xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/10/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 outubro 2010

Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT, anuncia que apoia Serra


“A alternância de poder é uma característica da democracia”


Um dos fundadores do PT e vice de Marta Suplicy (PT) na prefeitura de São Paulo (2001-2004), o jurista Hélio Bicudo declarou voto no tucano José Serra no segundo turno das disputa à Presidência da República. Na primeira rodada de votação, Bicudo havia apoiado Marina Silva, do PV, em detrimento da presidenciável petista Dilma Rousseff. Tido como um militante histórico pelos direitos humanos no país, o jurista justificou seu voto alegando que o “continuísmo” do PT no poder “não é democrático”. “A alternância de poder é uma característica da democracia”, disse.

“Se nós deixarmos que a candidata Dilma vença, essas eleições, nós vamos ter aqui no Brasil um sistema mexicano”, disse, em referência ao PRI (Partido Revolucionário Institucional), que ficou no poder no México por 70 anos, até ser derrotado nas eleições de 2000.

Em setembro deste ano, Bicudo e outros juristas lançaram o “Manifesto em Defesa da Democracia”, durante um ato na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, na capital paulista. “É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de autoritarismo hipócrita”, afirma o documento, crítico à administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.”

Folha Online

Santo André Bessette, o santo-milagreiro do Canadá – postado por Armando Lopes Rafael

(Condensação de artigo publicado na Revista Arautos do Evangelho, Outubro/2010, nº 106, p. 22 à 25)
Entre os santos que serão canonizados neste domingo, dia 17, pelo Papa Bento XV está este religioso humilde, simples porteiro de colégio, que produziu milhares de curas e conversões, por intercessão de São José, e construiu a maior igreja do mundo em sua honra.
Alfredo Bessette - era este seu nome de Batismo – (quando foi ordenado frade recebeu o nome de André) nasceu numa família pobre e numerosa, em 9 de agosto de 1845, na aldeia de Saint-Grégoire d'Iberville, próxima de Montreal. De saúde débil, a dor o acompanhou desde pequeno.Segundo alguns biógrafos, sua assinalada devoção a São José talvez tenha origem no fato de seu pai ser carpinteiro. Mas, em qualquer caso, a vida de Alfredo vai estar marcada, já desde a infância, por um relacionamento todo especial entre o Patriarca da Igreja e aquele piedoso menino, que haveria de construir a maior igreja do mundo dedicada a ele.
Curas numerosas e bem documentadas

Cerca de cinco anos após sua ordenação, começou a manifestar- se no Frei André Bessette o dom da cura. Certo dia, aproximou-se do leito no qual jazia um estudante com febre alta e mandou-o ir brincar, afirmando estar ele em perfeita saúde. Para espanto do médico de plantão, o menino saiu sadio da cama.

Noutra ocasião, chegou à portaria o pai de um aluno, com fisionomia preocupada, e o bom irmão lhe perguntou qual era seu problema. O pobre homem explicou que sua esposa ficara paralítica. "Talvez ela não esteja tão doente como parece", disse-lhe o santo. Naquele momento, do outro lado da cidade, a mulher levantou-se e começou a caminhar regularmente.

Irmão André aproveitava essas curas, sempre realizadas de forma discreta, com aparência de normalidade, para fazer um apostolado contínuo: recomendava a oração perseverante, sugeria novenas, "receitava" a aplicação do óleo de umalamparina que ardia ante a imagem de São José, ou aconselhava a levar consigo uma medalhinha deste, pois, dizia, "tudo isso são atos de amor e fé, de confiança e humildade".

Fazia também questão de esclarecer a verdadeira causa das curas a ele atribuídas, afirmando ser o bom Deus quem faz os milagres e São José quem os obtém. "Eu sou apenas o cachorrinho de São José", dizia com humildade.3 Certo dia, enquanto lavava o corredor central do colégio, apresentou- se diante dele, apoiada em duas pessoas, uma mulher atacada de reumatismo, incapaz de caminhar sozinha. Irmão André, olhando-a com perplexidade, disse-lhe:

- Creio que a senhora poderia andar por conta própria. Por que não experimenta ir sozinha até à capela? Ela assim o fez, e regressou para casa andando sem dificuldade e chorando de gratidão.

Um dos casos mais impressionantes é o de um jovem, vítima de terrível acidente industrial. Com o rosto queimado, em risco de ficar cego, correu à procura do Irmão André, mas este estava atendendo um infeliz canceroso, e havia muitos outros à espera. Sem sequer tê-lo visto chegar, o religioso apareceu e perguntou-lhe:
- Quem disse que perderás as vistas? Tens confiança na intercessão de São José?
Diante da resposta afirmativa, recomendou-lhe:
- Vai para a igreja, assiste à Missa e comunga em honra de São José. Continua com os teus remédios, mas adiciona a eles uma gota do óleo da lamparina do glorioso Patriarca, rezando esta jaculatória: "São José, rogai por nós!". Tem confiança, tudo correrá bem!
O acidentado fez com exatidão o que lhe foi recomendado e, no dia seguinte, o tecido cauterizado de seu rosto caiu como "folhas de papel celofane". Inteiramente restabelecido, voltou em sinal de reconhecimento.
- Agradece a São José e não cesses de rezar! - limitou-se a dizer o santo taumaturgo.

*** *** ***
Os fiéis amavam aquele bom ancião de cabelos brancos e pediam-lhe para que não os deixasse. Mas, completados os 92 anos, a morte se aproximava e ele os consolava amavelmente, afirmando que se alguém pode fazer o bem na Terra, mais ainda poderá fazê-lo do Céu.
No dia 6 de janeiro de 1937, a triste notícia era dada com destaque pelos mais importantes jornais de Montreal: "Morreu Irmão André".

Enfrentando a neve e o gelo, uma verdadeira multidão começou a se deslocar em direção a Mont-Royal para despedir-se de seu taumaturgo. Chegavam de avião, de trem, de todos os meios de transporte. O Oratório de São José transbordava de uma multidão tomada de devoção e piedade, enquanto penitentes enchiam os confessionários. Calcula-se que um milhão foram as pessoas que subiram o serpenteante caminho do santuário, para se despedir daquele cuja única ambição fora servir a Deus na completa despretensão da vida religiosa.

Acidente deixa 16 trabalhadores presos em mina de carvão na China


NE - Um grande amigo meu, chamado Haroldo Ribeiro me falou certa vez do "fenômeno da Série". Sendo ele médico em Fortaleza, me disse achar estranho, por exemplo, que quando trabalhava no setor de emergência de um hospital, se passassem 3 anos sem um só caso de costureiras que se feriam com a agulha da máquina de costura, mas haviam tempos em que apareciam 3 ou 4 na mesma semana. Coincidências existem ?

Há poucos dias, vimos o famoso resgate dos mineiros do Chile. Os jornais de todo o mundo nos trouxeram a notícia hoje de que 4 mineiros no Equador ficaram presos e foram resgatados, e agora mais essa notícia que acaba de chegar no site G1:

Acidente deixa 16 trabalhadores presos em mina de carvão na China

Uma explosão provocou um desabamento que matou 21 mineiros. Outro acidente, dessa vez na China, deixou 16 trabalhadores presos numa mina de carvão. Uma explosão provocou um desabamento que matou 21 mineiros. Ao todo, 239 trabalhadores conseguiram escapar, mas um grupo ficou preso atrás de uma parede de carvão. As equipes de socorro já conseguiram abrir um buraco para ventilar o local, mas ainda não confirmaram se os mineiros estão vivos.

Fonte: G1

Discovery Channel transmitirá documentário sobre mineradores


Miami, 15 out (EFE).- O Discovery Channel transmirá no final de outubro um documentário sobre o drama vivido pelos 33 mineiros que ficaram soterrados em uma mina no norte do Chile durante 70 dias e as operações de resgate. "Este documentário explora as extraordinárias inovações científicas e tecnológicas que foram empregadas neste milagroso resgate", disse hoje Luis Silberwasser, vice-presidente de conteúdos do Discovery Networks Latin América/US Hispanic. O documentário de uma hora será exibido em quase toda a América Latina em 28 de outubro e no Brasil em 29 de outubro, numa sexta-feira. O Discovery afirma que obteve "acesso exclusivo" ao espaço reservado para os reencontros entre os mineradores e seus parentes, e a André Sougarret, engenheiro responsável pelas operações de resgate. Além disso, teve também acesso às atividades das três perfuradoras que foram utilizadas na operação. O programa inclui também entrevistas exclusivas, incluindo com o presidente chileno Sebastián Piñera e com o ministro de mineração, Laurence Golborne.

EFE ( via Yahoo Noticias )

Dilma pede retirada de vídeos do YouTube contra PT


NE - No Youtube, há milhares de vídeos de ambos os candidatos, colocados por milhares de pessoas. Vídeos contra e a favor. Vídeos terríveis, maquinações diabólicas de ambos os lados da disputa. Creio que se for para fazer justiça mesmo, deveriam ser retirados todos, ou preservados. Porque alguns insistem no patrulhamento unilateral ?

A coligação "Para o Brasil seguir mudando" e a candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), ajuizaram uma representação contra o diretório nacional do PSDB, a coligação "O Brasil pode mais", o candidato a presidente José Serra e a empresa Google Brasil Internet. Na ação, a coligação e a candidata alegam que foram veiculados na internet vídeos de teor ofensivo ao PT. São seis comerciais veiculados na página do YouTube (www.youtube.com), entre eles um em que filiados do PT são comparados a cães ferozes da raça rottweiler.

Na representação, a coligação sustenta que a publicidade tem alto custo financeiro e não se trata de vídeo caseiro, como a grande maioria postada no YouTube. Ela ainda que os vídeos exibem tarja lateral com o nome da coligação representada e os partidos que a integram. E acrescenta que a coligação confessa a produção dos comerciais em defesa apresentada na Representação (RP) 307240.

Segundo a coligação e a candidata, "as inserções produzidas pelo PSDB com teor altamente ofensivo, degradante, injuriante, infamante e repleto de informações sabidamente inverídicas foram postadas no sítio (do YouTube), cuja mídia também expõe a forma baixa e grosseira da publicidade". Segundo a representação, a publicidade veiculada afronta termos da Resolução 23.191, que trata da propaganda eleitoral, inclusive na internet. Sustenta ainda a ocorrência de crime eleitoral previsto no Código Eleitoral e a violação da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições).

Assim, as representantes pedem a concessão de liminar para cessar a veiculação dos vídeos no YouTube e em todos os outros sítios da internet que venham a reproduzi-los; determinar ao Google a imediata desativação de todos os vídeos postados com a propaganda considerada ofensiva; impedir que a coligação e o candidato exibam, no todo ou em parte, durante a propaganda eleitoral, cenas contidas nos vídeos; e determinar que o PSDB apresente o contrato com a empresa de publicidade, o documento fiscal e o comprovante de pagamento dos materiais publicitários questionados.

No mérito, Dilma pede a confirmação da liminar e a condenação do PSDB, da coligação e de José Serra ao apagamento de multa equivalente ao custo da publicidade injuriosa e degradante ou, caso assim não entenda, que seja imposta multa não inferior a 100 mil Unidades Fiscais de Referência (Ufirs) ou a R$ 106.410, maior valor previsto em lei. A candidatura pede também a condenação do Google ao pagamento de multa no valor mínimo de 20 mil Ufirs.

AE - Agência Estado

Quase um bilhão de pessoas não têm o que comer no Dia Mundial da Alimentação, alerta FAO


Maputo (Moçambique) – Em todo o mundo, 925 milhões de pessoas vão passar este dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, sem ter o que comer. O número é equivalente às populações somadas dos Estados Unidos (300 milhões), do Brasil (190 milhões), do Japão (130 milhões), da Alemanha (82 milhões), da França (63 milhões), do Reino Unido (60 milhões), da Itália (58 milhões) e da Espanha (40 milhões).

Os dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), pela primeira vez em 15 anos, indicam uma melhora no quadro geral da fome no mundo. Em 2009, 1,023 bilhão de pessoas eram consideradas famintas, 9,6% mais do que este ano.

Uma das causas para a redução é a queda dos preços dos alimentos nos mercados internacionais e nacionais iniciada em 2008. Para o representante da FAO em Moçambique, o uruguaio Julio de Castro, há outro fator a ser considerado: a oportunidade de negócio. “O comandante de um navio carregado de grãos recebe um telefonema: 'precisamos de 50 mil toneladas no Quênia.' O barco segue para lá e preço sobe ou desce. E ligam para ele de novo: 'pagam mais no Líbano'. E o barco muda a rota. É especulação, negócio. Não é questão de concordar ou discordar. Mas isso tem uma importância na distribuição [dos alimentos]."

Para a FAO, a produção mundial de alimentos precisa aumentar 70% para alimentar a população que o mundo terá em 2050, estimada em 9 bilhões de pessoas. Os governos devem investir mais na agricultura, expandir redes de segurança e programas de assistência social, reforçar atividades que geram renda para as áreas rurais e urbanas mais pobres e criar mecanismos adequados para lidar com situações de crise e proteger as populações mais vulneráveis.

A entidade também reforçou o pedido para participação na campanha Unidos Contra a Fome, que coleta assinaturas para chamar a atenção para o problema. A meta de um milhão de adesões foi alcançada um mês e meio antes do previsto, em novembro, mas a página da campanha na internet.

Edição: Vinicius Doria//O título da matéria foi corrigido

Eduardo Castro
Correspondente da EBC para a África ( Agência Brasil )

Foto: Sebastião Salgado

Papa Bento 16 canoniza seis novos santos no domingo


O papa Bento 16 vai canonizar neste domingo, no Vaticano, seis novos santos, em cerimônia que deve reunir cerca de 50 mil pessoas na praça de São Pedro. A lista de proclamados inclui a beata freira espanhola Cándida María de Jesús (1845-1912), fundadora da congregação das Filhas de Jesus; Mary Hellen Mackillop (1842-1909), fundadora da Congregação das Irmãs de San José do Sagrado Coração, que será a primeira santa australiana; o polonês Stanislaw Soltys Kazimierczyk (1433-1489), sacerdote dos Canônicos Regulares Lateranenses; e o canadense Alfred Bessette (1845-1937), da Congregação de a Santa Cruz.

Também serão elevadas à glória dos altares e ao culto universal as freiras italianas Giulia Salzano (1846-1929), fundadora da Congregação das Irmãs Catequistas do Sagrado Coração, e Battista Camilla da Varano (1458-1524), freira da Ordem de Santa Clara. As canonizações coincidem com o Sínodo de Bispos para o Oriente Médio, que acontece no Vaticano desde no último dia 10 e será encerrado por Bento 16 no dia 24. A cerimônia contará com autoridades de alguns dos países dos novos santos, caso, por exemplo, da Espanha, representada pelo secretário de Estado de Justiça, Juan Carlos Campo Moreno, e o subsecretário de Assuntos Exteriores, Antonio López. A delegação da Polônia será liderada pelo presidente Bronislaw Komorowski, que neste sábado foi recebido em audiência pelo papa Bento 16. Cerca de oito mil australianos também assistirão à proclamação da primeira santa do país, uma freira que chegou a enfrentar a hierarquia católica local ao denunciar um padre pedófilo. Em seus cinco anos de Pontificado, Bento 16 já proclamou 28 santos e quase 600 beatos. Até agora, o papa Ratzinger realizou sete cerimônias de canonizações, uma delas no Brasil, em maio de 2007, e as demais no Vaticano.

DA EFE, NA CIDADE DO VATICANO

Morre, aos 90 anos, psicanalista José Angelo Gaiarsa


Morreu neste sábado o psicanalista José Angelo Gaiarsa, aos 90 anos. O velório acontece no Cemitério São Paulo e o corpo será enterrado no Cemitério Assunção, em Santo André, cidade onde nasceu, na manhã de domingo.

Gaiarsa nasceu em 1920. Estudou medicina na Universidade de São Paulo e especializou-se em psiquiatria. Durante dez anos, de 1983 a 1993, ele apresentou um quadro em um programa diário da TV Bandeirantes, em que respondia, ao vivo, dúvidas dos telespectadores. Ficou conhecido para sempre por suas posições polêmicas: defendia o relacionamento aberto, questionava a ideia de a maternidade ser uma maravilha absoluta e condenava a instituição do casamento e da família.

Teve mais de 30 livros publicados, dentre eles Meio Século de Psicoterapia Verbal e Corporal, cujo lançamento marcou a comemoração de seus 50 anos de carreira, em 2008. Na página que mantinha na internet, Gaiarsa diz "tive a sorte - e o azar! - de viver quase todo o século XX (...)."

Fonte: Folha.com

Para refletir - Serra e o segredo do Bolsa Família


Muita gente vai jurar que é mentira o que vou contar hoje, mas posso assegurar que é verdade. Por trás dela, o maior erro de comunicação da histórica do PSDB -- e, em parte, explica o desempenho nas pesquisas de Lula e de sua candidata, Dilma Rousseff.

Ainda no final do governo Fernando Henrique Cardoso, o então ministro da Educação, Paulo Renato Souza, hoje secretário estadual da Educação, tinha proposto ao Palácio do Planalto uma campanha massiva mostrando como a bolsa-escola (a origem da Bolsa Família) chegava a milhões de famílias. Por trás da campanha, uma intenção: Paulo Renato queria ser candidato a presidente e buscava a aprovação do governo e do partido. Via-se claramente o impacto desse programa, na época chamado pelo PT de bolsa-esmola. Vou além: o PT, no Congresso, dificultou a aprovação do projeto, basta ir nos anais das comissões para comprovar o que estou falando.

O secreto dessa história é o seguinte. O então ministro da Saúde, José Serra, também candidato, não queria adversários e, com seus sólidos contatos palacianos, conseguiu vetar a campanha. Serra, como se sabe, saiu candidato e pouco se usou, na época, a bandeira da bolsa-escola.

Não sei se FHC participou ou soube da decisão. Se não sabe, sugiro que pergunte a seus assessores e vai conhecer a verdade. O que sei é que ele se lamenta (e muito) não ter dado visibilidade a seus programas de renda mínima. Aliás, ele diz que é seu maior erro de comunicação.

O fato é que a campanha não saiu, e o PSDB deixou de atar sua imagem a uma ação que, em larga medida, foi faturada por Lula.

Agora, ironicamente, Serra corre atrás do prejuízo e tenta se apresentar mais pai do Bolsa Família do que o próprio Lula. Pelas pesquisas, vemos que, sem essas ações, Dilma teria muito mais dificuldade de se eleger.

Nessa história toda, a verdade é que a bolsa-escola ganhou o país porque foi lançado, em pequena escala, por Cristovam Buarque, então governador de Brasília, e pelo prefeito de Campinas, José Roberto Teixeira. Virou política pública porque o falecido Antônio Carlos Magalhães criou um fundo de combate à pobreza, que fez com que Paulo Renato pudesse disseminar em todo o país o programa.

Gilberto Dimenstein, 53 anos, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha.com às segundas-feiras.

BlogHumor - Pérolas da "Inguinorança"

Sábado, dia do nosso BlogHumor.

O mundo está cada vez mais repleto de pessoas sem o menor grau de instrução. Nesta semana atingimos o ápice ( o ponto mais alto ), aqui no Blog do Crato quando um leitor, que não convém identificarmos, por razões óbvias, assim nos escreveu:

Senhor Dihelson me AGUDE !

Bom, é a primeira vez na vida que eu vejo a palagra Ajudar escrita com G ( Agude ). A minha resposta para esse cidadão é uma: Menino, ajuda a ti mesmo: Vai para uma Escola !

E agora, as "pérolas" que nos chegaram:







Fonte: Jair Rolim

Governador de Pernambuco responde grosseiramente ao Bispo do Crato - Reportagem: Roberto Bulhões


NOTA: O Blog do Crato acaba de receber uma nota da Diocese, escrita pelo
Diácono Policarpo Rodrigues Filho, que nega essa notícia. No sentido de restaurar a verdade, coisa que prezamos muito, transcrevemos aqui a nota do Diácono:

"Caro Sr. Dihelson:

O Armando Rafael, pessoa a quem devoto grande estima, havia me passado e-mail com a matéria que fez publicar no seu blogdocrato. No mesmo instante em que li a matéria, fui tomado de surpresa e respondi ao Armando dizendo que duvidava da fonte e da própria notícia. Repassei-a ao Sr. Bispo para que também tomasse conhecimento, pois havíamos viajado juntos a Salgueiro e ele, em momento algum, deixou transparecer qualquer desconforto pela "propalada e falsa agressão". Hoje fico sabendo, através de Pe. Roserlândio, que realmente tudo não passa de mentira e que uma mensagem será enviada ao Gov. Eduardo Campos, até para se evitar mal estar. Armando já está ciente disso e, tenho convicção, saberá esclarecer tudo. Quem sabe, se pudesse publicar a VERDADE, pois só ela liberta o homem. São coisas que se faz sem atinar ao mal que se causa. São duas autoridades dignas e inocentes "do crime" de que são acusadas. Quais interesses estão por trás disso? Agradeço sua costumeira atenção e possível reparo no próprio blog.

Diác. Policarpo Rodrigues Filho

Chanceler do Bispado de Crato

Portanto, favor desconsiderar essa notícia, e depois procuraremos as fontes, no caso o repórter Roberto Bulhões, autor da mesma. Informamos que o Blog do Crato não é o autor da mesma, e a matéria já foi copiada de outros sites de internet, que ainda circulam por aí.

Mensagem original retirada do Blog depois de constatado que não era verdade.

Transcrito do Blog do Danúbio:http://blogdodanubio.wordpress.com/
Postado no Blog do Sanharol por: Armando Rafael

Dívida externa brasileira sobe para US$ 225 bilhões em junho de 2010


NE - Ô Diaxo, e esse povo não anda mentindo por aí dizendo que a dívida externa foi paga ?


Em maio deste ano, o BC estimava a dívida em US$ 218,329 bilhões. Reservas internacionais cresceram e atingiram US$ 253 bilhões. A dívida externa brasileira subiu em junho para US$ 225,172 bilhões, conforme estimativas divulgadas nesta segunda-feira (26) pelo Banco Central (BC). Em maio, o BC estimava a dívida brasileira com o exterior em US$ 218,329 bilhões. Em março, último dado fechado pela autoridade monetária, a dívida externa somou US$ 211,532 bilhões. A autoridade monetária também informou que as reservas internacionais cresceram US$ 3,3 bilhões na comparação com maio, e chegaram a US$ 253 bilhões. No mês, o BC comprou US$ 1,9 bilhão no mercado de câmbio à vista. As receitas de juros somaram US$ 309 milhões, enquanto as demais operações externas, que incluem principalmente as variações de preços e de paridades, elevaram o estoque em mais US$ 1 bilhão.

Do G1, com informações do Valor Online

Análise nua e crua do eterno vitimismo de Lula - Por: André Pinheiro


NE - Essa matéria está sendo analisada, visto que é a primeira postagem do André Pinheiro, o novo colaborador do Blog do Crato.


Sem papas na língua, o corajoso jornalista Olavo de Carvalho disseca de maneira nua e crua a personalidade do presidente Lula, incluindo aí sua eterna mania de se fazer vítima e sua infinita auto-piedade.



Crato:Começou o Festival da Canção Estudantil-Por Wilson Bernardo.

No Teatro Municipal em Crato,começa mais uma edição do Festival Estudantil da Canção,vivemos uma noite celebre,como se estivesse-mos no inicio dos anos setenta,quando o Crato foi palco de grandes festivais.Prova disso é o inúmero de talentos que o Crato insere na musica,tanto no Cariri,como no Brasil.O que vimos não é de nos surpreende-mos,pois pulsa nas trilhas de nossa Chapada,além do fogo que a consomem nesse momento,uma juventude sobrecarregada de talentos pulsantes,que nos faz cada vez mais acreditar na cultura cratense como berço natural de talentos.

Thyállita Florentino-Música(Você não vai voltar)
Raul Marreiro Mesquita-Música(Só Penso em Você)
João Paulo Jucá-Música(Presságios)
Ana Paula Nogueira-Música(Baluarte Brasil)
Ádnus Ruany-Música(Você Longe de Mim)
Pedro Sostenes-Música(Não Foi Por Mal)
Eliarley Elias-Música(Complexidade)
Haziel Lôbo-Música(Liberdade)
Rauany Jenifer-Música(Porque Partiu)
Rauany surpreendeu,com sua emoção ao interpretar uma canção dedicada a mãe,um talento da periferia cratense que brilha no palco,que com certeza tem muito ainda a nos mostrar
Barbara Gomes de Moraes-Música(Palavras)
Músicas classificadas par a grande final nesse próximo domingo;
-Baluarte Brasil(Ana Paula Nogueira)
-Você Vai Voltar(Thyállita Florentino)
-Você Longe de Mim(Ádnus Ruany)
-Não Foi Por Mim(Pedro Sostenes)
-Complexidade(Eliarley Elias)
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

O futuro dos filhos - Por Emerson Monteiro

Desde cedo que a atenção dos pais se volta para o encaminhamento dos seus filhos. Pouco importa a condição da família, o sonho do sucesso futuro dos filhos ocupa sempre espaço de prioridade número um, isto em todas as épocas e todos os lugares. O amor acendrado pelos descendentes significa a razão da humanidade prosseguir, apesar das imensas contradições e deficiências nos outros campos da atividade coletiva.
Desde cedo que um movimento natural dos genitores encaminha o filho, sobretudo naquilo que diz respeito aos meios de sobreviver. Neste processo por vezes angustiante e incerto, os que já desenvolveram uma profissão buscam repassá-la aos que demonstram interesse em seguir, quando outros recursos melhores estejam fora de cogitação.
O seguimento das raças dá notícias da criação das primeiras escolas bem nos inícios da organização de vida na Terra. Estabeleceram os aparelhos de formação das novas gerações através da educação formal. Nos liceus de artes e ofícios da Idade Média, a preparação dos jovens atendia necessidades sociais e conduzia aos passos iniciais, sementes das futuras instituições universitárias que agora dominam a ciência e a técnica. Na atualidade, tempos de muitas formas dessa fase industrial-tecnológica, a complexidade toma conta dos mercados e as profissões cresceram quase ao infinito. E nesse quadro misterioso deságuam as apreensões dos pais em relação ao engajamento de seus filhos no universo do trabalho. No entanto as limitações da pirâmide social selecionam só pequena margem de eleitos e restringem os demais, tornando a escola o funil discriminatório da ordem oficial.
Fórmulas prontas não existem para a educação, dizem os especialistas do assunto. Cada caso é um caso. Métodos funcionam ou deixam de funcionar, ao sabor do talento e das pessoas. A exigência de sensibilidade e vocação dos professores e responsáveis responde pela condução dessa valiosa arte de educar.
Além disso, existem as armadilhas onde os maus instintos sujeitam os jovens a prejuízos descomunais, quando fatores negativos invadem a cena. Influências perversas dos desvios sociais nascem da violência, da droga, da desonestidade, maus exemplos, baixa escolaridade, ensino público sucateado, alimentação deficiente, distâncias, e outras atrapalhações mais.
No que pesem os governos haverem notado o valor da formação profissional desde o ensino médio, a grande população ainda passa longe de receber as benesses da nova política. Dentro disso tudo, o fator interesse do filho representa parcela fundamental no seu futuro, investindo tempo e saúde no querer para si os frutos dos seus esforços e tendências, auxílio precioso ao que podem fazer os governantes e pais para a sua felicidade.

ALMANAQUE - 16 De outubro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

16 de outubro: Dia Mundial da Alimentação.

* 1846 - Primeiro ato de anestesiologia com a anestesia baseada em éter.
* 1940 - O Gueto de Varsóvia é delimitado pela Alemanha Nazista.
* 1978 - Karol Wojtila é designado 265.º papa e escolhe o nome de João Paulo II.

Nasceram neste dia...

* 1854 - Oscar Wilde, escritor irlandês (m. 1900).
* 1929 - Fernanda Montenegro (na imagem), atriz brasileira.
* 1927 - Günter Grass, escritor alemão.

Morreram neste dia...

* 1591 - Papa Gregório XIV (n. 1535).
* 1793 - Maria Antonieta, arquiduquesa da Áustria, rainha de França (n. 1755).
* 1988 - Emídio Santana, anarcossindicalista português (n. 1906).

Fonte: Wikipedia

Centro Cultural BNB Cariri: Programação Diária

Dia 16, sábado

Atividades Infantis - CRIANÇA E ARTE
14h Bibliotequinha Virtual. Instrutor: Gilvan de Sousa. 240min.

14h Teatro Infantil: Tio G. (Juazeiro do Norte). Num encontro inusitado o Clown Magic (Tio G) encanta a platéia com sua ingenuidade, técnica e muita graça. Por meio de um show de ilusionismo e humor misturando atrapalhadas, mágicas clássicas com criações próprias. 50min.

15h Oficina de Arte: A princesa de bambuluá - Socorro Souza (Fortaleza-CE). A partir da história: A Princesa de Bambuluá, do Câmara Cascudo, as crianças serão conduzidas a exercerem sua criatividade e imaginação, utilizando a técnica do recorte e colagem com tecidos produzindo um livro de pano. 60min.

16h Sessão Curumim: Curtas Infantis 4 - Animações Infanto-Juvenis. Em massinha, desenhadas tradicionalmente ou em computação gráfica, animações de vários cantos do Brasil compõem este. Obras premiadas em um conjunto de filmes que - embora voltado aos espectadores infanto-juvenis - possibilitam distintas leituras por públicos de todas as idades. Aventura. Cor. Livre. 76min.

Cinema - 100 Canal
CineCafé/Mediador: Elvis Pinheiro
18h25 Grupo de Chorinho de Campos Sales-CE. O Grupo é formado por jovens do bairro Guarani, os jovens músicos desenvolvem a música em sua cidade há 5 anos, onde têm o reconhecimento da comunidade através da música. 04'27"min Colorido. Livre.

Cinema - IMAGEM EM MOVIMENTO
CineCafé/Mediador: Elvis Pinheiro
18h30 Belíssima (Belissima, Itália, 1951), de Luchino Visconti, com Anna Magnani. Mãe indica filha para seleção de elenco mirim de um filme e fica possesa quando não a aceitam por ser feia. Drama. Preto e branco. Legendado. 115 minutos. Livre.

Música - V FESTIVAL BNB DA MÚSICA INSTRUMENTAL
18h30 Murmurando (CE) 60min
19h50 Zé Filho e Banda (PE) 60min

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE - CARIRI
Rua São Pedro, 337 - Centro - Juazeiro do Norte - Ceará - CEP: 63030-210
Tel: 88- 3512 2855 fax: 88 3511 4582

CRATO - Notícias do Dia 16 de Outubro de 2010


Prefeitura do Crato incentiva população a responder o Censo do IBGE 2010

O Crato precisa obter avanços, e com isso é importantes que os dados do município sejam repassados pela população. Será concluído no dia 31 deste mês o censo IBGE 2010, no Brasil, e o município cratense é uma das importantes cidades do estado, que precisa ter os dados coletados de toda a população, que vêm sendo colhidos pelos recenseadores. A Prefeitura Municipal do Crato reforça, para todos os cratenses, a importância de receber bem em seu domicílio o recenseador e responder o questionário aplicado. Esses dados são de grande importância nos próximos anos para a definição de projetos para o município, que possam beneficiar a população. Para isso, é imprescindível que cada munícipe colabore. Receba bem o recenseador em sua residência e facilite o trabalho para o bem de todos. Para quem ainda não recebeu o recenseador em sua residência, poderá informar e solicitar pelo Telefone: 0800-721-8181.

Crato realiza Festival Cariri da Canção Estudantil

Teve inicio na noite de ontem no Teatro Salviano Arraes Saraiva O Festival Cariri da Canção Estudantil 2010. Segundo Danielle Esmeraldo Secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato foram feitas mais de sessenta inscrições para o acontecimento que se configura como o maior evento da Música do Cariri. O Festival Cariri da Canção Estudantil, que estará acontecendo no Teatro Salviano Arraes Saraiva e no anfiteatro do Centro Cultural do Araripe se estende até o próximo dia 30 e traz além da mostra de talento musical dos estudantes, shows artísticos, oficinas e Mostra Instrumental. Participe leve sua torcida e interaja com a diversidade cultural caririense.

Confira a programação completa no site da Prefeitura do Crato, www.crato.ce.gov.br e para maiores informações ligue para a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato no telefone 3523 2365.

Festival Cariri da Canção 2010

Etapa Estudantil

Data

Horário


Local

15/10

19h

Apresentação das Músicas Classificadas

Teatro Municipal Salviano Arraes

16/10

20h30

Liberdade e Raíz

Teatro Municipal Salviano Arraes

17/10

19h

Apresentação das Músicas Classificadas

Teatro Municipal Salviano Arraes

24/10

20h30

Los The Os

Teatro Municipal Salviano Arraes

25/10

18h

Final

Teatro Municipal Salviano Arraes

26/10

20h30

Mary Roots

Teatro Municipal Salviano Arraes

Num Canto em Crato Canto

Data

Horário

Atrações

Local

20/10

18h30

KRATUS SK8 ROCK

OS OTACILIOS

PLATAFORMA VIP

Mirante das Populares

22/10

18h30

FOCUS IMPERATORY

MUNGANGÁ

Praça DETRAN

23/10

18h30

ZERÊ

ÁREA RESTRITA

Parça Siqueira Campos

24/10

20h

ELISA MOURA E BANDA

LIBERDADE E RAÍZ

TROTSK

Praça da Sé

25/10

18h30

CRATEANDO ESQUETE TEATRAL “Era uma vez Romão e Juliana”

GAROTA DO SAMBA

DR. EMBAIXADOR

Praça do Cruzeiro Pinto Madeira

26/10

18h30

BANDA MUNICIPAL MIRIM

BANDA AFRO BRASILEIRA - APAE

Mirante Escadaria da Prefeitura

Oficinas

Data

Horário

Oficina

Instrutor

Local

18 a 22/10

14h às 17h

Gravação Digital

Ibbertson Nobre

Auditório do Centro Cultural do Araripe

19 a 22/10

14 às 18h

Construção de Pífanos

Luciano Brayner

Creche São Miguel

23,24,

30 e 31/10

13h às 17h

DJ Básico

Edicarlos Gomes

Auditório do Centro Cultural do Araripe



Construção de Tambores

Victor Brito




Rabeca

Aécio Ramos







Mostra Instrumental

Data

Horário

Atração

Local

29/10

19h

Ibbertson e Trio

Anfiteatro do Centro Cultural do Araripe

20h

Orquestra de Campos Sales

Anfiteatro do Centro Cultural do Araripe

21h

Banda de Música Municipal do Crato

Anfiteatro do Centro Cultural do Araripe

30/10

19h

Di Freitas

Anfiteatro do Centro Cultural do Araripe

20h

Orquestra da Sociedade Lírica do Belmonte

Anfiteatro do Centro Cultural do Araripe

21h

Dihelson Mendonça

Anfiteatro do Centro Cultural do Araripe


Atividades artísticas, esportivas, culturais e muita diversão agitam o mês da criança é em Crato

Desde o último dia 5, as comemorações do Mês da Criança em Crato vem trazendo diversão arte educação e cultura para os infantes. O evento promovido pelo Governo Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com a coordenação do Pólo de atendimento Madre Feitosa do bairro Seminário disponibilizou comemorações onde as crianças participaram de jogos, visitação ao IBAMA, reviveram brincadeiras antigas, receberam a Madre Feitosa no Pólo e participaram de um passeio para o Ytaitera Clube, onde foram entregues brindes e lembrancinhas e foi servido um almoço a todos.

Já a partir do inicio dessa ultima semana, de segunda-feira, dia 13 até a próxima quinta dia 21 os Centros de Referencia em Assistência Social – CRAS dos bairros Batateira, Vila Alta, Alto da Penha, Muriti e Seminário estão promovendo comemorações em cada bairro. Na Batateira as comemorações foram realizadas no CAIC, na Vila Alta a festa foi na APAE, ontem foi a vez do bairro Alto da Penha e o encontro foi na quadra do projeto ABC. Na próxima terça-feira, dia 19 a partir das 16 horas os festejos acontecerão no Pólo de atendimento Dede Luna, no Muriti e na quinta-feira, dia 21, as festividades infantis se iniciarão a partir das 17 horas no Pólo de Atendimento Madre Feitosa no Seminário.O público alvo dessas festividades promovidas pelos CRAS são todas as crianças da referidas comunidade. A diversão é o grande propósito para isso são dinamizadas em todos os bairros atividades lúdicas, apresentações, brinquedos e lanches.

Encontro enfatiza importância do protagonismo juvenil nas ações de saúde

A Secretaria de Saúde do Crato realizou nos últimos dias 13 e 14, no município, encontro com os representantes de escolas da rede municipal e estadual, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Programa de Saúde da Família. O evento teve a finalidade de monitorar e planejar ações do Programa de Saúde e Prevenção nas escolas. A meta é dar ênfase ao protagonismo juvenil, na abordagem da prevenção às Doenças Sexualmente Trasmissíveis e Aids.

Crato conscientiza sobre preservação do patrimônio

O município do Crato, por meio da Secretaria de Administração, dará continuidade ao curso para a preservação do patrimônio público, em parceria com instituições com Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). O intuito, além de qualificar o servidor público, é fazer com ele se torne um multiplicador da importância no zelo do patrimônio. O Secretário de Administração, Christiano Siebra, afirma que várias categorias profissionais vão passar por esse treinamento, a exemplo dos coordenadores de saúde e das unidades de ensino. As aulas vão desde noções de meio ambiente ao aspecto teórico e visitas aos espaços públicos, para verificar ‘in loco’ como pode ser feita uma abordagem ao cidadão, manutenção dos espaços bem conservados e dos equipamentos públicos. Recentemente passaram pela qualificação 32 integrantes da Guarda Municipal do Crato.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31