amarelo esculpido no rosto do visitante anônimo)
Homenagens

Para ver as obras dos artistas concorrentes apareçam e deleitem-se!


Claude Bloc

Recadinho aos "intelectuais" cratenses:Por: Janinha

O Crato está fervendo com vários eventos culturais paralelos ao Festival Cariri da Canção, no anfiteatro da RFFSA acontece a primeira Mostra de Música Instrumental, reivindicação antiga da sociedade, temos grandes nomes nessa área e não tínhamos o espaço.
Ontem tivemos a Orquestra de Campos Sales, a Banda de Música do Crato, e o trio de Ibertson Nobre: Demontiê Delamone, João Neto, foi emocionante!
O público compareceu, mas o que não entendo é a ausência dos "intelectuais" cratenses,  estou cansada de ver  pessoas influentes da música, que dariam respaldo a qualquer  movimento musical com a presença se negando a prestigiar os eventos culturais, fazem isso apenas uns pelos outros, formando assim uma "panelinha"  impenetrável  e boçal.
Acredito ser compromisso de todo músico já com história  passar informações à nova geração, influenciar, artista tem que ter alma de artista e não de burocrata!
Aos meus ídolos da música: Vamos sair da acomodação e perceber o novo mercado da música, a nova geração do cariri, tenham humildade, respeito, sejam acessíveis ou não critiquem mais!

Vamos Dilmar o Serra ou Serrar a Dilma Por João César Mousinho de Queiroz



Vamos Dilmar o Serra ou Serrar a Dilma para o bem da Vila Silvestre, da Ponta da Serra, do Crato, do Nordeste, de São Paulo, do Brasil.
Todos nós merecemos uma segunda chance é o que dita nossas imperfeições. Considero que todos os leitores e candidatos a cargos executivos como: prefeitos, governadores, presidente deveríamos ter a chance do segundo turno.
Por simples curiosidade comecei a investigar entre meus familiares, amigos, clientes,
colegas de trabalho e comunidade se alguém que conheço ou apenas me relaciono já
tiveram a oportunidade de ler a plataforma do partido dos candidatos que votaram nessas eleições para os mais variados mandatos.
Não me causou surpresa, mas lamentações. De 16 anos a 86 ninguém leu e não demonstraram a menor boa vontade de uma dia ler.
Já na década de 70, no colégio Diocesano nos ensinaram que Democracia é o governo do povo, para o povo, com o povo, pelo povo nas aulas de OSPB- organização social politica brasileira,e que o professor Jaime Milfon, enfatizava nas suas aulas de história e em suas provas mensais.
Ninguém que convivo já leu a plataforma do P.V, PSDB, PT.
Uma democracia não só se analisa pelo números de seus eleitores, mas também pelo quantidade de partidos que se revezam no poder. Assim sendo USA não é um bom exemplo de democracia, pois lá a mais de 50 anos apenas dois partidos assumem o poder. França, Itália, podemos considerar.
Aqui nós estamos seguindo em passos largos para um referendum entre um partido de cunho popular e outro centro-direita.
O PSDB é um partido político brasileiro cujos militantes e simpatizantes geralmente se classificam como de centro. Alguns críticos e intelectuais, de esquerda, no entanto, por considerarem que o partido, em relação a determinados pontos adota pontos de vista classificados como liberais, citam-no como sendo de centro-direita, ou até mesmo de direita. Atualmente a Terceira via de Anthony Giddens é também uma das ideologias assumidas pelo partido.
O PT surgiu da organização sindical espontânea de operários paulistas no final da década de 1970, dentro do vácuo político criado pela repressão do regime militar aos partidos comunistas tradicionais e aos grupos armados de Esquerda então existentes. Desde a sua fundação, apresenta-se como um partido de Esquerda que defende o socialismo como forma de organização social.
Quanto mais eleições, mais segundos turnos, mais debates o que ajuda a formação de uma opinião e atitude mais concreta e consciente, ficando melhor para que com 16 anos vai votar pela primeira vez, ou quem já vota a mais tempo.
Nesse domingo vamos todos as urnas exercer nossa cidadania. Votando no Serra ou na Dilma, o mais importante é que você tenha cada vez maior o seu engajamento no nosso aperfeiçoamento da nossa participação democratica.
Estamos avançando, é verdade, mas temos muito que melhorá. Canditatos corruptos ,ficha Limpa neles, agora ANALFABETOS---nenhuma democracia merece.
Só para ressaltar - Vamu TiririKar u qui Ar Di bow. Nesse domingo vamos todos votar. Você que vota no Serra e você que vota na Dilma todos estamos participando do nosso processo de aperfeiçoamento Democrático, vamos Votar em paz e conscientes.
Artigo XXXVI-São Paulo 30.10.10-Fontes-Diversas-Filho de Seu Mozin e D.Nair lá da Vila

CRATO: O SOM E A MAGIA DA CHAPADA ENCANTADADA-Por Wilson Bernardo.

MOSTRA INSTRUMENTAL...Mais uma vez a secretaria de cultura do município do Crato,concebe aos bons ouvidos,uma música de qualidade e de refinados acordes,por mãos de senhores mágicos do som do cariri encantado.Bela iniciativa que só vem a confirmar o chapadão de talentos que o Crato e o cariri como um todo aflora,como flores de piqui,a substância emanada dos deuses tribais,o que temos de melhor em música instrumental.A banda de música do Crato,tocando o refinado Tom Jobim,Orquestra Municipal de Campos Sales,e o sertão do Araripe em acordes dos anos sessenta e pra finalizar a noite um trio de peso,já bastante conhecido pela versatilidade Blues Mem Band,os adoráveis Ibbertson Nobre e trio,impecáveis construtores de sons.
Banda de Música do Crato,encanta a todos
e a regência do seu maestro,comandando o fino da bossa
Orquestra Municipal de Campos Sales
mostrando a que veio e de que o sertão
pulsa a boa música de qualidade
Ibbertson Nobre e Trio maravilhoso
Concentração total,de um orgasmo de sons contagiantes
O poder de sentir o prazer do fino toque jazzistico
E a pureza do encantamento da floresta,recaindo sobre os homens o virtuosismo da Música
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia

ALMANAQUE - Dia 30 de outubro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

30 de outubro:

* 1340 - No processo de Reconquista cristã, os reis de Castela e Portugal unem-se na Batalha do Salado contra os mouros.
* 1925 - São exibidas as primeiras imagens em movimento na televisão.
* 1938 - É transmitida a adaptação para o rádio do livro A Guerra dos Mundos, sob direção de Orson Welles, causando pânico na população dos Estados Unidos.

Nasceram neste dia...

* 1871 - Paul Valéry, filósofo, escritor e poeta simbolista francês (m. 1945).
* 1906 - Giuseppe Farina, automobilista italiano (m. 1966).
* 1960 - Diego Maradona, ex-jogador e treinador de futebol argentino.

Morreram neste dia...

* 1899 - Hermann Blumenau, filósofo, administrador e químico alemão (n. 1819).
* 1975 - Gustav Ludwig Hertz, físico alemão (n. 1887).
* 2009 - Claude Lévi-Strauss (na foto), antropólogo francês (n. 1908).

Fonte: Wikipedia

Presidenciáveis se ignoram em debate da Globo e centram falas em propostas


Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) evitaram a troca de acusações diretas no debate da TV Globo, último encontro entre os presidenciáveis. Os candidatos se ignoraram e apenas fizeram críticas indiretas. O tom do encontro foi o da apresentação de propostas, muitas delas já feitas durante a campanha e nos outros nove debates que aconteceram.

O debate teve três blocos com perguntas feitas por eleitores indecisos. Cada candidato respondia a uma pergunta de um eleitor indeciso com réplica e tréplica entre Dilma e Serra. No terceiro bloco, Serra falou no aumento da arrecadação de impostos. Sem citar o governo Fernando Henrique Cardoso, Dilma respondeu que hoje a economia cresce mais e que antes era quase zero.

"Você arrecada mais porque as pessoas consumiram mais, tiveram mais renda e lucraram mais", disse a petista. Ao falar de educação, ela também deu uma cutucada no governo anterior. "Não sei se você sabe, mas estava proibido fazer escola técnica pelo governo federal." Nas considerações finais, a petista disse que não guarda mágoas dos ataques que sofreu.

"Nessa campanha em alguns momentos eu fiquei muito triste das calúnias que sofri."

Serra também fez críticas indiretas ao governo Lula e à política econômica, ao defender uma economia mais forte. "O Brasil é um dos países do mundo com menos investimento. Inclusive menos que no passado." O momento de maior descontração foi um quase bate boca entre Dilma e o mediador Willian Bonner por conta de um erro no relógio que marcava o tempo.

INDIRETAS

O primeiro bloco foi o mais quente. "O exemplo tem que vim de cima. O chefe de governo tem que começar dando exemplo escolhendo bem as equipes e punindo quando há alguma irregularidade", afirmou o tucano, ao ser questionado sobre a corrupção. Ele ainda falou dos ataques aos órgãos de controle como o TCU (Tribunal de Contas da União), criticado diversas vezes por Lula. Serra citou o caso dos aloprados do PT nas eleições de 2006. "Tem casos que estão insepultos que não foram feitos nada", disse.

"A corrupção no Brasil chegou a níveis insuportáveis", completou.

Também no primeiro bloco, Dilma citou o escândalo dos Sanguessugas de 2006. "Foi na área da saúde, tanto é que chamou de sanguessugas", disse. Ela defendeu o trabalho da Polícia Federal durante o governo Lula. Segundo ela, foram presos pela primeira vez governadores e grandes empresários.

"O importante é investigar e punir. Doa a quem doer", afirmou a petista, que ainda tratou da Controladoria Geral da União. Ela criticou o governo Fernando Henrique Cardoso. "É importante que não haja o engavetador -geral da República", afirmou a candidata em referência ao apelido do procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, durante o mandato de FHC.

Por diversas vezes, Dilma soltou frases do tipo "muito importante essa pergunta".

TOM AMENO

No segundo bloco, Dilma e Serra sustentaram um tom ameno. Na pergunta mais dura do debate, a eleitora indecisa disse que ambos mostram uma saúde de qualidade no programa eleitoral, e afirmou que, no entanto, a população é "tratada como lixo" e "sofre como animais" nas filas de hospitais. O tucano afirmou que o governo encolheu "em seis ou sete" pontos percentuais as verbas para a saúde. A candidata petista disse que o Brasil tem "um problema sério de qualidade da saúde".

"Se a gente não reconhecer, não melhora", disse Dilma, que disse assumir um compromisso de jogar o "peso" do governo federal na qualidade da prestação dos recursos para Estados e Municípios. Os dois candidatos voltaram a propor a criação de policlínicas especializadas. Quando o tema foi a educação, Serra também cutucou o governo federal, quando afirmou que "muitos Estados e municípios não estão pagando nem o piso" para os professores da rede pública porque o "governo federal havia se comprometido a pagar a diferença e não está pagando". O presidenciável tucano voltou a propor um pacto nacional pela educação, "acima das disputas políticas e eleitorais". "Temos que ter um entendimento que passe por cima dos partidos, de sindicatos", afirmou. Dilma também insistiu na valorização salarial e na formação continuada dos professores. Nesta questão, cutucou o tucano, acusado por petistas de tratar professores com violência.

"Se não houver pagamento digno para professores, não há como ter qualidade da educação. Precisa ganhar bem e ter formação continuada. Não se pode tratar professor com cassetetes ou interromper o diálogo. O diálogo é fundamental no respeito à essa profissão."

Fonte: Folha.com

O DINHEIRO ACIMA DA LEI - Por Vicente Almeida


O leitor precisa conhecer a biografia de homens decentes que fizeram história na política nacional, que respeitavam o cargo público ocupado, e faziam a lei prevalecer. Acima de tudo e de todos: “CUMPRA-SE A LEI”.

Entretanto, para iniciar e ilustrar a minha matéria, destaco apenas o mineiro Dr. ANTONIO AURELIANO CHAVES DE MENDONÇA, medida padrão da decência e da honradez.

AURELIANO CHAVES, como se tornou conhecido, quando ocupou interinamente o cargo de Presidente da República, decidiu firmemente, na forma da lei, sem se tornar tendencioso a qualquer facção política. O caso a seguir é apenas um dentre tantos da sua vida pública:

“Com a viagem do presidente Figueiredo aos Estados Unidos para tratamento de saúde o Aureliano assumiu a Presidência da Republica. Logo nos primeiros dias no cargo é comunicado pelo Ministro Chefe da Casa Civil Leitão de Abreu que um avião havia sido preso no Rio de Janeiro carregado de muamba. Está correto respondeu para o ministro. Acontece que a muamba é do filho do Presidente Figueiredo, disse o Ministro. Prenda-o, respondeu Aureliano! Esta historia foi resolvida com a alta médica forçada e o retorno imediato do presidente Figueiredo ao Brasil, suspendendo o tratamento” Texto extraído do Blog do Sanharol de 03/08/2009.

Se assim ele agiu com o filho do presidente, concluímos que suas decisões não eram movidas pelo sentimentalismo nem por forças políticas. As medidas do seu termômetro eram “A Lei e a Ordem”

Nossos saudosos políticos ingressavam na política para promover o país e não faziam parceria com a escória da humanidade, tipo: Chaves, Fidel , Ahmadinejad e tantos outros.

Hoje a política nacional virou anarquia, honra e honestidade são apenas coisas do passado, são lembranças.

Vejam só: 1.800.000 votos para um marginal! Sim; todo aquele que usurpa o direito e os recursos dos outros é ou não é um marginal? Aconteceu no Pará. O povo quer sofrer e ser espoliado! ATÉ QUANDO... ATÉ QUANDO?

Para coibir abusos assim, “A ficha limpa” é uma necessidade, mas ao mesmo tempo é uma vergonha, até nos tribunais a decisão foi vergonhosa.

A falta de caráter do político brasileiro – com exceções é claro, é nojenta, é sebosa, é constrangedora. Quem se importa? – EU ME IMPORTO!

Nos países chamados de primeiro mundo, o povo coloca no poder, homens de caráter, com histórico de serviços relevantes prestados ao povo. No Brasil, país onde Judas perdeu as botas, há uma ausência absoluta de brasilidade. Aqui, qualquer um tem vez, não importa seus antecedentes criminais. Todos conhecem os atos criminosos de muitos políticos, mesmo assim o elegem.

Sei que minhas palavras representam apenas um tiro na escuridão, cujo projétil é menor que um grão de mostarda, mas o eco poderá se espalhar e lentamente fazer efeito.

Gostaria que este povo acordasse do poder hipnótico em que se encontra. Talvez seja necessário mais sofrimento! A criminalidade propaga-se progressivamente sem haver quem a estanque. E está subindo, saindo das ruas, das favelas, dos morros e já ingressou nos poderes constituídos da República.

Compete ao Poder legislativo a edição de leis sérias e ao Poder executivo a sua execução, afim de coibir o mal que hora nos envolve de forma tão assustadora. Entretanto, tenho a impressão de que esse mal, está ainda em escalada ascendente.

Se tudo isto não é verdade, então estou escrevendo sobre o país errado.

Vicente Almeida

CRATO - Notícias do Dia 30 de Outubro de 2010


Crato em campanha ativa contra a dengue

A Secretaria de Saúde do Crato através do setores Mobilização Social e Endemias em parceria com a Escola Academia de Ensino realizará no próximo dia 3 de novembro, a partir das 8 horas na Praça da Sé panfletagem e demonstração das larvas do Aedes aegypti. O evento tem como propósito divulgar formas de prevenção a dengue, bem como sensibilizar a população sobre as conseqüências da doença.

Secretaria de Cultura do Crato convida para o lançamento do VI Salão de Outubro

A prefeitura do Crato por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude está apoiando o VI Salão de Outubro que será lançado hoje as 20 horas no Centro Cultural do Araripe no Largo da RRFSA . A mostra, idealizada e coordenada pela Sociedade dos Amigos do Museu do Crato se estenderá até o dia 6 de novembro. Durante o evento, - que tem como uma de suas temáticas o resgate das artes no Cariri- acontecerão exposições de trabalhos inscritos, de artistas locais, de outros estados brasileiros, inclusive alguns de renome internacional.

Crato adere ao Programa Mais Educação, com inserção de 16 escolas

Escolas da rede municipal, com apoio da Secretaria de Educação do Município do Crato, estão inseridas no Programa Mais Educação, do Governo Federal. A adesão em Crato foi de 16 escolas, que estão ampliando suas ações com os alunos em várias áreas como o esporte, artes e cultura. O trabalho tem a coordenação da Secretaria e as escolas escolhidas já estavam inseridas no Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE. O programa tem sido importante no sentido de fortalecer os índices de melhorias educacionais nessas instituições. A Secretaria está atuando com o suporte técnico, além de auxílio estrutural, contando também com os parceiros. As escolas que fazem parte do programa no Crato são: a 08 de Maio, Liceu Diocesano, CAIC, Antônio Antuérpio, São Francisco, Padre Frederico, Filemon Teles, Círculo Operário, Melvin Jones, Gonzaga Mota, Maria Pia Brígido, Rotary, Dom Vicente, José Bizerra de Brito, João Leandro e Aldegundes Gomes de Matos.

O Programa Mais Educação aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas, agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte, lazer, direitos humanos, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. O intuito é fomentar atividades para a melhoria no ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Feriado do Dia do Servidor Público Municipal do Crato transferido para 1º de novembro

O feriado do Dia do Servidor Público Municipal do Crato, 28 de outubro, foi transferido para o dia 1º de novembro, de acordo com o decreto do prefeito municipal, Samuel Araripe. Esta determinação, por meio de decreto, considera, além do feriado do dia 28, ressalta que o dia 2 de novembro, feriado de Finados, é na próxima terça-feira. O decreto considera a importância da administração pública de proporcionar aos seus servidores a comemoração do Dia do Servidor Público, sem que haja interrupção do curso normal da semana. O decreto municipal também leva em consideração o princípio da economicidade, no objetivo de reduzir gastos relacionados à atividade administrativa e, proporcionar continuidade aos servidores públicos, sem interromper duas semanas, devido os feriados supra mencionados.

Mostra de Música Instrumental começou ontem no Centro Cultural do Araripe

O Festival Cariri da Canção se aproxima da sua segunda etapa e terceira edição, dos dias 4 a 6 de novembro, com grandes concorrentes de vários estados do Brasil. Este ano, 30 finalistas foram selecionados entre quase 200 inscritos. Dando seqüência ao trabalho de incentivo aos novos talentos, com a finalização no dia 31 das oficinas, e aos músicos de forma geral, começou ontem a Mostra de Música Instrumental. O evento aconteceu no Anfiteatro do Centro Cultural do Araripe (Rffsa) e foi aberto pela Banda de Música Municipal do Crato, às 19 horas. Em seguida, se apresentou a Orquestra Municipal de Campos Sales, e encerrando a primeira noite de apresentações com Ibbertson Nobre e Trio. Hoje, dia 30, às 19 horas, se apresenta o músico Di Freitas. Logo após, show com a Orquestra da Sociedade Lírica do Belmonte, e fechando a noite um Concerto de Piano com o Pianista Dihelson Mendonça. O evento é uma realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, com apoio da Prefeitura Municipal.

ProJovem Trabalhador inicia fase de inserção no mercado, em Crato

Após quase seis meses de qualificação profissional, os integrantes do ProJovem Trabalhador, operacionalizado em Crato, por meio de parceria com o Governo Federal, levará ao mercado de trabalho pessoas capacitadas e preparadas em diversas categorias profissionais como administração, agro-extrativismo, alimentação, construção e reparos, arte e cultura, metalmecânica, saúde, telemática, turismo e hospitalidade e vestuário.

São cerca de 350 horas de estudos e preparação prática. A coordenação municipal do projeto, que tem à frente a Rosevany Bezerra de Menezes, inicia, com equipe, visitas aos empresários do município no intuito de inserir os jovens no mercado de trabalho. Ela afirma que a recepção tem sido positiva. A meta é chegar a 30 por cento de inserção, de acordo com os critérios do Ministério do Trabalho. Rosemary classifica esse momento de visita aos empresários como importante, por ser a hora de fazer a diferença para os que precisam da primeira oportunidade de emprego. São 500 jovens, em 20 turmas, cinco delas na zona rural do município que estão concluindo no próximo dia 5 de novembro, os módulos preparatórios. Em 2008, 125 jovens tiveram a oportunidade de passar pelo programa no município e a meta de inserção no mercado de trabalho foi superada, chegando a mais de 30 por cento.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

SOMENTE HOJE - Sábado dia 30 de Outubro - CONCERTO de PIANO - Dihelson Mendonça - O Dom da Música - Anfiteatro da RFFSA - Crato - CE



http://1.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/TMeMKYVu3BI/AAAAAAAATac/SM0mYpbo6dE/s1600/o+dom+da+musica+2.jpg


Conto com a sua presença!

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30