xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/10/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 outubro 2010

Choveu em Crato neste final de tarde

Uma chuva de porte médio caiu sobre a cidade de Crato neste final de tarde. Durou aproximadamente 15 minutos. A água foi suficiente para dar um aspecto de "inverno", com a água correndo pelas ruas e calhas, formando biqueiras em alguns bairros. A temperatura baixou também. No momento, às 18:34, 26 graus na Vilalta, umidade relativa do ar, 65 por cento.

Por: Dihelson Mendonça

Advogado de Tiririca protocola defesa e juiz determina sigilo

NE - Tanto suspense para se saber se um homem é alfabetizado ou não...

Ricardo Porto apresentou defesa a dez minutos do fim do prazo. Juiz eleitoral decretou segredo de Justiça no processo. O advogado Ricardo Vita Porto, que representa o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, protocolou nesta segunda-feira (25) às 17h50 a defesa do humorista, eleito com 1,35 milhão de votos, no processo que investiga se ele é alfabetizado e se cometeu crime de falsificação. A defesa foi apresentada a apenas dez minutos do fim do prazo. O juiz da 1ª Vara Eleitoral da capital, Aloisio Sérgio Rezende Silveira, decretou segredo de Justiça no processo.

"Há laudos médicos revelando a intimidade do réu. Há declarações de familiares. Isso tudo deve ser analisado calmamente pela Justiça", afirmou Vita Porto, dizendo o motivo de ter solicitado o segredo de Justiça. O advogado afirmou que, se for determinado pelo magistrado, Tiririca não vai se opôr à realização do teste que pode comprovar sua alfabetização.

"Foi levantando o questionamento e ele vai provar que é alfabetizado", disse Vita Porto.

Fonte: G1

Esses rejeitados suburbanos - Por Emerson Monteiro


Segunda-feira, 25 de outubro de 2010. As estatísticas da Grande Fortaleza dão conta da cifra de 21 homicídios durante o final de semana que passou. Algo alarmante para época de paz social. Números atípicos de um mundo injusto. Enquanto que seres humanos da mesma civilização ocidental circulam silenciosos pelas avenidas, ruas e praças, qual se nada acontecesse além dos programas sensacionalistas, próprios dos horários do almoço da classe média com isso preocupada.

Ninguém nasce marginal e a sociedade transforma seus herdeiros em monstros aterrorizadores pecaminosos, armados até os dentes, raquíticos, tatuados, esqueléticos, olhos fundos, feições agressivas, usuários e traficantes de drogas, menores infratores, protagonistas de boletins e ocorrências, algarismos arábicos, denunciados pelo sofrimento de mães desesperadas, aflitas, filhos sem pais, reconhecidos de apelidos torpes, xingados, sobejos da mídia e menores enjeitados da sorte oficial. Uma sanha grita aos quatro ventos, do alto dos morros e linhas vermelhas do desencanto, o arrepio dos poderosos que, ano após ano, se sucedem juntos de tronos bem conservados. Desempregados, subempregados, informais consumidores crônicos de crack, pixotes versados na ordem seletiva de magnatas e políticos trajando grifes cativantes, frutos podres das tecnocracias de conveniência, dentes cariados de regimes e práticas.

Vez em quando surgem idealistas que protestam de cartilhas em punho. Reclamam para esses rejeitados suburbanos das periferias sociais, assassinados, exterminados de si mesmos. Programam políticas públicas que pretendem encampar os déficits nos projetos futuros, que se arrastam nas marcas tortas da distribuição de renda.

Quando calarmos, até as pedras clamarão... Independente das providências paliativas, dos reforços de efetivos, mais armas e munições, guerra surda se instalou nos becos e terrenos vazios, nas distantes favelas e nos córregos poluídos, de zumbis à procura da lua. Tropel silencioso percorre guetos, exército surreal de nossos irmãos, sobrinhos, filhos nossos, soldados desconhecidos no orçamento, esfaqueados, fuzilados, triturados, fora dos olhos das câmeras e dos quadrantes da caridade pública, desassistidos da ganância, raça da nossa raça, ainda imberbes, sangue do nosso sangue, negros, pardos, índios, prostitutas, alcoólatras, dependentes químicos, que perderam o bonde da história desde o berço e a inocência criminal desde a primeira infância, ou ainda no útero materno, largados nos lixões da glória do mundo... Caldo grosso da mesma humanidade escore fétido de cães e muralhas, estádios e edifícios acrílicos faiscantes, abortos largados sob as marquises, nos mangues, canteiros e viadutos, bandidos da economia de escala... Enquanto isso, balas perdidas ricocheteiam criminosas pelas copas das árvores, nas calçadas da fama e veias solitárias dos aidéticos degenerados...

Quem, pois, pranteará a verdade dos tantos perdidos na mocidade em flor, atirados quentes às estatísticas mornas deste tempo sem amor?

Por: Emerson Monteiro

Adeus em Vida. Liduina Belchior.



Nós seres humanos não conhecemos profundamente a cisão entre o viver e o morrer.Não somos suficientemente preparados para esta situação.
Mas fui á Fortaleza desperdir-me de um tio com menos de 70 anos com metástase óssea, sem visão e em seus últimos tempos. É difícil dizer Adeus a um Profeta, tio e pai ao mesmo tempo. Ele não me viu com seus olhos, mas ouviu minha alma, me olhou com o coração,com seu tato e recebeu infinitamente meu carinho e gratidão derradeiros.
Homem forte cujos sobrinhos o chamam de TOURO! Pois sobrevive a mais de 5 anos uma enfermidade tão séria quanto a vida.
Meu coração chora e ri. Explico: O seu exemplo e missão ficarão para sempre gravados em meu viver como crescimento de existência.
Valeu, José Belchior Silva (Tio Bó)por você ter nascido e nos ter dado tanta lição de Moral, de Cidadania e sobretudo de AMOR!

Beijo-te eternamente: Liduina.

Advogado de Tiririca diz que vai entregar defesa nesta segunda


Promotoria apura se deputado eleito fraudou declaração sobre escolaridade. Defesa dirá apenas que Tiririca se coloca à disposição do juiz eleitoral. O advogado Ricardo Porto, que reprensenta o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, disse na sexta-feira (22) que vai entregar nesta segunda-feira (25) a defesa no processo que investiga se ele é alfabetizado e se teria cometido crime de falsificação. Segundo Porto, Tiririca vai se colocar à disposição do juiz e fará o teste de alfabetização se for solicitado.

Porto anunciou ainda que protocolou representação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com cópias para a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) e Procuradoria Geral de Justiça, contra o promotor Maurício Ribeiro Lopes. Ele afirma que Lopes cometeu crime de injúria ao fazer uma afirmação sobre os advogados em entrevista ao Correio Braziliense.

“Advogado é sórdido. (...) Mas, se eu fosse advogado do Tiririca, também protocolaria a defesa dele às 18h50, 10 minutos antes de o fórum fechar”, disse Lopes ao jornal de Brasília, fazendo referência à estratégia de defesa de Tiririca. O promotor disse ao G1 que não tem conhecimento da representação e por isso não vai se manifestar.

Defesa

Sobre a defesa, o advogado afirmou que não vai entregar nenhum comprovante de escolaridade de Tiririca e que apenas vai afirmar que o deputado eleito se coloca à disposição do juiz eleitoral. Ele afirmou que, se for determinado pelo magistrado, Tiririca não vai se opôr à realização do teste que comprovaria sua alfabetização. Porto afirmou que o candidato ainda está no Ceará, para onde viajou logo após o primeiro turno das eleições.

Do G1 SP

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial do Fim-de-Semana - Por: J. Lopes

CRATO – CEARÁ:

Rixa termina em homicídio.

No início da noite deste domingo (24), na Rua Walter Justo, 36, no Conjunto Nossa Senhora de Fátima o Mutirão da Vida, Reginaldo Caetano Félix, sem profissão definida foi assassinado com quatro disparos de arma de fogo no tórax. Ele ainda foi socorrido para o hospital São Francisco onde morreu por volta das 23h. A polícia informa que os possíveis autores foram identificados apenas pelos nomes de “Tiago” e “menor Jackson” que se encontram foragidos. Acrescenta à polícia, o crime foi motivado por rixas antigas entre a vítima e acusados

Ajudante de pedreiro alvejado com três tiros após agredir companheira a faca.

Após lesionar a sua companheira Simony Barbosa dos Santos, 25 anos, residente na rua “A” nº 48, no conjunto nossa Senhora da Penha, bairro Seminário agredida a faca na altura do pescoço, o ajudante de pedreiro Jocicleiton Muniz de Sousa, 21 anos, residente na Rua José de Norões Maia, nº 208, bairro Seminário foi vitima de 03 (três) disparos de arma de fogo, um que transfixou o ombro direito, outro perfurou o lado oposto da face próximo o olho e o último que ficou alojado na nuca.

O delito cometido por Jocicleiton ocorreu por volta das 08h41min, deste domingo, vindo horas depois o mesmo sofrer também uma tentativa de homicídio, praticado, segundo a polícia pelos homens identificados apenas por Totonho e Cleiton, sendo que o primeiro é tio da companheira do mesmo, fato registrado às 13h10min, na Rua São Raimundo, localidade conhecida por Pão de Açúcar, bairro Batateiras. Igualmente a sua companheira, Jocicleiton também foi socorrido para o hospital São Francisco. A polícia militar realizou rondas não obtive êxito nas prisões da tentativa de homicídio contra o ajudante de pedreiro.

Trio rouba aproximadamente R$ 70.000,00 de sacoleira no bairro Vilalta.

A polícia do Crato registrou por voltou por volta das 21h, de sábado, um assalto na Rua Macário Vieira de Brito, 533, no bairro Vilalta, aonde três homens chegaram informando que teriam um buquê de flores para entregar a comerciante Aline Mendonça Ferreira, 29 anos, ocasião em que a mãe e uma irmã da vítima ao abrirem a porta foram dominadas e amarradas pelos acusados que em seguida, fugiram levando aproximadamente a quantia 70.000,00, em dinheiro e cheque, um notebook e aparelhos de telefonia celular tomando rumo ignorado.

Segundo a polícia, Aline Mendonça informou que um dos acusados seria o desempregado Fábio Rodrigues Lobo Junior, 31 anos, residente no bairro Granjeiro, com quem ela dividia residencia. A patrulha policial militar RP 16 - Sargento Da Silva e soldados Rivelino e Arnaldo deslocou-se até a residencia do acusado juntamente com a comerciante, onde foi encontrada uma pequena quantidade de maconha. As partes envolvidas juntamente com a droga apreendida foram apresentadas a autoridade policial competente na 20ª DRPC de Juazeiro do Norte para os devidos procedimentos.

Dois homicídios a faca foram registrados neste domingo em Juazeiro do Norte.

Por volta das 10h00, na esquina das ruas Perpétua Carneiro da Cunha com Farias Brito, bairro João Cabral, D. R. DOS SANTOS, 30 anos, residente na rua das Flores, João Cabral, matou com uma facada no tórax a pessoa de iniciais W .V. M, 27 anos, que morava nas imediações de onde o crime aconteceu.

O golpe rompeu a veia orta da vítima que ainda foi socorrida pela policia militar a para o Hospital Tasso Jereissati, mas veio a óbito tão logo chega ao nosocômio. Diligencias foram realizadas pela PM vindo minutos depois prender o acusado ainda de posse da arma utilizada para praticar o crime. O mesmo foi conduzido à 20ª DRPC onde foi autuado em flagrante delito por homicídio. O crime foi motivado por desentendimentos anteriores entre vítima e acusado.

O segundo caso aconteceu por volta do meio-dia e trinta minutos, na Rua São Damião, 166, no bairro Santa Tereza, vitimando L J DA SILVA, 24 anos, que residia na Vila Rui Barbosa, Santa Tereza, em Juazeiro. O perito criminal Milton Alencar informou ter constatado nos exames preliminares seis perfurações à faca no corpo da vitima, 01 (uma) no pescoço, 02 (duas) no braço e 03 (Três) no tórax.

O homicídio aconteceu na residência de Cícero Ronaldo Alves, 43 anos, vulgo “RÉGIS” o qual informou a polícia que a vítima havia lhe pedido água e quando entrou pra buscar, ouviu chegar um motoqueiro que adentrou em sua residência gritando com a vítima dando a suspeitar de crime passional, já que falava a palavra “esposa”. Chegando à sala, afirmou ter visto um homem conhecido como “VEVÊ”, fugindo correndo enquanto a vítima agonizava no solo. Posteriormente o acusado foi identificado como Ewerton Giovane Furtado de Aquino Teixeira, 28 anos, residente na rua São Paulo, 2218, Santa Tereza, em Juazeiro. Diligências estão em andamento no intuito de prender o acusado

Queda de moto mata jovem de 28 anos.

Ontem, por volta das 16h45, na CE-060 estrada que liga os municípios de Juazeiro do Norte e Caririaçu, o jovem de 28 anos, E A F, que residia no Sitio Buracão, zona rural da cidade de Crato-CE, trafegava uma moto Honda CG 150 ESD, cor azul, ano 2005/2006, de placa DRV-0398-SP, quando ao aproximar da entrada da Vila Padre Cícero (A Palmeirinha), perdeu o controle do veiculo vindo atravessar uma cerca, caindo a 20 metros da pista. A polícia militar juntamente com a perícia e o rabecão, onde o perito Milton Alencar em exames preliminares constatou que a vítima quebrou o pescoço. O rabecão transladou o corpo para o PEFOCE regional do Cariri.

Prisões e apreensões por lesões corporais de natureza grave.

De acordo com boletim do 2º BPM enviado a imprensa, ontem, por volta das 05h00, Francisco Rosivan 18 anos, residente no bairro Salesianos, em Juazeiro do Norte, participava de um evento festivo na cidade do Crato, quando foi agredido a socos e pontapés por cerca de cinco pessoas. Inconsciente, ele foi socorrido para o Hospital Santo Antônio em Barbalha, onde deu entrada com fratura na face e um coágulo na cabeça.

Os acusados fugiram logo após o fato com destino a Juazeiro do Norte, em um veículo Fiat Siena de cor prata e placa HYH-4598, onde às 05h30 foram interceptados na Rua Professora Maria Nilde Couto, entre o Cariri Shopping e o Ginásio Poliesportivo, bairro Triângulo, em Juazeiro pelas viaturas da polícia militar em serviços que conduziu até a 20ª DRPC para os devidos procedimentos o condutor do veiculo Ícaro Jefferson Dias Alencar, 23 anos, residente na Travessa João Marcelino, Pio XII, juntamente com os passageiros, Francisco José Lourenço Andrade, 19 anos, residente na rua Formosa, 12 Pio XII; Weberson Bibiano Pessoa, 18 anos, residente na rua Dom Bosco, 493, Pio XII; M. N. B, 19 anos, residente na rua São Luís, Centro; R R S, 17 anos, residente na rua Padre Pedro Ribeiro, Centro; e S J A DIAS, 15 anos, residente na Travessa João Marcelino, Pio XII, todos em Juazeiro do Norte/CE.

ICÓ - CEARÁ:

Queda de moto deixa adolescente estado grave

O adolescente de 17 anos, Hélio Cavalcante da Silva 17 anos, residente à Rua Josefa Nogueira Monteiro, nº 1340, no centro de Icó, foi vítima de uma queda de motocicleta ocorrida por volta das 20h00min, de sábado (23), na Rodovia CE 282, KM 03, mais precisamente no conjunto Gama, em Icó-CE.

Segundo transeuntes que passavam no momento do acidente, Hélio perdeu o equilíbrio da moto ao bater em uma “tartaruga” (quebra molas) de divisa da pista, vindo a cair. Ele que trafegava em uma moto Honda Biz, de cor preta, a qual foi retirada do local do acidente antes da chegada da polícia. O mesmo foi socorrido até o Hospital Regional de Icó, de onde foi transferida para Campina Grande, na Paraíba, em estado grave. A polícia militar através da viatura 2462, composta pelos cabos Azevedo e Lucas se dirigiu até o local da ocorrência onde adotou os procedimentos sal competência.

CEDRO - CEARÁ

Capotamento deixa agricultor ferido na zona rural de Cedro.

Sábado por volta das 13h00min, nas imediações da ponte do Sítio Angicos em Cedro o capotamento de um veículo GM/Classic Life, preto, 2008, placa HWF6533 – Fortaleza guiado por José Henrique da Silva, 65 anos, casado, , agricultor, residente no Distrito de Candeias em Cedro, deixou ferido o seu condutor que foi socorrido por populares para o Hospital Enéas de Cedro, com várias escoriações pelo corpo e dores nas costas e cabeça, sendo transferido de para o Hospital Regional de Iguatu. A esteve no local através da RP 2512 adotado os procedimentos.

TRINDADE - PERNAMBUCO:

Homicídio, plaqueiro é assassinado a tiros

Um rapaz de 20 anos foi morto a tiros na porta de casa. O fato ocorreu por volta das 20h00mim do último sábado (23/10/10) Onde a vítima Eraldo dos Santos Nascimento, plaqueiro, solteiro, 20 anos, se encontrava sentado na porta de sua residência na Rua da Alegria, Vila Saraiva em Trindade - PE. Quando a mesma foi surpreendida dois elementos que chegaram de motocicleta. Na ocasião o carona sacou de um revólver e atirou por várias vezes contra a vítima que ainda tentou fugir dos disparos, mas foi perseguido e depois de alvejado no peito esquerdo caiu. Sendo a mesma socorrida ainda com vida para o Hospital Regional de Ouricuri – PE, porém, não resistiu e faleceu. Testemunhas apontaram um menor de 16 anos como o autor do crime, que segundo a polícia foi motivado por uma rixa antiga entre vítima e acusado. O fato foi registrado na DPC local. (BO nº 0424/10)

Mecânico é preso por tráfico de droga

Policiais Militares da ROCAM realizavam rondas e abordagens no centro de Trindade – PE, quando por volta das de 01h00min da última sexta-feira (22/10/10) se depararam os acusados Francisco Gonçalves Sobrinho, mecânico, 44 anos e Cícera Adriana Rodrigues, 28 anos. Segundo a polícia o casal ao ser revistado, foram encontradas 05 (cinco) pedras de crack no bolso da calça do mecânico que foi preso por tráfico de droga. (BO nº 0417/10)

Agricultor é preso por porte ilegal de arma de fogo

O agricultor Luiz Barbosa de Souza, 58 anos, residente no Sítio Rocha, município de Ipubi – PE, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo por volta 18h00min de sábado no município de Trindade – PE. O mesmo foi flagrado pela ROCAM portando na cintura um revólver marca Taurus, cal. 38. (22/10/10) (BO nº 0418/10)

EXU - PERNAMBUCO:

Prisão por porte ilegal de arma de fogo

Agricultor é preso por porte ilegal de arma de fogo após ser denunciado exibindo arma. O fato aconteceu por volta das 19h00min de sábado (23/10/10) próximo ao Bar Sem Parea no Bairro Populares na cidade de Exu – PE. Quando populares denunciaram que o agricultor Francisco Manoel Barbosa Filho, 34 anos, residente no Sítio Onça, zona rural de Exu – PE exibia uma arma de fogo. Ao ser abordado o mesmo foi flagrando portando ilegalmente um revólver marca Taurus, cal. 38, municiado com 06 (seis) cartuchos. Após receber a voz de prisão o agricultor foi conduzido a DPC de Ouricuri – PE, onde foi autuado em flagrante. (BO nº 0412/10)

Violência doméstica, mulher é agredida pelo enteado

Por volta das 08h00min de ontem (24/10/10) a vítima Cícera Alves de Souza, 42 anos, prestou queixa a polícia que havia sofrido agressões pelo enteado Célio dos Santos Bezerra, 22 anos, residente na Serra do Brejo no município de Exu – PE. Segundo a polícia o acusado utilizando-se de uma barra de ferro provocou lesões na face da vítima. Sendo o mesmo preso e apreendido em sua posse uma espingarda de fabricação caseira. (BO nº 0413/10)

BODOCÓ - PERNAMBUCO:

Policiais do GATI apreende arma utilizada em troca de tiro com a polícia

Por volta das 16h00min de ontem (24/10/10) policiais do GATI se deslocaram até a Serra do Piqui na zona rural de Bodocó – PE, onde possivelmente localizariam o agricultor Erisvaldo Sá de Lima, 18 anos, acusado no envolvimento de troca de tiro com a polícia civil e militar na última quinta-feira (21/10/10). Chegando ao local os policiais visualizaram o acusado, porém, o mesmo ao perceber a presenças dos policiais fugiu adentrando no matagal, deixando para traz a arma, um revólver marca Taurus, cal. 38 e mais 07 (sete) munições, sendo a mesma apreendida. Segundo a polícia o genitor do acusado informou que irá apresentá-lo a polícia. (BO nº 0793/10)

OURICURI - PERNAMBUCO:

Menor de 17 anos é detido após agredir tia e prima

O fato ocorreu por volta das 18h40min de ontem (24/10/10) na Rua Honorato Marinho no centro de Ouricuri – PE. Onde segundo a polícia o menor infrator das iniciais EMS, 17 anos, teria agredido a tapas e empurrões a as vítimas Gerdelita Balbina, 61 anos e a menor das iniciais JNS, 17 anos, tia e prima respectivamente. O menor foi detido e ambas as partes foram encaminhadas a DPC local. (BO nº 0792/10)

Rapaz de 35 anos é preso acusado de furto

O caso aconteceu por volta das 04h00min do último sábado (22/10/10) na Praça Antônio Pedro da Silva no centro de Ouricuri – PE. Quando a GT-02 da PM foi solicitada pela vítima Quitéria Ferreira Lins, vendedora ambulante, 68 anos, onde a mesma relatou que o acusado Nelson de Carvalho, 35 anos, residente no Bairro Nossa Senhora de Fátima em Ouricuri - PE havia contraído de sua barraca de lanches a quantia de R$ 5,00 (cinco reais). O rapaz foi detido e conduzido a DPC local. (BO nº 0787/10)

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Maratona Músical: Um Canto em Crato Canto - Por Wilson Bernardo

Surpreendente os inúmeros talentos escondidos em gavetas de garagens, bandas completamente dessimilares uma das outras. Estilos e concepções musicais completamente próprias. Sábado e nesse Domingo, as praças principais do centro do Crato, Siqueira Campos e praça da Sé, foram palco da nova música alternativa do Cariri. O Crato promovido pela Pref.Municipal através da Secretaria de Cultura, está de parabéns, por dar oportunidades a que bandas talentosas mostrem a diversidade do Cariri encantado, que são os remanescentes deuses da chapada dos sons místicos.

Essa ferazinha ai,é o grande sucesso da maratona musical,além de dançar muito é filho da produtora musical Janinha.
Eliza Moura,a suave voz dos encantares cantos da floresta

Eliza e o violão de Ueber,parceria que se forma promissora

Liberdade e Raiz,o Afro-Cariri

Olha a ferinha ai de novo,fazendo o publico bailar de inveja.


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Pesquisas eleitorais: confusão na reta final – por José Roberto de Toledo (*)


Fonte: jornal Estado de S.Paulo
É principalmente no Sudeste que se deve procurar mudança de tendência nestas últimas pesquisas.
Uma avalanche de pesquisas sinalizará a reta final da eleição. A partir de hoje, todo dia uma nova sondagem deve ser divulgada. A sucessão de pesquisas, em tese, ajuda a clarear as tendências finais. Mas convém tomar precauções ao analisar os resultados. A primeira a ser divulgada deve ser do Vox Populi, hoje. Amanhã tem Datafolha. Sensus sai na quarta, e Ibope, na quinta. O Datafolha publica outra sondagem na sexta. E, no sábado, véspera da eleição, Ibope, Vox e Datafolha devem divulgar as últimas pesquisas.

Sem contar as sondagens não-registradas, feitas por conta dos próprios institutos ou contratadas por campanhas e empresas, virão a público, de hoje até as urnas, pelo menos oito pesquisas de institutos que acompanharam a sucessão desde o começo. É bastante, mas não tudo. Há novidades de última hora. O GPP, instituto ligado a Cesar Maia (DEM), registrou pesquisa presidencial contratada pelo candidato a vice de José Serra (PSDB), Índio da Costa, e está apto a divulgá-la a partir de amanhã.

Inédito nesta sucessão presidencial, o instituto Veritá protocolou registro e pode divulgar pesquisa a partir de quinta. É duvidoso se o fará. Na semana passada, o Veritá também registrou sondagem paga com recursos próprios mas não se tem notícia do resultado. Dos quatro institutos veteranos nesta sucessão, três mostravam a mesma tendência até a semana passada: um alargamento da vantagem de Dilma Rousseff (PT) sobre Serra para pelo menos 12 pontos, considerados os votos válidos. Só o Sensus mostrou estabilidade. Dos quatro institutos, é o que divulga pesquisas com menos frequência. Incluindo-o na média das quatro sondagens mais recentes de todos os institutos, o quadro era, até sexta-feira, de 55% a 45% para Dilma.

Mas essa medição não computou eventuais efeitos do chamado "bolinhagate", nem das denúncias contra pessoas ligadas a Dilma no noticiário do final de semana, tampouco do debate da TV Record. A tendência do eleitor pode ter mudado, e é isso que se deve procurar nos números a partir de hoje. A comparação das pesquisas ao longo do tempo é mais importante do que os porcentuais em si. Só o histórico é capaz de indicar para onde vai o eleitorado, se um candidato está em ascensão ou queda. É o que Vox Populi, Datafolha, Sensus e Ibope, pela ordem, mostrarão a partir de hoje.

Não se pode dizer o mesmo de GPP e Veritá. Deles, não se tem referência nesta eleição presidencial. Surgem para um tiro solitário e incomparável. Equiparar seus resultados, sejam eles quais forem, aos dos institutos que têm histórico nesta sucessão é arriscar-se à confusão. A decisão do voto. Desde 1989, a reta final da campanha presidencial é sacudida por denúncias, algumas de última hora, outras relevantes. Desde então elas afetam marginalmente o resultado. Em eleições apertadas, a margem faz diferença. Parece que o rabo balançou o cachorro.

A maioria dos eleitores, porém, pensa no que é melhor para si e vota de acordo com essa avaliação. Para uns, significa mais chances de ascender. Para outros, assegurar o já conquistado. Ou seja, é o pragmatismo do eleitor que faz o cachorro se mover de fato.

(*)José Roberto de Toledo, especialista em pesquisas do jornal “Estado de S.Paulo”

O Crato que merece respeito. por Elmano Rodrigues Pinheiro

Andei pelo Cariri nas veredas da sua produção cultural. Conversei com seus grandes nomes que fazem o universo dos grandes movimentos, e que dão suporte para o Crato ser lembrado como raiz e Cidade da Cultura. E pasmem. Estão a ver navios.
Não dá para acreditar que uma figura como Josenir Lacerda, membro da Academia dos Cordelistas do Crato, que foi escolhida para assumir uma cadeira na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, não tenha sido até o momento procurada pela Secretaria de Cultura, para saber como podem lhe oferecer algum suporte para a sua posse no Rio de Janeiro.
Acorda Secretaria.
Josenir merece um pouco de carinho, e muito respeito.
Sabemos que não carrega na sua trajetória nehum trejeito brigbrother....iano, mas nos representa naquilo que mais amamos: O amor, a genialidade, o talento, e a cara do nosso Cariri.
Que a escada da humildade, e do bom senso, se faça presente nesse momento tão importante para a nossa região. E que se arme o palco para esse belo espetáculo.
Que o Crato não seja lembrado apenas como uma passarela de vedetes de movimentos de natureza sexual.
As oportunidades devem ser iguais para todos, sem diferenciar as preferências de nenhum de seus membros, mais que nossos movimentos de produção cultural, estejam em primeiro plano.
E que no barracão do mestre Aldenir, o Rapadura do mestre Jorge Carvalho, esteja bem temperado de bons fluidos.

ALMANAQUE - Dia 25 de outubro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

25 de outubro: Proclamação de República do Cazaquistão.

* 1415 - Guerra dos Cem Anos: inicia-se a Batalha de Azincourt.
* 1825 - Uruguai torna-se independente do Brasil.
* 1936 - Hitler assina aliança com o ditador italiano fascista Benito Mussolini.

Nasceram neste dia...

* 1806 - Max Stirner, filósofo alemão (m. 1856).
* 1881 - Pablo Picasso (na imagem), artista espanhol (m. 1973).
* 1962 - Chad Smith, baterista da banda Red Hot Chili Peppers.

Morreram neste dia...

* 1495 - Rei D. João II de Portugal (n. 1455).
* 1764 - William Hogarth, pintor e gravurista britânico (n. 1697).
* 1973 - Abebe Bikila, maratonista etíope (n. 1932).

Fonte: Wikipedia

Dilma e Serra se enfrentam hoje em debate promovido pela Record -- postado por Armando Rafael


Fonte: Folha on line
A
dversários na disputa pela Presidência, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) se enfrentam nesta segunda-feira em debate promovido pela Record, a partir das 23h (10 horas da noite no horário do Nordeste). No entanto, devem deixar de fora polêmicas que dominaram o noticiário nas últimas semanas. Coordenadores das duas campanhas ouvidos pela reportagem disseram que a prioridade é fazer o confronto de propostas. A avaliação é que embates baseados em temas como aborto e religião, por exemplo, poderiam "ampliar instabilidades".

Do lado petista, os ataques serão direcionados a promessas de Serra, como o aumento do salário mínimo para R$ 600 e a de colocar dois professores em salas de aula do 1º ano de escolas públicas. A petista irá retomar a estratégia de usar a gestão de Serra em São Paulo para tentar desmoralizar as propostas do tucano.

Dilma também insistirá no tema da privatização, muito explorado na propaganda eleitoral e em atos políticos. Destacará que há uma disputa entre dois "projetos políticos" diferentes. Do lado tucano, a orientação é que Serra enfatize propostas para a área social para levar a eleitores de classes mais baixas --que majoritariamente declaram voto em Dilma-- propostas como a do 13º do Bolsa Família. No debate da Record, jornalistas não poderão fazer perguntas aos candidatos. No último encontro de Dilma e Serra, promovido pela Folha e a Rede TV!, foram os questionamentos dos jornalistas que causaram embaraços à petista e ao tucano.
Fonte: Folha on line

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30