xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/10/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 outubro 2010

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 21 de Outubro de 2010


Imprensa debate sustentabilidade e meio ambiente em I Encontro Geopark e Mídia, nesta sexta

O Geopark Araripe, da Universidade Regional do Cariri (URCA), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) promovem, neste dia 22 de outubro, das 14 às 18 horas, no auditório do Campus Cariri, o I Encontro Geopark e Mídia. O evento pretende reunir jornalistas e radialistas da região em torno de propostas de contribuição da mídia para o desenvolvimento sustentável. A programação é composta por mesa-redonda sobre os temas “Mídia e Desenvolvimento Local” - apresentado pela professora da UFC, Rosane Nunes; “Turismo Sustentável” – discorrido pela professora e turismóloga, Evanir Morais, e “Geopark Araripe”, que terá o professor e coordenador executivo, Patrício Melo, como explanador do projeto. O I Encontro Geopark e Mídia constitui um evento de extensão, na medida em que promove interação entre a Universidade e a sociedade, incluindo em sua organização a participação de estudantes do curso de Jornalismo da UFC. No sábado, os formadores de opinião estarão tendo a oportunidade de participar de um ‘geotur’, com visita aos geossítios que constituem o Geopark Araripe, a partir das 1h30.

Lançamento da I Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geopraks acontece na próxima terça-feira

Será realizado, na próxima terça-feira, dia 26, o lançamento da I Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geopraks, na Sala de Vídeo, campus do Pimenta, da Universidade Regional do Cariri – URCA, às 9 horas. Na ocasião, será concedida entrevista coletiva sobre a Conferência, com a presença da Secretária Adjunta da Ciência, Tecnologia e Educação Superior - SECITECE, Teresa Lenice Mota, e também do Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, a Vice-Reitora, Antônia Otonite Cortez, e da Coordenação Executiva do Geopark Araripe. Órgãos de imprensa de toda a Região estão convidados a participar deste importante evento, que trará para a cena do Cariri os maiores estudiosos do mundo na área de Geoparks, além de integrantes de órgãos internacionais, como a Unesco.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br - Crato,21 de outubro 2010

Preso suspeito de participar de queda de helicóptero da PM no Rio


Outros dois homens foram presos suspeitos de envolvimento com tráfico. Aeronave foi abatida por traficantes durante invasão ao Morro dos Macacos. Policiais militares do 3º BPM (Méier) prenderam, nesta quarta-feira (20), um suspeito de envolvimento na invasão ao Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, em outubro de 2009. Na ocasião, um helicóptero da Polícia Militar foi abatido por tiros disparados por traficantes. Na queda da aeronave, três policiais morreram.

Segundo o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Álvaro Moura, o suspeito foi preso junto com outros dois homens durante um patrulhamento de rotina na Avenida Marechal Rondon, no Engenho Novo, no subúrbio. Os três passavam de carro pelo local, quando foram abordados pelos policiais. Com eles, foram apreendidas drogas e uma pistola. Os suspeitos e o material apreendido foram levados para a 25ª DP (Engenho Novo), onde o caso foi registrado. De acordo com a polícia, o traficante foi identificado durante pesquisa no sistema policial. O tenente-coronel Álvaro Moura afirmou, ainda, que ele também é apontado como o chefe do tráfico de drogas no Morro São João, também no Engenho Novo.

Um ano após os confrontos no Morro dos Macacos, PMs ocupam a favela para a instalação da 13ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do estado. Além do Morro dos Macacos, os policiais também ocupam as comunidades do Pau da Bandeira e Parque Vila Isabel, no mesmo morro. Na região será instalada a 13ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da cidade.

MP denuncia traficantes por queda de aeronave

No início de setembro, o Ministério Público do Rio (MP-RJ) denunciou outros quatro traficantes pela invasão ao Morro dos Macacos. Segundo o MPE, entre os traficantes denunciados está Fabiano Atanásio da Silva, conhecido como "FB" e apontado pela polícia como o chefe do tráfico da Vila Cruzeiro e o mandante da invasão. Ele ainda está foragido.

De acordo com o Ministério Público, os quatro suspeitos foram denunciados por três homicídios, seis tentativas de homicídio e associação armada para o tráfico de drogas. Além da denúncia, o MP pediu a prisão preventiva dos quatro acusados, e requereu a continuidade das investigações da 25ª DP sobre a participação de outros 22 suspeitos no episódio.

Recompensa para derrubar o helicóptero

Em agosto, a Polícia Civil informou que os traficantes que invadiram o Morro dos Macacos e derrubaram o helicóptero receberam recompensa do comando da quadrilha. Quatro traficantes teriam sido beneficiados com pontos de venda de drogas como recompensa pelos crimes. De acordo com o inquérito policial, um dos criminosos premiados pelo comando do tráfico foi Eliseu Felício de Souza, o “Zeu”. Condenado em 2002 pela morte do jornalista da TV Globo Tim Lopes, Zeu teve direito ao regime semiaberto e saiu pela porta da frente do conjunto de presídios de Bangu há três anos, e não voltou mais. No início de agosto, o Fantástico mostrou imagens dele armado e comandando a venda de drogas. Ele circula dia e noite por diferentes pontos de tráfico, justamente os que teria recebido como prêmio.

G1

Sob o arco da promessa

[Arco-íris visto a partir do estacionamento do Senado Federal, Praça dos Três Poderes. Ao fundo, o Palácio do Planalto.]

Agência Senado
Fotógrafo: Geraldo Magela

Política pode ter ocasionado saídas de radialistas da Tempo e Verde Vale


Os ouvintes de duas emissoras de rádio em Juazeiro do Norte, Tempo FM e Verde Vale AM, foram tomados de surpresa com saídas de profissionais de programas jornalísticos, logo após o resultado das eleições de 3 de outubro. Na emissora FM a repercussão na cidade ocorre pela saída de João Hilário do comando do Jornal Supertempo. Embora o radialista não tenha confirmado, informações dão conta que seria uma retaliação política. Ele já foi prefeito de Barbalha, tem forte influência e militância no município e apoiou à candidatura do petista Camilo Santana em detrimento de Daniel Oliveira (PMDB), sobrinho do deputado federal, senador eleito e presidente estadual do PMDB, Eunício Oliveira, que é o proprietário da emissora.

O diretor de programação da Tempo FM, Vaval Medeiros, procurado pela reportagem de O Popular disse que esse comentário não procedia. “O João é um cara sério, íntegro e honesto. Um grande profissional. A direção administrativa estava enfrentando problema para adequar comerciais na grade de programação e propôs a ele uma redução no tempo do jornal em função das inserções comerciais. Ele argumentou que seu jornal só podia ser apresentado daquela forma, até as 13h50min e que não concordava com uma redução de 20 minutos”, explicou o diretor. Segundo ainda Vaval, o diálogo foi amistoso entre Edilson Oliveira e o radialista e “a saída de Hilário foi absolutamente por uma questão de ordem comercial na adequação da programação e jamais por motivação política”. O radialista Francisco Fabiano assumiu o comando do jornalístico da Tempo.

Durante a campanha política, João Hilário foi afastado da TV Verde Vale onde apresentava o Jornal Verde Vale. O motivo, segundo comentários, seria o fato de ter anunciado seu apoio a candidatura de Raimundo Macedo, o Raimundão (PMDB) em Barbalha e não a do “dono” da emissora, Manoel Salviano (PSDB). O diretor de jornalismo da TV, Wilson Melo, disse que o problema do afastamento de Hilário “foi em função de 4 férias que ele teria a gozar”. Passado o período de 30 dias o profissional solicitou prorrogação de seu afastamento.

Mais mudanças

“Eu fui pego de surpresa. Numa sexta-feira comentei que havia necessidade de mudanças na política de Juazeiro em função do insucesso dos que pretendiam ir para Assembléia e não conseguiram. Comentei também que dos que se elegeram federal poderia ser a última chance até pela idade. Na segunda-feira fui orientado pelo diretor da emissora a dizer que o programa não iria ao ar por questões técnicas”. Assim Ronaldo Costa, radialista, explicou a gota d’água que ocasionou seu afastamento da Rádio Verde Vale AM.

Ronaldo apresentava o Jornal Verde Vale de 07h30min às 08h30min com Jota Luiz. Em comentário do dia 8, Ronaldo Costa elogiou a decisão de Tasso Jereissati em informar que estava deixando a política para facilitar o processo de renovação política. O programa foi suspenso temporariamente pelo diretor Francisco de Melo Queiroz, o Dr. Kim. O diretor disse que “Ronaldo Costa saiu por sua própria vontade e que não houve nenhuma conotação política no episódio”. “O Jota Luiz saiu do jornalismo, mas não da Rádio. Ele continua com seu programa Domingo do Povão. Eu mesmo falei com o Ronaldo para que ele revisse sua decisão. Outro que falou com ele foi Dr. Vasques Landim, mas ele se mostrou irredutível”, explicou Dr. Kim, negando ser o pivô da crise que ocasionou a saída.

Segundo Dr. Kim nunca existiu interferência política na emissora “e a prova é que uma nova equipe está sendo formada com convites já formulados a profissionais de emissoras de outros políticos como a Vale FM e Tempo FM, além da FM Padre Cícero”. Cícero Lúcio que trabalha na TV Verde Vale está assumindo o comando do Jornal Verde Vale. Dizendo já ter assimilado a saída, Ronaldo Costa, disse “que é muito difícil trabalhar sendo monitorado, fiscalizado e que a situação já estava insustentável com orientações permanentes para se elogiar ou enaltecer uns políticos, enquanto para outros era apenas para se criticar”. Ronaldo Costa já teve seu nome anunciado e vai estrear na Rádio Tempo ao lado de Fabiano Rodrigues no Jornal Supertempo. Jota Luiz ao final de outubro deve trocar o seu Domingo Popular de emissora.

Obs.; Créditos das fotos
João Hilário por Beto Fernandes
Ronaldo Costa - Blog do Programa Tribuna Popular
Jota Luiz - Demontier Tenório ( Via Blog de Juazeiro - Beto Fernandes )

Sensus mostra Dilma com 52,8% e Serra com 47,2% dos votos válidos

Pesquisa foi divulgada pelo site da Confederação Nacional do Transporte. Pelo critério de votos totais, petista tem 46,8% e tucano, 41,8%. Pesquisa Sensus divulgada na noite desta quarta (20) pelo site da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que encomendou o levantamento, indica a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, com 52,8% dos votos válidos e o candidato do PSDB, José Serra, com 47,2%. Os votos válidos excluem brancos, nulos e indecisos.

Pelo critério de votos totais (que incluem brancos, nulos e indecisos), Dilma tem 46,8% e Serra, 41,8%. Brancos e nulos são 4,1%, segundo o instituto Sensus. Os que não sabem em quem votar e os que não responderam somam 7,2%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou menos. O instituto fez 2 mil entrevistas nos dias 18 e 19 de outubro em 136 municípios de 24 estados. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo 36.192/2010.

Do G1, em Brasília

Ibope faz nova pesquisa sobre o 2º turno das eleições presidenciais

Segundo o instituto, a vantagem de Dilma Rousseff, do PT, sobre José Serra, do PSDB, cresceu de seis para 11 pontos percentuais, considerando os votos totais. O Ibope divulgou nesta quarta uma nova pesquisa de intenção de voto para o segundo turno da eleição presidencial. Segundo o instituto, a vantagem de Dilma Rousseff, do PT, sobre José Serra, do PSDB, cresceu de seis para 11 pontos percentuais, considerando os votos totais. Para o Ibope, Dilma venceria se a eleição fosse hoje. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Dilma Rousseff tinha 49% na semana passada e agora tem 51% das intenções de voto. Com a margem de erro, tem de 49% a 53%. José Serra tinha 43% e agora tem 40%. Com a margem de erro, tem de 38% a 42%. Brancos e nulos somaram 5%. Indecisos, 4%. O Ibope também divulgou a pesquisa dos votos válidos, que exclui brancos, nulos e eleitores indecisos.

Dilma Rousseff tinha 53% e agora tem 56% dos votos válidos. Com a margem de erro, tem de 54% a 58%. José Serra tinha 47% e agora tem 44%. Com a margem de erro, tem de 42% a 46%. Na pesquisa encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo, o Ibope ouviu 3.010 eleitores de segunda até esta quarta.

G1

Justiça americana obriga forças armadas a aceitarem recrutas homossexuais

O Departamento de Defesa Americano orienta os centros de recrutamento a aceitarem, mas o Departamento de Justiça disse que vai recorrer da decisão. Uma decisão da Justiça obrigou as forças armadas dos Estados Unidos a aceitarem, pela primeira vez, recrutas que declarem abertamente serem homossexuais. Mas a mudança ainda está sendo contestada. Dan Choi entrou num posto de recrutamento em Nova York e voltou a se alistar no exército. Ele é um de pelo menos três ex-militares que, desde terça-feira, pediram reingresso nas Forças Armadas dos Estados Unidos. Em 2006, ele chegou a servir no Iraque, mas foi dispensado quando os militares descobriram que ele era homossexual.

Choi decidiu voltar à carreira militar, depois da decisão de uma juíza federal da Califórnia de que a política dos militares de barrar homossexuais declarados vai contra a igualdade de direitos. Desde terça, o Departamento de Defesa Americano está orientando os centros de recrutamento a aceitar recrutas gays ou lésbicas, mas a medida não é definitiva e o Departamento de Justiça já avisou que vai recorrer da decisão.

Barack Obama é contra essa política dos militares, chamada aqui de "Não pergunte, não conte", uma referência a manter em segredo a orientação homossexual. Mas também não concorda com medidas temporárias como essa, e resolveu recorrer da decisão da justiça da Califórnia. Obama quer que o Congresso assuma a responsabilidade e aprove uma lei garantindo o direito dos homossexuais de servir às forças armadas: o presidente americano disse que essa política vai acabar ainda no mandato dele.

G1

O que foi o Festival Cariri da Canção na sua Etapa Estudantil?


Nesse último fim de semana o Crato ferveu culturalmente com o festival Cariri da Canção na sua etapa estudantil, foram momentos históricos, o teatro Salviano Arraes esteve lotado nos três dias de apresentações, a harmonia e integração entre os participantes, a produção e a platéia fez com que todos ali presentes trocassem uma energia típica dos grandes festivais, esse que veio dar oportunidade aos estudantes de gravarem suas músicas em estúdios, serem acompanhados por grandes músicos como Ibertson Nobre, coordenador da banda base e Maestro Bonifácio que coordena a consagrada banda Municipal do Crato, estimulando assim a profissionalização e fortalecendo o cenário naturalmente musical da região do Cariri!

Segundo o professor de arte e educação Alexandre Lucas, essa etapa é muito significativa para os estudantes, e esse evento vem se consagrar como um dos maiores da região nordeste do país, isso tudo é uma parceria da Prefeitura Municipal do Crato com a Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude que sensivelmente perceberam a necessidade de resgatar os grandes festivais ocorridos na década de 70 e 80, consagrando grandes nomes como Abidoral Jamacaru, Carlos Salatiel, Pachelly Jamacaru, etc.

A secretária de Cultura Danielle Esmeraldo, também artista, tem um carinho especial pelo evento onde não mede esforços para seu fortalecimento, junto com sua equipe faz um trabalho louvável e que resulta no que vimos, uma mistura de música, poesia, lágrimas e sorrisos!

PARABÉNS PELO LNDO EVENTO!

Acessem o blog da cultura e saibam tudo sobre o evento que parte para os preparativos na sua fase nacional:
http://culturacrato.blogspot.com
http://festivalcariridacancao.blogspot.com
www.cariridacancao.com


Polícia Federal investiga denúncia anônima de bomba em voo da TAM

Voo com destino a Brasília teve de ser cancelado; 95 passageiros aguardam para poder embarcar

SÃO PAULO- A empresa aérea TAM cancelou nesta quarta-feira, 20, voo 3580, que ia de Guarulhos com destino a Brasília partindo do aeroporto de Cumbica, após denúncia anônima de bomba em aeronave da companhia. Os 95 passageiros e seis tripulantes que estavam a bordo desceram do avião. A Polícia Federal foi chamada e neste momento os agentes vasculham a aeronave e todas as bagagens. De acordo com nota divulgada pela TAM, "os passageiros recebem toda a assistência da TAM e, tão logo quanto possível, serão reacomodados em outros voos da companhia".

Pedro da Rocha, da Central de Notícias

CORPO E ALMA


CORPO E ALMA


Ah... Este teu corpo...

Círculo vicioso e viciante do meu desejo

Que só tem começo;

Gosto de sentir seu gosto na minha boca.

Tens o corpo mais bonito

Que a minha boca já tocou.

Percorro tua geografia como um náufrago

Sem rumo certo, através dos teus montes e cascatas de pelos.

Gosto desses olhos assustados de gazela

Brilhando na escuridão entre gemidos,

Apertos de mão e juras de amor

Ah! Este teu corpo....!


Nilo Sérgio Monteiro


CIÚME


Ciúme que me corta a carne

Com faca cega,

Que me faz beber o ácido de tua ausência.

Que me amedronta

Que me sacode

Me faz doente,

Ciúme,

Que me acorda do sono

E me joga subjugado

De joelho

Aos teus pés.

Nilo Sérgio Monteiro

"FRAGMENTOS DO DISCURSO AMOROSO" - Postado por Nilo Sérgio


"FRAGMENTOS DO DISCURSO AMOROSO"

Foram precisos muitos acasos, muitas coincidências surpreendentes (e talvez muitas procuras), para que eu encontre a Imagem que, entre mil, convém ao meu desejo. Eis um grande enigma do qual nunca terei a solução: por que desejo Esse? Por que o desejo por tanto tempo, languidamente?... "

"Tento recordar teu rosto, nome. Curioso, como às vezes nos escapam os traços da pessoa amada. Situo-te num passado já distante. Não te imagino num presente. De ti resta-me o que foste comigo. E foste - em ternura e descoberta do meu corpo, de minhas mãos até então inábeis que ensinaste a acariciar teus cabelos, a sentir teu corpo; e ainda descoberta de que a minha voz tinha um sentido para além de sons mais ou menos indistintos e vagos."

"Ciúme: Sentimento que nasce no amor e que é produzido pelo medo que a pessoa amada prefira outro."

"Na distância imprecisa, meu amor, ignoramos de nós sequer a latitude. Contudo, provavelmente o mesmo sol cobre nossos corpos ávidos de luz e de acontecer, os mesmo rostos (ou serão outros?) da mesma gente envolvem nossos passos, os mesmos ruídos, o mesmo bombardear de fatos e de idéias, a mesma música flutua em nossos cabelos, o mesmo vento nos impele na busca de horizontes claros e do mar, cheiro de algas penetrante, doçura do pôr do sol e das tempestades na barra."

"Como serás tu que imagino mais do que recordo – a memória traz consigo também o esquecimento, continuando embora memória de gestos repetidos – com quem te encontras, como pensas, que brisas novas suavizarão teu sangue inquieto.Na distância imprecisa que o tempo traz recordo vagamente teu rosto rude e já marcado, a ternura inconsistente e macia da areia deslizando em nossas mãos."

"Encontro fugidio e breve foi o nosso. Belo também da beleza que permanece na memória para além dos dias. Algures tu és aqui eu sou. Porque imprecisa, a distância se resolve na certeza vaga de existirmos num como e num onde. Tanto basta. [pergunta ou afirmação?] Não há passos que nos aproximem no impreciso e no vago. O nosso reencontro está só na certeza vaga de existirmos com outros, sob o mesmo sol. Melhor assim."

"Impuro e desfigurante é o olhar da vontade. Só quando nada cobiçamos, só quando o nosso olhar nada mais é senão pura observação, é que a alma das coisas, a sua beleza, se nos revela."

"De amor não falemos. De que serviria dar nome ao que encerra somente o equívoco? Somos e não somos sós. E depois ser só não é ser só. Não estamos sós. Temo-nos um ao outro na distância e na ausência, que são só acidentes e nada de essencial atingem. Temo-nos no que ficou do fugidio encontro, na ternura renovada que nos inventamos ou recriamos. Ou na lembrança."

“Fragmentos do discurso amoroso” (trecho)

Allain Barthes

Patativa, poeta que fazia versos enquanto capinava

[Foto]

O poeta cearense Antônio Gonçalves da Silva - o Patativa do Assaré - compunha versos enquanto trabalhava com a enxada na roça. À noite, registrava os poemas em papel, à luz de lamparina. Quem conta é o filho do poeta, Geraldo Gonçalves de Castro, que acompanha o caminhão-museu do Projeto Patativa Encanta em Todo o Canto. O veículo abriga obras do poeta, filmes e vídeos sobre sua vida e estará estacionado durante esta quarta-feira (20) em frente do Congresso Nacional.

Geraldo de Castro também contou à Agência Senado como Patativa publicou o primeiro livro - Inspiração Nordestina, em 1956. Ao declamar na emissora de rádio Araripe, foi ouvido pelo latinista José Arraes de Alencar, que se encantou com as poesias. Foi Alencar que o incentivou a editar o livro. Para poder pagar a impressão, Patativa "vendia legume na folha", expressão cearense que significa comercializar o livro antes de sua publicação, explicou seu filho.

- Meu pai era uma pessoa muito humilde, muito simples. Ele não foi só um poeta. Patativa nunca fez profissão da lira dele. Era um pobre agricultor, cantador de viola e cordelista, compositor e escritor - confidenciou o filho do poeta.

O Projeto Patativa Encanta em Todo o Canto, uma promoção da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, é uma comemoração ao centenário de nascimento do poeta. Nesta quarta-feira, às 16h, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) vai autografar o livro Patativa do Assaré - Poeta Universal, organizado pelo parlamentar.

Trajetória

O museu itinerante percorre o país desde o início do ano passado e tem visitação gratuita. O caminhão já percorreu 82 cidades do Ceará e também esteve no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo, e na Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (21), o veículo estará em Ceilândia, no Distrito Federal.

Como explica o professor Eymard Freire, que acompanha o projeto, Patativa, apesar de ter cursado apenas quatro anos de ensino formal, se expressava com linguagem culta, sendo profundo conhecedor da língua portuguesa. Em sua formação poética, Patativa leu importantes autores, como Castro Alves, Luís de Camões, Cecília Meireles, entre outros. A obra de Patativa já foi traduzida, integralmente ou em parte, para o francês, italiano, espanhol e inglês. Também foi estudada na Universidade de Sorbonne, na França, e tem sido objeto de pesquisa por acadêmicos de vários países.

O projeto Patativa Encanta em Todo o Canto, conforme informou o coordenador de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Ceará, Cândido Neto, termina em Brasília. No entanto, ele diz que há interesse por parte de instituições culturais em levá-lo a outras cidades do Nordeste. Informações sobre o projeto estão disponíveis no site: http://www.patativaencantaemtodocanto.com.br.

Agência Senado

Apple anuncia novo MacBook Air, "casamento" entre iPad e laptop

Uma mistura entre o iPad e um laptop: eis a descrição do novo MacBook Air, laptop ultrafino anunciado nesta quarta-feira (20) pela Apple em sua sede, em Cupertino. Com processador Core 2 Duo, da Intel, o laptop terá versões com tela de 11,6 polegadas ou 13,3 polegadas. A espessura é de 17,3 milímetros na parte mais grossa e de 2,8 milímetros na mais fina. Não há leitor de CD e DVD. Nos EUA, o notebook já está à venda com preço inicial de US$ 999. Na configuração mais robusta, sai por US$ 1.599. Assim como o iPad, o armazenamento do novo MacBook Air é em estado sólido (sem partes móveis). A Apple promete sete horas de autonomia de bateria no MacBook Air de 13,3 polegadas e cinco horas no de 11,6 polegadas.

Para completar o casamento entre o iPad e o notebook tradicional, estreará daqui a três meses a Mac App Store, versão para computadores tradicionais da loja de aplicativos para iPhone, iPod touch e iPad.

Folha.com

A VIOLÊNCIA: Serra é agredido durante caminhada no Rio de Janeiro


NE - Agressividade declarada:


Serra leva pancada na cabeça em confusão com militantes do PT no Rio


http://2.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/TL8ojdhPXcI/AAAAAAAATUs/x8xmwg9HIrY/s1600/Serra+e+agredido+por+Petistas.jpeg


O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, disse ter se sentido "grogue" após levar uma pancada na cabeça, durante confronto entre militantes do PSDB e do PT quando o tucano participava de caminhada em Campo Grande, na zona oeste do Rio. Serra chegou a colocar gelo na cabeça para amenizar a dor da pancada. Ele foi levado para o Hospital Sorocaba, que fica em Botafogo, para avaliação. O tucano se deslocou até o hospital num helicóptero.

De acordo com o pastor Maurício Ferreira, que acompanhava Serra na caminhada, não se sabe exatamente o que atingiu o candidato, se o mastro de uma bandeira ou uma bobina de adesivos de papel.

"O PT tem tropa de choque. Não sei se foi previsto ou não, mas eles fazem no piloto automático. Lembra a tropa dos nazistas? É típico de movimentos fascistas", disse Serra.

O tucano estava caminhando pelo calçadão do bairro, acompanhado por militantes, quando se deparou com um grupo que fazia campanha para Dilma Rousseff (PT). Os petistas começaram a gritar "Quem é Paulo Preto?", fazendo referência a um tucano que teria feito arrecadações para a campanha de Serra e sumido com o dinheiro. Os militantes do PSDB reagiram e houve confusão. Serra chegou a entrar em uma loja, onde permaneceu até que os ânimos se acalmassem.

Fonte: folha.com

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes

JUAZEIRO DO NORTE - CEARÁ:

Jovem de 25 anos morto a bala na noite de ontem no Bairro Pio XII

Um homicídio com características de vingança vitimou na noite desta terça-feira (19) um de 25 anos foi morto com dois tiros de revólver. O crime aconteceu por volta das 19 horas na Rua João Marcelino (Bairro Pio XII) em Juazeiro do Norte. A vítima foi José Rosivaldo Alexandre de Lima que ainda foi socorrido para o Hospital Tasso Jereissati, mas faleceu a caminho. De acordo com a polícia, há cerca de três meses José Rosivaldo ganhou liberdade da Cadeia Pública, onde cumpria pena por furto.

Ainda de conformidade com a polícia, esta sendo investigada a possibilidade de uma relação desta com a morte da tarde de sábado no interior de um bar que funciona na esquina das ruas São Jorge e São Luiz, no centro de Juazeiro quando o vendedor Luiz Fernando Ferreira da Silva, de 29 anos, que residia na Rua Dr. Diniz, 925, Centro da cidade, foi morto com um tiro de revólver no abdômen. Naquele dia quatro homens ocupantes de duas motos chegaram no local atirando e lesionaram as pessoas de iniciais: R. DE S. R., 21 anos, residente no bairro Centro, de Juazeiro, lesionado de raspão na altura das costelas; M. S., 30 anos, residente no bairro Santa Tereza, alvejado de raspão nas nádegas. Há informações de que o alvo seria o homem conhecido como “Fábio Calcinha” que esteve no bar, mas já havia saído.

Testemunhas afirmaram a polícia que Rosivaldo teria sido um desses quatro indivíduos que foram matar Fábio. Quanto ao homicídio da noite de ontem, populares teriam identificado Fábio Calcinha e seu comparsa, identificado apenas por Júnior do Bairro João Cabral, como autores do assassinato.

Jovem agredido com gargalho de garrafa ao sair de hospital

Um crime de lesão corporal a gargalo de garrafa oi registrado pela polícia, por volta das 01h15, na Rua Jose Gonçalves de Almeida, Tiradentes, em Juazeiro. A vítima foi o jovem de 22 anos, Paulo Henrique Silva Ricardo, residente na Rua do Ancião, 771, bairro Tiradentes. Ele retornava do HTJ - Hospital Tasso Jereissati, onde teria ido se consultar após passar mal e após ser medicado, ao sair do local, foi abordado por o homem conhecido pelo apelido de “Vavinha” juntamente com mais dois não identificados, que de posse de um gargalo de garrafa, o lesionou com vários furos na região do tórax, em seguida se evadirem tomando rumo ignorado. Paulo Henrique foi socorrido pela composição da VTR do Fiscal do Ronda 1250, os militares, cabo Macêdo e soldado Jader para o HTJ - Hospital Tasso Jereissati.

Recolhimento de veículo:

A patrulha policial militar RD 1228, composta pelos soldados Pereira e Gadelha, abordou por volta das 03h20min, na Rua Pio Norões, próximo ao nº 14, no bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte, Cícero Adriano Lima Bezerra quando o mesmo conduzia uma motocicleta Honda /NXR 150 Bros ESD, cor amarela, ano 2009/09, de placa NQD-3620 do município de Campina Grande/PB, sem portar nenhuma documentação pessoal, nem do veiculo e sem a CNH. O veículo foi recolhido ao depósito do Demutran.

SALITRE-CEARÁ:

Roubo de veículo

Por volta das 21 horas desta segunda-feira, a professora Alberice Ribeiro dos Santos Silva, de 30 anos, residente no Sítio Facão na zona rural de Salitre foi abordada por dois homens desconhecidos que lhe tomaram a sua motocicleta. A mesma seguia por uma estrada carroçável e, ao se aproximar do Sítio Arapuca, foi rendida pela dupla que estava de capacete e um deles com uma espingarda.

A professora foi dominada e amarrada pelos marginais que tomaram a motocicleta uma Honda CG 150 KS de cor preta, ano 2008, e placa HYP-3596, inscrição do Ceará para depois fugirem seguindo destino ignorado. A polícia através de uma equipe comandada pelo Subtenente Henrique realizou diligencias no sentido de identificar os infratores, mas sem êxito.

OURICURI – PERNAMBUCO:

Acidente na BR-316 deixa um morto e dois feridos

Uma colisão envolvendo uma motocicleta e um veículo de tração animal, carroça de burro, vitimou fatalmente uma pessoa e deixou outras duas gravemente feridas. O acidente aconteceu por volta das 05h00min de ontem (17/10/10) na BR-316 no município de Ouricuri – PE, cerca de 2 km de Trindade – PE. O condutor do veículo de tração animal Dmilton de Arruda Pereira, agricultor, solteiro, 20 anos, não resistiu morreu no local. Já os ocupantes da moto Felipe de Alencar Macedo, 21 anos e Pedro Willians Vieira Lacerda, 23 anos, foram socorridos para o HRFB em Ouricuri – PE. (BO nº 0409/10)

Dois jovens morrem em acidente de trânsito na PE-545

Dois rapazes de 17 e 19 anos perderam suas vidas durante uma colisão de veículos na Rodovia PE-545 entre os municípios de Ouricuri e Bodocó. O acidente aconteceu por volta 00h56min de ontem (17/10/10), onde as vítimas Vanderson Gomes das Neves, 17 anos e Jonh Lenon da Silva Salviano, 19 anos, que residiam no Bairro Santo Antônio em Ouricuri - PE trafegavam na motocicleta Honda CG-150, ano 2010, quando se chocaram com o veículo Fiat Strada, placas LWI-5060. No acidente a primeira vítima no resistiu e morreu no local. Já a segunda vítima ainda chegou a ser socorrida com vida, mas também não resistiu e faleceu. O condutor do Fiat Strada não foi localizado pela polícia. (BO nº 0775/10).

ARARIPINA – PERNAMBUCO:

Mototaxista morre em colisão de veículo na BR-316

O acidente aconteceu por volta das 07h30min de ontem (18/10/10) na BR-316 no Bairro Planalto em Araripina – PE. Onde a vítima Raimundo Nonato Furtado Campos, Moto taxi, 29 anos, que residia no Sítio Lagoinha, zona rural de Araripina – PE, trafegava em sua motocicleta quando colidiu com outra moto que era conduzida por Maria do Socorro dos Santos, 21 anos, residente na Serra de Simões, município de Araripina – PE. Segundo a polícia, a condutora de uma das motos envolvidas no acidente após ser socorrida evadiu-se. Já a vítima que ainda chegou a ser socorrida, não resistiu e faleceu. O caso foi registrado na DPC local. (BO nº 0566/10

PARNAMIRIM – PERNAMBUCO:

Doméstica tenta assassinar o próprio companheiro a golpes de faca

O caso aconteceu no Bairro da Bomba na cidade de Parnamirim – PE, Onde a acusada Cícera Bezerra da Silva, 31 anos, deferiu um golpe de faca na altura do umbigo da vítima José Ivan da Conceição, 37 anos, com convive maritalmente. Sendo o mesmo socorrido para o Hospital local, mas devido à gravidade do ferimento teve que ser transferido para o Hospital do Agreste em Caruaru – PE. A acusada foi presa em flagrante. (BO nº 1412/10).

SALGUEIRO – PERNAMBUCO:

Idoso de 71 anos é preso por estuprar menina de 11 anos

O fato ocorreu no Bairro Santa Margarida na cidade de Salgueiro – PE onde segundo polícia, policiais do 8º BPM foram solicitados pelo Conselho Tutelar daquele município dando conta de estupro. De acordo com o relato da própria vítima, uma criança do sexo feminino de apenas 11 anos de idade, ela teria recebido a quantia de R$ 4,00 (quatro reais) do acusado Isaias Terto dos Santos, 71 anos. O idoso levou a criança até um quarto de sua residência e armado com um facão mediante ameaça obrigou a criança a praticar sexo oral com sua pessoa. O acusado foi e conduzido a DPC local, onde foi atuado em flagrante por estupro e em seguida levado até o presídio de Salgueiro – PE. (BO nº 1419/10).

EXU – PERNAMBUCO:

Homem é preso por ameaça e porte ilegal de arma de fogo

O fato aconteceu por volta das 17h00min de ontem (18/10/10) no Sítio Chapada da União, zona rural de Exu – PE quando a PM recebeu uma denúncia de tentativa de homicídio. Chegando ao local, os policiais constataram que o acusado Antonival Carlos do Nascimento, 28 anos, armado com uma espingarda de fabricação caseira e um punhal teria ameaçado de morte Francisco José de Oliveira, 56 anos. O acusado foi preso e conduzido juntamente com as armas apreendidas para a DPC local por ameaça e porte ilegal de arma de fogo. (BO nº 0386/10).
Homem é golpeado a correntadas em Iguatu

Nesta segunda, 18, por volta das 18h30, policiais militares foram informados de uma ocorrência na localidade de Barreira do Constantinos a respeito de uma agressão.

De imediato, a viatura composta pelos policiais militares, SD Ítalo Nunes, SD Bezerra e SD Machado, compareceram ao local e constatou a veracidade do fato, tendo como vítima a pessoa de Antonio Cunha Moura de 37 anos, agricultor, natural de Iguatu; sofreu uma forte pancada na cabeça em consequência de um golpe desferido com uma corrente com cadeado, sendo socorrida, a vítima seguiu inconsciente para o Hospital Regional de Iguatu, em seguida foi efetuada prisão do Acusado Célio Alves da Silva de 18 anos, agricultor, natural de Iguatu, sendo conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Iguatu para os procedimentos cabíveis.


Acidente de trânsito deixa um ferido em Iguatu

Na manhã desta segunda, 18, por volta das 08h30, policiais militares foram informados via 190 de uma ocorrência de trânsito ocorrido na Rua Floriano Peixoto, centro, Iguatu.

De imediato, a Viatura composta pelos policiais, PM Barbosa e SD PM George Ney, compareceu ao local e constatou o fato. Trata-se de uma ocorrência de trânsito (queda de moto), que teve como vítima a pessoa de nome Edy Carlos Ferreira Pereira, 30 anos, vendedor ambulante, natural de Iguatu.

Segundo informações colhidas no local, a vítima guiava uma motocicleta Honda Titan, de placa NUX-2214, quando o mesmo ao tentar fazer uma curva, perdeu o controle vindo a cair, fraturando a perna direita e sofrendo uma pancada na cabeça, sendo socorrido pela viatura para o hospital local. A Polícia Militar esteve no local e adotou as medidas cabíveis.

Por J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Centro Cultural BNB Cariri: Programação Diária

Dia 20, quarta-feira

Artes Integradas - ARTE RETIRANTE
Local: Centro Cultural Dr. Raimundo de Oliveira Borges (Caririaçu - CE)
8h Sessão Curumim: A peste da Janice. (Brasil, 2007). Início do ano letivo. Janice, filha da faxineira, é a nova aluna da escola. Cor. Ficção. Livre. 15 mim.

Literatura/Biblioteca - ESPECIAL
14h30 GINCANA CULTURAL
Um intercâmbio entre as escolas públicas na construção de ideias voltadas para o conhecimento de autores nacionais e regionais e iniciativa de estimular a leitura. A celebração do Centenário da escritora Rachel de Queiroz será tema das atividades propostas na Gincana; as escolas participantes formarão suas equipes com alunos, pais, professores e funcionários permitindo uma integração da comunidade escolar. Produção: André de Andrade. 240min.

CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE
15h Visibilidade Teatral. Ministrante: Marcio Rodrigues (Crato-CE). 180min

Atividades Infantis - HORA DO RECREIO
Local: E.E.F. Pedro Felício (Crato-CE)
15h Contação de Histórias: Histórias Guardadas no Tempo - Elizabete Pacheco (Juazeiro do Norte-CE). 15min.

Literatura/Biblioteca - BIBLIOTECA VIRTUAL
18h Noções Básicas de Utilização da Internet. Instrutor: Cleytonn de Oliveira. 180min.

Música - V FESTIVAL BNB DA MÚSICA INSTRUMENTAL
19h30 Quarteto Iguaçu (PR). 60min.

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE - CARIRI
Rua São Pedro, 337 - Centro - Juazeiro do Norte - Ceará - CEP: 63030-210
Tel: 88- 3512 2855 fax: 88 3511 4582

Reta final: Farc fuzilam membro por dizer que a guerrilha não tem futuro


DA EFE, EM BOGOTÁ
Um líder das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) foi fuzilado por seus próprios companheiros após dizer que a guerrilha não tinha futuro, informou nesta terça-feira o comandante-geral das Forças Militares da Colômbia, almirante Edgar Cely Núñez. Segundo ele, o guerrilheiro conhecido como de "El Sordo" ou "Lucho", foi assassinado ao lado de uma árvore e tinha correntes no pescoço, mãos e pés.

O rebelde, que estava nas fileiras das Farc desde os sete anos de idade, quando foi recrutado, foi submetido a um "conselho de guerra" depois de ter afirmado que "as Farc não têm futuro", destacou Cely Núñez. Segundo as autoridades, o guerrilheiro foi fuzilado no último dia 17 no departamento do Cauca, sudoeste da Colômbia.

O "conselho de guerra" teve a participação de 32 rebeldes, 28 dos quais votaram a favor da pena de morte de "El Sordo", enquanto outros quatro pediram "outra oportunidade" ao guerrilheiro, explicou o almirante. "Seus companheiros não o perdoaram pelo erro fatal", assinalou Cely Núñez. Segundo ele, dizer que "as Farc já não têm futuro" significa para a guerrilha uma "desmoralização insuperável que não tem solução".
(Fonte: Folha de S.Paulo)
Postado por Armando Rafael
Matéria publicada no "Diário do Nordeste" de 20-1-2010
Texto de Elizângela Santos, repórter
MERCADO PROMISSOR
Setor turístico do Cariri passa por qualificação profissional

Setores de serviços, como restaurantes e hotéis do Cariri, buscam qualificação no mercado para oferecer um melhor produto no setor turístico -- FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

O Cariri ganha cada vez mais espaço no País. Para acompanhar esse crescimento, é necessária capacitação

Juazeiro do Norte. O mercado do turismo se abre para uma nova perspectiva na região do Cariri. A capacitação profissional e a formalização dos empreendimentos como hotéis e restaurantes já têm sido constatadas. Só não há números que indiquem isso na prática, mas as pesquisas avançam para essa realidade, enquanto novos profissionais são formados e a mídia nacional e os investidores, como agentes de turismo nacionais e internacionais, são chamados ao Cariri para conhecer esse potencial. Os empresários estão empolgados, e se aliam a instituições para a capacitação profissional e qualificação dos empreendimentos.Segundo a mestre em Geografia do Turismo, professora Luciana Lacerda, tem chamado a atenção o interesse dos empresários de firmar parceria com as instituições, que pela primeira vez também despertam para entrar com agentes formadores.
Ela destaca todo o trabalho que tem sido desenvolvido por meio do geoturismo, um dos pontos importantes do projeto Geopark Araripe. "No Cariri temos esse importante produto a ser vendido e levado ao conhecimento das pessoas", aponta."Pela primeira vez no Cariri, a gente percebe que o trade turístico está preocupado com a qualificação para o setor e instâncias governamentais como o Sebrae, Urca, Senac e setor produtivo caminham juntos nesse sentido. São órgãos que estão atuando diretamente com empresários do setor", afirma. Ela destaca a capacitação de condutores e a formação de técnicos na área, que já é uma realidade na região.
No mês de novembro próximo será realizado, no Cariri, encontro com a imprensa nacional, principalmente de jornais e revistas direcionados ao turismo. O intuito é mostrar aos profissionais de imprensa os potenciais da região, principalmente na área do geoturismo. Em seguida, conforme Luciana, será a vez dos representantes de agência de turismo e principais operadoras do Brasil, para participarem de encontro e incluírem o Cariri em seus roteiros.
E isso tem acontecido com algumas agências da Capital do Estado. Mesmo que não se tenha números tão significativos, já é um sinal positivo, segundo ela.Está sendo formatado um manual de roteirização turística, por meio do Sebrae e Geopark para ser apresentado durante a visita dos representantes da imprensa e das agências de várias partes do País. "Com esse território roteirizado será bem mais fácil sermos incluídos nesse marketing do turismo nacional".
O secretário do Desenvolvimento, Turismo e Romarias de Juazeiro do Norte, José Carlos dos Santos, - cidade que recebe atualmente o maior número de turistas e visitantes da região em virtude das romarias, com foco no Padre Cícero -, afirma que tem ocorrido a forma-lização de novos empreendimentos. São micro e pequenas empresas na área de hotéis e restaurantes na cidade, o que, segundo ele, demonstra também uma possível profissio-nalização e aponta para uma melhoria no processo de qualificação profissional.
Mas, salienta que o espaço de informalidade ainda é muito grande, principalmente na área de hospedagem, com os ranchos e pousadas no Município.Até o fim do ano, uma pesquisa será finalizada pela Universidade Federal do Ceará (UFC - Cariri), e a Secretaria, onde serão divulgados números que mostram a capacidade de lotação dos empreendimentos de hospedagem e restaurantes do Município. É um levantamento que irá expor a qualificação dos meios de hospedagem e alimentação. E esse, frisa o secretário, é o grande desafio.Curso de inglêsA qualificação profissional para fazer a diferença no mercado de trabalho levou profissionais garçons a frequentar um curso de inglês instrumental.
O treinamento de três meses de duração, com conversações a partir do primeiro dia de aula, foi iniciado esta semana. Uma turma de 35 pessoas está totalmente à vontade em uma sala de aula. A atenção é fixamente voltada para o professor, que escolhe palavras relacionadas ao dia a dia dos profissionais, seguidas de ilustrações. Todos envolvidos numa atmosfera de casa, para falar inglês.O professor Michel Macedo afirma que a finalidade é fazer com que os profissionais saiam do curso com uma noção básica, "mas com a língua inglesa na ponta da língua.
Pelo menos falando alguma coisa". A turma está sendo capacitada por meio do projeto Geopark Araripe, e Luciana Lacerda afirma que esse curso já é uma ação voltada ao geoturismo estrangeiro.
Segundo o empresário Victor Hugo, proprietário de restaurante, é de grande importância poder receber bem o turista, e para isso há uma necessidade de preparação no atendimento, que se torna indispensável a esta finalidade. "Aprender inglês é um diferencial importante e não houve nada parecido até hoje na região". Dois dos seus funcionários participam do curso.
Promoção
"O curso é de inglês instrumental, mas será oferecido com conversação também"
Michel Macedo, Professor
"Promover uma qualificação do setor turístico é o nosso grande desafio"
José Carlos dos Santos, Sec. do Desenvolvimento, Turismo e Romarias
MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte: (88) 3511.4040Geopark Araripe: (88) 3102.1237
ELIZÂNGELA SANTOS, REPÓRTER

Livro “O Político Padre Cícero – entre a Religião e a Cidadania” será lançado na noite de hoje, em Juazeiro



Será lançado neste dia 20, em Juazeiro do Norte, o livro “O Político Padre Cícero – entre a Religião e a Cidadania”, de Maria Laudícia de O. Holanda. O lançamento acontece a partir das 20 horas, no SESC. O trabalho reúne uma abordagem isenta de uma faceta envolta aos aspectos políticos, mas do ponto de vista cidadão, e não partidário. Por meio de uma análise apurada, com uma ampla análise e pesquisa de escritos, como cartas deixadas pelo sacerdote, a Professora Laudícia traz essa importante contribuição para se compreensão de quem era Cícero Romão Batista, que se tornou um dos maiores nomes da religiosidade popular do Brasil. Laudícia Holanda destaca que este livro representa um relato da melhor descoberta que conseguiu do padre Cícero, como Cidadão do mundo.

O estudo analisa os aspectos da pastoral do padre Cícero Romão Batista. A abordagem histórico-religiosa busca descobrir os liames entre o padre, seus devotos e o desenvolvimento de uma ética do trabalho que aparecem vinculados, auto-sustentados e mutuamente impulsionados. O lançamento está inserido na programação de comemoração do centenário da cidade.
Texto: Elizângela Santos
Postado por Armando Rafael

ALMANAQUE - Dia 20 de outubro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

20 de outubro: Dia Mundial da Osteoporose.

* 1097 - Os cruzados chegam à cidade de Antioquia, na actual Turquia, aquando da Primeira Cruzada.
* 1959 - A RTP torna-se membro da União Europeia de Radiodifusão.
* 1991 - Ayrton Senna vence em Suzuka, no Japão, o seu terceiro campeonato mundial de Fórmula 1.

Nasceram neste dia...

* 1928 - Daniel Nathans, microbiologista estado-unidense (m. 1999)
* 1945 - Calane da Silva, jornalista moçambicano.
* 1942 - Christiane Nüsslein-Volhard, bióloga alemã.

Morreram neste dia...

* 1187 - Papa Urbano III (n. 1130).
* 1980 - Robert Whittaker, zoólogo estado-unidense (n. 1920).
* 1984 - Paul Dirac (na imagem), matemático e físico britânico (n. 1902).

Fonte: Wikipedia

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31