xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 29/10/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

29 outubro 2010

Marcha para a ociosidade – por Pedro Esmeraldo


Às vezes, ficamos atormentados, um pouco perplexos, quando vimos situações adversas e abusivas aos costumes. Não alinham ao sistema político, não são apropriadas à prática moral. Sempre baseada de maneira vulgar para exercer a profissão política.

Não cuidam mais dos problemas sociais, só visam usufruir das benesses da administração ruidosa, já que preferem entregar os pontos e cair na orgia administrativa, agitados pelos comportamentos indignos, acometidos pelos políticos corruptos.

Ultimamente, o povo não se dedica mais ao trabalho. Permanece como um ausente indisciplinado, corrompido, o que faz afastar o cidadão de bem e que pode com gestos abusivos, dilacerar o bom costume.

Hoje em dia, ninguém ou quase ninguém leva nada a sério. A maioria dos trabalhadores é fraca a preguiçosa. É composta por grupos ociosos e amargos que vêm dilacerar o bom costume.
Não cumprem fielmente o seu dever com seriedade. Não se submetem a exercer com dignidade a sua profissão e com espírito de justiça e amor ao trabalho.

Nota-se que não conduzem no universo do homem trabalhador, muitos não tomam precauções com o equilíbrio moral, conduzindo o cidadão para seguir o bom caminho da retidão e da limpeza moral.

Alguns se dão ao luxo de freqüentar a escola e assim mesmo, quando a freqüentam é somente para justificar as autoridades para terem o direito de receber a bagatela do bolsa família, oferecida pelo Governo Federal.
E daí pensam na maneira diferente de não trabalhar, para permanecer com essa migalha, pois “o cidadão tem o direito de não exercer” cargo algum. Mal sabe esse pessoal (que não entende), que essa quantia que o governo oferece é somente uma pequena parcela de ajuda ao cidadão para adquirir recursos suficientes para complementar na compra do material escolar.

Considera-se isso um desaforo, um crime injustificável de lesa ao contribuinte.
Esses erros são provocados pelos falsos políticos que assolam os bastidores da política nacional e não orientam o povo para o cumprimento de deveres, no uso do bem e da verdade.

Por isso, é preciso evitar agrupamento de certas falanges desses políticos que vivem insuflando o povo para que seja um povo desequilibrado, ofertando e tirando das camadas sociais, viciando esses malditos homens, para que permaneçam arredios e contaminem o meio com gestos indecorosos, entregam-se à ociosidade.

Infelizmente não podem fazer nada, já que o homem está contaminado pelas bactérias nocivas com manchas de sangue contaminado e que provoca marcha e contra marcha em direção do caminho ocioso.
E agora, o que devem fazer? A não ser reagir com fortes jogadas acrobáticas a fim de poder sobressair no caminho da covardia com proteção ao meio social.

Texto de Pedro Esmeraldo

Corpo de Bombeiros recebe 1.505 chamados só no 1º semestre de 2010


É maior do que todo o ano passado, a quantidade de ocorrências de queimadas em vegetação atendidas pelo Corpo de Bombeiros do Ceará nos 3 primeiros meses do 2º semestre deste ano. Os dados dos bombeiros mostram os seguintes registros:

* Julho a setembro de 2010: 1.505 chamados.
* Janeiro a dezembro de 2009: 1.307 ocorrências

O aumento deve-se à escassez de chuva, à força dos ventos, ao mato seco e ao manejo agrícola inadequado. 20 equipes participam de operação. Na tentativa de minimizar os efeitos dos incêndios 20 equipes do Corpo do Bombeiros que fazem parte da Operação de Combate às Queimadas encontram-se espalhadas pelo Estado. As equipes atendem especificamente os casos de queimadas em vegetação, de acordo com o comandante do CB, coronel João Vasconcelos.

Inhamuns é uma das regiões mais críticas

O efetivo tenta diminuir os efeitos dos focos de incêndios nas regiões Norte e Ibiapina (Sobral), Inhamuns (Tauá), Sertão Central (Quixeramobim e General Sampaio), Cariri (Crato e Juazeiro do Norte) e Centro Sul (Iguatu e Acopiara). Dessas regiões, a do Inhamuns está entre as mais críticas. Em todo ano passado foram atendidas 465 ocorrências de queimadas em vegetação. Já este ano, até o mês de setembro, este número subiu para 521, um aumento de 12% no comparativo entre 2009 e 2010.

Portal Verdes Mares

Vendas de iPhone superam as de BlackBerry no mundo


O iPhone superou o BlackBerry em vendas no mundo, segundo uma pesquisa divulgada pela Strategy Analytics nesta sexta-feira (29). A líder de mercado, no entanto, prossegue sendo a finlandesa Nokia. De acordo com os números, a Apple vendeu 14,1 milhões de aparelhos durante o último trimestre fiscal --número 91% acima do mesmo trimestre do ano passado. Já a RIM comercializou 12,4 milhões de unidades do BlackBerry durante o período. Mesmo com o número de unidades vendidas menor, a RIM marcou um crescimento de 46% nas vendas de BlackBerry em relação ao ano passado.

Mesmo assim, a Nokia mantém a posição de maior fabricante de celulares do mundo, com acúmulo de vendas em 110,4 milhões de unidades durante o terceiro trimestre. Ainda segundo a pesquisa, um total de 327 milhões de aparelhos celulares foram vendidos no mundo durante o terceiro trimestre deste ano --ou 291 milhões em relação ao mesmo período do ano passado. Entretanto, a companhia disse que o crescimento ficou abaixo das expectativas devido a volatilidade da economia.

Já a Samsung teve 71 milhões de celulares vendidos, enquanto a LG vendeu 24,8 milhões de aparelhos --marcando, respectivamente, 4º e 5º lugares dentre as marcas mais vendidas no mundo no período.

Folha.com

Começou no dia 29 de Outubro - Mostra Instrumental


No Anfiteatro da RFFSA - Dia 29 e 30 - 19:00 - Entrada Grátis


19h -
Banda de Música Municipal do Crato
19h50 - Orquestra Municipal de Campos Sales
20h40 - Ibbertson Nobre e Trio
Dia 30
19h - Di Freitas
19h50 - Orquestra da Sociedade Lírica do Belmonte
20h40 - Dihelson Mendonça


--
Festival Cariri da Canção
http://www.cariridacancao.com/

Twitter: @cariridacancao
Facebook: culturacrato

blog:http://culturacrato.blogspot.com


Esse é mais um evento paralelo ao Festival Cariri da Canção, com uma promoção da Prefeitura Municipal do Crato em parceria com a Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, após o sucesso do projeto: Num Canto em Crato Canto, onde a música foi mostrada em vários bairros da cidade, teremos agora a música instrumental, no Anfiteatro do Centro Cultural do Araripe, grandes nomes da nossa música fizeram apresentações gratuitas.

Eleições podem reduzir fiéis na Romaria de Finados - Reportagem: Elizângela Santos


Administrador da Basílica de Juazeiro, pe. Paulo Lemos, prevê número menor de fiéis na Romaria de Finados

Juazeiro do Norte. Os romeiros do Padre Cícero começam a chegar desde a manhã de ontem para Romaria da Esperança, conhecida como a Romaria de Finados. Este ano, as eleições presidenciais no domingo e segundo turno para governador em alguns Estados mudam o calendários dos romeiros. Alguns deles preferiram chegar no começo da semana, e já foram para casa, outros, passam por Juazeiro até o dia de amanhã, e seguem para votar em seus respectivos Estados. Duas missas campais, uma na Basílica de Nossa Senhora das Dores, e outra no Santuário dos Franciscanos, a partir das 19 horas, abre oficialmente a peregrinação de finados. A programação vai até a terça-feira, e deverá reunir na cidade mais de meio milhão de pessoas de vários Estados da Região Nordeste. Em alguns ranchos da cidade, as vagas serão preenchidas a partir da segunda-feira. Já o comércio deverá ter uma baixa no domingo, principalmente com a venda de artigos religiosos. Os comerciantes já começam a sentir com a tímida movimentação iniciada na manhã de ontem, dia de abertura da romaria. Os principais locais de votação também são pontos de concentração de fiéis. Nessas áreas, a segurança será redobrada.

Ontem pela manhã, romeiros de Estados como Sergipe, Alagoas, Maranhão e Pernambuco visitavam o túmulo do Padre Cícero, na Capela do Socorro, e já faziam suas orações para o retorno às suas casas. O servente de pedreiro, Claudenir Aurélio Campos, veio do Estado do Maranhão, da localidade de Brejo de Anapurus, de pau-de-arara com 80 passageiros. Da sua cidade saíram dois caminhões e uma van, lotados. A viagem segue até Canindé, mas terão que fazer o percurso em menos tempo que o previsto, para chegarem no domingo em casa. "Temos que economizar um dia de viagem para chegar em casa no domingo. Foi a alternativa que encontramos, mas cumprimos o nosso destino", diz. O comando da Polícia Militar e a administração da Basílica percorreram ontem pela manhã áreas da Basílica e do Socorro, para finalizar todo o planejamento da segurança. O reforço policial já está em Juazeiro do Norte. Na tarde de hoje, chegará na cidade uma aeronave da PM para implementar o trabalho.

Às 15 horas, será lançada a operação para romaria e eleições. Serão 450 homens, que estarão espalhados pela cidade. O policiamento será intensificado nos Franciscanos, Salesianos e Basílica, em locais onde poderá haver maior concentração de fiéis e eleitores. Quanto à Justiça Eleitoral, mesmo com o dia atípico para votação na cidade, o técnico judiciário, Marcos Minami, diz que não será tão preocupante porque o processo acontece de forma mais rápida nesse segundo turno, por ser apenas um candidato. Nos Franciscanos, já que muitos romeiros permanecem no bairro, há o maior número de votantes e também deverá ser de justificativas. Nessas áreas as filas serão maiores. Um problema previsto será o transporte dos disquetes, já que o prédio da Justiça Eleitoral é no Bairro Matriz. A área normalmente fica congestionada e poderá atrasar a passagem dos carros com os disquetes.

Ranchos lotados

"Eu prefiro ficar até o fim da romaria. Mesmo não podendo votar, prefiro justificar", diz a romeira do Estado de Sergipe, Helena Santos. Ela permanecerá com sua família os seis dias de romaria em Juazeiro do Norte. Alguns ranchos da cidade já estão lotados. A proprietária de um deles, Luzanilde Marques, no Bairro Socorro, afirma que o grupo de 50 pessoas que hospeda todos os anos veio logo. Mas já Cilene Sousa, dona de uma pousada nas proximidades da Matriz, afirma que também não teve problemas com a lotação do seu estabelecimento. Mas noutro rancho de sua família, romeiros adiaram a chegada para a próxima segunda-feira.

Para a comerciante Joana Darc, as vendas deverão cair. Ela disse que essa semana percebeu a movimentação tímida em relação aos anos anteriores. "Mesmo assim, muita gente decidiu antecipar para ficar o fim de semana em casa", diz. Ela acredita que por conta das eleições os comerciantes poderão vender abaixo do normal.

Enquete

O Sr. vai votar no domingo?

"Vou ficar até o fim da romaria. Vou justificar o meu voto neste período. Da minha cidade, Aracaju, vieram 12 ônibus lotados"

Salvador Santos
55 anos
Comerciante

"Não tenho preocupação em não votar no domingo. Vou rezar por quem escolhi para dar o meu voto. Meu "Padim" vai ajudar"

Pedro Santos
67 anos
Pedreiro

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria da Paróquia
Rua Padre Cícero, 147
Centro, Juazeiro do Norte (CE)
(88) 3511.2202

INFRAESTRUTURA PRECÁRIA

Obras paradas no Centro de Romeiros

Juazeiro do Norte. Enquanto a obra do Centro de Apoio aos Romeiros para, os problemas relacionados à organização dos barraqueiros na cidade continua. Principalmente durante as grandes romarias, em que ruas principais de circulação no Centro da cidade são ocupadas. Mesmo com a desobstrução de algumas delas, o problema não se resolve. E nem vai ficar totalmente sanado com a entrega do Centro. São 900 boxes disponíveis. Mais de 2 mil barraqueiros chegam a ocupar as ruas. A primeira previsão era que a obra do Centro de Apoio, que já foi paralisada inúmeras vezes, fosse entregue até o meio do ano. Os trabalhos foram paralisados antes da eleições, e, segundo o secretário de Segurança da cidade, Cláudio Luz, presidente da Comissão Permanente de Romarias, deverão ser retomados na próxima semana.

Ele afirma que está sendo preparado um plano de gestão para o equipamento, que deverá receber o nome de shopping popular Monsenhor Murilo de Sá Barreto que, nesta romaria, se vivo fosse, estaria comemorando os seus 80 anos. A Igreja, segundo o secretário, está com uma proposta de administrar o espaço, que fica vizinho à Praça do Romeiro, já administrada pela Basílica. Essa proposta será formalmente apresentada ao Governo do Estado, que está à frente das obras do Centro, responsabilidade repassada pela administração local.

Cláudio Luz reconhece que o problema de ocupação das barracas na cidade não será totalmente resolvido com o Centro de Apoio, mas irá minimizar significativamente essa situação. De acordo com o secretário, um decreto municipal determinará as ruas que deverão ser totalmente desobstruídas. As principais, como, por exemplo, a São Pedro e Padre Cícero, estão incluídas, além de trechos da Dr. Floro e Rua do Cruzeiro.

Ruas livres

Nesta romaria, por exemplo, boa parte do espaço da praça da Capela do Socorro foi desocupada. A Rua Santa Luzia ficou totalmente desobstruída, nas proximidades do Cemitério do Socorro, por conta da grande concentração de pessoas durante os próximos dias, principalmente no dia 1º e 2, de Finados. A ordem de serviço para conclusão de uma das etapas da obra do Centro foi assinada no fim do ano passado, pelo governador Cid Gomes, no valor de R$ 7,8 milhões. Os recursos são oriundos do Ministério do Turismo e do Tesouro do Estado. A parte do anfiteatro, por trás das áreas dos boxes, continua sem previsão de término.

Centro multiuso

A pretensão é fazer do espaço um centro multiuso, com escola de design voltada para o setor de calçados, joias e semi-joias da cidade. A obra da praça consiste em serviços de complementação da estrutura em concreto armado, coberta em estrutura metálica, piso pré-moldado tipo bloket, alvenarias de tijolo cerâmico, laje pré-moldada, instalações elétricas e hidro-sanitárias, revestimento, esquadrias e pintura. Alguns boxes, do lado da Rua São Pedro, estão pintados e com a cobertura metálica. A outra parte, na Rua Padre Cícero, ainda resta ser concluída. Não há finalização da cobertura.

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes



LAVRAS DA MANGABEIRA – CEARÁ:

Bandidos roubam agencia do banco do Brasil.

Na madrugada desta sexta-feira (29), aproximadamente 06 bandidos em um veiculo modelo Pajeiro de cor preta arrombaram a porta da agencia do banco do Brasil do município de Lavras da Mangabeira onde colocaram dinamites em um dos caixas eletrônicos para em seguida fugiram levando uma quantia em dinheiro não informada tomando, rumo ignorado. O crime ocorreu 02h30min. A agencia bancária fica situada na Rua Coronel Raimundo Augusto, nas imediações do destacamento policial militar no centro de Lavras. O policiamento local ainda perseguiu o bando, mas, sem êxito. Reforços foram solicitados junto ao 2º BPM de Juazeiro, bem como de outras unidades policiais militares do Cariri para prosseguir a perseguição dos acusados.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ

Criança de 12 anos vítima de atropelamento.

O fato aconteceu, ontem, por volta das 13h, na Rua Manuel Tavares Lopes, 2955, bairro Frei Damião, em Juazeiro. A criança de iniciais O.D.S.A., 12 anos, foi atropelada por um veículo VW Kombi, conduzido por J.D.S.D.O., 25 anos, que após o delito, se evadiu tomando rumo ignorado. A RD 1230, composta pelos soldados PMS Feitosa, e Arystênio, diligenciou em torno fato e localizou o referido veículo no cruzamento das Ruas José de Matos França com Marcionília Pessoa, no bairro Lagoa Seca, onde abordou o acusado dando-lhe voz de prisão e o conduzindo à 20ª DRPC para adoção dos procedimentos legais. Vale salientar que a criança foi socorrida, em estado grave, por populares a um dos Hospitais na cidade de Barbalha-CE.

Colisão envolvendo moto e Fiat causa ferimentos grave em motoqueiro de 23 anos.

No cruzamento da Rua do Seminário com Rua do Limoeiro, bairro São Miguel, também em JUAZEIRO, ontem, Por volta das 21h03, a pessoa de iniciais C.F.S., 23 anos, conduzia a motocicleta Suzuki Yes de cor prata, quando perdeu o controle do veiculo vindo a colidir contra o veículo Fiat uno Fire de cor azul, guiado por F.D.A.P.R., 43 anos. O motoqueiro a sofrer uma lesão na coluna vertebral, sendo socorrido pelo GSU do Corpo de Bombeiros para o Hospital Tasso Jereissati-HTJ. A polícia militar através da RD 1221, composta pelos soldados PMs Silveiro e Thiago Militão, juntamente com o DEMUTRAN que adotou as providências cabíveis.

Fazendário que matou segurança das Lojas Americanas já está solto

O fazendário e bacharel em Direito, Eliabe Gomes da Silva, de 42 anos, ganhou a liberdade na madrugada desta quinta-feira por conta de um habeas corpus concedido pelo Tribunal de Justiça do Ceará. Ele é réu confesso no assassinato do segurança das Lojas Americanas, Jonatan Leite dos Santos, na época com 27 anos, ocorrido no dia 30 de janeiro quando este fechava o estabelecimento que funciona ao lado da Praça Padre Cícero no centro de Juazeiro do Norte.

A decisão do TJ chegou ao quartel do 2º BPM por volta das 20h30min de anteontem no fax do comando do Batalhão, mas o Coronel Gomes Filho disse que a soltura só se daria com o documento em mãos. A defesa do fazendário tratou de agilizar o envio direto de Fortaleza o que foi feito no vôo da GOL que pousa no Aeroporto Regional do Cariri no início da madrugada de ontem. Por volta das duas horas, um emissário foi até o quartel com originais do documento.

O Comandante foi acordado e se propôs a checar o despacho judicial e, posteriormente, dar cumprimento colocando Eliabe em liberdade. Com isso, ele deixou a cela especial do 2º BPM que dividia com outro detento o ex-vereador de Ipaumirim, Vanderlan Jorge Leandro, de 40 anos, condenado a 12 anos por associação ao tráfico de drogas. O fazendário vai responder em liberdade pelo crime que cometeu e causou grande repercussão em todo o estado.

Na noite daquele dia, a vítima Jonatan Leite fechava o estabelecimento quando Eliabe chegou de surpresa. Com a arma em punho, efetuou um único disparo tendo a mão que apertou o gatilho envolta em uma sacola plástica para evitar vestígios de pólvora. Eliabe foi preso quando tentava empreender fuga pela Avenida Doutor Floro. O Ministério Público o denunciou por homicídio duplamente qualificado e mais três tentativas de homicídio contra os Guardas Municipais Melo, Silvino e Aparecido que o prenderam.

Notícias por: Demontier Tenório

Veiculo tomando de assalto.

Por volta de 01h20min, chegou ao conhecimento desta CIOPS do 2º BPM, a informação de que no Sitio Pau Seco, zona rural de Juazeiro do Norte, a pessoa de iniciais S.D.S.N., 31 anos, foi vítima de roubo praticado por 02 (dois)homens não identificados, ocupantes de uma motocicleta Honda Strada, placa não anotada, armados de revólver, que tomaram uma motocicleta Honda CG FAN 125, de cor vermelha, para em seguida fugiram com rumo ignorado. Foi acionada para o local a VTR CP 2541(FTA), integrada pelo sargento Soares e soldados Bezerra, Hildo, e Ferreira, que realizou diligência no intuito de prender os criminosos, bem como admoestou a vítima comparecer à 20ª DRPC, a fim de registrar um Boletim de Ocorrência.

BREJO SANTO – CEARÁ

Violência no transito mata dois jovens na BR-116.

Um acidente envolvendo uma moto e um Ford Pampa ocorrido por volta das 21h, da última quarta-feira (27), no KM 500 da BR-116 na altura da localidade denominada Sítio Tamanduá, no município de Brejo Santo, matou os jovens de 26 anos Bruno Gomes Estevez que residia na Rua José Furtado dos Santos e Francisco Paulo Dantas da Silva, que morava na Rua José Denguinho de Santana ambos no Bairro Araujão em Brejo Santo. Eles trafegavam em uma motocicleta Honda de placas MYX-0922, inscrição do Rio Grande do Norte , quando foram colhidos por um Ford Pampa de placas HTX-1447, inscrição do Ceará guiado por homem que fugiu prestar socorros as vítimas que morrerão no local. Populares acionaram à polícia e quando uma equipe de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do posto de Milagres chegou ao local já encontrou os corpos sem vida.

Prisão por estelionato e falsificação de invólucro com produtos.

A polícia de Brejo Santo prendeu por volta de 15h00, de ontem (28) na Rua Francisco Basílio, nº 336, Bairro São Francisco, Brejo Santo/CE, foi preso por estelionato e falsificação de invólucro com produtos, o comerciante Cícero Verônica de Lima, Casado, 30 Anos, Residente no local da ocorrência. De acordo com informações da polícia, em poder do acusado foi apreendido 14 (quatorze) grades de cerveja da marca BRAHMA; 01 (um) caixa de papelão e o 01 (um) saco de náilon com centenas de rótulos das marcas de cervejas BRAHMA e SKOL;03 (três) tubos de cola branca grande; 42 (quarenta e dois) maços de cigarros da marca US.

Cícero Verônica foi flagrado alterando os rótulos das marcas de cervejas e fazendo a sua comercialização. A prisão foi realizada por uma equipe de PMS sob o comando no Major Sobreira. O comerciante foi conduzido, bem como as mercadorias apreendidas para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo para o devido procedimento legal.

ABAIARA – CEARÁ:

Agricultor preso acuado de posse ilegal de arma e fogo.

Ontem (28) por volta das 18h00min, o agricultor, Francisco Sampaio de Araújo, casado, 45 anos, foi preso por posse ilegal de arma de fogo em sua residencia no Sítio Araújo, Zona Rural de Abaiara. Segundo a polícia, o acusado estava de posse de um revólver calibre 32, Taurus, nº 42038, acabamento em aço inox, capacidade para 06 (seis) cartuchos, contendo 02 (dois) cartuchos intactos. O mesmo foi conduzido a Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo para o devido procedimento legal pela equipe da FTA (Força Tática de Apoio) – soldados PMS Azevedo, Marcelon, com o apoio de uma composição do Destacamento local, composta pelo cabo Josias e soldado Narciso,

ARNEIROZ - CEARÁ:

Assaltos e tiroteio com a polícia deixa dois lesionados

Uma manhã de tensão viveu a população do município de Arneiroz em virtude da troca de tiros entre policiais militares e bandidos e a correria no centro da cidade. Por volta das 08h30min desta quinta-feira, três indivíduos fortemente armados chegaram em duas motocicletas dispostos a promoverem uma espécie de arrastão em estabelecimentos comerciais.

Os alvos iniciais foram uma farmácia e um mercadinho que ficam praticamente vizinhos. Quando notaram a ação do bando, populares ligaram para a polícia que chegou imediatamente ao local. Acuado, o trio resolveu fazer reféns para evitar a prisão quando os PMs cercaram a área e solicitaram reforço. O clima de tensão aumentou com a troca de tiros. Preocupados com os reféns, os policiais passaram a negociar com o trio a liberação dos mesmos.

Os entendimentos resultaram na prisão de dois indivíduos identificados como sendo Antonio Oliveira Bahia, de 21 anos, e Cícero da Silva Noronha, de 24 anos, mais conhecido como Cícero Onça. Ambos são do município Parambu, sendo que Antonio é fugitivo da Cadeia Pública de Tauá para onde foi levado de volta. Seu comparsa não teve a mesma sorte, pois saiu gravemente ferido no tiroteio e teve que ser levado às pressas para o IJF (Instituto José Frota) de Fortaleza.

Segundo o radialista e nosso colaborador naquela cidade, Diomar Araújo, o Soldado Garcia se feriu ao ser atingido por um disparo do próprio rifle que manuseava. A bala pegou de raspão na cabeça, porém o mesmo está bem e ficou internado apenas para observação médica. O terceiro elemento conseguiu fugir a pé sendo identificado como Francisco Férrer Feitosa.

Em poder do trio, os PMs conseguiram apreender uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38 e uma pistola da marca taurus, além de dois aparelhos celulares, R$ 1,2 mil em dinheiro, R$ 250,00 em cheque e as duas motocicletas. A Honda Broz de cor preta ostenta placa de Quiterianópolis, enquanto a moto Yamaha possui placa de Araguaína(TO).

QUITERIANÓPOLIS - CEARÁ:

Bandidos armados roubam agencia dos Correios.

Na manhã desta quinta-feira no município de Quiterianópolis, dois indivíduos invadiram a agência dos Correios daquela cidade e levaram todo o dinheiro existente nos caixas. Houve reação da polícia e a dupla levou o gerente dos Correios como refém o qual terminou sendo liberado na saída da cidade. A agência não divulgou o valor do montante levado e A PM da região dos Inhamuns - faz fronteira com o Cariri - está mobilizada para capturar os bandidos.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Luiz Carlos Salatiel - Por Emerson Monteiro

Ele, um desses iguais personagens advindos nas asas da ficção do Cariri, Luiz Carlos Salatiel. Surgido nesse mundo fantástico das terreiradas mágicas do chão nacional dos ancestrais, Luiz invade o salão das festas populares também para movimentar em si próprio a cena luminosa do hemisfério oriental de músicas, artes plásticas, literaturas. Arauto da alegria, sacode maracás do ritual dos caboclos desde tempos atrás, aos turnos dos festivais da canção do Parque Municipal a salões de arte e outras manifestações paralelas.

Depois, dormir ouvindo Luiz entrevistar os mestres Aldeni e Isabel, do Reisado da Vila Lobo, no programa Cariri Encantado da Rádio Educadora, fala de sonhos e viagens a universos da mística fundamental. Mergulhar às raízes da cultura nordestina, fincadas nos alpendres e solos medievais da Península Ibérica, patamares da tradição imorredoura que desfila atores altivos dos grupos de brincantes sob o comando de certos capitães alencarinos. Um tropel de cavaleiros andantes de armaduras luminosas, que percorre praças dos reinos transcendentais, defensores perpétuos de lendas e mitos, cantigas e naus catarinetas varridas ao vento de luas e castelos eternos, sombras rebrilhantes escorrendo nos prados verdes dos torneios, clarins, alazões pendoados e lanças coloridas.

Ainda que mais pretendesse contar das possibilidades impossíveis, falar das peripécias desse personagem ocuparia vasilhas enormes. Bom caráter, atípico, animador, surpreendente, cigano do inesperado, Luiz Carlos reúne vários Luiz Carlos Salatiel de Alencar num só Luiz Carlos. As paredes das programações individuais radiofônicas forçariam reservas para contê-lo num único projeto pessoal sem maiores resultados que dissessem quanto ele representa para nós em termos de artista incansável, paladino das lutas pelos valores infinitos da melhor inspiração. Veja bem, o conteúdo criativo nesse audaz cavaleiro queima de intensidade o papel dos saltimbancos fellinianos, tipo móvel que brotou no Cariri e escreve, com seu itinerário, parábolas, pautas e andanças incríveis, códigos arcaicos nas encostas circulares da Serra. Viajou longe pela aventura da vida e aqui retornou como ninguém aos feitos da história particular das sagas prodigiosas, em versões assemelhadas às epopéias que reaviva nos roteiros das estradas de gado rompidas na lauta conquista dos sertões, pela Casa da Torre de Garcia D’Ávila.

Antes, há pouco, soube o quanto o repertório de palavras da pessoa acaba devendo para rabiscar com propriedade as contribuições de cada instrumento isolado ao conjunto harmonioso das orquestras. A pena traz dali, ajunta daqui, concentra esforços e nada. Bom, tudo isto na gravação de um comentário dos feitos notáveis de Luiz Carlos Salatiel sempre no propósito de acondicionar para o futuro os frutos culturais da nossa gente.

Por: Emerson Monteiro

I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MUSICAL DO CARIRI: Por: Janinha


ATENÇÃO:

EM NOVEMBRO (22 A 24) SERÁ REALIZADO O I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MUSICAL DO CARIRI, PROMOVIDO PELO DO CURSO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS CARIRI. AS INSCRIÇÕES ESTARÃO ABERTAS A PARTIR DO DIA 03/11 NA SECRETARIA DO CURSO DE MÚSICA DO CAMPUS CARIRI, DA UFC. NA PROGRAMAÇÃO ACONTECERÃO OFICINAS, MESAS REDONDAS, PALESTRAS, APRESENTAÇÕES MUSICAIS.

PARA MAIS INFORMAÇÕES: (88)35727231 OU
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PELO SITE:

Robson Almeida
Curso de Musica - Licenciatura
Universidade Federal do Ceará - UFC - Campus Cariri

Notícias Cariri Cangaço! Por: Janinha

O Cariri Cangaço e o Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará - GECC, fecharam nesta última semana mais uma grande parceria de sucesso. A partir de agora o Cariri Cangaço e GECC estarão promovendo seus encontros mensais em um dos espaços mais privilegiados do Brasil. Deste monento em diante as Livrarias Saraiva - MegaStore, também são parceiras do Cariri Cangaço.

Na semana que passou, Aderbal Nogueira, Ângelo Osmiro e Manoel Severo, representantes do Cariri Cangaço e do GECC, estiveram reunidos com a Gerente de Comunicação da Saraiva MegaStore, Maíra Araujo, na oportunidade foi fechada a parceria para já a partir do mês de novembro as reuniões Cariri Cangaço/GECC em Fortaleza, se realizarem no Espaço Rachel de Queiroz, na Saraiva MegaStore do Shopping Iguatemi Fortaleza.



Saraiva MegaStore e o Espaço Rachel de Queiroz: novo endereço Cariri Cangaço - GECC

Para Aderbal Nogueira, sócio da SBEC, membro do GECC e conselheiro do Cariri Cangaço,"temos certeza que essa parceria tem a marca do sucesso, e sabemos que estaremos ao lado da Saraiva promovendo encontros cada vez mais qualificados que em muito engradeceram o estudo e pesquisa da temática."
Para Âgelo Osmiro, ex-presidente e sócio da SBEC, "o momento é de extrema importancia, é mais uma conquista a ser festejada, os estudiosos sérios, comprometidos com a história do nordeste, terão mais um espaço para divulgar seu trabalho"; já Manoel Severo, membro do conselho consultivo da SBEC e Curador do Cariri Cangaço, "sem dúvidas é uma conquista que deve ser comemorada, aqui teremos eventos de qualidade todos os meses, palestras, debates, apresentação de vídeos, trabalhos acadêmicos, mostra de fotografias, enfim, com certeza ter um dos maiores grupos do Brasil, como a Saraiva, ao nosso lado, é uma grande honra".

As reuniões do GECC - Cariri Cangaço acontecem mensalmente e abordam temas como o Cangaço, Messianismo, Beatos, Coronéis, dentre outros; o primeiro encontro já está marcado para dia 08 de novembro, segunda-feira, no Espaço Rachel de Queiroz, na Saraiva MegaStore do Shopping Iguatemi Fortaleza a partir das 19 horas com a Conferencia de Inauguração da parceria, com o professor doutor Renato Cassimiro e o Tema: Padre Cícero e o Cangaço de Virgulino Ferreira.


TUDO SOBRE A NOVA PARCERIA CARIRI CANGAÇO e as PRINCIPAIS NOVIDADES SOBRE A TEMÁTICA VOCÊ ACOMPANHA AQUI, NA RESVISTA ELETRONICA DA FAMÍLIA CARIRI CANGAÇO:

www. cariricangaco.com

Di Freitas, contemplado com o Itaú Cultural, estará na Mostra de Música Instrumental pelo Festival Cariri da Canção !l


Compartilhamos informação importante para a Cultura Regional. Mais uma vez um artista do Cariri foi contemplado no Itaú Cultural Música, importante projeto que apóia a circulação da música autoral no país. DiFreitas: músico, luthier e produtor cultural, natural de Fortaleza e radicado em Juazeiro do Norte, foi o representante do Cariri contemplado na categoria “CARTEIRA COLETIVA” versão 2010. Recentemente o músico participou do festival Biarritz na França, contando com o apoio do SEBRAE/CE (Projeto de Desenvolvimento da Economia Criativa da Música na Região) e Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, obtendo grande destaque na divulgação da música e instrumentos de sua autoria.

Maiores informações no site:

Ser Feliz - Augusto Cury - Postado por Mônica Araripe


Posso ter defeitos, viver ansiosa e ficar irritada algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Augusto Cury

Bom Dia!!!!
Monkynha

Bom Dia, Crato ! - 29 de Outubro de 2010


Bom Dia, Crato! - Feriado do Dia do Servidor Público Municipal foi transferido para o Dia 01 de Novembro.


Bom Dia para todos os leitores, visitantes e escritores do Blog do Crato. Hoje realizamos algumas pequenas mudanças cosméticas no layout do nosso Blog, bem como de diversos sites pertencentes à Rede Blogs do Cariri, incluindo o site da Central. Visite:

www.blogsdocariri.blogspot.com

e confira. Não choveu mais em Crato. Ia tão bem, né ? pois é, nada de chuvas de ontem para hoje. Confira logo abaixo a previsão do tempo. Começa logo mais, no Centro Cultural da RFFSA, a Mostra Instrumental do Cariri, que reúne 6 bandas instrumentais da região. O evento acontece no anfiteatro. Participe! ( uma dica: Eu estarei tocando nesse evento amanhã, dia 30, e quero muito a participação de todos vocês, se possível ). Amanhã, dia 30 também, é a abertura oficial do Salão de Outubro, da nossa amiga Edilma Rocha, no Centro Cultural do Araripe. Os eventos começam às 19:00.

Previsão do Tempo:

Segundo informa o Climatempo, site especializado em Meteorologia, hoje teremos Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperatura máxima de 28 graus e mínima de 16 ( na serra ). A umidade relativa do Ar, 62 por cento no momento aqui na Vilalta.

Informamos ainda que o feriado do Dia do Servidor Público Municipal do Crato, 28 de outubro, foi transferido para o dia 1º de novembro, de acordo com o decreto do prefeito municipal, Samuel Araripe. Esta determinação, por meio de decreto, considera, além do feriado do dia 28, ressalta que o dia 2 de novembro, feriado de Finados, é na próxima terça-feira. O decreto considera a importância da administração pública de proporcionar aos seus servidores a comemoração do Dia do Servidor Público, sem que haja interrupção do curso normal da semana. O decreto municipal também leva em consideração o princípio da economicidade, no objetivo de reduzir gastos relacionados à atividade administrativa e, proporcionar continuidade aos servidores públicos, sem interromper duas semanas, devido os feriados supra mencionados.

Bom Dia!

As Notícias do Cariri, do Brasil e do Mundo - Leia agora no: CHAPADA DO ARARIPE


Mantenha-se Informado. As Notícias do Cariri, do Brasil e do Mundo:


chapada do araripe capa 29 de outubro


Leia, Divulgue, Participe:

www.chapadadoararipe.com

- O Portal do Cariri na Internet -


ALMANAQUE - Dia 29 de outubro de 2010 - Por: Meirinha


ALMANAQUE


29 de outubro:

* 1340 - Dá-se a Batalha do Salado, pela defesa da Península Ibérica da invasão dos mouros.
* 1810 - É fundada a Real Biblioteca, hoje designada como Biblioteca Nacional do Brasil.
* 1959 - Surge a primeira publicação da personagem de banda desenhada Astérix, o Gaulês, de René Goscinny e Albert Uderzo.

Nasceram neste dia...

* 1897 - Joseph Goebbels, antigo ministro da propaganda alemã (m. 1945).
* 1827 - Marcellin Berthelot, professor, químico e político francês (m. 1907).
* 1905 - Adalgisa Nery (na imagem), poeta, jornalista e política brasileira (m. 1980).

Morreram neste dia...

* 1783 - D‘Alembert, matemático e físico francês (n. 1717).
* 1971 - Arne Wilhelm Kaurin Tiselius, químico sueco (n. 1902).
* 2002 - Rainha Elizabeth Bowes-Lyon do Reino-Unido (n. 1900).

Fonte: Wikipedia

O Brasil que está dando certo - Por: Rogério L. F. Werneck


Na esteira de uma campanha marcada pela mistificação e pelo escapismo, a candidata governista chega ao final da eleição presidencial em vantagem significativa nas pesquisas de intenção de voto. É o sucesso de um discurso enganoso que passa solenemente ao largo de questões fundamentais que o País terá de enfrentar nos próximos anos. O eleitor vem sendo conclamado a escolher entre "o Brasil que dava errado e o Brasil que está dando certo" e a eleger "a presidente que não vai deixar privatizar a Petrobrás nem o pré-sal".

"O Brasil que está dando certo" não sabe bem como é mesmo que vai continuar financiando a gigantesca farra fiscal instaurada no segundo mandato do presidente Lula. Ou pior, acha que sabe. Aposta em poder dar sobrevida ilimitada ao fabuloso esquema de expansão de crédito subsidiado bancado por emissão de dívida pública, montado no BNDES. Confia na elevação sem fim da carga tributária para fazer face à expansão descontrolada de gastos. E espera poder continuar recorrendo impunemente a artifícios contábeis de todo tipo para escamotear a gritante deterioração das contas públicas. Sempre tendo o cuidado, claro, de não informar o eleitorado de qualquer uma dessas apostas.

"O Brasil que está dando certo" tem taxa de juros absurdamente alta e taxa de câmbio em preocupante apreciação, mas já não tem plano de jogo coerente para lidar com tais problemas. É um país onde o ministro da Fazenda se vangloria de contar "com armas de grosso calibre" para combater a apreciação e brada aos quatro ventos que "essa história de que ajuste fiscal vai baixar os juros é um equívoco". E onde as pressões em favor da redução da taxa de juros vêm perdendo força. Parte do empresariado já não se preocupa com a taxa de juros e com a sobrecarga que a política fiscal expansionista impõe à política monetária. Prefere frequentar os guichês de favores do BNDES, sem se dar conta de que a expansão do crédito subsidiado bancado por emissão de dívida pública vem tornando cada vez mais remota a possibilidade de uma queda estrutural da taxa de juros.

"O Brasil que está dando certo" é um país onde o governo impõe uma carga tributária mais alta do que a de qualquer outra economia em desenvolvimento, mas gasta quase tudo em dispêndios correntes. Só consegue investir pouco mais de 1% do PIB. E, ainda assim, prefere, por razões ideológicas, concentrar seu parco orçamento de investimento em áreas nas quais o setor privado está interessado em investir. O País continua exibindo carências vergonhosas em saneamento básico, transporte de massa, saúde, segurança e educação. Mas é em setores como petróleo e energia elétrica que o governo quer investir. Basta comparar os quase R$ 300 bilhões de dinheiro público já destinados ao BNDES e à Petrobrás, desde 2008, com os totais de R$ 18 bilhões e R$ 34 bilhões que a candidata governista promete gastar nos próximos quatro anos em transporte público e saneamento básico.

"O Brasil que está dando certo" é, portanto, um país que aprendeu pouco nos últimos 40 anos. Ainda insiste em despejar recursos públicos em investimentos no setor produtivo. E, como no regime militar, está de novo pronto a perder a oportunidade de ampliar rapidamente o acesso da população a condições decentes de educação, saúde, segurança e infraestrutura urbana.

Há poucos dias houve quem afirmasse que a eleição de Dilma Rousseff era a garantia de que os recursos do pré-sal seriam destinados à educação. Ledo engano. O que a candidata governista tem em mente é a dilapidação de boa parte do excedente potencial do pré-sal num faustoso programa de subsídio à produção nacional de equipamentos para a indústria petrolífera. Se ela tiver o sucesso que espera nessa empreitada, vai sobrar bem menos do que se imagina para educação e outros destinos mais nobres. Numa triste reedição do nacional-desenvolvimentismo geiselista.

O Brasil vai custar a dar certo se, ao arrepio das lições da história, teimar em insistir no que deu errado, de fato, no seu conturbado passado.

ECONOMISTA, DOUTOR PELA UNIVERSIDADE HARVARD, É PROFESSOR TITULAR DO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DA PUC-RIO

Rogério L. F. Werneck - O Estado de S.Paulo

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30