xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/10/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 outubro 2010

Princípios de Educação - Como tratar o Próximo - Texto enviado por: Haydée Sousa


Quando pequenos aprendemos que para conviver em grupo nem sempre as coisas irão acontecer conforme nossas pretensões. Aos poucos, no relacionamento com nossa família, vamos descobrindo que algumas atitudes não são bem aceitas pelas pessoas e criamos as primeiras regras de convivência. Porém, com o passar do tempo, vamos perdendo o hábito de sermos gentis com o próximo.Devido à correria do dia-a-dia, as pessoas encontram-se estressadas, sem tempo para se divertir e aliviar suas tensões, pensando que tem o direito de maltratar os outros, falar de qualquer jeito, implicar ou tratar com desdém.Essas atitudes fazem com que as pessoas se afastem umas das outras, pois ninguém gosta de ser tratado com rispidez e desvalorização.Algumas palavras expressam delicadeza e educação na forma em que tratamos os outros. Em contrapartida, há outras que demonstram falta de consideração e desrespeito. É importante que as palavras mágicas façam parte da nossa rotina de convivência, pois através delas podemos nos colocar como pessoas educadas, que desejam bem ao seu próximo.Antes de tratar uma pessoa de qualquer jeito é bom se colocar no lugar dela, tentar perceber aquilo que gosta e que não gosta ou como será sua reação ao ouvir o que você quer dizer, pois cada um tem suas peculiaridades, sua forma de ser e agir.

Pensar no outro é uma forma de ser educado.Existem regras básicas de como devemos nos tratar para conseguirmos manter um relacionamento agradável com todos. Desejar bom dia, boa tarde e boa noite com um sorriso no rosto; não falar mal das pessoas; se dirigir ao próximo sem usar palavras ríspidas e grotescas; manter atitudes de delicadeza; usas as palavras mágicas – por favor, com licença, obrigada; perguntar se está tudo bem; mostrar interesse pelas coisas do outro; ouvir com atenção o que o outro quer dizer; não falar por cima da fala do outro, mas um de cada vez; ceder a cadeira que você está sentado para as pessoas mais velhas, etc.

É bom lembrar que as pessoas não são iguais e que as diferenças servem para enriquecer a vida, para trazer experiências de convivência que nos acrescentam valores éticos e morais, desde que sejam vistas dessa forma. Olhar para o outro de forma crítica, não aceitando e respeitando seu jeito de ser pode fazer com que acreditemos que tudo deva acontecer de acordo com nossas vontades.

Na verdade o que o outro tem que mais nos incomoda é aquilo que gostaríamos de ter ou ser igual e, como não conseguimos, criamos resistência em aceitar que o outro alcance. Não afronte o outro, mas resista à sua própria capacidade de não aceitá-lo. Esse exercício o levará a conquistar novos sentimentos em relação às pessoas de sua convivência, além de fazer com que você cresça como pessoa e seja bem visto e bem querido por todos.

Jussara de Barros
Graduada em pedagogia Equipe Brasil Escola.
Texto enviado por Haydée Sousa

Papa Bento XVI pede que Bispos do Brasil orientem politicamente os fiéis e condena o Aborto


Bento XVI afirmou que católicos devem 'usar o próprio voto para a promoção do bem comum'

SÃO PAULO - Em reunião em Roma na manhã desta quinta-feira, 28, o papa Bento XVI conclamou um grupo de bispos brasileiros a orientar politicamente fiéis católicos. Sem citar especificamente as eleições de domingo, o papa reforçou a posição da Igreja a respeito do aborto e recomendou a defesa de símbolos religiosos em ambientes públicos. "Quando projetos políticos contemplam aberta ou veladamente a descriminalização do aborto, os pastores devem lembrar os cidadãos o direito de usar o próprio voto para a promoção do bem comum", disse.

Falando a bispos do Maranhão, Bento XVI reconheceu que a participação de padres em polêmicas podem ser conturbadas. "Ao defender a vida, não devemos temer a oposição ou a impopularidade", continuou. O pontífice se posicionou também sobre o ensino religioso nas escolas públicas e, relembrando a história do País com forte presença católica e o monumento do Cristo Redentor, no Rio, orientou os sacerdotes que encampem a luta pelos símbolos religiosos. "A presença de símbolos religiosos na vida pública é ao mesmo tempo lembrança da transcendência do homem e garantia de seu respeito", concluiu.

No discurso, o Papa também condenou a eutanásia, classificando a luta contra a prática como um pré-requisito para a "defesa dos direitos humanos políticos". "Seria totalmente falsa e ilusória qualquer defesa dos direitos humanos políticos, econômicos e sociais que não compreendesse a enérgica defesa do direito à vida desde a concepção até à morte natural."

Polêmica. O aborto e a questão religiosa se tornaram temas importantes na disputa entre os presidenciáveis José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), com trocas de acusações de ambos os lados. A disseminação de e-mails dando conta de que, no passado, a candidata petista defendeu a descriminalização da prática é apontada como um dos motivos para o fato de ela não ter vencido já no primeiro turno.

Setores da Igreja Católica, como a diocese de Guarulhos, chegaram a divulgar notas incitando os fiéis a não votar em candidatos que apoiem o aborto, e com críticas à candidatura Dilma. No último dia 17, a guerra santa acabou virando assunto de polícia depois que a PF atendeu liminar do TSE e apreendeu numa gráfica de São Paulo panfletos encomendados pela diocese, que caracterizaram propaganda eleitoral irregular. O PT acusa o PSDB pela impressão do material, uma vez que a proprietária da gráfica é irmã de um dos coordenadores da campanha de Serra.

Os dois candidatos se declaram contra o aborto e dizem que não pretendem mexer na legislação em vigor sobre o tema no Brasil.

Leia abaixo a íntegra do discurso de Bento XVI:

"Amados Irmãos no Episcopado,

Para vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo" (2 Cor 1, 2). Desejo antes de mais nada agradecer a Deus pelo vosso zelo e dedicação a Cristo e à sua Igreja que cresce no Regional Nordeste 5. Nos nossos encontros, pude ouvir, de viva voz, alguns dos problemas de caráter religioso e pastoral, além de humano e social, com que deveis medir-vos diariamente. O quadro geral tem as suas sombras, mas tem também sinais de esperança, como Dom Xavier Gilles acaba de referir na saudação que me dirigiu, dando livre curso aos sentimentos de todos vós e do vosso povo.

Como sabeis, nos sucessivos encontros com os diversos Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, tenho sublinhado diferentes âmbitos e respectivos agentes do multiforme serviço evangelizador e pastoral da Igreja na vossa grande Nação; hoje, gostaria de falar-vos de como a Igreja, na sua missão de fecundar e fermentar a sociedade humana com o Evangelho, ensina ao homem a sua dignidade de filho de Deus e a sua vocação à. união com todos os homens, das quais decorrem as exigências da justiça e da paz social, conforme à sabedoria divina.

Entretanto, o dever imediato de trabalhar por uma ordem social justa é próprio dos fiéis leigos, que, como cidadãos livres e responsáveis, se empenham em contribuir para a reta configuração da vida social, no respeito da sua legítima autonomia e da ordem moral natural (cf. Deus caritas est, 29). O vosso dever como Bispos junto com o vosso clero é mediato, enquanto vos compete contribuir para a purificação da razão e o despertar das forças morais necessárias para a construção de uma sociedade justa e fraterna. Quando, porém, os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas o exigirem, os pastores têm o grave dever de emitir um juízo moral, mesmo em matérias políticas (cf. GS, 76).

Ao formular esses juízos, os pastores devem levar em conta o valor absoluto daqueles preceitos morais negativos que declaram moralmente inaceitável a escolha de uma determinada ação intrinsecamente incompatível com a dignidade da pessoa; tal escolha não pode ser resgatada pela bondade de qualquer fim, intenção, consequência ou circunstância. Portanto, seria totalmente falsa e ilusória qualquer defesa dos direitos humanos políticos, econômicos e sociais que não compreendesse a enérgica defesa do direito à vida desde a concepção até à morte natural (cf. Christifideles laici, 38). Além disso no quadro do empenho pelos mais fracos e os mais indefesos, quem é mais inerme que um nascituro ou um doente em estado vegetativo ou terminal? Quando os projetos políticos contemplam, aberta ou veladamente, a descriminalização do aborto ou da eutanásia, o ideal democrático - que só é verdadeiramente tal quando reconhece e tutela a dignidade de toda a pessoa humana - é atraiçoado nas suas bases (cf. Evangelium vita, 74). Portanto, caros Irmãos no episcopado, ao defender a vida não devemos temer a oposição e a impopularidade, recusando qualquer compromisso e ambiguidade que nos conformem com a mentalidade deste mundo" (ibidem, 82).

Além disso, para melhor ajudar os leigos a viverem o seu empenho cristão e sociopolítico de um modo unitário e coerente, é "necessária - como vos disse em Aparecida - uma catequese social e uma adequada formação na doutrina social da Igreja, sendo muito útil para isso o "Compêndio da Doutrina Social da Igreja"" (Discurso inaugurai da V conferência Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe, 3). Isto significa também que em determinadas ocasiões, os pastores devem mesmo lembrar a todos os cidadãos o direito, que é também um dever, de usar livremente o próprio voto para a promoção do bem comum (cf. GS, 75).

Neste ponto, política e fé se tocam. A fé tem, sem dúvida, a sua natureza específica de encontro com o Deus vivo que abre novos horizontes muito para além do âmbito próprio da razão. "Com efeito, sem a correção oferecida pela religião até a razão pode tornar-se vítima de ambiguidades, como acontece quando ela é manipulada pela ideologia, ou então aplicada de uma maneira parcial, sem ter em consideração plenamente a dignidade da pessoa humana" (Viagem Apostólica ao Reino Unido, Encontro com as autoridades civis, 17-IX-2010).

Só respeitando, promovendo e ensinando incansavelmente a natureza transcendente da pessoa humana é que uma sociedade pode ser construída. Assim, Deus deve "encontrar lugar também na esfera pública, nomeadamente nas dimensões cultural, social, econômica e particularmente política" (Caritas in veritate, 56). Por isso, amados Irmãos, uno a minha voz à vossa num vivo apelo a favor da educação religiosa, e mais concretamente do ensino confessional e plural da religião, na escola pública do Estado.

Queria ainda recordar que a presença de símbolos religiosos na vida pública é ao mesmo tempo lembrança da transcendência do homem e garantia do seu respeito. Eles têm um valor particular, no caso do Brasil, em que a religião católica é parte integral da sua história. Como não pensar neste momento na imagem de Jesus Cristo com os braços estendidos sobre a baia da Guanabara que representa a hospitalidade e o amor com que o Brasil sempre soube abrir seus braços a homens e mulheres perseguidos e necessitados provenientes de todo o mundo? Foi nessa presença de Jesus na vida brasileira, que eles se integraram harmonicamente na sociedade, contribuindo ao enriquecimento da cultura, ao crescimento econômico e ao espírito de solidariedade e liberdade

Amados Irmãos, confio à Mãe de Deus e nossa, invocada no Brasil sob o título de Nossa Senhora Aparecida, estes anseios da Igreja Católica na Terra de Santa Cruz e de todos os homens de boa vontade em defesa dos valores da vida humana e da sua transcendência, junto com as alegrias e esperanças, as tristezas e angústias dos homens e mulheres da província eclesiástica do Maranhão. A todos coloco sob a Sua materna proteção, e a vós e ao vosso povo concedo a minha Bênção Apostólica."

estadão.com.br

Projeto isenta de IPI produtos elaborados na Amazônia Ocidental

Os produtos elaborados na região da Amazônia Ocidental com matérias-primas de origem regional poderão ficar isentos do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). É o que estabelece projeto do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) que está tramitando na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). A Amazônia Ocidental engloba os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

Acir Gurgacz argumenta que, em consequência do regime fiscal vigente, a Amazônia Ocidental deixa de aproveitar suas potencialidades centradas nos segmentos agrosilvopastoril, da agroindústria, da mineração, da bioindústria e da reciclagem de resíduos. A região sofre ainda, assinala o senador, "a concorrência predatória" de produtos industrializados de outras localidades que ali entram com isenção do IPI, enquanto o produto local sofre a incidência plena do tributo.

O senador diz ainda que a região é induzida à exportação de produtos primários que servirão como matéria-prima para industrialização em outras regiões, muitas vezes retornando à própria Amazônia Ocidental como produtos acabados e beneficiados com isenção do IPI. Tal situação, afirma o senador, conflita "com o moderno conceito de que o desenvolvimento é tanto mais incentivado quanto mais a produção exportada contenha valor agregado, gerando emprego, renda e avanço tecnológico na própria região".

O relator do projeto (PLS 210/2010), senador Valdir Raupp (PMDB-RO), favorável a sua aprovação, concorda com os argumentos do autor. Atualmente, assinala, o regime tributário se caracteriza pelos benefícios fiscais concedidos aos produtos oriundos de outras regiões do país destinados ao consumo na Amazônia Ocidental, os quais foram criados para compensar o custo de transporte por longas distâncias.

Raupp explica que atualmente uma empresa localizada fora da Amazônia Ocidental pode adquirir matérias-primas naquela região e exportar para lá os produtos processados com isenção do IPI, enquanto as empresas locais, que industrializem a mesma matéria-prima, são obrigadas a pagar o tributo.

O relator acredita que a alteração proposta pelo projeto poderá contribuir para a instalação de novas indústrias na Amazônia Ocidental. Dessa forma, passaria a haver simetria nas condições de competição pelos mercados locais e igualdade no tratamento fiscal, independentemente da localização dos estabelecimentos industriais, se na Amazônia ocidental ou em qualquer outro ponto do território nacional.

O projeto altera a redação do artigo 6º do Decreto-Lei 1.435/75 e será analisado em decisão terminativadecisão terminativa é aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado. Ele somente será votado pelo Plenário do Senado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado à Mesa. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis. pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Agência Senado

Após Serra, Dilma assina compromisso com militares


A menos de uma semana das eleições, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, se convenceu de que deveria dedicar atenção aos militares e assinou carta-compromisso dirigida à categoria. Assim como seu rival José Serra (PSDB), a petista enfrenta grande resistência das Forças Armadas, principalmente pelo seu passado de guerrilheira. A carta de Dilma é "praticamente cópia" do documento feito pelo tucano, há quase dois meses.

Nela, Dilma se compromete a dar prosseguimento à Estratégia Nacional de Defesa e aos seus principais eixos: reorganização das Forças Armadas, reestruturação da indústria brasileira de material de defesa, manutenção do serviço militar obrigatório e garantia da atual política previdenciária diferenciada.

"Se eleita presidente, como comandante suprema das Forças Armadas de meu País, haverei de contar com o espírito de corpo que distingue homens e mulheres da caserna, sentinelas em alerta, importantes, mantenedores dos valores da nossa unidade nacional."

Às vésperas do segundo turno das eleições, Dilma manteve hoje a agenda casada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Horas depois de o presidente visitar o navio plataforma, no Rio de Janeiro, que dará início à produção de petróleo da camada pré-sal do campo de Tupi, na Bacia de Santos, Dilma recebeu o apoio de representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e defendeu a Petrobras, além de acusar os tucanos de quererem privatizar a estatal.

Programa na TV

Nesta reta final, Dilma está se poupando para o debate de amanhã à noite na TV Globo. Conforme assessores da campanha, a petista já gravou as cenas do último programa eleitoral da campanha de segundo turno, que vai ao ar amanhã. O programa de encerramento vai ter um tom patriótico com músicos vestidos de smoking e tocando o Hino Nacional em violinos. Atrás do coro, uma bandeira do Brasil. No último programa, o presidente Lula terá papel de destaque e pedirá votos para sua candidata. O programa final, de acordo com assessores, será propositivo. Dilma vai terminar sua campanha no sábado em Minas Gerais, com uma caminhada pelas ruas de Belo Horizonte.

EUGÊNIA LOPES - Agência Estado

Ibope divulga pesquisa de intenções de voto na eleição presidencial

Segundo o instituto, Dilma Rousseff, do PT, mantém a vantagem sobre José Serra, do PSDB. Para o Ibope, Dilma venceria se a eleição fosse hoje. O Ibope divulgou nesta quinta-feira (28) uma nova pesquisa de intenção de voto para o segundo turno da eleição presidencial.

Segundo o instituto, Dilma Rousseff, do PT, mantém a vantagem sobre José Serra, do PSDB. Em relação à pesquisa da semana passada, os dois candidatos oscilaram apenas um ponto percentual, considerando os votos totais. Para o Ibope, Dilma venceria se a eleição fosse hoje. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Dilma Rousseff tinha 49%, foi para 51% e agora tem 52% das intenções de voto. Com a margem de erro, tem de 50% a 54%. José Serra tinha 43%, depois 40% e agora tem 39%. Com a margem de erro, tem de 37% a 41%.

Brancos e nulos somaram 5%. Indecisos, 4%.

O Ibope também divulgou a pesquisa dos votos válidos, que exclui brancos, nulos e eleitores indecisos. Dilma Rousseff tinha 53%, foi para 56% e agora tem 57% dos votos válidos. Com a margem de erro, tem de 55% a 59%. José Serra tinha 47%, depois 44% e agora tem 43%. Com a margem de erro, tem de 41% a 45%. Na pesquisa encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo, o Ibope ouviu 3.010 eleitores de terça (26) até esta quinta-feira (28).

Fonte: G1

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes



JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Boletim do 2º BPM enviado a imprensa, das ocorrências policiais e de transito registradas nas últimas 24 horas.

PRISÃO POR POSSE ILEGAL DE ARMAS DE FOGO

Por volta das 06h00, no bairro Casimiro Farias, Missão Velha-CE, foi preso pela composição do FTA, composta pelo Sgt PM Soares, Sds PM Ferreira, Bezerra e Brito, o indivíduo TIAGO GOMES DE OLIVEIRA, 18 anos, , residente no local precitado, quando em cumprimento a mandado de busca e apreensão exarado pelo Juízo daquela Comarca, foram apreendidos no interior da residência do suspeito, 01 (um) revolver da marca Rossi, calibre 38, capacidade para 06 (seis) cartuchos, nº E003939, oxidado, 01 (um) revolver da marca Taurus, calibre 38, capacidade para 06 (seis) cartuchos, nº 1847521, oxidado e 11 (onze) cartuchos calibre 38 intáctos, instantes em que foi preso e conduzido para a Delegacia Municipal, onde foi instaurado Inquérito Policial de nº 0189/2010. Consulta realizada ao Sistema de Informações Policiais – SIP, não constou registro anterior em desfavor do autuado

TCO PELA LEI DE DROGAS E CRIME AMBIENTAL

Por volta das 06h00, no bairro Baixa do Tinguizeiro, Missão Velha-CE, foi preso pela composição do Destacamento PM local, composto pelo Sgt PM Alves e Sd PM Sócrates, o indivíduo ALBERTO RODRIGUES, nascido em 25/06/1967, conhecido pela alcunha de “Nego Beto”, profissão borracheiro, residente no local precitado, o qual se encontrava em poder de 01 (um) papelote de maconha de quantidade não informada e 01 (um) pássaro da falna silvestre conhecido pelo nome regional de “cancão”, sendo conduzido para a Delegacia municipal onde foi realizado um Termo Circunstanciado de Ocorrência-TCO com previsão legal do artigo 28 da Lei 11.343/06 e Crime Ambiental

ACIDENTE DE TRÂNSITO SEM VÍTIMA FATAL

Por volta das 08h57, no bairro João Cabral, nesta cidade, a pessoa de R. A. DE O., 44 anos, residente no Centro desta cidade, conduzia a motocicleta Yamaha YBR 125E, de cor vermelha, 2005, licenciada em nome de Z. A. A. quando colidiu contra o veículo Fiat uno Mille de placa MUC-8346, de cor cinza, ano 1993, licenciado em nome de C. E. B, 28 anos, residente no Centro de Barbalha-CE, este que conduzia o referido automóvel, sendo que o motoqueiro caiu ao solo e sofreu fratura exposta na perna esquerda, instantes em que foi socorrido pela ambulância municipal para o Hospital Tasso Jereissati-HTJ para atendimento médico. Compareceu ao local a RD 1228, com os Sds PM Marçal, Albuquerque, e Alencar, sendo tambem acionado via CIOPS o Demutran na pessoa do agente Barreto que compareceu ao local e adotou as medidas cabíveis, bem como foi acionado o Corpo de Bombeiros. (Ocorrência M8343310)

ROUBO EM ESTABELECIMENTO COMERCIAL

Por volta das 12h38, no bairro Franciscanos, nesta cidade, segundo informações prestadas pelo senhor M. R.DE O., 47 anos, residente no bairro Pio XII, nesta cidade, quando estava em sua relojoalheria com a sua funcionária, a senhora D. DA S. S., 27 anos, residente no bairro Franciscanos, nesta urbe, 02 (dois) indivíduos não identificados, morenos, trajando camisas de cor branca e beje e camisas internas de cores não identificadas, calça jeans de cores escuras, sendo que um deles tinha luzes no cabelo e os dentes deformados, a pé, entraram no estabelecimento e de posse de revólveres, renderam os mesmos e os trancaram em uma dispensa nos fundos da loja, instantes em que subtraíram aproximadamente 50 (cinquenta) relógios de marcas diversas, quando se evadiram tomando rumo ignorado. A RD 1221, com os Sds PM Kleiber e Freitas compareceu ao local, coletou dados e repassou as informações via CIOPS para as demais VTRs de serviço, as quais iniciaram diligências com o fito de identificar os suspeitos do crime, bem como foi a vítima orientada a comparecer à Regional com o fito de noticiar o fato. (Ocorrência M8343522)

T.C.O POR POSSE ILÍCITA DE DROGAS

Por volta das 13h15min, a RD 1221 composta pelo Sd Kleiber e Freitas abordou em atitude suspeita, no bairro São Miguel, o CÍCERO LIVONEO LEITE CALOU, Vulgo “MACARRÃO”, 33 anos, filho de Manoel Leite Calou e Maria Darci Calou, residente na Rua São Francisco, nº 1427, bairro São Miguel, onde após a abordagem, foi encontrado com o mesmo 06 (seis) gramas de cocaína, o indivíduo foi preso e conduzido para a 20ª DRPC, onde foi lavrado a T.C.O nº 488-00633/2010 por posse ilícita de droga. Foi consultado seu nome junto ao S.I.P (Sistema de informações Policiais) e constatado que o mesmo já responde os seguintes crimes: 02(dois) art. 129 (lesão corporal), 02(dois) art. 157 (roubo) e 01(um) art. 14 da LEI 10826 (posse ilegal de arma de fogo).

ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL

Por volta das 16h20min, chegou ao conhecimento da CIOPS, que no Centro desta urbe, dois indivíduos armados a revólver, sendo um alto, moreno de camisa amarela e o outro moreno, baixo de camisa branca, onde mediante ameaças abordou o F. R. DA S. S, 19 anos, e subtraiu do referido estabelecimento, uma quantia de R$ 1.600,00 (mil e seisssentos) reais em dinheiro, em seguida fugiram tomando rumo ignorado. Compareu ao local a RD 1220 composta pelo Sd Segundo e Sd Manoel, onde fizeram diligências com o intuito localizar e prender os acusados.

Por volta das 22h00min, chegou ao conhecimento desta CIOPS, que no bairro São Miguel, nesta cidade, segundo informações da jovem B. C. S. B, 15 anos, residente à Estrada Fazenda Nova, nesta urbe, numeral não informado, um indivíduo não identificado, em uma bicicleta, subtraiu mediante ameaça de estar armado, um aparelho celular de marca Sansung, modelo não repassado, que em seguida evadiu-se com rumo ignorado. Foi acionada para o local a VTR Ronda 1221, integrada pelo Sd - Lima, Sd – Eder, e Sd- Silvério, que realizou diligências no intuito de prender o criminoso, bem como admoestou a vítima a comparecer à 20ªDRPC, afim de registrar um Boletim de Ocorrência.

FURTO EM VEÍCULO

Por volta das 12h45min, no Posto Crajubar, bairro Triângulo, nesta urbe, A. L. DE L., 41 anos, residente no bairro Salesiano, nesta urbe, teve sua bolsa furtada de dentro de um veículo GOL geração III de cor prata, contendo R$ 2.000,00 ( dois mil reais) em espécie e R$ 2.600,00 (dois mil e seissentos reais) em cheque, além de dois celulares de marcas não repassadas e outros documentos. A VTR do RONDA 1228 composta pelo Sd Martins, Sd Cardoso e Sd de Lima, esteve no local realizando diligências no intuito de localizar o infrator e orientou a vítima a comparecer à 20ª DRPC para registrar a ocorrência

LAVRAS DA MANGABEIRA – CEARÁ:

Mecânico preso após ameaçar companheira

Ontem (27/10/2010) por volta das 15h00min, a auxiliar de serviços gerais, Francisca Luciene Henrique de Souza, divorciada, 38 anos, residente no Sitio Volta, zona rural de Lavras da Mangabeira, denunciou a policia que a mesma estava sendo vitima de ameaças por parte do seu companheiro Vicente Duarte Monteiro, divorciado, mecânico, 40 anos, residente na Rua Edivar Teixeira Ferrer, 204 – Boa Vista, naquela cidade. A viatura policial militar CP 2492, composta pelo sargento Geovani Pires Brandão, e soldados Dionísio Arcelino Paz e Jose Tadeu Ferreira Silva, dirigiu-se a residencia da vítima onde constatou a veracidade do fato, vindo a prender o acusado nas proximidades da praça do cemitério, local, onde de imediato foi conduzido á presença da autoridade policial para os providencias cabíveis. Vale salientar que depois de ouvir as partes, a autoridade policial autuou o acusado com base na Lei 11.340/96 (Lei Maria da Penha) c/c Art. 147 do CPB.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

ATENÇÃO ! - HOJE !!

A SOCIEDADE DOS AMIGOS DO MUSEU DO CRATO convida você a se fazer presente no VI SALÃO DE OUTUBRO que acontecerá no dia 30 de outubro de 2010. Por motivo de força maior, a Mostra foi transferida para a GALERIA DA RFFSA - CENTRO CULTURAL ARARIPE - às 20h, na cidade do Crato. A mostra e se estenderá até o dia 6 de novembro.
...............................
.
Não perca esta oportunidade!
...
Venha conferir o maior acontecimento das Artes Plásticas na Capital da Cultura
– Crato - Ceará -
****

MENSAGEM PARA O SERVIDOR PÚBLICO -Por Maria Otilia



O Caminho da Vida

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.

A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódios... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.

Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.

Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.

Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
(O Último discurso, do filme O Grande Ditador)
Charles Chaplin
28 DE OUTUBRO- Dia do Servidor Público
Postado por Maria Otilia

Poética de Wilson Bernardo:Cariri Encantado de Amores Perdidos.

PAQUERADORES DE OLHARES ISCA!

O nosso amor contempla
os olhares de peixes
estarrecidos no vinculo
entre o anzol e a isca.
Na duvida do preconceito
nosso amor ficou em risco
pois de hoje em diante não desisto
se olhares para mim eu fisgo.
Wilson Bernardo(Poema & Fotografia)

O novo livro de Daniel Walker - Por Emerson Monteiro

Será hoje (28 de outubro de 2010), às 20h, no Hotel Verdes Vales, em Juazeiro do Norte, o lançamento do livro História da Independência de Juazeiro, escrito por Daniel Walker, uma obra que reúne os principais elementos a propósito do marcante acontecimento de 100 anos, fator preponderante na formação do Cariri da atualidade. Composta de ilustrações fotográficas raras e valiosas, vem recheada de achados biográficos, depoimentos, citações jornalísticas e narrativas reveladoras, o que, decerto, enriquecerá sobremaneira o vasto acervo até aqui consolidado.

Daniel Walker compõe o elenco dos escritores da forte literatura caririense responsável pela preservação do acervo da história social deste lugar. Ao lado de outros quais Geraldo Menezes Barbosa, Napoleão Tavares Neves, Padre Antônio Gomes de Araújo, Raimundo Araújo, Renato Casimiro, Otacílio Anselmo, Nertan Macedo, J. de Figueiredo Filho, Armando Lopes Rafael, Raimundo de Oliveira Borges, Joaryvar Macedo e outros de inestimável valia, forma o grupo responsável pela composição da nossa historiografia, dentro dos moldes técnicos da pesquisa acadêmica, concedendo à posteridade acervo fundamental à interpretação dos fenômenos determinantes destes séculos mais recentes, as bases da nossa civilização interiorana. Pelas mãos desses autores, encetadas em suas produções criteriosas, desfilam, pois, peças imprescindíveis para a formulação da realidade histórica regional.

Nascido em Juazeiro do Norte em 06 de setembro de 1947, desde jovem Daniel se volta às lides jornalísticas e literárias, redigindo com intensidade também para o rádio e para a imprensa escrita de Fortaleza, correspondente que foi de vários jornais da capital do Estado. Junto à Universidade Regional do Cariri exerceu o magistério, a pesquisa, e dedicou-se aos estudos da história juazeirense, publicando diversos trabalhos consagrados sobre a vida de Padre Cícero Romão Batista, além de outros de cunho didático-pedagógico e de temas da sua área de formação universitária, a biologia, graduado em História Natural pela Faculdade de Filosofia do Crato, com especialização em Ciências, pela Universidade Federal do Ceará.

Dentre as fontes analisadas por Daniel Walker para a contextualização do material que ora oferece ao público está a coleção do jornal O Rebate, órgão fundamental para a fermentação das ideias da independência do Juazeiro e para a formação institucional do município posterior. Em vista da importância do conteúdo de O Rebate, a comissão responsável pelo centenário juazeirense cuidou de resgatar toda a coleção, em edições fac-similadas.

Assim, o trabalho independente, realizado pela gráfica HB, de Juazeiro do Norte, é uma bem cuidada edição de 196 páginas, que visa homenagear o município por ocasião do centenário, porquanto, em 22 de julho de 1911, se dera a sua emancipação política, antecedida das movimentações que busca com zelo e honesta preocupação oferecer subsídios a futuras investigações.

Emerson Monteiro

CRATO - Por Alves de Oliveira

Tanto me afiz bela urbe, a tua natureza
Pelos meus respirada, exuberante e pura,
Que, ausente dos teus céus, nas horas de ternuras
Afloras-me ao cismar, bem fadada princesa.

Venho as auras haurir-te.
E ao ver-te, que leveza
Blandiciosa me invade, e se aviva, e perdura,
Sentindo-me ingressar na região da fartura.

Sentindo-me extasiar na zona da beleza.
E o Cristo Redentor, e as torres, e a serena
Verdura a emoldurar te...
Em fim, para que a pena

Deslize no papel, feliz, ágil, fagueira.
Basta-me a aparição, na tarde que se encerra
De uma casa a alvejar num côncavo de serra
Ou o simples flabelar de um leque de palmeira.

Comentario:
Encontrei este poema no Jornal Folha da Semana publicado em 1953 em homenagem ao centario do Crato. Estou postando tanto pela beleza poetica e literaria como pela curiosidade de obter informações do autor identificado apenas como : Alves de Oliveira.
A. Morais

DESCASO: Enquanto Autoridades Dormem... O Pau Come - Por Wilson Bernardo.

Como se não bastasse o fogo consumindo a floresta, que é o pulmão do Ceará, viuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu seu CID GOMES fumante inveterando, que com certeza já deve ter os seus comprometidos, cabe ao senhor e ao governo LULAChavismo, tomarem providências imediatas. Chega de descaso com o patrimônio publico e divino por natureza. Nós, chapadinos precisamos desse pulmão, pois ele é fonte natural de sustentabilidade da vida, tanto vegetal, animal, humana, sem contar com o inúmero manancial de fontes naturais de águas límpidas. Ou vocês tomam uma providência, ou o Carirri em breve será um deserto de cadavéricas florestas consumidas de padarias e cerâmicas.


Wilson Bernardo-Texto
Samuk-Fotografia

Tiririca diz que recebeu ajuda da mulher para fazer redação

NE - Se o Tiririca cair, muita gente que foi eleita "pegando carona" cai também. Vocês apostam que ele fica ou cai ?

O deputado federal eleito e humorista Tiririca (PR-SP) reconheceu que recebeu ajuda da mulher para fazer sua declaração de alfabetização à Justiça Eleitoral, mas por estar com uma lesão na mão que o impedia de escrever normalmente. A informação foi divulgada nesta quinta-feira no site do jornal "O Estado de São Paulo". A confissão foi feita na argumentação entregue por seus advogados de defesa na última segunda-feira. Ele responde processo sob acusação de falsidade ideológica.

O laudo inicial sobre o documento encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) apontava "artificialismo gráfico", ou seja, o autor dos manuscritos examinados possui uma habilidade gráfica maior do que aquela que ele objetivou registrar ao longo do texto da declaração". O promotor eleitoral Maurício Antonio Ribeiro Lopes pediu a cassação do registro de candidatura no dia 1º de outubro.

Francisco Everardo Oliveira Silva (nome de batismo de Tiririca) foi eleito no último dia 3 de outubro com a maior votação do país, cerca de um milhão de votos. Sua eleição garantiu mais três cadeiras para a coligação na Câmara dos Deputados. Durante a campanha, o humorista causou polêmica por usar bordões curiosos em suas propagandas, como "Vote no Tiririca, pior que tá não fica" (sic) e "Não sei o que faz um deputado, mas vote em mim que depois eu te conto".

O advogado do humorista não quis comentar a informação divulgada pelo "Estadão", alegando que o processo corre em segredo de justiça.

Fonte: SRZD

Os grandes craques do passado – Por: Pedro Esmeraldo


Ontem um senhor torcedor do futebol me reclamou porque deixei de citar nomes de alguns grandes craques do futebol passado. De fato, cometi um erro, mas agora pretendendo relembrar-me de alguns jogadores que se sabe, saíram com a sua magia futebolística.
Tratam-se de homens que manipulavam o centro gravitacional do gramado, relato alguns jogadores que sabiam manusear a bola com perícia e eram capazes de praticar os mais hábeis dribles que deixavam a platéia derramada de alegria e faziam vibrações veementes no centro do campo.

No início dos anos 60, estando no Rio de Janeiro, tive a sorte de comparecer ao Maracanã e observar algumas jogadas geniais desses craques que passo a citar, agora, os nomes dos mais notáveis. No Vasco da Gama, admirava muito o zagueiro Belini, as invertidas de Vavá, o endiabrado Almir, etc. No Flamengo, apesar de não gostar desse time, mas mesmo assim, o respeitava. Para mim, um dos grandes craques era o centro médio Zequinha. Homem simples, educado e grande craque na defesa do Flamengo e outro craque a quem admirava era o cearense Babá.

No Fluminense, ah, esse aí é osso duro de roer, porque era o time dos poderosos. Chamado time pó de arroz, já que possuia grandes craques e queria ser o mais elevado time do futebol brasileiro. Mesmo assim, admirava muito o Castilho, o Pinheiro, o médio Altair e outros jogadores. Agora lembro o meu time, Botafogo. Ah, esse era um grande time, detentor dos maiores craques de futebol da época, era como a menina dos olhos do torcedor botafoguense, formados por Manga, Joel, Zé Maria e N. Santos, Arati e Bobe, Garrincha, Didi, Paulinho Valentim, Quarentinha e Zagalo.

Depois desses craques, surgiram os outros, como Zequinha, Rogério, Amarildo, Jairzinho, e Afonsinho, etc. Também recordo de grandes jogadores que deixavam todos estonteados com suas jogadas e deveriam estar guardados na lembrança dos torcedores da seleção brasileira. Por esse motivo, falamos de Jair Rosa Pinto, Leônidas da Silva, o velho Chico, Friaça, Ademir, Domingos de Guia e outros.

Agora, passo a recordar melhor, desejando lembrar a formação da Seleção Brasileira de 1950, ou seja: Barbosa, Augusto e Juvenal, Bauer, Danilo e Bigode, o ataque era formado por Friaça, Zezinho, Ademir Jair e Chico. Com esse time o Brasil perdeu a Copa do Mundo em 1950.
Os jogadores se amedrontaram e foram barrados pelos gritos do uruguaio Obdulio Varela, que nos infringiu uma derrota humilhante dentro do Maracanã.

Por: Pedro Esmeraldo

Cariri é o 4º destino turístico do Estado


O turismo está em alta no Cariri, com a apresentação de novo programa federal para dinamizar o setor.

Nova Olinda. Baião de dois, galinha caipira e carne de sol são os principais pratos do cardápio do Cariri. Este foi o resultado de uma pesquisa apresentada ontem neste Município, durante o lançamento da 3ª etapa do projeto "Caminhos do Sabor - A União Faz o Destino", desenvolvido na região em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Cariri), Sebrae e Ministério do Turismo. Esta é a quarta região do Estado a receber o projeto já lançado, anteriormente, em Canoa Quebrada, Fortaleza e também Jericoacoara.

O programa possui cinco etapas: envolvimento das lideranças locais; pesquisa de oferta e demanda; plano de ação do destino; lançamento oficial; e qualificação empresarial. No Cariri, já foram realizadas as duas primeiras etapas e, neste mês, o programa avança com as três etapas mais importantes. As reuniões terão continuidade hoje no auditório do Sebrae, em Juazeiro do Norte, com palestras sobre consultoria e treinamento nas áreas de gestão financeira, atendimento ao cliente e segurança alimentar.

De acordo com o presidente da Abrasel Cariri, José Bezerra Feitosa Júnior, o projeto beneficiará toda a cadeia produtiva do turismo regional. Ele salienta que, graças à atuação da Abrasel Cariri, o projeto federal foi ampliado na região.

Já o presidente da Abrasel nacional, Augusto Mesquita, destaca que o programa visa fortalecer o turismo por meio do segmento gastronômico, ao propor ações de aprimoramento da gestão empresarial e da qualificação dos profissionais que atuam no segmento. A meta é tornar o produto culinário mais atrativo e competitivo, melhorando a qualidade dos restaurantes dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional. Mesquita acrescenta que o Cariri possui um grande potencial turístico.

Identidade gastronômica

O projeto é uma ação conjunta que tem por objetivo principal dar identidade à gastronomia regional, transformando-a em atrativo turístico. No âmbito nacional, visa atrair e cativar turistas por meio de um atendimento de qualidade e de uma gastronomia característica.

A cidade de Nova Olinda foi incluída pelo Ministério entre os 65 destinos indutores do turismo no Brasil em função de sua projeção nacional por meio da Fundação Casa Grande Memorial do Homem do Cariri, uma Organização Não Governamental que tem como objetivo a formação educacional de crianças e jovens com oficinas de comunicação artes e turismo. O Município não possui nenhum restaurante cadastrado no projeto. Além da Casa Grande, o principal ponto turístico é uma ponte de pedra natural, localizada na descida da Serra do Araripe. Crato, Juazeiro e Barbalha cadastram 22 restaurantes.

De acordo com Feitosa Júnior, integrante do grupo de governança, os bares e restaurantes do Cariri estão se adequando para oferecer aos turistas uma grande variedade de pratos típicos, como a galinha caipira, carne de sol, galinha à cabidela, buchada e mungunzá.

A direção do projeto em cada localidade será realizada por um grupo de trabalho formado pela Abrasel, Sebrae e representantes de empresários e instituições locais. O plano de ação foi desenvolvido baseado em uma pesquisa realizada em julho de 2010. No perfil dos turistas, a maior parte era do próprio Estado do Ceará (64%), seguido por Pernambuco, Pará, Minas Gerais e Piauí - 50% estavam na cidade a negócio e 46% a lazer.

A pesquisa também aponta a avaliação que os turistas entrevistados fizeram dos estabelecimentos locais em notas de um a dez. Os melhores desempenhos ficaram por conta do sabor da comida e da higiene no preparo dos pratos. Os piores desempenhos apontados foram para falta de espaço e serviços para crianças e a falta de acessibilidade para idosos e pessoas com necessidades especiais.
Otimismo

"O projeto vem confirmar a vocação de Nova Olinda para o turismo regional"
Afonso Domingos Sampaio
Prefeito de Nova Olinda

"O programa visa fortalecer o turismo por meio do segmento gastronômico"
Augusto Mesquita
Presidente da Ass. Bras. de Bares e Restaurantes

"Sabemos das transformações econômicas nas cidades participam do projeto"
José Bezerra Feitosa Júnior
Presidente da Abrasel-Cariri

MAIS INFORMAÇÕES
SEBRAE/CE, Escritório Regional em Juazeiro do Norte
Região do Cariri
(88) 3523.2025/ Fax: (88) 3523.4455

Antônio Vicelmo
Repórter do Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Nossa solidariedade ao amigo Dalwton Moura, demitido do DN


Nota do Blog do Crato
- E
starrecedor o fato de um dos melhores jornalistas do Ceará, Dalwton Moura, responsável pelo Caderno 3 do DN, que tantas matérias culturais já fez ( e meu amigo pessoal ), foi demitido apenas por fazer uma entrevista com o sociólogo Michael Löwy, marxista contemporâneo ( um verdadeiro Absurdo ). Ressaltando que um Jornal possui um conselho editorial, e as matérias que se julgasse contrárias, poderiam ser discutidas entre as partes, sem haver necessidade de demissão ( mesmo assim, um absurdo, apenas por se tratar de uma entrevista ) - Dihelson Mendonça

Segundo Site carta Maior:

Um homem contra o medo do pecado de pensar

A demissão do jornalista Dalwton Moura da editoria do Caderno 3 do Diário do Nordeste - jornal de circulação no Ceará - é o sintoma de um grave problema que vem afligindo a liberdade de pensamento e livre opinião no país. A demissão de Dalwton neste momento político em que vivemos, de eleição de uma ex-presa política para a Presidência da República do Brasil, dentro da estrutura de repressão do pensamento contrário, remete-se imediatamente a da psicanalista Maria Rita Kehl, ex-colaboradora do Estado de S.Paulo. O artigo é de Átila Bezerra.

A demissão do jornalista Dalwton Moura da editoria do Caderno 3 do Diário do Nordeste - jornal de circulação no Ceará - é o sintoma de um grave problema que vem afligindo a liberdade de pensamento e livre opinião no país. Espaço que deveria ser da discussão aberta, franca, plural, democrática e livre dos desdobramentos das artes e das demais manifestações simbólicas, em seus amplos sentidos, usos e interpretações no mundo em que vivemos (pós-moderno, contemporâneo, pós-industrial, pós-tecnológico ou como queiram chamar), onde a opinião divergente tenha espaço. O que parece, na realidade, é que o jornalismo de cultura de grandes grupos de Comunicação no Brasil está sendo dominado por feudos onde apenas o pensamento apolítico, a-histórico e desabitado de sentido - como diz Affonso Romano de Sant´Anna sobre a Arte no seu O Enigma Vazio - prevalece.

Para quem não vem acompanhando o caso, Dalwton Moura foi demitido do DN por publicar uma entrevista com o sociólogo Michael Löwy, marxista contemporâneo, que está hoje em Fortaleza proferindo palestra sobre as Revoluções dos séculos XIX e XX. A demissão de Dalwton neste momento político em que vivemos, de eleição de uma ex-presa política para a Presidência da República do Brasil, dentro da estrutura de repressão do pensamento contrário, remete-se imediatamente a da psicanalista Maria Rita Kehl, ex-colaboradora do Estado de S.Paulo. É um sintoma de algo que, aparentemente, pode parecer uma gripe em um ou dois pacientes, mas que na realidade vem se tornando uma epidemia que pode revelar algo mais grave: o medo da Grande Imprensa que depende de altos recursos publicitários dentro de um modelo sócio-político e econômico específico e global...

Fonte: Carta Maior

FESTIVAL DA CANÇÃO NO CARIRI - Músicos do País disputam premiações


Estudantes da região, que participam do movimento musical caririense, então entre os concorrentes na categoria que prevê a premiação de novos talentos - FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS. Resgatar a tradição dos antigos festivais de música é a meta da Secretaria de Cultura e Juventude do Crato.

Crato. Uma verdadeira mostra de talentos, no resgate dos antigos festivais de música realizados no Cariri. Com a primeira etapa do Festival Cariri da Canção já realizado, com participação recorde de alunos da Região Metropolitana do Cariri (RMC), de 15 a 17 passados, acontecerá de 4 a 6 de novembro próximo a fase nacional de apresentações. O evento prevê premiações para os três primeiros colocados e melhor intérprete. De mais de 200 inscritos de vários Estados do Brasil, se apresentam 30 finalistas. Os shows têm como palco o Centro Cultural do Araripe.

A primeira etapa do Festival Cariri da Canção, com a fase estudantil, foi considerada um sucesso pela secretária de Cultura do Crato, Danielle Esmeraldo. A fase deu segmento às apresentações de novos talentos. Além da premiação em dinheiro, será realizada a gravação do CD para divulgação da música, onde estarão reunidas as principais escolhidas por um júri composto por intelectuais e profissionais da área.

No final desde trabalho, que vem acompanhado de várias ações paralelas, acontece show de grande atração nacional, que em breve será confirmada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato. Para o 1º lugar, será ofertada uma premiação no valor de R$ 3 mil; ficando R$ 2 mil para o 2º lugar; R$ 1 mil para 3º lugar; e R$ 800,00 para melhor intérprete.

Número recorde

Danielle Esmeraldo afirma que o festival teve mais de 500% de crescimento. Somente no estudantil foram 58 inscritos, com espaço para os novos talentos da música no Crato e região. Na nacional, no ano passado, foram cerca de 80 inscrições e, este ano, são 200. As inscrições são de vários lugares do Brasil. Danielle afirma que esta é uma forma de mostrar que o evento está se consolidando, bem como mostrando a importância de resgatar os antigos festivais da canção, que já eram tradicionais na região, principalmente no Município do Crato.

Para a secretária, é importante poder proporcionar aos jovens, que já estão compondo e interpretando, um ambiente favorável à formação e ao incentivo de novos talentos. A meta é transformar o Crato na vitrine da música jovem, proporcionando um intercâmbio com os profissionais da região e do Brasil. "É importante fazer com que eles trilhem por este caminho", diz. No estudantil, participaram jovens do Ensino Médio e da universidade.

Ela afirma que na triagem houve o máximo de cuidado para se incluir profissionais, trazendo a participação de uma maneira isenta. "É importante que cada vez mais esse festival tenha qualidade. Não é fácil a gente fazer um trabalho assim numa terra onde já foram realizados grandes eventos como o Chama", lembra. A resposta foi vista este ano. O apoio e a credibilidade estão fazendo com que o trabalho seja realizado com mais amplitude. Ela destaca o apoio da TV Verdes Mares Cariri, que tem sido essencial na divulgação.

Uma das particularidades do festival é a programação paralela. Acontece hoje e amanhã a Mostra Instrumental, o que Danielle classifica como ações que visam o profissionalismo e formação dos jovens. Estão sendo realizadas oficinas de digitalização de CD. Os jovens aprendem a gravar o próprio disco. Também oficinas de instrumentos profissionais. A partir delas, com mais de 60 crianças, será formada a primeira orquestra popular do Crato. As oficinas acontecem desde o último dia 18 e vão até domingo.

Serão realizadas outras oficinas como os DJs de música na internet. De acordo com Danielle, a web é um canal de divulgação muito forte. Muitos músicos ganham dinheiro apenas colocando seu trabalho na rede virtual. "Queremos que, cada vez mais, os jovens possam ter informações e caminhar sozinhos. O festival é o momento em que eles podem dar início a todo esse processo", acrescenta.

A etapa nacional do festival é o momento em que os músicos profissionais podem interagir trazendo para o Crato o trabalho que venha enriquecer a região. Estados como Pernambuco, Bahia, São Paulo e Tocantins estarão presentes na disputa. Para Danielle, este ano representa um grande salto do festival, que também reserva uma grande atração musical no seu fechamento.

"Atualmente, o evento está sendo a maior festa de música da região do Cariri, com espaço para os novos talentos e integração de profissionais".

Talento

"O Festival é espaço para os novos talentos e interação com profissionais de vários Estados"

Danielle Esmeraldo
Secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato
Centro Cultural do Araripe, S/N
(88) 3523.2365

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe Online

CRATO - Notícias do Dia 29 de Outubro de 2010


Crato adere ao Programa Mais Educação, com inserção de 16 escolas

Escolas da rede municipal, com apoio da Secretaria de Educação do Município do Crato, estão inseridas no Programa Mais Educação, do Governo Federal. A adesão em Crato foi de 16 escolas, que estão ampliando suas ações com os alunos em várias áreas como o esporte, artes e cultura. O trabalho tem a coordenação da Secretaria e as escolas escolhidas já estavam inseridas no Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE. O programa tem sido importante no sentido de fortalecer os índices de melhorias educacionais nessas instituições. A Secretaria está atuando com o suporte técnico, além de auxílio estrutural, contando também com os parceiros. As escolas que fazem parte do programa no Crato são: a 08 de Maio, Liceu Diocesano, CAIC, Antônio Antuérpio, São Francisco, Padre Frederico, Filemon Teles, Círculo Operário, Melvin Jones, Gonzaga Mota, Maria Pia Brígido, Rotary, Dom Vicente, José Bizerra de Brito, João Leandro e Aldegundes Gomes de Matos.

O Programa Mais Educação aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas, agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte, lazer, direitos humanos, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. O intuito é fomentar atividades para a melhoria no ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Feriado do Dia do Servidor Público Municipal do Crato transferido para 1º de novembro

O feriado do Dia do Servidor Público Municipal do Crato, 28 de outubro, foi transferido para o dia 1º de novembro, de acordo com o decreto do prefeito municipal, Samuel Araripe. Esta determinação, por meio de decreto, considera, além do feriado do dia 28, ressalta que o dia 2 de novembro, feriado de Finados, é na próxima terça-feira. O decreto considera a importância da administração pública de proporcionar aos seus servidores a comemoração do Dia do Servidor Público, sem que haja interrupção do curso normal da semana. O decreto municipal também leva em consideração o princípio da economicidade, no objetivo de reduzir gastos relacionados à atividade administrativa e, proporcionar continuidade aos servidores públicos, sem interromper duas semanas, devido os feriados supra mencionados.

Mostra de Música Instrumental começa hoje no Centro Cultural do Araripe

O Festival Cariri da Canção se aproxima da sua segunda etapa e terceira edição, dos dias 4 a 6 de novembro, com grandes concorrentes de vários estados do Brasil. Este ano, 30 finalistas foram selecionados entre quase 200 inscritos. Dando seqüência ao trabalho de incentivo aos novos talentos, com a finalização no dia 31 das oficinas, e aos músicos de forma geral, começa hoje, a partir das 19 horas, a Mostra de Música Instrumental. O evento acontece no Anfiteatro do Centro Cultural do Araripe (Rffsa) e será aberto pela Banda de Música Municipal do Crato, às 19 horas. Em seguida, se apresenta a Orquestra Municipal de Campos Sales, encerrando a primeira noite de apresentações com o Ibbertson Nobre e Trio. No dia 30, às 19 horas, se apresenta o músico Di Freitas. Logo após, show com a Orquestra da Sociedade Lírica do Belmonte, e fechando a noite um Concerto de Piano com o Pianista Dihelson Mendonça. O evento é uma realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, com apoio da Prefeitura Municipal.

ProJovem Trabalhador inicia fase de inserção no mercado, em Crato

Após quase seis meses de qualificação profissional, os integrantes do ProJovem Trabalhador, operacionalizado em Crato, por meio de parceria com o Governo Federal, levará ao mercado de trabalho pessoas capacitadas e preparadas em diversas categorias profissionais como administração, agro-extrativismo, alimentação, construção e reparos, arte e cultura, metalmecânica, saúde, telemática, turismo e hospitalidade e vestuário.

São cerca de 350 horas de estudos e preparação prática. A coordenação municipal do projeto, que tem à frente a Rosevany Bezerra de Menezes, inicia, com equipe, visitas aos empresários do município no intuito de inserir os jovens no mercado de trabalho. Ela afirma que a recepção tem sido positiva. A meta é chegar a 30 por cento de inserção, de acordo com os critérios do Ministério do Trabalho. Rosemary classifica esse momento de visita aos empresários como importante, por ser a hora de fazer a diferença para os que precisam da primeira oportunidade de emprego. São 500 jovens, em 20 turmas, cinco delas na zona rural do município que estão concluindo no próximo dia 5 de novembro, os módulos preparatórios. Em 2008, 125 jovens tiveram a oportunidade de passar pelo programa no município e a meta de inserção no mercado de trabalho foi superada, chegando a mais de 30 por cento.

Prefeitura do Crato se destaca por atuar priorizando infraestrutura da cidade

A Prefeitura Municipal do Crato tem sido destaque no trabalho que tem desenvolvido no município na área de infraestrutura. Essa prioridade empregada pelo prefeito Samuel Araripe está sendo enfatizada pelos meios de comunicação. Na última edição do Jornal O Regional várias obras foram ressaltadas em matéria editorial, a exemplo do investimento de R$ 9 milhões na área de saneamento e troca de mais de 15 quilômetros de tubulações de amianto, antiga e inadequada para uso, por moderno material em PVC. Essa inovação da rede possibilita uma distribuição de água em todo o município, principalmente nas áreas centrais e bairros, sem problemas. Antes eram registrados constantes vazamentos, causando prejuízos à população. Os investimentos para esse trabalho, coordenado pela Sociedade Anônima de Água e Esgotos do Crato (SAAEC), chegaram ao município graças ao empenho do prefeito do Crato, Samuel Araripe, depois de seguidas viagens a Brasília, para que o Crato fosse contemplado com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto é do governo federal, executado em parceria com a administração cratense e representa uma das maiores obras de infraestratura desenvolvidas no município.

Obra de saneamento avança nas ruas do centro

A obra de infraestrutura na cidade avança no centro e bairros. Em várias ruas já podem ser vistos os resultados desse trabalho e novo asfaltamento está sendo colocado onde há intervenção, para incluir as novas tubulações. Desde a semana passada, que os cerca de 50 funcionários da obra estão atuando nas avenidas Duque de Caxias e Maildes de Siqueira. O intuito é afetar pequenos trechos para que o trânsito não fique sem fluir totalmente nas áreas onde os trabalhadores estão realizando as intervenções.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

ALMANAQUE - Dia 28 de outubro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

28 de outubro:

* 1636 - É fundada a Universidade de Harvard.
* 1856 - Inauguração da primeira linha de caminho-de-ferro em Portugal entre Lisboa e o Carregado.
* 1886 - O presidente norte-americano Grover Cleveland inaugura a Estátua da Liberdade,em Nova Iorque.

Nasceram neste dia...

* 1692 - José Fernando da Baviera, Príncipe das Astúrias (m. 1699).
* 1909 - Francis Bacon, pintor britânico (m. 1992).
* 1955 - Bill Gates (na imagem), empresário norte-americano.

Morreram neste dia...

* 1520 - Pier Gerlofs Donia, pirata frísio (n. 1480).
* 1704 - John Locke, filósofo britânico (n. 1632).
* 1841 - Johan August Arfwedson, químico sueco (n. 1792).

Fonte: Wikipedia

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30